O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Confirmado o pior: O SLBenfica pediu para vender Darwin Nuñez - Copo meio cheio ou meio vazio?

. 32 comentários

 


No meu post anterior já deixei claro um facto de entrada que só não vê quem não quer:

- O Darwin queria sair, ia sair e não fazia sentido algum que um jogador destes permanecesse numa Liga como a Portuguesa. Estes jogadores simplesmente não ficam e a bem ou a mal... saem.

Porém hoje o SLBenfica confirmou que dos 75M (+25M) terá de abater: 2,3M do mecanismo de solidariedade + 10M ao Almeria + 7,2M de comissão (10% standard do Mendes). Assim que do total dos 75M, o SLBenfica irá receber 55,1M€ líquidos.

O jogador recusou qualquer outro clube assim que soube do interesse do Liverpool, o que se compreende, porém que dificultou a vida ao SLBenfica na negociação, pois tal como também faz o SLBenfica em situações semelhantes, terão usado a vontade do jogador em seu favor.

O que está então em causa é o que pode ser negociado: 20% do Almeria + Direitos de Formação + Comissões.

Vamos ao copo meio vazio:

- Não consigo entender como o SLBenfica, perante um activo deste potencial desportivo, mesmo que a forçar a saída face às oportunidades que teve (e o futebol está cheio de jogadores que fazem birra e acabam desvalorizados)... como é que acabamos a mandatar um empresário para vender o jogador...

Eu não consigo conceber essa ideia das comissões de venda... consigo entender quando um clube mandata um empresario para conseguir a aquisição de um jogador... mas a venda... só mesmo em casos em que o Clube queira vender. Que se pague uma comissão para colocar o Taraabt, ok... o Pizzi, ok! Mas o Darwin...???

Porém temos o copo meio cheio:

- Trata-se de um jogador com duas operações aos joelhos aos 24 anos. Estará a 100% mas nunca se sabe o amanhã, logo um jogador de risco futuro. Por outro lado, para efeitos de liquidez para contratar jogadores para o plantel da próxima temporada, o SLBenfica precisava de encaixar uma verba significativa rapidamente e a capacidade de negociação era baixa face à obcessão do jogador em só jogar naquele clube. Dito isto, mandatar alguem para gerir este processo é legìtimo (ainda que eu considere que o SLBenfica deveria de ter profissionais capazes de o fazer em situações estrategicas).

Seja la qual for a versão que escolham (dependerá de se gostam ou não de "bater" em Rui Costa, o que é facto é que por 55,1M€ líquidos + 25M potenciais... jamais qualquer clube se pode recusar, em Portugal, a vender seja que jogador for.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. Para as contas estarem certas faltam os 24 milhões que ele custou, e se quisermos retalhistas ao mínimo pormenor, teremos que subtrair os salários e prémios pagos ao jogador. Não deveremos ter feito mais que 20/25 milhões líquidos, que somados aos hipotéticos 25 (que 15 são "fáceis"), ficará entre 35 e 50 milhões de lucro. Nada mau em todo o caso, mas não é um euromilhões. Euromilhões a nível pessoal e individual, não ao nível de um clube de futebol profissional com a dimensão do Benfica, obviamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde quando podemos fazer as contas com o valor da compra? Então o Benfica não usou o jogador? Não foi amortizado pelo menos 40% do seu valor? Não estamos a falar de contas á merceeiro, as SAD são empresas! Embora não gostemos, os jogadores são a sua mercadoria. Vendo isto, seria má gestão não aceitar um negócio destes!

      Eliminar
    2. "ficará entre 35 e 50 milhões de lucro. Nada mau em todo o caso, mas não é um euromilhões. Euromilhões a nível pessoal e individual, não ao nível de um clube de futebol profissional com a dimensão do Benfica, obviamente."

      Neste momento, graças ao dono do palheiro, 35M é um jackpot para um clube da dimensão do Benfica. O gigante que tornaram tacanho e pequeno.

      Eliminar
    3. Já agora, querendo ser retalhistas ao minimo pormenor, podemos somar os milhões que nos fez ganhar com os golos que marcou ????

      Eliminar
    4. Falta ainda somar as camisolas que vendeu e subtrair o custo do papel higiénico que usou. Para ser realmente purista, deve ainda descontar o custo de oportunidade por ter sido titular, em detrimento de outros.

      Ou então somar apenas os salários é só ridículo.
      (Que, já agora, é).


      É incrível como compramos um jovem e desconhecido jogador, por 24M, facultamos o seu crescimento durante 2 anos, ao ponto de ser o melhor marcador da Liga e uma das revelações do ano nas competições europeias… e o vendemos - para um dos maiores e mais ricos clubes do mundo, por 75M (mais eventuais variáveis, menos aprox 20M de comissões e direitos dos clubes anteriores), onde vai ganhar 4 vezes mais do que lhe pagamos…
      E ainda discutimos que pode ser um mau negócio.

      Que, desportivamente, vai fazer falta? Claro que sim. Agora questionar o negócio?!
      Francamente…
      Resta saber o que seria, para vocês, um bom negócio. Duplicar o valor, já se entendeu, não chega.

      Eliminar
  2. Rui Sérgio Guerra15/6/22 03:28

    Boas,
    estimados BBGB e restantes Benfiquistas!

    Não, não seria desejável nem racional segurar Darwin mais uma época.
    Como acto de Gestão, seria catastrófico para os interesses do SLB:
    - Perder 1 mto bom negócio imediato, com
    uma liquidez imediata de aprox. 55,1 M€
    e 25 M€ aprox. nos próximos 15 Meses.
    - Jogador contrariado e frustrado
    ("Há comboios que só passam 1 vez na n/ vida"...).

    Ponderando...
    - custo de aquisição de aprox. 25 M€
    - a realidade do SLB e Futebol português
    - a conjuntura económico-financeira do
    Futebol europeu (Macroeconomia e
    Mundial do Qatar no final do Ano),

    e acreditando que serão....
    NO IMEDIATO,
    - 55,1 M€ líquidos p/a o SLB
    - 10,4 M€ Almería (mais-valia acordada)
    - 7,2 M€ intermediação (J.Mendes+...)
    - 2,3 M€ Mec. solidariedade (Formação),

    E AINDA,... PRÉMIOS POR OBJETIVOS
    - 5 M € aprox. em Set°.2022 (10 jogos),
    - 10 M € aprox. em Abril.2023 (+ 25 jogos),
    - 10 M € aprox. em Out°..2023 (+ 25 jogos),

    a verdade é que é de facto 1 mto bom negócio!
    E imperdível, conforme exposto supra.

    Com os proveitos financeiros expostos supra, acrescidos da "margem de conforto"
    dos 60 M € do empréstimo obrigacionista,
    UMA GESTÃO DESPORTIVA COMPETENTE E ASSERTIVA no SLB poderia racionalizar e construir, FINALMENTE, um Plantel equilibrado e muito competitivo.

    Face às épocas do passado-recente e aos FACTOS desta pré-época,...
    honesta e objectivamente, não é racional nem coerente, muito menos expectável, UMA GESTÃO DESPORTIVA CAPAZ, a começar pela "purificação do actual Plantel" (Vendas, cedências e rescisões) e a subsequente reformulação do Plantel c/ Reforços de VERDADEIRA QUALIDADE que aportem REAIS MAIS-VALIAS ao n/ SLB!

    Enfim,...
    vamos indo... AS USUAL...

    Abraço Benfiquista,
    RSG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o Pulha do palheiro seriam 150 milhões.
      Dava muito mais comissões e participações para todos os do costume...

      Eliminar
    2. ó iluminado empresário para quê? comes gelados com a testa? se fores atrasadinho ainda se desculpa

      Eliminar
  3. Desde o primeiro momento achei uma péssima venda sobre todos os pontos de vista: material (euros) / desportivos (grande jogador). Eram €150M e ponto.

    #UmSLBnaInvicta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Eram €150M e ponto."

      Exacto. O Benfica até é um clube que não depende das migalhas dos grandes clubes mundiais e está em posição de poder negociar seja o que for...

      Mete isto na cabeça rapaz: o Benfica vende por quanto mendes indicar. Ponto.

      Eliminar
    2. Vota no pulha do palheiro.

      Eliminar
  4. Jogador com 24 anos? Ele tem 22.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O JP sempre em "forma"!! Ah valente.

      Eliminar
  5. Não se trata de € 55 M + € 25 M, pois dos € 25 M há que abater pelo menos os 20% para o Almeria e 10% da solidariedade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falso. O Almeria recebe 20% do total com um limite de 10 milhões, que provavelmente já recebeu ou está recebendo E os 10% da solidariedade só se for na tua terra.

      Eliminar
    2. os 10% não que são só 5% do mecanismo de solidariedade mas também contam sobre os prémios por objetivos se eles existirem.

      Eliminar
  6. o que me vai preocupando não é quem vendemos, porque parece óbvio que precisamos sempre de vender.
    O que me preocupa é quem compramos, e parece-me que estamos outra vez a enfiar barretes.
    Queira Deus que me engane mas não me parece que o Neres venha acrescentar nada, quando comparado com aquilo que ja temos em casa e quanto ao Horta, pelos valores que se falam parece que ja estamos a entrar em loucuras, ele é bom jogador, mas tem 27 anos e brilhou uma época no braga.
    Se vierem desejo-lhes sucesso, mas não me parecem jogadores que façam falta ao Benfica.
    A gastar, que se gaste no meio campo e se aposte no Ndour.

    SLBDOPOVO

    ResponderEliminar
  7. Aos 55,1M€ finais apresentados como resultado líquido, convém subtrair os 5M€ que o Benfica teve de Pagar a Paulo Gonçalves para passar a intermediação e Jorge Mendes, e para apurar devidamente o resultado líquido total da passagem de Darwin pelo Benfica, então teremos de conjugar o custo total real da compra de Darwin ao Almería (compra de passe, direitos desportivos, comissões, etc...), bem como os salários e prémios auferidos no Benfica, assim como a quota valores que possam ter advindo para o Benfica pelas prestações de Darwin na Liga dos Campeões.

    E aí temo que o resultado líquido total e final seja mais sombrio que o oficialmente apresentado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "E aí temo que o resultado líquido total e final seja mais sombrio que o oficialmente apresentado."

      O importante é dizer que foi um granda negócio e que o Benfica está cheio de dinheiro. Aliás, o dr. domingos anda sempre a dizer que o Benfica não precisa de vender, nem se percebe o porquê de haver jogadores a sair...

      A propaganda continua muita forte e os tansos do costume continuam a embarcar...

      Eliminar
    2. Resumindo: o Benfica teve de pagar ao Liverpool para levar o Darwin.

      Eliminar
    3. Concordo.

      Qualquer cálculo realista sobre apuramento de valores líquidos e saldos líquidos (e aqui liquidez contabilística primária ainda livre de impostos) em transacções tem de ter em conta custos e mais-valias.

      Quando vendo um automóvel que antes comprei, para apurar o valor líquido transaccional envolvido tenho de subtrair ao valor da venda o valor da compra inicial, os custos de manutenção e utilização (revisões e peças de substituição, consumíveis como pneus, combustível, baterias, lâmpadas e outros materiais, seguros, iuc, portagens, despesas de parking, etc...), e adicionar proveitos e vantagens que possam ser objectivados num valor, o que é substancialmente mais fácil de calcular para um veículo de uso comercial do que para um veículo de uso pessoal.

      Se a generalidade dos consumidores fizesse o cálculo real, ainda que aproximativo e meramente indicativo, de tais saldos líquidos das múltiplas transacções realizadas ao longo do tempo iam assustar-se...

      Eliminar
    4. Afinal o outro tem razão: tão negro este negócio que o Benfica ainda teve de pagar ao jogador e a todos para se livrar dele! Este tipo de comentários, onde se dá pontapés nas noções de contabilidade, demonstram muitas das vezes uma coisa muito feia: dor de cotovelo...

      Eliminar
    5. É por muitas empresas não seguirem contabilizações realistas e de malha fina de receitas/custos, como sugerem o Mr. Lobby e o Escrivão da Puridade (bem sabemos que as versões legais e oficiais da contabilidade nacional e europeia visam ser atractivas para captação de investimento e ampliar por todos os modos e formas o contributo para o PIB...), apesar de relatórios contabilísticos consecutivos de lucro vão falindo...

      É ver o estado real das SAD portuguesas e o estado contabilístico...

      Fossem tais SAD empresas em mercado de concorrência real, e sem amplas margens para receitas extraordinárias marteladas com antecipação plurianual de receitas, transacções fantasma, circulação obscura de pagamentos, e troca especulativa de activos falseadamente valorizados (troca de jogadores júniores a 15M€...) e não havia SAD nacional alguma ainda em actividade...

      Mas parece que no futebol vale tudo e ninguém leva a mal semelhante carnaval.

      Em conclusão, o Benfica teve um saldo positivo com a venda de Darwin, somente que o saldo não é dourado como se quer fazer parecer, sendo mais prateado para não dizer p(i)rateado e para sócio pouco esclarecido e exigente ver e bater palmas...

      Por alguma coisa o vendedor de camelos LFV queria no mínimo os 150M€ da cláusula, já que ele bem sabe do que a casa gasta e dos muitos comensais na manjedoura do Benfica que ele por lá instalou durante anos a fio sob aclamação e aplauso geral dos sócios e adeptos.

      Eliminar
  8. benficamormaior15/6/22 14:01

    É óbvio que o Benfica está estruturalmente desequilibrado em termos financeiros. Tivemos um prejuízo de 31 milhões no 1º semestre e precisamos de dinheiro vivo - Darwin e Ramos e outros ( 100 milhões limpos) - para fazermos algumas aquisições e precavermos a eventual não entrada na champions. Qualquer um vê o que se passa, se entrarmos na champios temos um Benfica se não entrarmos, ui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "e precisamos de dinheiro vivo"

      Isso é treta pá, estamos carregados! Quem precisa de dinheiro é o porto e o sporte, senão vão fechar portas (acho que já ouço isto desde 1980 mas nunca mais acontece).

      Eliminar
  9. Pior negócio de sempre na historia do SLB. Vao ficar com 25M no total numa venda de 75M. HAHAHHA.
    SLB nao é um clube, mas sim uma sociedade para render dinheiro no final do ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FALSO, o S.L.B. vai ficar com o mínimo de 70 Milhões(55+15) após o pagamento ao Almeria e comissões.

      Eliminar
  10. Volta Mantorras!!!!

    ResponderEliminar
  11. só podes ser anjinho tu mandataste o empresário muito antes do liverpool, ou outro clube qualquer, estar interessado no jogador mesmo antes de ele manifestar interesse em sair.
    qual a parte que ainda não percebeste que nós queríamos, e precisávamos, de vender o jogador para fazer mais valias e não ter prejuízo.

    mais uma vez a falar do que não sabe, a venda não foi por uma questão de liquidez, até porque não compramos ninguém a pronto, mas de fazer mais valias, irra que ele é teimoso.

    mais nem sequer é claro que as comissões de venda não façam abatimento para calculo das mais valias a pagar ao clube espanhol.

    ResponderEliminar
  12. Carissimos, este tema está mais que dissecado. O Benfica tem uma mais valia imediata de aproximadamente 30 milhões de euros (descontando o valor de aquisição ao valor liquido encaixado da transferencia depois de pagas as comissões, direitos e formação e a percentagem do Almeria). Este valor pode subir (nunca vai subir mais 25 milhões, porque haverão proporcionais de comissões e direitos de formação, mas pode ficar perto disso). Não é um mau negócio. Também não é sequer bom.

    Fazer uma mais valia de 30 milhões, o Benfica consegue com o Goncalo Ramos pu o Henrique Araujo sem impactar tanto em termos desportivos. Uma venda de um jogador da formação são 100% de mais valias. O Felix foram 108 milhões de mais valias. O Darwin, para já são 30 milhões...

    ResponderEliminar
  13. Gostava que deixassem de olhar para o passado e pensassem no futuro!!!
    1º os empresários vivem de comissões, é normal que as recebam nos negócios dos jogadores que agenciam;
    2º a estratégia do fcporto para este mercado está a falhar, o mete nojo que queriam vender "otávio", por enquanto ninguém lhe pega, vão levar o vitinha esse sim jogador;
    3º o weigl e pizzi nunca foram jogadores para o benfica só jogam para trás, e outros que lá andam...;
    4º mais importante e isso é que tem de haver pressão - contratar Enzo Fernandez =Craque -, o benfica precisa dele como pão para a boca, antes que o fcporto lhe deite a mão, ex: falcão, jaime rodriguez, lisandro lopez, luis diaz, etc. Urgente

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking