O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 5 de março de 2021

O Aburguesamento da Estrutura (e o Jamor outra vez "roubado")

. 27 comentários

 


Em 2003, quando Vieira acredita que refundou o SLBenfica, o FCPorto tinha 19 titulos e o SLBenfica 30. O SportingCP, curiosamente, tinha acabado de conquistar o 18º (ou 22º como eles gostam de acreditar).

O FCPorto vai hoje com 29, o SLBenfica 37 e o SportingCP os mesmos 18 (que serão este ano 19). Ou seja, no "reinado" de Vieira o FCPorto conquistou 10 titulos e o SLBenfica 7.

Jorge Jesus, que cumpre a 7ª temporada no SLBenfica tinha ganho metade dos titulos de campeão que disputou e este ano inverte o ciclo: passa a perder mais do que ganha.

Rui Costa, quando assume o papel de dirigente em 2008,  FCPorto tinha 23 titulos e faz nesse ano um Tetra. O SLBenfica tinha 31 e o SportingCP 18. No seu periodo no SLBenfica, o FCPorto conquistou tantos titulos como o SLBenfica.

Ora, convenhamos que para tanta "cagança" o registo destes três não é propriamente brilhante, bem pelo contrário.

Porém consideram que pouco têm que aprender seja de quem for e consideram-se capazes de "ganhar com uma perna às costas", nem sei eu muito bem onde foram buscar essa ideia...

O SLBenfica está a anos luz de ser líder do futebol português como o Bayern, por exemplo, lidera o futebol alemão.

Neste contexto, penso que o SLBenfica tem de repensar seriamente o modelo estratégico para o futebol, a começar por - como bem defendeu Nuno Gaioso (outra coisa é saber se isso não traz "água no bico" ou ambição de ter o poiso que é agora de outros) - pelo rejuvenescimento dos recursos e da liderança.

Comecemos por Jorge Jesus: Deveria ter ao seu lado um treinador adjunto jovem, que pudesse ser seu discípulo (como Rui Faria em tempos foi visto como "aprendiz" de Mourinho, antes de atalhar caminho atrás dos milhões chineses).

O treinador do SLBenfica deveria conseguir transitar o seu legado e conhecimento (e tem muito), mas ao mesmo tempo renovar-se e aprender de mentalidades mais jovens e com outro pensamento. 

O SLBenfica deveria "impor" a Jorge Jesus um processo de renovação da estrutura técnica orientada precisamente a lançar o futuro do SLBenfica desde uma perspectiva de inovação, estudo e interpretação de datos, modelos de alto rendimento e novos mecanismos de treino... 


Luis Filipe Vieira tem o mesmo problema: O actual presidente do SLBenfica nem sequer consegue seguir a norma que ele próprio trouxe ao SLBenfica, pela mão do BES/Novobanco é verdade, que é uma renovação dos corpos sociais com gente com perspectivas novas do mundo da gestão, gente com mente mais aberta e que queiram olhar para o negócio do futebol desde uma base essencial:

É um desporto e o foco do publico alvo são as vitórias! Porém, esse elemento tem que ser complementado com uma visão de um mundo cada vez mais digital e onde a captura de receitas é essencial abrir-se e novos modelos.

Luis Filipe Vieira é hoje mais parte do problema do que da solução no SLBenfica! Como tenho dito, aburguesou-se, achou que venceria de qualquer forma e, acima de tudo, colocou os titulos como consequência e não como foco. Vieira, talvez por vários telhados de vidro que os 18 anos lhe trazem, procura hoje em dia estar alinhado com os poderes do futebol português. A titulo de exemplo isso mesmo se vê pelo facto de ter pactuado com o fim da festa da Taça no Jamor, que este ano sai novamente e foi hoje anunciada para Coimbra. UMA VERGONHA!!!

Por fim Rui Costa: Não sei se é ou não o lider do futebol do SLBenfica! De momento apenas "parece" o lider do futebol. Segundo o Presidente trabalha de borla para o SLBenfica - algo que em si mesmo é assustador, pois ninguém trabalha de borla de forma eficiente e honesta.

A estrutura do futebol está caduca e sem qualquer valor acrescentado: Pedro Mil Homens, Pedro Marques... tudo gente que, respeitando os respectivos percursos, estão a mais no SLBenfica e que deveriam sair com efeitos imediatos.

Rui Costa deveria ouvir as bases! Os profissionais que se confundem com o SLBenfica na sua essência, que têm dado toda uma vida ao clube e que podem perfeitamente dar a sua visão da realidade actual.

Depois, cabe ao Rui Costa a respectiva alteração e imposição de um modelo assente no Seixal e na criação do melhor scouting mundial. É dos investimentos mais proveitosos que podem ser feitos.

- Manter e continuar a desenvolver o Benfica Futebol Campus (não apenas em infra-estruturas), mas sim orientar todo o modelo ao desenvolvimento de valores distintivos para o futebol português. O Benfica Futebol Campus tem que continuar a desenvolver-se como das melhores academias da Europa e do Mundo

- Começar a impor um modelo de apoio a clubes mais pequenos de formação que permitam aos atletas evoluir num contexto mais exigente do que apenas atacar, atacar, atacar. Os melhores jovens talentos têm que estar ligados ao SLBenfica.

- Focar em novas metodologias de treino, desenvolvimento desportivo, cognitivo e fisico. Realizar um investimento fortissimo em tecnologia de ponta e em profissionais de renome nacional e europeu no BenficaLab. Os melhores fisiologistas em Portugal têm que trabalhar no SLBenfica.

- O Departamento de Scouting tem que reportar directamente à Liderança - Rui Costa - tanto para o futebol de Formação como para o Futebol Profissional, liderado por gente com passado ligado ao SLBenfica e alicerçado nas melhores tecnologias e com um plano de formação e crescimento profissional para os melhores. A ambição dos scouts é serem treinadores... tem que se lhes ser permitido. Os melhores scouts e a melhor tecnologia tem que trabalhar no SLBenfica.

- O SLBenfica tem que contratar um Director Desportivo. Um responsável operacional por todo o modelo desportivo, quem "controle" e gira a realidade do treinador e faça a ponte dos temas operacionais com a Direcção. Jorge Jesus não pode continuar a ser a cara e voz do SLBenfica além de treinar a equipa e, para o ordenado que cobra, conquistar 2/3 dos titulos que disputa.

- Por fim, como aqui já disse, Rui Costa (e não Vieira porque já vimos que deixou muito esqueletos no armário ao fazê-lo) deve liderar a relação desportiva com os clubes nacionais, na medida em que os melhores jogadores da Liga de forma consistente, devem jogar no SLBenfica. Como antigamente, o SLBenfica deve ser a preferência dos melhores jogadores da Liga.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

27 comentários

  1. Caro GB,
    Sim deveria. Sim deveriam.
    Tudo deveria (e poderia) ser diferente para melhor.
    Mas com estes e assim.
    Diferente se calhar so com outros.

    ResponderEliminar
  2. A frase mais importante deste post que embora não sendo 100% verdade, aplica-se na perfeição neste caso: "ninguém trabalha de borla de forma eficiente e honesta".
    Tudo dito!

    ResponderEliminar
  3. Gostei do texto onde diz verdades atraz de verdades ,so nao concordo que a final seja disputada no Jamor voces estao vendo o que eu estou vendo aquele relvado e improprio para consumo mais parece uma horta onde se cultivam varios legumes e hortaliças aquilo e uma vergonha de relvado o Benfica devia se recusar a jogar segunda feira naquele batatal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/3/21 18:37

      Mau relvado para os dois. Fizemos estadios à balda no euro 2004 ecate alguns nao previstos como o nosso da Luz. E estadio Nacional nickles nao temos. Revelador do pais parolo que temos. Temis muito qye evoluir. Sim temos no pkural.. É um problema de mentalidades ( o mais dificil numa sociedade)..

      Eliminar
    2. Águia Preocupada5/3/21 20:23

      Pois então, que a partir de agora todos os clubes se recusem a jogar no Jamor.
      Ou será que os finalistas da taça são alguns fidalgos que merecem de louças de prata enquanto os outros, os pelintras que a quem basta louça de barro?!
      Ou há igualdade e moralidade ou comem todos.
      Tenho nojo desta gente do futebol! Já não os uporto mais!
      NOJO! NOJO! NOJO!

      Eliminar
  4. Anónimo5/3/21 17:37

    Desculpe, por que razão está a contar tanto com Rui Costa? O que ele foi é uma coisa, mas tenho dúvidas quanto à mais-valia que traz ao Benfica! Acho-o demasiado "pacífico"! Há dias vi, acho que neste blog que o banco do fcPorto tem molas. O do Benfica deve ter super cola 3, rolos de fita adesiva, algemas, etc.
    É urgente um presidente benfiquista, comprometido com o clube, que conheça o futebol e os seus meandros, as activivades amadoras e que VIVA O BENFICA! Esse presidente será responsável por escolher os seus colaboradores com as características adequadas e não é preciso estar aqui a falar no Rui Costa, qual El-Rei D. Sebastião a chegar em manhã de nevoeiro. O Benfica precisa de gente combativa, não submissa a certos clubes e poderes. Esse presidente existe.!!!Já chega destas coisas! Basta! BASTA! Já agora, então fica, tipo lei de usucapião ao contrário que a grande festa da final da Taça de Portugal deixa definitivamente de se realizar no Jamor! Obrigado, mansos!!! Continuai a entregar o ouro ao bandido até nos enterrarem por completo!!! Os outros fazem trinta por uma linha para sobreviverem e nós parecemos a cigarra preguiçosa em grandes festas à espera da hecatombe!

    ResponderEliminar
  5. 100% verdade o Jamor é uma vergonha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada5/3/21 20:30

      Porque assim o querem as altas instâncias.
      Eles deixam um espaço tão bonito, tão largo, tão místico ao abandono de propósito para poderem cometer estes crimes sem castigo mas que ficarão para sempre na memória dos que ali viveram grandes e gloriosos momentos!
      E não falo nos grandes. Perguntem aos clubes pequenos que já lá ganharam se por ter sido naquele espaço não foi especial?
      É o mesmo que um clube vir todo excitado para jogar com o Benfica no Estádio da Luz e depois o jogo ser jogado noutro campo qualquer!

      Eliminar

  6. LFV é um criminoso ponto final parágrafo

    ResponderEliminar
  7. Anónimo5/3/21 18:08

    Jesus é passado e nada tem a legar.
    Deus me livre se houvesse no Benfica um continuador de Jesus.
    Jesus e Vieira estão bem um para o outro e é o Benfica quem sofre.
    Quanto às remunerações, prefiro as oficiais e declaradas às oficiosas e pagas por baixo da mesa.
    A bem da transparência, é este o modus operandi das empresas credíveis e transparentes.
    Quer dar-se a impressão que as pessoas trabalham por amor, o que é uma monumental mentira.

    Quanto aos melhores serem recrutados pelo Benfica, é puro lirismo.
    Os melhores, vão para quem lhes dá autonomia e paga melhor.
    Os profissionais de excelência, não aceitam ser capachos de ninguém.
    O dinheiro só é tudo, para os mercenários. Gente por norma não confiável, porque viram a casaca à primeira oportunidade que lhes surgir.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo5/3/21 18:11

    o bayern domina o futebol alemão, porque a diferença para o rival, se assim lhe podemos chamar, dortumnd é colossal em termos de investimento.
    aqui em portugal, o investimento do porto e benfica é sensivelmente.
    o porto por norma leva a melhor e tem vantagem, porque é um clube regional, há bairrismo e muita raça, coisa que não existe no benfica.
    no benfica não há compromisso e o que há é com o dinheiro que recebem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/3/21 13:07

      O investimento, não. O orçamento.

      Eliminar
  9. Anónimo5/3/21 18:23

    essa do trabalhar pro bono é para fazer rir. só mesmo no Benfica...
    imagino o Costa a dizer que trabalha de borla por amor a portugal.
    o Marcelo a dizer o mesmo, tal como o Centeno em relação ao banco de portugal,
    no Benfica, basta que os "filantropos" saquem 1% do valor de 2 ou 3 transferências e têm o ano feito.
    não sei é como as auditoras vão nestas tangas.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo5/3/21 18:26

    Mais do que captar os jovens talentos é preciso e talvez seja até mais decisivo convencer os papás dos jovens talentos.
    É que anda por aí muita mamã a sonhar em ser...D Dolores Aveiro.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo5/3/21 18:37

    Quando a final for jogada, provavelmente será ainda com restrições em termos de público e aglomerações.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo5/3/21 18:42

    Moral da história..
    Nem todos os bons futebolistas sao bons gerentes pu treinadores de futebol.. Rui Costa é um deles..de quem é a culpa de nós benfiquistas que "endeusamos" cegamente os nossos craques. Para comprovar isso digam me kmqual qual a mais valia do Rui Costa fora fora dos relvados...

    ResponderEliminar
  13. Anónimo5/3/21 18:44

    Subserviência ao poder do norte. Um estádio lindíssimo com tanta história, tristeza estes dirigentes.

    ResponderEliminar
  14. Alerta Vermelho5/3/21 18:55

    Caro GB, acorde por favor! Acorde!!!! Algumas coisas que aqui propõe, não são de forma alguma exequíveis, e com isto não pretendo de forma alguma, defender a corja instalada no BENFICA, que eu detesto, e que leva o clube para o abismo. Analisemos:
    - " O SLBENFICA deveria impor a Jorge Jesus um processo de renovação da estrutura técnica orientada precisamente a lançar o futuro do SLBENFICA desde uma perspectiva de inovação estudo e interpretação de dados, modelos de alto rendimento, e novos mecanismos de treino...

    Isto pressupunha que Jorge Jesus, assinasse por um período de muitos anos, recordo que apenas assinou por duas épocas, e que foi ele, que não quis assinar mais tempo, e como tal, acho que você se esqueceu desse promenor.

    -" Por fim como disse Rui Costa ( e não Vieira porque já vimos que deixou muitos esqueletos no armário ao fazê-lo) deve liderar a relação desportiva com os clubes nacionais, na medida em que os melhores jogadores da Liga de forma consistente, devem jogar no SLBENFICA, o SLBENFICA deve ser a preferência dos melhores jogadores da Liga.

    Como se faria isto?!! Seria voltar aos tempos do presidente Borges Coutinho, tempos esse que eu tenho saudades, mas analisemos: O BENFICA nessa altura a nível dos jogadores que provinham das colónias tinha uma vantagem abissal, perante os adversários, e perdeu essa fonte de recrutamento. Vejamos, Costa Pereira, José Águas, dois Angolanos, Mário Coluna, e Eusébio, dois Moçambicanos, temos assim uma equipa Campeã Europeia, com mais de um terço de jogadores que vieram de África. No final da década de 70, os jogadores nacionais, começaram a ser recrutados por clubes estrangeiros, recordemos João Alves, e Humberto Coelho. A partir daí o BENFICA perdeu a hegemonia do futebol nacional. Houve muito patareco, que elegeu Vale e Azevedo, quando o mesmo disse que faria uma equipa que seria a base da seleção nacional, quando nesse tempo, só o Barcelona, possuía 3 internacionais de Portugal, Figo, Fernando Couto, e Vitor Baía, mas os patarecos acreditaram! Como se faria isso agora?!!!

    ResponderEliminar
  15. " Costa Pereira, José Águas, dois Angolanos "

    Grande benfiquista que não sabe que o Alberto da Costa Pereira nasceu em Moçambique!

    O outro jogador angolano que foi bicampeão europeu apesar de não ter jogado a final de Amesterdão foi o Joaquim Santana...

    Conhecer a história dos jogadores que conduziram o Glorioso à conquista dos títulos europeus é o mínimo exigivel...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alerta Vermelho6/3/21 02:39

      Ainda que tenhas razão, não invalida o que eu disse, não deixam de ser jogadores provindos da ex colónias, e se falei de 4, são mesmo 4. Eu gostava era que me explicasses, como é que o BENFICA faz com que os melhores jogadores da liga adiram á equipa, e os outros fiquem sem eles. Sabes?!!!

      Eliminar
    2. "Eu gostava é que me explicasses, como é que o BENFICA faz com que os melhores jogadores da liga adiram á equipa, e os outros fiquem sem eles. Sabes?!!"

      Não percebi a pergunta, mas presumo que trata-se de saber o porquê de certos jogadores da liga preferirem assinar por outros clubes em detrimento do Glorioso... é isso?

      Se é esse o problema, só tens que
      pesquisar e ter a noção do peso e da responsabilidade que é envergar o manto sagrado sobretudo devido à "cobrança" que uma certa clique de sócios e adeptos faz questão de exercer...

      E não é só desde 2003!

      Eliminar
  16. Não é propriamente brilhante? Explica lá porquê. Mas por acaso quando Vieira e depois Rui Costa pegaram no clube ele tinha alguma coisa a ver com a equipa dominadora de 25 anos antes? Metia medo a alguém? Achas que estava em condições de competir de igual para igual com o Porto?

    Se tens necessidade de uma aldrabices intelectual deste calibre para apoucar está direção é porque ela realmente é bem melhor do que se pensa.

    Essa história do modelo, meu caro, percebo de onde vem, vem da necessidade de racionalizar o que está a falhar. Podes ter razão, não digo que não. Mas já experimentaste equacionar que os eclipses que têm surgido na equipa do Benfica poderão ter algo a ver com os ataques sistemáticos de que tem sido alvo, e dos quais, de resto, a oposição à direção se aproveita quanto pode e não pode.

    Eu tenho poucas dúvidas de que o regresso de Jesus tem a ver com isto, com a capacidade de proteger o grupo e lhe dar força. E a verdade é que se numa primeira fase falhou, começa agora a dar mostras de o conseguir.

    ResponderEliminar
  17. Essas sugestões todas elas corretas, acreditas que existe potencial para uma pessoa como LFV as implementar?

    Olha o Al Musrati é realmente boa opção! E se não há guito é vir também o Crespo do Estoril. Poupam-se umas coroas e aposta-se nestes dois jogadores com tutores individuais que os acompanham na integração no Benfica estudando as suas forças e fragilidades e trabalhando-as diariamente, (de nada)

    ResponderEliminar
  18. cada vez esta mais caquéctico mas afinal a culpa não era do covid, tu um dia é na ferradura outra no cravo e maioria na besta.

    tens um treinador sobrevalorizado, sempre foi, e agora a culpa é não ter um adjunto, alias agora até tem um adjunto que anteriormente nem tinha, o que precisas é de um treinador de qualidade não é de um adjunto para um que não a tem.
    a serio que achas que o bazofias ia aprender quem gente nova e com nova mentalidade o homem que acha que nunca falha e que sabe tudo não sei o que é pior se é virem para aqui dizer baboseiras fazendo dos outros idiotas ou se acreditam mesmo nessa barbaridade.

    pelos vistos o gaioso é o novo rgs pelos vistos bons são aquele que apenas começam a ver a luz depois de serem corridos, pena é que não a vejam quando lá estão.

    o presidente não se aburguesou ele sempre foi assim quem se aburguesou foram os adeptos que acham que as pessoas são eternas e que nunca precisam de mudar.
    para ele isto não é um desporto é uma industria e isso é que conta.
    alias como alguém disse hoje para o iluminado até é um comercio e não uma industria, mas pelos visto quem não consegue ver isto também não consegue ver outras.

    mas só agora é que viram que desde que o iluminado esta no clube somos cada vez mais odiados pelos outros, já venho a dizer isso à muito e quando o faço sou sempre insultado.

    ResponderEliminar
  19. Sabes pouco do história do Benfica. Quando Vieira entrou, e o porto apertou e estava praticamente a ultrapassar o número de títulos do Benfica, o Vieira "inventou" 4 títulos de campeão. Espantosamente não se discutiu o assunto, nem fez capas de jornal, e lá se adicionaram 4 títulos sem motivo algum... Não convém criticar os outros quando se fez exactamente o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "o Vieira "inventou" 4 títulos de campeão"

      Patéticos e pobres de espírito estes reptilianos...

      Eliminar
    2. pois quem apenas lê os rascord é que que acha que se inventou 4, por acaso até são só 3, porque eles os tinham perdido é que os outros jornais inclusive o órgão oficial dos corruptos e o jornal oficial dos outros, a extinta gazeta dos desportos, sempre os contabilizaram.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking