O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Depois do Sorteio… o Plantel de 21/22

. 53 comentários

Parece-nos obvio a todos que depois de conseguida a qualificação para a Champions, o plantel será reforçado, com o apoio de maiores receitas que esses jogos irão trazer.

Entremos contudo um pouco na discussão de algumas decisões agora, porque depois de ter cá os jogadores vai ser fácil julgar e todos aqueles que se acham no direito de julgar, devem ser capazes sim de identificar que tipo de decisão tomariam de modo a que possam ser avaliados por isso.

Um bom exemplo disso é, como já aqui referi, a questão do Florentino. Poucos sentirão maior desgosto do que eu ao não o ver no plantel - em certa medida para determinados jogos até podia “chegar”, porém todos sabemos que é, hoje em dia, um jogador “curto” para jogos contra adversários mais fortes… e é nesses jogos que mais precisamos de um 6.

Porém é fácil andar a criticar o SLBenfica por não apostar no Tino… quando não se tem justificar a aposta nem ser julgado pelas suas consequências.

Levanto esta questão para falar de dois casos com perspectivas distintas: David Luiz e André Gomes. Vejo os adeptos em êxtase com essas duas possíveis contratações e a mim custa-me vê-las por diferentes motivos:

- André Gomes vem de uma lesão complicadíssima e sabe Deus como ficará para o futuro (quem não se lembra do Salvio pós lesão, que nunca mais foi o mesmo). Por outro lado ocupa uma zona do terreno que ou bem que é do João Mario (box to box, vulgo 8) ou é do Pizzi (interior direito). Ora, não me parece que saia nenhum destes dois e também não me parece que faça sentido contratar um jogador com esse histórico quando se tem em casa Paulo Bernardo e Gedson respectivamente.

- David Luiz é outra perspectiva similar. Com Morato a crescer, e com Verthongen, Veríssimo e Otamendi a titulares, a rotação está assegurada. Um quinto central deveria chegar da B quando / se necessário. Ou então contratar um jovem com potencial. David Luiz é mais um “galo” para o poleiro do balneário um pretenso capitão de equipa… não estou a ver a mais valia.

Depois temos outros dois que me custa ver… Lázaro e Arana. O primeiro já demonstrou pouco compromisso com a Liga Portuguesa (como eu o entendo) e o segundo custa-me sempre acreditar em negócios com sul americanos por valores “acessíveis” - habitualmente são jogadores banais.

Ora, dos quatro nomes que se fala para entrar, custa-me ver qualquer deles… ainda que entenda a oportunidade dos negócios.

Com um camião de jogadores para “despachar” e com vários jogadores a complicar a vida ao SLBenfica para abdicar dos salários milionários proporcionados por quem se alimentou de comissões de forma escandalosa.A coisa complica ainda mais se juntarmos a isto o outro inadaptado que temos no plantel que já se viu que, sendo dos melhores do seu país, dificilmente vai “vingar” na Europa: Everton Ribeiro.

O SLBenfica tinha para “despachar”: Gilberto, Samaris, Chiquinho, Gabriel e Jota. Tudo jogadores que jamais serão úteis ao SLBenfica, em grande parte por incapacidade desportiva.

Temos depois para colocar com opção de compra no destino: Ferro, Tomás Tavares e Florentino

Para tentar vender porque era o momento: Seferovic e Vinicius

Porque eram claramente jogadores com potencial mas que não se adaptaram e não irão render o que podem (e que seguramente noutros contextos / ligas pode ser que o consigam): Luca Waldshmit, Everton Ribeiro e Pedrinho.

São um total de 13 jogadores a 5 dias do final do mercado. Se o SLBenfica conseguir isso… será um milagre.. ainda para mais porque a estes eu juntaria mais dois a bem do balneário: Pizzi e André Almeida; e mais dois a bem do Benfica: Grimaldo e Taraabt (o primeiro entra no ultimo ano de contrato e o segundo aos 32 já não vai dar mais… só menos). Ou seja, são 17 jogadores num plantel de 34 jogadores actualmente.

Porém estas saídas não são assim tao lineares porque em alguns casos implicam reforços… são muitíssimas mudanças em poucos dias, o que além de arriscado é tremendamente complicado de fazer resultar, o que significa que parte deste “lastro” vai continuar no SLBenfica e pouco irá acrescentar. Veremos se é lastro que além de não acrescentar, não irão passar a ser problemas…

Como bem refere o Shadows no post anterior, este plantel alem de arrumado e drasticamente reduzido, precisa de uma injecção de qualidade para poder olhar nos olhos do Barça e do Dínamo Kiev e para poder resistir ao Bayern… e não creio que nenhum desses craques / soluções sejam o David Luiz ou o Andre Gomes e muito menos o contrariado Lazaro e a incógnita Arana.

Nesse sentido, e com o fecho de mercado em cima estou bastante pessimista com o plantel para a Champions, sendo que para o campeonato nacional entendo que será mais que suficiente, mas se queremos poder ambicionar os 1/4 da Champions e, com isso recuperar receitas perdidas do ano passado… terão que ser 5 dias muito complicados.

Dos 17 a colocar apenas 3 já tiveram solução: Pedrinho, Waldshmit e Florentino… porém estão três ou quatro à porta para entrar, o que faz com que o plantel actualmente de 34 vá ficar com muitos elementos, mesmo que consigamos ainda colocar mais 3 ou 4 dos excedentários.

E por falar em excedentários, um plantel que tem Darwin, Yaremchuk, e G. Ramos para uma só posição (ou que seja para duas) tem um problema se mantém Seferovic e Vinicius… e todos sabemos que os minutos de jogo para um jogador de 30 anos como Rodrigo Pinho vão ser praticamente zero. Para quê ter contratado este jogador… e para quê mantê-lo?

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

53 comentários

  1. Jota= incapacidade desportiva para algum dia ser útil?
    Mais tabaco nisso....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O SLB porque não vai buscar o Nakajima...que lavagem... perdão...que jogador!!

      Eliminar
    2. Boomrang sem fim. Nas barbas das autoridades e não se passa nada; dra. gomes, diga alguma coisinha sobre este "pequeno" affaire; por favor, dra.

      Eliminar
    3. Ainda levas com o James...

      Eliminar
  2. Plantel mal construido, as compras são sem qualquer critério, os jovens da formação estão tapados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá vem a história da formação....fonix perguntem ao lage qual e o problema da aposta da formação.

      Eliminar
    2. Mal construído?
      7 vitórias consecutivas
      Entrada na liga dos campeões
      A azia continua

      Eliminar
  3. José Ferreira26/8/21 20:16

    Mas que grande "romance". Que post mais fastidioso que até custa a ler. Porém e em relação a Florentino, pois eu acho bem o Benfica empresta-lo para ver se ganha alguma competividade, já que o que se viu dele no europeu e nada é a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  4. Palhaçada!
    Rui Costa ao poder ... Já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perpetuar o vieirismo? Não, obrigado.

      Eliminar
    2. Da minha parte, subscrevo completamente o post. Tenho precisamente a mesma perceção. Rui Costa n participou na construção dos vários planteis?
      Se n concordava, pq n saía?

      Eliminar
    3. já lá está!

      Eliminar
  5. Falta-nos um Medio Centro tipo Enzo Perez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pedir emprestado ao Man United o Van de Beek!!

      Eliminar
    2. Ufa…em uma única frase escreve o óbvio

      Eliminar
    3. Eu ainda me lembro dele, mas ele ainda joga! Quem ainda joga também é o Matic!

      Eliminar
    4. o cunhado27/8/21 17:35

      Não dá para ir buscar o Talisca?
      E para defesa esquerdo talvez não fosse má ideia descobrir por onde anda o Eliseu e ir lá buscá-lo também.
      DE resto, pé na tábua, prego a fundo e vai Benfica. O céu é o limite

      Eliminar
  6. Concordo absolutamente com as saídas de A. Almeida e especialmente Pizzi!

    Gilberto é de manter no plantel, jogador útil e com uma disponibilidade e entrega tremendas, como demonstrou em Eindhoven, tanto a lateral, como algum tempo a central!

    Contrataria:
    . LE: Cornet (Lyon), Kostic (Frankfurt)
    . LD: Dodo (Shakthar), Lainer (B. Mönchegladbach)
    . 6: Sangaré (PSV)
    . 8: Carlos Soler (Valencia)
    . Extremo: Galeno
    . 10 / 9,5: Kamada (Frankfurt) uma espécie de J. Félix

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E depois você acordou e bateu com a cabeça na mesa de cabeceira! Alguma vez o desígnio desta direção é meter o Benfica desportivamente no topo!»??? Não acordem não... As negociatas vão continuar se o banana for eleito presidente!

      Miguel Martins

      Eliminar
    2. A injustiça perante A Almeida não tem fim. O lateral que melhor defende e com mais assistências (vejam as estatísticas!) é para despachar. A8nda bem que no Benfica temos pessoas com visão e conhecimento do futebol. AA é útil a qualquer equipa.

      Eliminar
    3. Carlos, conte-nos onde fica essa sua árvore que dá dinheiro, que também me dava jeito para pagar a casa. XD

      Eliminar
    4. Com todo o respeito
      Nenhum desses tem lugar no Benfica
      E mais ainda com Jesus pois ele quer sempre jogadores com mais de 180 fortes e rápidos
      E jogadores com perfil Félix não encaixam no sistema dele
      Nunca joga com número 10
      Por isso despachou waldshmudt

      Eliminar
    5. Anónimo, por causa de adeptos como o sr que pensam tão pequeno é que temos um plantel tão nivelado por baixo...
      Pizzis, AAlmeidas, mas Seferovic, tarabts e outros nunca deviam envergar o manto sagrado... Isto se quizer um Benfica digno

      Eliminar
    6. Ora aí está um ponto de vista acertado. De qq forma, tudo parte de cima, de quem dirige o clube. Se antes foi LFV com a conivência de R. Costa, ou n sabia de nada?? Dignidade é o que falta ao clube.

      Eliminar
  7. David Luiz nunca.
    O Lázaro que vá pó crl
    Quando ao André Gomes. Epah esquece.

    É td flop. Para isso já temos lá os taarabts da vida e André Almeida, grimaldos, e pizzi.

    ResponderEliminar
  8. enfim,
    Odysseas, Helton, Svilar, Almeida, Diogo, (Lazarento), Otamendi, Lucas, Jan, Morato, Grimaldo, (...), Weigl, Meité, João Mário, Taarabt, Gedson, Paulo Bernardo, Pizzi, Rafa, Rado, Everton, Seferovic, Gonçalo, Roman e Darwin. 26 jogadores.

    ResponderEliminar
  9. Na minha opinião
    Todos os jogadores que aqui são mencionados no post são dispensáveis
    Não contratava nem um
    Tentava vendê-los todos mas não havendo um bom negócio pois então que fiquem
    Já conhecem Jesus o clube a liga e são bons para o banco e para alternar com os titulares
    E pronto não se gasta mais um tostão pelo menoscabe janeiro

    ResponderEliminar
  10. Obviamente se jogamos com 3 centrais precisamos de 5. David regressa.
    Precisamos de reforçar o meio campo e André em condições será importante.
    Fica a faltar um lateral esquerdo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem no fim do campeonato a equipa vai estar feita e agradar a 50% pelo menos: Próximo ano a mesma coisa. Se se for ganhando está tudo quase bem, seja com que jogadores for; caso contrário......

      Eliminar
  11. Eu só contratava 3 jogadores:
    6- sangore do psv ou al musrati
    LE - um defesa esquerdo completo, que defende e ataca, um novo siqueira
    8 - elmas do Nápoles

    Trocava o weigl e Vinícius por sangore e pelo gapko (este sim é o melhor do psv) + 10 a 15 milhões

    Trocaria tb o grimaldo ou cebolinha pelo elmas

    Vendia o odisseias ( e contratava o Ivan do ponte preta)

    Com estas 4 entradas fazia sair ( venda/troca)
    - grimaldo, weigl, cebolinha, Pizzi, Gabriel e chiquinho a preço de custo ou mesmo a perder

    - Odysseias, Vinicius, seferovic caso surja uma boa proposta de compra ou troca

    - empréstimos a equipas da 1 liga ( Boavista, b sad, tondela, Arouca, Guimarães, paços, Estoril e Sta clara) com obrigatoriedade de jogarem pelo menos 80% dos jogos: Tomás Tavares, tino, jota, Henrique Araújo, embalo

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim chumbadas meia equipa que está moralizada e perfeitamente encaixada com a ideia de jogo do treinador e agarradas te a ideia de que o jogador x vai agarrar o lugar

      Eliminar
  12. Maré Vermelha26/8/21 22:12

    Claro que falamos sempre nos "meninos" da formação e é sempre um dilema, jogam pouco, não rendem, não têm mais oportunidades... Rendem, saiem passado pouco tempo, não tendo o SLB o ganho desportivo nem o suficiente ganho económico. O paradigma é este, só uma mudança profunda permitiria um outro pensamento. Esse outro paradigma levaria tempo a dar frutos e, provavelmente, ninguém está disposto a essa espera. Continuemos assim, então...

    ResponderEliminar
  13. Há que coisas incompreensíveis. Com o campeonato a decorrer e a 15 dias do 1º jogo da champions devia o Benfica despachar metade da equipa (17 e 34). Só a vontade de mandar bitaites de grande gestor de futebol permite tal alarvidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, mas muito do que se fala aqui é conversa de café

      Eliminar
  14. Veremos o que trazem os próximos dias. O mercado ainda não fechou.

    Além disso, acredito que o mercado de Inverno será, este ano, movimentado. A esmagadora maioria dos clubes está “sem cash”, algo que será resolvido com o regresso do público e das receitas de match day.
    Samaris, Gabriel, Chiquinho, Vinicius, Seferovic, Gilberto - serão todos dossiers a aguardar boas propostas… agora ou dentro de 3 meses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "A esmagadora maioria dos clubes está “sem cash”"

      Fala pelo Benfica. Ou outros, falidos, vão mantendo os seus melhores jogadores. São políticas...

      Eliminar
    2. Andavas desaparecido, com azia de Eindhoven?

      Eliminar
  15. Precisamos de defesa esquerdo, central e médio.
    Vinicius tem de ser aproveitado para alternar com Roman.

    ResponderEliminar
  16. sobre o andre gomes, para suplente do joao mario, mesmo com algumas limitações das lesões seria excelente melhor que o taarabt.
    o bernardo nunca vai ser opção para o bazofias, e ainda esta para saber se ele dará para um meio campo a dois, para isso era preciso ser testado na equipa b, e não é.
    o gedson também acho que seria a alternativa ao joão mario só que o bazofias não acha prefere o magico, a perder bolas, do taarabt.

    sobre o central e sendo morato um jogador ainda sem experiência, só não viu quem não quis neste ultimo jogo, nunca o quinto central pode ser um jogador da b ou alguém sem experiência.
    até porque otamendi e vertoghem precisam de descansar e propenso a lesões.
    o ideal seria alguém com o perfil do fabio cardoso não o quiseram ir buscar.
    david luiz não é o ideal até porque já temos dois "velho" e ele seria o terceiro mas em tão curto espaço de tempo era o ideal até porque pode jogar a trinco e só tens o weigl, dado que o metei é um box to box que o bazofia esta a adaptar.

    depois é o delírio completo, como se fosse útil, mudar metade do plantel num ano, fora os que já sairam, pior ainda em cinco dias.
    acho piada a querem vender o grimaldo mas depois ficar com o diogo, que tem os mesmos defeitos, e com a anedota do gil.

    ou querer vender vinicius e seferovic ao mesmo tempo e ficar com yaremchuck, que ainda não se sabe o que vai dar, darwin que não marca e que não é ponta de lança, gonçalo que não marca a ponta de lança porque não o é, e pinho que nem ponta de lança deve ser para alem de contar tanto como o ferro.

    ResponderEliminar
  17. Andre Gomes após lesão época 2019/20 fez 20 jogos a titular após lesão .. achas que não estará em condições de jogar numa liga portuguesa que é 3 vezes pior ?

    ResponderEliminar
  18. Acho que a culpa vai ser do Fontelas e do árbitro. Fui spoiler?

    ResponderEliminar
  19. É ir ver os jogos q o andre gomes fez depois da grave lesao que teve!ainda fez bastantes e nao voltou a ter lesoes. Só perdeu um bocado de espaço devido á chegad de allan!
    Acho que é um bom reforço, pizzi nao serve pra 8 nem pra merda nenhuma! Taraabat a 8 tbm nao serve! Querem atacar uma epoca só com o JM a 8?ganhem juizo!
    Jogas no tatica de 3 centrais, atualmente tens verissimo,morato,otamendi e vertonghen,o resto nao conta! Queres atacar a epoca bastante longa com 4 centrais? É obvio que o david luiz é um bom reforço!

    Lazaro apesar de ter qualidade ao tempo que demorou a dar o sim( sim ja aceitou) por mim ja nao vinha!

    Quanto ao DE Arana não conheço muito bem sinceramente, mas é uma posição que precisamos de reforçar pois gil dias nao serve pra la( pelo menos pra ja), se Arana falhar o Benfica vai avançar par o kolosinac do Arsenal, foi sugerido pelo rui pedro bras!

    Paulo Bernardo? É um craque sem sombra de duvidas! Tinha feito mais sentido vender o nuno santos e emprestar o Paulo bernardo ao paços para a proxima epoca(espero que ja sem jesus) voltar pra pegar de estaca!

    Deixem-se la de criticar, tanto david luiz como o andre gomes sao bons reforços! Se podia contratar outros e melhores? Sim podia mas o dinheiro nao abunda e na reta final do mercado ja nao é facil! Andre gomes vira por emprestimo, caso convença comprasse, se nao convencer vai á vida dele!

    ResponderEliminar
  20. Vou dar os meus 2 cêntimos para esta conversa.

    Não convém mexer naquilo que se a base da equipa, ou seja os tais 13 jogadores mais utilizados, para o bem e para o mal a que manter esses jogadores porque são eles a base e o corpo desta Benfica.
    Os jogadores dispensáveis estou de acordo com a lista não incluía mais nenhum nem taarabt nem Pizzi (por muito mau que esteja) nem Almeida, porque um e um médio ofensivo criativo que assume bola em progressão e pode jogar em QQ posição do meio campo para a frente, Pizzi porque e um jogador importante quando a equipa precisa de assumir posse ( por muito mal que esteja neste momento) Almeida porque e um jogador que joga em QQ posição defensiva e e o capitão.

    Das contratações, o David Luiz viria acrescentar experiência mas seria um jogador de recurso, logo não seria titular não acredito que ele aceite vir nestas condições.
    André Gomes a vir seria uma opção para o lugar de João Mário, com outro tipo de abordagem ao jogo em termos físicos, se estiver em condições era uma excelente aposta.
    Quanto aos restantes, não vem acrescentar o Benfica precisa de mais lateral esquerdo para ficar com 3 e um trinco posicional.

    Ou seja o Benfica precisa somente de 2 jogadores para além dos que tem, e sem mexer no plantel base.
    O plantel está bem mais equilibrado do que estava falta sim 2 posições serem preenchidas porque está época vai ser puxada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o cunhado27/8/21 19:06

      Pois, Pedro; o plantel está muito melhor equilibrado do que na época passada, mas se alguma alma penada passar por lá depois de ter passado por aqui e tomado nota das doutas sugestões dos lúcidos benfiquista e despedir metade da equipa vai ver como num ápice se desequilibra por duas ou três épocas pelo menos.
      Isto é que são todos uns crânios do caraças, Deus os benza

      Eliminar
    2. Sem duvida que as revolucoes no plantel ou limpezas de balneario sao sempre mas. Sobretudo nao fazem sentido no segundo ano (e ultimo de contrato) de um treinador.

      Pizzi e mediano. Mas foi um jogador nuclear nos ultimos anos e ira melhorar da miseravel forma actual. So o acho bom para o futebol de posse, vindo da direita para o meio. E compativel com um Diogo Goncalves a atacar a linha de fundo. Para os jogos internos vai dando. Antes de Pizzi teriam de sair muitos outros.

      Andre Almeida faz falta. Pela experiencia e porque pode tapar buracos em todas as posicoes da defesa e ate no meio. Faz falta no plantel.

      Taarabt por mim ja estava no Qatar a 2 anos.

      Eliminar
  21. Caro Benfica By GB,

    A revolução que referes seria catastrófica pois implicaria adaptações e/ou inadaptações e também problemas no balneário, como aconteceu quando chegou o Weigl e quando a braçadeira foi entregue ao Otamendi. O Benfica precisa ainda de um 8 que transporte a bola ( o perfil de Enzo é o que me ocorre) capaz de alternar com João Mário que tem outro perfil distinto. Além disso vejo como interessante a contratação de um jogador esquerdino capaz de "furar" defesas fechadas ( um perfil Gaitan era interessante). Além das saídas anunciadas Chiquinho, Gabriel, Samaris Vinicius, emprestaria o Ferro num clube onde possa jogar, assim como o Jota. O André Almeida sempre que necessário pode ser central e temos o Tomas Araújo. O Gilberto talvez seja útil, mesmo não tendo classe.

    ResponderEliminar
  22. Advogado-duabo27/8/21 11:16

    Honestamente espero que nas eleições apareçam candidatos.
    É impossível continuar com esta gente .
    São realmente execráveis.
    A gestão do SLB tornou-se,numa tribo talibã.
    Não existe democracia.
    1 voto 1 sócio.
    É esta democracia de um povo.

    ResponderEliminar
  23. DIzes " porque depois de ter cá os jogadores vai ser fácil julgar e todos aqueles que se acham no direito de julgar, devem ser capazes sim de identificar que tipo de decisão tomariam de modo a que possam ser avaliados por isso",
    depois dizes pq não queres os potenciais reforços, mas não dizes quem trarias para esses lugares (nem p a posição 6), nem sequer o perfil desses jogadores q trarias.

    Andre Jesus

    ResponderEliminar
  24. Às vezes surpreendem-me alguns comentários neste blog. Mandar abaixo o Benfica é apanágio dos adversários, nas que os benfiquistas o façam repetidamente aqui é algo impensável. Já saiu quem mais prejudicou a imagem do Benfica, esse é que era importante ter saído. Nenhum clube e nenhuma equipa se fazem sem que lá esteja parte integrante e viva da sua história recente e passada. Agora olhemos positivamente para a nossa não benfiquista e deixem as críticas destrutivas para os outros. Saudações Benfiquistas para todos!

    ResponderEliminar
  25. Everton Ribeiro? 🤣

    Everton Ribeiro joga no Flamengo há já vários anos.

    ResponderEliminar
  26. Quem é o Everton Ribeiro citado duas vezes neste post?

    ResponderEliminar
  27. Quanto a dispensa de Gabriel, acho que ninguem morre de amores pelo jogador. No entanto pergunto-me se o Meite nao e uma especie de Gabriel mais cavalao e mais comprido.

    Meite, tal como Gabriel, tem misturado momentos bons e maus. Parece-me que tem tendencia para se agarrar muito a bola metendo sempre a sua "voltinha", e em vez de jogar simples tem tendencia para tentar coisas complicadas. Trava o jogo e parece-me por vezes lento de processos. Tambem gosta de fazer uns passes longos a toa. Parece-me o estilo de Gabriel. Nao me parece nada o estilo de um trinco recuperador de bolas.

    Contratar e dispensar para ficar na mesma parece-me bom para os empresarios, mas nao para as contas do clube. Meite ainda esta no inicio, por isso vou dar o beneficio da duvida. Se se revelar um Gabriel II mais valia ter mantido o original e poupado o dinheiro.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking