O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Política de Comunicação do Benfica: Ideal ou Desajustada?

. 19 comentários

Salta à vista que Luis Felipe Vieira não é um líder natural, não tem o dom da palavra, não tem a capacidade de virar discussões a seu favor, chega até a parecer que é uma pessoa reservada, incomodada com a exposição mediática que o cargo que ocupa lhe dá. Não é um “pensador nato” mas um homem do povo com o coração ao pé da boca. Quantas vezes não se tornaram frases suas armas de arremesso dos adversários? A célebre frase da equipa maravilha que depois nem para a Taça UEFA se qualificou, a frase em que dizia que mais importante do que contratar bons jogadores era investir na Presidência da Liga de Clubes, a outra recente em que dizia que dos jogadores do Benfica só um sairia abaixo da cláusula de rescisão. São intervenções a quente, desnecessárias, têm o intuito de galvanizar as hostes mas muitas vezes acabam por se virar contra o próprio clube.

Luís Felipe Vieira é assim, não há volta a dar, a experiência permitiu-lhe disfarçar algumas insuficiências mas não lhe muda a natureza.

Dito isto, entendo também que não é por LFV ser um líder sem o dom da palavra que o seu trabalho à frente do Benfica fica diminuído nos seus enormes méritos. Considero que Luís Felipe Vieira tem realizado um grande trabalho à frente do clube e que a história há-de acabar por reconhecer a sua obra. Sou seu apoiante.


Mas isto para dizer o quê? Que mais uma vez não entendo o timing da entrevista de ontem na SIC. Tal como não entendi o timing da entrevista anterior, em concorrência directa com a de Pinto da Costa noutro canal televisivo, levando capote nas audiências como se imaginava. São erros primários, infantis, próprios de um iniciante.

Porque a sensação que tive ontem é que Luís Felipe vieira foi a uma entrevista muitíssimo mal conduzida por Rodrigo Guedes de Carvalho, para fazer o balanço de três semanas de Campeonato Nacional! Luís Felipe Vieira foi a um programa televisivo em horário nobre para responder a perguntas sobre duas derrotas no campeonato, Roberto, Simão, Eduardo, Mantorras, mercados da Russia, Laurentino, Queirós e insinuações sobre equipa de caceteiros?! Mas está tudo doido? Prestam-se assim a esse papel?!

Em primeiro lugar, LFV não tem de ir para a televisão à terceira jornada prestar contas de contratações consumadas nem por consumar. Não tem de responder a perguntas sobre Simão, sobre Aguero ou sobre nenhum outro que não esteja no clube.

Qual o objectivo do jornalista perguntar se foi Jorge Jesus a vetar Simão? Ainda que o tivesse sido, não estaria JJ no seu direito? Qual o objectivo de perguntas destas? Inventar mais guerras? E o Benfica deixa-se cair na ratoeira, e deixa que estes jornalistas e paineleiros continuem a escarafunchar, cada vez mais fundo até atingirem a alma do clube?!

Porque todos percebem que Luís Felipe Vieira não tem capacidade de responder a algumas perguntas incómodas, e pelos vistos ninguém o aconselha. Que raio faz o Director de Comunicação do Benfica? Não era mais do que óbvio que perguntas sobre Roberto iriam surgir na entrevista de ontem? E não se leva uma cábula? Uma resposta preparada para proteger o atleta?

O que LFV tinha de responder ontem às questões sobre Roberto seria algo como: “As contratações do Benfica somos nós quem as fazemos, e fazemo-las baseados em convicções que não se alteram ao fim de uma ou duas semanas. Roberto não é diferente nem do Gaitan, nem do Jara, nem do Coentrão, nem do Javi Garcia, nem do Saviola nem do Júlio César, nem do Ruben Amorim nem de todos os outros. Têm estatutos idênticos, fazem parte do plantel e têm de justificar o lugar no onze todas as semanas. Não nos escondemos, estaremos aqui para responder por todas as nossas decisões, as boas e as más mas, será no timing certo, no final da época quando se avaliarem os resultados, não será agora, não será quando vocês querem, não será com três jornadas de campeonato decorridas e muita água para correr debaixo da ponte. Continuamos convencidíssimos que a contratação do Roberto foi acertada e que o tempo mostrará isso.” E o assunto morria ali.

Ou alguém vê Pinto da Costa prestar contas, ou melhor, eu já nem digo prestar contas, alguém vê Pinto da Costa ser questionado sobre as caríssimas contratações de Tomás Costa, Mariano, Bolatti, João Moutinho, Valeri, Farias, etc? Ou Bettencourt sobre Pongolle que custou 6.5 milhões há 8 meses e já cá não esta?

Eu estou cansado deste tema Roberto. O Benfica nos últimos três anos contratou Fábio Coentrão, Sidnei, Maxi, Yebda, Di Maria, Ruben Amorim, Bynia, Felipe Bastos, Balboa, Aimar, Reyes, Cardozo, Urreta, Jorge Ribeiro, Carlos Martins, Patric, Shaffer, Júlio César, Ramirez, Weldon, Saviola, Javi Garcia, Peixoto, Menezes, Kardec, Éder Luís, Oblak, Gaitan, Roberto, Jara e Fábio Faria.

A maior parte destes jogadores faz parte do plantel, sinal que foram apostas na sua maioria acertadas! Pela primeira vez em muitos anos o Benfica tem uma política vencedora e de continuidade, que não passa por dispensar 20 jogadores e contratar outros 20 em cada final de época. Erros houve (como há sempre), sendo o mais dispendioso Balboa que custou 4 milhões. Não vou incluir Roberto dos falhanços porque para mim é ainda muito cedo para fazer tal avaliação.

Mas as pessoas só falam do Roberto?! Alguém fala do Coentrão que custou 1 milhão e vale 30? Alguém fala no David Luís que custou 1.5 milhões e vale 35? Que raio?! É a pergunta que gostava de fazer a alguns jornalistas e adeptos Benfiquistas: No Benfica, há alguma coisa que achem certo?!

Uma última palavra para Rui Costa. Vejo nele um excelente comunicador, um homem ponderado e de bom senso, as palavras saem sempre redondinhas da sua boca. Acho que o Benfica ficaria muito melhor servido se fosse ele a falar mais vezes em vez do presidente. O que acho é que não é esse o papel que lhe cabe.

Chateia-me ler tantos comentários de gente que, apenas baseado naquilo que julgam saber, continuam a insistir que Rui Costa perdeu preponderância no Benfica. Porquê? Porque aparece menos, fala menos, já não faz viagens triunfais a Saragoça para pescar Aimares com chegadas apoteóticas ao aeroporto. Os populistas julgam que esse é que é o papel do director desportivo, aparecer no aeroporto rodeado de craques com os flashes a baterem-lhes na cara todas as semanas.

O trabalho de Rui Costa revela-se essencialmente no que não se vê, nomeadamente nos dois anos em que não se ouviu um único caso de indisciplina no plantel, revela-se no título de Campeão Nacional, sinal de que o departamento está a ser bem gerido. O resto é folclore.

Ou será que Reinaldo Teles também anda a ser esvaziado por Pinto da Costa há 30 anos? Nunca se ouve falar nele mas todos sabem que está lá.

Mas voltando à razão deste post, se esse papel de voz do clube não cabe a Rui Costa, tem então urgentemente de se arranjar forma de contornar as insuficiências que se vêm. O triste da intervenção de LFV no dia de ontem, é que se percebeu no final da entrevista a razão pela qual Luís Felipe vieira lá foi: Foi lá para lembrar a todos que o Benfica tem sido prejudicado pelas arbitragens e está atento. Mas se era para isso, foi mais do mesmo, havia formas bem mais fáceis de passar a mensagem, sem ter de se prestar àquele papel.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

19 comentários

  1. parabens pelo post,
    claro e objectivo!

    ResponderEliminar
  2. Brilhante Redmoon!

    ResponderEliminar
  3. O GLORIOSO9/9/10 21:42

    Antes de mais este "novo" GeraçaoBenfica é de facto fantástico, um verdadeiro blog á Benfica. Plural como o nosso Benfica é onde todos podem de forma cordata e inteligente dar as suas opiniões sobre o clube. É assim que deve de ser por isso os meus parabens ao Geração Benfica e aos novos blogers que enriquecem bastante o blog.
    Muitas coisas não concordo com o Geração Benfica principalmente em relação ao presidente mas como grandes Benfiquistas que somos todos opiniões diferentes só pode ajudar o clube.
    Este texto do RedMoon está fabuloso, o qual assino por baixo. De facto sinceramente não percebo o timing da entrevista. Porquê? Com 3 jornadas não há a minima justificação. Falar das contratações e vendas porquê? Foram feitas pelo clube para reforçar a equipa CAMPEÃ como todas as equipas do mundo fazem. Falar do Queiroz e da palhaçada da equipa da FPF, francamente! Falar do que já se sabia que o Mantorras vai abandonar o futebol? Foi um entrevista totalmente desnecessaria.
    Como disse RedMoon o nosso Presidente por muitos defeitos que tenha (e tem muitos) tem feito um trabalho incrivel no clube e todos por muito que não gostem dele devem-lhe estar agradecidos. Não tenho duvidas ficará na historia do clube como um grande Presidente independentemente dos titulos que ganhar.
    Mais uma vez o Blog está fantástico os meus parabens.

    ResponderEliminar
  4. "É a pergunta que gostava de fazer a alguns jornalistas e adeptos Benfiquistas: No Benfica, há alguma coisa que achem certo?!"

    Eu acrescentaría ainda outra para alguns benfiquistas:
    "Acham sinceramente que o demo reencarnou em Luis Filipe Vieira?"

    É que uma coisa é criticar construtivamente como foram alguns posts, mas nos últimos dias tem sido um massacre!!!

    Nem tudo está bem, cometeram-se muitos erros, grande parte na parte de comunicação, mas essa exagerada onda pessimista também não me parece que ajude alguma coisa!

    ResponderEliminar
  5. "Luis Felipe Vieira não é um líder natural... Não é um “pensador nato”"... então como é que o Benfica ainda não desceu de divisão? Como é que o Benfica sob a orientação deste homem que parece não ter nenhumas qualidades consegue ganhar dois campeonatos com o sistema em grande, retirar o clube dos anos da amargura, deixar de dever mundos e fundos e e colocar todas as modalidades e formação a ganhar títulos??

    Lá por não ter o dom de orador, não quer dizer que não seja um líder... Quantos são os que tem o poder da palavra, e depois é tudo oco no que toca à acção??

    ResponderEliminar
  6. Boa dezazucr

    Este blog é piada.
    Quando apontamos do dedo as criticas sistemáticas temos respostas pobres.
    Estes "grandes" benfiquistas dão a impressão que nada esta bem e que ELES sabem como e porque se devem mudar as coisas.

    Uma pergunta simples e clara e gostaria de ter uma resposta por favor: Qual foi o ultimo post em que vocês não se dão parabéns uns ao outros e termina por um: Viva o Benfica, Grande Glorioso, SLB SLB SLB, Benfica sempre.....e muitos outros ???

    Que raio de benfiquistas são vocês que depois de matar tudo o que é e faz o Benfica não são capazes de escrever um simples: VIVA O GLORIOSO ???

    ResponderEliminar
  7. já chega de malhar no ceguinho... por favor.

    post sim post sim, sempre a malhar... mas alguma vez nos ultimos 20 anos tiveram um Benfica a este nível?

    Uma coisa é não gostar do LFV (eu também não gosto do estilo) outra é odiá-lo...

    Por Amor de Deus paem para pensar um pouco.

    Críticos, sim, sempre. Mas de fundamentalistas já chega.

    Benfica Sempre.

    ResponderEliminar
  8. tou de acordo com o dezazucr e com o Da Godfather,VIVA o GLORIOSO!Redmoon,por acaso reparou que esta semana falaram,os dois capitaes,o treinador e o presidente?Se calhar houve motivo para isso...Deixem o homem trabalhar,nao inventem só para prejudicar!Já basta a comunicaçao social,que muitas vezes veem ler os blogs para depois lançar as farpas...

    ResponderEliminar
  9. @Da Godfather,

    Se leres posts anteriores,podes de facto perceber que se ha algo contra o qual nunca tive 'e contra esta direccao.

    Estou com ela, e acho que tem feito um excelente trabalho.

    Este post 'e sobre um tema especifico, a politica de comunicacao do clube, a qual, na minha opiniao, nao 'e a ideal, apenas isso.

    Outros posts escrevi, sobre outros temas, nos quais percebes que contra esta direccao nao tenho nada.

    @Tiago,
    nao questionei a capacidade de trabalho de Luis Felipe Vieira. O seu trabalho tem sido excepcional na minha opiniao.

    O que quis dizer foi que, LFV nao 'e uma pessoa com um dom especial para a oratoria (o que nao invalida todos os seus outros meritos). Tenho muitas vezes a sensacao que esta a dizer coisas que o seu cerebro ainda nao processou inteiramente. 'E tipico de pessoas que teem o coracao ao pe da boca (grupo onde me incluo, por exemplo).

    Rui Costa 'e nesse aspecto mais ponderado, foi apenas isso que quis dizer.

    De resto, grande Vieira, se hoje houvesse eleicoes recebia o meu voto mais uma vez.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. @Tiago

    Ainda para frisar o meu ponto:

    Porque razao Manuel Vilarinho deixou de fazer parte dos orgaos sociais do clube?

    Porque disse alto e em bom som, numa celebre Assembleia Geral, e para que todos ouvissem, que as modalidades amadoras eram o cancro do clube... E disse ainda outra do genero "esses gaijos que se f...."

    Isto 'e mais um exemplo do que acabei de dizer. Nao quer dizer que Manuel Vilarinho nao tivesse o direito de pensar estas coisas. Mas a sua responsabilidade diplomata apelava a outro tipo de ponderacao.

    Provavelmente se tivesse pensado um bocadinho antes de falar, nao o teria dito.

    Mas Manuel Vilarinho 'e outro excelente exemplo de alguem com o coracao ao pe da boca.

    Mais uma vez,sem lhe retirar todos os outros meritos que tem

    ResponderEliminar
  11. Caro RedMoon, comparar o papel de Reinaldo Teles com o de Rui Costa é no minimo abusador... para ambos.

    Reinaldo sempre foi (ASSUMIDAMENTE) um operacional de Pinto da Costa. O homem do dia-a-dia, o controlador, "a voz do dono".

    O Rui Costa, se bem te recordas, foi apresentado como o "novo comandante do navio" do futebol, no qual o presidente assumiu ter poucos conhecimentos, ao contrário do Rui.

    No tempo, passou de comandante do navio a mero marinheiro e daqueles que nem sequer embarca... é dos que fica em terra a ajudar a embarcar. Quem o diz é LFV.

    Ainda dizes que não há motivos para questionar? LOL

    ResponderEliminar
  12. GB: Ainda não estamos em tempos de eleição.
    Claro que há motivos, mas onde esta a tua dica para O GLORIOSO ?

    Podes pensar que não é necessário, mas é. Mais do que nunca !

    ResponderEliminar
  13. @GB,

    Nao quis comparar Rui Costa a Reinaldo Teles... A comparacao foi feita para dizer que um bom dirigente nao tem de estar sempre a aparecer.

    No que 'e que o papel de Rui Costa difere agora do de ha 2 anos atras? Porque antes aparecia no aeroporto com o Aimar atras e agora nao?

    'E claro que podes achar que o seu papel esta diminuido pelo presidente, mas parece-me que estas a especular sobre algo que nao sabes.

    Se o Rui Costa esta diminuido porque 'eque continua la? Deve vassalagem a alguem?

    Claro que eu nao estou livre de amanha o Rui Costa se demitir e eu ter de reconhecer que o GB tinha razao.

    SO que ate ao momento, 'a parte a especulacao que de vez em quando surge (e quase sempre de benfiquistas),eu nao tenho nenhum dado concreto que sustente essa tese.

    Aparece menos, fala menos... mas sera que nao 'e esse o seu papel?

    O treinador escolhe jogadores, o presidente negoceia... Tambem ha algo de errado com essa cadeia de poder?

    ResponderEliminar
  14. @GB

    Alias, quer-me parecer que, tivesse o benfica contratado Hleb, e Rui Costa tivesse chegado ao aeroporto em gloria ao lado do jogador, os criticos bateriam palmas porque o Rui estava vivo outra vez.

    Simplesmente, nao me revejo nesse tipo de populismo.

    ResponderEliminar
  15. @GB

    Ainda sobre o Rui Costa, sabes a razao pela qual eu tenho dificuldade em dar-te razao nesta tese?

    'E que tenho de Rui Costa a imagem de uma pessoa inteligentissima, que sabe, mais do que ninguem, que nesta direccao do Benfica 'e talvez o elemento mais importante, o que maiores consensos reune junto dos socios.

    Se ele se demitisse, nao tenho duvidas nenhumas, LFV ficaria realmente fragilizado. Ele tem o poder na mao, basta querer.

    Mais uma vez digo, isto 'e apenas a ideia que tenho, e se amanha algo acontecer, que o Rui Costa se demita por exemplo, aqui estarei para dizer: Sim senhor, o GB tinha razao.

    Mas ate la... A unica coisa que posso fazer 'e expressar a minha opiniao:)))

    ResponderEliminar
  16. Meu caro, que a nossa discordia ou acordo jamais tenha qualquer impacto sobre a tua vontade de expressares a tua opinião que, como tens visto, se revela interessantíssima.

    Não quero, e acho que há muito tempo que lês o GB e notas-o, expor em demasia o "tema Rui Costa", mas penso que já terás percebido que sei do que falo e porque falo.

    Quanto ao LFV ficar fragilizado sem Rui Costa, por amor de Deus... não substimem o Presidente. Mais facilmente o Rui caia no esquecimento enquanto dirigente, do que LFV seria afectado.

    ResponderEliminar
  17. Nao tinha lido os outros comentários, mas vou "apenas" dizer-te isto:

    1. Quando o Rui foi (será que foi ;) ) a Barcelona pelo Hleb, na quinta-feira eu já sabia (e tu podes prova-lo pelo que comunicámos em privado) que o Hleb nao viria.

    2. O que está em causa na questão do Rui não é ele aparecer ou não. Aliás, por mim ele nao aparecia, nem ele nem ninguém. Chega de gerir para o protagonismo. O que está em causa é o envolvimento. Porra, para que raio está lá um Director Desportivo, se o presidente faz tudo sozinho com o treinador e com os empresários e emissários?

    3. O Rui não se demite, nem vai demitir... prefere aguentar. Em nome do prestigio que tem junto dos benfiquistas. Não "coisa" nem sai de cima. E, com sorte, quando puder ir a votos... vai

    ResponderEliminar
  18. Como disse GB,

    Admito perfeitamente que ha coisas que se calhar tu sabes que eu nao sei...

    Eu limito me a viver no Reino Unido, aquilo que me chega 'e o que vejo nos jornais e na TV... e depois tiro as minhas ilacoes evidentemente:))) Eu aqui nem sequer posso ter conversas de cafe!! lol

    Tambem acho que um dia Rui Costa ira a votos... e contra esse acho, que seja quem for a oposicao, o Rui vai ter vitoria esmagadora!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  19. O presidente do Benfica terá responsabilidades nas questões formuladas pelo Rodrigo G. Carvalho?
    Certamente que não. Tem é a responsabilidade de ter acabado com dirigentes que se punham em fila para opinar na comunicação social sobre tudo e todos...

    Prefiro esta politica de comunicação à anarquia comunicacional existente no Benfica nas décadas que precederam Luís Felipe Vieira.

    Mas o que está a dar é falsos benfiquistas e benfiquistas medrosos questionarem tudo o que se faz à luz do que vai sucedendo sem nenhuma coerencia e integridade no discurso...

    É claro que só quem tenha proveito em minar o caminho desportivo e emrpesarial do Benfica é que terá interesse nisso. É isso que faz a imprensa diária desportiva que passa do 80 ao 8 em 2 dias. E é isso que faz a putativa oposição a Luís Felipe Vieira, não se apercebendo que se sujam ao chafurdar na lama.

    Com que então, queria que o presidente estivesse calado?

    É por haver bloggers e benfiquistas medrosos como você que os profissionais do Benfica deverão ser extremamente reservados na comunicação social, preservando assim o trabalho diário e a estratégia definida pela Direcção.

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking