O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 3 de outubro de 2021

As Perguntas sobre o Programa de Francisco Benitez / Servir o Benfica

. 42 comentários

Comecei esta semana a ler os Programas Eleitorais. No Twitter lancei o desafio a Francisco Benitez ( já agora ficava bem esclarecer a questão do Benitez / Benites - aprendam a não deixar "pontas soltas") para responder a uma "entrevista" do NGB (cujas respostas me comprometo a publicar na íntegra sem quaisquer alterações ou ajustes). Não foi próprio que aceitou o desafio, nem ninguém da Lista, mas asim outra pessoa. Não começa bem, mas... 

Vamos ao futebol, por onde começa o Programa Eleitoral e onde registo o facto de não se entrar na patacoada do Benfica Campeão Europeu, o que demonstra um certo sentido de realidade sobre o que é hoje em dia o futebol europeu.

Vamos à primeira questão: São referidas cinco funções de uma estrutura clara e composta por especialistas nas funções. Com tenho vindo a referir no blog, parece-me fundamental que as listas apresentem os responsáveis pelas funções crtíticas no projecto.

A Redefinição da Estrutura para o Futebol, sendo um elemento crítico, quem irá assumir essas funções caso a Lista B seja vencedora e quais são os referidos objectivos de cada área?

A questão seguinte encerra também uma perspectiva semelhante: A Reestruturação da Composição do CA da SAD deverá incluir membros com experiencia no futebol e benfiquistas. Ora a minha questão divide-se em duas a este respeito:

Quem serão essas pessoas. porém não será demasiado romêntico pensar apenas no conhecimento sobre futebol? A gestão de uma das empresas que movimenta mais milhões a nivel nacional não se faz com "conhecimento de futebol", não faria sentido uma valência multi-disciplinar?

Há um desejo permanente de todos os adeptos de clubes portugueses relacionado com a permanência no clube dos principais jogadores da equipa. A Lista de Francisco Benitez defende que se deve assegurar esse factor. Ora eu pergunto: Que mecanismos serão utilizados para esse feito? Como se assegura a permanência de um jogador que tenha mercado nas maiores Ligas europeias a ganhar muito mais? Não será demagogia considerar que em Portugal isso é possível?

A preparação do plantel de forma atempada é uma questão absolutamente demagógica! Quem será o treinador, Presidente ou Director que não quer ter um plantel fechado a tempo e horas? Porém o candidato aparenta esquecer-se que nos negócios "são precisos dois para dançar" e salvo a Lista B descubra petróleo, os tempos ficarão sempre condicionados à capacidade de cumprir orçamentos.

O Scouting é um elemento fundamental da estratégia, algo que estamos todos de acordo. Porém o sucesso deste ponto leva-nos de volta à primeira pergunta: Qual é o modelo de governo da estrutura do Futebol? O Scouting depende de quem? Essa preponderância do Scouting na definição final será em função do que pede o treinador ou em função do que o Scouting entende que deve ser dado ao treinador?

Relativamente ao Seixal, qual é o mecanismo, projecto ou modelo de trabalho que assegure a formação de profissionais como médicos, treinadores e outros? Essa "escola" não é uma obra de aprendizagem coletiva. Que se propõe a Lista para que isto seja uma realidade e qual é o mecanismo de financiamento extraordinário que o tornará possìvel?

O Centro de Inteligencia Desportiva já existe... chama-se BenficaLab.

O Portal de Transparência é uma ideia interessante, mas uma vez mais o SLBenfica não é uma ilha! O que se propõe fazer a Lista B quando um jogador de elevado potencial tiver um empresário que prefira priviligiar clubes que não exponham os seus rendimentos ou que não aceitem pagamentos, por exemplo, atráves de contas offshore? Descartar esse jogador? Abrir excepções em favor do sucesso desportivo e da angariação de jogadores excepcionais?

O futebol feminino merece todo o destaque e valorização. Qual a prioridade que a Lista B dará à ocupação do campo principal do Seixal (onde se disputam os jogos) quando houver no mesmo dia ou fim-de-semana Juniores, S23, B e Femininos?

Acerca do Observatório, Quais serão os objectivos do mesmo, quem irá liderar e com que meios e mecanismos. Quais serão as competências e quem irá participar do mesmo?

O modelo de intermediação de jogadores é, na nossa perspectiva, um modelo absolutamente demagógico. Os emissários mandatados pelos Clubes são uma prática comum a todos os clubes. Qual o modelo que pretende a Lista B implementar com o objectivo de ter uma capilaridade tal que permita assegurar competência, dedicaçõ e proximidade a diferentes e diversos dossiers em simultâneo, muitas vezes em diferentes partes do globo?

Nas modalidades o programa abre com uma ideia mais uma vez bastante demagógica. Qual a capacidade, ou patrocinador já assegurado, que a Lista B tem que permita não considerar absolutamente irreal que alguém invista globalmente nas modalidades - com a pouca exposição que tem? Caso tal não aconteça o que farão? Patrocínios avulsos? Ou não haverá patrocínios? E se o valor global for inferior à soma da diferentes patrocínios?

Ainda nas modalidades referem-se diversas medidas que custarão dinheiro, bastante dinheiro. O modelo de financiamento dessas medidas - que nada têm que ver com a competitividade das equipas - seria conseguido com que novas receitas?

Sendo que as modalidades são genericamente deficitárias, qual o modelo preconizado para alterar essa situação?

Quem será o Director Geral das Modalidades se a Lista B ganhar?

Ao nível do Associativismo e até do Programa de Gestão, são identificadas diversas medidas para as quais é necessário financiamento ou contexto orçamental seja pela via de acrésimo de custos, seja por redução de receitas: Como será financiado ou custeado este desequilibrio financeiro? E a resposta não poderá estar no rigor da gestão porque incremento de custos ou redução de receitas, terá sempre que ser compensado ou os orçamentos aumentados.

A reestruturação do Estádio da Luz é uma obra financeiramente muito onerosa. Qual o mecanismo de financiamento? Essas duas ideias D3 e D4 têm uma estimativa de custo identificado / estudado para ser considerado viável?

(Nota: A Porta 18 não é, não foi nem nunca será a porta principal do Estádio da Luz).

Sobre preparar o sintético da Luz para o Rugby, esse estudo está feito? Quanto custo e que proveito económico terá face à quase permanente ocupação pelas Escolinhas de formação, que geram efectivas receitas?

Sobre os direitos televisivos, fica claro que é preciso tomar uma posição. Nisso estamos todos de acordo! Mas qual é a posição da Lista B? Bloqueio? A Favor? Valor minimo de receita para negociar? Que formato preconizam para a centralização? Tem só a ver com as receitas directas ou entendem que há receitas indirectas a assegurar?

O modelo digital é fundamental para o futuro! Infelizmente viu-se pouco ou nada sobre maior proximidade com os atletas neste domínio, porém, insisto novamente no mecanismos de financiamento. Estas alterações que permitam ter capacidades como o "pay per view" e outros factores tecnologicos requeridos pelas ideias propostas?

Quem será o proveedor dos Adeptos?


Genericamente o Programa é interessante e tem medidas positivas.

Porém peca por uma perspectiva muito demagógica, típica de quem não estudou as medidas nem tem ainda respostas para algumas coisas que se propõe implementar, na medida em que há muitas vertentes que ignoram que o SLBenfica não existe sozinho e há uma dependencia de factores externos. 

Também a questão dos financiamentos para tantas medidas está por explicar. Muitos quando escrevem estas coisas "refugiam-se" no facto que passarão a tomar melhores decisões e deixará de haver desperdícios nas contratações, rescisões, etc. Considerar isto possível numa área tão dependente de "a bola entrar"... é pura demgogia.

Por fim, faltam estudios prévios, métricas e compromissos... e claro nomes! Não se aprendeu nada com o que se passou há um ano e voltam a ir a jogo sem apresentar nomes da SAD e das lideranças, sem explicar os modelos de governo e sem traduzir as ideias em compromissos que tenham (dad objectivos, métricas mensuráveis no tempo e responsáveis).

Esperaremos que Francisco Benitez ou a sua equipa nos respondam a todas as questões através do email novogeracaobenfica@gmail.com, para que as mesmas sejam publicadas aqui no blog.

Prometo tentar ler totalmente o programa de Rui Costa e expor aqui nos próximos dias as questões que me levantam (até pela ausencia de alguns temas). Porém vai ser uma tarefa dificil porque acho que escreveram um programa tão detalhado para ver se ninguem lia... mas eu sou teimoso e alem disso ainda o quero comparar com o "programa" de Luis Filipe Vieira há um ano para entender se /que tem diferenças ou é apenas a mesma coisa com outros nomes, como é a Lista que apresentou.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

42 comentários

  1. A maioria dos 62% vai votar, primeiro na escolha do Vieira, depois porque é grande benfiquista e também porque o futebol está na frente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maioria dos 99% não liga nenhuma ao que escreves
      Primeiro porque não és benfiquista
      Segundo porque não és benfiquista
      Terceiro porque não és benfiquista

      Eliminar
    2. A maioria dos 62% mais 30% dos que votaram em Noronha.

      Eliminar

    3. Rui Costa vencerá as eleições e continuará como o presimente do Benfica.

      Eliminar
  2. Futebol
    Para vocês aqui RGS era realista quando prometia um um Benfica campeão europeu
    O que mudou?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguma vez me leste um post a concordar com essa coisa?

      Eliminar
  3. A Reestruturação da Composição do CA da SAD deverá incluir membros com experiencia no futebol e benfiquistas.

    COKPLETAMENTE REDUTOR E IMCOMPETENTE

    consideram a SAD como se do clube tratasse

    A SAD exige uma gestão profissional com pessoas experientes em gestão, financas, mercados, estratégia. E um profissional em gestão desportiva (futebol) para coordenar a parte operacional

    Este Benitez faz lembrar o Bruno Carvalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os dirigentes do clube podem ser os mesmos da SAD,e o que não falta são pessoas qualificadas na lista de Benitez! Depois é escolher pessoas para liderar o futebol,o resto já está apresentado.

      Eliminar
  4. A pergunta que falta

    A Benfica SAD sempre teve apenas 5 elementos sendo unicamente 2 executivos (neste último mandato apenas 1) remuneradios
    O CEO é o COO (futebol)

    O SENHOR COMPROMETE-SE A MANTER ESTA ESTRUTURA DE BAIXO CUSTO E RACIONAL NA GOVERNANÇA DA SOCIEDADE?

    Ou ALTERARÁ ONLODELO DE FESTAO INVLYINDO GENTE REMUNERADA A IMAGEM DO FC PORTO (15 ADMNISTRADORES!!!) ou do SPORTING CP (FAMÍLIA AMIGOS TODOS REMUNERADIS)???

    ResponderEliminar
  5. oh Gb não percebo tanta preocupação para quem terá no maximo 2% e ficará atras dos nulos e dos brancos. irá ser o 4:º classificado.

    benfiquista a serio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim à partida não há decisões. Que ganhe o melhor. Tenha o q tiver merece da minha parte a mesma atenção e profundidade de análise q outros

      Eliminar
  6. Foi tal a azia com que ficou na passada Quarta-feira um tal que aqui se identifica por Shadwos, que nunca mais apareceu. Será que entrou em quarentena?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuidado com a ESTUPUDEZ que se escreve porque depois sabemos que a vida das pessoas passam pessoalmente por momentos complicados e ficamos con cara de atrasado mental a ler este meu comentário

      Eliminar
    2. Águia Preocupada3/10/21 17:04

      Também já notei a falta dele. Mas não disse nada pois poderia colidir com algum acontecimento pessoal ou familiar que o impedisse. Somos humanos e estamos sempre sujeitos às vicissitudes da vida. Não sei se é isso ou não, mas preferi o silêncio a fazer juízos de valor injustos e ofensivos.
      Se a sua ausência for por algo menos positivo da sua vida, que resolva com sucesso e volte ao normal! Se assim for,força SHADOWS!

      Eliminar
    3. Talvez lhe passe a suposta "azia", com o resultado de hoje contra o Portimonense...

      Se o Shadows não aparece, só ele sabe porquê. (é assunto do seu forno íntimo, como dizia o oxigenado...)

      Eliminar
    4. E nao é que passou? 5 min dps da derrota saiu logo post! Mas pronto, quem escreve livre de decidir sobre o que e em que timming...e quem lé é livre de ler ou nao ler.

      Eliminar
  7. José Ferreira3/10/21 09:22

    Mas que grande arrazoado que p'ra aí vai. Não vale a pena, para este By GB seja quem for que se candidate, ninguém presta. Já muito adepto aqui escreveu e eu também digo, oh homem candidata-se você se acha que as suas ideias e opções é que são as melhores. Saudações e viva o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom ponto! É precisamente por n ser capaz de me COMPROMETER com estas coisas básicas que não tenho a veleidade de achar q seria capaz de ser candidato. Para alguém se candidatar ao SLBenfica não chega ter boas ideias… isso todos temos

      Eliminar
    2. BENFICA BY GB,já aqui o escrevi uma vez e volto a repetir: tens interesses escondidos que tentas disfarçar,mas a mim não me enganas. Tens o maior interesse em manter o status quo! A diferença para os demais é que és alguém extremamente inteligente,mas a mim não me enganas.Falas intencionalmente em demagogia antes sequer da lista B responder ás questões? Não colocas a hipótese de a lista B ter soluções que não estejas a imaginar? Ninguém sabe tudo,todos sabemos tudo! Eu próprio daria soluções para algumas questões,basta não ter as ideias pré-concebidas que convenientemente foram difundidas durante 18 anos.
      Um pequeno exemplo:quem estiver de boa fé percebe aquilo que Benitez quis dizer quando fala de intermediários. Disse claramente que está aberto a negociar com todos os empresários,qual é a dúvida? E refere que não pretende pagar por serviços de intermediação quando tem pessoas na lista com competência para o fazer. A conclusão que chego é que o Benfica não precisa de ter empresários a oferecer a mercadoria por essa Europa fora,os clubes que querem os nossos jogadores que venham negociar directamente com o Benfica.Concordo totalmente,lá por a utilização de intermédios seja comum,não significa que não haja melhores alternativas. Incompetentes nas estrutura,lá por ser hábito nos últimos largos anos,não é o normal,não pode ser! Obviamente para contratar teremos sempre de negociar com o empresário do jogador,nenhum drama nisso,mas entre o deve e o haver poupam-se muitos milhões. É o problema de haver tão pouco tempo de esclarecimento aos sócios,frases que deixam duvidas na interpretação poderiam ser esclarecidas em entrevistas futuras.Não há tempo!E tu como pessoa inteligente que és,tens perfeita noção que é preciso bastante tempo para um esclarecimento conveniente dos sócios. Sempre fizeste questão de escrever neste espaço que se estava a arranjar desculpas,para depois,e à primeira oportunidade vires falar em demagogia, e como disse,ainda antes sequer de a lista B ter respondido ás questões.
      Apontas o dedo a Benitez por não ser ele a responder ás questões,mais uma vez ignoras o contexto de o tempo ser extremamente reduzido. O homem tem entrevista amanhã,debate na quinta feira e eleições no sábado. Milagres? Recordo mais uma vez a forma constante como desvalorizaste,convenientemente,diria,este handicap para quem quisesse concorrer. Mas mais importante ainda,e tendo a certeza que não foi esquecimento da tua parte,pois se há alguém que tem extremo cuidado naquilo que escreve,és tu,lamento que não tenhas referido e mostrando compreensão por Benitez estar a guardar os trunfos,o factor surpresa para quando vai ter realmente impacto:na televisão,de viva voz!
      Cumprimentos benfiquistas!

      Eliminar
  8. "Não foi próprio que aceitou o desafio, nem ninguém da Lista, mas asim outra pessoa" - mas isto significa o quê? Se não foi o próprio e ninguém da lista foi quem? Alguém de fora da lista é que vai responder sobre o programa do Servir Benfica? Isso vale o quê? É uma opinião de alguém que está de fora sobre uma lista candidata às eleições? Por favor, ficava vos melhor reconhecerem que ninguém da dita lista vos quer responder e ponto final. Tanto malabarismo para quê...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou isso ou entender que o movimento não são só os que estão na lista o q faz ser legítimo perguntar que papel têm / terão esses a futuro (ou se calhar dão apenas uma mão na campanha - o que pode ser e está bem)

      Eliminar
  9. Isso são muitas perguntas e muito trabalho para quem não foi ainda eleito. Depois se verá a habilidade para cada um lidar com os problemas que forem surgindo, agora tudo isso está fora de contexto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhh claro! Ahahahahah es tu Noronha? LOL!

      Primeiro la pra dentro e depois logo se vë se aquilo que foi dito se pode implementar. Se n puder, já la estão façam então o q quiserem

      Eliminar
  10. "Porém peca por uma perspectiva muito demagógica, típica de quem não estudou as medidas nem tem ainda respostas para algumas coisas que se propõe implementar, na medida em que há muitas vertentes que ignoram que o SLBenfica não existe sozinho e há uma dependencia de factores externos." Estás certamente no gozo.

    O programa é perfeito e as ideias fantásticas. Eles estão cá para ajudar na construção do edifício ideológico do Benfica e acredito que o Rui Costa aproveite algumas das ideias. Se eu fosse o Benitez era isso que pediria ao Rui Costa, que aproveitasse as ideias que lhe fizessem sentido.

    Quanto à composição da SAD, iria buscar um gestor financeiro realmente competente, poderia ser estrangeiro, aprecio a malta do norte da europa suecos, noruegueses, dinamarqueses, estou a ser um pouco exagerado, acredito que sim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é perfeito estou certo q és também tu capaz de responder às dúvidas q tenho.

      Já agora o Benítez n tem q pedir nada… quem ganhar tem q implementar o seu programa e se alguém tiver a acrescentar que seja mais um como todos nós a remar

      Eliminar
  11. Para quê continuar a discutir eleições, programas, candidatos e por aí fora com posts atrás de posts?
    O próximo Presidente está escolhido e nada vai mudar. O Benitez até podia concorrer sozinho que não ganhava.
    Falar de futebol não? Ou vamos ter mais quatro anos de politiquices?
    Com tanto infiltrado aqui no meio será que este blog não passa de uma minoria tal como a que existe no Sporting, os tais "Brunistas" membros da claque, que faça a Direção eleita o que fizer vão estar sempre do contra?
    Para refletir...
    (se quiserem aprovar o comentário claro)

    ResponderEliminar
  12. Nenhum dos programas endereça a devida atenção à perversão e corrupção do sistema do futebol português. Ninguém se apresenta com perfil ou desígnio de combate à podridão do sistema que tanto nos tem perseguido e prejudicado. Sem isso bem que podem ir para lá pastar rebanhos que o resultado é o mesmo.
    Lp

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo completamente. Nenhum dis programas dá qualquer atenção a esse nefasto assunto.

      Eliminar
  13. Vai ganhar a pessoa que fez do Benfica o seu MEALHEIRO pessoal.

    ResponderEliminar
  14. Há muito mais perguntas a fazer (E BASTANTE MAIS DESAGRADÁVEIS) a Rui Costa do que a Benitez.

    E, sobretudo, muito mais respostas e explicações a EXIGIR e obter de Rui Costa do que de qualquer outro putativo candidato.

    ResponderEliminar
  15. A FALTA DE QUALIDADE NESTE PLANTEL É GRITANTE. 0000000000

    O JJ QUE VÁ PARA A PUTA QUE O PARIU.

    ResponderEliminar
  16. O BANANA RUI COSTA NÃO SE INDIGNA COM ESTA ARBITRAGEM? PO CARALHO PA. ESTOU FARTO DESTA MERDA

    ResponderEliminar
  17. Para quê fazer perguntas a benitez? Qualquer individuo sensato vê que não é alternativa para nada. Mal do Benfica se por algum milagre ele ganhasse.
    Façam mas é posts sobre futebol

    ResponderEliminar
  18. Ah grande fdp do Hélder conduto.

    Diz a besta que temos de dar mérito a uma equipa que fez anti-jogo durante o jogo todo.

    Rua com este fdp já.

    Anti-amelias

    ResponderEliminar
  19. Rua com a corja que está na tb.

    Atribuem o prémio de homem do jogo ao guarda-redes que fez anti-jogo durante o jogo todo.

    Quem merecia o prémio era o Rafa e não um fdp que fez anti-jogo durante os 90 minutos

    Anti-amelias

    ResponderEliminar
  20. Então o mais melhor do mundo que ganhou ao Barcelona não ganha ao Portimão..

    ResponderEliminar
  21. Perguntem agora ao mestre da tática como ganha ao Barcelona e perde no Algarve.

    ResponderEliminar
  22. Uma lição, de que vale dar três secos ao Barça para se perder em casa com o Portimonense? Preferia mil vezes ter mamado três do Barça e ter ganho ao Portimonense, a nossa Champions é o Campeonato, é nisso que temos que apostar as fichas todas.

    ResponderEliminar
  23. Sobral Abrantes3/10/21 20:20

    Relativamente à coisa que mais interessa, derrota absurda com o Portimonense e lá se vai a vantagem de 4 pontos. Este treinador é patético (que substituições foram aquelas?) e os pseudo-craques são mais instáveis do que as águas de uma catarata.

    Darwin e Rafa a decidir são dois cagalhões, como se viu hoje. De vez em quando acertam umas merdas, mas quando interessa mostram a tralha que são.

    Perder este jogo exatamente antes da pausa para as seleções? Não me f...! A componente humana que integra o clube não vale um cagalhoto!

    ResponderEliminar
  24. pois só este é que é demagogo, os outros é que tu votaste esses é que não eram nada demagogos.

    agora pergunta incomodas ao rui costa isso é que esta quieto.
    e podes dizer mil vezes que não votas em determinada lista que todos nós sabemos onde vai para o voto.

    ResponderEliminar
  25. Rui Soares5/10/21 16:18

    Subscrevo as tuas ideias e perguntas. Abraço!

    ResponderEliminar
  26. «CONTO COM SOARES OLIVEIRA» Rui Costa, in BTV 4 de Outubro de 2021

    Parece que LFV deixou escola «casamenteira» montada no clube, para amigos e a expensas do Benfica.

    Por mim, já foste...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking