O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Leonardo Jardim: boa opção?

. 109 comentários
Está livre, tem provas dadas na Europa, é bom treinador e não precisa de tempo de adaptação ao nosso futebol.

O que acham?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

109 comentários

  1. Boa solução, se a aposta são treinadores portugueses, é de longe a melhor opção para o Benfica.

    ResponderEliminar
  2. Claro que é uma óptima solução mas é altamente duvidoso que o LJ venha meter-se num pântano nesta altura da sua carreira.

    Esteve no Zbording e sobreviveu, aqui morreria de susto.

    ResponderEliminar
  3. A melhor solução para o SLB, sem duvida. Com ele ninguém faz farinha

    ResponderEliminar
  4. Qualquer coisa é melhor que este marasmo ! Prefiro morrer de pé e rápido que todos os dias um bocadinho. um sofrimento constante com a incerteza, o titubear, "o amanhã " incerto. prefiro sonhar com melhores tempos sempre que há mudança. Que venha !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o problema do Benfica é o treinador!!!!

      Eliminar
    2. O problema é de quem escolheu o treinador.

      Eliminar
  5. Roger shimidt , low ou arne slot, português o que esta em equação é luis castro ou vitor pereira . o jardim não quer Portugal e o benfica não vai pagar cláusulas por abel ou marco silva penso eu .
    Paulo Jorge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vitor pereira era muito bom. um gajo com balls of steel.

      Eliminar
    2. Nenhum desses três trocaria o futebol da alta roda por Portugal. A menos que o ordenado fosse bom. No SL Benfica agora se for estrangeiro só se for para relançar a carreira, estilo Shevchenko ou Pirlo.

      Eliminar
    3. Dois tripeiros fanaticos!!!
      Continuamos na senda de tricolores... pobreza de espirito!!!
      Contratar um treinador que tenha um curriculo, com titulos ganhos!!!
      Um gajo que tenha linha dura estilo Antonio Conte!!!
      Mas tenho a certeza de que vem um yes man porque esta direcção nao quer um treinador que se imponha!!!

      Eliminar
  6. Ja' ca' devia estar.

    ResponderEliminar
  7. Tenho dúvidas. Por um lado fez um bom trabalho no Mónaco onde conseguiu potenciar jovens jogadores (tendo bastante qualidade à sua disposição), por outro tirando esse período no Mónaco ficou sempre períodos muito curtos em todos os clubes por onde passou. Não conheço o suficiente sobre o estilo de jogo dele para perceber se é o indicado para nós, mas certamente que estaria na minha lista preliminar de opções: Leonardo Jardim, Paulo fonseca, Luis castro...

    ResponderEliminar
  8. É uma opção muito viável. A ponderar certamente.

    ResponderEliminar
  9. LJ, para mim não é a solução, tem um futebol á RV, que não privilegia a posse de bola.
    (tenho saudade de um BENFICA que não assente o seu jogo no "contra-golpe")

    Mas se vier, serei mais um a apoiar e a querer que tenha todo o sucesso.

    SLBDOPOVO

    ResponderEliminar
  10. LJ?? mas andamos todos a brincar ao futebol ?? mas vcs já viram o futebol que as equipas de LJ praticam ?? meu Deus, volta JJ estás perdoado... como é que ainda se faz um TOPIC com esta hipótese, mas lá está se quiserem continuar a ver um futebol deprimente, uma equipa a não pressionar alto como o Benfica deve ser, uma equipa a nao ser avassaladora a nível ofensivo, entao meus caros aí sim tragam lá o LJ que nos contentamos mais uma epoca pelo 3º lugar !!
    Vou deixar aqui sugestões para o Benfica a nível de treinadores quer portugueses quer estrangeiros, agora se é viável e possível a sua vinda isso já é outro assunto, apesar de serem nomes bastante consensuais penso eu no Universo Benfiquista!!

    Treinadores Estrangeiros: Gallardo e Roger Shimidt (está livre fim epoca)
    Treinadores Portugueses: Marco Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que não és presidente do SLB

      Eliminar
    2. Roger Schmidt??? Tá louco?
      Já viu os stats do homem? Em todas as equipas por onde passa deixa um rasto de golos sofridos que até mete medo. As médias são de 1 golo sofrido por jogo, às vezes até mais.
      Antes de comentar, tente perceber melhor de futebol, para evitar fazer figuras ridículas.

      Eliminar
    3. @Moralez,
      A maneira como você responde é assaz curiosa. Revela que domina as dinâmicas de jogo em Portugal e as diferenças entre as equipas. Qualquer treinador com uma ideia de jogo atacante com um plantel normal, à Benfica (não estou a falar obviamente de Meités nem de Gilbertos) arrasa em Portugal, segunda metade do campeonato ganho por Bruno Lage, um abraço.
      PS: Para se vencer em Portugal no Benfica, basta que a Direção, dirija e lidere o balneário. Porto e SCP estão financeiramente desiquilibrados. O Benfica mesmo que estivesse tem uma carteira de sócios e adeptos que com um futebol apaixonante esmaga os adversários em termos de merchandising e bilheteira e outros, mas lá está é NECESSÁRIO UMA DIREÇÃO COM UMA EQUIPA DEMOLIDORA COM UM FUTEBOL ENTUSIASMENTE, a partir desse pressuposto é só acumular.

      Eliminar
    4. @alegria encarnada
      Vamos comparar a época do Bruno Lage com esta???
      Vamos comparar então o plantel. Jonas e Félix na frente. 2 jogadores capazes de descer ao meio campo e abrir espaços entre-linhas. Atualmente, nenhum é capaz de fazer isto. Havia Krovinovic que fez uma época ao mais alto nível. Seferovic também, com 2 dezzenas de golos. O Gabriel fez talvez a melhor época de sempre, a par do Grimaldo e até do André Almeida com 12(!!!) assistências. Até o Pizzi fartou-se de fazer assistências. Tínhamos um 6 a sério, Fejsa. Até o Florentino fez óptimas exibições. Tínhamos Ruben Dias e Ferro nos seus melhores dias.
      Em suma, não basta ter um treinador e uma mentalidade ofensiva. É preciso ter jogadores de qualidade e conhecer o futebol português. Ou já se esqueceu do Koeman, com muito boas exibições em casa, mas depois íamos perder ou empatar na casa dos clubes pequenos fechadinhos lá atrás na defesa poia o Koeman nunca tinha visto nada daquilo (autocarros). Não é preciso ser uma equipa demolidora. Para vencer em Portugal, basta termos um plantel como o atual e um treinador com mentalidade e conhecimento adequados. Se quisermos e, óbviamente queremos, ter ambições na Europa, então sim, temos que aliar a isto um plantel de enorme qualidade e uma liderança, estrutura entenda-se, capaz de proporcionar a estabiilidade necessária para manter o plantel competitivo com a rotatividade necessária.

      Eliminar
    5. Krovinovic onde se com o lage nunca jogou.
      o fejsa com o lage deve ter feito tres jogos se tanto.

      isso de conhecer o futebol português é treta da impressa que pelos vistos muitos comem.
      o problema do koemam foi a falta de qualidade dele e de alguns jogadores que tinha ou já se esqueceram do beto e do manduca até porque as equipas jogam muito mais fechados no nosso estadio no que no deles.

      Eliminar
  11. Zé Bento17/2/22 12:04

    Bom dia.

    Não levem a mal o que vou dizer.

    O que vou dizer é para todos refletirmos.

    Será que a maioria dos sócios do Benfica são tão reduzidos de inteligência , tacanhos e submissos???

    Ponto 1: O Benfica só pode ter treinadores portugueses?? Não pode ser um treinador estrangeiro? Temos algum estatuto que proíba o Benfica ter treinadores estrangeiros.
    Olhem por exemplo para o Matthias Jaissle.

    Ponto 2: Tenho visto bastantes Benfiquistas a pedirem a BTV em sinal aberto. Vamos pagar mais de 20 milhões à NOS para isso acontecer? Acham que a NOS ia abdicar do dinheiro das mensalidades da BTV porque virou empresa de caridade. Sim para quem ainda não sabe as mensalidades que pagam da BTV é para NOS e não para o Benfica. O Benfica na BTV apenas tem a responsabilidade de pagar os custos do canal e sua programação.

    Ponto 3: Existe também bastante pessoal a pedir uma guerra com a Comunicação social. Alguma vez o Rui vai fazer isso. É mesmo não ter noção nenhuma. Se Rui Costa tem a imagem que tem hoje de heroi por ter deitado uma lágrima e é Presidente do Benfica muito deve a Cofinas , Tvis e afins.

    Ponto 4: Alguma vez na vida Rui Costa vai atacar o Fernando Gomes ou o Pinto da Costa. Quem pensa isso tem mesmo o cérebro todo avariado. Rui Costa é amigo dos dois. Rui Costa tal como o seu padrinho vieira em relação a isso até cavam um buraco para se esconder.

    Mais depressa Rui Costa ataca ou manda atacar um Benfiquista que o Pinto da Costa.

    Ponto 5: Como é possível a maioria dos sócios que votou acharem que Rui Costa daria um bom Presidente se ele nem para diretor desportivo tinha capacidade. Rui Costa foi um desastroso diretor desportivo e ia ser um bom Presidente. Milagres só em Fátima de 300 em 300 anos.

    Ponto 5: Rui Costa está como dirigente do Benfica à 13 anos nunca abriu a boca para criticar Pinto da Costa e Fernando Gomes ia fazer isso agora. Ele vai é apoiar tudinho que o Fernando Gomes queira.

    Ponto 6: Direitos Televisivos / Domingos Soares de Oliveira. Ninguém ainda reparou que existe conflito de interesses. Afinal o homem nesta negociação vai defender os interesses do Benfica ou os do Porto ,Sporting , Braga , Guimarães , Portimonense , Paços de Ferreira etc etc e a maioria Benfiquista a assistir a isto sem dizer nada. Como fez um contrato desastroso com a NOS queremos que faça outro ainda pior agora???

    Acordem.Defendam o Benfica.Não continuem a fazer-lhe mal a votar em vieiras , rui costas , vale azevedos , damásios.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ORGENS 190417/2/22 19:21

      Concordo totalmente com essa visão mas não vamos sair disto a maioria dos benfiquistas estão mansos

      Eliminar
    2. Sempre a mesma conversa! E votavas em quem? Onde estavam as alternativas no dia das eleições?

      Eliminar
    3. No pântano do futebol português, um treinador estrangeiro é trucidado imediatamente. Quem foi o último estrangeiro a ser campeão em Portugal? Pois...

      Eliminar
  12. Marcelo Bielsa, por exemplo, se economicamente fosse possível e ele quisesse, evidentemente.
    Entre os técnicos portugueses: 1) Marco Silva; 2) Abel Ferreira; 3) Leonardo Jardim. Penso que os dois últimos são mais conservadores em termos de estratégia de jogo. Não sei qual destes três é melhor comunicador nas conferências de imprensa. Contudo considero Abel o mais emocional para o em ou para o mal.

    ResponderEliminar
  13. Seria a opção certa para este Benfica.
    Competência, já demonstrou que trabalha bem com jovens, tem experiência na Europa.

    ResponderEliminar
  14. Até o Pepa ou o Petit seriam um upgrade ao Veríssimo.

    ResponderEliminar
  15. Para mim, para o Benfica só um trainador benfiquista. E há tantos por onde escolher: Álvaro Magalhães, Chalana, Mozer, Manuel José, Diamantino, Cajuda, João Alves. É só escolher o melhor destes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda tens o Preud'homme. Não é Português, mas é Benfiquista e conhece o nosso futebol.

      Eliminar
    2. Cavungi197517/2/22 13:32

      O Chalana está doente amigo e o Manel já não treina. O Diamantino como treinador não lhe conheço currículo, como chefe de scouting ou algo similar acredito que fosse muito útil. Mozer e Álvaro como adjuntos, ahhh isso seria excelente sim.

      Eliminar
    3. Essa história do Chalana estar doente é uma fake que se espalhou e não resiste a uma pesquisa no Google onde encontrarás desmentidos dele e da mulher.

      Eliminar
    4. Manuel José depois do processo que o Benfica lhe colocou ? Tenham mas é juizo! Claro que depois acabou em amizades extrajudiciais (acordos) já em época do Pulha-do-Palheiro creio.

      https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/benfica/detalhe/julgamento-manuel-josebenfica-suspenso-ate-7-de-dezembro

      Eliminar
    5. Mas o Shadows até fez um post para enviar um email (malditos emails) para a direção do Benfica para homenagear o grande Chalana, bem mas até o Moralez afirmou aqui que Jesus não ia treinar mais tinha câncer nos pulmões...

      Eliminar
    6. o manel ze outra vez, mas anda tudo louco, já não bastou a primeira em que tem só o pior registo de jogo seguidos no clube sem vencer.

      e já agora desde quando é que ter amor ao clube é sinonimo de competência em termos de treinador.

      Eliminar
  16. Para o contexto atual não tem o perfil indicado para o SLB. Aposto em Abel Ferreira.

    ResponderEliminar
  17. Luis Castro, Paulo Fonseca ou ate Renato Paiva... deviam era ter ido buscar o Jose Boto antes deste ter ido para o PAOK...alias Paulo Fonseca e Jose Boto fizeram grande dupla no Shakhtar

    ResponderEliminar
  18. Preferia um treinador estrangeiro com autonomia total. Ele é que manda, ele é que decide, ele é que diz quem quer é quem não quer. Doa a quem doer, o treinador é que manda! Mas se calhar pedir isto, com esta direcção, já é pedir demais...

    ResponderEliminar
  19. Leonardo Jardim, Abel Ferreira, por amor da santa não queiram que fique pior do que aquilo que está

    ResponderEliminar
  20. Não é treinador para este Benfica, não tem capacidade de limpar balneário..
    O treinador tem que ser um que não conheça esta corge que joga no Benfica e que fazem boicote.

    ResponderEliminar
  21. Pior seria difícil. Precisamos de alguém que promova futebol ofensivo e dominador, neste momento não vejo nenhum treinador português que o faça. Alguém da escola alemã para mim era o ideal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já lá esteve o Jupp Heynckes e foi o que foi..

      Eliminar
    2. Saiu em primeiro lugar. No Bayern foi soma segue durante anos. No Benfica só um verdadeiro combatente vingará

      Eliminar
    3. Quando não há dinheiro não há palhaços, ou trocando por miúdos, se ele tivesse à disposição no Benfica os mesmos jogadores que teve enquanto treinador do R.Madrid (1997/98) e do B.Munique (2012/13) talvez tivessemos voltado a ser campeões europeus...

      Eliminar
    4. @Dr Brüegel
      mas alguém com o vale conseguia fazer alguma coisa.
      já agora vá lá ver os jogadores que ele contratou, e que ficou no plantel, antes de se ir embora e veja se tinham ou não qualidade.

      Eliminar
  22. Marco Silva é o unico Português (alem do Ruben Amorim) que quero ver no Benfica, treinador com bom discurso para dentro e fora, muita experiencia na melhor liga do mundo, iria trazer uma dinámica com intensidade, é isso que precisamos. Não de um treinador que vem da Asia onde o futebol é bem mais fraquinho.

    ResponderEliminar
  23. Gosto. Desde que tenha apoio de toda a estrutura, para ontem!

    ResponderEliminar
  24. Águia Preocupada17/2/22 13:23

    Só entenderia essa escolha por ser um homem maduro e capaz de impor respeito às prima donas que se melindram e fazem birra por tudo e por nada.
    Mas não vejo, nos portugueses, melhor opção.

    Marco Silva, só se for parvo ou tiver muita necessidade de voltar a Portugal. Além disso é muito novo para o que o Benfica necessita: Ordem, disciplina e respeito.

    Abel Ferreira, acho-o demasiado emotivo e mesmo intempestivo. Também o acho muito novo pelos motivos que já mencionei.

    Fonseca, o mesmo que Abel Ferreira.

    Pepa, ganhem mas é juízo. Com a idade tão perto de algumas prima donas, seria um boneco nas mãos delas.

    E poderia continuar... Nesta altura e na situação que se vive no Benfica, não vejo ninguém - português - com eles no sítio para se meter no saco de gatos em que o Benfica se tornou. E estrangeiros ainda muito menos.
    A situação não está fácil.
    Quando o Rei é fraco, a confusão e indisciplina generalizam-se e tudo fica mais difícil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cavungi197517/2/22 13:42

      A ideia de jogo do Marco é apaixonante, intensidade e vertigem. Tem imensa experiência (SCP de Bruno de Carvalho deve ter-lhe feito crescer a capacidade de lidar com tudo)e por onde passa a s suas equipas são sempre intensas e atacantes, nunca se lhe ouviu um problema com jogadores. Para mim se seguisse o meu coração era ele ou o Bielsa, mas a ser honesto até o prefiro a ele.

      Eliminar
    2. José Ferreira17/2/22 21:33

      Pois, essa da pouca idade dum treinador e por isso estar muito perto de algumas primas donas tem que se lhe diga. O Fernando Mendes no que respeita ao Rafa, é que tem razão, comigo a mandar no clube eu dizia-lhe o que era precisar de carinho e andar triste pela falta do amigo Pizzi. Onde é que isso já se viu? Aquilo são homens ou meninos da pré primária? Portanto a idade do treinador p'ra mim é uma falsa questão, desde que tenha qualidade tudo bem.

      Eliminar
  25. Cavungi197517/2/22 13:25

    Não havendo melhor. Prefiro por esta ordem(?): Marcelo Bielsa, Marco Silva (futebol agressivo), Paulo Fonseca (futebol de posse), Roger Schmidt (PSV), Gasperinni. Seria um destes.
    Neste momento desconheço a ideia de jogo do Jardim e a capacidade de gerir expectativas nos planteis.

    ResponderEliminar
  26. O BENFIQUISTA ANÓNIMO17/2/22 13:36

    Se a escolha recair num Português, claro que Leonardo Jardim é uma boa hipótese. Tal como Paulo Fonseca. Ambos livres, sem ser necessário o pagamento de qualquer cláusula. Inteligentes, modelos de jogo atrativos, dinâmicas bem trabalhadas e ambos sabem ler bem o jogo. Parece-me que, em termos de personalidade o Jardim será menos "influenciável" e dará menos importância ao "ruido" externo que Fonseca . Mas não tenho duvidas que tanto Paulo Fonseca, como Marco Silva, outra hipótese plausível, estão mais Treinadores agora do que na altura em que estavam a trabalhar em Portugal. Para mim seriam os únicos Portugueses que gostaria de ver á frente da Equipa. Depois vem uma segunda linha onde incluo, Vítor Pereira, Pedro Martins, Abel Silva, Luís Castro, Espirito Santo, Bruno Lage e Paulo Bento. Destes todos prefiro o ultimo. Por tudo e mais alguma coisa, começando pelo seu discurso, personalidade, conhecedor dos meandros do Futebol tuga, inteligência e profissionalismo...claro que ser Benfiquista também ajuda.

    Claro que eu preferia que viesse Ten Hag, um Treinador que sabe adaptar as suas Equipas a qualquer adversário e que joga sempre olhos nos olhos, não descurando a defesa como a maior parte dos Holandeses, ou Neerlandeses. Não podendo ser, o meu conselho, que de nada vale, seria um Treinador com escola Alemã, ou mesmo Alemão. A preparação física é soberba, a intensidade imposta é qualquer coisa de brutal, depois têm a vantagem de estar habituados a jogar contra grandes equipas. A "Escola" do Red Bull Salzburgo, tem servido de incubadora a grandes Treinadores. Livres neste momento temos, o ex selecionador Joachim Low, que terá outros horizontes, e Roger Schmidt que vai deixar o PSV no final da temporada, seria uma boa hipótese. Outro seria Matthias Jaissle, mas está a fazer um grande trabalho no Salzburgo e o destino deverá ser a Bundesliga mais dia menos dia...
    Ainda com escola do Red Bull há um Treinador Americano que também poderia ser uma das hipóteses, será pouco conhecido mas é muito competente. As suas equipas tem um futebol de ataque vertiginoso, numa boa equipa poderia fazer um grande trabalho, treinou o Salzburgo saiu para o Leipzig, não correu muito bem, mas não tarda muito estará noutro Clube porque tem muita qualidade : Jesse Marsch.

    Depois dentro do mesmo perfil, há vários, mas destaco dois : Marcelo Gallardo com contrato até final do ano co o River Plate e Vladimir Petkovic, saiu recentemente do Bordéus, fez um trabalho extraordinário á frente da seleção Suíça e é muito competente.

    Mas o assunto é Leonardo Jardim. Sim concordo que venha e convença alguém do Benfica a contratar Luís Campos para Diretor Desportivo. Quem quer que venha tem de saber dizer "NÃO". Tem de ter plenos podres sobre a equipa de Futebol, não pode permitir intromissões nos jogadores a colocar a jogar. Ter um modelo de jogo estabelecido sobre o qual trabalhará, mas não esquecer outras dinâmicas e sistemas para defrontar certos adversários. Não ter como "Plano B" mandar avançar os centrais para a zona do ponta de lança. Ser realista, perceber que não podemos competir de peito feito contra equipas mais poderosas, saber reconhecer isso e adaptar a nossa equipa a essa realidade, não ser teimoso ao ponto de para fazer "vender" a ideia que joga sempre no mesmo modelo e sistema perante qualquer um, acaba por desportivamente ser um fracasso...Não se contentar e ficar feliz da vida com palmas de incentivo e de parabéns no fim de um jogo...perdido.

    ResponderEliminar
  27. Respostas
    1. +1
      nao tolera prima donas
      aposta em jovens ... mas que ja tenham XX jogos na B
      precisa de um diretor desportivo que acompanhe

      Eliminar
  28. É um troglodita banana que não percebe nada de futebol. Esta é a opinião do Bernardo Silva, que diz que para além de tudo isto não tinha mão no balneário, em que o Berbatov fazia o que queria sem penalização alguma...

    ResponderEliminar
  29. Depois do Petit, grande treinador e velha glória, este.

    ResponderEliminar
  30. Caro Shadows um off topic no post procedente escreveu que o Benfica deveria se juntar ao Sporting para limpar o futebol português. Pois bem vivo à duas décadas em Itália mais precisamente em Torino, sabe o que se diz por aqui?? Depois daquele jogo com o Benfica em Lisboa?? O torino estava a construir um equipa para ganhar a taça dos campeões europeus e depois desse jogo os directivos do Benfica contrataram um turra para meter uma bomba de pequeno porte mas o suficiente para cair o avião e dizimar a equipa e foi o que aconteceu no regresso a casa nos Alpes italianos.acredite se quiser.
    Trentino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada17/2/22 15:06

      Isso nem merece comentário. Hoje, seria de considerar uma hipótese de uma qualquer manipulação maquiavélica.
      Mas nesse tempo? Em que se jogava o jogo por jogo; em que se jogava com lealdade; em que a violência no desporto não fazia parte do dicionário nem de jogadores, nem de dirigentes, nem de adeptos?
      Enfim.

      "Quando um cão é danado... Todos lhe atiram pedras"

      E como o Benfica está na mó de baixo, inventam-se atoardas, atiram pedras!

      Eliminar
    2. Mas o Desastre de Superga não foi 6 anos antes da 1ª edição da Taça dos Campeões?

      Eliminar
    3. Trentino ou tens um atraso mental ou és lagarto ressabiado, o que em muitos casos vai dar no mesmo.
      O desastre foi a 4 de maio de 1949. A taça dos Campeões Europeus só começaria em 1955 por convites e o Benfica nem sequer foi convidado. Só em 1961 o Benfica teve equipa para lutar e ganhar a taça dos Campeões Europeus, 12 anos depois do acidente e como tal nem preciso de dizer mais nada sobre a teoria desenvolvida pelos bêbados velhinhos de Torino teus amigos e que tu tentas fazer de caixa de ressonância. É o que dá o ressabiamento de um clube que tem mais de 100 anos e nem a uma meia final chegou numa competição que o Benfica tem 7 finais! Burro!

      Eliminar
    4. Águia Preocupada17/2/22 19:41

      "4 de maio de 1949. Nos céus de Itália, o avião Fiat-G212 da ALI enfrenta um temporal. A bordo, 31 pessoas. 18 jogadores daquela que é considerada na altura uma das melhores equipas da Europa, o Torino, equipa técnica, jornalistas e tripulação. Regressam de Lisboa, de um jogo amigável entre o colosso italiano e o Benfica. Um encontro de homenagem ao capitão encarnado Ferreira.
      Nuvens negras, trovoada, chuva e vento forte começaram a aparecer na rota do voo já no Mediterrâneo, após a escala técnica feita em Barcelona. Ainda foi ponderada a alteração do destino para Milão, mas depois a rota é mantida. O tempo ia piorando consoante a aeronave avançava. Um manto espesso de neblina cobria a região de Turim.
      ...O avião começa a descida para Turim. No caminho, passa pela Basílica de Superga, no alto de uma colina. Lá dentro, o padre, que estava a ler, ouve o barulho dos motores da aeronave. Está habituado a isso porque são muitos os aviões que sobrevoam a igreja. Mas depois um estrondo. A terra treme. A basílica abana por completo. O Fiat-G212 tinha-se despenhado contra uma parede da igreja.

      Uma explosão mata as 31 pessoas a bordo. Mas faz mais do que isso. Destroça famílias, abala uma cidade, mata um clube, devasta uma seleção e muda por completo a história do campeonato italiano."

      O que é que esta tragédia tem a ver com bomba e ou com uma sabotagem do Benfica.
      Isto aconteceu um ano antes de eu nascer, mas sempre ouvi esta versão.
      Já agora, só mais uma informação que mostra a lealdade e solidariedade desses tempos. Nos últimos jogos do campeonato o Torino apresentou a sua equipa de Juniores e todos os clubes jogaram também com os seus juniores. Olha se fosse hoje!!!

      Eliminar
    5. Águia Preocupada17/2/22 19:52

      "O jogo com o Benfica

      A 27 de fevereiro de 1949, a seleção italiana, com seis jogadores do Torino no onze, goleou a portuguesa, em Génova (4-1). O capitão de Portugal era Francisco Ferreira, o de Itália, Valentino Mazzola. Dos contactos que mantiveram antes e depois do jogo nasceu uma relação de respeito e amizade.

      ...

      A federação italiana decide atribuir o título ao Torino, que na altura do acidente liderava com quatro pontos de avanço sobre o Inter. É o Penta para a equipa grená. Nas últimas quatro jornadas, o clube alinha com a equipa júnior, e, numa demonstração de desportivismo, os adversários fazem o mesmo."

      Eliminar
    6. Pedro Sousa18/2/22 00:15

      E foi o turra que às 17:02 do dia 4 de Maio de 1949 emitiu da torre de controle o boletim meteorológico ao piloto a informar « Nebulosidade intensa, rajadas de chuva, visibilidade baixa,e nuvens 500 metros...e depois pegou na Basílica de Superga e colocou-a defronte do avião!

      Aparece aqui cada asno!

      Eliminar
    7. Oh Sousa Asno é a tua prima pah, então o homem faz uma observação de uma suposta teoria e insultas a pessoa, é como os direitos televisivos a só para 2028 e já estão a dividir o bolo isso aconteceu em 49 e a taça dos campeões foi em 55 não queira dizer que já se sabia...

      Eliminar
    8. Pedro Sousa18/2/22 19:35

      O seu comentário é tão clarividente como as teorias conspiratórias que passados 73 anos ainda correm nas " ruas" de Turim !

      Discutir com ignorantes, é como dialogar com uma parede...não se aprende nada !

      Eliminar
  31. Abel Ferreira é um excelente treinador e com provas dadas em vários clubes. Consegue fazer muito com pouco. Se for a escolha estou de acordo.

    ResponderEliminar
  32. Tendo em conta o que rodeia o nosso furtebol e o momento actual do clube onde presta servico, era ir buscar o Bielsa e rapido!

    ResponderEliminar
  33. Bem, o Leonardo Jardim é tão lagarto como o Domingos Soares Oliveira. Paulo Fonseca é Benfiquista e tem futebol mais consistente.

    ResponderEliminar
  34. Marco Silva, Gallardo o Matthias Jaissle

    ResponderEliminar
  35. Diego Simeone, nem que tenha que se esperar, mas com outra direção! Petit como adjunto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pior treinador do mundo. Plantel de luxo em Madrid, futebol horrendo.

      Eliminar
    2. Águia Preocupada17/2/22 19:55

      Simeone? Para fazer o mesmo que está a fazer no Atlético de Madrid?
      O treinador que estava no Sevilha - não me lembro do nome - não seria melhor?

      Eliminar
    3. Águia Preocupada17/2/22 19:58

      Unai Emery!

      Eliminar
  36. Não dá p ir buscar o Ruben Amorim e pagamos qdo o Sporting pagar ao Braga?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São 20 milhões de clausula. Mas se pedirem com jeitinho ao Varandas, ele faz por 5 e podem pagar isso até 2030. Agora somos os melhoers amigos porque temos um dono em comum que se chama Mendes. Viva o Benforting.

      Eliminar
  37. O Benfica neste momento tem treinador.

    ResponderEliminar
  38. Não é treinador que me alegre nem tão pouco que me tenha alguma vez convencido da sua qualidade. tirando no Monaco tambêm com uma grande equipa, não me convence. prefiro o Abel ferreira tem maior carisma e atitude

    ResponderEliminar
  39. Precisamos de um treinador imune á nossa comunicação social e com hábitos fortes de trabalho e ritmo na equipa!

    ResponderEliminar
  40. Benfiquista17/2/22 16:33

    Obviamente Marco Silva.

    ResponderEliminar
  41. Neste momento, o Benfica não precisa de românticos e de bananinhas.
    Precisa de um homem com eles no sítio! Precisa de alguém que se imponha, que blinde o balneário, que não admita palhaçadas nas suas conferências de imprensa e que ponha os jogadores a comer relva!
    E esse homem, quer se goste ou não, é Abel Ferreira.

    Contrato de 2 anos, recuperar a equipa e os adeptos, enfrentar o lodo do futebol português, e depois pensar em alguém para um projeto de maior prazo para a construção de uma grande equipa, com um modelo bem definido e imbuído de mística.

    ResponderEliminar
  42. Alguem falou em Preud'homme.que venha ele ja mostrou ser bom treinador como o foi como guarda redes.

    ResponderEliminar
  43. Mais que escolher um nome, temos de definir bem o tipo / estilo de jogo. Treinador ofensivo e que tenha preferência pela posse de bola, ou um treinador intenso e competitivo a exemplo dos nosso inimigos.

    . Posse de bola: Marco Silva, Paulo Fonseca, Marcelo Bielsa, Unai Emery

    . Intenso: Ralph Hasenhüttl, Abel Ferreira

    Penso que o Leonardo Jardim consegue interpretar ambas as vertentes.

    No momento que estamos, iria para o Ralph Hasenhüttl, mas é complicado (Premier League).

    Mas qualquer um dos já mencionados, será um upgrade ao actual e anterior.

    ResponderEliminar
  44. João Pereira17/2/22 17:15

    Prefiro Abel.

    ResponderEliminar
  45. 57 comentários, e nao se consegue chegar a um nome, por isso qualquer um que venha, vai haver pessoas a dizer bem e a dizer mal, infelizmente é a conversa que vai nos sócios do meu clube, tudo a cagar postas de pescada e ninguem se entende! enfim...
    Ontem, hoje e amanhã, sempre Benfica em primeiro lugar

    ResponderEliminar
  46. Da Fonseca17/2/22 17:45

    Shadows até pode vir o Guardiola, né? Ou o Mourinho, né? Se com estes jogadores e direção não mudar, né? Não vamos queimar um treinador, né? Deixa ver se o Doutor ganha as eleições, né? E aí sim podemos ganhar forte e feio, né? Abraços..

    ResponderEliminar
  47. Gostava de saber pq os meus comentários não estão a passar a moderação.

    O treinador certo para o SLB é o Unai Emery...Tem claramente a chancela do glorioso...

    Ver se o conseguimos tirar ao Villarreal...Era a minha primeira escolha.

    Silvestre

    ResponderEliminar
  48. Eu prefiro um treinador à sua imagem e semelhança. Chama-se, Armando Teixeira (Petit como gosta de ser chamado); raça, Benfiquismo qb e não dança! Está perto e não custa milhões. Contudo, nenhum treinador ganhará nada com rui Costa e dão. Não queiramos enterrar a cabeça na areia, porque acho que somos inteligentes, ou então contratem o grunho do conceição com aquele banco com molas! Deixem-se de fazer figurinhas tristes!

    ResponderEliminar
  49. Shadows,

    O teu Koeman também está disponível...

    Para reeditar a vergonha de Lille.. 4 centrais, 2 laterais como médios-ala e 2 trincos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. verdade mas depois eliminou o vencedor da liga dos campeões em titulo, o que não é para todos, alias no nosso clube acho que mais ninguém o fez senão estou em erro.
      e só foi eliminado pelo futuro campeão.

      Eliminar
  50. FDS SHADOWS !! QUERES ACABAR COM O CLUBE?!!!! GAJO FRACO. QUERO ESTE FLORES MAIS LONGE DE LISBOA. FDX-

    ResponderEliminar
  51. Treinador para próxima época: Vitor Pereira.

    ResponderEliminar
  52. Estamos a falra de um treinador, coisa que é meter a carroça à frente dos bois! Não vemos que sem uma entourage forte ninguém faz nada de jeito????? Aqui há uns anos os portistas gabavam-se que podiamreinador lá por um cabo de uma vassoura e pelo andar da carruagem vão voltar a dizê-lo enquanto "a coisa agora no Benfica" é um treinador! pensava eu que o que os Benfiquistas desejam é um Benfica a ganhar regularmente enão ter iniciado mais uma rota de 11 anos a olhar para os outros!!!!!!

    ResponderEliminar
  53. O Gasperini da Atalanta seria a minha escolha!

    ResponderEliminar
  54. Rubem Amorim por 30 Milhões que são recuperados com a valorizacao dos nossos jovens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se Amorim fizer uma boa epoca (2 lugar no minimo) ninguem o apanha cá mais. Se lhe prometerem equipas com dinheiro, nem olha para trás. Porque raio iria para o Benfica?

      Eliminar
  55. quando o rui saiu eu disse que na altura que portugueses só o jardim ou o paulo fonseca é que tinham qualidades para nos treinarem.
    hoje como os problemas se agravaram desde então nem mesmo estes dois tem capacidade para isso.

    com a agravante do jardim não ter aquele futebol suicida que a maioria gosta, mas que quase sempre resulta em nada, e por isso mais rapidamente perderia a margem de manobra ao contrario do paulo fonseca.
    mas continuar com um treinador português é só parvo todos eles são subservientes aos poderes instalado e por isso seria mais do mesmo.
    para alem de nenhum dos dois ter capacidade para mudar a mentalidade dos jogadores como é preciso, alias parte dos resultados contra os corruptos e contra os outros resultam de falta de mentalidade, coisa que nenhum treinador português tem.

    e o resto dos treinadores portugueses é só tralha e entulho, mas estou a ver que a malta gosta é de entulho, então o entulho do abel ferreira esta em alta depois não venham é queixar que este ou aquele jogador não presta, contratados por entulhos e treinados por entulhos até o messi não prestava.

    ResponderEliminar
  56. olá boa noite!
    sei que o tópico não é nada referente ao link que vou deixar aqui.
    mas peço a sr shadows uma opiniao sobre esse assunto em questão.
    atenciosamente
    obrigado

    https://cnnportugal.iol.pt/videos/uma-pessoa-culpada-nao-tem-esta-postura-bruno-paixao-justificou-se-a-comentador-da-cnn/620eab590cf2c7ea0f19c7ec?utm_source=whatsapp%26utm_medium=social%26utm_campaign=shared_site

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentador, que por sinal é ADVOGADO e LAGARTÃO e entalou as RÁBULAS da CNN e COFINA...

      Eliminar
  57. Jardim, não.

    Marco silva, Abel Ferreira ou Armando Teixeira (Petit), por esta ordem.

    ResponderEliminar
  58. Porra! Vão buscar um gajo com garra e deixem-se de acomodados como o Leonardo Jardim! Vão buscar o Abel Ferreira e deixem-no trabalhar! Ou então vão buscar o Petit um benfiquista de alma e coração! E mandem este amorfo deste presidente já este em novas eleições para o desemprego! Ainda não percebeu o que tem que clarifiar aos benfiquistas e ao mundo! É um inexperiente para um barco deste tamanho! Acabem com os vieiristas dentro do Benfica de uma vez por todas.....RADICALMENTE!

    ResponderEliminar
  59. Para mim, um treinador para o Benfica tem de ser competente! Gosto muito do pepa, mas ainda gera muitas duvidas. O Benfica precisa de um treinador competente,que não seja submisso, aposte nos jovens e não deixe que ninguém interfira nas suas decisões.

    ResponderEliminar
  60. Agora é hora de apoiar Nelson Veríssimo.
    O futuro prepara-se fora da comunicação social.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, depois de toda esta confusão desnecessária. As pessoas têm memória curta e já se esqueceram (ou nem sequer deram por isso) do que aconteceu a mãe de Nelson Veríssimo quando o Benfica foi jogar às antas este ano! Enfim...respeito pelo menos! Também se esquecem que onde ele estava, seguia em primeiro lugar! Lembro que os corruptos ainda há pouco anos festejaram a conquista da segunda liga, num sábado em que jogaram de manhã o último jogo da primeira liga!!!!! Sábado de manhã, às 11h!!!!!! nas antas, pois nesse ano foram só os sub-23 que os safaram!

      Eliminar
  61. Acho uma má ideia.
    Primeiro é um treinador iminentemente defensivo com um futebol de contra-ataque, de transições rápidas. Nada a ver com o perfil de toda a vida do SLB.
    Segundo, tirando uma boa época que fez no Mónaco, não fez mais nada de nada. Por isso nunca mais nenhuma equipa relevante lhe pegou.
    Terceiro, sempre teve sempre uma postura "agressiva" em relação ao SLB. Ser lagarto ajuda.

    Precisamos de um treinador moderno e com fome de ganhar: UNAY EMERY ou GALLARDO seraim o ideal.
    Portugueses só talvez o Marco Silva. Mas se o Rui Costa tivesse tomates, pagava a cláusula do Amorim. Seria muito melhor investimento do que foram os 20M gastos no Weigl.
    Ass: Sócio

    ResponderEliminar
  62. É altura de treinador estrangeiro: Kovac ou outro que trabalhe bem a questão da pressão alta e da intensidade de jogo

    ResponderEliminar
  63. Abel ferreira?
    Marco silva???
    Ganharam até hoje o que?
    Nao me venham falar da merda da libertadores!!! Fds!!!
    Contratar um treinador estrangeiro com curriculo como Emery, mancini, ou outro qualquer
    Antigamente nenhum treinador portugues tinha capacidade para treinar o Benfica, hoje nenhum estrangeiro serve... enfim
    Ps luis castro? Vitor pereira??
    Vao se fo...
    Já agora o pilas boas nao?
    Cambada de burros

    ResponderEliminar
  64. LJ não gosto!! Bom treinador mas dentro de parâmetros que não se adaptam ao que o Benfica precisa: gajos com alma,apreciadores da posse, da intensidade, do pressing

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking