O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 20 de abril de 2024

O problema de Rui Costa e como Bruno de Carvalho tinha razão

. 113 comentários
Vamos já despachar a parte do Bruno de Carvalho. Um dia ele disse uma frase que todos levaram a mal, mas é muito verdadeira: que os adeptos (no caso os do Sporting) são burros e manipuláveis. Tirando a parte de serem burros (pelo menos os benfiquistas não o serão) a parte de serem manipuláveis é a mais dura das realidades.

E é assim porque em Portugal o adepto 1) sabe pouco de tudo, motivo pelo qual se acha capaz de opinar sobre qualquer coisa (chama-se ignorância e não burrice); 2) quer é ganhar, motivo pelo qual sem serem o SLBenfica, FCPorto, Sporting e os rivais do Minho (SCBraga e Vitória de Guimarães) o resto dos clubes praticamente não têm adeptos.

Ora, isto leva a que o adepto "coma" qualquer balela que o faça acreditar que "agora é que é". Para o comum dos benfiquistas, o normal é o Benfica ganhar 10 em 10 campeonatos e para o comum dos Sportinguistas, o normal é que o Sporting só não ganha porque não deixam.



Feito este preambulo, percebemos então que Rui Costa foi durante 15 anos visto como a garantia de êxito. O jogador que ama o clube, o que ia liderar como nós, mas com o aliciante de "perceber de bola" e "gostar das modalidades". Mais: Os jogadores até vão querer vir para o Benfica por causa dele. Estão a ver bem a fantasia?

O que é que Rui Costa tinha demonstrado em termos de liderança, gestão e finanças (que é ao que se resume o cargo de Presidente - da SAD) até chegar a presidente do SLBenfica? ZERO!

Esse foi o motivo que me levou a não votar em Rui Costa nas últimas eleições. Não sou romântico e sei que é preciso saber muito de liderança, gestão e finanças para poder sentar-se naquela cadeira. Depois, e talvez tão ou mais importante, é preciso saber rodear-se das pessoas certas e ter coragem para tomar decisões complicadas ou saber aguentar as consequências sem pensar primeiro no seu prestigio.

Rui Costa é um dos nossos. Que não haja sombra de duvidas! AMA O BENFICA COMO NÓS! Mas apenas amar o Benfica não é nem pode ser condição para ser presidente. E mais: ser presidente não pode ser uma relação unilateral. As casas, por exemplo, não podem ser um instrumento eleitoral e depois ficarem esquecidas ou servirem apenas para inaugurações.

Nas eleições de 2020, Noronha Lopes entrou pela primeira vez numa casa do Benfica... talvez pela ultima desde então e não foi às Casas sequer... limitou-se a ir aquelas que estrategicamente lhe poderiam render votos. Ou seja, como todos até então, limitou-se a USAR as casas. Rui Costa nem isso... mas porque pode, porque a condição de grande jogador de classe mundial lhe confere o poder de manipulação (mesmo que inconsciente) da generalidade daquelas pessoas.

Só este pequeno "pormaior" deveria ser motivo mais que suficiente para os benfiquistas jamais quererem ver sequer a cara de João Noronha Lopes e serem muito mais exigentes com Rui Costa.

Não tenhamos a mais mínima ilusão: Depois de uma época desastrosa, se houvesse eleições agora em Maio, Rui Costa voltaria a ganhar fosse quem fosse o adversário. Porque o primeiro problema de todos é que o Benfiquista gosta da ilusão e crença em algo. Gosta de ser devoto...

... Devoto do jogador que vai dar a volta a isto tudo como fazia em campo.
... Devoto do candidato que bate no peito, diz as palavras certas que querem ouvir e desaparece para poder ser sempre recordado como D. Sebastião
... Devoto até daquele que, mesmo perante acumulados erros e uma leitura do Clube que não nos orgulha, as conquistas em 20 anos ainda estão na memória de muitos.

O problema é que Rui Costa não sabe mais do que mostrou. As finanças estão a sofrer e a sua obsessão pelo seu prestigio leva-o a ter dificuldades em tomar decisões complicadas. Além de estar rodeado de gente, como ele, impreparada. Ainda assim ganharia de novo, imaginem.

Sou dos que pensa que Rui Costa terá sempre lugar no SLBenfica. SEMPRE! Sou dos que passaria tardes inteiras a ouvi-lo falar de futebol... Mas vai-me desculpar: O lugar dele não é o de Presidente da SAD do SLBenfica.

E como os seus novos amigos dizem, também não são oportunismos de "Dom Sebastiões" que resolvem a questão e, mais uma vez, não está em causa o Benfiquismo de ninguém. O primeiro passo para sairmos disto é deixar de polarizar as conversas e deixar de "classificar" os benfiquistas como bons ou maus. Não... há as pessoas que se podem adequar aos cargos e as que não.

Termino explicando porque trago este tema: eu que defendo que Rui Costa não se deve demitir...
Trago este tema porque há tempo, não muito tempo, para preparar o futuro do SLBenfica.

... Para Rui Costa poder fazer o que é certo para ele e para o Clube,
... para outros serem parte da solução e não se abrirem guerras e feridas que depois custarão a curar.
... Há tempo para unir os benfiquistas em torno do Clube e não de pessoas.
... Há tempo para colocar de parte as devoções e colocar o Benfica em primeiro.
... Há tempo para preparar 2025 (dado que a próxima época espero que há muito esteja a ser preparada),
... Há ainda (muito pouco) tempo para preparar as eleições da Liga (volto a referir que aqui sim João Noronha Lopes seria um grande nome)
... Há tempo para resolver a bem (e COM os sócios) a renovação dos Estatutos

... Há tempo para o SLBenfica porque Somos Maiores que Portugal 

Desde que sejamos capazes de evitar os extremismos, as acusações veladas e sejamos capazes de colocar de parte as devoções para sermos pragmáticos.

PS- Sim, Roger Schmidt deve continuar possivelmente, porque sairia muito caro despedir, mas acima de tudo porque a SAD não funciona como um bloco e perante tanta discordância e falta de liderança, o risco de substituir e voltar tudo ao mesmo é ENORME.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

113 comentários

  1. O Rui Costa é uma desilusão porque não consegue assumir o erro que fez no ano passado ao renovar com o Schmidt ele quer provar a todos que tinha razão e não dá o braço a torcer, as contratações é outro problema que ele aprendeu com o vieira.... tirando isso as recordações que quero guardar do Rui Costa é aquele passe para o Isaías e aquelas jogadas mágicas quando vestia o manto sagrado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O RS quis impingir o Tengsted à equipa B, e o treinador que lá estava na altura, aguentou uma, duas vezes a terceira recusou, disse que na B e no Sub-23 tinha melhor, o que aconteceu? Correram com ele e meteu lá os amigos NV na B e PL nos Sub-23, e os resultados estão a vista, apoderou-se no Benfica a cultura das derrotas, que até à FP na equipa feminina está na onda do Roger, dois jogos com os lagartos foi aviada duas vezes por 3-1, de 10 pontos agora só tem 2 de vantagens nos desportos de pavilhão nem vale a pena falar. Siga...

      Eliminar
    2. Há muito que ando a bater na tecla do Rui Costa. Uma pessoa, qualquer pessoa, dificilmente é bom em tarefas completamente diferentes:
      -Rui Costa foi um extraordinário jogador, espalhou perfume futebolístico pelos maiores palcos do mundo.
      -Rui Costa como Presidente, não é competente, nem na escolha de talento para a equipa- o que era a tarefa mais fácil para Ele- tem mostrado competência.

      O problema do nosso clube, é manifestamente a gestão. Não há gestores com a dimensão desta máquina de fazer e triturar dinheiro diariamente.

      Os Benfiquistas não perceberam que entregaram o clube a um Benfiquista acomodado anos sucessivos á sombra de Vieira sem levantar ondas, sem questionar publicamente práticas no mínimo questionáveis. Não, Rui Costa mostrou não ter estaleca para bater com a porta e avançar sozinho para a liderança contra Viera. Rui Costa andou anos e anos a ficar nas covas, e só chegou á presidência empurrado para a cabeça do touro sem que para tal, tenha capacidade intelectual para a gestão.

      Está nas mãos dos benfiquistas tirar o BENFICA do breu em que se está a meter. Não falo do treinador, porque é falar de uma inutilidade, mas há tantas mais neste clube que era bom que o problema fosse só o treinador, porque com algum dinheiro a questão era resolvida, o problema, é a estrutura, esse é que é o grande cancro.

      Eliminar
  2. Eu subescrevo tudo oque foi dito (com muita pena minha com eu gostaria de não ter esta opinião)
    (Só a parte do treinador e que não concordo mas compreendo

    ResponderEliminar
  3. O alemão continuar, para quê? fica caro despedi-lo? mais caro ficará manter um mentecapo destes. se é para Rui Costa recuperar o tal prestígio que o despache para bem longe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o alemão é preciso despachar toda a direcção desportiva, em especial quem está envolvido nas contratações.
      E o RC também não ajuda nada, porque não tem estofo para dirigir um clube como o Benfica.

      Eliminar
    2. IMPRssao minha ou ja começam a questionar o braz e o luisao levanta placas?

      Eliminar
  4. Partindo desse princípio de que o clube é maior que Portugal, é razoável afirmar que não há nem um adepto burro?

    ResponderEliminar
  5. Eu gostava que saíssem os dois, um não tem qualidade para presidente e outro ainda menos para treinador, repetir épocas como esta custam mais que a suposta indemnização

    ResponderEliminar
  6. O Rui Costa foi um ótimo jogador de futebol, mas cuja carreira foi praticamente irrelevante no seio do Benfica. Respeito-o, mas nunca foi uma grande figura do clube, exceto se o considerarem uma grande figura do Benfica ao serviço da Fiorentina, do AC Milan ou da Seleção Nacional.
    Não o conheço e não sei quais são as suas capacidades de gestão e liderança, mas posso avaliar factos. Em dois anos de alemão, ganhámos 2 títulos internos em 8 possíveis. A acreditar nos números divulgados - dinheiro gasto em jogadores, orçamento para o futebol, ordenados da equipa técnica -, os resultados são miseráveis e configuram gestão danosa. Não tenho quaisquer dúvidas que o plantel poderia render muito mais - há quem queira correr com variadíssimos jogadores, uma verdadeira tolice -, mas não é fácil de perceber os ziguezagues observados. Aparentemente, a ideia de mérito está ausente, basta pensar em jogadores como o Tiago Gouveia e o argentino, que tiveram prestações razoáveis contra o Moreirense, mas não fizeram parte da equação para Marselha, nem para jogar umas dezenas de minutos.
    Relembro também os desempates por penaltis, com uma taxa de insucesso de 100% nestes dois anos. Sem qualquer capacidade de fazer frente a adversários mais fracos ( Braga, Estoril, Marselha), só elimiņámos os amadores do Caldas, ou seja, contra profissionais o desastre é total, 100%...
    Voltando ao início, julgo que o presidente não fará a minha ideia do que deve ser feito e não sei se haverá lá alguém que o saiba. Uma tragédia.

    ResponderEliminar
  7. O Noronha Lopes deve andar a comer a tua mulher, dado o ódio que mostras contra ele. Têm vergonha no focinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, DARK SHADOW

      Deixe-me dizer-lhe, em primeiro lugar, que não tenho especial apreço pelo conteúdo dos comentários do Benfica By GB.
      Isso não significa que considere que não possa expressar a sua opinião.
      Agora, verdadeiramente intolerável é vir aqui, a coberto do anonimato, proferir insultos rascas.
      Foi assim que os seus pais o educaram?
      Devia saber que as normas deste blogue podiam não ter publicado a sua observação insultuosa.
      Agradeça a quem a deixou sair.
      E veja lá se se torna um homenzinho.
      Talvez ainda vá a tempo.

      Eliminar
    2. Mas o ruizinho que ia indo com o PSousa e o Pacheco (e o JVP) para o Sporting é que "AMA" o Benfica e é tão Benfiquista quanto nós.....


      Já agora, tirando eleições, nunca fui a casas do Benfica. Será que não sou Benfiquista por causa disso? Esta agora...

      Eliminar
  8. Quantos exemplos há de grandes génios que não sabiam estrelar um ovo?
    Cada um é para o que nasce e o Rui Costa dificilmente seria duas vezes bafejado pela excelência.
    Quanto ao benfiquismo dele, só sei que passou por alguns clubes para além do SLB e provavelmente terá mais que uma simpatia.
    E quando se chega a patamares onde o dinheiro é rei, a cor do dito tende a ofuscar a das camisolas.
    Serviu-se bem o pulha do facto de ir buscar um rapaz amado pela massa adepta mas como se foi vendo com o tempo, nunca lhe deu lugar de primazia e inclusivamente lhe chamou de calão.
    Porque ele não dava mais ou porque poderia ofuscar o rei-sol?
    A verdade é que o rapaz soube aproveitar a oportunidade que o MP lhe deu e saiu de baixo da pedra.
    Muito ajudado e empurrado pela mafia que rodeava o dono do palheiro e que terão visto nele um misto de catalisador dos sócios e de zero em gestão podendo facilmente ser "acessorado" por eles.
    Provado está é que se compram muitos jogadores por valores no mínimo esquisitos e que não servem, treinadores com contratos renovados sem provas sólidas de o merecerem, que se levanta a voz nos túneis contra os arbitros quando devia ser nos escritorios da federação e da arbitragem, que se continua a fazer muito dinheiro com vendas mas os empréstimos obrigacionistas não param, que as modalidades vão de mal a pior, etc, etc.
    E se alguém espera que Rui Costa tenha tomates para dar uma varridela nalguns abutres que o rodeiam e vá buscar gente profissional para suprir as suas (in) competências, espere sentado.
    Já teve muito tempo para isso e não o fez.
    Se o SLB ainda há pouco tempo era o Clube dos três grandes com menos dificuldades financeiras, com o lagartedo em crescendo e com os corruptos à beira de se livrarem do bafiento e dos chulos associados, não tardará muito que estejamos na mó de baixo.
    Quo vadis Benfica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha ideia de escrever sobre isto e escapou-me.
      Muita coisa que o actual presidente deveria fazer em prol do Clube não faz!
      Mas é capaz de barrar convites para Benfiquistas assistirem ao lançamento dum livro do João Malheiro!
      Sérgio Engrácia e Alberto Minguéns!
      Uns malandros infiltrados, está visto!

      Eliminar
    2. Os tiques de autoritarismo e falta de democracia de Rui Costa, na sequencia dos tempos de Vieira, sao completamente intoleraveis e inaceitaveis.
      Quem e que o ranhoso do Rui Costa se julga?
      O SLB e um clube democratico.
      Rui Costa tera que ser confrontado em Assembleia Geral e punido nas proximas eleicoes.

      Eliminar
    3. O Anónimo 12:20 parte de um pressuposto que não será verdadeiro.
      Pela experiência dos últimos 30 anos, democracia é coisa que pouco se viu no Benfica.
      A BenficaTV está apenas ao serviço da voz do.dono, por exemplo.
      É como se fosse o regime de partido único.
      Infelizmente é assim.

      Eliminar
  9. E quem poderia ser a alternativa a Rui Costa e soluçao para o Benfica??
    Parece-me aqui o grande problema de não haver quem dá sociedade civil quem com capacidade dê a cara para ser solução para o Benfica.
    Luís Borges

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião Rui Gomes da Silva era a pessoa e o LIDER q tem conhecimento de causa e conhecimentos suficientes para levar o Benfica para a frente e Ñ PARA TRÁS como temos visto nos ultimos anos, atente-se q ele bateu com a porta quando fazia parte da equipa de responsáveis do Benfica por Ñ concordar com o q se estava a passar no Benfica, PORTANTO PARA BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BASTA, assim os sócios o queiram, mas também vejo Telmo Correia como uma MUITO BOA ALTERNATIVA, os 2 em conjunto então SERIA O MEU SONHO para um Benfica à BENFICA...
      Mas esta é só a minha opinião, e posso estar completamente errado, além de q os interesses instalados à muito no nosso Benfica Ñ irá permitir q alguém deste tipo os desaloje dos tachos instituidos à tempo demais, influenciando a opinião dos sócios para q tudo continue na mesma, TÊM a palavra os sócios ou VIRA O DISCO E TOCA O MESMO...
      Assim, CONTINUAREMOS DE BANANICE EM BANANICE NAS MÃOS DE OUTROS INTERESSES, OU...

      Eliminar
    2. pena que o homem só tenha batido com a porta depois de terem corrido com ele da direção.
      parece que só começou a ver quando foi corrido.

      Eliminar
    3. Águia Preocupada23/4/24 08:57

      Pelos vistos as situações só são válidas quando nos convém... RGS só bateu com a porta quando foi corrido? Se foi corrido, como é que bateu com a porta?
      Mas admitindo que sim, que bateu com a porta, fê-lo tarde mas fez. Já o delfim, aprendiz de aldrabão, manteve-se qual parasita, ganhando do bom e aguardando a queda do mestre para lhe ocupar a cadeira de Rei Sol!

      Eliminar
    4. Defendi que RGS seria o homem para presidente nas eleições onde foi sacaneado nos votos.
      Pelo Benfiquismo, pelos conhecimentos em política e advocacia, por ter sido atleta, por ter conhecimento fresco do interior do Clube, por não ter medo de enfrentar o porco sujo ou seja, os poderes instalados.
      Hoje, infelizmente, por posições ultimamente tomadas, não o vejo com condições para tal.
      Infelizmente, estamos (quase) todos a olhar para o nevoeiro à espera dum qualquer Sebastião, montado na águia, de espada e armadura, livre de grilhetas, que apareça para liderar o Maior!
      Será que desta vez aparece?

      Eliminar
    5. não fui eu que disse que ele tinha batido com a porta, foi o anónimo.
      o que eu disse no que escrevi queria dizer o mesmo que disse como é que alguem bate com a porta se foi corrido.

      que ele tem mérito em ter sido critico, tem ,mais vale tarde do que nunca.
      mas teria muito, mas mesmo muito, mais valor se tivesse sido feito enquanto lá estava depois de ter saído fica sempre a ideia de que só o fez porque perdeu o tacho porque enquanto lá esteve nunca viu motivos, pelos vistos eram muito fortes, para criticar e sair.

      mas por acaso uma critica a rgs significa um elogio ao rc, por vezes parecem maniqueístas.

      Eliminar
  10. Se querem compreender como a censura funciona, basta estarem atentos aos ataques que toda a imprensa desportiva faz ao Roger Schimdt. Toda esta campanha, em termos de censura, intitula-se “ass… de carácter” e ocorre quando o sistema se quer ver livre de alguém que lhe faz frente. Se reflectirem bem, vão ver que não existe uma campanha idêntica acerca do Sérgio Conceição ou de qualquer outro treinador das equipas que estão atrás do Benfica na classificação. Toda esta campanha contra o Schimdt tem a ver com o facto de os jornalistas não gostarem dele e não com o desempenho do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que o Schmidt é um treinador fraquito e que o Benfica não joga um caracol. E não sou jornalista. Qual censura, qual carapuça!

      Eliminar
    2. Não são os jornalistas que dão os erros de palmatória quer na tática quer na gestão do plantel.

      Eliminar
    3. mais o que "só não vê porque não quer". as evidências estão a vista. não é preciso ter camaras no Seixal.

      Eliminar
    4. Benfiquista22/4/24 11:55

      Excelente comentário do anónimo das 19h33...é o que tenho em conta há muito tempo. Duma coisa podem ter certeza, ultrapassámos várias armadilhas esta época em penaltis sonegados e apartir de determinada altura, jogadores não expulsos frente a nós, quando isso se tornou cabeça de cartaz da CS amestrada pelos rivais, quando apenas falavam desse pormenor de jogar contra mais um, sem sequer explicassem que todos os vermelhos a adversários foram justos, e pecaram por poucos, porque todos os jogos o rafa e companhia levavam sarrafada de meia noite....

      Equívocos tivemos com os avançados centro, mas nunca foi por eles que não tivemos todas as condições de ganhar jogos. Penaltis frente a boavista, casa pia, farense, sporting todos os jogos esta temporada de todas competições.

      O scp jogar melhor é porque sabe que tem as costas quentes...nada mais do que isso, foi um campeonato encomendado e decerto o schmidt também já percebe a toada desta liga farsola...culpa do presidente e restante direcção do benfica, nunca do treinador e jogadores que tudo fizeram para que a dualidade de critérios não fizesse tanta mossa. O rafa por exemplo acredito que seja jogador que queira ir embora também por isto...uma direcção que ninguém da equipa de futebol defende, direcção de bananas aburguesados que não sabem mexer no esterco do frutabol português...

      Eliminar
  11. Se o Sporting com Varandas se conseguiu regenerar, se no Porko também apareceu um nome de referência e forte para derrotar PdC, só no Benfica é que não existem nomes com credibilidade, competência e capacidade financeira para gerir o clube de forma competente e com paixão? Teremos de esperar pelo fim da carreira de Bernardo Silva para isso???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfiquista22/4/24 11:57

      Boa piada essa do bernardo. Chega de jogadores de futebol a dirigir clubes, são raríssimos os casos em que isso corre bem, e já temos o rui costa como banana total para dirigir o clube. Eles que vão para treinadores que aí sim dão-se muito melhor...

      Eliminar
    2. Tens o colosso Bayern não será mau exemplo digo eu...

      Eliminar
  12. Concordo em grande parte, até porque ando a escrever o mesmo sem precisar de tanta contradição e contorcionismo...
    Mas a parte do "pormaior" faz-me rir...realmente o que faz a diferença em termos de experiência para liderar o Benfica é entrar nas casas do Benfica! Já agora porque não destacar e denunciar que o Noronha só comeu uma vez uma bifana nas roulotes e não tem como meias favoritas as vermelhas e brancas?

    ResponderEliminar
  13. recordam-se quando Rui Costa foi ao balneário no Seixal dar um apertão aos jogadores durante a ultima era Jesus e o seu "Ferrari" de 100 milhoes ? .. deu em nada.. é que este banana nem para director desportivo servia ! e dizia que passava os dias no Seixal... a fazer o q ?!?!?!? pergunto ! quanto mais para Presidente , um cargo com muito maior complexidade ! Ruuuua !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pés na secretária jogar play e fumar umas cigarradas à espera que chegue a hora....

      Eliminar
    2. Infelizmente é o que parece. Falando melhor, é o que os resultados demonstram.

      Eliminar
  14. os adeptos não sei agora a maioria dos sócios, o que chamar a quem elegeu o vale e mesmo assim trinta por cento ainda votou uma segunda vez nele.
    o que chamar a quem votou anos e anos no dono do palheiro pese embora todas as evidencias de uma gestão muito pouco clara e o que chamar a quem mesmo assim ainda decidiu vota no rui costa esperando que fosse diferente do que o luzinhas tinha sido.

    e o que o luzinhas tinhas demonstrado, pois zero não era mas aquilo não era curriculum era cadastro e mesmo assim o inteligente que tu és foi seu grande apoiante e mais propagandista.

    realmente a coerência é uma coisa extraordinária, para a liga já serve para o clube é uma merda, os adeptos até podem ser facilmente manipuláveis mas para isso até é preciso saber e não um burro qualquer vir tentar manipular.

    ResponderEliminar
  15. que post de merda, enfim, a partir de momento que das razao a um ordinario como o bruno de carvalho, esta tudo dito a merda que és

    ResponderEliminar
  16. Gb,
    O Sr diz que os benfiquistas foram manipulados ao escolherem Rui Costa e Lfv.
    Agora pergunto-lhe:
    Quem foram as alternativas a estes 2?

    Eu sou e fui crítico a Lfv e a Rui Costa mas perante as alternativas que se apresentaram a eleições eram melhores?
    Benitez foi a única alternativa a Rui Costa nas últimas eleições.

    Gb, o sr acha que benitez tem categoria para ser presidente? Entre Rui Costa e benitez , qual a sua escolha.

    Parem de chamar burros e manipuláveis aos sócios do Benfica pq as alternativas a Rui Costa e a lfv sempre foram muito fracas.

    A culpa não é dos sócios nem dos adeptos, a culpa é das alternativas que se apresentam a eleições e das direções.

    Arranje gente credível e com currículo e prestígio que facilmente correm com o Rui Costa que é um incompetente.

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar
  17. Hoje, Quem é a alternativa a Rui Costa?
    Ninguém se chega à frente, não vejo ninguém a propor-se a presidente.

    Parem de chamar burros e manipuláveis aos sócios pq estes tem de gramar com um incompetente pq ninguém se chega à frente para derrubar o incompetente Rui Costa.

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar
  18. Quem é a alternativa a Rui Costa?
    Ninguém se apresenta e o Sr tem a lata de chamar manipuláveis e burros a quem não tem alternativa de escolha.

    Tenham tomates e apresentem-se em vez de dizer que os benfiquistas são burros e manipuláveis.

    Nomes? Venham eles
    Agora insultar os sócios sem apresentar alternativas e de muito mau gosto

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar
  19. Sendo eu um apoiante de RGS, não poderia mais concordar com tudo isto, Aliás continuo a achar que existiu algo muito estranho naquelas eleições, mas isso sao outros quinhentos, facto é que o Rui nao é nenhuma lufada de ar fresco assim como nao seria o Noronha, custa-me como é que num universo de 14M de Benfiquistas nao haja 1 com reais intenções de devolver a grandeza que ja a tivemos em outrora, Aliás eu sou a favor de o presidente ser muito bem remunerado para que qualquer "Sérgio Engrácia" desta vida tenha oportunidade de se candidatar e fazer melhor que esses vendidos que la andam. É urgente devolver o Benfica aos sócios.

    ResponderEliminar
  20. Se esta doença se curasse com paracetamol seria fácil de resolver!

    ResponderEliminar
  21. Se esta doença se curasse com paracetamol seria fácil de resolver!

    ResponderEliminar
  22. De fonte próxima, há acordo entre o Benfica e o Treinador para rescindir o contrato e nao sera por 22M.
    A nao ser que venha algum clube e o leve.

    ResponderEliminar
  23. Sinceramente, não concordo nada com o post. Então a culpa é do adepto. Está bem.

    Ou seja, os adeptos dos anos 60 e 70 eram bons, depois com os anos deixaram de o ser.

    Está bem abelha.

    Porque não reconhecer que a qualidade dos candidatos a presidente caiu totalmente desde Jorge de Brito?

    O clube, não só o Benfica como o futebol em geral, tem atraído gente sem escrúpulos e com agendas próprias, onde os interesses desportivos são secundários.

    Lavagem de dinheiro, fraudes fiscais, enriquecimento ilícito, estão na ordem do dia.

    Veja-se as negociatas que aparecem no FCP as portas das eleições, negócios obscuros todos os dias.

    Dantes era presidente do SLB quem tinha dinheiro, agora é candidato quem tenta obter dinheiro.

    Os sócios estão cansados e votam pelo seguro. O Rui era conhecido o Noronha um desconhecido. Não se entende o sentido de voto dos sócios, depois de terem os anteriores presidentes presos?

    Porque não se juntam os sócios com mais capacidade financeira para formarem uma lista de mudança, forte e vencedora?

    É isso que nos falta. Os sócios não são burros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje em dia ninguém está para pôr dinheiro e nome num clube cheio de malandros.
      A estrutura engordou demais e não se consegue emagrecê-la fácilmente.
      E é preciso tanta massa para alimentar a estrutura que é preciso ir já com as costas quentes dos bancos, vulgo sistema.
      E se os candidatos tem a infeliz ideia de colocar o "Clube primeiro" a torneira fecha automaticamente.
      É por isso que temos o presidente e a SAD que temos.
      E qualquer Vale e Ventura que apareça tem os dias contados.
      A industria do faz de contra e do entretinimento está aí para ficar enquanto houver quem pape a coisa.
      Lembra-me aquelas lutas faz de conta americanas.
      É a fingir mas dá para descarregar frustrações!

      Eliminar
  24. Acho que é humilhante para qualquer Benfiquista ver o nome de um sapo num post associado ao nosso clube
    É preciso ter mais cuidado GB! Nós não somos um clube da trampa que está valido e nem colchões na academia tem. Nós somos o Benfica! Temos o maior activo, temos o maior número de adeptos, temos a maior parceria com o Mendes, temos o maior cashflow, o maior número de arbitros aliados, o maior número de pequenos clubes subservientes, a maior concentração de notáveis em posições de influência.
    É preciso perceber que tudo isto acontece. Não se pode ganhar sempre sempre.
    Ganhar 50% dos títulos em PT e deixar o Porto e o Sporting dividir as restantes ligas parece-me um ótimo resultado
    Continuam a querer tudo já feito e para ontem. Num clube da nossa magnitude, as coisas tem que ser feitas aos poucos e fundamentalmente, discretamente...
    Deixem tar o Schmidt mais 1 época e vão ver o que é carburar.
    Deixam estar o Rui Costa que ele vai trazer umas boas pérolas nas próximas épocas
    Deixem tar que estas humilhações acabaram esta época, está tudo providenciado para que não haja mais moçambicanos a rebentarem com a bilha dos benfiquistas semana sim semana sim.


    Acreita e aplaude!

    ResponderEliminar
  25. Agora até no Andebol nos ganham esses sapos de merda.
    Eu sei que nós sempre dissemos que as modalidades só interessam para quem não ganha no futebol, e dentro essas só interessa aquelas em que ganhamos. Mas porra, já não ganhamos em absolutamente nenhuma....

    ResponderEliminar
  26. A ilusao somos maiores que portugal
    Enfim
    Por mais "amor " que se sinta por um clube nao deixa de ser isso um clube qye tem uma modalidade entre outras de futebol nada mais que isso
    Quem fiz que ama o benfica acima de.tudo nunca.conheceu o amor de.um filho um amor de.uma mae enfim

    ResponderEliminar
  27. Ainda acredito que nos vamos unir e construir uma lista vencedora, esquece o Silva, ele até pode ser o assessor jurídico dessa lista ou o presidente da AG, vamos ser humildes perante esta realidade, demasiadas ligações ideológicas a uma direita truculenta, a vida é o que é.

    ResponderEliminar
  28. "Dá-me vontade de chorar" de raiva e incapacidade. O NOSSO CLUBE devia apresentar um futebol de topo como o foi com o Hagan, Mortimore, Eriksson, JJ nos seus bons anos, Lage e Roger (ano passado) temos dinheiro e estruturas para isso, agora se ganhamos ou não isso transcende-nos. AMO O FUTEBOL E O BENFICA e ver este estado de coisas deixa-me horrorizado. Em 45 anos tivemos uns 12 ou 13 de qualidade isso é só estúpido. NÃO ENTENDEM ISTO CARALHO? FODA-SE! SEJAM BENFICA CARALHO ESQUEÇAM OS NOMES, queremos qualidade inteligência rigor competência nos órgãos dirigentes... apreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    ACORDEMMMMMMMMMMMMMMM PORRRAAAAAAAA

    ResponderEliminar
  29. Na minha opinião Rui Gomes da Silva era a pessoa e o LIDER q tem conhecimento de causa e conhecimentos suficientes para levar o Benfica para a frente e Ñ PARA TRÁS como temos visto nos ultimos anos, atente-se q ele bateu com a porta quando fazia parte da equipa de responsáveis do Benfica por Ñ concordar com o q se estava a passar no Benfica, PORTANTO PARA BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BASTA, assim os sócios o queiram, mas também vejo Telmo Correia como uma MUITO BOA ALTERNATIVA, os 2 em conjunto então SERIA O MEU SONHO para um Benfica à BENFICA...
    Mas esta é só a minha opinião, e posso estar completamente errado, além de q os interesses instalados à muito no nosso Benfica Ñ irá permitir q alguém deste tipo os desaloje dos tachos instituidos à tempo demais, influenciando a opinião dos sócios para q tudo continue na mesma, TÊM a palavra os sócios ou VIRA O DISCO E TOCA O MESMO...
    Assim, CONTINUAREMOS DE BANANICE EM BANANICE NAS MÃOS DE OUTROS INTERESSES, OU...

    ResponderEliminar
  30. Grande Benfiquista Benfica GB,

    desde quinta feira estou a viver momentos de profunda DEPRESSÃO...

    depois de MARSELHA também me DESQUITEI ...

    por isso nem prego olho nem como há 3 dias ...

    porque também alimentava a esperança de estarmos em DUBLIN...

    mas questiono como é que há BENFIQUISTAS ...

    que são capazes de dar os parabéns aos VIMOQUISTAS...

    quando eles foram simplesmente levados ao COLO...

    desde o início do Campeonato?

    ora pelo VERDÍSSIMO ora pelo MACRON...

    e por todos os outros!

    foi o jogo com o CASA PIA...

    em Rio Maior...

    foram os 2 jogos no Algarve...

    só aqui está a diferença pontual...

    actual...

    e houve outros claro...

    além dos que o Benfica foi roubado!

    por isso eu não percebo...

    como há benfiquistas...

    a dar os parabéns ao Sporting...

    nas redes sociais e televisões/jornais...

    imaginem só...

    se fosse ao contrário...

    o BENFICA ser CAMPEÃO assim...

    com os mesmos casos de arbitragem...

    estavam tudo e todos...

    a colocar em CAUSA...

    o TÍTULO do BENFICA...

    excepto os benfiquistas...

    eu sei muito bem o que digo...

    ResponderEliminar
  31. O nível cultural dos adeptos benfiquista é baixo. Assim sendo, tornou-se simples, fácil e barato manipular os adeptos benfiquistas e em especial os sócios benfiquistas.

    Têm sido os sócios, os verdadeiros culpados pelo descalabro do Benfica.
    Rui Costa, marioneta de LFV, tem manipulado os benfiquistas com as contratações da treta de reforços da treta.

    ResponderEliminar
  32. Muitos benfiquistas dizem que a culpa é do Var do Fontelas do Paulo Costa da Apaf, mas para mim o grande culpado deste marasmo que se instalou no Benfica, só tem um nome os próprios benfiquistas, aliás desde o João Santos, tem sido sempre a descer e de acordo o nível cultural dos benfiquistas deixa bastante a desejar.

    ResponderEliminar
  33. Sapos ganharam outra vez por goleada....
    Que azia

    ResponderEliminar
  34. O post está cheio de equívocos e falsos factos.
    O Benfica não está mal de finanças, como apregoa. Está bem de finanças. Tem Ativo e Passivo controladíssimos, sem comparação possível contra qualquer adversário. Sem perdões bancários, sem falências ou fair plays financeiros à ilharga. Tem, naturalmente, custos operacionais superiores às receitas - o que se explica facilmente, dado o fraco e curto mercado português e a receita aqui gerada. A que se somam os custos de ter uma grande (e forte) academia de formação. E os normais custos de uma equipa de nível europeu, que tenta esgrimir forças com clubes com outros pergaminhos, em mercados muito maiores, Ligas muito melhores… ou com uns quantos sheiks e mecenas do médio Oriente.
    Tem ainda um teto salarial alto para os padrões portugueses, baixo para padrões de topo europeu. Que tem de ser respeitado, sob pena de desequilíbrio. E é por aí que os nossos melhores jogadores saem - porque é impossível pagar salários (líquidos) de premier League, em Portugal.

    O Benfica está alavancado, com Empréstimos Obrigacionistas e factoring de receita futura, de forma balanceada e racional. Renovar os EOs é sensato, é boa gestão financeira. Mais ainda conhecendo-se o prémio oferecido pelo clube, que é o mais baixo oferecido por clubes nacionais (precisamente porque o mercado avalia positivamente as nossas contas e o nosso histórico, imaculado, de cumprimento de todos os deveres para com devedores).

    A conversa das dificuldades financeiras é falsa e desligada da realidade.
    O Benfica TEM de vender todos os anos, porque TEM de ter receita extraordinária para compensar o déficit operacional. Isso é público, é óbvio, é racional.

    Assim foi com Vieira e Domingos Soares de Oliveira, assim é com Rui Costa e a atual direção.
    Não há alternativa para este estado de coisas. Apenas se pode ir melhorando as receitas, controlar as despesas e continuar a lutar pela Champions, todos os anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode é começar o trabalho de influência para a criação de um sistema/pirâmide de campeonato europeu, inserido na UEFA, mas cujo lobbying terá de ser feito ao nível dos principais clubes europeus (porque nem as ligas nacionais nem a UEFA estão interessadas em mudar o statu quo). A única maneira de anular a assimetria provocada pela dimensão dos mercados nacionais é criar uma competição principal em formato de liga a nível europeu.

      Nunca ouvi a direção a falar disso, nem dos modelos de distribuição das receitas televisivas, nem de valorização de conteúdos digitais. É só a gestão do dia a dia. Sem rasgo, sem visão de futuro.

      Anda-se à 20 anos a falar do naming do estádio (uma coisa assim very anos 90, que vale pouco e nunca veio). Ah, porque querem um parceiro bom, porque Estádio Valouro fica piroso, porque os interessados dão pouco. Entretanto perde-se 20 anos de uma pequena receita que não prejudicava nada o clube.

      Nem a gestão desportiva é propriamente exemplar do ponto de vista financeiro. Gasta rios de dinheiro em projetos de jogadores para se desistir deles ou se taparem uns aos outros. Foi desnecessariamente concedido (pela segunda vez em meia dúzia de anos e com Rui Costa na direção) um contrato de longa duração e elevado valor a um treinador com poucas provas dadas, e ainda sob um contrato mais vantajoso para o clube.

      O Benfica não está mal de finanças, e não pode reter eternamente os bons jogadores. Mas também não precisava de vender os Renatos ou os Félixes ao fim de 6 meses. Se vender menos também precisa comprar menos, e os salários, comissões e prémios de assinatura pagos aos jogadores que vêm de fora ficam mais caros que uma renovação com um miúdo do clube.

      O Vieirismo cheirava mal, sobretudo depois da falência do BES. Sim tinha contas equilibradas, mas que podiam ser muito melhores, porque o Benfica era usado em proveito de LFV e das suas empresas.
      Já Rui Costa parece simplesmente incompetente. Nem como VP para o futebol foi bom, quando essa seria em princípio o seu ponto forte. Dá um bom RP com capacidade para atrair jogadores e treinadores, pelo menos durante mais 10 anos até os jogadores jovens deixarem de saber quem ele foi.

      Eliminar
  35. Rui Costa poderá não ser o Presidente mais bem preparado da nossa história, mas foi a melhor opção possível… dada a derrota de Noronha Lopes.
    Rui Gomes da Silva foi um flop, tremendo, que apenas serviu como muleta da reeleição de Vieira. Óbvio que não era esse o intento de RGS, mas foi esse o resultado final. Como RGS não teve a humildade para recuar e apoiar a única lista rival com capacidade para fazer frente a Vieira, não foi possível unir os Benfiquistas descontentes. Pelo contrário, RGS fez campanha CONTRA Noronha Lopes, fragilizando a oposição.

    Infelizmente, Noronha Lopes não concorreu nas últimas eleições. Onde, sejamos francos, a oposição voltou a ser fraca e desprovida de um programa e elenco mobilizador. Se tivesse reunido Rui Gomes da Silva e Noronha Lopes, teria tido essa força. Nenhum dos dois decidiu abraçar o projeto.

    Posto isto, Rui Costa é o Presidente que temos e o melhor possível.

    Se pretendem criar uma alternativa à Direção, façam-no. Com um projeto. Com realismo, com propostas firmes e alicerçadas em nomes, números e evidências. Criticar é fácil. Listar “desejos”, fazemos todos.
    Concretizar num plano, num projeto, sério e palpável… é difícil. Aqui, no Benfica, como em tudo na vida.

    Terei todo o gosto em avaliar, em comentar, sugerir melhorias, apontar falhas, num projeto alternativo real que surja, neste blog ou em qualquer outra plataforma.
    Não contem comigo para, num blog dito Benfiquista, fazer semana após semana a crítica destrutiva do que é feito, nem assassinatos de caráter.

    Ninguém fica satisfeito quando se falham objetivos. Quando perdemos, perdemos todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não não perdemos todos quando o todos em tempo útil disseram que ia correr mal, quem está a decidir decide muito mal, muito mal. 5 anos 900 milhões entre aquisições e ordenados os mesmo títulos que o braga, vai-te catar. Portanto quem perdeu foi a direção e o treinador, vai limpar o cú ao teu bebé.

      Eliminar
    2. Quando vemos que todos remam para o mesmo lado, lá estarei para alinhar no "quando perdemos, perdemos todos"!
      Agora quando temos profissionais a ganharem pornográficos milhões, serem incompetentes e no fim ainda conseguem ganhar prémios extras com renovações de contratos, de desempenho(😫) e outras manigâncias, não entro nesse grupo.

      Eliminar
    3. Não sei que provas quer o Lawrence de que a direção trabalha apenas e só para o sucesso do Benfica.
      O que apelida de incompetência, eu apelido de erros. Que foram vários e custosos - como a ausência de DE ou de um DD suplente.
      Mas o Lawrence só vê o lado mau, e aí é que nunca nos encontraremos. Ignora o acerto das contratações de Aursnes, de Neres, de Bah, de Trubin, de Kokcu. Ignora o lançamento de António Silva, de Neves, de Tiago Gouveia, de Samuel Soares. Ignora a recuperação de Florentino.

      Para o Lawrence, as vitórias não merecem crédito. Já o insucesso, é incompetência.

      É um mundo bipolar, básico, simplista. Não é o meu.
      Esta é uma má época.
      Vejo todas as condições para corrigirmos os nossos erros.
      E sei que não se repetirá o perdão de dívida de 100M de euros que permitiu ao Sporting ter a equipa que apresentou este ano, pelo que os nossos rivais agora terão de jogar com regras iguais às nossas. Ao contrário do que aconteceu este ano.

      (E caso questione porque trago para aqui o Sporting, eu não me importo de explicar: é porque não temos de ser perfeitos. Apenas temos de ser melhores que os outros. E, sem um perdão de 100M de euros de dívida, cash… o Sporting não teria conseguido manter os seus jogadores, nem teria conseguido reforços. E seríamos indubitavelmente os melhores. Que voltaremos a ser).

      Eliminar
    4. Todo o crédito nas vitórias e é para isso que somos BENFICA!
      Tivesse o treinador estudado mais os adversários, colocasse os jogadores certos nas posições certas, não tivesse mandado embora o 2º defesa direito que tínhamos, tivesse gerido melhor a condição física do Di Maria (velho, é a época com mais minutos na sua carreira) tivesse mantido o Cabral como ponta de lança, colocasse o Kokçu e o Aursnes nas posições correctas, não fizesse substituições aos 90 minutos e se calhar eram os lagartos que estavam a 7 pontos de nós.
      Ontem, coisa raríssima, atacámos pelos dois flancos porque, tarde, lá colocou o Carreras.
      Incompetência!
      E foi tanta que resvala para a encomenda!

      Eliminar
  36. Atentem bem nas vergonhosas arbitragens do futebol feminino. Os lagartos dominam completamente a arbitragem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada22/4/24 21:32

      Por acaso concordo. Ainda ontem, aquela p@ta da árbitra apitava a qualquer sopro das jogadoras do Benfica. Além de um penalty descarado que foi perdoado. Não fosse o VAR e a coisa tinha descambado.
      E se os grunhos lá de cima iniciarem o futebol feminino, então é que vai ser um autêntico fartar vilanagem...
      Que futebol tão podre, corrupto, feio, maldoso e porco é este cá do burgo...
      Mas os junta letras preocupam-se mais em bater em tudo o que o Benfica faz com horas e horas de palha inócua e insinuações insidiosas, em vez de discutirem a podridão e tentarem ajudar na recuperação do futebol tuga.
      Fazem-me rir quando gabam a nossa liga quando não passa de uma segunda ou terceira linha na Europa!

      Eliminar
  37. Também já é tempo de acabar com a patranha em torno do custo de uma eventual saída de Roger Schmidt.

    Em lado algum, no mundo, os treinadores que são afastados recebem, na sua saída, o valor integral dos salários e prémios a receber!
    As exceções a essa regra são muitíssimo poucas e muitíssimo públicas, terminando sempre mal para os treinadores que a exigem.

    Se Schmidt não for o escolhido, é óbvio que se fará um acordo! Num valor muitíssimo mais baixo do que está a ser veiculado pela Comunicação Social merdosa que temos e ecoado por tanto Benfiquista que devia ter mais capacidade para não comer treta!

    Todos os dados históricos, do nosso clube, assim o confirmam (a única exceção, nos tempos modernos, foi Manuel José!). Todos os dados históricos do próprio Schmidt o corroboram - pois já foi também afastado do Borussia e do clube chinês que liderou, sem notícia de qualquer dificuldade colocada pelo alemão!
    Schmidt sabe que tem mercado, sabe que qualquer problema que criasse seria sabido e prejudicaria a sua imagem e oportunidades futuras.

    Deixem de comer gelados com a testa, pensem pelas vossas cabeças e avaliem o que a história conta!

    A Comunicação Social portuguesa quer, a toda a força, empurrar Schmidt para fora
    Uma parte não aceita que um treinador estrangeiro tenha mais sucesso que um português. É a falange do aparelho, do sindicalismo bacoco, com alguns laivos xenófobos, mas acima de tudo movida pela proteção da classe, do compadrio, dos amigos.

    Mas não só. Uma outra parte da CS precisa de argumentos para poder falar horas a fio, sobre nada, em sites, programas de TV e artigos de opinião. Para tal, é preciso… novela. E uma novela precisa de um vilão, precisa de um herói que é uma vítima, precisa de uma crise, precisa de drama. O Benfica é, para estes paineleiros e pseudo jornalistas, o argumento de uma novela, nada mais. Tudo é empolado de forma artificial, qualquer percalço é um horror, qualquer falha é uma crise!

    Mas o pior de tudo é que a turba come a novela! Sem fazer um esforço para entender que a forma como papam a novela é, ela mesmo, ingrediente para a perpetuação da novela!

    O vilão é Schmidt, a vítima e herói é o pobre adepto Benfiquista. O drama é qualquer expectativa gorada (que tanto pode ser uma competição perdida, como até uma vitória sem “a espetacularidade”… exigida!). A crise é a conjugação de tudo isto! O alemão mau, frio, sem emoções, que se sente superior. O adepto maltratado de propósito, que tanto esforços faz pelo seu clube. A mancha, terrível e funesta, na história e no nome da família Benfiquista, feita apenas e só de glória, vitória e sucesso, que ficará para sempre e nunca será restaurada.

    Epa, acordem!
    Saiam dessa!
    Perdemos um campeonato. Como tantos outros no nosso longo passado. Com erros em catadupa, que teremos de corrigir, para que se repitam menos (sim, repetir menos. Menos já chega. Não fazer erros é a bitola dos loucos).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que um qualquer advogado de pacotilha consegue fazer. Admirável. Mas uma percentagem enorme de sócios tem licenciaturas pah, vai-te catar.

      Eliminar
    2. Perder é normal, mas o problema é que não se vê Schmidt a melhorar ou sequer a interiorizar a necessidade de corrigir os erros. Uma coisa é perder quando se vê bom trabalho do treinador, e outra é perder quando só se vê asneiras.

      Sobre Schmidt a minha posição é que não se pode despedir só porque não é bom (acho que não é). Só se paga para trocar se houver uma alternativa credível e um benefício expectável.
      Acresce que um treinador novo implica sempre alguma remodelação do plantel, ou seja, à rescisão de Schmidt acresce esse custo.

      Schmidt até pode voltar a ganhar, mesmo com as suas falhas, se o plantel for melhor construído. O Sporting estará menos forte, podendo sair Amorim e provavelmente Gyokeres. O Porto não vai ter dinheiro da Champions.

      Agora, temos de ver se Schmidt tem condições (e vontade) reais de continuar. A liderança de Schmidt está muito desgastada e criou muitos anticorpos nos adeptos.
      O risco de manter Schmidt é o de acontecer o mesmo que com Fernando Santos, que ficou a marinar de um ano para o outro, e aos primeiros maus resultados foi despedido na mesma. Isso seria ainda pior do que rescindir de imediato. É uma jogada arriscada.

      Eliminar
    3. Comentário perfeito. Parabéns!

      Eliminar
    4. Apenas uma questão onde a "bota não bate com a perdigota" como se diz na minha terra :
      A comunicação social quer correr com o alemão ao mesmo tempo que diz que vai custar muito caro ao Clube?
      Então se não custa tanto, mais facil é pô-lo a andar, não?

      Eliminar
    5. Caro Lawrence, bate a bota, totalmente, com a perdigota.

      A Comunicação social quer sangue. Quer mesmo. Basta ver a forma como, há minutos, foi traduzida, no canal 11, a conferência de imprensa de Schmidt. Se não viu, sugiro que veja. Depreendo que sabe inglês. E que conseguirá ver como foi javardamente desvirtuado o que Schmidt disse.

      A patranha dos 22M (a totalidade dos salários e prémios por receber até fim do contrato) é, por si só, uma falsidade. Ou conhece algum caso, no Benfica das últimas décadas, de treinador afastado em troca de TODO o cachet que tinha a receber.

      Mas porquê então a conversa dos 22M, pergunta? Porque alimenta a novela! Alimenta o suposto erro de Rui Costa em renovar, alimenta o drama da decisão, pelo gigantesco impacto financeiro. E piora a imagem de Schmidt, pois a narrativa que passa é que Schmidt só sairá por esse valor!!

      Demasiada conjectura? Discordo. Porque os 22M - a totalidade do cachet - nunca é paga. Mas é usada como argumento.

      E, no final do dia, o que temos é a reação de uns quantos maus adeptos, que decidem apupar e gritar com a equipa, no final de um jogo que venceram. Provavelmente não indo mais longe nos seus intentos porque havia forças policiais e de segurança a conter os energúmenos, na saída para os balneários.


      E não comentarei mais o tema. Há muito que desisti de escrever neste blog, pela sua natureza tóxica e negativa. Não pretendo mudar a opinião de ninguém. Se acham que o melhor é mudar de treinador todos os anos, se acham que as finanças estão mal, se acham que todos são incompetentes e merecem assobio… estão no vosso direito.

      Eliminar
    6. Caro anónimo, sobre Schmidt, concordo parcialmente. Não acho que repita sempre os mesmos erros, mas é casmurro como o raio.

      Não creio que o plantel seja assim tão “à medida” de Schmidt, para isso ser um problema profundo. Há qualidade e jogadores de características díspares. Aliás, diria até que isso foi um problema para Schmidt, este ano. Cabral, Musa, Tengsted e Marcos, por exemplo, são todos muito diferentes. Florentino, Neves, Aursnes, Kokcu, Joao Mario - os vários usados no meio campo - são todos diferentes.

      Manteria Schmidt, caso a decisão fosse minha. Corrigindo as lacunas no plantel. Tentando manter António Silva e Neves.

      Mas concordo que a relação com os adeptos está desgastada. Basta ver aqui no blog. Ou nas bancadas.

      E temo que estas atitudes vergonhosas de alguns adeptos em nada nos ajudarão, nem na tranquilidade que a equipa precisa, nem no esforço de manutenção dos nossos jovens valores. Porque quererão António Silva ou Neves ficar… num clube em que são apupados e assobiados pelos seus próprios adeptos?

      Eliminar
    7. @ anónimo das 23:20

      O plantel tem alguma versatilidade, mas já sabe que os treinadores gostam sempre de trazer alguns "dos seus". Embora com estilos diferentes temos excesso de jogadores do tipo concreto ala/médio ofensivo, como Neres, Gouveira, Schelderup, etc. Quem vier terá de os querer aproveitar.

      Acho que os jogadores não ligam muito aos adeptos. Antigamente frequentavam os mesmos lugares que nós e viviam nos nossos bairros. Hoje vivem em condomínios fechados afastados da malta.

      Na ausência de um Trap dos tempos modernos tb mantinha o Schmidt. Mas tirava-lhe poder na escolha do plantel (se é que o tem) e metia-lhe um adjunto português, nem que fosse só para gritar instruções para dentro de campo.
      Agora, o risco de ser mais um Fernando Santos e ser despedido em Setembro é real.

      Eliminar
  38. Parabéns pelo excelente post
    acima de todas as discordâncias que Rui Costa, Schmidt ou até jogadores possam criar nos adeptos
    O Benfica precisa de estabilidade e está num momento previligiado pois tem contas positivas e consolidadas e tem tempo para preparar a próxima época sem sobressaltos

    Levanto aqui um ponto importante que esta direção não corrigiu
    A defesa do treinador e jogadores perante os media
    O Benfica tem de ser mais agressivo e imediato na resposta e a desmarcar mentiras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mentiras? Que defesa é possivel com as evidências à mostra ? é só ver o Benfica a jogar erráticamente. amorfo para os investimentos. Este seu comentário tresanda a encomendado !

      Eliminar
    2. A defesa do treinador é feita à boa maneira do pulha, profesdor dk Rui.
      Enquanto ganha defende-se o homem e quando corre mal fica por conta dele para não beliscar o presidente.

      Eliminar
    3. Que mentiras?

      Eliminar
  39. A máquina de propaganda já reuniu e mandou os seus assalariados fazerem o trabalhinho de vendar os olhos aos incautos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não é difícil tapar os olhos, o Benfica ganhou nem pio perdeu é aos centos de comentários, todos experts da bola, finanças, direção desportiva, treinador e nenhum votou Vieira....

      Eliminar
  40. fraco rei ( e restante côrte), torna fracas as fortes gentes.
    subscrevo tudo quanto loi neste post com a exceção dessa doutrina do ícone Rui Costa, o jubilo dos benfiquistas e o epíteto do amor ao clube, está na hora de desmistificar isso:

    ganhou um campeonato, foi para fora e veio acabar a carreira aos trinta e muitos anos ao Benfica, ha e tal chorou quando marcou ao Benfica.

    Quem chorou foi o Samaris, quando depois de escorraçado, depois de tudo o que ganhou, teve que entrar com a camisola do Rio ave na luz para os Benfiquistas o puderem homenagear.
    o RC, não vive para o Benfica, o RC vive do Benfica, e prova disso é que não teve coragem de afastar a máfia que se apoderou da empresa Benfica SAD, veja-se o volume de despesa que se acumula-se, veja-se os resultados financeiros paupérrimos, veja-se os total alheamento das modalidades e no entanto a ausencia de fiscalização acerca dos astronómicos gastos que se assumem com contratações e comissões que ninguém compreende a nivel europeu são consideradas praticas nomarmais e aceuitaveis, só porque eram pratica instalada.

    Mas preparem-se que neste defeso vamos levar com o canto da sereia:
    vamos ser campeões europeus em dois ou tres anos;
    vamos recuperar a egemonia do futebol nacional;
    vamos assumir-nos como lideres das modalidades
    vamos ter uma equipa de futebol de nivel mundial
    vamos ter uma equipa de ciclismo
    vamos aumentar a academia para 537 campos de futebol
    vamos ter uma universidade na academia
    vamos.....

    vamos....
    vamos....
    e passado um anos de relativo sucesso desportivo, tal como na época do anterior Padrinho, votam as negociatas estranhas, camufladas com os consecutivos e estranhos empréstimos obrigacionistas.

    para mim, a falta de ambição dos subalternos será sempre o espelho da imcompetencia de quem os dirige, e aquilo de quinta feira em França ( o pior jogo de futebol que me lembro ver na TV) é o espelho do que se passa no Benfica hoje, o poder instalado é burguês, ocioso e encontra todas as suas necessidades satisfeitas.
    infelizmente acho que esse poder criou raizes muito fundas no Benfica e devido a isso parece-me inamovível.

    Adoro este clube, mas tenho pena que não seja adorado por quem o dirige.
    como dizia o outro, se não sabia era incompetente, se sabia e não reagia, era conivente, penso que hoje ja todos sabemos a resposta a este dilema.

    SLBDOPOVO


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SLBDOPOVO, parabéns pela clarividência!

      Eliminar
    2. Os emprestimos obrigacionistas sao saudaveis e necessarios.
      E assim que mantemos as luzes ligadas e conseguimos ter cashflow. Pedes dinheiro emprestado e depois quando for para pagar pedes esse dinheiro.
      Assim nunca pagas na verdade com dinheiro teu. Ou seja o clube funciona com 0 custos!

      Eliminar
    3. Anonimo das 14:34, então e os juros?
      E que tal ir dar banho ao cão em vez de querer atirar areia para os olhos da malta?

      Eliminar
  41. Para quando um Presidente/CEO da SAD? A SAD é maioritariamente do Benfica e por isso o Presidente do Clube (e aqui poderá ser Rui Costa) terá sempre um voz forte... mas o Rui nao tem capacidade para ser esse CEO.
    Depois há que reestruturar toda a piramide do futebol, porque a actual é mais sobre o "amigo" do que sobre competencia.

    ResponderEliminar
  42. Só consigo entender esta revolta contra o Rui Costa como ressabiamento de não fazer parte de algum departamento ou não ter conseguido alguma adjudicação de alguma coisa. Na minha opinião tá a fazer um bom trabalho , contratou jogadores com créditos , com futuro e um treinador também com boas indicações e perspectivas de futuro. Mas os balneários podem ser complicados de gerir , principalmente quando tens jogadores que renunciam á selecção para se concentrarem no clube e mesmo assim ficam no banco, JM , outros que chegam com estatuto e quer estejam bem ou mal querem jogar , DiMaria, e outros em final de contrato que se estão um pouco já marimbando , Rafa. Erros nas contratações toda a gente tem , qualquer presidente de qualquer clube. Quem joga em campo é que tem de assumir os erros e melhorar , ou querem que o Rui Costa volte a jogar , também eu , mas não dá. Se o Toni tivesse posto Rui Costa a medio mais recuado em vez de a 10 , se calhar o Rui Costa também tinha ficado chateado. a principal falha esteve na lateral esquerda , o Aursnes é centro campista , Jurasek e Beñat foram más contratações, o Artur Cabral é um perna de pau e o Carreras ainda tá verde. João Mário e Rafa estão a mais no Benfica.

    ResponderEliminar
  43. RUBEN AMORIM SAIU DO SPORTING!
    Hoje foi visto a ir discutir contrato a LONDRES

    O BENFICA TEM QUE MATAR JÁ O BORREGO NO PRÓXIMO ANO! Temos que chutar os lagartos para o buraco onde eles pertencem! Temos que destruir nas 10 primeiras jornadas - temos que colocar os jogos dificeis todos fora nestas primeiras jornadas e ter a certeza que se apita tudo contra eles! É agora o timming do lobbying que para o ano eles têm que cair FORTE E FEIO!
    Tudo conta para não perdermos a hegemonia!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada22/4/24 21:53

      Só podes ser um triste, triste, triste... Ainda esta época não terminou e já estás a pensar na próxima época com todas as raivas e ódios que levam a que esta liga seja realmente uma liga da treta!
      Sou benfiquista de alma e coração, mas se eles ganharem este ano, merecem-no! Imagina só se na Inglaterra, onde mora o melhor futebol do mundo, houvesse mentalidades de m@rda como a tua?
      Enfim!!!

      Eliminar
    2. Muito bem.....

      Eliminar
    3. Que raio de Benfiquista es tu pah ?!? Preocupa-te com os nossos ! Deixa la a lagartada. Temos tanta coisa para arrumar.

      Eliminar
  44. Para o ano temos de arranjar um guarda redes melhor que o turbin que para mim não faz os mínimos.
    Temos de arranjar dois laterais que saibam defender
    Temos de vender o morato e contratar um central que dispute realmente o lugar do Otamendi. Alguém rápido e intenso que seja intratável no 1x1.
    Temos de arranjar outro Neves para o meio campo isto é alguém que como ele seja tb muito bom no 1x1 tanto defensivo como ofensivo e
    Finalmente temos de vender o tengsted e contratar um avançado móvel como ele mas com golo

    ResponderEliminar
  45. Acabado o jogo com o Farense, prova-se que o treinador ou é um incompetente, teimoso ou sabotador.
    Veja-se a diferença entre o Tengsted e o Cabral, o Aursnes e o Morato a defesas esquerdos quando o Carreras mostrou que rodado tem condições, O Kokçu a jogar no seu lugar rende e marca.
    Esse tipo como gestor de plantel é um zero ou pau mandado.
    Fico aqui sentado à espera do comentário do Coluna a varrer o bandolete.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por que raio não te candidatas a alguma coisa no Benfica? Pareces ser um gajo que sabe de tudo. Deves ser o gajo que mais fala nas conversas de tasca com os amigos...

      Eliminar
    2. Ó cartilheiro, já te disse, vai dar banho ao cão!
      Esqueceste de dizer para mudar de clube!

      Eliminar
  46. Adorava ter um presidente !
    E não um fantoche !

    Que metesse na ordem este pseudo técnico , que está cá há 2 anos , e não diz 1 palavra em Português !

    O que ele disse hoje sobre os adeptos !!?? E várias vezes no passado , sobre os mesmos adeptos ….
    Um Presidente a sério , não permitia !

    Neste momento , quem manda no Benfica , é um atrasado mental alemao !!!

    So isto!!!

    Fellini

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que fosse ele à conferência de imprensa.
      Deixar ir o treinador, chateado por ter levado uma garrafada é mesmo a pedir chatices.

      Eliminar
    2. Não. Roger Schmitd falou para os heróis e gestores do teclado e "benfiquistas" como tu, i.e. gajos que vão aos estádios de futebol para tentar encontrar cura para frustracões, que não devem ser poucas.

      Eliminar
    3. A coisa deve estar preta!
      Largaram a bicharada toda!

      Eliminar
  47. Pedro Cabral23/4/24 12:27

    https://tribuna.expresso.pt/opiniao/2023-07-20-Os-Estatutos-E-Pluribus-Unum-do-Sport-Lisboa-e-Benfica-fd01f9e5

    ResponderEliminar
  48. Pedro Cabral23/4/24 12:29

    https://tribuna.expresso.pt/opiniao/2023-07-20-Os-Estatutos-E-Pluribus-Unum-do-Sport-Lisboa-e-Benfica-fd01f9e5

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada23/4/24 18:11

      O que aqui é exposto pela estimada sócia Raquel Vaz Pinto não pode deixar de preocupar em especial os sócios e em geral todos os adeptos.
      Se existe a necessidade - já não é só tentação - de esconder algo tão importante como uma proposta de estatutos solicitada pela própria direcção é porque a intenção foi meramente a de criar uma ilusão de democracia e aceitação da palavra dos sócios! É óbvio que não houve qualquer intenção de dar a palavra aos sócios, continuando uma situação feudal iniciada pelo aldrabão, dono do palheiro.
      A situação é grave, muito grave. E se os benfiquistas deixarem passar em claro tamanho ataque à história, democracia e vivência dos nossos antepassados, ficarão na história como os vendilhões do Templo e assassinos dos pergaminhos do Sport Lisboa e Benfica. E o Clube, tal como muitos ainda o conheceram, terá o seu fim, sem HONRA nem GLÓRIA!

      Eliminar
  49. VALE O QUE VALE
    É como as sondagens, mas,
    Roger Schmidt na Liga Portuguesa: 51 vitórias, 7 empates e 6 derrotas (80 % de vitórias)
    Ruben Amorim na Liga Portuguesa: 116 vitórias, 22 empates e 14 derrotas (76% de vitórias)
    Não adianta alegar que Amorim passou pelo Braga, pois aí teve 8 vitórias em 9 jogos, pelo que a média apenas do Sporting até é inferior à global.
    Já agora, devo dizer que a média do técnico alemão é a melhor no Benfica desde o tempo de Jimmy Hagan (83%). Bruno Lage tem 78%, Rui Vitória 76%, Jorge Jesus 75%, Mortimore 72% e Eriksson 71%

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu proponho que assines se fores sócio e mantenhas o alemão já que é tão fabuloso, o melhor segundo a tua observação

      Eliminar
    2. O anónimo não disse que “é o melhor”. O melhor, foi Jimmy Hagan. Os factos estão expostos.

      Eu não sei se manteria Schmidt.

      Porque, se Klopp estivesse disponível, preferia este.

      Para todos os que querem a cabeça de Schmidt, pergunto: e quem escolheriam? E porquê? E garantem que faria melhor?

      Nem Klopp ganha sempre. Nem Guardiola ganha sempre. Pelo que… posso concluir que nenhum destes dois se safaria no Benfica.

      Eliminar
    3. Como deve saber os números têm um contexto, e só mostram o que queremos...e matemáticanente o tempo da amostragem é muito relevante para as métricas.

      Eliminar
    4. Portanto, Bruno Lage é melhor treinador que Eriksson e Mortimore... Tá bem abelha...

      Eliminar
    5. Interessante é ver que o Schmidt tem 194M investidos no plantel. Os outros todos juntos nem a metade disso chegam

      Eliminar
    6. contraditório sem contexto leva a análises que servem os autores, Schmidt nunca chegará aos pés do hagan, mortimore ou eriksson, ou trapatoni, tenho dito
      o alemão ou é burro ou mal formado (aquilo a que chamam teimoso, eu chamo má formação humana, ninguém erra de propósito para marcar uma posição isso é doença mental)

      Eliminar
  50. Uma coisa sei eu e não é preciso ser bruxo, basta olhar à volta!
    Com o execrável pulha, perdemos a grande hipótese de devolver aos porcos um penta porque ele se encarregou de o evitar.
    Agora com o delfim dele, com uma aparente calma financeira e olhando a que os lagartos estavam a sair duma situação financeira difícil e com os corruptos a irem pelo cano, lá vinha outra vez a hipótese de fazer o penta que nos falta e que tantas vezes nos é atirado à cara.
    A verdade é que os lagartos estão mais fortes, os porcos, se o barrasco velho fôr de vela, vão dar a volta e nós, com a falta da champions, com empréstimos obrigacionistas a cair, com custos operacionais enormíssimos e com poucos jogadores com bom mercado fruto da miserável época comparando com o investimento, vamos ficar igual ou pior que a concorrência.
    Diria que o dono do palheiro não faria melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outra vez a converseta dos empréstimos...
      Já te disse que os empréstimos não se pagam, pedes um novo! E é esse é que paga o antigo.
      Assim nunca gastas do teu dinheiro, não percebes isso?

      Eliminar
    2. subscrevo.

      Eliminar
  51. Que comentário Ridiculo! E então vamos acumulando o custo do empréstimo a cada 3 anos. Isso explica porque é que temos quase 300M em empréstimos Obrigacionistas já contratualizados e já adientamos a maioria das receitas do contrato televisivo (para quem não gasta o próprio dinheiro)
    No fim do dia as contas são estas - vivemos acima das possibilidades, temos que gerar 150M por ano em vendas ou mais valias ou então fecha a casa! São 150M! não são trocos! É ter que fazer 1 supervenda todos os anos... é incomportável

    ResponderEliminar
  52. Nos próximos jogos o Schmidt deveria testar esta equipa:
    Bah Araújo Silva e carreras
    Florentino Neves e kokçu
    Neres Leonardo e Tiago gouveia

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking