O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 13 de dezembro de 2020

Craques Made in Seixal a dar cartas por essa Europa fora

. 67 comentários

 

Sinceramente, nem sei bem o que dizer aqui…

É apenas mais um retrato da realidade que vivemos… Do banho de humildade que todos precisamos tomar…

Os nomes seguintes são de alguns craques que nem há meia dúzia de meses alimentavam os sonhos de um grande Benfica Europeu com forte cunho Made in Seixal…

Foi neles que depositámos muita da nossa ilusão… Foram também eles que, não encontrando naturalmente grande espaço na nossa grandiosa equipa (porque o Benfica atual é um Benfica grandioso, um Benfica Europeu e nivelado quase sempre muitíssimo por cima), tiveram de sair para jogar em clubes ligeiramente mais modestos para que pudessem regressar num futuro próximo ainda mais fortes.

O panorama atual é este:

Carlos Vinicius, Tottenham – 336 minutos jogados até ao momento

Florentino, Mónaco – 159 minutos jogados até ao momento

Gedson, Tottenham – 63 minutos jogados até ao momento

Jota, Valladolid- 95 minutos jogados até ao momento

Tomás Tavares, Alavés - 32 minutos jogados até ao momento

David Tavares, Moreirense - 166 minutos jogados até ao momento

E é isto apenas, juntem estes dados a toda a mediocridade que já vemos no campo todas as semanas, continuem a acreditar se quiserem que no Benfica ficaram os "cepos" e que os "craques" que hoje podiam ser os titulares mandámos todos embora, enfiem a cabeça na areia se preciso, porque o objetivo não é estragar o fim de semana a gente sempre com crenças tão positivas sobre o que é a realidade do nosso Benfica...

Muitos destes "craques" eram titulares do Benfica o ano passado em jogos da Champions League!!




 

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

67 comentários

  1. Por outras palavras o Lage foi um herói

    ResponderEliminar
  2. Sejam sérios, esqueçam os Tavares (com o que ainda está no plantel principal também) que nunca vão ser jogadores de equipa grande. Jota também já mostrou que não trabalha nem aproveita as oportunidades. Florentino e Gedson sim, teriam lugar no plantel do Benfica. Mas vocês têm de se decidir, não podem às segundas quartas e sextas gostar dos jovens e nas terças quintas e sábados não gostar...

    ResponderEliminar
  3. Arranjaram uma desculpa para não contratar lateral em janeiro por causa de uma exibição positiva do J.Ferreira contra os pedreiros de Liege. Apostam todas as fichas em jovens que pouco ou nada mostram e apelidam-nos de 'craques'. Como sempre é o futebol do Benfica que fica mais pobre e sem soluções. A verdade é que 90% do que sai do Seixal nem tem qualidade para jogar nem na 1ª liga do tugão. Mas de vez em quando sai de lá um J.Félix ou um Renato Sanches para iludir os mais distraídos. Evidentemente o seixal não é solução para nada senão encher os bolsos dos empresários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excluindo os saídos este ano, temos: Ederson, Cancelo, Ruben Dias, Bernardo Silva, V.Lindelof, André Gomes, Nelson Semedo, Helder Costa, I. Cavaleiro (Primeira Liga Inglesa), mais Gonçalo Guedes, João Félix(Liga Espanhola), Renato Sanches(Liga Francesa),e havia mais a referir, mas isto só da FORMAÇÃO, apenas 12 ...tudo FLOPS...Perdoa-lhes SENHOR, tem Pai que é CEGO...

      Eliminar
    2. Nelson Semedo?? Jogar na B é formação??

      Eliminar
    3. Nelson Semedo não é produto seixal. Lindelof chegou com 18 anos. Cavaleiro e helder costa... Anedotas.

      Eliminar
    4. Se jogar na B não é formação então é o quê? As anedotas jogam na melhor liga do mundo.

      Quem nem todos os que saem do Seixal são estrelas, é uma evidência. Tão evidente como a figura de urso que fazem aqueles que, de uma forma ou outra, tentam desmerecer o extraordinário trabalho que foi e continua a ser feito na formação do Benfica.

      Eliminar
    5. Formação é estar num clube pelo menos 4 a 6 anos antes de aparecer na equipa principal.

      Eliminar
    6. Para informar os que falam do que não sabem, V. Lindelof chegou ao Seixal vindo do Vestaras com 16 anos.
      Helder Costa (Wolves e Leeds), Ivan Cavaleiro (Wolves e Fulham) clubes da 1ª Liga Inglesa com equipas tecnicas ANEDÓTICAS??? 1 deles candidato a melhor do mundo...

      Eliminar
    7. bielsa melhor do mundo?é como a espnha ser campea do mundo e ninguem do barça espanhol ganhal a bola de ouro. isso sao premios para defices mentais

      Eliminar
  4. Uma analise um pouco enviasada... Metes uns numeros, fracos sem duvida, para suportar os teus argumentos. Tanto os Spurs como o Monaco tem melhor plantel que o Benfica.

    A questao aqui e, prefirias ter no plantel :

    Cepovic a Vinicios?
    Tino a Weigl ou outro qualquer medio defensivo que nao temos ?
    Gedson a Chiquinho que anda a jogar a 8 ?
    Jota ao Sr.18Milhoes Pedrinho ?
    Tomas Tavares nao vou comparar a Gilberto, digo sim que e um emprestimo falhado. Devia ter ficado na equipa b ou ganhar minutos num Belenenses, Tondela ca do burgo. Note se que e a sua 1a epoca como senior.
    David Tavares, este sim um decepcao esperava mais deste rapaz. Mas atencao ao miudo que o faz sentar no Moreirense- Filipe Soares, tambem da grande geracao de 99 e foi despachado para o Estoril logo no 1o ano de senior.

    O que o Shadows sempre defendeu aqui foi uma composicao do plantel com 14/15 bons ( com 3/4 muito bons) jogadores e o resto a ser composto por jogadores da formacao para irem aprendendo com os mais velhos.
    Nao podes esperar que jogadors recem saidos da formacao aprendam e se desenvolvam a jogar e treinar ao lado de Seferovics, Gilbertos ou jogadores sem atitude e garra como se tem visto nas ultimas epocas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Números fracos porquê? Querem que miúdos que acabaram de sair dos juniores do Seixal dêem cartas na Europa a jogar com homens adultos habituados há anos a outro tipo de competição?

      Porque não falam no Ruben Dias, no Ederson, no Nelson Semedo, no André Gomes, no João Cancelo, no Renato Sanches, no Bernardo Silva, no Oblak, no João Félix, no Cavaleiro, no Costa, no …? Há muitos jogadores do Seixal a dar cartas na Europa em campeonatos e equipas de topo. Escolher os jovens acabados de desmamar para apoucar o Seixal e a política desportiva só pode ter origem em pessoas que agem de má fé. Deixem-os crescer e falem dentro de 2 ou 3 anos.

      Eliminar
    2. "Metes uns numeros, fracos sem duvida, PARA SUPORTAR OS TEUS ARGUMENTOS. Tanto os SPURS como o MoONACO tem melhor plantel que o Benfica".

      1) eur nao esperava que tivessem e venham a ter grande utilizacao atendendo aos clubes para onde foram enviados.
      2) Acabados de sair dos juniores so mesmo o Tomas Tavares, todos os outros ja vao na 3a epoca de seniores.

      Nao sei se entendeste o meu comentario, mas eu sou a favor de reter os miudos e nao andar a queima los a minima oportunidade.

      Eliminar
  5. Boas RedMoon, desses todos:
    Vinícius seria ou titular ou suplente muito utilizado, e talvez mais decisivo do que tem sido o Seferović; e atenção que o Darwin tem-se destacado mais pelas assistências, movimentações e pela intensidade do que por estar a marcar muitos golos, mas as características boas que tem mostrado juntas às do Vinícius, não sei não...
    Tino, resolvia talvez um problema ao Jesus, e garantidamente teria bem mais minutos nas pernas; haveria era de fazer parte daquele "carrossel do meio-campo", que muda "jogo sim - jogo também";
    Gedson, ia entrar no "carrossel do meio campo", mas se calhar seria uma forma de acelerar a perda de protagonismo do Pizzi;
    Jota, mais valia terem emprestado a um Tondela ou afim;
    Tomás, ninguém adivinhava que o Almeida se iria lesionar, e até foram buscar o Gilberto; mas tendo em conta os nossos corações (obrigado Nuno), e que ele até jogou na esquerda no jogo da Luz contra o Sporting, eu mantinha-o; pois o Grimaldo talvez vá andar a época toda nisto, e já sabemos o que vale, Nuno... recuso-me a comentar, Equipa B;
    David, Equipa B.

    Tirando o "consagrado" Vinícius, são todos miúdos que foram lançados às feras talvez com demasiada pressa; sobretudo nos casos do Jota e dos "Tavares". Nos casos do Gedson e do Tino, terá sido mesmo a pressa em pôr a render dinheiro, nem que seja por empréstimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. So vou comentar duas coisas, porque concordo com quase tudo.

      Primeiro louvar a cautela deste comentario em relacao a Darwin, cujo preco critiquei mas de quem estou a gostar muito. Um ponta de lanca e util para fazer muitas coisas, mas em ultima analise tem de marcar golos com alguma regularidade. Vinicius mostrou que os marcava. Se houver quem os marque em vez de Darwin estamos bem, caso contrario mais vale ter os Vinicius, os Mitroglous ou os Cardozos. Tambem temos de esperar mais tempo para ver como e Darwin nos periodos menos fulgurantes. Um bom PL e ser util mesmo quando nao marca, mas tb tem de ir marcando mesmo quando esta fora de forma.

      Segundo, tenho de criticar a ideia de que ninguem adivinhava que Almeida se iria lesionar. A possibilidade de lesao faz parte da gestao desportiva e da construcao do plantel. O Benfica nao acautelou alternativas crediveis a Almeida e Grimaldo (que ja nao sao grande coisa para comecar). Posicoes destapadas ou sem alternativa representam sempre um risco. Ou o amigo nao sabe que o pao cai sempre com a manteiga virada para baixo?

      Eliminar
  6. Não servem para Moreirense valladolid e alavés... e querem que sirva para o Benfica!!!

    ResponderEliminar
  7. Podes escrever aí:
    Serão craques no futuro , disso não tenho grandes dúvidas.
    O problema é que nesses como no nosso clube não se quer esperar por um desenvolvimento desportivo que só virá com a experiência adquirida e com ritmo de competição. Chamem-nos todos de novo para a equipa b e entendam que a "formação" não acaba aos 18 anos e tornem a equipa b competitiva (para ganhar mesmo , não para fazer experiências) e quando eles tiverem 23/24 anos veremos se não nos servem. Podia-te dar alguns exemplos massão casos dos sapos e dos corruptos e não me apetece falar deles.

    ResponderEliminar
  8. Não tenho dúvidas que renderiam muito mas muito mais se no Benfica houvesse a exigência que há no Folcluporco. Depois do jogo que fez na Bélgica como é possível voltar a convocar o Nuno Tavares? Que cultura de exigência é esta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Falta muita garra a estes jogadores, é preciso muito mais espírito de luta e menos rodriguinhos durante os jogos.
      Alguém da famosa estrutura devia ver isso.
      Rui Costa, nesse aspecto, é uma desilusão.

      Eliminar
  9. E falta o Tiago Dantas...

    "Muitos destes "craques" eram titulares do Benfica o ano passado em jogos da Champions League!!" Montra europeia só serve para vender /tentar vender por catálogo...

    Benfica actual, equipa de refugo, com jogadores banais, sem o mínimo de qualidade para enveredarem o Manto Sagrado!

    A última grande venda foi o Rúben Dias... a partir de agora, é esquecer... infelizmente para o DSO...
    A grande pseudo-vedeta Pizzi, extremamente valorizado pela propaganda Vieirista, ninguém lhe pega... até dado seria caro...

    Bons tempos que se avizinham para os lados da Luz...




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso já é demência.

      Eliminar
    2. Não, não é a realidade de quem não é «pago» para bater palminhas.

      Eliminar
    3. Zé pincel deixa de ver o Guerra e o Janela... isso está a afectar-te os poucos neurónios que tens...
      Acorda...

      Eliminar
  10. Este post faz-me recordar uma afirmacao do grande especialista em futebol e enorme Benfiquista de seu nome LFV, do alto da sua arrogancia e estupidez, com uma ganda pedrada de "luzes":
    "Vejo os reforcos todos os dias no Seixal".
    Nos tambem....

    ResponderEliminar
  11. E com isto pretendes provar o quê?
    Que a formação do Benfica não serve para nada e é melhor comprar fora?
    Pareces um eco do JJ. Será coincidência?

    ResponderEliminar
  12. O artigo reflete a realidade atual da formaçao do SLB. A falta de qualidade dos jogadores formados no Benfica é gritante...basta ver alguns dos jogos da equipa B e Revelação para constatar a falta de qualidade tecnica, tactica e cima de tudo a falta de "escola" que estes jogadores revelam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A culpa não será tanto dos formandos, muito mais dos formadores.

      Eliminar
  13. Parece mentira, mas é verdade.Meu caro, desde que o JJ saiu do Benfica, nunca mais fizemos uma contratação de jeito, fomos sobrevivendo ás custas do grande plantel que ele formou e do qual conquistámos a hegemonia do futebol nacional. O presente está bem à vista e ou compram novos craques, ou vamos continuar nesta miséria de exibições, porque o mal deste Benfica não é o JJ, o mal é a falta de qualidade deste plantel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a ilusão que tudo o que sai do Seixal é bom. Já se viu que tirando R.Dias e Felix, a fornada dos ultimos 3 anos nem no Vilafranquense jogava.

      Eliminar
  14. Tens razão no que dizes mas também podes ver esse assunto de outra maneira.
    Quantos minutos teriam o seferovic ou o Darwin no Tottenham? Queres ver que iam sentar o Kane?
    E o pizzi ou tarabat? Também iam contar para o Mourinho?
    E Gabriel, samaris ou weghl? Iam ter muitos minutos no Mónaco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Mourinho propôs ao Gedson jogar a lateral direito, mas este não quis. Deve estar melhor agora, na bancada. Pelo menos, não se cansa.

      Eliminar
    2. Quantos minutos teria Seferovic com Cardozo? E o Pizzi ou Taarabt com Ramires, Enzo, Gaitán ou Jonas? E Gabriel, Samaris ou Weigel, quantos minutos teriam no Benfica de Javi García ou Matic?

      Eliminar
    3. Então mas fui eu que os mandei para o Tottenham? Não tinham lugar no Benfica, iam ter lugar no Tottenham?! Que raio de empréstimos foram estes?! Com que objetivo? O que ganhamos com isto? Ou o que ganharam os jogadores para além de dinheiro?

      Mas e os outros, que nem no Alavés, Valldolid e Moreirense jogam?

      E o Makelele Florentino, que ontem e mais uma vez, nem convocado foi pelo Mónaco?!

      São estes jogadores que andavam a ser-nos vendidos por LFV como o Benfica europeu?!

      Eliminar
    4. RedMoon,
      Interessa pouco se Florentino tem ou nao lugar no Monaco. Interessa e se teria lugar neste Benfica e se ficamos a ganhar financeira e desportivamente com a alternativa.

      Eliminar
  15. O problema é que emprestamos o tomas tavares e ele é muito melhor que o gilberto mas de longe!
    O florentino foi emprestado e tinha lugar no Benfica a 6 de caras! O gedson ás opcoes que á pra 8 nao lhes fica a dever nada!

    O grande erro é que emprestamos jogadores que neste Benfica atual jogavam com regularidade!
    E mais uma vez a nossa politica de emprestimos é uma merda! A emprestar jogadores tem que ser no campeonato portugues, agora quando se empresta com a intencao de os valorizar e vender é mesmo só quem lhe interessa as comissoes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, neste Benfica pobrezinho como tudo, seja com Samaris, seja com Tinos. Porque não se compara com o que já houve?

      Eliminar
    2. Bom comentário!

      Eliminar
    3. TT é horrível e não defende.

      Eliminar
  16. RedMonn, deves ouvir muito a BTV para te convenceres que é só craques no Seixal, secundando a opinião do vieira... Desde a fornada dos B Silva, Cancelo, H Costa Cavaleiro e do J Félix (mais tarde) só temos jogadores extraordinários e fenomenais na cabeça dos comentadores BTV e da carneirada vieirista... não basta vestir a camisola para ser craque, embora reconheça que alguns dos que citas teriam facilmente hipóteses na actual equipa de mancos, que hoje iremos constatar ao ver as dificuldades que irão ter para "tentar" passar o Vilafranquense... Não esquecer que o labrego ainda há pouco disse que a nossa equipa B lutaria pela Europa se pudesse actuar na primeira liga.... A mim já não me chateia muito, porque 62€ dos sócios do meu clube acham normal, que não jogamos sozinhos e que não se pode ganhar sempre (mas convinha de vez em quando...)

    ResponderEliminar
  17. Vinicios é um excelente avançado. Florentino no campeonato do Lage foi importantíssimo. Gedson acredito que dê excelente lateral direito. Lage foi um herói como aqui li.
    Mas o Sporting sem dinheiro tem uma equipa de qualidade, podes explicar-nos?
    Qual a tua ideia sobre o plantel? Quais são os jogadores de qualidade? Quem contratarias?
    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Sinto uma revolta gigantesca de ver o meu amado clube, chegar nesta mediocridade, de ver estes jornaleiros, vieiristas, lagartos no meu clube... está na hora de dar um murro na mesa com esta direcção de mer**, até nisso tiveram sorte de não haver público no estádio, porque a contestação já tinha começado!!!!
    Não existe amor ao SPORT LISBOA E BENFICA, existe sim amor aos euros, tachos e comissões, no LFV e Mendes FC, onde anda RUI COSTA????
    Uma das maiores desilusões minhas enquanto Benfiquista, não faz merda nenhuma este gajo, RUA!!!!!
    ESCREVAM ISTO: o RUI COSTA está a ser "preparado" pelo ditadorzeco para o substituir para se perpetuar no poder e continuarmos nesta senda de derrotas vergonhosas...
    Este plantel é uma pobreza franciscana, que dá dó... agora é a desculpa de que o TRAIDOR ruminante não teve tempo para trabalhar a aquipa!!! A sério???? E o Bruno LAGE???? Que tempo teve????
    Tudo serve de desculpa para safar este MERCENÀRIO!!!!!
    RUA com esta direcção e estes jogadores de merda, uma limpeza de cima a baixo!!!!

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino completamente na íntegra!

      Esta gentalha que se serve do Benfica mete nojo!!

      Eliminar
  19. Muito sinceramente, acho que nenhum deles tem qualidade pra entrar no 11 do SLB, à excepção do Vinicius!! Esse sim, um erro que não entendo a sua dispensa, a nível desportivo, pq entendo a nível financeiro....

    Vou explicar a " teoria do rico dos 100M".
    O Benfica assegurou o valor, devido ao comprometimento de vendas perto desses valores, e começou a propaganda de termos 100 Milhoes pra gastar... o que não víamos era que já havia compromisso de vendas de alguns jogadores... algumas delas falharam, e foi preciso emprestar com opções de compra e vender à pressa o Ruben Dias, pois a não entrada na Champions deu nisso... Foi tudo poeira pra boi apanhar... isto é a típica gestão à BES... o olha pra direita e eu lixo-te à esquerda sem tu veres...
    Abram os olhos... o Benfica está em pré-falência, e vamos andar uns anos intervencionados...
    Pode ser que a Adidas dê uma ajuda com equipamentos de jogadores sem símbolo do clube...
    Ao que se chegou... Vota 62% + 30%!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entrar ou nao no 11 depende da forma de jogar, do que se pede aos jogadores em campo e da paciencia do treinador.

      Para recuperar bolas Florentino e o melhor medio do Benfica. Nao lhe podem e pedir que tenha a % de acerto de Weigl ou o passe longo de Gabriel. Se fosse para recuperar a bola e entregar ao colega, nao estou seguro que nao tirasse o lugar a qualquer um dos outros. Fejsa e Javi Garcia so faziam isso nas equipas de JJ.

      Gedson seria no imediato uma opcao de rotacao, mas JJ tem tido que rodar bastante a dupla do meio-campo, pelo que nao lhe faltariam oportunidades no 11. A prazo poderia de certeza ser melhor medio do que Taarabt, Pizzi ou Chiquinho (que nunca deviam jogar a medios) e ganhar a titularidade, mesmo num meio-campo a 2. Claro que era preciso ter paciencia. Lembro que Renato Sanches fez uma ponta final de campeonato miseravel no ano que passou na equipa principal, e que podia ter custado o titulo na Madeira.

      O proprio Vinicius faz sentido num 11 se nao lhe for pedido que ande a cair nas laterais, a fazer assistencias e a correr atras dos adversarios. Mesmo assim e superior a Seferovic.

      Os jovens sao assim mesmo. Cometem erros e tem grandes oscilacoes de rendimento. Os Chalanas que ja nascem craques sao uma excepcao. Se nao houver paciencia para isso nao faz sentido andar a vender a ideia da aposta na formacao.

      Quanto as contas nao me quero alargar. Nem embarco na conversa do clube rico que nao precisa de vender, nem na pre-falencia. Parece-me que vai ter de ser feito um ajustamento devido ao investimento em ano de pandemia e de ausencia da LC. Tera de ser tambem "compensado" o adiantamento de receitas do contrato da Nos para pagar a divida aos bancos. Por ajustamento falo do saldo de compra/venda de jogadores ter de ser bastante positivo durante 3 anos, o que implica nao gastar a tripa-forra. Claro que nao acredito que isso seja possivel com JJ, nem em vendas milionarias absurdas feitas com intermediacao de Jorge Mendes.

      Eliminar
    2. completamente de acordo com o comentário do Hugo,quando diz que o n/ Clube está em pré-falência.Se estivesse-mos de boa saúde financeira,não se compravam jogadores a pagar em 5 anos.Veja-se o caso Lucas Veríssimo.

      Eliminar
  20. O post saiu um pouco enviesado. Parece defender a gestao desportiva feita pela direcao. Vamos por partes.

    Ninguem no seu perfeito juizo defende uma equipa construida com base puramente ou maioritariamente em jogadores da formacao. Isso e utopico e foi durante algum tempo alimentado por LFV para atirar areia para os olhos dos socios e justificar o desinvestimento. O Sporting viveu durante uns anos nessa fantasia de que tudo o que saia da sua formacao era craque, e temi na altura que o Benfica tentasse perseguir essa mesma utopia. Uma gestao equilibrada baseia-se no recrutamento externo, no scouting e na formacao. O equilibrio depende do que vai estando disponivel no Seixal e no mercado, mas nao pode ir do 8 ao 80. Nesse aspecto a direcao do SLB e bastante erratica.

    No panorama actual do futebol europeu e totalmente impossivel reter os melhores jogadores em Portugal. Tem de se aproveitar os melhores para valorizar e vender, mas nao sem tirar um minimo de rendimento desportivo. O Benfica falha nesse aproveitamento desportivo: vende a primeira oportunidade quem se destaca, e desiste dos que nao explodem imediatamente; hipoteca o resultado desportivo para colocar jogadores verdinhos na montra europeia; tapa o lugar aos jovens com jogadores-fetiche de treinadores ou com funcionarios de Jorge Mendes.

    Na minha opiniao o Benfica deve esforcar-se para reter os talentos mais tempo (2 ou 3 anos) antes de vender), e isso passa por ter contas equilibradas para nao ser forcado a vender antes do tempo. Tambem passa por pagar salarios de craque aos que mostram se-lo, como Joao Felix. Os que tem potencial ou precisam mais tempo para se desenvolver tem de ficar, ter tempo de jogo e ser integrados de forma progressiva (notem que isso nao significa jogarem todos ao mesmo tempo na Liga dos Campeoes ou na Taca da Liga; isso e queimar os miudos). Os medianos vendem-se ou cedem-se a equipas nacionais com manutencao de direitos futuros. Joao Felix e Renato Sanches enquadravam-se na primeira categoria, mas foram vendidos apos 6 meses na equipa. Ferro, Florentino e Gedson na segunda categoria, devendo ficar no clube e ter tempo de jogo. A unica categoria em que concordo com a gestao actual e a terceira, dos jogadores que nao tem qualidade para a equipa principal, mas onde o Benfica reserva direitos. Os Tavares (e porventura Jota) enquadram-se nessa categoria. Jota tem um percurso semelhante a Diogo Goncalves - jogador extremamente individualista, que era craque na formacao e nao se afirmou - sendo que DG foi para o Famalicao e voltou (para ja sem grandes resultados, mas suspeito que por pouca culpa propria). Acho ate que ha jogadores a mais nas equipas B e sub-23, e que devem ir saindo para dar lugar a outros.

    ResponderEliminar
  21. (continuacao)

    Uma equipa baseada na formacao nao significa uma equipa de miudos. Ha jogadores da formacao sem capacidade para ser titulares no imediato, mas que podem ser bons jogadores de plantel durante anos sem custarem muito dinheiro. Temos varios exemplos no Benfica de bons jogadores que, na minha opiniao, nao tem qualidade para ser primeiras figuras, mas que sao uteis como jogadores de banco, casos de Pizzi, Almeida ou Jardel. Estes jogadores levaram anos a atingir o nivel para serem sequer opcao no Benfica. Muitos jogadores demoram anos ate terem a experiencia necessaria para assumir um papel mais decisivo, mas que podem desempenhar o seu papel (vejam Sergio Oliveira no Porto).
    Claro que e dificil convencer um jogador a nao ir fazer um contrato 3 vezes mais vantajoso para um Wolverhampton qualquer, mas esse e o papel da direcao, convencendo os jogadores com salarios que recompensem a lealdade, com o aspecto desportivo e o aliciante do palco europeu (estando com regularidade nas fases finais da LC ou LE).

    Comparar o caso de Vinicius e Gedson com os outros parece-me errado.
    Vinicius nao e da formacao e teve aproveitamento desportivo. O negocio de Vinicius e uma bizarria que parece motivada por JJ nao gostar do estilo do jogador, por nao se enquadrar no seu famoso "modelo", pela derrota com o PAOK e pela necessidade de nao desvalorizar um activo.
    Gedson achou que nao sendo titular do Benfica devia ir para um plantel/campeonato muito mais competitivos. Foi ganhar mais dinheiro e atras de um sonho. Devia ter sido aconselhado, demovido e mantido no clube com promessa de melhoria salarial mediante objectivos desportivos. No Tottenham dizem que nao quis tornar-se lateral e foi posto de parte (nao que tivesse grandes chances de qq forma).

    Finalmente, o que interessa mesmo nao e se os jogadores sao opcoes noutros clubes. O que interessa e se sao melhores ou piores do que os que estao no plantel do Benfica e tiveram de ser comprados para os mesmos lugares. Se os jogadores da formacao tivessem sido vendidos ainda se poderia falar do dinheiro recebido como contrapartida, mas os jogadores foram emprestados por valores pouco significativos.
    E estranho que Florentino nao jogue no Monaco, mas no papel de trinco recuperador de bolas pretendido por JJ e pior que um Weigl que custa mais dinheiro? E Gedson nao teria lugar no meio-campo a correr e perder bolas como Taarabt, sendo que Taarabt tem um valor de venda futura residual? E Tomas Tavares sera assim tao pior que Gilberto? Para ficar igualmente mal servido, vale a pena gastar dinheiro em jogadores para fazer numero obrigando depois a vender os bons ao desbarato? Ou sera melhor ficar com os que temos e acreditar neles, em vez de desistir de imediato?
    Ou seja, o foco da analise tem de ser na mais-valia desportiva que os jogadores dispensados/emprestados trariam ao plantel do Benfica e no custo da alternativa. Nao jogarem noutros clubes pode revelar que nao sao assim tao bons como se pensava, mas do ponto de vista da gestao e uma questao de segunda ordem.

    ResponderEliminar
  22. Ferro ja esta posto de parte por JJ. A direcao continuara a dar jogadores ao treinador, gastara dinheiro precioso em entulho, e vendera um central com valor e potencial. Com o Vilafranquense vai jogar Jardel, que ja devia andar a dar banho ao camelo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Ferro, o enterra jogos atrás de jogos, tem muito potencial... para os adversários.

      Eliminar
    2. Sim o Ferro em um ano enterrou o que o Otamendi enterrou em dois meses, granda cómico.

      Eliminar
  23. Já nem comento o facto do Florentino, do Gédson, krovinovic e Vinicius terem sido emprestado e termos no plantel weigl (bom jogador mas não no sistema de JJ), Chiquinho, Seferovic, Pedrinho etc. pior é termos contratado 1 defesa direito e 2 centrais ( só saiu 1) e agora fala-se que é necessário mais um DD e 1 central....quem contratou Gilberto, otamendi e verthonghen tem de ser responsabilizado: se não prestam, porque foram contratados, se são bons mas não rendem, é necessário perceber porquê: culpa do balneário? Culpa do treinador? Culpa da estrutura? ????
    Enquanto não se perceber porque a equipa não rende, podem vir Cavanis, verissimos, florentinos Bruno Peres, etc que não passamos da cepa torta.
    Mesmo com 6/7jogadores ( Gilberto, N. Tavares, Chiquinho, Seferovic, Cervi, Jardel. Otamendi) que não deveriam fazer parte do plantel, acho que temos melhor plantel que FCP e SCP mas falta atitude, raça, exigência e espírito de equipa e aqui a culpa é de todos ( jogadores, equipa técnica e direção).
    Rui Vitória e Bruno Lage foram de bestiais a bestas num ápice..... esperemos que JJ com a sua experiência vá de besta a bestial brevemente!!!!

    Pedro Almeida

    ResponderEliminar
  24. Hoje, vencemos a Taça 1947, em hóquei em patins, frente ao eterno rival. Boa vitória, após grande recuperação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carrega! O primeiro de vários títulos esta época no hóquei.

      Eliminar
  25. Com toda a tua sapiência, mau era o Fejsa estes é que são bons

    ResponderEliminar
  26. Primeiro os negócios, depois o equilíbrio e competitividade do plantel. É a estratégia da administração Vieira.

    ResponderEliminar
  27. queres ver que agora o vinicius faz parte da formação.
    pelos vistos tudo serve para o teu argumento mesmo sendo mentiras.

    mas o vinicius é muito melhor que o seferovic, mas de longe, no entanto o mais melhor bom preferia o seferovic, mas isso a ti não te interessa nem à tua narrativa.
    o florentino era o único trinco de raiz que tínhamos no plantel e o ideal para o sistema de jogo do jejum, mas curiosamente ele prefere andar a adaptar jogadores que não tem essas características nem qualidade para a posição, mas isso também não convém falar, o que interessas é lavar o bazofias.

    o resto são empréstimos sem sentido e já se previa que não tivessem resultado, como outros no passado idênticos não tiveram, mas quando o objectivo é fazer dinheiro com empréstimos em vez de se pretender evoluir os jogadores e o objectivo é despachar o jogador e não ele retornar nada disto é surpreendente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Florentino nunca foi trinco. Não tem genica e garra para isso. Ele é bom jogador na primeira fase de construção , um pouco como weigl mas mais imaturo e cometendo mais erros individuais. Mas é um jogador com potencial de evolução. O que ele não é é jogador feito para ser titular do benfica se o Benfica quer ganhar títulos.

      Eliminar
    2. o florentino nunca foi trinco, só podes estar a brincar.
      sobre as qualidades dele para ser titular ou não ai já é outra coisa.
      a principal característica dele é a recuperação de bola não a construção.
      de que serve genica e garra se depois fores um cepo, se queres genica e garra vai buscar o robocop.

      Eliminar
  28. BENFIQUISTA A SERIO14/12/20 03:57

    sobre empréstimos de jogadores, só tenho a dizer o seguinte:

    - não quero jogadores emprestados de outros para o BENFICA. não somos barriga de aluguer pra ninguém.
    - empréstimos do BENFICA para outros só com garantia de 80% de utilização desses nossos jogadores nos jogos dessas equipas. se isto não acontecer, é melhor ficarem no BENFICA OU NO BENFICA B a evoluírem. JJ TEM RAXAO NISSO.
    - nunca oferecer jogadores jovens a outros (alfa semedo, chiquinho, ederson, etc, etc), empresta-los sempre com garantia de serem utilizados em 80 % dos jogos dessas equipas. se isso não for aceite tem de ficar no BENFICA

    AGORA SOBRE O POST:

    - NENHUM JOGADOR NOSSO EMPRESTADO ESTÁ A JOGAR A TITULAR NAS EQUIPAS A QUEM EMPRESTAMOS. ISTO É DESVALORIZAÇÃO DE ACTIVOS. TEM DE HAVER MAIS CRITÉRIO NESSES EMPRÉSTIMOS.

    - SE NÃO JOGAM NESSAS EQUIPAS, JOGARÃO NO BENFICA NO FUTURO?
    - SÃO TÃO FRACOS PARA NÃO JOGAREM NESSAS EQUIPAS?
    - AS ESCOLHAS DOS JOGADORES A PROMOVER NO BENFICA ESTÁ ERRADA?

    aqui fica a minha opinião sobre todos esses emprestados:

    - VINICIUS nunca deveria ser emprestado, ou era vendido com lucro ou então ficava no BENFICA.
    - TOMAS TAVARES: neste eu acredito. deveria ter ficado no BENFICA, a ganhar massa muscular com fizeram com o pedrinho e ser utilizado na equipa b. este vai ser jogador.
    - NUNO SANTOS: o único com minutos aceitáveis de utilizaçao no BOAVISTA. neste tb acredito que possa ser um futuro 8 do BENFICA.
    - TINO, JOTA, GEDSON E DAVID TAVARES nunca serão jogadores de nivel alto. são jogadores para chipre, bulgaria. são jogadores sem intensidade, sem raça nem garra.




    ResponderEliminar
  29. BENFIQUISTA A SERIO14/12/20 04:11

    desses jogadores que estão emprestados o que mais me desiludiu foi o FLORENTINO:

    - eu fui, aqui, o primeiro a intitula-lo como o NOVO MAKALELE quando vi os primeiros jogos dele na equipa A do BENFICA mas enganei-me porque para ele ser o novo MAKELELE tinha de ter mais intensidade, mais agressividade, mais raça, mais garra, ser muito melhor no jogo aéreo e ganhar muitos mais duelos. é tudo isto que falta ao TINO para ser um grande jogador. no entanto, ainda o considero muito melhor que o miserável WEIGL, este não acrescenta nada, sempre que joga jogamos com 10.

    ResponderEliminar
  30. BENFIQUISTA A SERIO14/12/20 04:42

    sobre a formação do BENFICA:

    - na formação do BENFICA só vejo treinadores professores de ginástica. professores de ginástica tem de ser preparadores físicos ou no máximo treinadores adjuntos porque experiência de alto nivel não têm. eu sou a favor de treinadores principais da formação têm de ser ex-jogadores ou treinadores com experiência e curriculo de 1.ª divisao, homens que conhecem tudo sobre futebol.

    por exemplo, o Manuel Cajuda não seria o homem ideal para treinar a nossa equipa B, o Ricardo rocha não seria o homem ideal para treinar a equipa de juniores, o Simao Sabrosa não seria o homem ideal para treinar a equipa de sub-23, etc, etc. faltam HOMENS COM EXPERIÊNCIA E CURRICULO PARA SEREM OS TREINADORES DA NOSSA FORMAÇAO.

    um aparte: para quê insistir em KOKUBO E FABIO DUARTE quando se vê que nunca serão guarda-redes para o BENFICA. veja-se a insistência no Bruno varela e no ZOBLIN e que até agora são muito fracos.

    por falar no BRUNO VARELA, só quero recordar a inteligência de quem dirige a formação do BENFICA:

    - no plantel de juniores da altura estavam o BRUNO VARELA, O EDERSON E O JOSE SÁ. EDERSON E JOSE SA FORAM DISPENSADOS PARA RIBEIRAO E PARA MARITIMO B, ficando o BRUNO VARELA. APOSTARAM NO PIOR E DISPENSARAM OS MELHORES. É MUITO INCOMPETÊNCIA OU MUITA SABOTAGEM.

    O PIOR É QUE ESTA INCOMPETÊNCIA OU SABOTAGEM CONTINUA NO BENFICA.

    ResponderEliminar
  31. BENFIQUISTA A SERIO14/12/20 05:14

    uma dica para JORGE JESUS:

    - JOGA SEMPRE COM DOIS PONTAS DE LANÇA NO CAMPEONATO PORTUGUÊS (DARVIN E RAMOS A TITULARES) E POÊ O LUCA WALDSHMIT A N.º 8. PIZZI, RAFA E TAARABT PRO BANCO.

    aqui fica o meu 11 ideal face ao que temos:

    helton leite, gilberto, jardel/otamendi/ferro, verthogen, nuno tavares, pedrinho, gabriel, luca, everton, ramos e darvin.

    nos jogos mais dificeis: troca do luca por samaris, e ramos por luca.

    ResponderEliminar
  32. Banhos de humildade? Portanto refere-se ao JJ, LFV e quejandos?
    Será para aqueles que crucificaram o RV pq o seu grande Deus JJ é q era?
    Ou será para quem exige jogar contra qualquer equipa com 4 avançados e sem MC e MD?
    Formação!? Os nomes JF e RB realmente não devem existir!
    Otamendi, Pizzi e Chiquinho é que ainda podem progredir muito na carreira e não o Ferro, Florentino e Gedson!
    Parabéns estão a ter o que merecem e apreciem o sabor porque ainda está para durar. E já agora não se trata de craques mas de pelo menos não apresentar uma comédia grega de meio campo!
    Compactuar com a incompetência e negligência não obrigado!

    SLB4EVER

    ResponderEliminar
  33. Caro Redmoon,

    Nunca gostei de análises enviesadas, pois em vez de esclarecerem só desinformam.
    Na minha opinião a época passada o Benfica tinha plantel mais que suficiente para ser campeão nacional e foi a partir da contratação de Weighl e Dyego Sousa e da sua entrada extemporânea na equipa que o balneário se partiu e começou o descalabro, aliás penso que o recuperação de Taarabt já tinha deixado marcas negativas Uma equipa que nos 19 primeiros jogos tem uma derrota tem que ter qualidade e por isso penso que a inflexão da estratégia foi um erro.
    Uma coisa é fazer-se investimento em 2/3 jogadores por ano, que pretendam singrar no futebol, outra é achar que com milhões se resolve tudo.
    Os miúdos devem entrar progressivamente na equipa e no Benfica devemos muito à formação. Dos que mencionaste haverá os que singrarão com mais facilidade e outros com menos, mas têm todos qualidade.
    Esta época o Benfica investiu em extremos e deixou de fora a principal lacuna - um 8 box to box, investiu em centrais mas continua 2 veteranos lentos não dão garantias. Agora dizer que o plantel é uma miséria ... enfim!

    ResponderEliminar
  34. Colocar o vinicius ao mesmo nível dos ouros é desonestidade intelectual. Ele é suplente de um dos maiores avançados da actualidade.
    Os outros infelizmente são o resultado do péssimo trabalho que se faz na formação do benfica e da completa nulidade dos diversos comentadores de futebol do nosso país, a generalidade cega pelo clubismo mais ou menos confessado.

    ResponderEliminar
  35. Lá dizia o "Outro"... Têm que nascer não sei quantas vezes... Pois é...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking