Nota prévia: João Noronha Lopes é um grande benfiquista. Nenhuma linha dos meus textos jamais irá colocar em causa o homem, a pessoa, a seriedade e a honestidade de João Noronha Lopes ou de qualquer candidato. O que aqui se discute é a posição enquanto candidato.
Sobre a entrevista, é por situações destas que sou da opinião que devem haver vários debates. Todos podem ter um mau dia e o candidato João Noronha Lopes hoje teve um mau dia... e o entrevistador vinha com a lição bem estudada para apertar com o candidato à Presidência do SLBenfica.
Vamos começar pelas pelo lado positivo:
- João Noronha Lopes anunciou o segredo mais mal guardado: Nuno Gomes e Vitor Paneira terão cargos no SLBenfica. O primeiro anunciado como Vice Presidente (ou seja na Direcção) com a responsabilidade do Futebol, ou seja, terá um lugar na SAD também (porque a Direcção não lidera o futebol).
Já o segundo, anunciado para o cargo de Director Tecnico, mas num conceito muito mal explicado - neste sentido não me vou adiantar muito, até porque o Paneira tem 3 titulos em 8 anos de Benfica e penso que a forma como o descreveu não se coaduna com os resultados e recentemente o seu despedimento do Varzim também não. Penso que ali baralhou-se um pouco até porque assinou em directo o despedimento de Simão Sabrosa e Mário Branco.
O candidato que já assumiu e bem que não se preocupa em copiar o que acha que é bem pensado, parece querer copiar com Nuno Gomes o mesmo que Vieira fez com Rui Costa. Apresentar um ex-jogador de futebol para gerir o futebol é coisa testada e está claro que não corre bem.

Nas redes sociais já andam, porém a dar nota que Nuno Gomes foi despedido do SLBenfica por Vieira, mas isso é falso segundo o próximo Luis Filipe Vieira:
"Todos os projetos que falámos aqui são dentro da Caixa Futebol Campus. E o Nuno, quando pensámos nisso, tínhamos de ter alguém que coordenasse isto tudo. Não podia ser eu. Quando se pensou no Mil-Homens, não se pensou afastar o Nuno. Com a entrada dele, o Nuno reagiu um pouco… Se calhar com uma notícia que vinha no CM… ficou assim um bocadinho chocado. Mas o primeiro contacto com o Pedro Mil-Homens foi por causa do centro de rendimento, não do Seixal. Depois chegámos à conclusão que reunia as condições. Falou-se com o Nuno e ele tomou uma decisão. Mas sabe perfeitamente que a porta está aberta, nem é preciso telefonar a ninguém. Sabe bem que tem aqui um amigo para tudo. Estou convicto de que vai chegar o dia em que ele regressa. Não foi nada de falta de competência dele, estão enganados" in Record
Penso que agora ficou claro, porque a Sporttv decidiu colocar em suspenso o programa onde o candidato a Vice Presidente do SLBenfica participava.
Não me parece que seja um nome forte, desde logo porque o irmão está ligado a uma empresa de intermediação e já sabemos como são os adeptos. Quando correr mal, vai tudo começar a mandar bocas e suspeitas. Nuno Gomes poderia claramente ser uma opção válida, talvez o futebol não fossem a melhor opção.
Também achei positiva a forma como terminou, dando nota que é alguém sem telhados de vidro perante os poderes. Tenha-os ou não, não sei, mas penso que é um diferenciador que pode apresentar, porém quanto mais gente "do passado" aproximar da sua Direcção ou candidatura, menos poderá dizer isso.
Não valorizo em absoluto a gaffe / branca do candidato, nem posso considerar um momento negativo. Só a falta de sentido comum pode levar a que alguém ache que estar ali em directo não pode levar a brancas quando se tem a "lição estudada" com a equipa dele e depois há ali um momento de confusão.
Ao nivel financeiro esteve também num plano positivo, mas sem apresentar nada efectivamente relevante, refugiando-se em lugares comuns e frases já outrora ditas por outros benfiquistas sobre o dinheiro das vendas.
Ao nivel negativo, penso ter sido um erro estratégico ter permitido que se discutisse o voto eletrónico de forma pouco assertiva durante 20 minutos numa entrevista de pouco menos de 60minutos.
Foi também um erro ter chamado Mário Dias á conversa, sabendo-se que é um amigo de Luis Filipe Vieira e que os dois, juntamente com Bibi mandaram no SLBenfica durante anos... numa direcção da qual referiu ter orgulhosamente feito parte.
Saiu mal na tentativa de competir para ver quem tem mais lugares no Estádio. O Rui Costa disse 80, ele diz 83... mas num estudo que já fez, está pronto, mas... só mostra se ganhar. Ou não diz nada sobre isto, ou mostra o estudo, assim é propaganda desnecessária.
Em resumo, acho que a entrevista não correu bem. Não foi porém negativa e saudo com agrado o anuncio de nomes para a candidatura e funções. Que os próximos dias e semanas permitam ouvir Nuno Gomes e a sua ideia para o projecto desportivo - coisa que hoje não foi possivel falar, como não se falou de formação, de scouting, de associativismo, de modalidades, etc. em grande parte culpa do entrevistador, mas que o entrevistado também não puxou
0
Enviar um comentário
O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.