O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 5 de novembro de 2023

Tarde de chuva moderada, mas com Neves fortes em Chaves

. 26 comentários
fonte: SLBenfica.pt

Ontem foi dia de mais uma deslocação, desta vez até Chaves, com a minha companheira de sempre: a minha irmã. Pelo Benfica, claro. E foi ainda na bancada do Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira que, depois de ver uma exibição com pouco brilho do conjunto treinado por Roger Schmidt, onde o que mais valeu foi o resultado (0-2) e a conquista dos três pontos, decidi escrever sobre o homem do jogo: João Neves. 

Para o encontro com o Chaves o treinador do Benfica voltou a apostar num 3x4x3, algo que já tinha testado em Arouca e que correu bem, pelo menos no que ao resultado final diz respeito. Ontem foi igual: o resultado agradou, mas a exibição não convenceu. O que é normal, uma vez que esta nova ideia ainda não foi suficientemente trabalhada e utilizada. 

Neste novo sistema João Neves deixou de jogar na sua posição de origem para assumir o papel de lateral direito e, como comentou ainda ontem o meu grande amigo Toni Gutiérrez, e com o qual estou totalmente de acordo, o jovem português, ainda que seja o jogador mais prejudicado pela nova ideia de Schmidt, não desilude, tem cumprido e o jogo de ontem é mais uma prova disso. 

João Neves foi, sem dúvida, o desbloqueador da vitória do Benfica e os dois golos são praticamente inventados por ele. O primeiro, aos 59 minutos, surge após arrancada do português pelo lado direito até à linha de fundo onde cruzou para trás para uma primeira tentativa de golo de Arthur Cabral, negada por João Correia em cima da linha, porém a bola ainda sobrou para Aursnes e o norueguês rematou para o fundo das redes acabando com as dúvidas. Tudo isto num momento em que parecia que não havia soluções para desatar o nó. Neves abriu também caminho para o 0-2 depois de sofrer penálti, na consequência de um duelo com Bruno Langa dentro da grande área onde acabou atingido no rosto. Chamado a converter João Mário, com muita tranquilidade, fez o segundo para o Benfica. 

Com apenas 19 anos, um dos elementos mais novos da equipa, ainda a adaptar-se à sua nova posição no terreno, João Neves mostrou aos colegas mais experientes a atitude que era preciso ter para conquistar os três pontos. Aquele a que os adeptos carinhosamente chamam “miúdo” voltou a ser o homem do jogo e aqui merece especial destaque tendo em conta que é apenas a segunda vez que joga a lateral direito. Na tarde do passado sábado o internacional somou, de acordo com os registos do GoalPoint, cinco ações na área contrária, ganhou 16 duelos e foi totalmente eficaz nos cinco dribles. 

Assim, é legítimo dizer que João Neves não sabe jogar mal e que ontem o Benfica viveu da sua qualidade individual. Já tinha dado provas do seu talento e inteligência na época passada e na atual mantém o bom nível, mesmo a jogar noutras posições. Ao dia de hoje é difícil imaginar um Benfica a brilhar sem a presença do jovem em campo.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

26 comentários

  1. 👏👏👏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. para quando um artigo sobre a saida do grimaldo e a compra de 2 aleijados? ou não se pode dizer mal do Brás? só escrevem artigos de forma a não alijar a direção?

      Eliminar
    2. O JP agora virou santanoco. Ou será santa louco ?

      Eliminar
    3. Se és Benfiquista (e não um infiltrado como parecem ser alguns...) devias era estar mais preocupado com o futebol miserável sem alegria e sem garra (para não dizer outras coisas...) que o Benfica pratica e com a extrema incompetência deste Rui C(B)osta que lesa em milhões o Benfica .

      Eliminar
  2. Um pequeno reparo, Filipa. O João Correia cortou a bola já dentro da baliza, o golo é do Cabral. Parece pouco, mas suponhamos que o Aursnes tinha estado em posição irregular nesse lance, golo não considerado do Cabral, e golo (talvez) bem invalidado ao Aursnes. É assim que muitas vezes se decidem os campeonatos aqui no Corruptogão. Quanto ao penalty, ele (Bruno Langa) faz mesmo o gesto de "dar" na cara do Neves, portanto é falta, logo penalty. Não entendo como é que há benfiquistas que ficam "chocados" por ser penalty a favor do Benfica, já tivemos penalties assinalados contra por menos, e penalties não assinalados a favor por mais. Não façamos o trabalho dos antis, isto é o mesmo que um militar israelita esperar misericórdia de um guerrilheiro do Hamas ou vice-versa. Parece um exagero, mas para os nossos inimigos (já deixaram de ser rivais há mais de 20 anos), isto é uma guerra. Farto deste benfiquismo de "alunos mais bem comportados da turma", os outros só mostram condescendência connosco tipo como há duas ou três épocas, quando chegámos às últimas jornadas sem um único penalty a favor. E ainda há quem ache que eles não estão em guerra connosco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo, Mark, nas duas notas que refere.

      Há imagens que mostram claramente a bola para lá da linha de golo, no remate de Cabral. Só mesmo uma dose militante de má fé, por parte da Liga, retira o golo ao avançado brasileiro. Assim, poderão continuar a promover a narrativa da falta de golo do reforço Benfiquista. É tudo demasiado óbvio, sujo, porco e mal intencionado. É a mesma Liga que, há anos, tirou um golo a Jonas, transformando-o em auto-golo (quando a bola seguia em direção à baliza), na última jornada do campeonato, roubando-lhe assim o título de melhor marcador do campeonato.

      Quanto ao pênalti, é inequívoco e evidente. É uma ação destrambelhada do defesa do Chaves, considero não haver intenção de o fazer… mas a ação displicente que executa - jogar com os braços abertos - teve consequências, atingindo um adversário.
      Apenas se seguiu a lei E o critério em vigor em Portugal. Bem assinalado e seria inaceitável qualquer outra decisão.

      Acrescento ainda um ponto: muitíssimas dúvidas sobre a colocação da linha no golo anulado a Musa. Nas imagens divulgadas, é notória a correta colocação da linha no defesa do Chaves, na projeção do ombro, removendo da análise o braço.
      Já no ponto colocado em Musa, parece-me errado, com nítida sobreposição no braço, ao invés da sua colocação no ombro. 9 centímetros, recordo, foi a distância fora de jogo.
      Também dúvidas sobre o frame usado.
      Uma vez mais, num lance complicado, o AVAR a desenvolver todos os detalhes da análise em prejuízo do Benfica.

      Eliminar
    2. É verdade. O golo é de Cabral e marcado com um remate com o rabo , o que não é para qualquer um.
      Digam que são teorias da cospiração mas se não fosse a recarga do aursnes o árbitro e o var estavam preparados para não validar o golo.
      Olhos abertos!
      As toupeiras azuis e verdes na arbitragem(e não só) estão descaradamente ativas no seu anti benfiquismo.

      Eliminar
    3. Muito bem Mark.
      O golo é do Arthur Cabral.
      O penálti não tem discussão, o Moreno além de não ser treinador encartado não conhece as leis do jogo.
      Sobre os bons alunos da turma não passam de totós cobardes ou de impostores a fazerem-se passar por benfiquistas mas são dragartos.

      Mais, o golo do Musa é limpinho assim como o golo anulado ao Benfica B

      Benfiquista a sério

      Eliminar
    4. Referem acima "...E o critério em vigor em Portugal...".
      Não é verdade. Basta ver o lance do jogo Sporting- E. Amadora, durante a primeira parte, em tudo idêntico excepto no critério! E ambos os lances acontecem na mesma jornada, separados por 24horas

      Eliminar
  3. Incrível como tem de ser um “puto” a mostrar a alguns dos mais velhos e experientes , a raça e empenho que um profissional do Benfica tem de ter!!!
    É raro dizer-se isto de algum jogador , mas acho que Neves não sabe jogar mal!!
    Nos antípodas de Neves, no que respeita à idade, é Otamendi… mas com a mesma fibra e empenho! O capitão da tudo também!!

    João Mário, Rafa, para apenas citar os mais evidentes , tinham muito a aprender se vissem uns vídeos destes 2… no que toca a empenho, estão muitos furos abaixo!!

    Quanto a táctica , creio que estamos mais sólidos a defender , mais sólidos em posse… mas falta muita “vertigem” pelo golo, rupturas e jogadas rápidas e em direccao a baliza!

    O teste de fogo (Real Sociedad incluído) sera contra o sporting, que neste momento joga mais futebol que o Benfica.

    Fellini

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e artigos a dizer a verdade como certos meninos jogam? mais uma vez não se pode dizer mal dos meninos? ficam chateades?

      Eliminar
  4. Por anda os posts do Benfica By GB??? Eu que apostei as minhas economias todas no Braga ele afirmou aqui que este ano o sistema escolheu o Braga para campeão.... Aguardo respostas..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueceu-se que o BRILHANTINAS Proença e o MUI Amigo que só POR ACASO é Cunhado(Antero) do FARAÓ das Conferências de imprensa(Amorim), NÃO DEIXAM...

      Eliminar
  5. Grande BENFIQUISTA Filipa Claro,

    eu estive em Chaves como tinha prometido...

    e também fiz a prometida ROMAGEM a VILAR de PERDIZES...

    encontrei-me com o já debilitado padre FONTES...

    e ele ouviu as minhas preces...

    para esconjurar as ENERGIAS NEGATIVAS do BENFICA...

    e umas horas depois o Langa mandou uma 'patada' á barra...

    acho que tu és duas DÉCADAS mais NOVA que eu ...

    eu tenho 51 anos feitos em abril...

    sou do signo Carneiro e diz a MAYA que sou um foguete mal orientado...

    mas sabes que tenho uma namorada mais nova 15 anos...

    e chamo-lhe carinhosamente FILHA...

    por isso conheço mt bem as GERAÇÕES anteriores à minha...

    agora vou-te dizer o que é a MISTICA do nosso GLORIOSO...

    FILIPA não estavas lá no BENFICA 1-MARSELHA do GOLO do VATA na CHAMPIONS em 1990...

    o nosso SAUDOSO REI EUSÉBIO...

    entrou ANTES no RELVADO...

    epá aquilo foi IGUAL ao GOLO nos ÚLTIMOS MINUTOS...

    para tu veres/saberes o que aquilo foi...

    até fico como o nosso DI MARIA ficou na apresentação...

    com pele de galinha só de pensar naquilo...

    eu em setembro pedi que o NOSSO TONI fosse ao relvado no jogo com os corruptos...

    e que devia (se os MÉDICOS deixassem claro!) ser HOMENAGEADO nesse dia...

    eu CONHEÇO a CATEDRAL pá...

    essas coisas MEXEM com o AMBIENTE/ATMOSFERA...

    e claro tinha EFEITO imediato na nossa EQUIPA...

    a minha ideia era FAZER o 2 em 1 entendes...

    o nosso TONI MERECE TUDO...

    mandei SMS ao meu amigo PAULO FAROL...

    para levar esta minha ideia á COMUNICAÇÃO...

    mas mais uma vez o AUTISMO COMUNICACIONAL não me ouviu...

    OBRIGADO e 1 abraço à BENFICA!

    ResponderEliminar
  6. Esta história do Neves jogar no corredor direito faz-me lembrar o grande Philipp Lahm, que também era médio e depois explodiu na ala. Espero que Neves tenha o mesmo sucesso, pois tem algumas características semelhantes ao Lahm. Veremos.

    ResponderEliminar
  7. Quando o sucesso ou o insucesso do grande SLB recai uma e outra vez sobre as costas dum chavalo de 19 anos está tudo dito.
    Feliz por ele, infeliz por quase tudo o que o rodeia e que representa o Clube!
    Que os que com ele partilham o balneário, os relvados e os corredores da Catedral se sintam "obrigados" a dar mais e a merecerem o estatuto de verdadeiros representantes do Sport Lisboa e Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao posso concordar mais.
      Por outro lado espero que a atitude, empenho, coragem, profissionalismo, competividade de Joao Neves mostrem finalmente a direccao o tipo de jogadores de que precisamos e o que fazer com vacas sagradas que exigem milhoes para renovar.
      Mas infelizmente estou a ser ingenuo ja que as direccoes do Benfica seguem uma logica incompreensivel, inatingivel para o comum dos socios e adeptos como eu!!!

      Eliminar
    2. Discordo completamente
      Na defesa estão la dói excelentes centrais. Um campeão do mundo e o melhor defesa central português da atualidade
      No meio campo para além do Neves está lá o melhor jogador do Benfica atual. Aursnes
      No ataque temos outro campeão do mundo que já deu muitas vitórias este ano bem como o Rafa outro grande jogador que nos tem dado muitas alegrias

      Ano após ano há esta ladainha parola de dizer mal dos nossos jogadores e treinadores.
      Jonas era velho, Cardozo um tosco, Ramos não tinha lugar no Benfica, Grimaldo era Minorca.
      É vejam só as saudades que deixaram

      Não são perfeitos nem os melhores do mundo mas são os nossos e são bons.

      Relembro. Somos os campeões em título. Ganhámos a supertaca aos porcos. E voltámos a derrotar os porcos no campeonato

      José Morais

      Eliminar
    3. Mantenho o que escrevi!
      E cada um dá a sua opinião sujeita a contraditório mesmo que seja um contraditório parolo de num copo meio vazio achar que está cheio.
      A minha crítica vai para além dos jogadores quando o contraditório se fica por eles, parolamente esquecendo a má formação da equipa para esta época e os ziguezagues na condução da mesma.
      As medalhas do passado não vão para dentro de campo ganhar jogos.
      Por exemplo, os quartos de final da Champions passada não ganharam um jogo, um ponto ou um golo esta época.

      Eliminar
  8. Neves???? UPA...UPA...NEVÃO...

    ResponderEliminar
  9. Veremos que raio de equipa vai o Mister inventar para jogar contra o Sporting!

    ResponderEliminar
  10. Palavras para quê??? Se ao resto dos jogadores, exceptuando o Capitão Otamendi, fosse cobrada a mesma atitude pelos responsáveis do Benfica outro "GALO" cantaria, assim é mais do mesmo época após época 💯

    ResponderEliminar
  11. Pouco mais que dizer, acho que o sporting pode estar a jogar um pouco mais que o Benfica o seu futebol esta mais estabilizado ,mas queria ver o inverso pudera com tantas ajudas arbitrais nos ja eramos campeoes por esta altura mesmo jogando mal, temos tido muitas lesoes e muitas incertezas do Roger Schmidt, estou mesmo certo que no confronto com o sporting com uma arbitragem isenta nos os vergamos vai uma aposta.

    ResponderEliminar
  12. mas o problema não é só ser uma ideia nova e pouco trabalha existem outros problemas como a falta de velocidade na circulação da bola e não termos ninguém nas alas.

    quer os neves que o aursnes não desiludem porque são bons jogadores , e foram ambos os dois jogadores mais decisivos da equipa, mas jogam mal para aquilo que a equipa precisava dos jogadores naquela posição não tivemos um cruzamento nem largura porque ambos jogam por dentro.
    e basta ver que muitas vezes o neves, o aursnes menos mas também, esta a pressionar na entrada da área adversaria e o flanco completamente desguarnecido valeu que eles não souberam aproveitar, ou identificar, mas quando alguém identificar e conseguir explorar esta ali um enorme buraco.

    e como consequência disso temos um único cruzamento no jogo que por acaso, ou talvez não, até resultou em todo o jogo a a malta gozava com o rui vitoria q

    ResponderEliminar
  13. Excelente post tal como os anteriores
    De entre todos a mais esclarecida e entendida do futebol
    Obrigado Filipa

    P.S. para quando um post sobre as contas dos clubes. Do Benfica Eagle.
    Se for de outro qualquer é dispensavel pois só servirá para escrever do que não percebem.

    Saudações Benfiquistas
    José Morais

    ResponderEliminar
  14. Bom- dia. Não diga isso do João Neves que os lagartos ficam ofendidos. É verem-nos nos seus blogues com especial enfoque no do tasqueiro, as comoventes congratulações com que o mimoseiam.
    Francamente, o desplante destes lampiões a quererem comparar um Neves e meia-tigela com um chaimite, ou mesmo um fatunú. É não ter noção das coisas.
    De resto está tudo bem, O Benfica ganhou dois jogos seguidos e a nabice do Roger passa ao ao brilhantismo.
    Segue-se a R. Sociedade e é de caras, mais brilhante do que o cristal da madrasta da Branca-de Neve.
    _ Tivemos azar. Jogámos como nunca mas a bola não quis entrar. Há que erguer a cabeça e melhorar a finalização. E para uma maior eficiência há que renovar e aumentar em 100 por cento o salário ao Rafa.
    Ser benfiquista é ter na alma a fé eterna, mesmo com malta que o enterra.
    E para terminar, se não em beleza pelo menos com certeza; parabéns às nossas meninas por mais uma sova aplicada sem meias medidas.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking