O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Eu gosto mesmo é do Benfica. E tu?

. 22 comentários
Fico emocionado! A serio em ao fim de mais de 6 anos de blogsfera ainda me emociono quando vejo a paixão com que se mede o benfiquismo.

Ao fim de tantos anos ainda me causa arrepios saber que "não há ninguém mais benfiquista que o Rui Costa" (sem nada contra o Rui Costa, claro, o exemplo é mesmo pela emoção de saber que há ícones da paixão) ou que se só se é do Benfica quando se apoia e pronto!

Só somos do Benfica quando apoiamos tudo, mesmo que não saibamos perceber porquê ou talvez melhor ainda... somos do Benfica quando não temos que perceber porquê, temos é que acreditar em alguém.

Somos do Benfica quando ouvimos alguém dizer "confiem em mim" e nós confiamos. Somos então do Benfica quando confiamos e apoiamos pessoas. Temos que gostar do que o treinador faz porque sim, não se cobra dos jogadores... eles são do Benfica, bolas!

Somos do Benfica quando apoiamos o que quer que seja feito, não quando apoiamos o que nos faz sentir bem. Já não temos que ser do Benfica porque gostamos de ganhar, não agora temos que ser do Benfica porque temos os melhores homens do Mundo, que só há Benfica por causa de duas ou três pessoas em quem temos que confiar e que temos que aceitar até que um dia o Benfica jogue de "azul à Benfica" (como aconteceu com Vale Azevedo). Ora bolas, confiem! "Apoiem caralho!" - esta frase não sai da cabeça.

Quem não é assim não gosta de ganhar! Quem não é assim não gostou do triplete ao qual se somo o "poker" de títulos já este ano... Ah mas esses são os que gastam, muitas vezes o que não têm para seguir o Benfica ao fim do Mundo? Ah isso é para criticar, só pode, porque benfiquista que é benfiquista apoia!

De que clube é afinal aquele que se diz benfiquista e que quer o Benfica de vermelho e branco? Ui... sabemos bem quem são esses! Alguém que não percebe de markting, porra! 

De que clube é aquele que insiste em ter opinião? Essa gente topamo-los distância! Não apoiam... querem é ter razão e quando a têm... é porque os tais homens sem os quais não há Benfica decidiram quando é que eles deveriam ter razão, na verdade... eles não têm razão, têm é sorte.

Uma sorte que quem "apoia caralho" não tem! Sabem porquê? Porque não precisam... não têm que ter ideias, não têm que lutar por nada, não têm que ajudar o clube, não têm que estar lá, não têm que ficar tristes... esses não precisam de sorte porque "apoiam caralho!"

Sabemos bem quem vocês são, essa malta que pensa, que tem opinião, que sabem que o Benfica não é de hoje, nem de ontem é de há 110 anos, sabem que o Benfica não nasceu nem renasceu em 2001, o Benfica é o Benfica e será sempre o Benfica e o Benfica é mais do que pessoas, do que qualquer pessoa!

Sabemos quem vocês são os que ousaram ser exigentes e criar o maior clube do Mundo, aquele clube cuja camisola pesava porque ali ganhava-se e não era qualquer um que podia vesti-la nem fazer parte do clube...

Sabemos bem quem são! São vocês que insistem em não distinguir os benfiquistas... para quem o Benfica não tem outro nome que não seja Benfica. Bandeiras? O Benfica só tem uma... e em nenhuma deles aparece nenhum homem, nem sequer o Cosme Damião, quanto mais o Rui Costa, o Luis Filipe Vieira. Nem o "king" Eusébio está na bandeira do Benfica... "limitou-se" a fazer parte da história gloriosa preenchendo das mais belas páginas, mas para as quais talvez com menos beleza, outros contribuíram também. O Benfica não são só eles... o Benfica são eles, nós e vocês.

Sabemos bem quem são voces que só elogiam o presidente quando ele faz bem e o criticam quando ele erra! 
Sabemos bem quem são vocês que só elogiam o treinador quando ele faz bem e o criticam quando ele erra! 
Sabemos bem quem são voces que exigem deles o melhor para o Benfica como se o Benfica fosse um filho de cada um vós. 

Sim, vocês que tratam o Benfica como se fosse um filho, que não limitam a que sejam apenas os outros o eduquem e sabem que vocês têm uma palavra a dizer na educação do filho que tanto amam e que seguem para todo o lado.

Sim, vocês para quem o Benfica é mais um filho, a quem não deixam de dar um "puxão de orelhas" quando ele erra, mas nunca, jamais, se vão lembrar da reprimenda quando ele fizer o melhor para o futuro deles... quando ele atingir os seus objectivos, aqueles que na verdade são os vossos objectivos...

Sabemos, sim sabemos, quem vocês são... chamam-se BENFIQUISTAS, caralho!

PS- as minhas desculpas pelo "vernáculo", que nunca fez parte do GB nem do NGB e que não se repetirá em nenhum texto do NGB no futuro, mas desta vez teve que ser para alguns destinatários poderem perceber a mensagem.

Eu sei o que eles querem, sei o que ja fizeram, sei o que querem fazer... Mas lamento não permitir...

Vão ter que levar comigo, porque eu gosto mesmo é do Benfica!!!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. Jorge Vieira28/8/14 21:39

    a minha pilinha é maior que a tua!

    o Benfiquismo não se mede, todos gostamos do Benfica à nossa maneira.
    Há quem ache que gostar é criticar tudo
    Há quem ache que gostar é apoiar tudo
    Há quem ache que gostar é atirar dinheiro para cima
    Há quem ache que gostar é ... enfim

    São discussões que não vale a pena ter. Não gosto do benfiquismo de pessoas como o Shadows, que são demasiado críticas (daqueles indivíduos para quem estás preso por ter cão e por não ter). Mas é a minha opinião, certamente que há aqui quem não goste do meu benfiquismo porque sou contra a crítica fácil e tento ser mais racional.

    ResponderEliminar
  2. Lamento dizer-te GB, mas eu acho que este teu post, ao contrário de outros,não acrescenta coisa nenhuma!
    É apenas a minha opinião!
    O que eu dava para ler um post a dizer que:
    o Talisca, passa para o Enzo este faz uma finta, progride no terreno, passa para o Gaitan, este cruza para a área e Lim a marca Rui Patricio. Goooooooooooolo do Benfica!
    Eh pá, o que eu gosto é de futebol, e o que gosto meeeeeeesmo muito é de ver o Benfica ganhar!
    Sou assim pá!
    É esta forma simples de ser benfiquista!
    Pedro R.

    ResponderEliminar
  3. Eu sou do Benfica e isso a mim me envaidece, sou de um Benfica variado na sua maneira de ser benfiquista, desde os de sofá, até aos de futebol sénior, aos de todo o universo Benfiquista (que não vive só do que faz o futebol sénior...)
    Sou de um Benfica onde não obstante as nossas diferenças, desde o derrotista que quando há um penalty a nosso favor diz logo que vamos falar, ao critico sem nexo, que passa o jogo a criticar os jogadores e depois festeja golos que nem um louco, ao ataca árbitro que a qualquer coisa que ele faça contra o Benfica já mandou o sr e a mãe dele para partes bem nefastas...
    Há vários tipos de Benfiquistas, aqueles que gosto são os que sendo diferentes na sua maneira de ser benfiquista (e o ser benfiquista como sabem, não se explica, sente-se...), apoiam o seu clube, puxam por ele, sabem ver o que se vai fazendo no clube, seguem o seu clube.
    Agora com o que não pactuo é aquele espécie que vive para dizer mal só porque sim, que não vê ambos os lados das histórias e só vê o mal sem pesar o bem.
    Contra ataques mesquinhos nunca irei pactuar.
    Isso a mim não me faz ser menos Benfiquista, mas faz-me respeitar menos quem se diz que o é e constantemente usa e abusa de atacar, atacar e dizer mal só porque....
    E ai de quem defenda a direcção ou o treinador, é logo apelidado de Vieirista, adepto do benfiquinha.
    Mas que merda é esta??
    Sabem ver ambos os lados de uma moeda? Sabem que às vezes entre uma cara e uma coroa, ela cai de lado e como é agora? Nada é branco ou preto, existe o cinzento e enquanto continuarem sempre a atacar o mesmo, irão sempre levar com as respostas do costume por aqui.
    Critiquem, dêem alternativas, mas mostrem que vêem o positivo.
    Porque por aqui gastam muitas mais linhas a atacar do que a viver este nosso tão enorme Universo Benfiquista.

    ResponderEliminar
  4. Pois a seguir ao Shadows tinhas que vir tu enfiar o barrete também... Não duvido que vocês os dois sejam benfiquistas de coração, mas são como aqueles pais que amam os filhos mais que tudo na vida mas cuja ideia de encorajamento é estar sempre a picar e a deitar abaixo...

    "Foi bom mas podia ser melhor" "Não fizeste mais porquê" "Tens que dar mais de ti", e pimba pimba pimba, sempre a malhar mas tudo em nome do nosso grande amor.

    Por favor, ganhem juízo.

    ResponderEliminar
  5. Águia Preocupada28/8/14 22:52

    Muitas vezes tem vindo à baila esta discussão e não se consegue um consenso!
    Ser-se benfiquista, é um estado de alma, é um sentimento mais irracional, mais mental, mais emocional e por isso existem estas discussões estéreis!
    Ambos os lados têm razão e ambos carecem dela! Nos tempos modernos não podemos ser tão emocionais ao ponto de descuidarmos os valores e interesses materiais.
    Caramba! Será que quem não gosta deste presidente da república ou deste governo é menos português do que quem gosta? Seria razoável, um país ser governado sem oposição, sem ideias contrárias, sem contra ponto, que equilibrem o sistema?
    Se a nível nacional existe oposição ao(s) líder(es) porque carga d'água o Benfica não a deverá ter?
    Deixemos o benfiquismo emocional exacerbado de lado e deixemos um pouco de tempo para que os nossos neurónios se dediquem à causa benfiquista. Só com análise e discussão poderemos ajudar o clube a crescer e voltar ao seu passado glorioso de vitórias!
    Somos todos benfiquistas, mas com maneiras diferentes de o discutir. É apenas isso e nada mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andas muito mansinho... que discurso mais cordato, umas vezes a mão por baixo, outras por cima,és como as rolhas, sempre à tona d'água ...

      Porteiro do Inferno

      Eliminar
    2. Exacto. É apenas isso e nada mais!
      Ultimamente verifico nas inumeras discussões no blogue, que apesar de ser "fatelas" e "anti-Benfica" como alguns pandegos lhe chamam, mas que já vai nas 9 milhões de visualizações, (apontem-me um que tenha mais..) que há vários Benficas.
      1 - São do Benfica por causa do Vieira
      2 - São do Benfica por causa do Jesus
      3 - São do Benfica porque sim
      4 - São do Benfica por causa do COSME DAMIÃO

      Eu alinho no numero 4 porque quero o meu Benfica imortal. Alinhando na equipa do nosso Pai Cosme, ganho sempre!!!
      Os outros dois são efémeros. Um está DE presidente, e o outro está DE treinador

      Eliminar
    3. Águia Preocupada29/8/14 01:07

      Porteiro do Inferno!

      Quantas vezes leste por aqui escrito por mim, que há benfiquistas mais benfiquistas que outros?
      Defendo sim, que há benfiquistas mais exigentes que querem um Benfica ganhador e glorioso como foi outrora e a sua História testemunha e outros que ou já se desabituaram de ganhar e estão bem com essa situação, ou cegaram de tal forma que não sabem ou não querem distinguir o clube das pessoas que o gerem!
      Sigo o Benfica assiduamente há mais de 30 anos e não deixei de apoiar ao mesmo tempo que critico o que se passa. Independentemente dos presidentes que por cá passaram. E olha que já sofri revezes que muitos desconhecem. Vivi os tempos negros de Damásio e Vale e Azevedo e os cinzentos de Jorge de Brito.
      E nunca desisti! E sabes porquê? Porque sou BENFIQUISTA e é apenas o Benfica que defendo e apoio!

      Eliminar
    4. Águia Preocupada29/8/14 01:10

      Olha Viriato!
      Eu alinho na número 3. Sim, sou do Benfica porque sim! Que sabia eu da história do clube e dos seus ilustres fundadores e antepassados? Nada!
      Sou do Benfica porque sim! E isso me envaidece!

      Eliminar
  6. Benfica by GB, acabaste de resumir na perfeição em como o Benfiquismo genuíno, exigente e vibrante que sempre existiu se transformou numa coisa realmente abjecta como é o actual Neo-Benfiquismo, ou se preferirem, Vieirismo. Trata-se de um tipo de Benfiquismo avieirado, conformista, manso, perdedor e seguidista a um líder. E se as pessoas preferem adoptar esse Neo-Benfiquismo, só tem o que merecem !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O triplete deixou demasiadas marcas... tenho cá um palpite que vais continuar a lamber as feridas até ao próximo Verão...

      Porteiro do Inferno

      Eliminar
  7. Eu sei o que eles querem, sei o que ja fizeram, sei o que querem fazer... Mas lamento não permitir...

    Vão ter que levar comigo, porque eu gosto mesmo é do Benfica!!!

    ResponderEliminar
  8. Sou mais Benfiquista que o Rui Costa porra quando ele nasceu eu ja tinha visto o Benfica campeao Europeu por duas vezes era um garoto na altura mas recordo-me bem,afinal,somos todos Benfiquistas sofremos quando perde e somos felizes quando ganha e assim em todo o lado so nao gosto que se insultem porque uns adoram o Vieira outros o detestam e ainda existem aqueles que nunca se sentem satisfeitos com nada mesmo que o Benfica ganhe todos os jogos a sempre erros a apontar ao Jesus ao Vieira etc etc o Benfica ama-se apoia-se e mais nada havera alguma coisa mais linda depois da nossa familia que o Benfica eu acho que nao quando joga o Benfica prefiro mil vezes que o Benfica ganhe que passar uma noite com a adepta mais linda mais sexy dos corruptos e Lagartos.

    ResponderEliminar
  9. Sou do Benfica por causa de Homens como Borges Coutinho,Toni,Rui Costa,Valdo,Jorge De Brito,Joao Santos.Nao sou do Benfica apenas quando ganho.Nao me sinto mais Benfiquista por morar em Lisboa e ir aos jogos todos ou ser assinante da BTV.Nao sou mais Benfiquista por expressar a minha opiniao aqui ou no cafe.Nao sou superior a nenhum Benfiquista no meu amor ao clube. PS:Este blog e todos os dias vira o disco e toca o mesmo.

    ResponderEliminar
  10. Luigi SLB29/8/14 05:39

    Ser Benfiquista é no meu ponto de vista não têm explicação, SENTE-SE.
    Acho que nasci benfiquista.
    Nos meus 15 anitos jogava num clube modesto nos arredores de Lisboa e quando nos calhou nessa época jogar contra o SLBenfica na semana do jogo nem dormia a pensar nisso. Chega ao jogo sou titular e vocês nem imaginam o orgulho e admiração que senti em estar perto daquelas camisolas com a águia ao peito. Foi fabuloso. Com isto quero dizer o seguinte: passaram milhares de jogadores pelo slb mas as camisolas e o simbolo do clube é que fazem sonhar os adeptos. Sem esquecer as referências maiores que tiveram o orgulho de as vestir como se fosse a sua pele.
    Outra nota: Agora estamos na era da blogosfera e comenta-se tudo neste espaço e depois nada se faz. Eu fui criado no tempo em que se a equipa se portava mal à saida dos treinos no antigo estadio da luz os jogadores eram obrigados a levar com os adeptos cheguei a ver muitas vezes os capitães estarem muito tempo a falar com os adeptos. Outros tempos. Agora fala-se muito mas faz-se pouco. estamos na era do consumo, consome-se tudo bom ou mau não faz mal.
    Carrega BENFICA
    Saudações Benfiquistas para todos

    ResponderEliminar
  11. Realmente é pena ver cada vez mais a discussão à volta de apoiar ou não o Vieira, do que ver a discutir os verdadeiros assuntos do Benfica....

    Eu manterei sempre a minha linha desde de sempre, critico o que acho que para mim está mal, elogio o que para mim está bem. A falar, a discutir assunto à assunto é que se evolui, é que se apreende. é que se ensina.

    Sou do Benfica desde pequeno e não sou do Benfica por este ou por aquele, sou do Benfica porque o sinto, sou do Benfica porque o amo e não consigo dar explicação. Cada vez que entro num Estádio onde vai jogar o Benfica é como fosse o primeira vez, o nervosismo está lá sempre. Posso ir revoltado com isto ou com aquilo, mas quando se ouve o apito, ai todas a preocupações deixam de ter importância e apenas quero uma coisa ganhar, ganhar.

    Criei o meu blog porque senti a necessidade de falar ainda mais do Benfica, eu que nem jeito tenho para escrever, mas queria ainda falar mais sobre o Benfica, sobre o que rodeia o Benfica e é isso que eu vou continuar a fazer.

    Eu apenas quero saber de uma coisa BENFICA.

    ResponderEliminar
  12. EXCELENTE!

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  13. porteiro do ceu29/8/14 10:14

    Eu nao sei porque sou do Benfica, amo e nao sei explicar!!
    O problema que existe é malta ter opiniao de acordo com o que o residente diz, mas felizmente o numero de otários é cada vez menor e já não acreditam no ladrão amigo de curruptos (lFV) que em 13 anos tem mais mentiras, negociatas, passivo, vendas e apoios que titulos!
    Os benfiquistas do Benfica jamais trocariam o benfiquismo pelo homem que lá está agora que anda de braço dado com os curruptos, jamais aceitariam que um presidente diga " vao pó caralho" aos socios e ja depois de ser vencedor, jamais aceitariam um presidente que forjou o seu cartao d socio, jamais aceitariam um campeonato de 4 em 4 anos, jamis aceitariam que o Benfica continue a dever mais de 500 milhoes de euros e continue a subir mesmo depois das vendas desmedidas que ocorrem todas as epocas, jamais aceitariam um golpada nos estatudos, jamais esqueceriam as contas que foram chumbadas e ate hoje, nada, jamais aceitariam pessoas de outros clubes receber mais do que o presidents da republica no Benfica, jamais aceitariam ter um treinador que ganha um ordenado que envergonha todos e ganha 2 titulos, jamais aceitaria um presidente qu festeja golos....enfim teem o clube que merecem!

    ResponderEliminar
  14. O QUE NÓS QUERIAMOS
    ERA QUE Vª EXª COMENTASSE
    ESTA SITUAÇÃO ABSOLUTAMENTE ESCANDALOSA

    ISSO É QUE ERA TRABALHO BENFIQUISTA

    ""com esta nomeação
    do sr apintador proença
    para o Benfica-sporting
    GARANTIDAMENTE
    de entre fcp, scp e Benfica
    só um pode estar procupado: O Benfica

    E nem me vou dar ao cuidado de explicar.
    Basta recordar o histórico e o dito sistema.

    As nomeações para o Benfica
    para as três primeiras jornadas
    são uma autêntica provocação ao Benfica
    e um sinal claro que o BI é um sonho para esquecer

    e pior que as nomeações foram as apintagens.
    O careca como sempre e no bessa uma 1ª parte
    à moda antiga absolutamente escandalosa

    Depois foi ver a BRUTAL dualidade de critérios
    Benfica;
    marcam-lhe um penalti porque um mergulhador
    resolveu piscinar por leve toque nas costas
    Jara foi claramente travado e derrubado...e levou amarelo
    Talisca foi albarroado junto à àrea do boavista
    ...e tudo seguiu para bingo
    Eles entraram com a lição bem estudada

    fcp
    Uma escandalosa e violenta agressão
    na cabeça a um jogador pacence
    cometida pelo caceteiro Indi
    que dava expulsão e penalti
    passou em claro e com o silêncio cúmplice
    de uma CS vendada

    scp
    mão em coimbra
    seguiu para bingo e
    uma mão em alvalade
    foi penalty
    e um tempo extra a cheirar a prolongamento
    escandaloso permitiu uma vitória

    Um arranque em que CLARAMENTE
    um foi ATRAPALHADO (para não lhe chamar roub.....)
    e outros dois foram levados em
    andor dourado. O COSTUME

    com apintagens COMO DEVERIA SER
    O Benfica já liderava ISOLADO
    dos beneficiários do sistema

    SÂO FACTOS""

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vai fazer uma arbitragem isenta

      Eliminar
    2. Espera sentado! Não esperes que defendam o Benfica neste blogue.

      Eliminar
  15. E ser benfiquista significa não contribuir para que os "outros" tenham mais recursos financeiros que o Glorioso, Um BENFIQUISTA nunca bebe uma cerveja que patrocina os "outros"! Se eu for dono de uma mercearia não vou fazer compras à concorrência. Um BENFIQUISTA só bebe a cerveja e a água que patrocinam o Glorioso. Se, num restaurante me apresentam esses produtos, prefiro água da torneira e não volto lá. Se TODOS fizermos isto, o BENFICA será maior.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking