Foi um dos melhores jogadores que vi em campo com a camisola do SL Benfica.
O seu amor ao clube era incrível, assim como a sua qualidade que rasgava qualquer defesa em qualquer campo do mundo.
Hoje não recordamos mais nada que o seu génio e o seu benfiquismo.
No NGB temos a particular alegria de termos sido nós a promover a devida homenagem pelo SL Benfica ao génio Chalana, ainda ele estava com condições para apreciar esse amor dos Benfiquistas.
Obrigado Chalana por tudo o que nos ensinaste.
Até sempre!
Descansa em paz Pequeno Genial.
ResponderEliminarOBS: não é, de todo, momento para se puxar louros ao se usar palavras como "fomos nós que". Este momento é do Chalana e de mais ninguém.
Fica-vos mal NGB, muito mal!
Não são louros! É sim a lembrança que quem estava no SL Benfica e ainda está era contra qualquer homenagem que não anunciasse Vieira como o salvador do Benfica e como mais importante que Chalana, por exemplo.
EliminarO que conta é que Chalana teve em vida e lúcido a homenagem que merecia.
Como Portista desfrutei a ver jogar este craque do futebol português e mundial obrigado Chalana descansa em paz..
EliminarComo disse, este momento não é para se lembrar ninguém a não ser o próprio Chalana. Nem tão pouco é o momento para se promover quem homenageou, mas sim o homenageado.
EliminarChalanix. 10 de Agosto de 2022 deve ser sempre lembrado no estádio.
ResponderEliminarEstamos mais pobres, faleceu Um dos grandes, Um dos últimos a sentir o Benfica e a camisola sagrada. Obrigado Pequeno Grande CHALANA. Paz à tua alma.
ResponderEliminarUm dos que me fez amar o jogo, o meu ídolo de criança.
ResponderEliminarLembro-me de o ver jogar desde os juniores do Benfica, onde fez uma breve incursão, para passar logo aos séniores. Pegava a bola no meio-campo e só parava com ela dentro da baliza adversária.
ResponderEliminarEu sei que o Benfica teve grandes jogadores no seu passado e as comparações são sempre injustas e subjectivas, mas, para mim, depois de Eusébio, este foi o melhor jogador de sempre. Um verdadeiro artista da bola, um Da Vinci ou um Miguel Ângelo futebolístico. Hoje, com a internacionalização e o mediatismo que o futebol atingiu - bem diferente dos anos oitenta do século passado - Chalana, o nosso grande Chalana, seria um astro do futebol mundial e, com ele, a selecção portuguesa seria a melhor do Mundo. Já nem falo do nosso Benfica ...
Tenho para mim, que a mulher que arranjou lhe toldou o juízo. A cabeça não era o seu forte, mas a arte futebolística deste pequeno génio fica para sempre.
Fernando Chalana, homem simples e humilde, como poucos, era um benfiquista de mão-cheia. A saúde traiu-o muito cedo, mas sua memória e reconhecimento perdurará nos benfiquistas do seu tempo, daqueles que como eu vibraram com as suas jogadas e a quem deu tantas alegrias.
Serás sempre um de nós e a memória eterna grande Chalana!
Para não falar da cabra da mulher na altura que lhe estragou a carreira.
EliminarMuito obrigado, Chalana.
ResponderEliminarTens alguma responsabilidade no meu Benfiquismo, e aqueles que te viram (rivais incluídos), jamais te esquecerão.
Descansa em Paz, Campeão.
Correcto.
EliminarQuando se trata de grandes jogadores, até os rivais sentem orgulho em vê-los jogar, Chalana será eterno para todos os portugueses que desfrutaram a vê-lo jogar...
EliminarEternamente Chalana,
ResponderEliminarSubiu ao Quarto Anel ao lado do nosso Coluna e Eusébio.
Nasceu a 10 de Fevereiro de 1959, foi homenageado no dia 10/02/2019 quando fez 60 anos e nesse dia o SLB ganha 10 a 0 e deixa nos hoje 10/08/2022. Até arrepia. Eterno número 10 um GÉNIO. DESCANSA EM PAZ
ResponderEliminarAo contrário do que se tem passado na terra, a equipa do 4° anel está cada vez mais reforçada.
ResponderEliminarInfelizmente!
Obrigado Fernando, pelo futebol que me permitiste testemunhar e disfrutar!
Descansa na paz dos deuses!
De todos os que vi jogar, apenas o Maradona seria superior (não vi o Eusébio)! Não tenho jeito nenhum para a bola, mas lembro-me de o tentar imitar na época do Euro 82!
ResponderEliminarÉ dos muito poucos que não esteve de passagem no Benfica.
O Benfica deu-lhe, mas ele também deu muito ao Benfica e de poucos isso se pode dizer!
Até sempre Chalana.
Sócio do SLB rumo ao 38 com uma lágrima no olho
Euro 84
EliminarCerto. Desculpem!!
EliminarAté Eusébio dizia quando a equipa emperrava: "passem a bola ao Chalana que ele sabe o que fazer com ela". Mas a vida é assim, há sempre um dia para tudo. Até sempre Chalana, a gente um dia vê-se lá no outro lado.
EliminarProfunda tristeza e o que sinto neste momento.
ResponderEliminarEnormissimo jogador. Grande Benfiquista.
A vida nao lhe tera dado nem um centesimo do que merecia. Mas da-me algum conforto o saber que se manteve ligado ao Benfica e que ainda recebeu em vida uma homenagem do SLB.
Tem e tera para sempre o amor, gratidao e enorme respeito dos Benfiquistas.
Que descanse em paz.
Que notícia tão triste quanto inesperada. Não consigo segurar uma lágrima de profunda emoção e incontida tristeza!
ResponderEliminarO pequeno genial, mas gigante jogador deixa em mim um vazio que nem sei explicar!
Tantas vezes lastimei os meus vizinhos de lugar no estádio e mais novos na idade por não terem visto este génio jogar. Jogar? Não! Ele não jogava! Ele tricotava arte e engenho que nos inebriava e entusiasmava.
Apetecia-me ficar aqui a lembrar os milhares de jogadas que vi e me empolgaram!
As minhas referências futebolísticas estão a desaparecer provocando em mim uma saudade infinita e um saudosismo que não consigo controlar!
O Benfica e os benfiquistas ficam tão empobrecidos e enlutados como se de um familiar se tratasse. É o que sinto.
Obrigado Chalana pelos momentos inolvidáveis que me fizeste viver na nossa Catedral e que enquanto viver, recordarei com saudade, carinho e Benfiquismo!
Os meus sentidos pêsames a toda a família e a todos nós grande Família Benfiquista!
Descansa em paz Pequeno genial!.
Sinto o mesmo.
EliminarObrigado por partilhar.
RIP CAMPEÃO era pequeno em tamanho mas gigante na Art do Futebol
ResponderEliminarUmas ripadas precisas tu no lombo, que merda de comentário..
EliminarTive o privilégio de ver ao vivo Fernando Chalana vi um jogo com o Partizan de Belgrado um dos melhores jogos que vi até hoje do Benfica Chalana com uma exibição arrepiante só ao nível dos predestinados não posso esconder uma lágrima com esta noticia descansa em paz campeão.
ResponderEliminarFrank
Que me lembre o Benfica no tempo do Chalana, o Benfica nunca jogou contra o Partizan de Belgrado
EliminarMeu querido Chalana descansa em Paz.
ResponderEliminarEras e serás sempre o meu Ídolo. Era com enorme prazer que ia à Catedral para beber do teu brilhantismo, a tua genialidade deixava-me maravilhado.
Quando me lesionei no joelho fiz tratamento no departamento médico do Benfica e ti e uma momento mágico que guardo a minha vida toda. O Senhor Chalana passou no departamento médico e ficou na minha marquesa a falar comigo como se me conhecesse à anos. Foi a primeira vez que falei com Chalana. Inacreditável a humildade deste Senhor. Hoje cai-me as lágrimas, choro mas retenho sempre a sua Alegria.
OBRIGADO SENHOR CHALANA
Condolências à família e amigos e que descanse em paz.....nem sei que diga mais, muito duro.
ResponderEliminarNão resisto a recordar aqui um jogo Portugal - Suécia no Estádio da luz em que ele foi de tal maneira massacrado que teve de ser substituído ao intervalo.
ResponderEliminarNa primeira parte jogou do lado do antigo terceiro anel onde me encontrava. E lembro-me de fintas tão espectaculares, que me fizeram lembrar o manear de um cavalo ao som da música numa arena taurina.
Numa dessas magistrais jogadas, sentou um, sentou dois, sentou três, até que foi ceifado sem dó nem piedade.
No dia seguinte, escrevia o já falecido Neves de Sousa a certa atura do seu laudatório no jornal "A Bola":
"Ó senhores suecos, deixem jogar o génio!"
E mais à frente, como que justificando uma vingança a quem tanto o maltratou, escrevia:
"Com Romeu e Frasco, eu nem à sueca queria jogar"
Isto, porque foi um deles que o substituíu. E tal como os suecos haviam feito, distribuiram "mimos" como que "agradecendo" a "lealdade" com que trataram o Pequeno Genial!
Sinto um privilégio imenso por ter vivido esses tempos de verdadeiros craques intemporais!
P.S. Acho que Chalana merecia um velório digno no Estádio da Luz tal como foi feito a Eusébio e Feher! Ele merece uma última homenagem dos benfiquistas que pudessem e quisessem deslocar-se ao Estádio. E acredito que seriam milhares!
Descansa em paz, Pequeno Génio intemporal!
O imortal «10» do futebol português.
ResponderEliminarE por isso simplesmente o criativo genial, o intuitivo, o tecnicista puro, o mais puro e insuperável talento futebolístico que Portugal já gerou.
Um monumental compositor e virtuoso do futebol da mais alta classe, ontem, hoje e sempre.
Até sempre, Chalana!...
ENORME Pequeno Genial,
ResponderEliminarum obrigado eterno por tudo o que nos deste, a todos nós Benfiquistas!
R.I.P.
Vi o Chalana jogar durante quatro épocas, nos anos 80 e era uma alegria dentro da alegria que era ver o Benfica jogar. Hoje apenas formulo um desejo: Requiescat in pace e muito obrigado por tudo, Chalana.
ResponderEliminarDescansa em paz pequeno GRANDE GENIAL!
ResponderEliminarJamais te esqueceremos!
Obrigado por tudo!
Se fosse o presidente do Benfica, a homenagem seria a seguinte: velório na Luz, camisola 10 esta época fora. Até final da época todos os equipamentos dos jogos, teriam um busto do Chalana ( tipo o simbolo do Eusebio na Eusebio Cup) junto ao simbolo do Benfica.
ResponderEliminarChalana, Álvaro, Sheu, Veloso, Paneira e Diamantino são a Mistica em pessoa do Benfica. Jogadores de classe e que não tinham medo de nenhuma equipa ou estádio. Obrigado GRANDE GENIAL!
E uma estatua no Estadio.
EliminarO SLB precisa de honrar e manter vivas as suas maiores referencias.
Sim, mas deveria ser uma nova zona, apenas com bustos e separada da estatua do Eusebio. Tipo um hall of fame. Coluna, Águas, Chalana, J.Augusto, Nené, Diamantino, Sheu, Alvaro, Bento entre outros.
EliminarÉ urgente criar hall of fame dos atletas do Benfica!
EliminarGosto muito da ideia do Hall of Fame.
EliminarChalana, o pequeno mas eterno génio.
ResponderEliminarFoi, é e será sempre um dos Grandes do S.L.Benfica.
Condolências à família
Benfiquista a sério
é uma tristeza enorme que tenho desde que tive a noticia e não sou da família imagino a dor destes a quem dou os meus muito sentidos pêsames.
ResponderEliminarfoi o primeiro enorme jogador que vi jogar que acompanhou o despertar de um miúdo para o clube e para o futebol.
mais um que nos deixou e cedo demais, como também cedo demais nos tinha deixado o manuel galrinho.
fisicamente ficamos sem o chalana mas ele continuara vivo nas memorias daqueles que o viram jogar porque quem o viu nunca esquecera o pequeno genial.
Em termos técnicos foi o melhor jogador português de todo os tempos. Pena que não estejam disponíveis videos da maioria dos seus jogos inclusive os de junior. Quem viu viu quem não viu não viu. Estávamos nos tempos em que se ouviam os relatos pela rádio e pelas crónicas dos jornais. A tv só dava resumos de 10mn. O resto nós que não vimos tínhamos de imaginar. E que grandes exibições imaginadas fez Fernando Chalana
ResponderEliminarFernando Albino Sousa Chalana, foi o melhor jogador português que vi jogar, o Eusebio vi mas no final da sua carreira e não guardo memorias dele, lembro-me de muito pouco infelizmente.
ResponderEliminarChalana comecei a ve-lo ainda jogava nos juniores, outros tempos das manhãs da Luz. Nunca vi nenhum jogador com tamanha qualidade com 17/18 anos (Excepto o Pelusa), nem Futre, nem Figo, nem Ronaldo, jogar tanto e ser tão decisivo, e o Benfica de 76/77 tinha uma grande equipa e ele foi titular indiscutível, jogou enormidades e fez 11 golos, muitos deles decisivos, como o que marcou ao Sporting na virada do campeonato na Luz, fez o 2-1 depois de Vítor Martins e Manuel Fernandes terem marcado, depois foi decisivo no Porto ao marcar o golo da vitoria, 1-0 um remate fora da area, , alguns jogos marcou e ficou 1-0 nesse campeonato, que o Benfica chegou a ter 6 pontos de atraso do Sporting e acabou por ganhar com 9 de avanço, contra o Fortuna Dusseldorf também, este já em 81, muitos outros, então jogadas e dribles é incontável.
Toda a gente fala do Euro 84, mas como o próprio diz e eu sempre o disse, o Chalana no Benfica jogou muito mais, só que o euro tinha mais mediatismo.
Em 84 depois de outra lesão grave, com o Oliveira nos treinos, reapareceu na 7ª ou 8ª jornada contra o Porto entrou ao intervalo e partiu o João Pinto varias vezes.
Chalana faz parte e fará sempre parte das minhas memorias do melhor Benfica, sempre foi um dos meus jogadores favoritos, e foi um crime ter acabado para o futebol com apenas 25 anos, é inacreditável, mas fez tanto, que fica na história para sempre de quem o viu, pena não se ver praticamente nenhum resumo de jogo nenhum dele no Benfica, passam muito mas é da fase em que ele já não era o Chalana que todos o que o viram até 84.
Tecnicamente, um para um, simulações, nós cegos, como extremo, é o melhor jogador português de sempre, em genialidade só perde para o King, devia ter ido para o Nápoles com o Maradona em 84, teria sido não sei, mas algo sobrenatural.
Obrigado por tantas tardes e noites de alegria Chala. Na 6 feira voltarei a entrar no estádio pela 2ª vez nos últimos 9 anos, porque tu mereces que me vá despedir de ti, só tenho pena de não ser no estádio antigo e no mesmo local onde costumava ficar quando te comecei a ver jogar, mas ficará sempre cá dentro.
O melhor de todos os tempos!
ResponderEliminarEusébio foi goleador!
Chalana foi jogador!