O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 24 de setembro de 2023

Portimonense SC 1-3 SL Benfica: não faltou velocidade na caça aos três pontos

. 18 comentários
foto: @InformGlorious (twitter)

Obrigado a ganhar para curar a dor da derrota na Liga dos Campeões e para se aproximar do 1º lugar no campeonato, Roger Schmidt apresentou no Estádio Municipal de Portimão um Benfica com algumas novidades no onze. Morato juntou-se a Otamendi na defesa (possivelmente já a pensar no jogo contra o Inter de Milão onde António Silva não será opção devido à expulsão frente ao Salzburg), Florentino ocupou o lugar de João Neves e Neres foi chamado para substituir o lesionado Di María. 

O sol quente de Portimão abrilhantou o início de jogo dos encarnados que chegaram cedo ao golo. Aos 5 minutos, Bah recebeu de Kokçu e, à entrada da grande área, rematou forte para o fundo das redes de Vinicius. O dinamarquês redimia-se assim do erro cometido na passada 4ª feira frente ao Salzburg que acabou por resultar no golo do conjunto austríaco. Corroborou ainda as declarações do treinador que na antevisão do jogo deste sábado reconheceu o erro do jogador, mas deixou-lhe elogios e afirmou que “Bah está em grande forma”. 

Os adeptos do Benfica presentes nas bancadas não precisaram de esperar muito para voltarem a festejar um golo. Kokçu, presente em mais uma jogada feliz, isolou Neres que, já dentro da área, assistiu Musa que só teve que encostar. O croata voltou a marcar à sua vítima favorita: cinco golos em cinco jogos disputados contra os algarvios. 

Com o 0-2 no marcador aos 17 minutos de jogo, o Benfica abrandou o ritmo e, com alguns passes falhados, permitiu que o Portimonense fosse subindo no terreno, mas ainda assim as melhores oportunidades foram criadas pelos encarnados. E Rafa que o diga: por duas vezes teve o terceiro golos nos pés, mas em ambas as situações não foi feliz na definição. 

Para a segunda parte, Roger Schmidt lançou Jurasek (que fez com que Aursnes se mudasse para o lado direito), João Neves e Arthur Cabral e deu descanso a Bah, Kokçu (um dos melhores na primeira parte) e Musa. 

A perder e com vontade de inverter o resultado, a equipa de Paulo Sérgio entrou mais atrevida em campo e acabou mesmo por chegar ao golo aos 56 minutos. Grande arrancada de Hélio, a aproveitar um momento de desconcentração do Benfica e a rematar para o fundo das redes de Trubin. Jogo relançado em Portimão e certamente a vir à memória dos benfiquistas o ocorrido em Vizela… 

Dois minutos depois o Benfica viu Hélder Malheiro a assinalar penálti para os da casa por mão na bola de Morato. Corações acelerados nas bancadas. Rildo teve nos pés a oportunidade de empatar o encontro, mas Trubin adivinhou o lado e defendeu. Valeu o guarda redes ucraniano para tranquilizar os benfiquistas. 

Pedia-se calma e cabeça aos jogadores do Benfica. E eles tiveram-na. Voltaram a assumir o controlo do jogo e num contra ataque rápido conduzido por Rafa chegaram ao tão esperado 1-3, depois de o camisola 27 ter assistido David Neres. Belíssima combinação dos homens velozes do Benfica. Nota para o grande momento de Rafa que na presente época já conta com três golos e cinco assistências. 

Até ao apito final foi mais do mesmo: um Benfica dominador, a fazer circular bem a bola, maioritariamente no meio campo contrário e, consequentemente, a somar variadíssimas situações de perigo. Fica novamente a sensação de que o resultado podia ter sido mais expressivo, mas de um modo geral foi um bom teste antes do clássico.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

18 comentários

  1. deixem-se do uso do reverter neste contexto, que isso não é português não é nada. É "inverter o resultado". Detesto ser polícia da gramática, já não posso com esta do reverter.

    ResponderEliminar
  2. Águia Preocupada24/9/23 21:33

    Mas como sempre, o Benfica quando se apanha a ganhar pensa que já fez tudo e as cabeças, vá-se lá saber porquê, tem momentos de paragem.
    Da mesma forma que aos 15 minutos estava a ganhar 2-0 podia estar asos 15 minutos da segunda parte empatado a 2-2.
    Uma equipa que aspira a grandes voos, não pode ter paragens cerebrais que podem custar muito caro.
    Depois, há as falhas de golos inadmissíveis em jogadores de categoria que pelos vistos parece ser mais fama que proveito.
    Se o Benfica tivesse a alma, a raça e o querer que tem os de Contumil, poupar-nos-ia muito sofrimento... Mas é o que temos e é com isto que temos de viver.
    Mesmo assim: VIVA O BENFICA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podermos estar empatados aos 15 minutos da segunda parte foi algo bastante iminente de facto, mas eles lá falharam o penalty. Só que antes de eles falharem esse penalty, nós já tínhamos falhado talvez uns 4 ou 5 "penalties".
      Conclusão, da maneira como andamos a defender, de facto 2 a 0 não dá grande garantia do jogo estar resolvido, tal a maneira como somos permissivos... mas se passarmos a falhar apenas metade do que falhamos (e já agora a chutar o dobro do que chutamos), também com 2 a 0 podemos ter a certeza de que o jogo não está resolvido, porque mais golos (plural) vêm aí (para nós)!

      Eliminar
  3. 3 meses até Dezembro chegam para encontrar e comprar um defesa direito e um esquerdo?
    Não há nenhum rapaz na equipa B com condições para ficar na A?
    Há quantos anos não se "fabricam" laterais com condições para subir à equipa principal no Seixal?

    ResponderEliminar
  4. finalmente o roger a fazer gestão antes e durante o jogo, nunca se vai saber mas provavelmente sem esta gestão física a equipa não aguentaria a paragem cerebral que teve.

    o bah não é tão mau como o tem pintado mas também não é aquilo que o treinador acha dele e decididamente não esta em grande forma muito pelo contrario alias basta só comparar as exibições dele o ano passado e as deste ano.

    a quantidade de bolas recuperadas pelo florentino é uma coisa extraordinária.

    mas continuam os mesmos defeitos a equipa amolece com um resultado curto isto porque não mata os jogos quando devia.
    e isso é sobretudo pelo facto de continuar sem traduzir os imensos domínios que tem tido em oportunidades condizentes com esses domínios e depois ou é extraordinariamente eficiente o que é sempre difícil, e não aconteceu, ou os resultados ficam sempre abertos.

    ResponderEliminar
  5. Gosto dos seus posts/comentários (simples, mas eficazes e , muito importante, claros e sem rodeios)
    Posto isto, resta corroborar o que alguém já disse aqui num dos comentários: ganhamos bem, com um jogo fluido, com algumas mudanças de peças (finalmente Sr. Roger) - Florentino , Que jogo! , mas fica sempre o espectro de - Porque não dar mais após chegar a uma vantagem confortável? Porque abrandam, desligam ou “sossegam”?
    No fim, mesmo após alguns lapsos de concentração, fica a boa exibição na maioria do tempo, ficam os 3 pontos , mas anseio ver um Benfica DOMINADOR E CONTROLADO, do início ao fim!
    Tudo para vencer na próxima 6a feira e dar uma machadada importante nos azuis e brancos.
    Temos várias soluções , basta sabe-las aproveitar em prol do conjunto!!

    Fellini

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desligar, não desligaram, abrandar sim, um pouco porque homem de ferro só na ficção Bd e cinematográfica. Primeiro vinham de um jogo intenso ao meio da semana e segundo, - pasme mundo, - os outros também jogam, e melhor que isso sabem tirar vantagem do cansaço do adversário. Acresce-se o facto de na Sexta a recepção ao Porto, para arriscarem eventuais lesões num jogo que desde o primeiro apito do árbitro até ao último, o Benfica teve sempre a vitória na mão. Viu-se sempre o Benfica mais próximo de novo golo que o Portimonense reduzir vantagem.
      Gostei do Florentino e do Neres, não desgostei do Jurassec nem do Auseners
      O Trubin não deu para avaliar, qualquer redes em qualquer lugar defende um penálti se tiver a inspiração de se lançar para o lado certo.
      Cabral, teve alguns pormenores agradáveis, pena é que nunca ninguém lhe ter ensinado que um jogador frente à baliza, chuta para dentro dela e não se perca em rodriguinhos.
      De resto não foi um jogo excepcional nem foi mau, foi bom e isso nos tempos conturbados que nos têm fadado é excelente.

      Eliminar
  6. Florentino + 10
    É o que fica deste jogo

    ResponderEliminar
  7. Para as viúvas de quem já não está:
    - trubin, foi quem garantiu, hoje, os 3 pontos.

    Para o próximo jogo com os andrades é neres no lugar do Di Maria e o di Maria no lugar do rafa e juracek no lugar do Aursness e está aqui o 11 mais forte:

    Trubin,
    Bah/ Aursness , António, otamendi, juracek
    Florentino e neves
    Neres, di Maria, Aursness/João Mário
    Musa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trubin defendeu um penálti mas podia ter feito melhor no golo do Portimonense. O vlachodimos defendia bem aquele tipo de lances. Por outro lado foi por centímetros que ele não deu um frango do tamanho de uma avestruz. Nos três jogos que fez teve sempre erros inacreditáveis para um guarda redes de topo. É alto mas não salta, tenta sempre chegar á bola sem saltar o que o leva ter muitos precalços nas bailas altas e até no famoso jogo de pés nas bolas longas não acerta uma. É um guarda redes que não transmite tranquilidade á equipa. O Benfica se quer ganhar títulos não pode ter a titular um gr assim. Foi um erro

      Eliminar
    2. GR de equipa grande não é avaliado pelas defesas que faz, mas sim pela ausência de erros. GR de equipa grande é o que defende 5 em 5, e não o que defende 49 em 50.

      Eliminar
    3. Realmente este rapaz tem muita dificuldade em tirar os pés do chão e em avaliar correctamente o tempo de salto. Além do frango que não chegou a acontecer (um erro sem consequências não deixa de ser um erro) teve uma saída em falso num canto e outra em que toca mal a bola para a frente. No golo acho excessiva a crítica porque o remate vai muito colocado, mas podia ter saído mais da baliza.
      Ainda teve pouco tempo, pode andar nervoso e não digo que não possa melhorar, mas parece-me que no imediato estamos mais mal servidos do que com Vlachodimos.

      Eliminar
  8. O golo do Portimonense resulta de um vício antigo nos jogadores do Benfica, que é não fazer falta para travar um contra-ataque. João Mário, macio, deixou embalar o jogador que correu o campo inteiro. Neves e Aurnes não tiveram pernas para acompanhar, nem tentaram aqueles carrinhos desesperados "à Neves". Otamendi leu mal o lance e encurtou o espaço até à linha de meio-campo contra um adversário embalado, que é um erro primário para um defesa, sobretudo um tão experiente.

    No jogo da Liga dos Campeões Neves também passou os primeiros 20 min a correr desesperadamente atrás de um matulão loiro. Acho que a insistência em Neves é para o pôr na montra para ser vendido. Florentino faz muita falta para matar jogadas à nascença pelo seu posicionamento, além de dar dimensão fisica. Ontem Kokçu jogou muito melhor, talvez por causa do adversário, talvez por ter Florentino que o liberta. Para mim o meio-campo foi muito melhor com Florentino/Kokçu. Não percebi a saída do turco ao intervalo.

    ResponderEliminar
  9. Gostei desta crónica da Filipa que fala bastante Claro!

    ResponderEliminar
  10. Aparentemente, o Clube não aproveitou a pré - época para afinar o piano.
    Ainda andamos na novela Neres/Di Maria, Aursnes/Kristoviak/Bernat, Bah/ninguém, Trubin/Vlako, Cabral/Musa, etc, etc.
    Ou Rui Costa tem uma palavrinha com o Di e o convence a jogar umas vezes e outras não ou temos novela sem fim.
    Ou o treinador convence o Aursnes a ficar de vez em quando no banco em vez de o enfiar até a apanha-bolas ou temos outra novela.
    Sobre o lado direito é rezar para que o Bah não se lesione embora lá está o Aursnes e procurar mais um para Janeiro.
    Trubin, embora eu continue a dizer que o que fizeram ao Vlako foi uma filha-de-putice, faço votos para que o rapaz se enquadre no Clube e "neste" campeonato e se torne num grande redes!
    Lembro que sempre houve discussão sobre os redes de equipas pequenas que em 30 remates faziam 28 grandes defesas e eram considerados craques mas que, quando iam para um grande e tinham de fazer 2 defesas em 2 remates e falhavam.
    Conclusão, foram buscar um rapaz que fez muitas defesas contra o Real Madrid.
    Boa sorte Trubin!
    A tua boa sorte será a do meu Clube!
    Votos para que a equipa assente e nos faça felizes!
    A começar, contra os porcos já a seguir!

    ResponderEliminar
  11. Há muito tempo que a dita nomeação do árbitro para o jogo com os mafiosos andava a ser preparada, por este ranhoso conselho de arbitragem.
    O pasteleiro andou desaparecido em combate e repare-se como a nossa dita comunicação social, pelo menos a desportiva, nunca quis abordar a ausência do que dizem ser o melhor árbitro português. Estava lesionado? Estava doente? Muito estranho ninguém querer saber o que se passava.
    Mas quem conhece as manhas deste conselho de arbitragem e do futebol português é que não desconfiava que algo estava a ser preparado. No dia 18 já eu tinha dito noutro local que o pasteleiro ia aparecer na 6ª jornada para justificar que depois o nomeassem para o clássico da Luz. E vai ser o que vai acontecer, só uma hecatombe o ia impedir.
    Como o fc porto está a jogar muito e ganha os jogos de forma rápida e indiscutível, as nomeações protectoras, Var'es incluídos, é só verificar se não há sempre ali alguém deles para o que der e vier, nem que se prolonguem os jogos por mais meia-hora, já faltou mais.
    Rui mole Costa diz que anda atento, anda atento e nada diz e engole tudo, quando esta época já há mais que razões suficientes para o Benfica se queixar e a dualidade de critérios em lances semelhantes são sempre para carregar só no Benfica. Caso venha a ser o pasteleiro o nomeado e tudo leva a crer que sim, e se no fim houver razões de queixa dele por parte do Benfica, peço já antecipadamente, que o sôr Rui mole Costa, não vá ao relvado nem aos corredores dos balneários armado em valentão, porque isso só demonstra como ele é um ingénuo e é mais para inglês ver, isto é, para sócio ou adepto que engole tudo ficar mais descansado.
    Nestes jogos já sabemos que o Benfica costuma tremer, já o disse que esta época a equipa e as aquisições, estão a jogar menos e ficaram muito aquém do que esperava nos reforços. Mas com um árbitro como o ASD, ainda pior, pelo menos, para os jogadores do Benfica que já o conhecem de ginjeira.
    A este propósito, veja-se só que foram buscar um tal de Arthur Cabral que nem consegue tirar o lugar ao Musa, e custou mais de 20 milhões.
    Entretanto o Benfica nunca deu conta dum tal Victor Boniface que jogava no Bodo/Glimt, e já marcava bastantes golos, que depois passou a jogar nos belgas do Gilloise e foi adquirido esta época pelos alemães do Bayer Leverkusen e ironia das ironias, os alemães deram 20 milhões por ele e é só verificar o que ele já está a fazer nesta equipa.
    Onde anda o scouting do Benfica ou porque é que o Benfica só tem olhinhos para mercados sul-americanos ou para jogadores tipo RDT's e que...feitas as contas até nos ficam mais caros ainda.
    Incrível!

    ResponderEliminar
  12. benfiquista de gaia25/9/23 18:50

    meus amigos....o que nos deve preocupar é :: em 12 minutos 1 amarelo..1 vermelho..e 2 penaltis ..deve ser record mundial.....contra o portimonense mais 1 penalti .... portanto 3 penaltis em 2 jogos e penaltis esquesitos RUI COSTA abre a pestana ....senão vamos levar com o (desaparecido em combate) artur soares dias na sexta feira....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que penálti esquisito!? Não vi.
      Morato dá o peito à bola e esqueceu-se de ter arredado os braços cruzados sobre ele (peito.) Que se fale da arbitragem quando há motivos para isso é uma coisa, agora para justificar a aselhice é outra muito diferente. Daqui a nada estamos ao nível da lagartada.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking