O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Ronald Koeman quase livre para regressar ao Benfica

. 84 comentários

As boas notícias é que o treinador favorito do Shadows, Ronald Koeman, estará muito em breve livre para assumir o comando do Benfica e substituir Jorge Jesus. Sim, esse mesmo, o treinador que no Benfica pegou numa equipa campeã e na seguinte acabou em terceiro; e o atual nono classificado da Liga Espanhola; e que achou inteligente dispensar por exemplo Luís Suarez para contratar esse craque Martin Braithwaite!

As más notícias é que ainda assim, desde ontem à noite Ronald Koeman também já não serve. É que não fosse  o curriculum do Koeman ja de si suficiente para nunca o contratar, o que é verdadeiramente inadmissível é perder-se 0-3 em casa contra um treinador absolutamente caloiro nestas andanças do treino, de seu nome Pirlo.

Se JJ deixou de servir para o Shadows quando perdeu um campeonato para treinadores caloiros (sim, a malta quer lá saber dos Hulks, dos Falcões, dos James, dos Fernandos, Ottamendis, Danilos, Alexs Sandros ou Joões Moutinhos que o caloiro treinava), o mesmo argumento tem de ser válido para Ronald Koeman.

Ainda assim, outra boa notícia é que outro grande favorito do Shadows continua livre e sem clube, e surpreende-me como é que ainda não se lembraram dele: Esse mesmo, Marco Silva, o tal que pegou no Hull e desceu de divisão, que foi para o Watford e foi despedido e que de seguida foi para o Everton para ser despedido também.

Bem, obviamente o que escrevi acima é uma brincadeira e uma provocação ao Shadows, mas serve também para mostrar que temos de ser bem mais elaborados no discurso quando pretendemos defender as razões pelas quais um treinador serve ou não serve ao nosso clube.

O argumento de não servir porque se perdeu para um treinador caloiro, não serve certamente! E o argumento de não servir porque se servisse já tinha treinador um clube grande na Europa também não pode servir!

Porque se isso fosse argumento, seria dizer que só os bons treinadores é que treinam os grandes clubes, quando a verdade é que há muito treinador fraquinho, que só porque tem Koeman ou Soljkjaer no apelido e foi um grande jogador de futebol, nunca teve de subir a corda a pulso e tem as portas sempre abertas nos grandes clubes...

Ou se isso fosse argumento, Lopetegui também não teria treinado o Real Madrid, ... Ou Marcelo Bielsa não teria pegado no Leeds da Segunda Divisão Inglesa e estaria sim a treinar um grande da Europa! Olha o Pirlo, não é bom começar logo na Juventus?

Como já aqui escrevi várias vezes, não há treinador no mundo que ganhe sempre, nem sequer metade das vezes! Não há treinador do mundo, nem os Mourinhos nem os Guardiolas da vida, que não tenham épocas fraquíssimas em anos em que investiram milhões que em Portugal nem em 10 épocas seguidas seriam gastos!

Não há treinador no mundo, mesmo aqueles lá no topo e os special ones, que nunca tenham dispensado um De Bruyne, um Salah ou um Robben...

Por isso companheiros, temos de ser mais inteligentes quando discutimos as razões pelas quais um treinador serve ou não serve, até porque, como também que já aqui disse várias vezes, dizer mal de um treinador é o mais fácil que há porque mal seria que em 60 jogos por época, não tivéssemos vários momentos maus para suportar a nossa narrativa!

Para o Shadows por exemplo, Jorge Jesus, o homem que venceu 3 campeonatos nunca serviu. Rui Vitória, o homem que venceu 2 também nunca serviu. Lage, o homem que venceu um também não serviu. Quem é que serve? É o Koeman e o Marco Silva que nunca venceram nada e que também perdem para treinadores caloiros! Percebem como algo está errado quando os argumentos pelos quais alguém serve ou não serve são tão redutores como estes?

Depois há o outro argumento que se usa quando se pretende desvalorizar permanentemente o que foi bem feito, quando se diz que só se ganhou porque se teve investimentos avultados. Pois aqui fica uma novidade, de facto, não foi em Portugal que se descobriu a pólvora, e é assim em todo o mundo. Ganha quase sempre quem mais investe MAS...

Não chega gastar! Porque se chegasse gastar, todo o dinheiro que foi gasto em Vinicius, RDT, Weigl, Pedrinho, Cervi, Zivkovic, Ferreyra, Castilho, Carrilho, Rafa ou Chiquinho teria servido para construir uma equipa bem melhor que esta que temos!

É que mesmo quando se gasta, convém haver inteligência para deixar gastar esse dinheiro (quando o há) alguém que já tenha provado no passado ter mais olho para contratar do que outros treinadores, mesmo sabendo que até os melhores treinadores vão errar contratações! 

E o Jesus por exemplo, em três meses apenas já acertou mais contratações do que o Benfica nos últimos 6 anos!

Resumindo e concluindo Redmoon, queres então dizer que para ti só o JJ serve? Evidentemente que não. Falei aqui no Bielsa no passado quando estava na segunda divisão inglesa. Falei aqui no Pochentino há vários anos, estava ele ainda no Southampton. E certamente haverá muitos outros cujo trabalho não acompanho.

Pessoalmente, gosto de treinadores que tentam jogar bom futebol; treinadores que sabem onde estão e para onde vão e que dão sempre a sensação de que estão a construir algo que só pode melhorar com o tempo.

E esses ganham sempre Redmoon? Não, não ganham, e é essa a beleza do futebol! E há de facto alturas em que até os bons treinadores têm de sair, porque no futebol também há desgaste, e há balneários ruins, e há ciclos que se fecham, e há alturas em que os jogadores desistem e já não acreditam nas ideias e já não correm como corriam e já não vão atrás dos estímulos dos treinadores...

Isto do treino tem muito de táctica mas tem muito mais de relações humanas e de responder ou não a estímulos emocionais, e será sempre muito mais fácil substituir um treinador do que um plantel inteiro...

Essa é a altura em que para mim se justifica mudar... Mas não é por isso que se passou a ser um mau treinador. 


 

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

84 comentários

  1. Excelente abordagem, como já nos habituaste.

    Mas eu resumiria o teu texto a uma curta frase: porque é que o porto ganha campeonatos e batalha nas Champions todos os anos com qualquer Sérgio Conceição ao comando e o Benfica, para ganhar umas migalhas, anda constantemente á procura dos Mourinhos do futebol?

    (Dispensam-se comentários autistas do apito dourado, do Vale e Azevedo e outros que tais...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é a pergunta de 1 milhão de euros. Acho que aí a mentalidade pode fazer a diferença. Jogando bem ou mal, parece que a raça está sempre lá. No SLB, o endeusamento dos jogadores, treinador e até direcção, provoca um relaxamento muito perigoso e mesmo fatal em alguma jogos complicados. Não existe uma rota, um lema a seguir neste momento. É bom jogador e jovem? É para vender o quanto antes. É preciso alguém, pergunta se aos empresários o que há disponível. Treinador? Vem um professor de ginástica das equipas jovems. Ou vai se buscar um que saiu do SLB em litígio. O rival teve uma fase parecida com Lopetegui, P. Fonseca, Couceiro. Mas os seus últimos treinadores com títulos foram os que conheciam bem o clube por dentro. Mourinho,Vilas Boas, V. Pereira , S. Conceição e até J. Ferreira.
      Carlos

      Eliminar
    2. Simples, porque essa tal estrutura de futebol exemplar da qual LFV sempre se gaba, não existe e é uma farsa...

      No Porto, com ou sem dinheiro e mal ou bem, a estrutura de futebol ainda existe e vencer no campo ainda é a prioridade

      Eliminar
    3. Caro JotaPê,

      Excelente pergunta! Eu próprio já aqui a coloquei muitas vezes também. Penso que no seu comentário também está inscrita a resposta - trata-se de um problema de autismo, autismo dos sócios (sobretudo) e adeptos do SLB que vêm em LFV a melhor solução para liderar o clube. Não sei é que clube desejam ter. Sei contudo uma coisa - não é manifestamente o "meu" Benfica.

      Eliminar
    4. Snobismo, tem sido o grande problema da estrutura, falta espirito de conquista, capacidade de revolta e isso vem de cima, naquela gente o pensamento é: ganha-se, que bom, perde -se? Paciência, ganha-se na próxima. Na minha opinião tem sido isto. A comunicação social trata-nos mal, o que fazem? Comem e calam, lá está, snobismo.os do norte seja com zaidus ou nanus, vão sempre com um enorme espirito de conquista, veja se a estrutura deles, o senhor velho continua com capacidade de revolta e conquista, depois doque já ganhou continua de pés bem assentes. Eles são provocadores, passam uma mensagem de nada temeram, têm aquela comunicação de dispararem para todo lado, para darem sempre uma ideia de força, mas dentro de portas e deles para eles, são humildes, passam uma mensagem de trabalho, de uniao e que cada jogo é uma causa. Este tem sido o grande segredo deles, arrogantes para fora e humildes lá dentro.

      Eliminar
    5. Mas porque partem da premissa que o Sergio Conceicao é mau treinador?

      Eliminar
    6. Anónimo das 22:37, ora cá está uma boa pergunta? É inegável que Sérgio Conceição tem tido uma boa evolução, e cá no burgo sabe com ninguém, como se deve comunicar.

      Eliminar
    7. Lógico que não é e sente o clube onde está como muito poucos... simples, tem a mentalidade certa para o esterco onde está.
      PAb

      Eliminar
  2. Tens que ser isento, o avançado do Leganes já estava no Barcelona quando o Koeman chegou e o caloiro que tem um CR7 na equipa arrisca se a ganhar mais vezes, o Barcelona estava qualificado, a nível de caloiros o teu Jesus perdeu 3 ligas, uma com o Vilas Boas e duas para o Pereira, para não falar das meias finais da liga Europa para o Braga de Domingos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah, mas o caloiro que tinha o Hulk, e o James e o Falcão, e o Danilo e o Alex Sandro e o Fernando e o Ottamendi e o João Moutinho, esse também não se arrisca a ganhar muitas vezes...

      Portanto o argumento do caloiro só conta quando é para denegrir o nosso... Quando o rótulo não serve muda-se o discurso, já não é o caloiro mas é o CR7

      Eliminar
    2. Afinal o Porto ganha por causa do apito dourado o porquê teve bons planteis?? Como ficamos??

      Eliminar
    3. Depende para o lado em que o RedMoon estiver virado! Demagogia pura!!!

      Eliminar
  3. Nem o mal do Barcelona é o Koeman nem o mal do Benfica é o Jesus, olhem para o trabalho dos dois presidentes e está encontrada a explicação.
    Simples

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Presidentes!que presidentes?
      O Barcelona neste momento não tem, e o Benfica tem lá um vendedor de banha da cobra..

      Eliminar
    2. Simples, não. Simplista. E demagógico.

      Eliminar
    3. Daqui a 4 anos pode-se voltar a resolver o assunto. Pode ser que até lá mais gente abra os olhos

      Eliminar
    4. O que quero dizer é que podemos discutir jogadores, treinadores, diretores, tratadores de relva e etc...mas enquanto não tiramos Vieira do Benfica tudo isso é secundário

      Eliminar
  4. Não vou entrar e antagonismos, porque para mim nunca seria Koeman, seria por ordem:
    - Nagelsman
    - Marco Rose
    - Gasperini
    - Marco Silva
    Jorge é para os 2 anos como é lógico.

    Vamos falar de futebol, pode ser?
    - Achas que um treinador que só "sabe o 4.4.2" é o que nos serve?, ele mantém este registo inalterado desde que assumiu o Benfica lá atrás.
    - Achas que Gilberto ou Nuno Tavares têm qualidade para serem titulares do Benfica?
    - Achas que o Gabriel ou o Taarabt (que gosto imenso) com este nível de passes falhados merecem ser titulares?
    - Achas que Otamendi nesta forma pode ser titular?
    - Achas que o Everton está com "energia" para ser titular?
    - Achas boas as decisões de dispensar o Florentino e o Vinicios??
    - Achas que Temos extremos à JJ, ou 6 à JJ?
    - Achas que o Weigl com um acerto de passes acima dos 90% não devia ser titular?, não digo a 6, essa é uma questão do treinador!

    Se quiseres trocar impressões sobre estes aspectos era fixe, abraço.

    JJ não é o mesmo, todos já percebemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não está mal pensado...mas quando coloca em parentesis o gosto imenso do Taarabt, por amor de deus esse artista dificilmente teria lugar numa equipa a lutar para não descer!

      Eliminar
    2. Muito bem JB não gostas do Taarabt (aceito), Gabriel falha 15 ou mais passes por jogo, o Pizzi não defende, quem colocas a 8? O Chiquinho é um bom rapaz e nada mais, portanto.

      Eliminar
    3. "Achas que um treinador que só "sabe o 4.4.2" é o que nos serve?, ele mantém este registo inalterado desde que assumiu o Benfica lá atrás."
      A maior parte dos treinadores do mundo tem um sistema trabalhado e o resto é desenrascado. Até o Guardiola, o Klopp, o Mourinho. O JJ começa os jogos quase sempre no mesmo sistema, mas altera várias vezes durante os jogos. COncordo que por exemplo neste momento, este 4-4-2 é um pouco suicida tendo em conta os jogadores que temos

      "Achas que Gilberto ou Nuno Tavares têm qualidade para serem titulares do Benfica?"
      Acho que não, mas quem os contratou? Se o Almeida e o Grimaldo se lesionam queres que jogue quem?

      "Achas que o Gabriel ou o Taarabt (que gosto imenso) com este nível de passes falhados merecem ser titulares?"
      Merece quem no lugar deles? O Weigl? o Chiquinho?

      "Achas que Otamendi nesta forma pode ser titular?"
      Tem estado mal. Não me parece que tenha sido contratação de JJ. A opção é o Jardel

      "Achas que o Everton está com "energia" para ser titular?"
      Concordo que anda a ser espremido. Mas a opção Cervi também não serve

      "Achas boas as decisões de dispensar o Florentino e o Vinicios??"
      Talvez não, mas por ex se sabes se o Florentino é esse jogador que pintas? No Mónaco tem jogado pouquíssimo e muitas vezes nem ao banco vai. O Vinícius não sei se foi dispensado ou uma oportunidade de negócio.

      "Achas que Temos extremos à JJ, ou 6 à JJ?"
      À JJ temos apenas um central, um extremo e uma linha atacante. Falta o resto

      "Achas que o Weigl com um acerto de passes acima dos 90% não devia ser titular?, não digo a 6, essa é uma questão do treinador!"
      O Weigl não mostrou NADA, nem com JJ nem com o Lage

      Eliminar
    4. Obrigado pela resposta, parece que concordamos em muito, o que é fixe.
      Quem elaborou o plantel? Jorge Jesus. Ele é o actual e único responsável pelo plantel e se não quer "abdicar" do seu modelo de jogo, não sei como aceitou trabalhar com estes recursos humanos. É isto JJ é O Responsável pelo actual estado de coisas e isso deixa-me muito apreensivo. Creio que a ti também e aos demais de nós que amam o futebol e o Benfica.

      Eliminar
    5. Boas,

      Permitam-me só fazer um reparo...

      Weigl com acerto de passe acima dos 90%... jogar só para trás e para o lado, permite ter esta percentagem de acerto... quem arrisca, é normal que falhe mais... é como no ténis, os troca bolas, não têm grande percentagem de erros não provocados, porque raramente vão à procura do Winner... um Federer, Wawrinka, Thiem, é normal que tenham mais erros, porque são mais ofensivos e jogam sistematicamente para o winner...
      Mas consigo arranjar uma excepção a esta regra, Pizzi de seu nome, joga também só para trás e para o lado e falha tantos passes...

      4-4-2 é uma falsa questão, Luca / Pizza / Rafa (por vezes) são um apoio ao Darwin, não jogam lado a lado... como por exemplo o Torino com o Zaza e o grande Belotti...

      Isto sim é debater futebol! Parabéns Redmoon e alegria...

      Ps: o Koeman, preferido do Shadows, o tal que jogou em Lyon com 4 centrais, 2 laterais a fazerem de médios-ala e 2 trincos... como este pode ser treinador para o Glorioso? Ainda para mais quando o Shadows é "tão exigente"...

      Abraços!

      Eliminar
    6. Alegria Encarnada, não concordo. O JJ só não mexeu mais porque se gastou o dinheiro e a Champions ardeu.

      Mas também tem uma coisa boa... Trabalhou com este plantel 6 meses e tem hoje uma ideia melhor de onde é preciso realmente mexer e as soluções que realmente já tem (que a meu ver não são muitas)

      Eliminar
    7. Red amigo, eu tu e os demais sabemos que este plantel é uma obra de arte digna de Picasso, Dali, Bunuel ou Miró. Posso concordar com o que dizem do weigl ou do pizzi, se bem que o pizzi no apoio ao avançado é golos e assistências, o Jonas também não defendia. O weigl num estilo de jogo do "gato e do rato" tipo guardiola certamente que seria muito útil, não é de todo verdade que só passe para trás, mas lá está o estilo de jogo do JJ não "se adequa a weigl?", lembro um jogador silencioso que jogou no nosso querido clube há umas décadas atrás de nome Shéu, ele também não era espalhafatoso mas era genial no seu jogo silencioso, acredito que o Weigl pudesse atingir esse nível com um treinador que o soubesse aproveitar.

      O nosso clube está entregue a um presidente sem conhecimento ou estudo do jogo, sem paixão pelo futebol nem pelo Benfica e neste caso estamos completamente %&didos porque duvido que neste contexto covid exista dinheiro ou inteligência para contratar de jogadores de qualidade "desconhecidos" (tipo pote, zaidu, taremi...e outros). Siga a banda, amanhã como ele diz com uma equipa sem rotatividade ou entrosamento quero ver, tudo isto me soa a estranho, uma estratégia de tirar o melhor dos jogadore sem todos os contextos sem perder qualidade ou competitividade, versus lançar jogadores lá para dentro.

      Eliminar
    8. Weigl (das maiores sneiras algumas vez feitas em contratações) tem 90% de passes certos para o lado e para trás e muito pertinho...mas que nódoa, pobre Florentino com gente desta a contratar Weigls...

      PAb

      Eliminar
    9. Ninguém me tira a cabeça que foi a chegada do Weigl que nos fez perder o campeonato da época passada.
      Este alemão é um jogador banalíssimo.

      Eliminar
  5. Respondendo ao colega acima,com todos esses jogadores mencionados quem queres que o jesus meta a jogar no lugar deles,pois está claro que o Benfica não tem jogadores melhores que eles,se eles são fracos mais fracos são os seus substitutos,o mal do Benfica não tem sido os treinadores,mas sim o seu presidente que lhes tira ou melhor vende os seus melhores jogadores ano após ano assim o Benfica nunca será um grande na Europa como o já foi no passado,o Darwin chegou um dia destes e já se fala que pode ser vendido em janeiro,que pode fazer Jesus ou outro treinador qualquer se lhe estão sempre a vender os seus melhores jogadores,Darwin é um jovem como eram João Félix Bernardo Silva entre outros qual a pressa de os vender fizemos bom dinheiro é certo mas os clubes onde estão ainda vão fazer muito mais.
    Não culpem os treinadores quando a culpa é todinha do presidente que só pensa vender e vender tem sido assim e com ele vai ser sempre assim,desculpem eu pouco faço ideia como se gere um grande clube como o Benfica mas que se vende em demasia é um facto depois são os treinadores como Jesus o mestre da tática que não prestam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, realmente é bom que se diga que Darwin ainda agora chegou e já pode sair em Janeiro!

      A Direção precisa dessa propaganda para que se diga que contrata muito bem...

      Que O Darwin permita que não se fale em 6 anos seguidos onde esta Direção não teve capacidade para comprar UM ÚNICO jogador que tenha valorizado desportivamente e financeiramente

      Eliminar
  6. Bravo RedMoon, és o único dos bloggers aqui que consegue articular um discurso sensato, válido e construído a partir de premissas verdadeiras. E o único que dá vontade de dar feedback disso.

    Só faltou expor e assumir que numa situação de falência dos 2 únicos rivais e num cenário de investimento de milhões se não temos uma equipa dominadora em Portugal e competitiva na Europa deve-se a uma estrutura e Direcção incompetentes e centradas nas vendas e compras de jogadores para as comissões. E enquanto isso não mudar nem o Jesus faz milagres, nem nenhum outro treinador. O Jesus agora está a pagar a factura da politica desportiva dos últimos 5 anos. Não é porque se investiu 80 milhões de euros em 3/4 jogadores bons ou com grande potencial que se resolve as fragilidades de um 11 que tem outros 7/8 jogadores medíocres ou de um plantel desequilibrado.

    Esta equipa do Benfica parece uma equipa Frankenstein, mas ao mesmo tempo dá vontade de rir. É uma espécie de enxerto mal amanhado. Quer jogar subida como as grandes equipas e tem dois centrais lentos e dois laterais que só atacam e não sabem se posicionar defensivamente. No meio campo terias de ter uma máquina de fusão para de todos juntos resultarem dois bons: tem o "mais eficiente" em passes curtos do Mundo, o Weigl, mas que não tem agressividade defensiva nem ofensiva,tem o "melhor" driblador do Mundo, o Taarabt, mas que cria o caos ofensivo e defensivo, tem o médio "mais eficiente" do mundo na grande área, o Pizzi, mas tudo o que faz fora dela pouco ou nada acrescenta, tem o "melhor" passador na diagonal do Mundo, o Gabriel, mas que falha 90% dos outros passes, tem o médio que mais veste a camisola do Mundo, o Samaris, mas que nunca está no sitio certo quando é preciso. Jogar num meio campo a dois ou a três com qualquer combinação desses é mais parecido com uma trupe cómica do que com um meio campo de uma equipa que quer ganhar algo. No ataque tem só dois jogadores de potencial, o Darwin e o Luca, mas vieram de equipas que não lutavam por nada e precisam de ser trabalhados e evoluir, neste momento devem ser a melhor dupla do mundo a cair no fora de jogo. E o que falar do principal suplente desses dois, o Seferovic? O melhor avançado a correr para lado nenhum e com o jeito mais labrego na recepção de bola e com a menor percentagem de eficácia na finalização do mundo, incluindo o futebol feminino.

    O que dizer dos jovens da formação? Vendemos todos os bons e ficamos com o que ninguém quer! Como ilustração temos o lateral "mais" rápido do mundo, o Tavares, mas tem a técnica e o equilíbrio de um trabalhador das obras. E os emprestados? O "melhor" médio na antecipação do mundo, o Florentino, mas que não faz um passe a mais de 2 metros e tem a mesma relação com a bola que o meu gato com a dele (ainda agora passou por mim atrás dela na direcção do quintal) e o mais técnico médio do mundo, abaixo do 1,40 metros, o Dantas, que em breve será integrado na sua equipa de futsal...

    Passe algum exagero, qual é o treinador que colocaria esta equipa com estes jogadores a ser dominadora em Portugal e competitiva na Europa? A estrutura de formação, prospecção e contratação do Benfica devia ganhar uma Framboesa de Ouro. Eu já acho espantoso como o Jesus consegue que estes jogadores ataquem a baliza certa ou que não choquem uns contra os outros dentro de campo. Para resolver tudo isto são precisas 3/4 janelas de mercado. Até la aproveitem e riam muito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem, não teria dito melhor, mas quando se ouve a BTV fica-se com a ideia que temos uma equipa de galácticos... e o pior é que há 62 que acreditam...

      Eliminar
    2. Obrigado Alberto.

      Esta equipa do Benfica é fraquíssima. Fosse quem fosse que chegasse ao Benfica este ano, não iria vencer nada sem fazer alterações profundas.

      A não ser que acreditem que as performances miseráveis dos últimos anos, quer na Europa quer internamente, tenham sido só fruto da incompetência dos treinadores que tínhamos.

      Quer isso dizer que devíamos ter então mantido os treinadores que tínhamos? NÃO! Porque foram coniventes com o assalto que nos têm feito desportivamente, porque aceitaram ser moços de recados do presidente enquanto lá estiveram, e porque também não eram eles que mostraram alguma vez ter capacidade para reconstruir e dar a volta que esta equipa precisa agora

      Eliminar
    3. Epah,
      Mas esta equipa fraquíssima não chega para ganhar a Boavista, Farense, PAOK, rangers?????

      MaTic

      Eliminar
    4. Ironia perfeita, análise perfeita.

      Eliminar
    5. Grande intervenção...parabéns colocou em palavras quase tudo aquilo que penso.

      Eliminar
  7. O Rui Vitória não ganhou 2 campeonatos, ganhou 3 (o do Lage também conta). Ou seja, em três anos e meio, ganhou 3, por oposição a JJ, que precisou de 6 anos para ganhar 3. Aliás, ao contrário do que nos querem fazer acreditar, no que mais importa Vitória tem muitos melhores resultados que JJ nas competições que deveras importam. Vitória tem uma taça de Portugal em 3 anos e meio, JJ tem uma em 6. Na Champions, Vitória passou 2 vezes a fase de grupos em 4 participações (50%), JJ passou uma vez em 5 participações (20%).
    A única coisa em que JJ é deveras mesmo muito melhor que Vitória é em taças da liga, liga Europa e em derrotas humilhantes para o FCPorto.
    Não que eu goste de Vitória (Até o acho fraquinho), mas é importante olhar para os números das competições que importam antes de cantarmos loas ao actual treinador do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O Rui Vitória não ganhou 2 campeonatos, ganhou 3 (o do Lage também conta)"
      Tens razão. Aliás o Vitória foi mandado embora porque ia a caminho do Tri Campeonato.

      Só não explicaste se dando o terceiro ao Vitória também devo manter o um do Lage... Ou esse campeonato passa a valer dois títulos?

      Eliminar
    2. Agora estiveste mal Redmoon, é claro que tanto o lage como o Vitória foram campeões nessa época. Nem sei onde está a tua dúvida.

      Eliminar
    3. Sim, um campeonato, dois treinadores, ambos foram campeões. Até podiam ter sido 20 treinadores, todos seriam campeões desse 1 título.
      Repito: goste-se ou não do A ou do B (e neste caso eu até nem gosto de nenhum), estes são os números.

      Eliminar
    4. Mete ai o Guerra, Boaventura esse sim o grande obreiro desse título, Janela, Marinho, Calado..

      Eliminar
  8. Shadows quase preparado para presidente do Benfica

    ANÚNCIO BOMBÁSTICO

    redmoon diretor desportivo

    By Gb treinador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma ironia digna de Luis Filipe Vieira que com uma experiência de 20 anos conseguiu entregar quase 3 campeonatos a um clube falido e após vendas extraordinárias de 1000 milhões de euros em 10 anos ainda consegue ter um plantel super desequilibrado até com jogadores medíocres. É obra heim?

      Eliminar
    2. Convém lembrar os camaradas de luta, Águia, Viriato, Da Fonseca, Gus, e Mark...

      Eliminar
  9. Ouviram os comentarios de JJ em relacao ao incidente racista no jogo de ontem da Champions?
    A dizer que o racismo esta na moda??!!
    Que grande labrego.
    E queria este gajo ser contratado por clubes de top na Europa.
    Pagar fortunas a um alarve destes para os envergonhar?
    Pobre SLB, do King Eusebio, entregue a labregos e chico espertos.
    Nao chega ja de maltratar o Glorioso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembrei-me logo quando empurrou o Shéu.

      Eliminar
    2. É verdade, é um labrego, um tosco.

      Não tem qualidade humana para dirigir num clube da dimensão do Benfica.
      É o resultado de os valores que neste momento predominam no Benfica terem muito pouco que ver com qualquer tipo de ética desportiva.
      Um homem como o Mourinho tem, ainda assim, pelas declarações que fez a propósito do caso, outro estofo.
      Vieira, Mendes e Jazus, Sport Comércio & Negócios, Lda.
      Um nojo!

      Eliminar
    3. Vamos ser coerentes,racismo e racismo e nao devia existir em nada na vida,eu compreendo o JJ se for um branco que istivesse no meio de pretos e o arbitro neste caso o auxiliar disse-se e aquele branco,pronto ai nao era racismo mas sim um facto real,eu vivo num Pais 100% multicultural trabalhei e convivo com eles e alguns sao excelentes pessoas que da gosto conviver,mas eles tem uma coisa a seu favor que eu tu ou qualquer outro branco nunca vao ter esse privilegio nas nossas vidas,eles sao protegidos muitos mais protegidos que nos quer a nivel governamental ou estadual eles ganham todos os casos em que se envolvem quer tenham razao ou nao ganham sempre ainda nunca vi um preto dentro de uma empresa perder qualquer caso que se envolva,somos sempre nos os brancos perderem ate alguns sao despedidos,eles foram muito massacrados no passado sofreram muito devido a escravidao a que foram sujeitos e nos em pleno seculo 21 pagamos por tudo isso sem termos qualquer culpa nesses acontecimentos brutais que aconteceram infelizmente,tanto brancos como negros temos nome e devemos ser chamados pelos proprios,respeito e decencia somos todos iguais perante Deus,mas atençao eles aproveitam-se da sua cor para nos lixarem quando podem,por isso JJ tem alguma razao.

      Eliminar
    4. Quando os exemplos da estrutura dez anos à frente são o que são, não é de surpreender que o pastilhas abra a boca e saia bujarda!

      Eliminar
    5. O Lopes LAMBREGO e teu amigo Mamadu Ba que anda viver a pala dos tugas para fazer merda esse sim é racista e tu és outro merdas eles podem dizer tudo sobre os brancos e nos temos que calar certo?

      Eles não são pretos não são negros são o que ao certo?

      Tu és branco o es pele clara es o que ao certo?

      O será que nos temos que comer e calar e não se pode ter opinião?

      Tudo é racismo hoje em dia menos quando eles matam brancos o mal tratam certo aí coitados deles ne??

      LAMBREGO es tu mss enfim

      Eliminar
    6. JJ tem toda a razão, isto do "racismo" já passa das marcas.
      Toda a gente que vê a realidade com olhos de ver sabe que há racismo de todas as partes, mas parece que só há uma raça que é sempre vítima quando são eles os maiores racistas.
      Que há racismo, não o nego, mas para resolver de vez não se pode ver só um lado do problema. O que mais revolta é ver pessoas que condenam comportamentos racistas em público para ficarem bem na fotografia, mas no fim também desprezam pessoas de outras raças.
      Estamos a ir por radicalismos que não sabemos onde irão parar...

      Eliminar
    7. Caro Da Fonseca,

      Quero expressar-lhe a minha admiracao pela forma educada, assertiva e elegante como defende os seus pontos de vista.
      Parabens.

      Eliminar
  10. A maioria das vezes venho aqui ler sobre a guerra dos tronos. Hoje alguém escreveu sobre futebol. Estão, na minha opinião, no bom caminho.

    ResponderEliminar
  11. Finalmente um texto que dá gosto ler e dar feedback... RedMoon, és de longe o melhor aqui do burgo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sr. Eagle não faz pior, então aqueles argumentos que os do Norte estão falidos, vão fechar as portas vão ser expulsos da Champions, depois vem a realidade, que ganham campeonatos, taças, e grandes exibições na Champions...

      Eliminar
    2. Exacto! O FC Porto está falido mas consegue resultados...o SLB esteve falido e não conseguiu resultados!
      Precisaram de uma super-estrutura para os salvar da falência mas resultados desportivos "Tá queto".

      Imaginem quando o FC Porto recuperar financeiramente (se é que é preciso)!

      Continuem a brincar aos números, às empresas, ao "a minha pila é maior que a deles".
      Eles não se importam. O que querem é ganhar!

      Eliminar
  12. Esta equipa fraquíssima ... não chega para ganhar a Boavista?
    Farense (à rasca)?
    PAOK?
    Rangers?

    Não me lixem!
    A equipa é fraca , mas este treinador também!


    MaTic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo!
      O RedMoon virou o bico ao prego.
      Parece o Ótávio, a culpa nunca é do Jesus!

      Eliminar
    2. Também a tua análise é correctíssima, qualquer pessoa sem favoritismos ou necessidade de defender uma posição vê isso.

      Eliminar
  13. Não fazes uma análise justa a Koeman. Tal como outros treinadores, sofreu da falta de estrutura e capacidade de organização e gestão no futebol do Clube. O dinheiro era pouco e a exigência (por parte dos adeptos) máxima.

    Conseguiu em uma época tanto como Jesus em 6 ou Vitória em 4, os quartos da champions.

    ResponderEliminar
  14. E não é que o inimigo está a ganhar na Grécia?? Com 8 alterações com respeito ao último onze, porra pah o Sr. Eagle anunciar que vão fechar portas, o Shadows a anunciar que vão ser escolhidos, para representar Portugal na nova Champions não é pelas performances, mas porque o presidente da F. P. F tem passado portista, já nós pavoneamos pela 3 divisão europeia e somos os maiores, estou mesmo irritado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inimigo? Qual inimigo?

      O inimigo mora dentro de casa!

      Eliminar
  15. Assim só naquela… JJ perdeu 10/11 com: Luisão, Maxi, Coentrão, David Luiz, Javi Garcia, Gaitan, Aimar, Salvio (pre lesões), Saviola, Cardozo e Nuno Gomes
    E conseguiu proporcionar uma final de liga europa com Porto vs Braga.
    Assim só naquela… JJ perdeu 11/12 com: Artur, Luisão, Garay, Maxi, Capdevilla, Aimar, Gaitan, Enzo, Gavi Garcia, Nolito, Matic, Witsel, Cardozo, Rodrigo, Saviola.
    Assim só naquela… JJ perdeu 12/13 com: Artur, Garay, Cancelo (lol), Luisão, Maxi, Javi Garcia, Nolito, Matic, Enzo, André Gomes, Aimar, Gaitan, Witsel, Cardozo, Rodrigo, Saviola, Lima, Salvio (ainda pre lesões)

    Mas por favor, continuem a me contar como e o quão difícil era para o Benfica ganhar campeonatos com estes jogadores.
    Por favor continuem-nos a explicar, como se fossemos muito ceguinhos, o quão baixo era o nível de qualidade (e em quantidade) que JJ teve disponível quando comparado com Vitoria e Lage.

    Por favor continuem a dizer que o JJ que sempre foi e sempre será o homem que inventa coisas como David Luiz a lateral vs Porto (0 5) é o mestre da tatica.

    O Rui Vitória perdeu Julio Cesar, Semedo, Lindelof, Ederson, Mitroglou, Jovic, André Horta e Jonas, os vendidos a troco de 120M, e recebeu, a troco de um investimento de 9.95M: Krovinovic, Svillar, GBarbosa, Chrien, Joao Amaral, Milos, Rebocho, Varela, Rakip, Seferovic, Patrick, Salvador, Douglas, Oscar Benitez.
    Mas por favor, continuem-me a explicar como se eu fosse muito ceguinho como é que jesus consegui trazer mais qualidade para o planter em 3 meses em que gastou 80.5M (sem contar com pedrinho). E dito isto, parece que por acertados não estamos a falar, curiosamente, de apenas 2. Curiosamente 1 que até já era para ter vindo a época passada.
    Mas sim, vamos fazer um rol de contratações acertadas por jesus… a começar pelos 20 laterais esquerdos da sua primeira passagem.

    Honestamente não sei quem é bom ou mau. O que sei é que Lage, durante os seus primeiros 6 meses esmagou a liga. Mesmo sem Felix, que seguiu o rumo de todos os jogadores do Benfica que não se aguentam mais de 6 meses, a jogar pior, mas não deu hipótese durante a primeira volta. Depois com covid, os mil e um episódio Benfica/vieira voltou-se, descobriram o Grimaldo e perdeu-se o campeonato por aquela lateral.
    O que sei é que Lage, com a equipa que tinha, mais Weigl, Darwin e Waldschmidt não perdia um jogo este ano e tinha chegado à Champions.
    O que sei é que Koeman tinha o Benfica a jogar futebol, dentro do possível, mesmo em anfield. Se é ou não o treinador ideal, não sei, mas, quando se está a pagar 10M a um treinador, que com um investimento de 100M não consegue chegar à fase de grupos da Champions, acho que a fasquia e a dificuldade de encontrar melhor não é muito alta.

    ResponderEliminar
  16. O Da Fonseca diz que o melhor treinador é o Suíço Lucien Favre... Este sim para arrumar a casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca disse nada disso mas olha não é mau de todo o achas ele mau??

      Eliminar
    2. Não por isso eu mencionei, e como sei que sabes de bola...

      Eliminar
  17. Então rapaziada que tal mais esta bela vitória na Champions?? Gostaram?? Afiem a moca dia 23 toca a vocês, o Jasus até se vai borrar todo, mas também não interessa, o outro já ganhou as eleições...

    ResponderEliminar
  18. Eu acho que o Vietname já chegou ao Benfica e anda muita gente a dormir.

    ResponderEliminar
  19. Bom texto. Mas explica me só como é que o Koeman é o responsável pela contratação de um jogador que já lá estava no ano passado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o RedMoon os factos interessam pouco...o que interessa é justificar o "ponto de vista".
      E estava a ele a dizer o quê da argumentação do Shadows?

      Eliminar
  20. Fernando Lopes o Jorge Jesus falou bem e tem toda a razão. As modinhas estão a lixar a sociedade toda.

    ResponderEliminar
  21. Epá o Redmoon, deves ser o escriba com quem mais concordo aqui mas este texto está repleto de imprecisões.

    Não foi o Koeman que comprou o Braithwaite, veio no ano passado, na altura do Quique Sétien. O mercado fecha, face à lesão de Luís Suárez a Liga Espanhola permite fazer uma compra "doméstica", as possibilidades eram o Mata do Getafe ou o Braithwaite do Leganés. Foi um tapa buracos.

    A dispensa de Suárez parte da direcção (que está sem dinheiro) e Koeman concordou. Há ainda o historial clínico do uruguaio, vamos ver quantos golos faz ou se alguma vez volta ao seu nível.

    Koeman, todos sabemos o que vale, treinou aqui, é fraco. Tentem informar-se sobre a temporada que passou no Valencia, mesmo ganhando a Copa do Rey ninguém o queria ver por lá! E quase desceu! Com um plantel de craques.

    Março Silva. Demonstrou em Portugal que é treinador de topo. Sobe uma equipa e no primeiro ano leva-os à Europa. No segundo também. Batendo-se com todos os grandes treinadores daqui. JJ e Vitória incluídos.

    Não desceu o Hull. O Hull estava condenado quando ele entra e quase os safa. No Watford continuou o excelente trabalho, o que despertou a cobiça de um clube maior, o Everton. Não sai do Watford por maus resultados, sai porque n quis renovar e preferiu o Everton.

    Rui Vitória nunca convenceu, pelo menos a mim, aquele Benfica nunca foi a máquina que era até aí. Jésus demonstrou várias vezes que é top no treino, mas mantém os defeitos todos e não acho nada que tenha acertado as contratações.

    Verthongen para mim é outro Otamendi. Gilberto não preciso falar nada. Acertou o Darwin e o Cebolinha, mas esses eram fáceis, já eram craques. Waldschmidt foi do scouting, nem sei se ele o queria...até terá sido isso a atrasar a assinatura, porque quem Jesus queria para essa posição era o Bruno Henrique. Portanto N estou bem a ver onde acertou. Lucas Veríssimo tem mais probabilidade de ser barrete que craque. Isto quando se teve o Sarr a custo zero, o Martínez Quarta que foi para a Fiorentina, enfim... O que safava esta defesa era um central top como o Rúben Días, com a saída dele foi tudo por água abaixo.

    Óbvio que Jesus é bom, mas está a fazer, para mim, a pior época no Benfica em termos exibicionais. O sistema dele sempre se baseou num 6 fortissimo defensivamente e num 8 de alta rotação. No momento N tem nenhum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão em muito do que disseste, e o Braithwaite é um lapso meu... O que não deixa de fazer valer o enorme erro da dispensa do Suarez.

      Também tens razão na avaliação que fazes ao que eu disse do MArco Silva... Mas quando eu falei do Marco Silva estava no parágrafo em que estava a provocar o Shadows, e daí fiz uma análise à Shadows com os argumentos de perder para treinadores caloiros e coiso e tal...

      Concordo que o Marco Silva fez um bom trabalho no Hull, e quase salvou uma equipa já condenada à descida...

      Foi por isso que foi para o Watford e deu um passo acima... Do Watford não saiu por não querer renovar... Saiu porque mostrou ser uma cobra e mal assinou com o Watford comprometeu-se logo com o Everton... O Watford descobriu e mandou o embora... E em Watford o Marco Silva passou a ser a "snake" (cobra!) Se o JJ fizesse o que o MS fez, o que diriam dele?!

      Depois no Everton sim, teve todas as condições de fazer um bom trabalho, com muito dinheiro para gastar... Foi a grande oportunidade que teve na carreira e falhou redondamente!

      Hoje está sem trabalho, e por alguma razão deve ser

      Eliminar
  22. Boas, quem nos dera a nós jogar em 4-2-4, nós actualmente jogamos num tipo 2+2+1+1+3+1: dois centrais (velhos e lentos); dois laterais que servem para "varrer o flanco todo e que além de se "arrebentarem" todos ainda por cima têm limitações a defender; depois um médio defensivo a ter dobrar os quatro anteriores e ainda a ter que construir jogo; depois um linha de um médio-ofensivo que é tipo um "faz tudo", é extremo, trinco, médio armador e até segundo avançado; mais à frente um segundo avançado que é também médio ofensivo e extremo, e até trinco se tiver que ajudar a cobrir as descompensações dos anteriores, há também dois extremos que são mais segundos avançados, eu diria que são tipo médios ofensivos mais abertos; por fim um avançado móvel que tem que fazer de extremo e médio ofensivo muitas vezes. Uma táctica que é uma enorme confusão, onde quase todos têm que fazer de tudo e ninguém tem funções 100% definidas.

    Não tenho dúvidas que numa equipa super-entrosada e com jogadores 100% em forma está táctica arrasa, mas como não existe esse entrosamento, e não é possível ninguém manter a forma a ser massacrado desta maneira, o que vemos é um futebol muitas vezes confuso e pouco objectivo.

    Não quero com isto dizer que só vejo coisas más, também vejo coisas positivas, mas receio que este sistema vá estoirar com os jogadores antes de estar 100% afinado.

    ResponderEliminar
  23. António Almeida9/12/20 23:15

    Ponham os olhinhos nos falidos.. enquanto eles todos os anos estão na champions league e apurados nós andamos a jogar na taça dos ciganos. Aliás raramente nós nos conseguimos apurar para os oitavos de final mesmo que até apanhemos um grupo fácil, enquanto para eles chamam-lhe um figo. É este a grande diferença entre nós e eles. Somos patéticos na Europa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembra me lá em que lugar da fase de grupos da champions eles ficaram no ano passado?
      E depois quem foi o colosso que os eliminou da liga Europa?

      Eliminar
    2. 16 vezes apurados em 24 sexto lugar atrás do Madrid, Barcelona, Bayern, United... Chega? mais do dobro do que todas as equipas portuguesas juntas..

      Eliminar
  24. Sem o salvamento do tabarato e o Weigl a ganhar mais que os outros tinhamos ganho o campeonato.

    Por isso o Lage servia se nao fosse parvo, e o Vitoria idem.

    E o jesus nunca teria saido se nao fosse parvo...tinha ganho um tetra sozinho.

    Ganham um campeonato e ficam parvos.

    ResponderEliminar
  25. pois é verdade que existe quem utilize argumento que não são validos para o jejum mas também não é menos verdade que esses argumentos não são vinculativos a todos os que criticam o bazofias, muito menos o teu colega de blogue é representativo de todos os que não gostam do mais melhor bom treinador de sempre de portugal.
    já gora curioso é que contra o jejum não se podem usar certos argumentos agora de forem contra o rui, ou o lage, ai parece que esses argumentos já não deixam incomodados agora os ofendidos, e que eram constantemente usados pelas viúvas no bota abaixo dos mesmos.

    agora também não vale é comparar o jejum com treinadores ainda mais medianos que ele, porque assim ele de facto passa a ser o melhor, alias táctica usada pelas viúvas para demonstrar que só o bazofias é bom até porque os raríssimos que até poderiam ser melhores todos tem um defeito qualquer que não nos serve.
    mas espera lá então não com o jejum que íamos sempre jogar bem, que pelo menos com o bazofias podíamos não ter resultados mas pelo menos jogávamos bem é que pela mesma ordem de ideia que utilizas este foi o teu argumento.

    pois é preciso saber investir coisa que o bazofias nunca soube ou queres ver que os robertos, os djalos, os bebes, e a brasucada que ele trás aos montes é investimentos inteligente.
    mas ele agora acertou mais em seis meses que os outros estas a falar de quem mesmo do gilberto, do everton que até agora pouco ou nada mostrou é que os que deram o waldschmidt já o ano passado estava na mira, o iluminado é que decidiu não investir, e o darwin parece que já tinha sido oferecido o ano passado também.

    ResponderEliminar
  26. Parei de ler em "dispensar por exemplo Luís Suarez para contratar esse craque Martin Braithwaite!".
    O Braithwaite já estava no Barcelona antes do Koeman.
    Já começo a ficar habituado com a falta de qualidade de certos posts... Já nem se faz uma breve pesquisa antes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Moralez tens o que mereces, votaste nas pedras da calçada agora aguenta te...

      Eliminar
    2. Não sei o que isso tem a ver com o meu comentário... Tás a ter algum AVC?

      Eliminar
  27. diz um jogador bom indicado pelo JJ! UM

    ResponderEliminar
  28. Meu caro, permita-me a correção mas penso que Martin Braithwaite já estava no clube antes da chegada de Koeman.

    ResponderEliminar
  29. Jesus por exemplo, em três meses apenas já acertou mais contratações do que o Benfica nos últimos 6 anos!

    Os dois reforços que estão a brilhar, nrnhum deles foi escolhido por Jesus...

    Os

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking