O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Os Mini-Messis do Seixal

. 77 comentários
Julgo não estar errado ao afirmar que num aspeto estamos todos de acordo: Dava um gozo de todo o tamanho a TODOS os Benfiquistas, um BENFICA MADE IN BENFICA, isto, claro, no pressuposto que esse fosse um Benfica ganhador.

Este claro é um pressuposto importantíssimo, porque essa teoria que muitos defendem de que um Benfica cheio de estrangeiros é um Benfica desvirtuado na sua cultura é uma mentira tremenda. A cultura do Benfica, como a do Real Madrid, Manchester, e de todos os grandes clubes do mundo é ganhar, bem mais do que a nacionalidade dos seus jogadores.

E neste aspeto, portanto, sou muito pragmático. No Benfica devem jogar os melhores, e se os melhores forem 11 chineses, e se as regras o permitirem e forem iguais para todos, ganhar em mandarim não me causa trauma nenhum.

Num aspeto, claro, estou 100% de acordo com o GB (e digo o GB por ser um companheiro de “discussões” antigas e por ser um apaixonado - paixão que nada tem de criticável - pelo futebol formação): Desagrada-me ver miúdos com algum potencial tapados no plantel principal por jogadores de muito menos qualidade que vêm de fora e custam dinheiro.

Por exemplo, eu estou 99% convencido que o Luís Martins não era jogador para o Benfica. Mas o Cortês ou o Emerson também não eram, e neste contexto, ter apostado no Luís Martins teria dado o mesmo mau resultado mas, pelo menos com muito menos custos.

Mas esta é uma falsa questão. Porque não é pelo Cortês ou o Luís Filipe não serem jogadores para o Benfica A, que o Cancelo ou o Luís Martins o passarão a ser. Não são uns nem são os outros, e isto, num clube de alta dimensão tem sempre o mesmo resultado: entram e saem sempre muito rapidamente.

O que eu não aceito portanto, é esta perseguição que tem sido feita a Jorge Jesus, por não ter apostado no talento INQUESTIONÁVEL de Cancelo, Ivan Cavaleiro, Nélson Oliveira e Bernardo Silva. INQUESTIONÁVEL na opinião de quem? Dos meus companheiros de blogue, porque eu, e julgo não estar sozinho nesta opinião, fiquei com a clara certeza depois do que vi, que NENHUM destes jogadores tem AINDA estaleca (mental sobretudo) para fazer parte do plantel principal do Benfica com REAIS possibilidades de jogar e corresponder aos níveis de exigência do terceiro anel.

E quando não há estaleca nem consistência, só há dois caminhos possíveis: ou se queima os jogadores desde logo, apostando neles sabendo que vão errar, ser assobiados pelos adeptos e passarem a jogar sobre brasas, acabando por sair bem cedo pela porta pequena como sai qualquer estrangeiro para nunca mais voltar; ou se empresta a outros clubes, na esperança que evoluam e amadureçam, e que regressem um dia com mais possibilidades de ser apostas concretas no plantel.

A verdade nua e crua é que ATÉ AO MOMENTO, não vi nenhum jogador sair do Benfica por dispensa de Jorge Jesus e vê-lo triunfar noutro lado. Nunca vi prova de Jorge Jesus não ser capaz de ver talento onde ele exista. Mas já vi o contrario: Jorge Jesus descobrir talento onde a maioria dos adeptos duvida que exista (exemplo: Enzo, Matic, Fábio Coentrão).

Até mesmo no que respeita à formação, esta foi uma pré-época em que vi Jorge Jesus dar oportunidades (aproveitadas na minha opinião) a um miúdo chamado João Teixeira que vai dar jogador. Curiosamente, alguns especialistas em futebol formação, andam há dois anos a sugerir nomes (porque acompanham, e julgam que nada lhes escapa e isso faz deles opinião formada), e nunca os ouvi sugerir este tal de João Teixeira. Sugeriram todos, menos aquele que se calhar está mais próximo de ser capaz de carregar nos ombros a responsabilidade da nova etapa.

Depois, consumados os inevitáveis empréstimos, reclamam ainda porque se empresta jogadores a equipas que não atacam muito. Caramba, mas iam emprestar a quem? A equipas que jogam para ser campeões? Para equipas onde não têm lugar e não jogariam?

É preciso lembrar por exemplo os clubes onde Rui Costa cumpriu empréstimo? Ou Fernando Couto? Jorge Costa? Ricardo Carvalho? William Carvalho? É preciso lembrar o clube onde Drulovic se revelou como grande jogador que foi?

É preciso lembrar que Diego Costa, antes de triunfar com a camisola do Atlético de Madrid, andou emprestado VÁRIOS anos a clubes como Braga, Celta, Albacete e Valladolid? Foi isso que o impediu de mostrar o que valia?

É preciso lembrar que Aaron Ramsey (grande figura do plantel do Arsenal neste momento) foi emprestado a clubes como o Nothingham Forest ou Cardiff City? Foi por isso que deixou de chegar onde o seu talento merecia?

É portanto por andar emprestado a clubes pequenos (onde nem aí consegue jogar) que Nélson Oliveira não se impõe em lado nenhum? É por andarem em clubes pequenos, que os outrora Míni-Messis David Simão ou Miguel Rosa não conseguem um contrato com uma equipa melhorzinha que Arouca ou Belenenses?

E perseguem Jorge Jesus porque André Almeida ou André Gomes não fazem parte de apostas na formação? Mas a formação acaba quando? É nos juniores? Virem da equipa B já não conta como formação? Já chegaram à equipa A jogadores maduros e cultos taticamente?! Jogadores como David Luís, Di Maria, Matic (que era um 8), Enzo (que era um ala), Coentrão ou Rodrigo não cumpriram uma etapa importantíssima da sua formação (onde se fizeram jogadores de topo) nas mãos de Jorge Jesus?

Jorge Jesus mente quando diz que o Benfica é um clube formador? Só um cego não vê que quer Benfica quer FCPorto têm sido clubes mestres em formar e valorizar jovens ativos DO MUNDO e vendê-los por muito milhões às grandes potências europeias.

Mas há comparação entre a maturidade (e já nem falo da qualidade) de Cavaleiro ou Markovic aos 19 anos? Alguém se lembra do talento que Rodrigo mostrou logo nos primeiros jogos na Luz, e compara com o que Nélson Oliveira (NÃO) mostrou em oportunidades que também teve na mesma idade?

Português ou estrangeiro? Eu quero é ganhar! Eu quero os melhores! O resto é acreditar em qualquer coisa que não é futebol profissional.


P.S. Começo a duvidar da credibilidade de muita gente “importante”, sempre com muitas fontes e inside information que põe qualquer leigo como eu no devido lugar. Tanta merda com o Éder e o Rafa e o Vagner, negócios concretizados há muito... Mas já há data para a sua apresentação na Luz?


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

77 comentários

  1. Até que enfim um post com o qual concordo e subscrevo.

    ResponderEliminar
  2. Ok, ok. De acordo com muitas coisas. Que ainda não são jogadores, que não tem estaleca e bla bla, e então temos que os emprestar para ganharem "rodagem".
    Mas afinal não é para isso que temos uma equipa b?? Então se a razão do empréstimo é jogarem com regularidade contra jogadores mais velhos em campeonatos competitivos (sem ser como nas camadas jovens onde não ha adversários que obriguem a jogar a sério), porque não vão eles para a equipa b?? com a vantagem de poderem ser chamados a qualquer momento.
    Já estão vendidos... e quinta feira saberemos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vão para a equipa B porque já passaram esse patamar da formação.
      Por falar em equipa B de tanto ouvir falar no delapidar dos valores da nossa formação pensei que não teríamos ninguém de jeito para a equipa B, mas afimal estava errado, temos o Hélder Costa (superior ao Ivan), temos o Gonçalo Guedes, que para mim é a maior promessa saida da formação do Benfica pós Rui Costa, a formação do SLB está de parabéns falta apenas a última fase da formação, onde é preciso ter mentalidade competitiva algo que por vezes falta aos jogadores portugueses

      Eliminar
    2. equipa b não é formação. É futebol profissional, com equipas de futebol, com jogadores maduros. Por isso se chama equipa b e não se chama Benfica sub21

      Eliminar
    3. equipas B são formação sim senhor, em qualquer clube a equipa B é a antecâmara da equipa principal é na equipa B que se preparam jogadores para o profissionalismo, não é por um jogador ter um contrato profissional ou por actuar numa liga profissional que a sua formação acaba, se calhar queres dizer que o Gonçalo Guedes aos 17 anos já terminou a formação só porque está na equipa B?

      Eliminar
    4. Talvez queiras tu dizer que o Carlos Martins estava no ano passado a acabar a formação. Ou o Sidnei, ou o steven vitória, ou o Jardel............

      Eliminar
  3. Concordo... mais até: a venda de jogadores de formação, daqueles que "prometem" mas não temos garantia de explodirem no futuro, por valores como os de André Gomes é, quer se queira ou não, excelente negócio!

    ResponderEliminar
  4. Eu pensava que já tinha explicado tudo isso aqui:

    http://geracaobenfica.blogspot.pt/2014/08/a-ou-se-preferirem-seixal.html

    mas pelos vistos não! Queres que explique melhor ou basta recordar, por exemplo, o que disse o director desportivo do Monaco que disse que o Bernardo era DOS JOVENS MAIS PROMISSORES DA IDADE DELE mas que iria integrar a equipa e aprender com os mais experientes para se desenvolver???

    BOLAS! Que teimosos, não é?! Então não é suposto serem todos Markovics? Ah não... espera! O Marko, tal como muitos outros que triunfam hoje em grandes clubes de topo, aos 19 anos já trazia varios jogos a titular no Partizan.

    Portanto o Marko e o Rodrigo aos 19 anos, tal com o DiMaria, brindaram a Luz com exibições de luxo? NÃO! Curiosamente temos tendência a esquecer-nos mas o Marko esteve muitas vezes no banco por falta de regularidade e o Rodrigo, bom... só porque o Cardozo andou lesionado não saiu quando passou varios jogos abaixo do rendimento que o notabilizou.

    MAS NÃO! Então não se vê logo pelos 45' do Cancelo e pelos 20' do Bernardo que não são jogadores para o Benfica! CLARO QUE SE VÊ ... basta olhar para os 200 minutos do Maxi e percebe-se logo que os 45 do cancelo nao prestam. E o que dizer do Talisca? Se a avaliação dele fosse pelo jogo com o Arsenal como a do Bernardo é pelos 20 minutos que jogou com o Valencia... então bem poderias já dizer que estavas a devolvê-lo ao Brasil.

    quanto ao Nelson Oliveira, emprestar um ponta de lança a equipas que lutam para não descer, e depois comparar com o Diego Costa e dizer que andou emprestado a equipas de segunda é facil, esqueceste-te foi de dizer que só se destacou quando passou a jogar em equipas que jogavam para atacar ... essa achas que merece comentário?

    Queres que continue ou está demasiado obvio que não estás minimamente correcto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não minimamente correcto estás tu, aliás como sempre estás! Cada vez que leio algo que escreves reduzo-me imediatamente à minha insignificância...

      Aliás, o facto do não sei quantos do Monaco que disse que o Bernardo era DOS JOVENS MAIS PROMISSORES DA IDADE DELE, faz logo dessa uma opinião acima de todas as outras.

      E ainda que seja verdade (oxalá seja), o facto de ser impede de ser emprestado e poder evoluir jogando com mais regularidade em outro clube? (Sim, também concordo que o Mónaco talvez seja o clube errado, NO CASO de não estar ainda vendido)

      E não, o Cancelo não mostrou nada nas oportunidades que teve. O que mostrou, a quem tem olhos de ver, é que assim que cometeu um erro no início do jogo, passou a jogar imediatamente sob brasas e a fugir da bola. Isto não tem nada a ver com outros jogadores que por vezes jogam mal. Isto são casos de mentalidade, que levam muito mais tempo a resolver.

      Quanto ao resto mantenho-me na minha. Se têm valor, mostrem-no, na Luz ou lá fora, onde tiver de ser.

      É assim que acontece em todos os grandes clubes do mundo

      Eliminar
    2. quanto ao resto não tens argumentos e por isso insistes no "porque sim" é isso?

      A do Diego Costa saiu-te lindamente... LOL!

      Quanto à do Cancelo, has-de experimentar um dia estar com um chefe sempre a olhar-te sobre o ombro e gritar-te aos ouvidos quando errares... depois diz-me como te sentes quando tiveres que fazer algo em que possas errar e ele esteja a ver.

      Sobre o Bernardo, só uma nota: Saiu para evoluir... COM OPÇÃO DE COMPRA? Priceless...

      Eliminar
    3. Já cá faltava o Redmoon para incendiar isto...! E depois eu é que sou o mauzão! looool

      Redmoon, discordo totalmente de que se for com 11 chineses é igual ao litro. Que identidade do clube irão refletir esses jogadores? Quantos anos é que é preciso para um jogador começar a sentir realmente o clube? E mesmo assim é o que é quando lhe acenam com um cheque maior.

      Eu sou a favor dos empréstimos quando o jogador não tem maturidade/experiência desportiva para enfrentar a pressão di futebol profissional. MAs de resto, ensiná-los e fazê-los evoluir é aqui e não noutros clubes quaisquer.

      Vamos acreditar que é a mesma coisa ser um pedreiro ou um lapidador de diamantes? Não é. Quantos jogadores com grande potencial ficam pelo caminho por esse mundo fora por não terem sido acompanhados e ajudados? Vamos esperar que outros menos preparados os ajudem?

      Qualquer um dos jogadores que supostamente JJ "inventou" já tinham a sua qualidade provada. Ou o Rodrigo não tinha já demonstrado que tinha grande potencial por exemplo? Qual foi a diferença? Só quando tiveram minutos e minutos e minutos é que começaram a evoluir. Quando lhes foi permitido errar e aprender.

      Para mim, tudo se resume à falta de vontade de Jorge Jesus, vá se lá saber porquê, e à quantidade de dinheiro que é dado a ganhar a quem mete cá as camionetes de estrangeiros.

      Grande abraço!!

      Eliminar
    4. Mas eu aí estou de acordo contigo. O Bernardo deve ter sido vendido, só assim se explica o seu empréstimo a um clube do nível do Mónaco.

      E meu amigo sempre muito bem informado:

      O DIego Costa, em 2009/2010, esteve emprestado ao Valladolid, na PRIMEIRA DIVISÃO.

      Sabes em que lugar ficou o Valladolid? EM 18º

      Interpreta como quiseres

      Eliminar
    5. Shadows,

      Nem tanto ao mar nem tanto à terra.

      Mas o Benfica nunca será sempre um benfica português, pela simples razão que os bons jogadores do Benfica, sejam portugueses ou estrangeiros, se forem bons não ficam mais de um ano.

      E jogadores bons para o Benfica, portugueses, mão saem da formação todos os anos.


      E depois, vamos lá a ver, eu não vou acreditar que o Cancelo é um craque só porque tu dizes. Será teimosia do Jorge Jesus ou será que a verdade é que o Cancelo não é tão bom como alguns pintam?

      Se eu amanhã, vir qualquer desses pseudo craques, a triunfar noutro lado depois da dispensa de Jorge Jesus, cá estarei para me juntar ao rol de críticas.

      Mas até lá, prefiro acreditar que o valor desses miudos nao será tanto como alguns apregoam.

      Sinceramente, até hoje, não vi nada de transcendente. Mas posso estar enganado, claro

      Eliminar
    6. Volto a referir-te! Só se destacou em equipas que jogavam para atacar... com mais vitorias que derrotas.

      Repara bem:

      Celta 5 golos
      Albacete 9 golos
      Valladolid 10 golos
      Atlético Madrid na sombra de Kun e Forlan faz 8 golos
      Regessa depois de empréstimo para, agora sendo ele o atacante, para marcar 20 golos!

      PORRA É OBVIO!

      O Nelson Oliveira marcou praticamente tantos no Rennes (8 golos) como ele no Albacete e como na primeira época, a suplente utilizado, no Atlético Madrid.

      Queres mesmo ir por aí?

      É que o Rennes marcou 45 golos e sofreu 47 ou seja sofre mais do que marca. O Nelson faz 18 jogos a titular e marca 8 golos!

      Queres mesmo vir pela estatistica????

      Eliminar
    7. Já agora, volta às 14.30 que tenho uma prenda para o teu tópico... remembering old times...

      Eliminar
    8. :)) Já estou velho para estas coisas GB. Por favor sê meiguinho, hehehe

      Eliminar
    9. Curiosamente também temos tendência a esquecer-nos do que eram, por exemplo, o Di Maria e o Coentrão antes do Jorge Jesus os trabalhar. São lapsos de memória muito selectivos...

      Eliminar
    10. Benfica by GB12 Agosto, 2014 12:21
      É que o Rennes marcou 45 golos e sofreu 47 ou seja sofre mais do que marca. O Nelson faz 18 jogos a titular e marca 8 golos!

      ja ke precebes mt disto explica la porke na 2 volta do rennes ele nao jogou,se é assim tao bom e th marcado 8 golos em 18 jogos, o mal destes putos é ver elogios nos jornais e comentadores ja se acham os melhores mas o futebol nos dias de hoje nao basta saber chutar uma bola é preciso mt mais coisa, ke estes jovens nao kerem ter trabalho pr aprender,assim ke começam a ganhar uns trocos so kerem noitadas( ex: vanessa fernandes)e vais ver kuantos destes vai ser jogador com qualidade!!

      Eliminar
    11. A questao aqui é, porque nao "rodam" na equipa do Benfica??? Essa é que é a questao, porque JJ não aposta ou é obrigado a apostar?? Dizem que ele nao faz a equipa entao força!! Na tua opiniao Radmoon o Luid Filipe é melhor que cancelo de 19 anos?? O Candeias e o Bebe é melhor que o Invan Cavaleiro?? O Bernardo é pior que Talisca??? Diz lá!! A questao é, porque nao ficam a crescer na equipa A do Benfica como irao ficar Luis Filipe Candeias (se é que cresce) e Talisca que já se vui que nao dá mais do que já mostrou! Nao te enche de orgulho jogadores do Benfica e benfiquistas jogar pelo teu clube

      Eliminar
    12. Lol lol lol lol, será que li bem? Ou esta tudo louco, o Shadows apelidou o Redmoon de incendiário; basta ler os comentários aos artigos do Shadows e a este do Redmoon. Se o Redmoon é incendiário o Shadowa é o próprio fogo.

      João Santos

      Eliminar
    13. Pedro S.

      Estamos de acordo. No post escrevi, se era para contratar emerson ou cortes, mais valia o luis martins. O resultado era o mesmo mas sempre saia mais em conta.

      Eliminar
  5. Finalmente uma opinião lúcida neste blog!

    100% de acordo!

    A ideia que se é da formação tem via directa para a Equipa principal tem de ser desmistificada e os miúdos têm de percebê-lo, calar, treinar, mostrar o seu valor onde quer que seja e se brilharem aí sim, poderão falar e apontar o dedo...

    A tua frase resume tudo:

    "A verdade nua e crua é que ATÉ AO MOMENTO, não vi nenhum jogador sair do Benfica por dispensa de Jorge Jesus e vê-lo triunfar noutro lado."

    Digam-me um nome, UM, de algum jogador dispensado pelo JJ até ao momento que se tenha revelado uma verdadeira máquina, jogador de top de equipa grande???

    Pelo contrário, tivemos jogadores valorizados pela mão do JJ e vendidos por 30M€ (Coentrão e Javi) que não se assumiram como indiscutíveis nos respetivos clubes...

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aguarda pelo próximo tópico ou lê aqui: http://geracaobenfica.blogspot.pt/2014/08/a-ou-se-preferirem-seixal.html

      Eliminar
    2. Não concordo. Aliás, pela frase
      "A verdade nua e crua é que ATÉ AO MOMENTO, não vi nenhum jogador sair do Benfica por dispensa de Jorge Jesus e vê-lo triunfar noutro lado"
      pode-se traduzir o seu significado e ampliar para os outros clubes, que é, nenhum jogador português é suficiente bom para se impor num clube como por exemplo o Benfica ou Porto. O que acredito é que os interesses económicos de muita gente sobrepõem-se aos interesses do clube. Sendo o Benfica um clube com uma politica de potenciar jogador para vender, seria um boa forma de ter um ganho máximo potenciar jogadores da formação.
      Acredito que neste anos todos por não se ter dado o devido espaço e acompanhamento aos jogadores perdeu-se imensos jogadores que poderiam neste momento destacar-se na selecção e em clubes de maior renome. Sei bem que nem todos os jogadores da formação podem passar pela equipa A sénior do Benfica, isso é óbvio, mas de +/- 100 jogadores que passam por ano nas camadas jovens do Benfica nenhum tem potencial para se destacar no Benfica?
      Potencial existe, agora, é preciso dar espaço e abrir as portas com oportunidades na equipa. So com o aumento dos desafios é que o jogador pode evoluir.

      Votando atrás as politicas do Benfica, deixo a minha critica: Tendo o Benfica a projecção que tem a nível internacional e mundial pela sua histiria, não recente, como pode só ter uma politica só nivel financeiro? Temos dificuldades em ganhar um campeonato quando o rival se mostra em boas condições. A nível internacional continuamos sem ganhar nada a alguns anos. Onde está o espírito ganhador? Onde está os objectivos e as promessas realizadas anteriormente, de um Benfica uniforme nas vitorias, jogadores provenientes das camadas jovens e, ou jogadores portugueses que se destaquem na equipa para também os podermos apoiar na selecção?

      Como já foi dito neste blogue, devemos apoiar jogadores nacionais, e não venham com as tretas que nenhum jogador destacou-se. Todos sabem que o interesse de muitas pessoas no futebol está em encher as carteiras e estão se nas tintas para a selecção ou o clube em si. Apoiar, não implica abrir um lugar no 11 inicial de qualquer equipa, mas ajudar-los e potenciar as qualidades que tenham e dar oportunidades assim que as mereçam sem receios. É normal que nem todos os jogadores tem qualidades mentais para algum dia ser um jogador importante em qualquer equipa, mas existem sempre alguém com essas qualidades e que muitas vezes são tapados e desmotivados pelos interesses.

      Sublinho, só com o aumento dos desafios aos mais novos jogadores provenientes dos juniores é que podem evoluir acompanhados por jogadores com um nível de experiência suficiente.

      Observando o caso do nosso rival vizinho, nem todos os jogadores que passaram pela equipa A destacaram-se e, muitos recebem criticas, mas alguns deles tiveram enorme sucesso e neste momento o W.Carvalho tem um enorme potencial com um futuro brilhante se tiver sorte. Mas para atual situação foi-lhe dado oportunidades, desafios e responsabilidade enorme e evolui.

      Fica a dica.

      Abraço

      Eliminar
  6. Redmoon, concordo com o essencial do artigo. No entanto, tem que concordar numa coisa: se Cavaleiro e Markovic têm diferentes maturidades, é porque Markovic com essa idade, tem muito mais experiência que Cavaleiro. Não podemos avaliar um jogador que já joga nos séniores há algum tempo com outro que só agora começou a aparecer.

    O que irrita não é não apostar, é não dar oportunidade. Ok, JJ treina-os, sabe o que eles valem e entende que eles não merecem mais oportunidades. Dando alguns exemplos: eu só entendo a dispensa do Cancelo se e só se o Silvio permanecer no plantel (algo que pra mim ainda nao é claro), porque se é para ficar o Luis Filipe, esta decisao é altamente criticável...Cancelo como segunda opção seria mais que suficiente. No entanto, prefiro Silvio, obviamente. Em relação a Bernardo, como ja disseram, o Benfica não joga neste modelo com 10, e se jogar, joga Gaitán (se ficar claro). A sua dispensa entende-se. O cavaleiro, honestamente, nos jogos que o vi fazer o ano passado, não gostei. É esforçado e tal mas não se compara à qualidade técnica de Gaitan, Salvio, Ola John (a este, só lhe falta intensidade, parece que nunca quer correr), até mesmo Pizzi ou Bebe. O Nélson Oliveira será pra mim o jogador com maior qualidade. É certo que em termos de mentalidade falta-lhe muito coisa, falta-lhe leitura e acima de tudo visao, visao para ver os companheiros e nao so a baliza. Mas ele tem uns pézinhos de grande qualidade.

    O que irrita nao é a falta de aposta na formação. É a nao aposta na formaçao quando se teima em meter o Emerson um ano seguido, ou dar nova oportunidade ao Jara....para mim, Jara e Nelson Oliveira são jogadores muito semelhantes, quer nos defeitos, quer nas qualidades....entao porque apostar no Jara em vez do Nelson?

    MCosta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que o MArkovic era mais maduro porque chegou à Luz com mais jogos nas pernas.

      Mas essa é uma falsa questão, porque esse não é um problema do treinador.

      O treinador quer o melhor para a sua equipa, e tendo a possibilidade de escolher entre o Cavaleiro e o Markovic vai escolher quem? O Caveleiro porque vem da formação?

      Jogadores como o Cavaleiro têm de eser emprestados para ganhar experiência, para cometerem os erros que têm de cometer, para depois poderem regressar e jogar num clube com a obrigação de vencer TODOS os jogos

      Eliminar
    2. Mas alguma vez alguém disse que deveria jogar o Cavaleiro na vez de um Marko ou que não deveriamos procurar "os Markos"?

      NÃO! Agora não apostar no Cavaleiro e ir buscar o Candeias ao Nacional... poupa-me! Não apostar no Cavaleiro para dar oportunidades ao Sulejmani que passa 1/3 da epoca no estaleiro? Ao Ola John que, como voces dizem, nem no Hamburgo "pegou"?

      Eliminar
    3. Mas eu aí não discordei de ti. Aliás, escrevi, para comprar o Cortês ou Emerson, mais valia ter apostado no Luis Martins

      Eliminar
    4. Mas oh RedMoon, concordo contigo que tem que jogar com os melhores, e aí nao discordo em nada. Markovic é melhor, merece jogar, acho que todos concordam com isso. A questao que tu poes é muito bem colocada, os jogadores têm que ser emprestados para ganharem ritmo...agora eu pergunto: os jogadores foram realmente emprestados? Ninguem sabe muito bem.

      MCosta

      Eliminar
    5. A mentalidade e maturidade de um jogador não tem só a ver com os seus atributos futebolísticos, mas acima de tudo com a sua forma de estar e de pensar. Basta ler as consecutivas declarações do Nelson Oliveira quando estava em Franca para perceber que ele não tem cabeça para já para actuar numa equipa como o Benfica ou outra de grande exigência técnica e mental; o Ivan mesmo mais comedido, demonstrou o mesmo; já o Bernardo, demonstra que nesse ponto está muito mais desenvolvido e pronto a corresponder ás exigências de uma equipa como o Benfica, tem igualmente qualidade futebolista, mas falta-lhe físico e Km de jogo, para lapidar todas as suas potencialidades. Na minha opinião, penso que o empréstimo foi a melhor solução. Agora também reconheço que se a ser verdade as possíveis vendas por 45M, então é vender já, mesmo que seja por uma verba a rondar os 24M, nenhum deles neste momento vale mais que 3M.

      João Santos

      Eliminar
    6. Diácono Remédios13/8/14 14:06

      Totalmente de acordo com o João Santos. É isso tudo o que eu penso e sempre pensei assim.
      Digo mais, isso é tão óbvio que ainda não percebo porque há tanta gente que ainda o não tenha entendido.
      Serão aqueles que provavelmente vivem de pequenos amores de colecionadores de cromos de jogadores e que ainda não cresceram para fora dessa fase da vida. Não cresceram e deveriam ser transferidos e emprestados para outros astros fora do sistema solar.



      Eliminar
  7. por mim o Benfica podia jogar com vietnamitas desde que "nos" dessem vitórias

    ResponderEliminar
  8. benfiquista de gaia12/8/14 11:38

    MEUS amigos .....antes demais o benfica esta a ter uma politica desastrosa senao vejamos.......A BALIZA mais parece um circo (nao vejo grande preocupacao)temos dois reformados.......gasta-se milhoes em jogadores fracos....vende-se a kualker preco os nossos melhores......os nossos jovens sao imediatamente escorracçados se comprarem um guarda re-des....ja vao tarde ( alias a vontade ja e pouca)RESUMINDO..........axo eu a vontade da direçao nao e a de um benfica forte ....A ....MUINTA ATENÇAO........UMA COISA QUE O VIEIRA ESTA A CONSEGUIR E QUE MUITOS BENFIKISTAS DESLIGUEM A BTV...........e que o chefe joakinzinho oliveirinha e quem manda......

    ResponderEliminar
  9. Não me venham com tretas... Jogador que é jogador (aqui falo de gajos com valor inquestionável para o Benfica) destaca-se em qualquer lado...

    Agora dizer que o N. Oliveira devia ser emprestado a clubes que atacam ou deixam de atacar é tentar desculpar o que não tem desculpa... A verdade é que por onde passou ainda não mostrou nada de especial... E convém referir que já jogou uns quartos de final da L. dos Campeões pelo Benfica onde num lance para golo (era só meter no Djaló) preferiu o brilhantismo individual e fez um remate de merda ao cair do pano (o jogo estava 1-1 e esse golo dáva-nos a eliminatória)...

    Por isso, há que dar o crédito a quem os treina todos os dias e sabe se correspondem ou não às exigências e ideias do treinador, apesar de jogarem 20, 90, ou 400 minutos.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Matute se é assim porque raio emprestaste o Rodrigo ao Bolton?

      Eliminar
    2. Segundo o Jesus, foi para ele aprender...

      Aqui não tinha quem lhe ensinasse? Ou só tinha quem o queria depois de ele aprender mais... mas teria que o fazer fora!

      Eliminar
    3. Nem mais GB!!!

      Eliminar
    4. Benfica By BG, então não sabes que até fora do mundo do futebol, há empresas que apostam em determinados jovens com potencial, contrata-os e depois colocam-nos a rodar em outras empresas de forma a conhecerem outras realidades e assim crescerem além daquilo que é a própria realidade e ambiente da empresa que os contrata. O conhecer e viver novas realidades também faz parte do crescimento e formação quer pessoal, quer profissional de um ser humano.

      João Santos

      Eliminar
    5. Às vezes fico na dúvida se dizes esses disparates todos por ignorância ou de propósito. É lógico que foi para o Bolton para "aprender", porque no Bolton jogava (jogou) e no Benfica não iria jogar. E entre jogar na Liga Inglesa ou jogar na Segunda Liga Portuguesa (no Benfica B) o que achas que é melhor? E nem precisas de responder, porque os fatos demonstraram que o JJ tinha razão. O Rodrigo cresceu muito e regressou para fazer parte do plantel e depois viria a ser titular.

      Já em relação ao Bernardo Silva, concordo contigo. Para ir para o o Mónaco é porque já não volta ao Benfica (vai emprestado sem opção de compra, mas o dono dos direitos económico, provavelmente é o Peter Lim) pois duvido que tenha muitas oportunidades de jogar lá, por isso para além de experiência deve ganhar muito pouco ritmo de jogo num campeonato relativamente bom. Agora se os valores de que se fala para a sua venda, forem verdadeiros, deviam fazer uma estátua a quem conseguiu fazer essas vendas, pois nem a "grande, mais melhor boa academia do mundo" conseguiu coisas destas. 60 milhoes de euros por 4 "miudos da cantera".

      Enfim, quando se quer dizer mal, tudo serve.

      Eliminar
  10. Parei de ler no final do segundo parágrafo. Claramente o futebol actual não é para mim.

    ResponderEliminar
  11. Finalmente. Haja clarividência nesta casa.
    Muito bom!

    ResponderEliminar
  12. Um post que no fundo é uma evidência do principio ao fim para quem percebe pelo menos um pouquinho de bola.

    Não percebo porque os raciocinios sobre a gestão do plantel e jovens talentos ignoram estes pressupostos, como não sou racísta e estou convencido que todos sem excepção têm como prioridade clara vencer considero uma negação falaciosa ignorá-los.
    Não acredito no tal apoio e condescendência propalado pelos criticos de estrangeiros, está mais que provado que estes querem é ganhar pois são sempre os mais insatisfeitos, os líricos. Se contestam os inegáveis méritos de JJ por ninharias como podem com a sua mega-sensibilidade ignorar tais factos como os brilhantemente descritos?

    Digo mais, concordo com a venda de jogadores jovens por verbas atrativas desde que se comprove que o seu potencial de evolução estagnou.
    Não concordo que se vendam jogadores na ultima fase de maturação por 15M quando a curto prazo o seu valor seria o dobro.
    É necessario é ser sério na sua avaliação, um jogador não se observa apenas nos jogos, a tal observação e evolução em competição também se faz nos treinos!
    No Benfica existem dois e mais jogadores por posição, todos de grande valor. Quando se executam treinos sectoriais ou de jogadas de "laboratorio" é muito fácil ao treinador comparar a eficácia individual integrada no colectivo da execução destes.
    Um jogador que tem potencial antes da integração, que após um ano ou mais de integração demonstra estagnação ou não ser ainda sequer uma das três melhores opções para a sua posição, tem de experimentar outra forma de afirmação.
    É positivo para o atleta pois renova expectativas e não hipoteca um lugar no plantel, comprometendo a sua competitividade e provocando custos sem retorno.

    Sim, porque tudo isto custa dinheiro.

    Mas não considero a sua venda positiva se passado um ano ou dois revelarem valor para jogar no Benfica!
    Até agora apenas me recordo do Abel Xavier e do Deco mas pode ser que me escape alguma excepção mais recente.
    A tal diferença entre valer "15M" ou "30M".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles sairam não por falta de qualidade mas porque foram vendidos ao Jorge Mendes para tentar tapar o buraco que LFV tem com a Promovalor, essa é que é a verdade.

      Eliminar
    2. Então foram dados à Promovalor para esta os vender ao Jorge Mendes para este os vender a outros certo!: )

      Eliminar
    3. Diácono Remédios13/8/14 14:17

      Esse anónimo é parvo!

      "Mas não considero a sua venda positiva se passado um ano ou dois revelarem valor para jogar no Benfica!"

      Pois não, mas ninguém conseguiu até agora adivinhar o futuro. Por outro lado tudo depende do preço pelo qual foram vendidos. Na minha opinião o André Gomes foi bem vendido por 15M, por muito que se valorize no futuro, que é um valor muito superior ao seu valor de mercado actual. Assim como também aprovo a vendas dos 3 e miúdos da B por 15M/cada.

      De outro modo, e pela mesma ordem de ideias, vamos criticar o Vieira por ter vendido o David Luis por 25M quando agora foi vendido pelo dobro, 50M, ao PSG. Ou pelo facto do DiMaria, foi vendido por 36M quando agora pode sair do RM por 60M. O Vieira é mesmo um nabo a vender jogadores! Podia ter esperado!

      Criticar é muito fácil e a lógica argumentícia pode ser sempre torcida e retorcida para servir a pretensão dos argumentos de pessoas desonestas intelectuais.


      Eliminar
  13. Faz muito tempo que não lia um texto com pés e cabeça neste blog. Concordo na integra com o RedMoon e não entendo que após um ano de sucesso e bom futebol muitos teimem em dar opiniões mesquinhas sobre a capacidade de trabalho do nosso treinador, quando à um ano atrás era um "ai jesus" se ele vai embora e nessa altura já se crucificava a direcção pelo facto de não segurar o treinador.
    JJ sabe muito bem que plantel tem nas mãos e quais os jogadores que melhor servem os interesses da equipa.

    Muitos falam do porquê do Jara ser opção e o Nelson Oliveira ser preterido nestes últimos. Já viram por acaso a diferença de empenho entre um e outro? A qualidade está no Nelson a vontade está em Jara e muito sinceramente eu prefiro um jogador menos bom mas que dá tudo em campo, que uma pseudo-vedeta que se passeia em campo e nos faz jogar com dez. No entanto nem um nem outro servem para o Benfica e por isso mesmo JJ terá pedido outro avançado à direcção.

    No caso das palavras "feias" de Cavaleiro para com o ex-treinador e pelo clube que nele apostou, não entendo como seria possível ele fazer parte deste plantel quando temos Salvio, Ola John, Pizzi (vai ser uma boa surpresa), Gaitan, Suleijmani e o Tiago (vulgo Bebe) no plantel.

    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  14. Bruno Costa12/8/14 12:15

    Isto tudo resume-se a uma coisa: Cada um tem a sua opinião concreta sobre a qualidade técnica, física e mental de cada jogador de futebol.
    Jogadores oriundos da escola do benfica como: Nélson Oliveira, Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro, João Cancelo, etc podem apresentar ao longo dos anos qualidades técnicas e/ou físicas invejáveis, no entando quando o assunto é o mais importante e que é formar equipas, ou seja, misturar jogadores, culturas, modos de ser, combinações técnicas, etc, por vezes esses jogadores podem não se revelar que servem o interesse da equipa.

    Todos falamos aqui em como as qualidades técnicas do Bernardo Silva são excepcionais, mas e as qualidade fisícas serão assim tanto? E as mentais? Algum de nós poderá opinar sobre a estrutura mental do jogador?

    O Fábio Paim foi talvez dos melhores jogadores de sempre dos escalões jovens portugueses, no entanto, devido sobretudo à sua estrutura mental acabou por falhar no mundo do Futebol. E reparem que muitos poderiam estar a pedir aquando da sua passagem dos Juniores para os Seniores, mas os treinadores e as estruturas é que podem definir melhor que ninguém toda essa parte que faz parte dos jogadores e que todos nós desconhecemos....

    Resumindo, no mundo do futebol não podemos somente olhar aos golos e às jogadas excelentes do youtube e dos jogos no período da formação. Cada equipa é uma equipa e cada jogador é um jogador, dificil é fazer uma análise concreta sobre o perfil de cada jogador no seio de uma equipa em construção.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá está a explicação mais logica de JJ rejeitar potencializar um jovem da formação....parabens!! O JJ afinal é um psicologo do cara%*€*€-, o Cardozo concorda!

      Eliminar
  15. 100% DE ACORDO COM ESTE POST!

    Continuo a achar que certos jogadores podem não estar preparados para integrar o plantel do Benfica antes dos 22-23 anos mas podem ser muito úteis se passarem uns anos emprestados (por ex: Sílvio).

    PS: confesso que gostei muito do Nelson Oliveira, Diego Lopes, Cancelo e Bernardo Silva enquanto jovens da formação e das selecções jovens. nada me daria mais gosto que eles vingassem no futebol sénior e até mesmo no Benfica

    ResponderEliminar
  16. Vocês não comparem a aposta no Cavaleiro/Markovic pelos seus clubes formadores. Primeiro o Markovic é daqueles que não engana que vai ser CLASSE MUNDIAL. Só por aí já se explica a diferença de aposta. Depois há que dizer que o Partizan pode muito bem apostar nos seus putos. Há uma diferença de responsabilidade.

    Em relação aos putos, o único que me entusiasma é o Bernardo. Os outros não têm nível para o SLB nem irão ter. O Bernardo é o único que me parece que tem algum talento para vir a ser alguém de relevo no mundo do futebol. É o único rapaz que penso que o JJ deveria aproveitar, mas ele lá terá as suas razões, estando bem mais informado do que eu. Agora dizer que o JJ não aposta porque não quer não é nada. Há que pensar que ele tem muita mais informação que nós. Apesar de tudo a minha opinião futebolística, tal como a maioria dos opinadores da net, vale uma merda comparada com a do JJ.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bernardo, o que foi emprestado com opção de compra?

      Eliminar
    2. Já que sabes tanta coisa, diz aí o valor da dita.

      Eliminar
    3. E daí? Qual o valor da opção de compra? Se o valor for justo, venda-se porque que eu saiba não há petróleo na Luz nem nenhum xeque árabe que nos queira dar dinheiro..

      Eliminar
    4. Há uma diferença de responsabilidade? Mentira total!
      Os objectivos do Partizan são exactamente os mesmos do Benfica: ganhar tudo a nivel interno, e ir o mais longe possível na Europa.

      Eliminar
    5. os ANDRE`S vieram dos bes,kuando tem kualidade jj aposta neles,kem trabalha com eles todos dias é ke sabe se tem kualidade ou nao!!!

      Eliminar
    6. O que é ir o mais longe possível na Europa para o Partizan?

      Eliminar
    7. Todos sabem das vendas porque alguém lhes contou em sonhos. mas só os más liguas é que tiveram o sonho em primeira mão curiosamente.
      Pssst eu também sei mas não digo!: )

      Eliminar
  17. Miguel Silva12/8/14 12:44

    Não posso crer!! O que aconteceu a este blogue hoje?? Hoje estou capaz de concordar com este post. Totalmente de acordo. Parabéns Redmoon.

    Cumps

    ResponderEliminar
  18. Ruben daCosta12/8/14 12:49

    ''A cultura do Benfica, como a do Real Madrid, Manchester, e de todos os grandes clubes do mundo é ganhar.''

    Nada mais errado... a cultura do Benfica é trabalho, união, competência e solidariedade e é deste conjunto de valores que advém as vitórias, ganhar só por ganhar ou ganhar a qualquer custo não tem nada a ver com a cultura benfiquista. E este é o grande problema do Benfica de hoje, os adeptos só querem vitórias, por uma questão egoísta, seja para acordarem bem dispostos ou seja para atirar na cara dos adeptos adversários, e não interessa a maneira como elas são alcançadas, aliás, muitos dos adeptos benfiquistas que tanto criticam as práticas usadas pelo FCP seriam os primeiros a assobiar para o lado se as mesmas fossem feitas pelo Benfica.

    Enquanto não se recuperar a Mística Benfiquista, e a aposta na formação não só de jogadores mas de Benfiquistas, nunca mais voltaremos a ser o Gigante que já fomos, porque existem coisas que o dinheiro não consegue comprar, e uma delas é o Orgulho em ser-se Benfiquista e fazer parte do Benfica!

    ResponderEliminar
  19. Até que enfim que aprece alguém lúcido a escrever sobre este tema.
    O abaixo descrito diz tudo:

    "E neste aspeto, portanto, sou muito pragmático. No Benfica devem jogar os melhores, e se os melhores forem 11 chineses, e se as regras o permitirem e forem iguais para todos, ganhar em mandarim não me causa trauma nenhum."

    Estou 100% de acordo, muito mais nos tempos de hoje.

    ResponderEliminar
  20. A tua bajulação a jj não tem limites? a formação para as competições europeias começa ao 15 e acaba aos 21 logo se tiveres 3 anos os miudos lá são da tua formação, claro que o talisca demonstrou mais que o teixeira, o candeias mais que o ivan, o jara mais que o nelson, o bebé mais que o bernardo, apostar é dar iguais oportunidades aos jogadores, agora andar em empréstimos onde alguns treinadores nem se preocupam por não ser da casa? o Oblak esse malandro se não fosse a birra ou o artur se lesionar hoje deveria estar dispensado, não me lembro nenhum jogador que tenha vindo da B que tivesse oportunidades verdadeiras, o AA? esse jogador que está por vir do Belenenses e só aparece de quando em vez, a o AG esse que começou a jogar depois de ser vendido ao Mendes, e isto é o teu precioso jj.

    ResponderEliminar
  21. Cada um de nos ve as coisas a nossa maneira mas eu concordo com a opiniao do RedMoon estou 100% de acordo com ele,de todos esses jogadores jovens da nossa formaçao que fizeram a pre epoca so o Joao Teixeira me convenceu e mesmo assim oh my goodness cometeu tantos erros prefiro que seje emprestado tal como o Bernardo que cometam esses erros em outros clubes que nao o Benfica porque se JJ apostar neles com esses erros todos nos podem custar pontos,Cancelo tem coisas interessantes mas ainda e muito imaturo,Cavaleiro Nelson Oliveira nao me irei enganar com eles para mim sao tal e qual como o Roderick miranda nao passam de promessas falsas existe um miudo no Benfica que aprecio muito Helder nao sei que,esse miudo e bom,acrescento que o Benfica nunca mais ira ter um plantel formado por jogadores Portugueses como antigamente tudo mudou na vida os clubes de futebol tambem.

    ResponderEliminar
  22. os meus parabens por este post... haja coragem...
    agora nao sei quanto tempo vai demorar para fazerem uma campanha contra ti...
    mas tens o apoio de muito benfiquista...
    marco machado

    ResponderEliminar
  23. Grande opinião Redmoon, isso mesmo, estou mais de 100% de acordo contigo. Claro que todos nós benfiquistas gostaríamos que houvesse mais jogadores da formação a jogar na equipa principal, mas como constatamos esse grande avançado Nelson Oliveira por onde passou nunca se destacou e depois quer jogar no BENFICA, e quem fala no Nelson tem que falar noutros jogadores que também reclamaram lugar na equipa principal e depois vai-se a ver não passam de equipas medianas, como exemplo Luis Martins, David Simão, João Coimbra, Miguel Rosa, Manuel Curto, Leandro Pimenta etc etc .

    ResponderEliminar
  24. Analise perfeita RedMoon !!

    ResponderEliminar
  25. Caro Redmoon, subescrevo tudo o que escreveu. Infelizmente a ânsia de atacar JJ por tudo e por nada, faz que alguns não queiram ver a realidade pira e crua. Eu relembro que dos vários campeões do Mundo de sub-20 formados no SLB, só dois é que atingiram patamares de excelência e forma sem dúvida dos melhores do mundo na sua posição: Rui Costa e P. Sousa, os dois chegaram ao plantel principal numa época que Ericksson era o treinador e estava na moda de apostar nos jogadores que tinham marcado presença nessa selecções, a tão afamada geração de ouro; o que é que aconteceu? os dois passaram uma época a treinar e nem nas peladinhas jogavam, ficavam a trocar bolas atrás da baliza. Factos comprovados pelo próprio Ericksson em várias entrevistas dadas. Na segunda época o Rui Costa foi emprestado ao modesto Fafe da segunda divisão. Nunca ouvi nenhum adepto e os próprios jogadores a criticar a direcção e o treinador por esta opção. Desta geração houve um outro jogador que teve uma carreira de alto nível: Abel Xavier, um outro de médio nível Rui Bento, que acabou por ir parar ao Boavista aquando da contratação do João Pinto. Em conclusão de todos só três tinham reais capacidades de serem jogadores de top numa equipa do Benfica, mas único que acabou por fazer parte do plantel durante anos foi o mediano P. Madeira... Agora o que é que aconteceu ao Abel, Valido, Gil, Xavier, Brassard, Bizarro? E na altura o LFV não era o presidente do Benfica e JJ ainda não tinha iniciado a sua carreira de treinador de futebol. Agora que se fala em possíveis vendas de três jovens cheios de potencial é certo, mas que por agora ainda não são futebolista feitos, pelo valor astronómico de 45M, toca tudo a criticar.

    João Santos

    ResponderEliminar
  26. Pérolas a porcos, Redmoon. Mas obrigado por finalmente surgir um posto com o qual concordo. É saudável ver algum bom senso, para variar.

    ResponderEliminar
  27. Caros benfiquistas,sem cair no erro do elogio facil,penso que ha 3,4 jogadores vondos dos Juniores,da B,que a curto/medio prazo podem perfeitamente entrar no plantel,era apenas para ver se concordam: 1- Joao Nunes,nao sei porque,vejo-o em 2 anitos no plantel,e a agarrar o lugar quando chamado; 2-Guedes,estarei enganado? 3- Balde? 4. Rui Fontes,aprecio imenso as suas movimentaçoes.Conclusao: Vejo mais nestes ate que Cavaleiros etc...Estarei enganado,ou pode haver aqui nestes 4,algo que iremos aproveitar? Grande abraço benfiquista,desde Aveiro ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desses todos o Guedes é TOP! O Romário veremos... o João Nunes tem qualidade para ser 4º central - este ano já deveria estar a jogar na B ao lado do Fabio Cardoso e a "encher" no ginasio, aliás ambos.

      O Rui Fonte já é mais velho, nao é da formaçao do Benfica e, sinceramente, preferia o irmão dele, central do Southampton

      Eliminar
    2. Sim todos bons sem dúvida ,...e JJ vai apostar neles ??

      Eliminar
    3. O nosso clube está entregue a jogada de empresários e JJ q ganha milhões em comissoes

      Eliminar
  28. Metam uma coisa na cabeça ....o JJ nunca irá aceitar jogadores da formação .....desde que ele começou no nosso clube quantos jogadores da formação ele apostou ? Todos os anos vem camiões de pessoal de fora e formação ...nada

    ResponderEliminar
  29. Analise perfeita redmoon. Aqui esta a minha : http://thesoccerprophet.blogspot.pt/2014/08/supercup-proves-why-they-call-me-prophet.html?m=1

    ResponderEliminar
  30. Uns mandam o Rodrigo ir aprender para o Bolton, outros mandam o Matic ir aprender para o Benfica.

    ResponderEliminar
  31. Excelente artigo, Redmoon. Basta estar em desacordo com o Shadows e com o Benfica by GB para fazer um post aclamado por todos. Pensem nisto.

    ResponderEliminar
  32. Que excelente artigo.
    Finalmente alguém percebe que Ivan Cavaleiro e Bernardo Silva não são jogadores para o benfica neste momento....

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking