O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 4 de janeiro de 2025

O problema é muito maior que nomes! O Clube precisa de uma Transformação!

. 29 comentários

Enquanto andarmos à procura de "salvadores da pátria" ou a viver "passados de glória"... estaremos sempre mais perto de falhar nas escolhas ou de acertar apenas de forma temporária. Isto já não vai lá "só" com um Presidente, ou treinador ou meia duzia de boas contratações! NAAAAO! O problema é muito maior que isso!

O SLBenfica tem, de uma vez por todas, de fazer um processo de transformação que terá necessariamente que envolver grande parte dos quadros do clube, desde logo as direcções de primeira linha, mas também vários funcionários influentes em alguns processos de decisão e acção.

Não se trata de uma refundação, nem de renegar ao passado... trata-se de transformar, de cortar com uma estrutura que há 15 / 20 anos criou e transformou... mas depois foi também responsável pelo nosso maior problema: A "Mística" do SLBenfica hoje é o Aburguesamento!

Hoje em dia o Benfica já não é Raça Querer e Ambição, o Benfica é Aburquesamento, Passividade e Tolerância com a falha.

Já hoje li nas redes sociais váruas pessoas a pedirem a cabeça do treinador, a cabeça do Presidente, que avance a pessoa A ou B... acto contínuo: Benfiquistas, assumidamente divididos por um muro, desatam a atacar-se entre si e enquanto uns atacam o A outros defendem-se e atacam o B. ERRO!!! ERRO CRASSO!

Os benfiquistas enfrentam nos proximos meses um desafio grande que é do de combate ao populismo e isso só poderá ser feito derrubando o muro que os separa.

Ou nos focamos no Benfica e nao em arranjar desculpas e salvadores da patria entre dirigentes, treinadores ou jogadores... ou nos focamos em nós próprios e nos aprendemos a respeitar para, juntos, exigir compromissos, ideias e soluções mais dos que populismos e nomes para enganar... 

... ou Outubro será apenas mais uma oportunidade perdida, onde vencerá o populismo, vencerá o que enganar mais gente e o depois voltaremos a viver de desculpas e "afinal mas..."

Cada um escolherá o caminho que entender... mas eu continuo a achar que a responsabilidade é nossa! De exigir mais do que confiar, que não idolatrar... mas acima de tudo de o fazer entre todos. Benfiquistas que defendam ideias (nao pessoas) diferentes não podem ser menos benfiquistas. Saibamos discutir o Benfica e nao as pessoas, os carácteres ou fazer julgamentos.

E porquê? Porque essa postura afasta os benfiquistas que podem ser solução, mas não querem nem precisam de se arrastar para conversas de escárnio e mal dizer. Não precisam expor as suas familias a isso... e quem fica a perder se afastarmos essas pessoas e esses debates de ideias... é o SLBenfica.

Todos têm que ser benvindos e não podemos tomar decisões antecipadas. Não temos que escolher lados, temos acima de tudo que escolher ideias e ser conscientes que as outras também pode ser escolhidas. Pelo Benfica!

Se continuarmos separados por um muro, estaremos muito mais perto dos erros do passado! Não podemos continuar a combater o passado com as mesmas armas com que o passado se instituiu.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

29 comentários

  1. entao tudo o que escreveste nao tem a ver com este banana que se diz presidente?

    ResponderEliminar
  2. claro que o problema é maior que só os nomes mas também não te podes colocar no muro quando alguém indica um nome, que tem uma visão pode até ser a errada e podes não gostar dela, e depois dizeres que é só um nome ou que é um salvador da pátria.

    tu és daqueles que adora estudos e que acha que se deve andar e andar até encontrar a solução perfeita, só que a solução perfeita não existe porque o ótimo é inimigo do bom.

    a mudança tem de existir já, mesmo porque ficar como esta é uma agonia lenta que é o que tem sido este quatro anos do rui muito por culpa de gente como tu que andou anos e anos a dar lustro ao mais melhor presidente de sempre e ao seu sucessor quando era obvio que já há muito que tínhamos uma direção parada no tempo e como tal todas as suas escolhas sejam estrutura, treinadores e até jogadores são só a consequência disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fala em atacar A ou B, é dos que mais o faz quando não gosta, fala em respeitar mas não tem respeito nenhum por opiniões diferentes. Banha da cobra.

      Eliminar
  3. Se o problema não são os nomes, a transformação terá de ser feita pelo reino vegetal, não por pessoas.

    ResponderEliminar
  4. E lá se foi o título por um canudo...
    Parabéns à esclarecida fauna que pôs o incompetente Rui Costa na presidência do Benfica.
    Pelos vistos foram os mesmos que não se (en)fartaram de duas décadas de vieirismo indecoroso e obsceno.
    Os benfiquistas, na sua maioria, são mesmo assim: sofrem de transtorno de personalidade e nem procuram saber as causas para aplicarem o melhor diagnóstico para esta deformação patológica.
    Usam as bancadas do estádio como se fossem sofás de psicanálise. São narcisistas por convicção, têm a mania das grandezas, a soberba e a fanfarronice impede-os de pensar, julgam-se filhos de um deus maior, assoberbados que andam pelos tiques de ignorância e estupidez.
    Com "estes", o Benfica nunca será Glorioso, antes pelo contrário, permanecerá sempre entre o abismo do caos e a turbulência da crise.
    Só com exigência e o rigor, profissionalismo e entrega, se consegue meter ordem e comando nestas tropas fandangas que ultimamente têm ultrajado o clube. Por que na hora de decidir hesita-se e falha-se tanto? Mistério? Ou magistério de interesses?
    Acorda de vez, Benfica!

    Namouche

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembra-me a antiga Roma!
      A apodrecer por dentro mas a pensar construir uma arena maior para os jogos!

      Eliminar
    2. Mais uma intervenção do Benfica by GB confusa e nada objectiva. Centra-se em duas novas teorias do Benfica by GB.
      O Muro e o Populismo.
      Vamos começar pela segunda. Populismo. Que é isso aqui neste caso do Benfica? os protestos, as exigências o constatar por uma grande fatia de benfiquistas que o Benfica vai mal e já há muito tempo? Mas o Benfica não foi sempre assim? Mas o Benfica não era o Clube mais popular, o Benfica do povo? É a isto que chamas populismo ou falas em populismo porque está na moda falar nele? Nós não somos o clube dos viscondes. Se populismo é por sermos do povo, então sejamos populistas. Mas não entendo. Falas em aburguesamento e depois falas em populismo. Em que ficamos? Ou falas em populismo a puxar pró político e porque está na moda?
      Pois, se é para aceitar tudo isto que se passa no Benfica com passividade, amorfismo, sem reacção, então sejamos populistas. Antes populistas que conformistas. O conformismo só interessa àqueles que ainda que a muito custo se continuam a rever em lideranças de LFV e ou Rui Costa.
      Passemos ao Muro. Isso também é porque está na moda? Mas qual Muro? Mental? Muro mental é para aqueles que teimam em não ver ou negar que o Benfica vai mal já há muito tempo. Muro mental é para aqueles que querem dividir os benfiquistas que dizem ámen a tudo e aqueles que não têm medo de dizer o que vai mal. E vá lá que agora não andam por aí as desculpas da treta, não agora porque estamos a preparar a época, não agora porque estamos a virar a primeira volta, não agora porque temos que nos qualificar prá Liga dos Campeões, não agora porque estamos a acabar o campeonato, ou seja, um círculo vicioso do qual nunca se podia sair. E entretanto os resultados estão à vista.
      Muro e populismo, por acaso lembro-me de alguém que se sentou várias vezes nos camarotes da Luz no tempo de LFV e esse é que falou em derrubar muros e em populismos. Por acaso também deixou o País num lindo estado.
      Não é preciso refundar o Clube é verdade, mas que tem que haver uma grande limpeza não duvides. Há lá dentro muitos vícios, muita gente que se encostou às patacas, que vidrou e atrofiou, porque pensaram mais no negócio do que nos resultados. Estou farto de falar, a comunicação do Benfica é uma vergonha e tanta gente a viver à custa daquilo sem nada produzir, se o algodão não engana, habituem-se a visitar o site oficial e digam-me se se revêem naquilo.
      Quem dirige o marketing e o merchandising do Benfica já vidrou, aquilo já não vai a lado nenhum. Que falta de ideias, que falta de produtos, que falta de criatividade. Compare-se o que se encontra na nossa Megastore com outras de clubes europeus do nosso nível.
      Combate ao populismo? Mas queres combater o populismo ou o aburguesamento do Clube? O Benfica sempre foi popular, burguês é que nunca foi, a não ser agora, isso é ali mais para os lados da outra circular.

      Eliminar
  5. Com a derrota de ontem o título deste ano não passa de uma quimera!

    ResponderEliminar
  6. Caro Benfica by GB,
    Acho que a mensagem subjacente ao seu post e extremamente importante e crucial para o futuro imediato do SLB.
    Se como Benfiquistas nao tivermos a capacidade e abertura para ouvir todos os que decidirem considerar candidatar-se as proximas eleicoes ficaremos refens dos que la estao ha decadas com os resultados desastrosos que todos conhecemos.
    O que escrevi nao invalida que nao ache que Rui Costa, se verdadeiramente gosta do SLB e quer defender os superiores interesses do Clube, nao devesse imediatamente anunciar a antecipacao de eleicoes e a decisao de nao se candidatar.
    Reconhecer o seu fracasso, incapacidade e impotencia para mudar as coisas seria a melhor e mais valiosa contribuicao que poderia dar.
    Mas sabem o que eu acho que vai acontecer? Rui Costa e os que o rodeiam irao continuar agarrados ao poder quen nem lapas. Irao continuar a usar os orgaos de comunicacao do Clube e a BTV para manter os Benfiquistas adormecidos e resignados. Porque e o que somos hoje e ha ja muitos anos. Um Clube adormecido, aburguesado, resignado a inevitabilidade de ser governado por esta gente.
    Irao acenar com os perigos da mudanca. Irao prometer estadios de 120000 com ainda mais luz, mais barulho e mais musica para anestesiar o pessoal. Irao continuar a transformacao do SLB Historico no clube pimba e sem alma em que se tem tornado.
    E sabem o que eu acho que vai acontecer?
    Irao ganhar as eleicoes e continuar o seu "trabalho".
    Porque o maior problema do nosso amado SLB ja nao sao os dirigentes. O maior problema hoje sao os adeptos e socios que se resignaram, que se deixaram anestesiar e adormecer pelas luzes, barulho, musica e demagogia.
    Rest in Peace velho SLB que eu ainda tive a sorte de conhecer.

    ResponderEliminar
  7. "Hoje em dia o Benfica já não é Raça Querer e Ambição, o Benfica é Aburquesamento, Passividade e Tolerância com a falha."...
    Sim, concordo com esta afirmação. A raça, o querer, a ambição, o aburguesamente, a passividade e atolerância com a falha existem há muitos anos. O jogo de ontem perdido com o Braga vem ao encontro de tudo isto. Uma equipa caríssima para o contexto nacional como é a nossa não vai além da chacota nacional. A indignação dos adeptos no fim do jogo esbarra no Muro de nome Rui Costa e de quem o acompanha. O aburguesamento não está nos adeptos, mas sim em quem dirige o clube e arrasta-se aos jogadores. Descendo até ao balneário pecebe-se que a equipa está longe de ser uma família em razão da falta de regras estabelecidas, privilégios dados à comunidade argentina e muito mais... Não há uma reação da direção quando no campo se vê anti-jogo dos adversário com a conivência dos árbitros etc. Os árbitros não respeitam os jogadores do Benfica como respeitam os jogadores dos rivais. Isso é perceptível para os adeptos, mas o "Muro" remete-se ao silêncio. Não se indigna. O "Muro" é o próprio burguês. E, esse espírito reflete-se no campo jogo atrás de jogo. Os benfiquistas têm de derrubar o "Muro" definivamente e começar de novo. O campeonato é uma miragem. Já ningué se ilude. A equipa fraca que temos já não quer saber. Os dois cancros que temos no balneário e os seus privilégios criaram metásteses dentro da equipa. Para acabar com este calvário, as eleições deviam ser antecipadas para bem do clube. O processo de renascimento do SLB tem de acontecer o mais rapidamente possível. O "Muro" tem a palavra.

    ResponderEliminar
  8. Quando é que alguém no SLB entende o que o mister Erickson fez quando chegou ao clube? A primeira coisa foi ir buscar 3 tanques de guerra... os tais rapazes altos e loiros que tanto os outros gozaram, mas que permitiram ganhar vários titulos! Agora com o patrocinio do Sr. Rui só se compram anões e bailarinos....

    ResponderEliminar
  9. 7 ANOS, 2 campeonatos, 0 TAÇAS, a década onde entraram nos cofres do clube


    1186 milhões de euros BRUTOS em VENDAS, vamos tirar 20 % para comixões e merdas = 980 milhões de euros LIMPOS!


    Um Porto atolado em dívidas ano após ano aa deixar sair jogadores a custo zero, o Sporting numa primeira fase atolado em dividas com Alcochete pelo meio!!!!!!


    O que eu peço a ti, ao Shadows e a todos nós é um pingo de sentido crítico MÍNIMO, Rui e Vieira são o apogeu da INCOMPETÊNCIA e mansidão. Quando é que vamos expulsar esta gente pessoal? Quando?

    Para termos um clube a sério precisamos de um Presidente a Sério e um treinador Fergusson a sério!

    Venha a grande revolta.

    ResponderEliminar
  10. Não existe muro nenhum entre nós, TODOS QUEREMOS A DÉCADA DE SESSENTA E SETENTA JÁ. E tu mais todos nós se formos pessoas inteligentes estamos a cagar-nos para nomes, MAS MAS MAS MAS... O NOME TEM QUE SER:
    - Discreto
    - Líder
    - Experiência de sucesso ou em gestão de empresas ou na vida académica, mas que seja uma pessoa com histórico de liderança e sucesso, porque o sucesso normalmente é resultado de visão flexibilidade e liderança
    - Agressivo no combate
    - Espartano, controlo máximo da despesa e investimento sóbrio e inteligente atempado e seguro
    - Inteligente
    - Rigoroso e Profissional
    - Escolha de Departamento de Futebol através de curriculum vitorioso
    - Escolha de técnico para um ciclo de 5 a 6 anos, para mim é o Marco Silva.
    - Manutenção dos planteis por ciclos de 5 a 6 anos, permitindo vendas de só um jogador (50 milhões) por ano, falamos em ideias major não em caixas estanques

    E não não sei se o Noronha é essa pessoa parece-me pouco agressivo, o Manteigas parece-me mais incisivo, mas não lhe ouvi nada sobre a despesa descontrolada, enfim... por favor vamos encontrar essas pessoas, pelo ao servir o Benfica uma ajuda, sim porque foi graças a eles que tivemos a revisão estatutária, tenhamos memória. Eles têm agido sem nomes mediáticos, são pessoas como nós.

    ResponderEliminar
  11. Texto absolutamente rídiculo que nada adianta. Nada apresenta de útil. Lamentável

    ResponderEliminar
  12. O problema podia começar a ser resolvido com os escribas de blogs. vem para aqui com estatutos, presidentes de ligas e merdinhas afins? e que tal olhar para dentro e perguntar: 1-o luisao ainda recebe do SLB?2-o que faz o rui pedro braz?3-o jaime antunes ja foi escorraçado?4-algum garoto da administraçao consegue explicar para quê os emprestimos, se qualquer criança der 5 anos já viu que não funcionam?6-abrem as pernas ao j mendes para quê?7-o rui costa foi eleito presidente pq supostamente percebia de futebol.....qualquer garotinho ja viu que nao percebe, logo só tem um caminho.8-jogadores mimado é no man united, não há ninguem que lhes de uns corretivos?

    ResponderEliminar
  13. o vilas boas pode ser tudo, mas pelo menos acabou com as comissoes dos parasitas. rui costa so ´nao faz o mesmo pq nao quer!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  14. Tudo está pervertido no Benfica. A saída? Só há uma, Rui Costa apresentar demissão e novas eleições, se assim não acontecer o Benfica fica arredado das grandes competições com prejuízos incalculáveis.

    ResponderEliminar
  15. O problema não são nomes de facto, é só um nome, Rui Costa. Quando Rui Costa se for e de preferência toda a seita Vieirista que o acompanha, poderemos não conquistar mais troféus, mas acredito que teremos um Benfica menos manso.

    ResponderEliminar
  16. Subscrevo na totalidade este post do Sentinela de Serviço.

    ResponderEliminar
  17. O Benfica estará em «Banho Costa-Lage» até Outubro, caso não haja um sobressalto benfiquista para antecipar o final desta «bebedeira-ilusão» que foi criada durante a presidência de Rui Costa.

    Um jogador excepcional que se revela um dirigente medíocre, muito abaixo do nível mínimo que a dimensão do Benfica exige.

    Quanto a Lage é mais um mais prato requentado de «street-food» numa mesa «gourmet», após as muito caras e péssimas «salsichas-Schmidt»...

    ResponderEliminar
  18. Concordo com a análise, mas como se vê pelos comentários, os tempos não são mesmo de avaliações ponderadas e racionais. Estamos na era dos populismos, soluções fáceis e imediatas e homens providenciais...que venha o próximo Dom Sebastião...e depois outro, e depois...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sem exigencia nem a tua casa é gerida.... mas enfim a administraçao gosta de pessoas como tu.... manso...

      Eliminar
    2. Pedir análises ponderadas e racionais em vez de impulsos histéricos não é equivalente a ser 'manso'. Eu tenho 45 anos de sócio. Lembro-me bem de como o Vale e Azevedo chegou à direção do Benfica!

      Eliminar
  19. Concordo com o teor do texto.
    Vou enumerar alguns pontos de vista, entre outros, que na minha humilde opinião são a causa do fracasso deste Benfica atual.
    a) Rui Costa, um presidente impreparado para dirigir a maior instituição portuguesa, pois uma pessoa que andou anos a fio a assinar documentos às cegas, diz tudo sobre as suas competências.
    b) Falta de coragem para romper com o passado. Manteve os mesmos “abutres” à sua volta, quando o que se exigia era uma reestruturação de todos os quadros do Benfica enraizados pelo vieirismo.
    Um pequeno exemplo, acompanhar a narração dos jogos do Benfica em casa é um suplício, ninguém merece isso.
    c) Um Presidente/uma estrutura aburguesada, que em vez de se preocupar com os assuntos reais do clube e do futebol português em geral, está mais virada para o discurso da fanfarronice e dos projetos megalómanos.
    d) A liderança é uma coisa que não existe no clube atualmente, internamente e externamente. Rui Costa não é capaz de liderar e ser parte ativa nos assuntos do futebol tuga, confrontar o sistema ou pedir satisfações.
    e) A questão do apoio a P. Proença para a FPF nunca foi esclarecida aos sócios, um personagem que tanto mal fez ao Benfica. Lourenço Pereira Coelho já subscreveu a candidatura do mesmo.
    f) A inércia e a incapacidade do Benfica apresentar um candidato credível para fazer diferente. Rui Costa não sabe mais, não é capaz de se envolver e liderar o processo, é o deixa andar e ver o que vai dar, preferindo seguir o rebanho com medo de represálias, de retaliação, ou sabe-se lá mais o quê!!
    g) A questão da Centralização dos direitos TV, cujo o único prejudicado poderá ser mesmo o Benfica. Só de pensar que o nosso clube já teve o sistema na mão, quando geriu as suas próprias receitas na transmissão dos jogos em casa.
    Sem Benfica, não há receitas, ponto final. Estamos a entregar o poder a outras pessoas que só querem o nosso bem, “acho eu do que!”
    continuação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a) Rui Costa, um presidente impreparado para dirigir a maior instituição portuguesa, pois uma pessoa que andou anos a fio a assinar documentos às cegas, diz tudo sobre as suas competências."

      Não votei no Rui, votei no Servir o Benfica como voto de protesto, não que acreditasse que aqueles sócios pudessem conduzir o porta aviões, mas são de entre nós os mais valorosos e guerreiros, haja respeito.

      A tua primeira alínea por si só seria IMPEDITIVO DE ELE SER NOSSO PRESIDENTE. Com todo o respeito e consideração que o jogador e sócio Rui Costa nos merece, quem faz isso não é qualificado para ser presidente do Benfica.


      ACORDA NAÇÃO

      Eliminar
  20. h) A comunicação do Benfica é um desastre! Bateu no fundo há muito tempo. O Diretor de Comunicação é mais um assalariado a mamar no clube sem fazer uma merda!
    A arbitragem faz o que bem entende connosco, a merda da comunicação social em Portugal desrespeita-nos a cada dia, … e nós?? É comer e calar! Ganhem vergonha! Defendam o Benfica!
    Ainda não vi ninguém dentro da estrutura comentar o lance para vermelho do novo espalha-brasas de Contumil no jogo do Nacional, questionando os critérios adotados para uns e para o Benfica, pois por bem menos já nos expulsaram jogadores. A arbitragem de Godinho neste fim de semana foi miserável e astuciosa, mas ninguém critica, porquê?
    i) Quanto à equipa de futebol e seu treinador, são o espelho desta direção, mentalidade fraca e medrosa. Não há compromisso, os comportamentos da equipa a atacar e a defender são desajustados, coletivamente a equipa não se encontra, temos jogadores em sub-rendimento (o caso Aktürkoğlu é gritante), um Aursnes que parece uma barata tonta de um lado para o outro a pressionar tudo e todos lá na frente sem retirarmos benefícios, antes pelo contrário, bastava os jogadores do Lumiar e do Braga transpor a primeira fase de pressão do Benfica para se abrir uma autoestrada no meio campo.
    j) Obviamente que a culpa é do treinador, pois Lage é um treinador limitado para uma equipa com a grandeza do SLB. Criticávamos Roger Schmidt por só ter uma tática, este é igual, não sabe mais! Já toda a gente sabe como joga o Benfica! Desapareceu o balão de oxigénio do efeito Lage dos primeiros jogos. Acabaram-se os golos de canto. Fraco comunicador, uma pessoa até adormece.
    Onde anda aquela equipa que correu, lutou e nos fez acreditar contra o Atlético e o Contumilense fc?
    k) Já alertei para isso e não é de agora, na sua globalidade, o perfil de jogadores que o Benfica contrata, são jogadores que fisicamente não se impõem no jogo, e não estou a dizer com isso que tenham que ser grandes e todos uns armários, para isso já temos lá o Meitê, grande, mas com duas velocidades. Por exemplo, João Neves, esse era um jogador que se impunha fisicamente no jogo. Temos muitos atletas que são jogadores de bola no pé e pouco compromisso coletivo, e o futebol atual já não é só isso. O Lumiar e o Contumil estão a seguir este caminho, iniciado por Ruben Amorim e o Boi do Jamor.
    l) Presidência? Para já temos a candidatura assumida de João Diogo Manteigas. Pode ser uma lufada de ar fresco e um virar de página no Benfica. Não caiu de paraquedas, pois conhece a realidade do Clube e os meandros do futebol tuga. Merece todo o meu respeito, como qualquer outro sócio que se queira candidatar. Mas ainda é cedo para ter uma opinião formal, vou aguardar por outras candidaturas.

    ResponderEliminar
  21. Queria aqui dar uma palavra de solidariedade para com os jogadores sul-americanos do plantel.
    Deveria o treinador e o presidente permitir que fossem celebrar os Reis aos seus países!
    E no entretanto dar folga ao resto do plantel desde que todos se apresentassem a horas de vestir o equipamento para o jogo com os pedreiros.
    Vê-los cansados de tanto correr com a vista atrás da bola dá-me pena!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking