Exclusivo NGB: Ideia 4. Novo modelo de Comunicação nas bancadas
O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Exclusivo NGB: Ideia 4. Novo modelo de Comunicação nas bancadas

 ●  + 20 comentários  ● 
Tecnologia! A palavra-chave desta ideia é "Tecnologia". Obviamente que a tecnologia custa dinheiro, muito dinheiro em alguns casos e o desafio do que vou apresentar é obter um modelo de financiamento ou retorno que sustente o investimento num periodo de tempo aceitável para os custos envolvidos.

O que vamos focar hoje passa pela capacidade de exposição que é dada aos patrocinadores das bancadas Sagres, Meo, TMN e Coca-Cola. Ao dia de hoje é assim:


Esta imagem nem está actualizada, dado que a bancada TMN hoje em dia tem a designação estática de "BenficaTV".

Ora, tal como refiro acima, a exposição que damos aos nossos patrocinadores das bancadas é precisamente isto: ESTÁTICA! Ou seja, já começam até a ser "filtradas" pelos adeptos ao ponto de ninguém ligar nenhuma aquela imagem.

Contudo, especialmente nos Estados Unidos há muito o conceito da dinâmica deste tipo de exposição dos aneis de bancada, recorrendo à utilização de paineis LED, "transformando" esses paineis tradicionalmente estáticos em ambientes interactivos ao longo do jogo. Eis dois exemplos que nos EUA são usados em pavilhões da NBA ou em estádios de futebol americano.



Como podem ver, os aneis das bancadas ao invés de paineis estáticos têm paineis LED interactivos. Em Portugal, talvez pelo investimento ser elevado (estimo em cerca de 2/3M€ por anel) o FCPorto, por exemplo, já avançou para uma solução semelhante mas apenas num dos aneis numa (pelo menos) das bancadas centrais, não sei se tem nas duas, pois apenas reparei nisso no outro dia numa imagem de TV:

Na minha perspectiva, tendo em conta que o SLBenfica tem pelo menos três linhas de bancada "elegíveis" para esta solução, deveria ser seleccionado apenas um anel para esse efeito, sendo que a minha sugestão é o anel do piso 1 (cativos), até por ser o mais "avançado" fisicamente face ao relvado.

Objectivamente não faz muito sentido olhar para esta solução para todos os niveis de cada uma das bancadas, até porque ao nível de exposição não creio que ter mais niveis represente mais visibilidade.

Quanto à extensão dos paineis, ou seja, se apenas nas centrais ou se ao redor de todo o estádio, depende do conceito a explorar. Teoricamente vale a pena pensar numa solução em redor do estádio num dos aneis, mas na prática depende de se queremos criar interactividade em todo o estádio ou se queremos apenas "para aparecer na TV".

Se a ideia for montar isto para "saltar mais à vista" na TV... sinceramente eu não gastaria dinheiro nisto.

Agora se a ideia for desafiar os nossos patrocinadores a ter um "slot" de mais de duas horas (desde que abrem as portas até ao final do jogo) para comunicar com o publico do estádio e com os espectadores da TV, então aí é outra questão.

Abrir-se-iam assim novas formas de comunicação dos parceiros MEO, Sagres, TMN e Coca-Cola (ou outros) directamente com os adeptos no período pré-jogo, ao longo do jogo e mesmo depois. Onde se poderiam fazer passar promoções especiais, concursos directamente relacionados com o jogo (tipo: mande SMS para o numero X e aposte em quem marca o primeiro golo...).

Possibilitaria também soluções de interactividade em função das circunstâncias do jogo: nos golos, em momentos para puxar pela equipa, para estimular certos cânticos, resultados, informações, etc.) etc. etc. etc.

Obviamente que isto acabaria por dar maior visibilidade durante as transmissões de TV, fotos dos jogos, etc. Se calhar não durante a totalidade do jogo, essa é mais focada no relvado e nas primeiras e segunda linhas de publicidade onde o SLBenfica já tem este tipo de soluções em LED. Mas seguramente que teria bastante mais impacto que esta opção actual estática.

Outra abordagem possivel passaria pela integração de conteúdos do Clube em conjunto com a publicidade dos parceiros, aumentando a visibilidade e valor da imagem e marca dos parceiros, como sejam acções promocionais, ou produtos específicos.

Caso fosse o modelo acordado com os parceiros dos namings das bancadas, poderia passar também pela abertura destes espaços publicitários a outros/mais parceiros que pudessem partilhar o custo, pois a interactividade durante duas horas e meia ou mesmo que apenas durante 105 minutos (90 + intervalo) pode ser interessante ser partilhada para evitar mensagens demasiado repetidas.

Ora, o desafio estaria, então, em como pagar os 3 ou 4M€ que poderia custar uma solução destas (se calhar é menos, não interessa!)...

... bem, numa primeira analise simplista digamos que bastaria ter evitado o custo do Lisandro Lopez, que nem jogou pelo Benfica e que além dos 5M€ custa salários, para pagar todo o investimento. Se não quiserem esse há muitos outros como o Djaló, Funes Mori, Ola John, Rojas, Jardel, Mitrovic, etc.

Mas se não quiserem ir por aí, ou seja, por evitar investimentos sem retorno para o Clube, haveria outros formatos como desafiar os quatro (pelo menos) patrocinadores a investir nesta solução:

Se considerarmos 4M€, diria no máximo 1M€ a cada um (não anualmente, mas apenas uma vez!).

- Se não quisermos que represente um investimento destes, ou se não tiverem budget de marketing para tal, poderia ser abatido ao contrato de patrocínio futuro (ao invés de pagarem 3M€/ano durante 5 anos, pagam 2,8M€).

- Se efectivamente quisermos fazer um trabalho de aumento de visibilidade, de exposição, logo também do valor do patrocínio, poderia ser feita uma renovação antecipada do namming da bancada, considerando esta nova capacidade/potencial adicional de exposição, aumentando a receita anual do patrocínio para o SLBenfica e suportando assim os custos de investimento do Benfica nesta infra-estrutura.

- Depois há ainda a hipótese de "abrir", mediante negociação com os parceiros actuais, este espaço a novos parceiros.

20 comentários blogger

  1. Concordo. Penso que a chave serão mesmo mais parceiros. Não será difícil, digo eu, à PT, Sagres e Coca Cola aceitar tal facto desde que os anúncios não sejam de concorrentes, isto é, de empresas com o mesmo tipo de negocio.

    ResponderEliminar
  2. O FCP tem nas duas bancadas centrais. Paineis com o patrocínio Banco BMG.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda estou para perceber o que o Banco BMG ganha com a publicidade em Portugal.
      Talvez se devesse chamar antes Banco OMO...

      Eliminar
  3. Muitos parabéns GB! A ideia parece-me optima! Diria mesmo que é vital para voltar a dinamizar o estádio. Aliás, creio que há muito mais a fazer neste sentido! Há uns dias num dos ultimos jogos entrei cedo e estava com pessoal na bancada a ter uma conversa relacionada com o estado, muitas vezes, morbido que se vive dentro do estádio antes do jogo! Não faz sentido absolutamente nenhum que não se tente dinamizar de variadas formas o ambiente!
    Hoje em dia basicmaente temos 3 ou 4 porcarias com publicidade espalhadas pelo relvado (uma lata de cerveja insuflavem....) e pouco mais! A selecção das musicas que passam no estádio é ridicula! Não há uma que tenha a ver com a nossa historia (lembro-me de no ano passado ter-mos jogado com contra uma equipa espanhola em casa e a musica que utilizaram no lancamento da vitoria foi o "bamboleo"....sei que há um cantico nosso que utiliza este ritmo...mas contra espanhois?! não é obvio que eles vão aproveitar a musica para cantar?....) ! Há dezenas de apaixonados pelo Benfica que tambem são musicos e têm boa musica! não faria sentido procurar ter atenção nestes pormenores tambem? Depois há jogos em que temos umas "cheerleaders" que, coitadas, pouco ou nenhum espectáculo dão e pouco mais...

    Só quem nunca assistiu a um evento desportivo de topo nos EUA pode ficar agradado com o pouco trabalho que se faz para proporcionar um momento agradavel ás pessoas no dia de jogos na Luz! Há tantas ideias para implementar que pouco custo teriam e que seriam uma enorme mais valia!....

    Creio que esta ideia que apresentas seria facil de financiar pois, rapidamente, surgiriam parceiros a querer chegar-se ao Benfica! Isto não contando com aqueles que são nossos parceiros já há muitos anos e que, seguramente, quereriam manter essa parceria! Veja-se o caso da MEO que, vendo no Benfica um parceiro forte, utilizou a nossa parceria para criar um producto fortissimo no mercado! As outras marcas viram isto acontecer e certtamente teriam o mesmo interesse....

    Se não houver dinheiro metido ao bolso por ninguem e as coisas custarem o que realmente custam (se é que me entendem) creio que 3M€ é uma falácia e que se faria a coisa por menos, contudo mesmoque fosse esse o valor, seria rapidamente liquidado com as parcerias!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um evento desportivo nos EUA é algo dinâmico, que vai evoluindo em várias frentes e que dá primazia ao espectador e ao espectáculo.

      Em Portugal ainda se olha para o espectador como alguém a 'quem fazemos o frete de permitir que pague um bilhete para nos vir ver'.

      Acima de tudo, é preciso uma mudança de mentalidades por parte dos organizadores dos eventos.
      Beneficiarão os cofres dos clubes e os espectadores que terão mais motivos para ir aos eventos desportivos.

      Eliminar
  4. Nada que já não se tenha pensado dentro do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? E quem lá terá feito chegar essa ideia? Já pensaste? Queres pistas...?

      Eliminar
  5. Continuas a falar de projectos e continuas sem perceber que a esta Direcção não interessa um Benfica saudável economicamente, mas sim um Benfica que ganhe de vez em quando, para alimentar a ilusão dos adeptos, e recolher receitas. Por isso vendem jogadores, compram para emprestar, o que interessa é pagar comissões. Os empresários depois lá as dividem com quem quiserem...

    E é assim há 12 anos... antes não era, pelo menos nos 3 anos que antecederam esta farsa que se governa à custa do Benfica e que esta a comprometer as próximas dezenas de anos do futuro do Benfica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a brincar? Só pode.

      Eliminar
    2. Caro eagle, então quanto recebeu o J Mendes nas transferências do Montinho e do J Rodrig.?
      Sabe o que se passava no Benfica antes desta direção entrar e até mesmo antes do tal vale tudo? Parece-me que está um pouco obcecado em criticar esta direção. Isso retira-lhe discernimento...
      Não ganhamos e está tudo mal?
      Os adversário também jogam! É disso que se trata. Simplesmente em Portugal há uma coisa chamada fruta que deturpa tudo... Temos de ter isso em conta.

      Eliminar
    3. As comissões no futebol aumentam de ano para ano, por isso é que ha 12 anos não havia tanto, mas não havia para ninguém, não era só para o Benfica. Assim como agora há para todos, uns mais que outros, mas cada vez mais no geral.

      Eliminar
  6. Publicidade devia ser dinâmica como nas laterais,logo mais lucro para o Benfica e também para as empresas aderentes.

    ResponderEliminar
  7. "o custo do Lisandro Lopez, que nem jogou pelo Benfica e que além dos 5M€ custa salários, para pagar todo o investimento" - Este veio na perspectiva da saída do Garay. Sinceramente não percebi como saiu, por mim ficava porque é muito idêntico ao Garay em termos de características.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim sim e tu viste-o jogar assim e tudo,...

      AAG

      Eliminar
  8. podia passar nos placards...
    "Cardozo sempre que tocares na bola ganhas 1 eur!" visto que é o melhor marcador da historia lero lero e depois tem 10/15 jogos como o de atenas que nem toca na bola em 90m! Rodrigo e Lima mereciam jogar tanto tempo como ele, e em janeiro pode seguir viagem, chegando se possivel o nelson oliveira para se impor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou Jesus se inventas vais à vida!
      Frases dinâmicas lol

      Eliminar
    2. pois é o lima e o rodrigo tocam mais vezes na bola agora marcar golos tá quieto.

      Eliminar
  9. Parabéns ao NOVOGERAÇÃOBENFICA por este artigo. Todas as ideias que mencionou são válidas, construtivas e merecedoras de ser equacionadas, se já não o foram, pelos benfiquistas em geral e pela direcção em particular.

    Infelizmente como já é habitual aqui neste espaço aparece sempre alguém que acha muito mais oportuno de NÃO CONTRIBUIR e discutir o assunto em questão e sim aproveitar para disparar em todas as direcções e a tudo o que mexe desde que consiga dizer mal de LFV, Direcção e ou JJ; seja de forma directa ou indirecta.

    Maria do Carmo

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde caro Geração Benfica

    Estas e outras ideias acrescentariam valor ao Benfica se a gerir o nosso amado clube estivessem pessoas que na sua humildade quisessem ouvir os adeptos e sócios do Benfica e as suas ideias , mas como todos sabemos a realidade é totalmente a oposta.Esta direcção e Presidente não querem , nem demonstram vontade para ouvir e debater ideias a não ser as deles.Só eles sabem tudo , só eles tem razão , tudo o resto é abutres e papagaios que pelo simples acto de proporem ideias e terem a coragem de pensar Benfica são maus benfiquistas.Essa é a infeliz realidade do nosso glorioso que pessoas como eu, vivem no seu dia à dia por não concordam com o rumo actual, são acusados, julgados e condenados no mesmo minuto sem direito a defesa nem julgamento.Eu próprio no âmbito de dinamizar o Estádio da Luz ,enviei para o email do Benfica algo muito parecido ao que expõe neste texto.Nesse âmbito fui mais arrojado , a minha ideia passava não apenas por uma publicidade dinâmica no interior do Estádio como no exterior (aquele betão armado sem mais nada é horrível esteticamente) .Numa primeira fase passaria pelo rejuvenescer e inovar no interior (com os painéis leds) onde actualmente se encontra publicidade estática dando primazia aos actuais parceiros e tentando encontrar novos para que o investimento inicial do clube fosse totalmente pago.A esta medida daria uma nova vida aos pré-matchs do Estádio , ao estilo dos eventos desportivos Norte-Americanos.Falta animação no "antes" no "intervalo" e mesmo no "fim" dos jogos do nosso glorioso.Numa segunda fase (esta mais difícil e de investimento grande) passaria por colocar painéis leds a cobrir todo aquele betão exterior que é muito feio e dando um ambiente à Las Vegas a todos os que visitam a nossa catedral.Imaginem aquele espaço obsoleto de betão com imagens dos nossos grandes jogadores em tamanho gigante , com pequenos vídeos dos nossos momentos históricos mais marcantes, intervalados com publicidade dos nossos parceiros estratégicos 24 horas por dia.Passados aproximadamente 590 dias desse envio , não recebi nem a confirmação da recepção do email.Como não sou desistir enviei uma segunda vez.Passados 570 dias ainda espero por uma pequena gentileza a dizer recebemos o email , mas como a minha ideia era grátis , e feita apenas por amor ao clube e não queria nenhum taxo , nem comissão deve ter sido colada imediatamente no lixo.Espero sinceramente que o Geração tenha os contactos necessários para que a sua boa ideia possa ser debatida e discutida e não suceda o "normal" neste casos que é imediatamente lixo.Se isso acontecer pode sempre tentar numa AG , desde que o Buzinas deixe o que não será tarefa fácil.

    ResponderEliminar

Atenção: O NGB mantém um registo completo de todos os comentários. Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado. Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no âmbito do NGB

ranking

recentes

Mensagens populares