O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Benfica: Entender o que está realmente em causa neste momento

. 59 comentários

Em condições normais, sim, podia-se pensar em mandar já JJ embora, a solução sempre fácil para aqueles que acham que nestas questões da falta de resultados o mais fácil é sempre culpar o treinador, mesmo que, na grande maioria das vezes, estas trocas (sempre caras por sinal) raramente mudem a sorte dessas equipas. MAS...

O problema do Benfica, infelizmente, é de fundo, e eu, se fosse Presidente (em condições normais, repito, mas já lá vamos), o que faria era manter os poucos bons que há no Benfica, onde incluo o treinador e mais 8 ou 10 jogadores no máximo, e tudo o resto teria de começar a ser reconstruído tenho em vista a próxima época.

E manter JJ não é porque ache que o Benfica só tem vida com JJ (nunca achei. O que sempre achei é que LFV só tem vida com JJ, o que são coisas bem diferentes). Mas manteria JJ porque pagar 10 milhões para mandar um treinador embora para depois muito provavelmente ter de ir buscar outro pior, nunca é um bom ato de gestão. Eu, com os 10 milhões do despedimento, preferia ir buscar o “6” que falta, e que falta hoje a JJ como faltará amanhã ao treinador que viesse a seguir.

O problema é que estas não são condições normais, e nunca como hoje, discutir-se o nome de um treinador se tornou tão estúpido e irrelevante. A discussão, mesmo para os sempre fieis seguidores de LFV, tem de estar muito mas muito mais acima de JJ.

Porque quem lembra os últimos 3 anos do Benfica, internamente e na Europa, quem lembra a segunda volta da época passada, sabe bem que a hecatombe não começou em Agosto... Estas hecatombe é a continuação de uma hecatombe que já vem longa...

Esta época, é preciso lembrar, representa para LFV o All In total, o colocar a carne toda no assado como se costuma dizer. Um All In, que se seguiu a uma entrevista de DSO, onde ficou claro nas palavras do famoso administrador, que o caminho era reduzir custos e fechar a torneira ao invés de abrir. LFV seguiu o caminho oposto porque tinha uma eleição para ganhar.

Esta época, é preciso lembrar, representou o corte com o Benfica Made in Seixal, quando se percebeu o caminho para onde essas estratégia nos levava... Representou o colocar a fasquia bem lá em cima, o projeto do Benfica Europeu, o Benfica dos Cavanis, e foi nesse contexto que se foi buscar JJ ao Brasil...

O problema é que o tal projeto europeu custa dinheiro, o tal dinheiro que DSO dizia que não havia, e o grande tombo  do projeto veio logo bem no seu início, com aquela eliminação frente ao PAOK que queimou logo 60/70 milhões de euros no mínimo e que impediram a contratação de mais 1 ou 2 jogadores que seguramente estariam para chegar.

O tal novo projeto de LFV, o tal ALL IN de Vieira, durou apenas de Agosto a Setembro, altura em que o PAOK nos trouxe de volta à realidade. Em 2 meses apenas passamos do discurso Cavani ao discurso da contenção financeira e o tal projeto europeu do Benfica e de Jesus arrancou coxo e não teve um ano sequer para se consolidar.

O que é que está realmente em causa neste momento, e razão pela qual, discutir JJ neste momento é quase irrelevante? É que a ideia de manter JJ para a próxima época só poderá ou não fazer sentido, se o projeto Benfica Europeu, o tal que convenceu JJ a voltar, for adiante...

Só que o tal projeto europeu que começou logo coxo, estará simplesmente morto se o Benfica não se qualificar para a Champions do próximo ano (algo muito provável nesta altura). Duas não presenças na Champions em dois anos consecutivos representam um rombo de 130 milhões de euros no mínimo, e isto em ano de pandemia, de estádios vazios e de mercado de venda de jogadores estagnado!

E Jorge Jesus, que neste momento faz contas aos jogadores que lhe faltam para levar adiante o seu projeto europeu, arrisca-se seriamente a no final da época, não só não vir  a ter os reforços que quer, como ainda a ter de perder 2 ou 3 dos poucos bons jogadores que já tinha.

Isto representa simplesmente a morte do projeto Benfica Europeu, e é aqui que o nome LFV tem de entrar forçosamente na discussão. Porque o projeto não é JJ, embora a alguns pareça. JJ é parte do projeto, e o projeto tem um nome apenas: Luís Filipe Vieira!

E agora pergunto: qual é a alternativa que há ao projeto Benfica Europeu? Só há um: é o regresso do Projeto Benfica Made in Seixal, que como sabemos também não resultou e que levou à necessidade urgente de se impor o tal novo projeto que agora também não resulta!

E mais: regressar ao antigo projeto com o treinador que há 6 anos atrás foi mandado embora porque não cabia no tal novo projeto (agora velho mas prestes a voltar a ser novo – eu sei que é confuso mas isto é o Benfica), torna a presença de JJ ainda mais bizarra e insustentável, quer para si quer para o Presidente que vive de contradição em contradição!

Se o Benfica Made in Seixal falhou, e o Benfica europeu está prestes a falhar (porque o dinheiro infelizmente se acabou, depois de rios de dinheiro mal gastos ao longo dos últimos anos), o que resta a LFV num mandato assumido claramente como um mandato de objetivos desportivos? São precisas mais evidências para se perceber que o projeto LFV se esgotou há muito, e que é preciso novo sangue e novas ideias?!

É sobre isto que eu quero que LFV fale, quando um dia achar que talvez se deva dignar a dar uma ou outra explicação aos sócios. É sobre isto que quero ver LFV confrontado...

O Benfica é a prova de que o dinheiro não é tudo… E achar-se que a discussão do momento deva ser feita à volta da permanência ou não de JJ, é passar completamente ao lado da verdadeira questão e não se fazer a mínima ideia do que está realmente em causa neste momento.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

59 comentários

  1. Sejamos claros e não nos iludamos.
    Projecto europeu? Isso envolve ter os dois extremos mais caros da história do clube, sendo que um deles pouco joga (Pedrinho) e o outro não joga nada (Éverton)? Isso envolve ter o avançado mais caro de sempre, aliás, o jogador mais caro de sempre do Benfica, um ponta de lança que marca um golo por cada três jogos?
    Façamos então o balanço objectivo do Benfica de Vieira e Jesus, versão 2020/2021:
    Liga dos Campeões: eliminado (logo no primeiro jogo e contra o colosso PAOK, que acabou por nem se conseguir apurar para a competição)
    Taça da Liga: eliminado
    Supertaça: derrotado
    Liga NOS: 4º lugar a 15 pontos do líder e mais perto de ser 5º que de ser 3º. Não seremos campeões este ano.
    Taça de Portugal: nas meias finais
    Liga Europa: nos 16 avos de final

    Se na 5ª feira formos eliminados pelo Arsenal, ficamos somente com a possibilidade de ganhar a Taça de Portugal.
    Isto é algo que se apresente no ano do all in? No ano do maior investimento de sempre do Benfica em jogadores e na equipa técnica?
    Não há desculpas aqui. No ano passado tivemos uma segunda volta miserável e, no fim do campeoonato, perdemos 25 pontos dos 102 possíveis. Este ano, à 20ª jornada, já perdemos 21 pontos dos 60 possíveis.
    Se isto não é motivo suficiente para pôr esta gente toda na rua, então o Benfica está tomado pela senilidade...

    CF

    ResponderEliminar
  2. Uma não qualificação para a Champions vai representar que o SLB terá de se desenrascar com a equipa atual, com a sorte e benece de contar com alguns jogadores emprestados, só assim à cabeça, o melhor marcador da época passada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E dinheiro para pagar aos que cá estão com os salários milionários que recebem?

      Eliminar
  3. Red moon sempre em modo guarda chuva para aparar os salpicos de merda que possam atingir JJ, e por coincidência Vieira... Entre tu a defender a continuidade do J e o GB a defender a continuidade do Vieira, sobra o Shadows não quer nem um nem outro... O sr Eagle está a preparar mais um post da falência mas desta vez é do Benfica..

    ResponderEliminar
  4. O que está em causa é que o homem está há frente do clube há 18 e ganhou 6 títulos de campeão nacional. Este ano vai voltar a perder o campeonato como acontece na maioria das vezes. Cabe aos 62% que votaram nele meditar sobre se estes números são dignos da história do Benfica.
    O Benfica tem grandeza e recursos mais que suficientes para ter a hegemonia do futebol nacional mas já vimos todos que não é com Vieira que vai lá chegar. - Pedro

    ResponderEliminar
  5. Caro RedMoon,
    Para mim a discussão deve ser muito mais básica do que isso, isto é, antes de se discutir o "Projeto", o que é que falhou no mesmo e qual o rumo a seguir, há que explicar muito bem, expor as razões pelas quais o Benfica, após um investimento de 100 milhões (fora o que vinha do ano anterior) e tendo o orçamento mais alto do futebol português não consegue ganhar a qualquer equipa do fundo da tabela. Isso é que deveria ser explicado muito bem, mas claro que ninguém vai dar a cara ou se o fizer será para debitar 15 minutos de banalidades ou mesmo imbecilidades como fez há dias Rui Costa. Para além disso, temos jornalistas temerosos e/ou vendidos, como muito bem sabemos, porque a pergunta que se impunha fazer a JJ durante uma das suas conferências de imprensa, por exemplo, seria como é que ele justificava o seu próprio salário, qua mais valia representa ele para justificar semelhante salário quando comparado com qualquer outro treinador cá do burgo que com orçamentos 50x inferiores lhe faz facilmente frente.
    Sempre pensei que muito dificilmente voltaria a ver o Sporting campeão. Ver o Sporting campeão com este conforto e esta margem - coisa que jamais testemunhei com o Benfica - confesso que ainda me passava menos pela cabeça do que viver uma pandemia.

    ResponderEliminar
  6. Benfica e projecto europeu ...
    Deixei de ler aí!

    Se quem escreve isto, acredita que o Benfica tem um projecto europeu, também está tudo dito acerca da sua capacidade de ler nas entrelinhas...

    O Benfica não tem projecto nacional!
    Quanto mais europeu!

    O grande culpado é Vieira, e este deveria ser o 1.º a ser corrido!
    E o 2.º culpado é óbvio que é JJ... REPITO: Pode não ter um 6, mas este plantel tem obrigação de GANHAR AO FARENSE, e ao PAOK, e ao BOAVISTA!!!!
    Entendes?

    Ps: E dizer-se (ainda hoje há pessoas que escrevem isto...) que ao substituir JJ, íamos se ore buscar um treinador pior, é de bradar aos céus!!!
    Com o dinheiro que se gasta com JJ, há vários melhores que ele!!! VÁRIOS!

    Saudações

    MaTic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Boavista não tinha nenhuma vitória...
      O Farense tinha sofrido golos em todos os jogos...
      O Paok perdeu com o Krasnodar...

      Eliminar
  7. Um pseudo líder, que de um ano para o outro, faz uma volta de 180 graus , naquilo que projecta para a sua empresa!

    Este ano, e no futuro, vamos vencer com o Seixal!
    ...
    Passado 1 ano, não resulta... há eleições...

    Agora é que é... este ano e no futuro, vamos vencer sem o Seixal, investindo dinheiro que não se tem, em jogadores estrangeiros !

    Isto é o teu líder, mais o bobo da corte que tanto defendes, vá-se lá saber porquê...

    Projectos a curto , médio e longo prazo!

    Depois há os projectos fora de prazo! Que é a existência deste “líder” na vida do Benfica

    ResponderEliminar
  8. Contratar Marco Silva até ao fim do ano, para ficarmos nos 3 primeiros, com o JJ ficamos em 5º. o Marco consegue o 3º pelo menos.
    O Benfica está numa situação financeira que ou se despede o JJ ou estamos lixados, não ir à Champions será... interessante.
    JJ no Brasil já tinha sido despedido há 2 ou 3 meses atrás, lá são mais sensatos (largo sorriso).
    Neste momento nenhu de nós é pró isto ou aquilo, u decisão boa ou má. JJ não consegue, quem vier fará muito melhor até o Lage.

    ResponderEliminar
  9. Benfica Europeu?
    Benfica Made in Seixal?
    O que é isso? Alguém acredita nisso? Ainda estamos a tentar manter vieira mais um dia que seja à frente dos destinos do clube?


    "É sobre isto que eu quero que LFV fale, quando um dia achar que talvez se deva dignar a dar uma ou outra explicação aos sócios. É sobre isto que quero ver LFV confrontado..."

    Espera sentadinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois pois eu estou há espera dia 28 acho, pois vai ter que se explicar com muitas coisas.
      1º o porque de não baixar os salários dos jogadores como todos o fizeram, esta resposta já nós sabemos não quer que nada falte aos meninos mimados são como filhos.
      2º Porque que não deu a JJ jogadores com qualidade e baratos que estavam por aqui e o rui costa sabia, a resposta já nos sabemos, não dão comissões milionárias e a empresa não quer esses negócios.
      3º O porque de deixar esta malta toda como Liga, F.P.F, Arbitragem, Disciplina, ROUBAR o nosso Glorioso Benfica.
      Essa nós queremos saber, o porque de não defender o Benfica com ROUBOS atrás de ROUBOS todas as semanas.
      4º Se vai demitir se se não formos pelo menos o 2º classificado e ganhar mos a taça de Portugal pois o investimento de 100 milhões tem que ter consequências.
      E por ai fora.
      NOTA: Estes jogadores estão muito aburguesados era tirar o refugo e meter miúdos dos BES há lá melhor qualidade e esperando por uma oportunidade para brilhar.

      Eliminar
  10. "Isto representa simplesmente a morte do projeto Benfica Europeu".

    Mas esse projecto chegou a nascer? Não dei por isso....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse projecto só existiu para enganar os papalvos como argumento para ganhar as eleições.
      Mais uma patranha do aldrabão como dezenas de outras.

      Eliminar
  11. Até pode haver mais culpados, mas o catedrático é o principal. A equipa nada joga, sempre os mesmos erros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Culpado é o Bazófias e principalmente quem o foi buscar.
      É embrulhar os dois e pôr-lhes um bonito laço, pode ser que assim alguém lhes pegue..

      Eliminar
  12. Se o LFV quisesse ter falado tinha aceite os debates eleitorais. Não falou na altura nem vai falar agora. Quando falar vai ser para dar mais um chuto para a frente a prometer mais um "projecto".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será o "projecto" de vender o Benfica para poder comprar 11 Cavanis.

      Eliminar
    2. os projetos do Vieira são todos de Betão, o resto pouco ou nada importa.

      Eliminar
  13. De tudo o que de mau aconteceu ontem destaco apenas uma frase: "não ganhamos fora, mas a verdade é que também não perdemos!"
    E ainda não se demitiu depois de dizer isto!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas se no contrato há prémio pelo 1° lugar na Liga, o 4° ou 5° lugar não devia ser motivo de demissão?

      Eliminar
  14. Redmoon não vives noutro país, vives noutro planeta! Não há, nem nunca houve nenhum projecto. O único projecto de ventoinha é encher os bolsos através das negociatas com mendes. Por isso, para o putativo projecto da formação, que não passou do pretexto para mandar Jesus embora, veio um chouriço como treinador, que não mandava, razão principal para a escolha; e veio Jimenez, primeira grande negociata. Agora o projecto era ganhar as eleições, e correu bem. Qual projeto europeu?! Se houvesse projecto europeu o Darwin tinha chegado a 10 dias do jogo com o PAOK, enquanto se andou na novela Cavani mais de um mês; Lucas Veríssimo só tinha chegado agora, quando pela mesma despesa veio Todibo, que não contava para o treinador, e não contou. E o dito grande investimento são cerca de 30 milhões ( 100-70 ), e dos 100, só cerca de 30 são desejos do treinador, os restantes 70 são "desejos" da super-estrutura que está 10 anos a frente. E temos visto o rendimento dos 70 milhões da super-estrutura, mas isto já não é novidade. O que é novidade é o presidente a fazer sabotagem ao treinador: além do caso Lucas; temos a não vinda de Rodrigo, que era fundamental ( principal problema é a finalização ); o silêncio perante o apito dourado-2, e perante o covid,etc.

    ResponderEliminar
  15. Jose Vieira22/2/21 11:28

    Caro Red Moon,

    Discordo da sua análise, com todo o respeito.
    Começo por dizer que nunca houve verdadeiramente um projecto Seixal e, se existiu, ele não falhou, como diz.
    O dito projecto Seixal não foi mais do que pretexto para lançar jovens do Benfica com talento. Ao tempo do início de Rui Vitória havia muito bons jogadores para explorar comercialmente, ou seja, para a venda e o que era necessário era um técnico submisso aos ditames do Querido Líder. Os jogadores da formação não têm incidência no passivo e geram mais-valias brutais. As comissões são melhores ...
    Foi sempre isto que esteve em causa no projecto Seixal. Os miúdos, mal jogavam meia dúzia de meses. eram logo vendidos. LFV e JM fizeram aí largos milhões para as suas contas bancárias.
    Se tivéssemos mantido o Ederson, o Nelson Semedo, o Cancelo, o Rúben Dias, etc. etc., que equipa teríamos agora!
    A formação foi um projecto de venda de jogadores e de comissões para o Querido Líder, nunca foi um projecto para o futebol do Benfica.
    A insistência no JJ é outro erro. Homem sem nível nenhum, treinador apenas mediano e, como se está a ver, a perder a mão da coisa. Demasiado caro para o que vale e sem nível para o nosso Clube.
    Falar de projecto europeu no Benfica dá vontade de rir, RedMoon. Tem lá o Benfica algum projecto europeu; e seria logo com o JJ, um perdedor europeu nato, que passou uma vez a fase de grupos da LC em 6 vezes! RV e BL, ambos, fizeram bem melhor e com muito menos meios!
    O único projecto que se pode falar no Benfica é o projecto de compra e venda de jogadores. Não há outro, embora a venda da SAD pode vir a estar em breve em cima da mesa, apesar do escolho estatutário.
    No Benfica tudo é muito simples e passa tudo pela mesma coisa. Só é pena os sócios do Benfica não perceberem o óbvio.
    Só há um caminho possível: a regeneração do Benfica, com a SAÍDA DE LFV!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Projeto de Vieira é gerar comissões e taxas de juro em antecipação de receitas, normalmente com as mesmas instituições financeiras. Porque será?

      Eliminar
    2. Caro Jose Vieira,
      Excelente analise.
      Confesso que por vezes sito tanta raiva e frustracao com a actual situacao que nem consigo ver as coisas com clareza.

      Eliminar
  16. Redmoon o protector de JJ. Tem toda a legitimidade, nao me interpretem mal. Mas, "Eu, com os 10 milhões do despedimento, preferia ir buscar o “6” que falta, e que falta hoje a JJ como faltará amanhã ao treinador que viesse a seguir." Ai e que esta o problema, esses 10M vao para o JJ de uma maneira ou outra, e como mais a frente diz que o caminho tem que ser apertar o cinto e voltar ao Seixal, mais me ajuda, JJ nao e treinador para apostar em Goncalo Ramos(queimado incrivelmente a frente de toda a gente, ainda 3 melhor marcador da 2Liga com 5 jogos jogados apenas), muito menos vai lancar Paulo Bernardo ou qualquer outro jovem que o mereca. Portanto entre dar os 10M agora a JJ, ou da-los ao longo de mais 1 ano, em que vai ser uma birra por nao ter jogadores a peso de ouro, ou trazer um camiao de zucas fraquinhos, como e seu apanagio, Eder Luiz, Kardec, Filipe Menezes, Cortez e por ai a fora, eu escolhia despacha-lo ja.

    O projecto Made in Seixal, nao falhou, o que falhou foi a execucao, porque nos venderam a ilusao que iriamos construir uma equipa Made in Seixal para lutar pela LC, o problema e que na verdade estavam era a lancar jogadores para ganharem cobres para os bolsos de muita gente e nos ficamos com os Seferovic e Ferreiras desta vida.
    Se pensarem e se juntarem todos os jogadores que nos ultimos 6/7 anos sairam do SLB que jogaram na equipa B ou nos Juniores, tinhamos equipa para competir na LC. Talvez so nao consigo me lembrar de LE, pomos Cancelo la, ja o faz no City de vez em quando. :)

    Tenho que concordar consigo, que o mal esta claramente em LFV disso nao ha duvida nenhuma. Mas como e que ele sai do poleiro, so directamente para a prisao, o que nao me parece que aconteca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento o Ederson, cancelo, Bernardo e Dias são titulares numa das 3 melhores equipas do mundo, interessante não é?

      Eliminar
  17. Os malabarismos que tu fazes para defender o JJ..
    Pois para mim saia e era já!!!

    ResponderEliminar
  18. Já não adianta voltar ao Seixal...apenas porque não Seixal nenhum já. As pérolas (ou supostas pérolas) que lá foram criadas já não estão cá foram todas emprestadas ou vendidas. Portanto Seixal não pode agora ser um sonho para aqueles que sempre perceberam que o que foi criado no Seixal, matizado com outros bons jogadores com alguma classe, enquadrados por uma equipa técnica capaz, teria sido uma máquina essa a jogar duas ou três vezes mais. Mas o problema é que o Benfica hoje é uma equipa pouco mais que medíocre como se pode ver pelo lugar que ocupa na tabela, a jogar um futebol miserável, sem objectividade, sem cruzamentos, sem finalizações e pior que tudo gozando ainda de uma enorme falta de respeito por parte das instituições do futebol portugês, como ainda ontem ficou demonstrado em mais um penalti que claramente ficou por parte à semelhança do que aconteceu em todos os outros jogos do campeonato. A juntar a isto tudo o que vai por fora do Benfica contra o Benfica começa a ser quase impossível de dominar, enquanto o LFV continuar à frente do Benfica. Já não há mais milhões para gastar a comprar jogadores. É um enorme saco de problemas o Benfica. EM dívida, em tribunais, em má reputação (veja-se ao ponto a que se chegou....droga um avião no Brasil e logo se liga o Clube àquela coisa, uma infâmia), mas sabemos porque se faz isto ou não sabemos?) É difícil curar este Benfica enquanto lá estiver quem está e que não limpa o balneário, nem pensa no futuro do Benfica). Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  19. Quem libertará o Benfica: os sócios ou a Justiça?

    ResponderEliminar
  20. O argumento do JJ ser bom ainda não caiu? Então o sub-Deus JJ foi campeão com uma equipa que até com 2 treinadores e o Ceni a treinador vai ganhar o Brasileirão. E venceu a Libertadores no ano antes desse grandioso Abel. Abel que lhe limpou o rabinho na Champions no início da época.
    Deixem-se de tangas com o hype do anti-benfiquista JJ.
    Veio pro Benfica para juntamente com LFV roubarem o mais que pudessem o Benfica.
    Darwin - esse jogador estrela Uruguaio, que fez o circuito por um clube espanhol com ligações a empresários manhosos ligados a Vieira e JJ. Custou ao Benfica mais do dobro do que devia para encher os bolsos aos 2. E quando desse dinheiro foi para lavar dinheiro?
    Isto é um nojo. E não digam que JJ não tem parte activa nesta podridão.

    ResponderEliminar
  21. aos que me atacaram na semana passada pergunto: o que passou-se ontem?qual é a desculpa agora? o JJ continua a gozar com isto e tudo assobia para o lado? o novo diretor de comunicação já que recebe salário pelo menos podia dar umas dicas ao JJ que nem todos os benfiquistas sao atrasados mentais para acreditar no que ele diz. Ou estão todos em conjunto a gozar connosco? Calados guerras e capristanos: a vossa espinha está toda vergada.....

    ResponderEliminar
  22. Raúl Santa-Clara22/2/21 12:15

    O Benfica vai numa entretida luta pelo 4º lugar com o Paços de Ferreira...

    No começo da época 95% dos benfiquistas atribuíam a vitória no campeonato como certa...

    Hoje 95% dos benfiquistas pressentem que o Benfica vai ficar fora do pódio...

    ResponderEliminar
  23. É SOBRE ISTO QUE QUERO VER LFV CONFRONTADO...

    Todos os benfiquistas gostariam, sem dúvida.
    Mas nunca vai acontecer.
    Estamos cansados de saber que o LFV não se sujeita ao confronto nem ao escrutínio. Como prova, nas últimas eleições fugiu aos debates mesmo na sede da sua máquina de propaganda, a BTV. No máximo, houve, já lá vai algum tempo, uma conversa amena com um pseudojornalista na TVI na qual afirmou, sem se rir, que a vinda de Mourinho não seria por falta de dinheiro. Foi nesse diálogo morno que explicou ter visto uma luz que o guiou para a escolha de Bruno Lage.
    Quanto a responder a perguntas sobre a sua responsabilidade no que toca ao que acontece no Benfica, estamos conversados, nunca acontecerá.
    Lamentavelmente, o único lugar onde Vieira poderá ser posto em causa e verdadeiramente confrontado será no tribunal. Se for o caso, veremos até que ponto o aldrabão sujou o nome do Benfica. Para já, esse é o caminho de Paulo Gonçalves, braço-direito de LFV, o tipo dos esquemas ilícitos.
    E fala esta gente da direcção, sem vergonha, do papão do perigo de não deixar cair o Benfica nas mãos de aventureiros...
    É preciso ter lata!
    Neste momento, Jesus é mais um dano da gestão de Vieira. Outro traste cheio de si mesmo, infelizmente.

    ResponderEliminar
  24. Caro RedMoon, algumas considerações:

    * "manter os poucos bons que há no Benfica, onde incluo o treinador e mais 8 ou 10 jogadores no máximo":
    ir contratar 16/18 jogadores para completar o plantel? Com que dinheiro?
    Recorrer á formação? Que jogadores da B ou dos sub23 teriam lugar no actual plantel? provavelmente 3 ou 4, e o resto???
    Mesmo com o regresso de 6/7 jogadores (Florentino, Gedson, Vinicius, Ferro, Jota, Dantas, Krovinovic...) e a promoção de 3/4 jogadores da B, teríamos de contratar pelo menos 5/6 jogadores de qualidade (1 D.direito, 1 defesa esquerdo, 1 trinco, 1 box to box e 1 extremo que desequilibre junto ás alas e que dê sequências ás jogadas)

    * "e o tal projeto europeu do Benfica e de Jesus arrancou coxo" :
    Investiu-se 100M e arrancou coxo? Significa que para JJ ter um projecto á medida, seria preciso investir 200M, 300M?
    O Foculporto investiu 30/40M e estão a dar luta na Champions! o Sporting leva 15 pontos de avanço na liga com meia duzia de trocos investidos....

    *"ainda a ter de perder 2 ou 3 dos poucos bons jogadores que já tinha":
    Sem Champions, sem receitas de bilheteira e ciom receitas futuras antecipadas, resta vender quem ainda tem valor de mercado lá fora. Pode ser que finalmente Grimaldo saia pelos 30M e que Seferovic consiga enganar algum colosso inglês....

    * "O Benfica é a prova de que o dinheiro não é tudo":
    Pois, o dinheiro não é tudo: mais importante que o dinheiro é a exigência, a raça, o querer, o inconformismo! E aqui está o grande problema do Benfica de Vieira: Falta de cultura de Exigencia e de profissionalismo.

    Saudações benfiquistas

    Pedro Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta-lhe sobretudo COMPETÊNCIA!
      É um labrego fura-vidas que vive de habilidades e promessas.

      Eliminar
  25. De luz em luz ate ao apagao final.
    Ha muito que se antecipava que este buraco em que nos encontramos iria chegar.
    Os 62% acharam que nao. Acreditaram nas promessas de jogar o triplo e arrasar.
    Como foi possivel confiar em LFV quando nem um carro em segunda mao lhe comprariam?

    O SLB esta entregue a um cavalo de troia (LFV), traidores (todos os que o rodeiam, calam e consentem), uma propaganda nojenta e uma BTV vergonhosa.

    Nao vai ser facil sair deste buraco.
    Quando for possivel voltar a Luz poderemos entao pelo menos dizer a Vieira tudo aquilo que sentimos.
    Ate la?
    So se a justica ajudar....
    Nao havera por ai um juiz Benfiquista com vontade de ajudar o Clube?
    Fica o apelo.

    ResponderEliminar
  26. O made in seixal trouxe títulos e boas vendas. Não me parece que esteja ai o problema.
    O problema está nos gestores que só pensam na venda e compra de jogadores como se o Benfica fosse algum fundo de investimento. Parece essas pessoas, que nem benfiquistas são, a parte desportiva, é apenas um pormenor.

    ResponderEliminar
  27. Projecto Europeu? Nem ganhamos cá dentro como é que queremos ganhar lá fora. Os últimos títulos europeus que o Porto ganhou foi na altura que ganhava o campeonato português de cadeirinha. Ter 6 títulos em 18 e depois vir projectar o Benfica europeu é só para quem não tiver o mínimo de inteligência.

    ResponderEliminar
  28. O problema não começa e acaba com JJ. Mas também passa muito por JJ. Acho que sobre LFV estamos todos de acordo. Mas JJ, apesar de ter muitas nuances que lhe prejudicaram (o COVID e as arbitragens justificam alguns pontos que, a existirem, nos colocariam noutra posição e com ânimo para lutar pelo menos pelo 2.º lugar. Agora estamos em roda livre).

    Mas voltando a JJ, é responsável pelas opções de LD, pela falta de alternativa a LE, por não termos alternativa válida a Weigl (ao menos, se não o dispensasse, podíamos ter Florentino) pelo não rendimento de Gabriel (que continua a brincar aos passos longos para a bancada), pela manutenção de Cervi e consequente não chegada de uma alternativa; pela insistência em Everton e consequente remissão do Rafa para a direita (onde rende metade), pela não aposta em Pedrinho, pela não previsão de um 8; pela insistência num 4-4-2, sem o tal 8; pela dispensa do Vinicius; pela insistência na dupla Darwin/Seferovic e, por fim, a decisão de não contratação - já praticamente fechada -, de Taremi.

    Isto são tudo erros de JJ. Como disse, não começa nem acaba com JJ mas também passa muito por ele.

    ResponderEliminar
  29. Helder Silva22/2/21 13:28

    Redmoon
    A solução que preconizas está nas mãos do verdadeiro problema que é o presidente.
    Embora eu fosse contra a vinda de JJ, tambem acho que a vinda de um novo treinador não vai resolver nada, como não resolveu a substituição do Lage e como não resolveu a substituição do RV, pois embora tivessemos sido campeões os sinais estavam lá todos.
    O meu Benfica está moribundo e a não ser que LFV e toda a corja que o rodeia larguem o poder, vai morrer. O Benfica actual foi fundado em 2003 e está a matar o verdadeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo.
      Cancro tem que ser removido.
      Tratamentos superficiais ja nao da.

      Eliminar
  30. Reedmoon sempre te tive na melhor das considerações, mas esta defesa cega deste bandalho que nunca devia sequer ter regressado depois de ter cagado na cara aos benfiquistas deixa-me a pensar que se calhar não passas de um GB 2.0
    Shadows pode ser tudo... radical exagerado mas quanto ao benfiquismo e à coluna vertebral é mais como eu acima do benfica nada nem ninguém.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li tudo e não vejo qualquer defesa ao presidente. O Redmoon defende a saída dos verdadeiros responsáveis ou seja dos dirigentes. Despedir JJ nesta altura seria uma loucura por duas razão. Primeiro teriam que lhe pagar 10 Milhões de euros de indemnização. Por outro lado teriam que já ter um pré-acordo com um treinador capaz de pegar numa equipa em cacos e com capacidade de virar isto tudo e para isso seria preciso investir ainda em mais jogadores e despachar aqueles que não querem jogar. Ver gente pedindo o regresso de Bruno Lage é anedótico, foi com ele que esta situação começou, em fevereiro, quando, por razão que ainda ninguém entendeu, foi perdendo o balneário jogo a jogo e não teve a coragem de enfrentar os jogadores e a direção na devida altura, em vez disso pôs-se com ironias e chavões passando a ideia cá para fora de que tudo estava tranquilo e que no final ficaria tudo bem.

      Eliminar
    2. Mas se não o despedirem, não vão ter de o manter a receber os tais 10M na mesma?

      Se tiveres uma empresa, onde o teu máximo responsável, so tem vindo a fazer asneiras, demonstra incompetência total Na gestão do plantel (QUE REPITO, É MUITO SUPERIOR A TODAS AS 14 EQUIPAS ABAIXO NA CLASSIFICAÇÃO), tem momentos repetidos de bazófia e loucura, mesmo perdendo todos os "despiques" com as empresas concorrentes... Não o vais querer despedir? Preferes que esse mesmo "gestor" continue a diminuir a tua marca???

      Apenas ridículo esse vosso raciocinio!

      Esta mal, mas vamos manter, porque não lhe queremos pagar o que.. teremos de pagar na mesma!

      MaTic

      Eliminar
    3. Quando digo que pode ser uma versão 2.0 do GB não é pela defesa do presidente mas sim de JJ. A lógica é a mesma só muda o fetiche. Pode fazer a merda que quiser que tem sempre o red a passar a manta. Ou só podemos exigir mais 3 melhor futebol ao lage??? Não sejam ridículos e só olhar para os registos.
      Tirando o facto do redmoon defender o porco do jj até acho que é o escriba mais lucido do blog. Mas esta defesa ao jj já mete nojo assim como meteu nojo o seu regresso e aqui defendido por ele. Só aprecio benfiquismo impoluto e esta defesa ao jj já dá vomitos de tão suja e fedorenta.

      Eliminar
    4. Incrível como há malta ainda a defender o JJ! É simplesmente a maior aberração de todos os tempos esta defesa... Sendo que a culpa é, maioritariamente, do presidente não se pode ter um treinador que no final do jogo com o Farense (com todo o respeito) diz "não ganhamos mas também não perdemos"! Para quem é do Benfica, antes de 2003, isto é motivo para despedimento paguem o que tiverem de pagar!

      Eliminar
  31. Estou triste com o falhanço do Benfica. Podíamos e devíamos ter feito muito mais com os recursos à disposição.
    Dispensar Vinicius, Tino e Gedson foi um erro. Comprar suponhamos por 17, 20 e 25 M foi uma loucura.
    Mas mesmo assim não estamos a maximizar o que temos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O falhanço não é do Benfica, é acima de tudo do Presidente e de todos os que ele foi buscar para o projecto europeu.
      Rua Vieira, JJ e RC e Luisão.

      Eliminar
  32. Caro Redmoon, já todos sabemos que vários blogs que por aí andam são geridos "por adoradores do grande líder"! Também sabemos que, quando quem gere um blog culpa o Dom Luís, com o cognome de "o burlão", QUASE NA MESMA FRASE DEFENDE JJ, "o anormal". Todos sabemos, e se não sabe informe-se, que o SLB está nas mãos de adeptos dos clubes rivais que mais odeiam o clube! Se a isso juntarmos os elementos que controlam toda a estrutura desportiva do Benfica (só no futebol estão 14 elementos que trabalharam em Alcochete!), é lógico que está a ser feito um ataque interno a um dos maiores clubes do mundo. Ainda juntando às desgraças que indiquei, temos uma equipa técnica fraquíssima e, salvo erro, COMPOSTA SÓ POR LAGARTOS. Então vejamos porque discordo do seu ponto de vista no que concerne a JJ. Este indivíduo, extremamente medroso como treinador, já demonstrou que NÃO CONTA COM NENHUM JOGADOR VINDO DO SEIXAL! Para ele, SÓ SÃO JOGADORES AQUELES QUE CUSTAM MILHÕES E GANHAM ORDENADOS FABULOSOS, apesar de pouco ou nada renderem em campo! A sua indicação de uma futura nova aposta no Seixal CAI IMEDIATAMENTE POR TERRA ENQUANTO O REFERIDO CENTRO DE TREINOS E FORMAÇÃO ESTIVER NAS MÃOS E CONTROLADO POR LAGARTOS E ANDRADES, que só por mero acaso até são amigos do "burlão" e do "anormal". Para azar do Benfica, TODA A CANALHA ANTI-BENFIQUISTA SE JUNTOU AO MESMO TEMPO DENTRO DO CLUBE, o que até seria estranho, se todos os benfiquistas desconhecessem a forma de trabalhar das máfias. Ora bem, com gente a controlar o Seixal e que nada ganhou quando estiveram no outro lado, é lógico que NÃO HAVERÁ NENHUM APROVEITAMENTO DE JOGADORES. Juntando isto à NENHUMA APETÊNCIA DE JJ PARA APOSTAR EM JOVENS, cai imediatamente pela base a sua idiotice para justificar o injustificável. Abra os olhos e veja um pouco de futebol! Perceba, porque é fácil, que qualquer treinador jovem, ANULA POR COMPLETO O SISTEMA DE JOGO ULTRAPASSADO DE JJ. Repare-se que andam imensos benfiquistas a GRITAR QUE NOS ROUBAM PENALTIS HÁ VÁRIOS JOGOS, MAS DE TODOS OS POSSÍVEIS PENALTIS NÃO ASSINALADOS "AINDA NINGUÉM APONTOU UM ÚNICO QUE TENHA SIDO COMETIDO SOBRE UM DOS PONTAS DE LANÇA". Não é esquisito? Não dá que pensar? Sabe o porquê disto? É que JJ dá ordens aos pontas de lança para descaírem para as alas e quer que os alas entrem pelo meio para finalizarem! Por isso, muitos poucas vezes em cada jogo se consegue ver os pontas de lança dentro da área a lutar com os defesas! Este é um dos erros de palmatória que o "anormal" comete, apesar de ganhar 3 Milhões de euros por ano! O outro é querer que os alas joguem nas posições contrárias aos pés predominantes (SÃO TODOS MESSIS!), E DEPOIS QUERER QUE AS JOGADAS SAIAM RÁPIDAS QUANDO ESSES JOGADORES TÊM A BOLA E POR REGRA RECUAM PORQUE NÃO CONSEGUEM DAR ENCAMINHAMENTO ÀS JOGADAS COM O PÉ MENOS EVOLUÍDO! Entendeu ou quer que lhe faça um desenho? JJ é um treinador banal QUE GANHA DEMASIADO DINHEIRO PARA AQUILO QUE CONSEGUE PRODUZIR. Não se esqueça que, durante a primeira passagem dele pelo Benfica, o clube gastou 283 Milhões e contratou 150 jogadores, DOS QUAIS ELE POTENCIOU 8 (OITO). Teve dos melhores plantéis dos últimos 40 anos e só ganhou 3 campeonatos! Isto não demonstra que ele NÃO É NEM NUNCA FOI UM TREINADOR DE NÍVEL INTERNACIONAL? Sabe a verdade sobre a "história da saída do Oblack", para muitos um dos 3 melhores guarda-redes do mundo? Ou só conhece a parte saída da boca do "burlão"?

    ResponderEliminar
  33. Manter JJ é da mesma ordem de grandeza que manter Vi€ira.
    JJ neste momento é um dos 2 problemas que temos que lidar, não ver isto a prtir dos resultados revela parcialidade radical.
    Óbvio que com um outro treinador motivado e inteligente que conseguimos melhores resultados. O Lage com uma equipa muito mais fraca que esta arrasou verdadeiramente.
    Os resultados desta época SÃO UM ABSURDO, RIDICULOS E NÃO EXISTE OUTRA EXPLICAÇÃO QUE ----- INCAPACIDADE DO TREINADOR.

    ResponderEliminar
  34. Comeco pelo fim, para nao surpreender ninguem: JJ tem de sair, mas o Benfica nao tem condicoes financeiras para o despedir e tem de esperar pelo fim do contrato. O pouco dinheiro do clube tem de andar dentro do campo, nao servir para pagar indemnizacoes.

    Dito isto, JJ e LFV sao duas faces da mesma moeda furada que se tornou o Benfica. Urge correr com ambos o mais depressa possivel.

    A maior causa do declinio do clube (que pode ser catastrofico) desde 2015 e LFV: o contrato com a NOS, os campeonatos dos balancos, a parasitagem por Jorge Mendes, a falencia do BES e a gestao desastrosa da divida do clube, a subordinacao a interesses pessoais dos membros da direcao, os processos judiciais, o desinvestimento no ano chave do penta e de um so clube na LC, o investimento suicida num ano de perda de receitas devido a pandemia. Nao vale a pena dizer mais.

    JJ e o que sempre foi, mas a paixao que punha no jogo, para bem e para mal, parece ter diminuido. JJ e um tretas e prepotente. As coisas quando correm bem sao por obra dele, quando correm mal foram os outros, circunstancias extraordinarias, a COVID, etc. Para JJ, como para Laje e Vitoria, mas por motivos diferentes, esta sempre tudo bem na equipa. JJ esgotou os 10 anos de validade que tem a maioria dos treinadores. O seu futebol esgotou-se. Nao consegue adaptar-se e mudar, nem tirar partido dos jogadores que tem. O Benfica de JJ foi sempre fraco nos jogos grandes, mas era um rolo compressor contra equipas fracas. Agora nem isso...

    Este mandato de LFV/JJ vai pelo mesmo caminho de Damasio e Artur Jorge. Um presidente desorientado a rebentar com as financas, que coloca o futebol nas maos de um "iluminado" que so quer "os seus" jogadores. A unica vantagem da 2a vinda de Jesus pode mesmo ter sido matar em definitivo o seu fantasma.

    ResponderEliminar
  35. O Benfica nao tem condicoes financeiras para despedir JJ e refazer a equipa num ano. Ja o escrevi varias vezes, mas isto nao vai la com revolucoes.

    A primeira coisa sera tirar LFV, e acabar com o futebol-negocio, o carrossel e comissoes. Para isso ou ha um grande movimento de rejeicao da parte dos socios, ou teremos de esperar 4 anos. JJ tera se sair no fim do seu contrato. LFV deixara cair JJ assim que sentir que pode ser um problema para ele.

    Depois o Benfica vai ter de seguir a cura de emagrecimento que sofreram o Porto e o Sporting. Vai ter de refazer a equipa a pouco e pouco, sem limpezas de balneario, porque nao ha dinheiro para isso e nessas coisas e sempre pior a emenda que o soneto. Se a necessidade de reduzir custos se tornar imperativa ainda no consulado de LFV, por risco de falencia, ate pode ser positivo: talvez alguns dos que parasitam o clube desaparecam.

    Quanto ao Seixal, o scouting/compras e formacao nao podem ser mutuamente exclusivos, mas complementares. Os jogadores da formacao nem sempre tem condicoes para jogar no Benfica. A filosofia de formacao/promocao de jogadores do Seixal tem de passar a focar-se mais no espirito competitivo e mentalidade dos jogadores.
    Mais vale formar marretas determinados e baratos que formem o nucleo duro da equipa a longo prazo, complementados com "artistas convidados", do que andar a formar princesas no Seixal e comprar marretas em Espanha e no Brasil. As contratacoes tem de ser cirurgicas, sempre para melhorar a equipa, de preferencia poucas por ano, e sem ser pela tabela dos 15 ou 20 milhoes cada. Nao sou contra a presenca de Andres Almeidas, desde que os aristas sejam Aimares.

    Os treinadores tem de ser isso mesmo: treinadores. Nao sao directores desportivos, nem presidentes, nem olheiros, nem managers a inglesa. Nao podemos colocar as financas e activos do clube nas maos de um qualquer JJ, Artur Jorge ou Lopetegui, que estao sujeitos a ser despedidos a primeira crise de resultados, ou a perder o balneario numa palestra ou conferencia de imprensa menos feliz.

    Assim que acabe o contrato da NOS, as transmissoes televisivas terao de regressar ao controlo do clube, seja na BTV ou em parceria com um canal em que a SGPS tenha participacao dominante. As receitas da UEFA "futuras" nao podem ser vistas como receita ordinaria, veja-se a situacao da LC deste ano, em que se contou com o ovo no cu da galinha.
    O Benfica tem de reduzir custos com o pessoal, nao diminuindo vencimentos, mas sobretudo tendo menos jogadores com contrato. O abatimento do passivo tem de ser transparente e validada pelos socios. Nao pode andar ao sabor de luzes, contratos e resultados. Uma futura direcao tem de apresentar um plano de longo prazo (mandato) alocando uma parte das receitas e mais-valias em vendas para a diminuicao do endividamento. Obrigacoes atras de obrigacoes sao optimas para as comissoes bancarias e investidores, mas um fardo para a SAD.

    O trabalho de uma oposicao que queira ser uma alternativa viavel eleitoralmente comeca agora, nao daqui a 3 anos. Senao teremos a repeticao do ultimo resultado eleitoral.

    ResponderEliminar
  36. No Benfica falta sentir e amar aquela camisola,falta garra falta sangrar por esta camisola,agora uma pergunta para os benfiquistas, o presidente e o treinador sentem o Benfica?...
    Acho que só sentem o negócio!!Vergonhoso é não haver hoje militância,alguem que diga basta ,que já chega,onde andam os Benfiquistas ?Parem de brincar com o meu Benfica.
    Estou farto,olhem para o Bayern na Alemanha, liderado por Rumenige e Oliver Kahn ,diretor desportvo Salihamicic , antigas glorias do Bayern! O Benfica precisa de uma revolução precisa de pessoas como Humberto Coelho - Vitor Paneira- Toni-Simões-Mozer-Valdo-Eliseu- Nuno Gomes-Schwarz-Isaías -RUBEN AMORIM.Precisa de um projecto,precisa de acreditar que podemos vencer seja contra um Farense ou contra um Real Madrid.
    A história do Benfica não é isto,o Benfica não tem alma,não tem crença,não tem presidente nem treinador nem vice presidente.
    Por amor de Deus peço a alguém que possa salvar o meu clube de esta corja que invadiu o meu clube,por favor ,,,
    Ps: Eu não votei no Vi€ira.

    ResponderEliminar
  37. O projeto made in seixal falhou porque o que sai do Seixal é para vender

    ResponderEliminar
  38. Valha-me deus... tenta má mistura de temas a produzirem conclusões tão erradas... só me foco numa... O problema nunca foi a aposta no seixal. O problema é que a posta no seixal foi um mito no sentido em que o seixal funcionava como as contratações normais.

    O jogador era top? Então joga 6 meses a 12 no máximo e é vendido.
    Jogadores bom? se calhar dura mais uns meses e é vendido.
    Jogador é normal e/ou até é bom mas não tem o "apoio" pretendido? Então sai logo, sem passar na casa de partida por 15M.

    O problema é que de facto o benfica estava 10 anos à frente dos outros, sem querer. Só tinha que mostrar moderação nas vendas, tantos das contratações como jogadores made in seixal.

    E isto é algo que ainda há quem não perceba... e isto é o maior problema de todos... é que Vieira não quer futebol, não quer ganhar... o Vieira quera é movimentar capital... O benfica é um banco... realisticamente tem mais perdas que outra coisa, mas, o interessa é movimentar capital suficiente para os sitios certos.

    ResponderEliminar
  39. Lage, JJ e a ruina continua. Falta qualidade no plantel. Se a equipa de Lage tivesse sido reforçada com Vertogen, Lucas, Luca e Darwin teríamos uma melhor equipa. Mas mesmo assim faltava uma intervenção no meio campo e na lateral esquerda.
    Esta é a realidade.

    ResponderEliminar
  40. a serio agora que lá esta o jejum é que não se pode despedir, que argumento é esse.
    despedir o jejum e arriscar vir um pior, a serio, despedir o rui e o lage e ir buscar o bazofias é que foi ir buscar um pior.
    a probabilidade de ir buscar um melhor é tão elevada mas tão elevada que até o iluminado é capaz de o fazer.

    sim porque os jogadores que o jejum recomendou, o gilberto e o everton, tem feito uma produção fantástica.

    ResponderEliminar
  41. Não tive tempo de ler os comentários todos, pelo que não sei se já foi mencionado.

    Mas o projecto do Seixal falhou porque se vendeu tudo o que mexe. Não ficou Seixal nenhum.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking