O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Um Jorge Jesus resignado como nunca o vimos...

. 66 comentários

 


A atitude do treinador do SLBenfica é de total resignação perante as adversidades. Um treinador irreconhecível foi o que entrou na Luz. Desde a atitude no banco à forma como aceita as exibições fraquíssimas de uma equipa sem chama, sem luz, sem golo... é incompreensível.

Jorge Jesus aparenta não estar feliz ou, simplesmente, "estar-se nas tintas" em relação aos resultados e às circunstâncias do jogo. Sem decisões de ruptura, sem paixão e, sequer, sem vontade de mudar...

A unica explicação que encontro é o facto de lhe ter sido prometido um plantel muito diferente do que ele veio encontrar. Um treinador que não hesita em "encostar" 60M€ (Weigl, Pedrinho e Waldshmit) porque ele teria preferido investir esses 60M - melhor dito, mais ainda - num autocarro de brasileiros.

Jesus está descontente! É notório... o futebol do Benfica não tem liderança, não tem rumo e Jesus não tem chama. Pelo meio, acredito que se tomarão diversas más decisões que levarão os próprios jogadores a estar sem chama e sem dinâmica, muitos deles descontentes... e todos sabemos o "poder do balneário"... que o digam Rui Vitória e Bruno Lage que foram precisamente despedidos pelas vacas sagradas do balneário.

Obviamente que há uma fustigação do plantel pelo COVID19 onde, por exemplo, desde essa paragem Darwin não mais voltou a demonstrar a dinâmica que tinha antes... infelizmente não temos a "sorte" de de os exames da COVID serem geridos pela empresa do filho de uma autarca que nos oferece um centro de estágio.

Nesta situação que tem fustigado tantas familias e agora clubes, gostaria de dar os parabéns ao FCPorto por ser dos poucos senão unicos clubes da Europa com tantos jogos e... onde o unico caso de COVID ocorreu num jogador que nem opção é. De resto... imaculados! Parabéns ao FCPorto...

Seja como for, está claríssimo que o SLBenfica precisa mudanças urgentes. Eu já aqui referi várias vezes que eu poria todo o foco na reestruturação da SAD, na liderança do futebol e no reforço da estrutura onde o scouting terá que jogar um papel fundamental. 

UM FELIZ 2021 PARA TODOS!

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

66 comentários

  1. Desde que o dinheirinho caia ao fim do mês...porquehaveria de estar infeliz..
    Para mim JJ nunca foi um grande treinador.. quem o chamou lá sabe e terá de responder por isso. Se elw tivesse dito do Porto o que disse do Benfica jamais voltaria ao clube onde esteve...no Porto ha ao menos coerencia neste ponto...

    ResponderEliminar
  2. Obrigado vacas sagradas por terem despedido o Rui Vitória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queres ver que foi o rui vitoria q nos deu o campeonato? Aí sim, Vieira fez tudo para sermos campeoes.

      Eliminar
  3. O Último classificado com mais posse de bola que o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Estão em último mas têm um treinador melhor que o JJ.

      Eliminar
  4. Calma que só tem meio ano de trabalho. Mais 6 ou 7 meses de trabalho e talvez vão começar a jogar a bola.
    Agora mais a sério, sempre fui contra o regresso do jj porque o acho um treinador limitado. Forte contra os fracos e fraco contra os fortes. Infelizmente o regresso é ainda pior do que imaginava. Já nem contra os fracos consegue ser forte.

    ResponderEliminar
  5. JJ está nitidamente a pedir para sair do SLBenfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada disso.
      Com a sua vaidade e arrogância habituais ele não preparou devidamente a equipa para o paok e perdeu, coisa que nunca imaginou poder acontecer.
      Com a derrota com o paok ele percebeu que o prestigio ganho no flamengo foi por água abaixo e nunca mais voltará. jesus percebeu que nunca na vida treinará um grande da europa e provavelmente nem mesmo o flamengo estará interessado no seu regresso.
      Por isso acho que se resignou a uma reforma dourada no Benfica que lhe paga mais do que poderá alguma vez voltar a receber de outro clube. Não podendo ser campeão pelo benfica (coisa que também não motiva por aí além, resta-lhe ver o sporting campeão (coisa que tinha prometido ao pai e não conseguiu)

      Eliminar
  6. Ruben Amorim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já lá esteve e mandaram-no embora.
      Aconteceu o mesmo vom o Mourinho.

      Eliminar
    2. José não é verdade. O Ruben (após a saída do Casa Pia) e ainda sem finalizar o curso foi convidado para a equipa sub-23 quando o Lage estava na B. Não aceitou, queria mais e o Salvador do S.C. Braga deu-lhe a B.

      Eliminar
  7. mais uma grande vitória, frente ao Dortmund do Algarve, com os jogadores a dar tudo em campo e a fazerem jogadas de pés e cabeça, mas frente a este grande colosso mundial que é o Portimonense...e cá estão mais 3 pontos....o Peido Guerra e seus apóstolos vão dizer que o Benfica apanhou pela frente um grande Portimonense, sabendo que o colosso Portimonense conseguiu ter mais posse de bola e quase os mesmos remates que o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O CALADO FOI CALADO PQ?DESAPARECEU?ahahahahahah

      Eliminar
  8. He pà, 1000% de acordo; tudo, tudo o que eu penso do momento do Benfica.
    Grande GB. Lucidez e realismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou arrependimento?
      Agora agarra-te ao pincel...

      Eliminar
  9. Praticamente nunca estou de acordo contigo, mas retribuo os votos de um bom ano que este não deixa saudades nenhumas, então em termos de Benfica é trágico desportivamente, mais um entre muitos outros, mais de 10 em 19, bom ano para todos e que todos tenham saude, muita e da boa

    ResponderEliminar
  10. Nesta situação que tem fustigado tantas familias e agora clubes, gostaria de dar os parabéns ao FCPorto por ser dos poucos senão unicos clubes da Europa com tantos jogos e... onde o unico caso de COVID ocorreu num jogador que nem opção é. De resto... imaculados! Parabéns ao FCPorto...

    És doente.

    ResponderEliminar
  11. Tenho aqui defendido o Jesus, principalmente porque considero que não devemos focar nele quando o principal culpado é LFV. Focar no Jesus é criar condições para LFV usar mais um treinador como bode expiatório e aguentar-se mais uns anos. É urgente mudar de Direção! Este presidente está a matar o Benfica enquanto grande clube internacional.

    Contudo, depois de ver um vídeo após o jogo com Portimonense onde o Jesus implicitamente se mostrou arrependido de mudar do Flamengo para o Benfica, e do futebol brasileiro para o português, só faltando dizer que andou de cavalo para burro, é evidente que não tem motivação, nem interesse, nem condições para continuar. Também é evidente que foi enganado por LFV que lhe prometeu contratações por ele indicadas e agora tem de dirigir Taarabts e weigls...mas é inaceitável este conformismo e desmotivação.

    Rescindam e que volte ao Brasil. Precisamos de um treinador jovem e ambicioso capaz de motivar e melhorar os jogadores que temos e que acredite num trabalho de médio/longo prazo de scouting que permita construir um plantel digno do Benfica. Mas que leve LFV com ele. É escandaloso como a maioria dos sócios lhe deu a maioria e nada faça para pôr termo a isto. Estão à espera do Pai Natal? Pois veio na semana passada e nada trouxe de novo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vieira aldrabão, pede a demissão!

      Eliminar
    2. Quando um treinador do SLB faz as declaracoes que faz a seguir ao jogo e nada acontece, diz tudo sobre o estado de total degradacao e miseria de valores ao que nosso Clube chegou!!

      Eliminar
  12. Isto é jj ele quer outros jogadores o cebolinha está morre dentro de campo e continua a jogar porque? Porque fala tuga já Waldschmidt não percebe nada do que ele diz por isso não gosta dele. Basta ver entrevista que B. Fernandes deu ao jornal abola como ele lidava com os estrangeiros e por isso que ninguém pega nele e por outras razões.

    De resto está equipa não joga nada ouvir o Hélder Counduto a comentar é de rir vir com desculpas que o Benfica tem 10 jogos a mais que o Portimonese leva crer que o Benfica não devia estar na Europa imagina se o Benfica joga-se na champions lol andávamos perdidos.

    Este clube está cada vez mais pequeno pior são aqueles Benfiquistas que vêm falar dos árbitros é só rir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E português não?? Irra santa paciência rapaz...

      Eliminar
    2. Deine Mutter du arschloch

      Eliminar
  13. Nem pintado de ouro te compro.
    Não há numero de contorcionismo que me roube as palmas.
    Queres lavar as mãos mas estão sujas de mais não importa quantos anéis de ouro uses.
    Vergonha total é o que devias sentir e não indignação ou inconformismo.

    ResponderEliminar
  14. O futebol não tem nota artística, só nota de pesar.

    ResponderEliminar
  15. 2 ou 3 gajos do fcp, tem mais garra que todo o plantel do Benfica!
    1 jogo donSergio Conceição , tem 10x mais garra que 3 meses do cérebro

    Pqo

    Hoje foi mais uma vergonha !

    Ide pó caralh@ pah.
    Todos!
    Vieira , Rui Costa e Jesus
    Montes de meed@

    MaTic

    ResponderEliminar
  16. Resignado porquê? Deve haver muita confusão em algumas pessoas. JJ só veio para o SLB para garantir a reeleição de LFV, tendo-lhe sido oferecido um salário anual de 3 Milhões de euros! Ele não veio para ganhar o que quer que fosse, por isso essa de estar resignado não se enquadra n situação. Ele, como o bando de anti-benfiquistas que estão a destruir o clube, sabem que nada precisam de fazer. Aliás, basta-lhes nada fazerem para mostrarem o serviço útil para os clubes do coração.

    ResponderEliminar
  17. O Benfica está bem e recomenda-se. Dez anos á frente. Em tudo. Eu estou muito descansado, mesmo.

    Só para os mais distraídos, alertar que, em Guimarães, o porto, com a sua miserável equipe e o seu pseudo-treinador, já estão a somar pontos importantíssimos para o título.

    Na Luz, um escândalo de arbitragem. Ou fui só eu que vi?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anti benfiquista primário só dizes asneiras. Fala do tipo do Belenenses que se fez expulsar em 5 minutos quando o teu clube estava aflito, parece que é filho do diretor SPORTINGUISTA de um jornal. Ou fala das duas expulsões perdoaras ao Porto em Guimarães. E já agora avançados que deixam a bola para irem contra os redes deviam ser castigados por fraude.

      Eliminar
    2. Acho que eram 3 ou 4...Mais um Benfiquista primário que votou SVB (Sport Vieira e às vezes Benfica)!

      Eliminar
    3. A arbitragem foi escandalosa. Um amarelo ao otamendi que o tira do proximo jogo num lance em que não houve falta nenhuma, dois amarelos á "Batta". Apitou falta em todas as disputas de bola em que os portimonenses se deitaram para o chão. Deu 5 minutos de desconto e ainda mais um para ver se o portimonense aproveitava a apatia total dos jogadores do benfica.
      Só não teve coragem de marcar o penalty pedido pelos muitos adeptos de porto e sporting porque até para ele (que tem um conflito com o Benfica por ter mentido no relatório de jogo sobre um celebre hematoma por lhe terem pretensamente atirado uma moeda de 10 centimos) era excessivo.

      Eliminar
  18. Jesus pode estar triste, pode estar com um desgosto de amor, pode ter saudades de Brasil, mas os interesses do Benfica tem de estar em primeiro lugar, jesus está a levar a sua teimosia tática a niveis demenciais, mas afinal o que é isto? O Benfica tem de estar acima de tudo, ou alguém chama Jesus à razão ou isto vai ser um desastre, este ano o Braga está forte e corremos o risco de ficar de fora da proxima liga dos campeões.

    ResponderEliminar
  19. nunca o viste porque ou estavas cego ou não querias ver, o jejum sempre foi isto.
    só não viu quem não quis e não foi por falta de avisos.

    só tem de agradecer ao iluminado e a todas as viúvas que andaram a chorar pelo melhor treinador português de todos os tempos e um dos melhores do mundo na actualidade.

    e já agora onde anda o grande líder, pelos vistos agora que já assegurou o tacho por mais quatro anos já não precisa de dar a cara.

    precisamos de mudanças de facto mas a mais importante não a vamos ter que era um novo presidente, e já agora um treinador em vez de um gajo para estar à frente do banco.

    ResponderEliminar
  20. Obrigado GB por dares reconhecimento ao meu Porto, bom ano para toda a família Benfiquista, está má fase vai passar. Saudações Portistas...

    ResponderEliminar
  21. Só faltou dizeres que os jogadores do porto não ficam infetados pela covid por causa da amarelinha.

    ResponderEliminar
  22. GB: Seja como for, está claríssimo que o SLBenfica precisa mudanças urgentes.
    Com o Incompetente, nada pode mudar para melhor. Só mudas desta maneira:
    Vieira aldrabão, pede a demissão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vieira aldrabao, pede a demissao!!
      Quando pudermos voltar ao estadio ha que gritar alto e bom som!!

      Eliminar
  23. Olha, vem para cá, vamos-te dar um Mercedes. Chegas cá e tens um Ford Fiesta. Deve estar super motivado...
    Votaram nele, agora aguentem.

    ResponderEliminar
  24. Tens toda a razão. Basta ir ver o Benfica-Gil em 2013, ou qualquer clássico de 2010, 2011, 2012, 2013, 2014. Este JJ que veio do Brasil está-se nas tintas. Continuo a defender que ele apenas veio para ganhar as eleições ao seu 'amigo'. Caso Vieira perdesse ele despedia-se, como não aconteceu, vai fazer tudo ao seu alcance para que o despeçam em maio e lá vai ele de volta para o brasil ainda mais rico do que quando veio. Assim vai o Benfica desde 2017. A culpa é sempre do treinador e não de quem manda. Só resta saber por quanto mais tempo Vieira vai conseguir enganar a massa adepta.

    ResponderEliminar
  25. A missão do JJ não era o Benfica, era o LFV.

    ResponderEliminar
  26. Raúl Santa-Clara30/12/20 09:00

    Mais um jogo deplorável, à JJ II...

    ResponderEliminar
  27. Votaste no LFV não foi? então cala-te

    ResponderEliminar
  28. Off topic
    Vi hoje no Facebook, na página de portistas online, uma foto do nosso querido presidente vestindo uma camisola do Porto num evento qualquer de desporto motorizado. Que grande benfiquista que aí temos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chico Touro30/12/20 11:48


      Já não existem benfiquistas, apenas vieiristas e anti-vieiristas

      Eliminar
    2. Uma aberracao!!
      O pessoal dos 62% fazem-me lembrar o ditado "cornos que dao de comer, deixa-los crescer".
      E isto que significa manter este aldrabao a frente do SLB.
      Um enorme e continuado par de cornos!!

      Eliminar
    3. Isso é uma montagem, porque já vi a foto original.

      No entanto, não tenho qualquer dúvida que, por essa altura, festejava os golos do clube das antas. Bom, festejaria golos de qualquer clube que lhe recheasse o bolso.

      Eliminar
  29. O Benfica joga sem lhe ser permitido recuperações altas e pressão forte no meio campo. Os jogadores já perceberam isso. É sempre falta e os amarelos não tardam muito. Assim nem com 1000 milhões de equipa é fácil.
    Bom ano novo com votos de que para o que resta apoiem o nosso clube e acabem com este clima de guerra e ataque constante ao nosso amor maior.
    Bem haja e rumo ao título!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portanto, se dizes o que dizes sobre o porto e covid, que dizer do Benfica até há uma semana atrás? Realmente entendo o LFV: só mesmo no Benfica conseguia fazer o que fez. Com adeptos e sócios assim, é mais fácil.
      E uma palavrinha sobre a arbitragem, não?

      Eliminar
  30. Era uma vez uma pandemia que arrasou o mundo, o mundo normal e o mundo futebolista. Todos passaram mal, todos mesmo todos.... Não afinal não foram todos, havia uma equipa de futebol que o vírus não atacava, meu Deus a cura está nesta equipa e anda toda a gente preocupada com a vacina... Nesse mundo havia um laboratório que fazia as análises à esse vírus, a essa equipa é a todas as outras, mas que só que essa equipa não tinha casos positivos, só as outras é que tinham... Meu Deus mais um fenómeno em Portugal existe um laboratório que consegue estas coisas, até colocar o vírus em jogadores que afinal não tinham o vírus... E assim é a história de um vírus que ataca todos, todos não, menos uns...
    E continua o forró neste país futebolístico, nem a ciência a nível mundial consegue tais coisas...

    ResponderEliminar
  31. Sobre o JJ só existe uma solução RUA, e o VIEIRA, o RUI COSTA e toda a sua corge... Ontem fomos humilhados por uma equipa fraca, muito fraca... VERGONHA

    ResponderEliminar
  32. És um porquinho, sempre com insinuações. Tens sempre desculpa para tudo menos assumir a verdade, o Benfica não joga nada. Podias insinuar sobre o VAR, não se passou nada neste jogo? Ficas caladinho, faz-te de morto e não digas nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai falar com os teus, deixa os benfiquistas em paz... Só lembrar que o árbitro Malheiro não quis expulsar o Baro jogador do Porto aos 30m da 1 parte, mas o Conceição viu e tirou... Sobre o belenenses quando a equipa está a colocar o Sporting na sua área eis que sai um iluminado que faz para ser expulso... Ai se fosse do Benfica... Como se diz na minha terra LAVAR CABEÇA A BURROS É PERDER TEMPO GASTAR ÁGUA E SABÃO...

      Eliminar
    2. Miguel Ribeiro - Medalha de LATÃO para o Record...afinal não que o PAI(Diretor) NÃO DEIXOU...

      Eliminar
  33. Mais um jogo sofrível.
    Equipa sem atitude e com o treinador basófias a não conseguir ou não querer alterar nada.
    O cavani foi-se, provavelmente o lucas também. A jogar o triplo de zero, o campeonato já era.

    ResponderEliminar
  34. Grande Oportunidade graças ao Espírito de Natal! A tutela do SLB tem de aproveitar este queijo celeste, refiro-me à infecção de Pizzi pelo CO19, e perceber que seremos mais fortes se embalarmos o nosso Mizzi para a China ou Arábias! (Espero sinceramente melhorias rápidas ao rapaz, sem mazela alguma) Este pode ser o momento chave malta! Pizzi fora do balneário é para o SLB,como comer azeitonas sem caroço! Please Pai Natal, dai-me está prenda...de outra forma, o mestre do futsal regressa ao balneário sagrado e... está tudo estragado. (Vejam como a equipa corre e pressiona mais...Vejam! Bom 2021 Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  35. JJ só veio com uma missão: a reeleição do Kadhafi... mais do que isto, não lhe é/ foi exigido!
    Everton é assim tão superior ao Cervi??? Pelo menos o argentino, luta, ganha bolas divididas
    Pedrinho não joga mais porquê??

    JJ está há 5 meses e não se vê evolução nenhuma na equipa... exactamente igual aos últimos tempos do B. Lage...

    2021 vai ser mais do mesmo! Com os mesmos intérpretes, sua resignação, comodismo e soberba, não irá mudar nada... nem com milagres lá iremos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No fim de Janeiro teremos a epoca acabada.
      Possivelmente em quarto lugar!!

      Eliminar
    2. @Fernando Lopes, em absoluto concordo, o Benfica actualmente é o 4º dos 4 em termos de atitude, organização e futebol, não falo de bom ou mau futebol falo de "capacidade futebolística global". Em teoria acabaremos em 4º este ano após uns 400 milhões em vendas nos últimos 3 anos e com adversários financeiramente debilitados, É OBRA CRALHES, SIMSSANHORA MUINTA BEIM, APOIEMOS JUNTOS.
      O que acabei é o que observamos e do que conhecemos de Vieira e de Jesus é impossível melhorar porque "não sabem mais" - escrevo-o sem objetivo de ofender, a sério, acreditem, é o que é, RESPEITEMOS A DEMOCRACIA?.

      Eliminar
  36. Tem saudades da advogada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mandem vir a GAJA JÁ...faz-se um abaixo assinado/coleta para ela ser a MENTORA.

      Eliminar
  37. Fiquei surpreendido pela negativa. Esperava mais de JJ. Está velho, cansado e apático.

    ResponderEliminar
  38. Os socios votaram em lfv. Sabiam que ia buscar o rei midas da Amadora.

    Muito obrigado! Está a correr bem!

    ResponderEliminar
  39. QUERO QUE TODOS OS QUE VOTARAM VIEIRA E QUISERAM O JJ DE VOLTA que venham aqui botar faladura. Explicar e tal. Que me expliquem a estratégia de LFV ao longo destes últimos 10 anos, o seu fio condutor.
    Quanto a JJ reconheço que fui enganado, li por aqui ontem que o JJ em 9 anos de SLB e SCP GANHOU 3 CAMPEONATOS, fiquei internamente mudo - nunca tinha feito essas contas! Reconheço que o achava um grande treinador porque ele após o vietnam (e o pós-vietnam) nos trouxe épocas de vertigem de futebol atacante louco mas esqueci-me dos desaires dos cortezes e dos emersons não soube fazer a súmula das partes - mea culpa. JJ bom treinador mas limitado na escolha de jogadores, na gestão de balneário e na tática (para ele só ""existe"" 4.4.2), esta é toda a verdade, o canto do cisne foi o flamengo porque aquele discurso se adapta perfeitamente à mentalidade brasileira.
    Estamos fodidos!, no fim de janeiro perdemos a hipótese de ganhar o campeonato e a taça da liga e lá para fevereiro perdemos a taça de portugal e a liga europa, fica escrito.
    UM ABRAÇO MUITO APERTADO AOS 62, UM ENORME MUITO OBRIGADO, SOIS GRADES E INTELIGENTES.

    PS: Um aldrabão será sempre um aldrabão, um incompetente um incompetente e por aí vai... aplicado a Vieira, Jorge Jesus e á estrutura.

    Idiotas da trampa. Lixaram-me os meus sonhos de bom futebol e de Benfica, ordinários.

    ResponderEliminar
  40. Em 2020/21 em apenas 11 jornadas, o FCP já leva uma vantagem de 7 penaltis em relação ao SLB!
    Historicamente a máxima diferença entre o F. C. Porto e o Benfica num campeonato inteiro, foram 6 penaltis de vantagem para o F. C. Porto e nas 2 épocas em que aconteceram essas 2 enormes diferenças (2008/09 e 2019/20), o F. C. Porto aproveitou sempre essa enorme vantagem arbitral para se sagrar campeão. Estatisticamente fica evidente que, construir uma diferença de 6 penaltis entre o F. C. Porto e o Benfica, é a melhor forma do C. A. garantir qual das 2 equipas será campeão no final da época! Quem é que quer assistir um campeonato em que em 11 jogos existe uma diferença de 7 penaltis entre o 1º e o 10º ou pior entre os 2 principais candidatos ao titulo?

    O facto de Jorge Jesus mesmo nestas condições arbitrais tão adversas, ainda assim conseguir fazer melhor que o F. C. Porto é um sinal evidente que não estamos perante um Jorge Jesus resignado, pois o Benfica com um treinador resignado já estaria com uma desvantagem de pelo menos 7 golos para o F. C. Porto.

    Vejam informações detalhadas sofre a enorme diferença arbitral existente na Liga Portuguesa entre os 2 principais candidatos ao titulo em http://influenciaarbitral.blogspot.com/2020/12/os-penaltis-favoraveis-assinalados-no-1.html

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking