O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Um "banho de realidade" na FPF

. 3 comentários
Pois é, perceberam agora o que há muito eu já tinha aqui escrito: não há pós-CR7!

Não há porque os miúdos não têm "traquejo", porque não são apostas em clubes que lutem por nada, porque andam de clube em clube, porque não treinam e jogam ao mais alto nível e com os melhores, porque não são aposta... E isso reflete-se na selecção quando deixam de jogar "entre miúdos" nas camadas jovens.

O Fernando Gomes aparece agora muito preocupado com a formação e com a transição e apareceu com duas medidas que pecam por "curtas":

- Paulo Bento assume o Gabinete Técnico Nacional: passa a coordenar o trabalho de todas as selecções em equipa com o Rui Jorge e o "mestre" Ilídio Vale. Objectivo: aproveitar os mais jovens e preparar as transições.

- Campeonato Nacional de Seniores terá mais número de jogadores formados localmente (em Portugal) do que tem hoje.

Ora, a primeira medida não serve de nada se os clubes mantiverem o desdém pela formação e pelo aproveitamento dos seus recursos. Portugal tem dos melhores "viveiros" de jogadores da Europa, um projecto realmente relevante será criar um projecto de apoio federativo semelhante a Clairefontaine.

Além disso, é preciso que este gabinete tenha maior proximidade com os clubes, que "puxe" pelos miúdos. Os clubes têm que criar estruturas de apoio à transição, atribuindo modelos de acompanhamento aos jovens mais promissores - tutores.

Os incentivos, por meio de regras, à utilização de jogadores formados localmente, tal como aqui já escrevi são bons, mas têm que ser alargados às ligas profissionalismo, onde os clubes têm mais recursos e de onde saem, na grande maioria, os jogadores para as selecções. O problema não está no CNS.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

3 comentários

  1. visto na net

    "Lá por os Tugamédia (com Rui Santos em destaque armado em cegueta)terem branqueado a triste realidade, o facto é que houve falta (braço no ombro para impedir o adversário de saltar) de Carrilho sobre um arouquês para ganhar a bola na jogada do golo. Ai houve! Houve!

    Com o penalti perdoado em Coimbra, se houvesse verdade desportiva levariam neste momento UM PONTO

    Somos tão pequeninos perante este colosso do futebol universal que na principal competição europeia, o melhor que conseguiu foi chegar uma vez, em 1982/83 (repito... uma vez!) aos quartos-de-final da Taça dos Clubes Campeões Europeus/ Liga dos Campeões.

    Nas contas totais da prova, os encarnados são o terceiro clube com mais presenças nos quartos de final da ‘Champions’.

    Ao todo são já 17 as vezes que o Benfica esteve entre os oito melhores da Europa.

    Melhor só mesmo o Real Madrid, com 29 presenças, e o Bayern de Munique, com 23

    Das 17 presenças nos quartos de final, o Benfica conseguiu chegar por sete vezes à final, mas apenas venceu duas, em 1961 e em 1962, tendo perdido as restantes cinco, 1963, 1965, 1968, 1988 e 1990.

    Se lhe juntarmos mais 3 finais da liga Europa/UEFA….

    ResponderEliminar
  2. Banho de quê?
    Se a humildade fosse porcaria, até admito que esse artista se rebolasse lá na sua estrumeira privada!
    Primeiro a poeira assenta, e depois lá vem o homem dar sinal de vida!
    De tal maneira que acredito, a maioria do pessoal deve ter feito um compasso de espera mental para encaixar a surpresa!
    Essa também eu sabia fazer!
    Quem o ouve, parece que o homem e a sua "estrutura" foram apanhados de surpresa!

    ResponderEliminar
  3. NauBenfica28/8/14 09:18

    Cambada de incompetentes (os mandões da FPF e da LPF)! O que eles querem é chafurdar na farta gamela que têm à frente do focinho. Governam-se à grande e à francesa, como todos os chico-espertos que em Portugal ascendem aos tachos. Eles querem lá saber do futebol português! Deem-lhes os ordenados chorudos, as almoçaradas e jantaradas opíparas, as viagens constantes, os hotéis de 5 estrelas, a notoriedade que têm no país, os palcos internacionais onde se pavoneiam - é tudo isso o que os move!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking