O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 12 de outubro de 2021

A petiçao, o plano de Vieira e os Direitos Televisivos

. 16 comentários

A petição pela saída de Pedro Guerra da BTV e de representante do SLBenfica na CMTV

Há dois dias lançámos a petição publica no sentido de dar visibilidade ao Sport Lisboa e Benfica e à Cofina que os benfiquistas não se sentem representados.

A petição não é contra ninguém, mas pela unica coisa que interessa: Pelo Benfica! O Pedro Guerra não nos representa, a larga maioria dos sócios não é capaz de rever-se naquela defesa primária do ex-Presidente e de todos os que façam parte do seu circulo de amizades / interesses.

Da mesma forma que Rui Costa pediu a união do SLBenfica em torno de uma nova direcção eleita respeitando a larga maioria dos sócios, o que queremos fazer ver principalmente à BTV, mas também à CMTV, que não nos sentimos representados e, pior, sentimo-nos humilhados pelas suas palavras e atitudes muitas vezes até perante outros benfiquistas.

O Plano de Vieira para preparar o regresso quando se libertar dos processos

Rui Gomes da Silva há um ano tinha anticipado, talvez conhecedor que a justiça não iria perdoar a Luis Filipe Vieira o muito que se vinha antecipando da sua situação.

No dia das eleições, o ex-candidato voltou a referir-se a que dentro de ano e meio veríamos o SLBenfica mergulhado em profunda crise directiva se nada fosse feito para alterar a situação actual.

E quando se referia a "situação actual" Rui Gomes da Silva estava a dar nota do que temos vindo a alertar e está à vista de todos: O SLBenfica tem, na famosa estrutura, gente que antes de mais se posiciona como serviçal e devota de Luis Filipe Vieira ou, mesmo que não assumam essa posição ridícula como João Salgado, Carlos Janela ou Pedro Guerra (por dar apenas alguns exemplos) há muitos outros que passaram uma vida profissional ao lado de Luis Filipe Vieira construindo muita coisa boa, mas também fechando os olhos a muitos erros e abusos de Luis Filipe Vieira ao longo dos anos.

Note-se que se no caso dos primeiros o que está em causa é uma dependência e superior defesa de Luis Filipe Vieira acima do SLBenfica, no caso dos segundos o que está em causa jamais será o seu profissionalismo, mas sim os demasiados anos em funções de liderança ao lado de um estilo de gestão aburguesado e caduco, como aqui vimos denunciando desde 2012. Aqui entram nomes como Ricardo Palacin, Domingos Soares Oliveira, Miguel Moreira, Miguel Bento...vários excelentes profissionais que em parte ou na totalidade tanto os próprios como o SLBenfica irão beneficiar de mudanças de pelouros ou mesmo saidas definitivas.

A entrevista de Luis Filipe Vieira no sabado foi um caso claro. Imagino que o protocolo levava aquele espaço o Presidente, o candidato opositor, ex Presidentes, ex Candidatos e eventualmente glórias do SLBenfica. Claro que Luis Filipe Vieira encaixava aqui... mas mandava o decoro e responsabilidade que tal não ocorresse.

Esta acessibilidade directa, esta capacidade de se sobrepor sobre todos eles e exercer uma influencia directa sobre os mesmos é o que irá ser o "Pecado Mortal" de Rui Costa. Fará com que a gestão nunca seja estanque, que Luis Filipe Vieira saberá sempre o que se passa no SLBenfica e, se for do seu interesse "dinamitar" algum dossier, não hesitará em fazê-lo recorrendo aos inumeros meios que tem ao seu dispor e aos imensos contactos acumulados ao longo de quase duas decadas.

Claro que Rui Costa pode e deveria confiar no profissionalismo e na competência das pessoas (menos nos serviçais que já levam pelo menos três dias a mais no Benfica desde que ele foi eleito), porém essa confiança é precisamente o que o vai "matar" como Presidente e era ao que se referia Rui Gomes da Silva.

O acesso interno a profissionais que não serão capazes de lhe dizer que não, nem que seja por respeito ou deferência, e o acesso externo a sócios e amigos na Liga e na FPF como é o caso de Fernando Gomes e Tiago Craveiro, ou no FCPorto como Pinto da Costa, farão de Vieira um permanente "nuvem" sobre a liderança de Rui Costa.

OU RUI COSTA É IMPLACÁVEL COM ESTA SITUAÇÃO... OU IRÁ SER "CARNE PARA CANHÃO (leia-se, para Vieira).


Os Direitos Televisivos podem ser o fim de Rui Costa?

Um dos dossiers críticos - como também referiu Rui Gomes da Silva vai ser a Renegociação dos Direitos Televisivos, que vai mexer com muitas variáveis - políticas (pela imposição), relações com os poderes da Liga e FPF, económicas (pelos contratos em vigor e antecipações já feitas, etc. etc. etc

Uma vez mais, depois de duas décadas como Presidente, Vieira tem acesso a tudo e todos, conhece os detalhes de todos os dossiers, personagens, conhece conflitos de interesses e esquemas associados.

Sejamos práticos: como ainda ontem eu referia nos comentários do BenficaFM (que aproveito para dar os parabéns, foi a primeira vez que ouvi e achei excelente) o "bolo" em discussão na centralização não vai aumentar, se não aumentar o potencial de novos mercados e receitas para os detentores dos direitos.

Ou seja, a MEO e a NOS pagam em conjunto, imagine-se 150M€ à totalidade dos clubes da I Liga, a centralização não vai conseguir que passem a pagar 200, 250 ou 500M... O que pode conseguir é juntar esse bolo e definir critérios de distribuição que permita que os pequenos recebam mais e, com isso, tenham mais capacidade para fomentar uma Liga mais competitiva.

Mas isso será feito à custa de quem? Dos grandes ou, melhor dito, de quem mais ganha.

A MENOS QUE...

Se queira pensar nos Direitos Televisivos com novos mecanismos de receitas e novos mercados - ainda que saibamos que o grande impulsionador desses novos mercados será sempre e principalmente o SLBenfica.

O unico caminho para "aumentar o bolo" é aumentar as receitas de quem comprar os Direitos Televisivos centralizados e para o conseguir só há uma via: INVESTIMENTO NOS CONTEUDOS DIGITAIS.

A este respeito, a Liga (que será a detentora dos direitos) terá que alterar drasticamente os vectores de acesso aos "actores" em causa, fomentando maior proximidade, que gere mais conteudos, maior recorrência... porém têm acima de tudo que dotar a Liga de uma plataforma digital semelhante à aposta feita pela La Liga, pela Formula 1 e por muitos desportos americanos, além de muitos clubes que o fizeram também... mas a isso voltarei nos próximos dias para falar dos conteudos digitais no SLBenfica.

A Liga, antecipo, poderá não ter a visão (o dinheiro só não tem se não quiser) para avançar como avançou a La Liga aqui ao lado... porém o SLBenfica pode e deve fazê-lo como fez o Real Madrid e potenciar receitas extraordinárias, dado que ficará limitado no contexto das receitas centralizadas.

Neste aspecto, Rui Costa deveria seguir o exemplo de Francisco Benitez e quem sabe até aproveitar o caminho por ele aberto com a integração do Director Geral da Google na sua equipa para a Direcção do SLBenfica. Num correcto espírito de potenciar as boas ideias venham elas de onde vierem, Rui Costa deveria de ouvir e ver como enquadrar o que seguramente alguém como Bernardo Correia poderia acrescentar ao seu projecto. 

Agora que está a formar a sua equipa para a SAD, ter gente na sua equipa com um perfil de profundo conhecimento tecnológico e de marketing digital parece-me fundamental. O futuro é por aí... e o novo mecanismo de receitas que compensará a centralização "à portuguesa será esse.

Não será nada fácil encontrar profissionais que possam integrar como Administradores da SAD um proecto deste contexto porque o que precisam, além de ser lideres, é de acrescentar uma visão engenheria tecnológica (não de vendas como a Carla Cruz que se fala) e marketing digital. Porém estou certo que Bernardo Correia, que lidera em Portugal uma das empresas lideres a nivel mundial em marketing digital, seria capaz de ser um elemento importante neste processo, sendo que me parece óbvio que o próprio não aceitaria sair para este contexto, porém seguramente poderia ajudar a encontrar um perfil para tal. Fica a sugestão, pois a colaboração com Francisco Benitez poderia continuar, agora neste formato.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. José Ferreira12/10/21 20:41

    Desta vez o By GB surpreendeu-me, está um post com muito boas opiniões e com as quais concordo, nomeadamente com a "petição" e "plano de Vieira" já que com os dinheiros televisivos é matéria que não domino, mas espero que também esteja correcto. Assim está bem. Saudações e viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  2. Rui Gomes da Silva sabe o que diz:
    - Deu ano e meio para Rui Costa "cair"...
    Este Blog está a tentar abrir caminho para isso.
    Este Blog ainda não percebeu que perdeu as eleições... e quer ensinar RC a dirigir.
    Incrível!
    Deixem o Benfica em paz!

    ResponderEliminar
  3. cho k te devias ter candidatado à Presidência. Falas em RGS, mas deves saber k esteve k Vieira uma catrefada de anos, e não disse nada? Fdx, detesto supostos paladinos da verdade, por isso para ser levado a sério poderia começar por explicar o k se passou na Jamba. Sabes?

    ResponderEliminar
  4. ....Caro BY GB!!! O Seu problema chama-se credibilidade:(explico),O Caro passou o tempo aqui na Sua página a "ameaçar" Rui Costa(PPRESIDENTE ELEITO DEMOCRÁTICAMENTE POR MAIORIA ESMAGADORA) de que não teria os Seus 20 ou 50 votos? se o Rui não blá,blá ,blá cumprisse com os Seus Mandamentos!certo?...certo é que O Rui Costa mandou os Seu "gritos" para as malvas e Os Benfiquistas deram a resposta nas urnas!!!vem agora o Sr exigir a Rui Costa que isto e aquilo!?Caro então o Sr vem aqui falar de Rui Gomes Da Silva! um "artista" que nada mais fez/faz do que desejar TUDO DE MAL AO BENFICA!?já se perguntou porque Rui Gomes Da Silva foi positivamente corrido do BENFICA!?(procure informar-se do que se passou e vai ver que afinal quem deveria ser corrido de sócio era precisamente o Dr RUI SILVA)!...e por agora fico-me por aqui!aceite um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Nos moldes actuais as receitas de TV não só não vão aumentar, como se arriscam a descer. Na negociação anterior os clubes beneficiaram da concorrência entre operadores, que acabaram a partilhar a exploração dos direitos. Não é expectável que, após pagar acima do valor de mercado, os operadores de telecomunicações estejam desejosos de ir subir a parada. A esperança de todos (clubes e operadores) seria termos uma Amazon ou Netflix a concorrer a pelo menos parte dos direitos, aliviando a factura…

    ResponderEliminar
  6. o Guerra saca 100 mil ao Benfica...

    por ANO..

    isto em números oficiais...

    fora o resto claro...

    para andar a FALTAR ao RESPEITO...

    ao Senhor Simões, e ao nosso Toni?

    a nova direcção ...

    não tem vergonha disto?

    vamos assinar todos a petição pública...

    para expulsar o Guerra do nosso BENFICA...

    ResponderEliminar
  7. Benfica By GB,
    Mais que uma surpresa pela negativa este post é inenarrável.
    Rui Costa é o presidente do Benfica e merece respeito.
    Rui Gomes da Silva é alguém, que dizendo-se benfiquista tem feito ao longo dos últimos anos uma permanente campanha contra o Benfica. As suas afirmações no dia das eleições são uma vergonha.
    às vezes parece que o único propósito é maldizer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom bom é os posts a bendizer o Vieira, não é guerra Rodrigues??

      Eliminar
  8. Excelente post. Estou surpreendido. Estiveste num Spa benfiquista?

    ResponderEliminar
  9. a cmtv desculpa mas agora é que não o manda embora é que ele não esta lá por representar, seja bem ou mal, os adeptos ele está lá pela polémica e pela boçalidade.
    achar que se consegue impor o que quer que seja a entidades privadas é só idiota.

    rui costa não vai mandar os serviçais do vieira embora, por um lado porque precisa que eles façam o trabalho que faziam para lfv, mesmo que a lealdade seja maior a lfv do que ao rui costa, por outro se ele os mandar embora eles simplesmente trucidam o rui costa.

    o bernardo correia trabalha numa empresa que se gere ela própria, como dizem alguns, por isso não serve para o nosso clube.

    ResponderEliminar
  10. A Carla Cruz já assinou?

    ResponderEliminar
  11. fernando seara presidente da mag? Esta mania de meter dentro do clube gente pouco recomendável... Depois queixam-se...

    ResponderEliminar
  12. Acho piada a malta que passa a vida a acusar outros de autocráticos e donos do clube e que se acha no direito de escolher quem representa o clube.
    Com que critérios é que se faz uma coisa destas? É que por minha opinião nenhum dos "representantes" do Benfica nas TVS representa bem o clube mas não ando a apregoar a minha opinião como se fosse a opinião da maioria.
    O Benfica é povo e união, respeitem a história do clube.

    ResponderEliminar
  13. Várias vezes referi que este GB e o Shadows se deviam ter assumido e candidatado para verem quanto valem para os Benfiquistas.
    Esta capacidade moral de se acharem superiores á larga maioria de Benfiquistas deixa-me estupefacto, esquecem que os sócios disseram claramente o que pretendem e então em relação ao RGS (1%) não podiam ser mais claros!
    Saudações Benfiquistas.
    sócio com REdPass fundador e que não falha um jogo apesar de fazer 400km...

    ResponderEliminar
  14. Continuo a dizer que este blog não defende actualmente o Benfica, mas parecendo uma mistura de dragartos que outra coisa não fazem que não seja falar do Benfica. Quanto ao Guerra acho que ninguém duvida que já devia ter sido corrido do Benfica há séculos. Quanto ao resto ainda bem que há democracia no Benfica e que RGS não teve tomates para se bater com o Rui Costa, nem ele nem todos os que pretendem agora deitá-lo abaixo. Tenham vergonha ou mudem-se para o lado de lá da segunda circular ou então para fêcêpê! Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking