O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Quem rouba o sonho a estes meninos?

. 32 comentários
Corria o dia 16 de Janeiro quando Jesus proferiu a famosa frase: "Na formação para render o Matic? Só nascendo 10 vezes, mas temos de encontrar soluções".

Sem hesitar, houve um jogador dos juniores do Benfica que afirmava no seu Facebook: "Nasceremos mais 9 vezes se for preciso! Ninguém nos rouba o sonho de uma vida"

Esse "menino" chama-se Filipe Nascimento e acaba de sair directamente da última temporada de junior para a 2ª Liga, concretamente para o Académico de Viseu.

O Filipe é, na minha opinião, um dos jogadores que fazia todo o sentido integrar na equipa B e procurar nele o valor que já demonstrara há duas épocas em que era titularíssimo dos juniores e um dos grandes valores da sua geração. Esta época, não sendo titular indiscutivel, ainda fez excelentes jogos pelos juniores - com o Guzzo em grande nível, não era fácil.

Na minha opinião, não faz qualquer sentido dispensar ou facilitar a saída de um jogador de elevado potencial, português e benfiquista. Se calhar era preciso encontrar espaço para o tal Dawidowicz...

Aí vai mais um que o SLBenfica "deixa cair"...

... e não, não vou explicar mais uma vez as diferenças de estes meninos na fase de arranque da carreira profissional andarem integrados em equipas pouco competitivas e pouco ofensivas em comparação com integrarem equipas e planteis que lutam pelos lugares de topo, são ofensivas e trabalham em altíssimo rendimento, rodeados de jogadores de elevadíssima qualidade que "puxam" pelo melhor que o potencial dos jovens tem.

Não vale a pena explicar isso, porque vai sempre haver quem ache que um jogador bom tanto rende o mesmo a treinar ao lado do Aimar como do Fernando Aguiar...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. Isso de facto é verdade, mas também é verdade que nesta fase inicial da carreira é crucial que tenham tempo de jogo. Numa equipa mais competitiva isso nem sempre é possível. Oblak por exemplo, foi inicialmente emprestado a um clube português onde não jogava. Depois foi emprestado a outro mais fraco numa divisão inferior e hoje é o que se vê.

    ResponderEliminar
  2. Todas as equipas tem este problema até as mais fracas todos tem jogadores para distribuir pelas alminhas,continuo a dizer não há espaço para todos,mas dou-te razão que deveriam ser emprestados com mais critério nem todas as equipas são as ideais para jogadores do Benfica que deveriam estar em equipas com mais visibilidade ou com projetos de subida de divisão.

    ResponderEliminar
  3. Não há espaço para todos... muitos irão subir dos juniores para a B, mas muitos da B vão continuar por lá visto não ter qualidade para mais, ainda por cima os do meio campo!

    ResponderEliminar
  4. Não há espaço para todos é argumento de quem nunca viu o Nascimento jogar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual é o clube que em momentos decisivos de campeonatos com poucos pontos de diferença,ou eliminatórias decisivas arrisca colocar jovens com o Filipe?
      É preciso rodar noutras equipas

      Eliminar
    2. Estamos a brincar aos comentários?

      O Filipe iria para a equipa B! Mas quais momentos decisivos do campeonato?

      Rodar? Foi a título definitivo.

      Aprendam de uma vez que aqui no blog não vale tudo para tentar comentar sempre no sentido positivo

      Eliminar
    3. o GB da a entender que ve os jogos todos desde as camadas jovens ate a equipa senior principal! Deve ser dos tais que fala dum super cancelo que na epoca transacta foi dos piores da equipa B... fala-se por falar! Agora iam subir 10 juniores para a equipa B e iam jogar... O Filipe chegava ao final do campeonato com 30/40minutos enquanto se for para o academico pode ser que tenha mais sorte!
      A falta de conhecimento de GB é gritante, até o FM é mais actual do que alguns posts daqui!!! então o benfica alguma vez deixa sair 1 jovem dos juniores a titulo definitivo??? Nem miguel rosa, nem roderick nem aquele cepo martins do gil vicente, sairam do benfica a titulo definitivo todos eles tem clausulas que podem ser accionadas pelo clube e voltar, e percentagem na venda dos passes!

      Eliminar
  5. Bruno Ladeira19/6/14 01:38

    O único problema do Filipe Nascimento é que é benfiquista de coração e isso no Benfica é considerado persona a descartar.Como LFV não sabe nem nunca vai saber o que é sentir amor pelo Benfica , ou ser Benfiquista tem de descartar o mais rápido possível quem o faz passar por mau benfiquista e trazer para o nosso Benfica portistas e sportinguistas para que LFV pareça um bom benfiquista.Logo esta foi a razão para despacharem o míudo.Já estava à espera disto

    ResponderEliminar
  6. Relativamente à última frase, Rafa diz olá!

    ResponderEliminar
  7. Benfiquista19/6/14 08:35

    O Benfica deixou 'cair' o Filipe Nascimento e deixará cair muitos mais, é bom que se habituem a isso, pois não há lugar para todos e Filipe Nascimento pelo que eu vi a época passada pode estar agradecido ao Benfica por ter feito um contrato profissional.
    O relembrar da frase de JJ com a resposta do FN à mistura é o estilo do NGB, sempre à procura de algo polémico para dar nas vistas, bem ao estilo TVI.
    Se fizerem um post por jogador dispensado do Seixal, têm assunto para o verão todo, boa sorte e a continuar assim bem podiam fechar isto, não faz falta nenhuma e está pior que os pasquins.

    ResponderEliminar
  8. Pela boca morre o peixe e imaginamos como o JJ ás vezes é, mas prefiro que ele vá para uma equipa sem duvida em que é titular que ser suplente de markovic's e Ca. na B, temos muitos jogadores na segunda equipa e principalmente alguns estrangeiros de qualidade duvidosa esses sim não deveriam lá estar a tirar lugar a miúdos subidos dos juniores.

    ResponderEliminar
  9. Dos jogos que vi do Filipe parecia-me curto para o Benfica, mesmo para o Benfica B. Masacredito que o Benfica tenha alguma opção de recompra ou alguma % do passe como tem feito com outros jogadores.

    Agora espero para ver quem vai ficar na equipa B na posição dele para confirmar se tinha espaço ou não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Filipe é curto para a equipa B? Eh pah não vou comentar mais porque esse tipo de afirmações quase que são motivo de insulto

      Eliminar
    2. para o benfica GB não temos ninguem no meio campo neste momento na equipa B!!! Bernardo subindo so abrirá 1 vaga para 3/4 juniores!

      Eliminar
    3. Motivo de insulto?? Porquê? Pelo futebol que vi do Filipe a MINHA opinião é que é curto. Já tens Pinto, Teixeira e Amorim. Guzzo e Estrela espero que possam ir para a equipa B. Estes todos parecem-me melhores que o Filipe.

      Eliminar
  10. Jorge Vieira19/6/14 09:34

    um jogador não evolui o suficiente nos treinos, tem de jogar.
    Por isso um jogador se calhar até cresce mais a jogar ao lado do Aguiar do que a treinar e aquecer o banco ao lado do Aimar. Mas também por essa ordem de ideias os jogadores da equipa B do United, B. Munich, R. Madrid, etc... são todos uns Messi. Podem não calçar mas devem jogar bem para caraças (no dia em que eventualmente vierem a calçar as botas...)

    ResponderEliminar
  11. São todos sempre muito bons, tipo Miguel Rosa ou Nelson O., depois é o que se vê.

    E para lá caminham Cancelo, Bernardo Silva e Cavaleiro, são sempre considerados craques e génios, mas depois é o que se vê quando é a sério. Estão todos tão verdinhos ainda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o cavaleiro teve a oportunidade dele este ano e não aproveitou, logo tem de ser emprestado... agora cancelo e bernardo e tem que ser assim! Empresta-se os que não se aproveitam e se para onde forem voltarem a não mostrar nada só tem de os vender! Se vivesse-mos apenas dos jogadores da formação lutariamos para não descer!

      Eliminar
    2. Que exagero! O Cavaleiro não aproveitou? Muito pelo contrário, teve foi poucas oportunidades na equipa principal. Não é a jogar 15 ou 20 minutos de vez em quando que consegue fazer alguma coisa. Excepto a bela assistência no jogo contra a Juventus, mas isso foi um acontecimento foirtuito.

      Ora veja lá o que dizem as estatísticas: http://www.transfermarkt.com/ivan-cavaleiro/profil/spieler/149716 - 18 jogos - 10 golos - 7 assistências - 1621 minutos de jogo

      Se isto não é aproveitar oportunidade (podemos alegar que a 2ª divisão não é competitiva q.b., mas isso será uma eterna questão em debate que até é falaciosa), então qualquer jogador da formação está condenado. Tomara muitos terem alcançado estes números e qualidade de jogo.

      Eliminar
    3. o rodrigo mora teve a oportunidade dele num jogo de pré-temporada fez 1 poquer e foi embora...

      Eliminar
  12. Bom dia, relativamente ao assunto em questão sou apologista de um Benfica mais portugues, temos de ter mais jogadores portugueses a jogarem a fim de não podermos perder a nossa Identidade, e mais, servirmos a seleção com jogadores made in portugal. Como se pode promover os nossos jogadores se eles não jogam na equipa principal????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. portanto paulo lopes, a.almeida, amorim, cavaleiro, bernardo, pizzi, candeias e nelson oliveira não chegam... cancelo pode subir e existir 1 negocio com eder e rafa! portanto 11 chegam?

      Eliminar
  13. Nota nº1: Presidente do Ponte Preta, clube que alinha na 2ª divisão do Brasil, confirma César no Benfica por 3 milhões de Euros.

    Nota nº2: Sporting dá um milhão mais um jogador por Paulo Oliveira (ex Vitoria Guimarães)

    Há uns tempos atrás, os iluminados da nossa Gloriosoesfera diziam que o Benfica fez bem em não ter apostado no Paulo Oliveira, pois os valores pedidos eram exorbitantes e o jogador não tinha estaleca. Vamos fazer um pequeno exercício e assumir que o jogador extra envolvido no negócio do Paulo está avaliado em 1M€, perfazendo 2€M no valor investido pelo Sporting:

    Paulo Oliveira: 22 anos, 1,87m.
    2M€
    Em 2013/14, 2520min na Liga Zon-Sagres
    Pré-convocado para o Mundial do Brasil
    Sub-17: Internacionalizações: 1; Minutos: 40
    Sub-18: Internacionalizações: 5; Minutos: 367
    Sub-19: Internacionalizações: 13; Minutos: 844
    Sub-20:
    Sub-21:

    [Irony Mode: ON]
    César: 21 anos, 1,90m
    3€M
    Jogador importantíssimo do Ponte Preta.
    Habituado a um elevado grau de competitividade na 2ª divisão brasileira.
    Visto ser brasileiro, tem grande apetência para se adaptar rápido à Europa.
    Visto não ser português, tem grandes probabilidades de ser o próximo David Luiz.
    Está completamente de acordo com as promessas de LFV
    Gosta de picanha (?)
    [Irony Mode: OFF]

    Portanto... venha de lá o ódio :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só o futuro irá responder á tua questão pertinente mas não vi ninguém a dizer que o valor do Paulo Oliveira era exorbitante... penso que o Benfica tem acertado mais que o Sporting em temos de jogadores, portanto, isto não me diz nada.

      No entanto, eu tb apostaria no Paulo Oliveira pela simples razão de que não conheço o Cesar, não sei se é bom ou mau e o Paulo Oliveira conheço e vejo nele boas qualidades. Quem sabe de daqui a uns meses não dirás que 3 milhões pelo César foi um pechincha e o Sporting a chorar 2 milhões? Veremos...

      Eliminar
    2. Quanto aos jogador em causa no pst, GB, concordo perfeitamente ctg mas em relação a que os empréstimos, ou cedências com direitos de opção, deste géneros poderia-se escolher clubes mais competitivos. Quanto ao espaço na equipa B, teremos de aguardar para ver que jogadores ficarão na B na posição do Filipe Nascimento e depois sim criticar o que for criticável.

      Quanto ao tal polaco, veremos se fica na A ou na B... Ainda assim, não fazem a mesma posição, portanto, uma coisa nada tema ver com outra...


      Eliminar
    3. o david luiz veio da 4ªdivisão brasileira... apenas!
      a formação do benfica viu-se dentro do campo contra a formação do atletico paranaense no torneio da fifa na suiça? Fala-se, fala-se... a nossa formação ta muito verde para o que o brasil ou a argentina produz--- e o benfica é caso disso! Que david luiz temos na formação? que di maria?

      Eliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Quando não há nada para falar, mas tem que se fazê-lo a todo o custo, costumam sair coisas pouco acertadas.
    É o caso deste post e de alguns comentários.
    Desculpem-me todos aqueles que não concordarem, mas 99% das pessoas que falaram aqui, não viu mais que 5 ou 6 jogos do Filipe Nascimento. E se calhar, foram todos este ano... com a Benfica TV.
    Eu vi jogar pela primeira vez o Filipe Nascimento com 13/14 anos. Em Iniciado tinha, sem dúvida alguma, muita qualidade para a sua idade. Apesar de franzino, era muito bom tecnicamente e tinha uma excelente visão de jogo. Tinha valor para estar no Benfica, ao contrário de muitos outros.
    Mas, conforme o tempo foi passando, a evolução, não foi a esperada. E no Benfica existem muitos miúdos que jogam na(s) posição(ões) dele, com mais valor e potencial. Em Juvenis até esteve bem mas sem grande registo, mas nos Juniores, praticamente não evoluiu.
    Admito que a culpa não tenha sido somente dele, pois não trabalhamos bem os miúdos de modo a integrá-los na perfeição no futebol sénior com vista à Equipa Principal (é um problema crónico da nossa Formação); admito até que tem algum valor para poder ficar na Equipa B. Mas, quando se tem para o seu lugar João Teixeira e Raphael Guzzo num plano muito mas muito superior (já para nem falar de Renato Sanches e do Gonçalo Rodrigues que, dois anos mais novos, são melhores que ele) e, no caso dele, não ter ali nada que indique ter de forma alguma potencial para estar no futuro na Equipa Principal, acho muito bem que tenha ido à sua vida. Assim, pode decidir o melhor para ele. E que tenha muita sorte, é o que desejo.
    Mentalizem-se de uma coisa: nem todos os miúdos têm valor para estar na equipa principal; nem todos os miúdos que andam no Seixal têm valor para estar lá; e, acima de tudo, não se iludam por enviarmos dezenas e dezenas de miúdos às selecções, se nós ainda não sabemos trabalhar esses mesmos miúdos de forma a que eles sejam verdadeiras mais-valias para a Equipa Principal do Benfica. Essa é (ou se não é, devia ser) a nossa meta. Mas ainda falta muito para lá chegar...

    ResponderEliminar
  17. eu tambem gostava de ver mais jogadores da formaçao na equipa principal, mas nao o Felipe Nascimento porque é muito limitado nem sequer era indiscutivel nos juniors, agora se falassem do Rochinha, Joao Nunes, Estrela, Guzzo ou Pedro Rebocho, esses
    sim merecem ir para a equipa B para serem trabalhados para depois irem para a equipa
    prncipal. o Benfica tem que sao bons so que poucos vao vingar, oque é normal isso passa-se em todas as equipas do mundo. RUI COSTAS nao aparecem todos os dias.

    ResponderEliminar
  18. Pois o Rui Costa quando saiu dos juniores passou directamente para a equipa principal. ...

    Espera, afinal não, quando saiu dos juniores foi jogar para o Fafe que andava pela segunda divisão.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking