O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Os erros de Jorge Jesus e o campeonato 2020/2021

. 41 comentários

O problema de Jorge Jesus são os jogos contra os clubes grandes ou contra equipas com treinadores muito bons taticamente que conseguem, em equipas médias ou pequenas, num jogo, ter a sorte de jogadores normais não cometerem erros.

Da forma como joga só é treinador de equipas grandes em campeonatos pequenos (e o êxito no Flamengo - para mim - só o veio confirmar).

Nunca brilharia numa equipa pequena ou média de um campeonato grande.

A forma como joga desequilibra a equipa.

Contra equipas com bons técnicos ... fica difícil!

Contra equipas com bons técnicos e bons jogadores ... torna-se impossível!

Mas se, mesmo num campeonato pequeno - como já é o nosso - mesmo contra equipas médias com bons técnicos, ele tiver uma equipa com erros de construção de plantel - como acontece este ano - ele tem os jogos contra essas equipas equilibrados e contra as equipas grandes muito complicados.

No sistema dele (4.1.3.2) centrais lentos, pivot defensivo sem grande resistência para aguentar tudo nas transições defensivas e um 8 sem rapidez e capacidade de execução que faça desequilibrar a outra equipa nas transições ofensivas, dão num resultado banal!

Disfarça algumas vezes com goleadas contra equipas fracas (então se for no princípio da época ... ainda mais) mas não é capaz de ganhar em termos de regularidade!

Afinal... o que faz os campeões!

Este ano - apesar do futebol português estar cada vez mais fraco e por isso mesmo- vai ser a 4!

Para além de, com a falta de público, ficar tudo mais equilibrado!

E mais imprevisível!

Benfica, Porto, Sporting e Braga ... qualquer um pode ser campeão!
Veremos!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

41 comentários

  1. Discordo Shadows, o "velho" Jesus brilhava em equipas pequenas e médias, o "novo" Jesus é que não brilha num clube grande que tem uma equipa média.

    Sim, não nos iludamos, um plantel desequilibrado e com défice de capacidade física e intensidade não é uma equipa grande. Dá para o consumo interno, e nas últimas jornadas não tem dado sequer para isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais fácil um treinador brilhar em equipas pequenas e medias pois não há a pressão de vencer todos os jogos. O problema é quando vai para uma grande e aí sim, ou ganhas ou vais até á praia.

      Eliminar
    2. mas ele nao ganha.....e adoro as desculpas do otavio p defender o amigo...jogadores bons sao bons sempre....

      Eliminar
  2. JJ na sua primeira época foi campeão no SLB, mas tinha um plantel de sonho. David Luiz, Luizão, Maxi, Xavi Garcia, Saviola,Aimar,Di Maria, Salvio , Ramires etc.. Mas venceu o título na última jornada. Na época seguinte não teve hipóteses contra o FCP de Vilas Boas. Perdeu os dois seguintes contra Vítor Pereira!! Venceu outros dois contra um FCP em remodelação, numa fase menos boa, com Paulo Fonseca e Lopetegui, e perdeu o seguinte no SCP com um plantel em nada inferior ao de Rui Vitória. Em resumo, 3 títulos, um com a melhor equipa da liga de longe, o primeiro e 2 com o principal rival numa fase bastante fraca. A arrogância de JJ fez o SLB perder um título no Dragão quando o empate era um bom resultado, mas manda a equipa subir para vencer o jogo e sofre um golo de contra aos 92 minutos. JJ não é treinador para o SLB e o tempo irá dar razão a quem não o queria novamente no clube.
    Carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem falado. Contra factos não há argumentos. O pessoal tem memória curta. PEDRO

      Eliminar
    2. 2 campeonatos perdidos para vitor pereira....que foi escorraçado do fcp....

      Eliminar
    3. JJ é um MITO, criado pelo próprio, ajudado por muitos amigos que foi conquistando no futebol.

      Eliminar
    4. Nāo digo que JJ é mau treinador, como ele há muitos em Portugal, é um bom treinador e tem algumas qualidades, mas a maior qualidade é saber cavalgar uma onda de 5m e fazer show com se fosse uma de 50m, dizer que nunca ninguém fez isso anteriormente e até inventou o método de as abordar. O adepto benfiquista generoso como é, entusiasma-se, e acredita, como quando chega um jogador e dizem que é craque e depois nāo percebem como não jogam.

      Eliminar
  3. Estive quase desde sempre alinhado contigo mas nos últimos 2 ou 3 meses desidentifiquei-me com o teu "formato de comunicação" (digamos assim). Regresso às tuas ideias. Artigo "perfeito", subscrevo todas as palavras, todas. Tudo isto, 100 milhões para esta mediocridade, ou melhor esta banalidade. E eu que estou tão grato ao JJ que me deu futebol e Benfica depois do imenso Vietnam, que para mim vai muito atrás em relação ao JVA, inicia-se com o "coninhas" do Damásio. Eu que adoro futebol, eu que adoro o Chalana, o Bento, o Nené, o Shéu, tive que levar com o Vietnam, veio o JJ resgatar-nos, no entanto sai e voltamos à banalidade com um interregno brutal de 6 meses de futebol assombroso (grato ao canal Panda e ao Félix), tinha uma secreta esperança, apesar de ter muitas dúvidas da decisão. Enfim, não acredito na capacidade de JJ se reinventar, não acredito mesmo. Não soube potenciar nem redimensionar nenhum jogador, contratou um matraquilho, incapaz de rentabilizar o Weigl, de dar visibilidade ao Pedrinho, incompetente nas escolhas para o plantel, dispensa estupidamente o Vinicios, duvido que JJ venha a ganhar, os próximos 3 ou 4 jogos dirão muito do que vamos ser neste ano. Estou quase triste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Tudo isto, 100 milhões para esta mediocridade"

      Agradece a quem comprou a cadeira do poder com esse dinheiro.

      Eliminar
  4. Pior que o jj é o idiota que foi busca lo ao Brasil.
    Votaram nele? Agora aguenta! Eu já nem quero saber...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada23/11/20 20:02

      Idiota quem o foi buscar ao Brasil? Idiotas foram os que se deixaram embebedar por esse regresso e votaram nele...
      Ele foi esperto e contou com a burrice dos seus seguidores!

      Eliminar
    2. Mais os 62%+32% que votaram é ajudaram a eleger para não falar no voto electrónico, que obedece a quem lhe paga..

      Eliminar
  5. JJ por muito bom que seja não pode fazer nada de uma equipa que depende de Pizzi e Taraabt, com laterais que qualquer equipa do fundo da tabela enviaria para o banco e com o único trinco de jeito (Samaris) a jogar 5 minutos de sete em sete jogos. O que me parece, ouvindo a BTV é que basta vestir o Manto sagrado para qualquer manco se tornar do melhor que há no universo... Por exemplo, este João Ferreira de sábado nem no Paredes teria lugar e logo por azar não tendo jeito, tem físico tal como o Tavares... Os que tem jeito, tipo Dantas ou Jota, não tem físico para jogar a grande nível. Não tenho dúvida que embora tenhamos na equipa jogadores como Otamendi, Verthongen, Waldschmidt e Darwin esta é das mais fracas dos últimos anos e pouco poderá fazer contra os cavalões drogados... Vamos já ter uma boa ideia na próxima quinta-feira.

    ResponderEliminar
  6. O plantel já era fraco, e os que vieram pouco acrescentaram, fora o " Valeshit" e o Gumball, de resto... só mancos... e assim se gastam quase 100 milhões de biliões de balões de tostões... o absurdo disto é, depois de tudo isto gasto ( ainda não se gastou mas vai ter de ser pago ), já se fala em reforços !!! Qualquer jogador chega e tem 2 meses de píncaros... depois é restolho...
    Nao vejo isto acontecer em mais lado nenhum... nenhum!!! Estes 11 jogos vão ditar os resultados pra tudo... Até ao final do ano, espero nao andarmos aqui aos caídos...

    ResponderEliminar
  7. Águia Preocupada23/11/20 20:00

    Nem sei que diga! Fui contra o regresso por vários motivos em especial porque ninguém volta à casa onde foi feliz para voltar a sê-lo... E tendo em vista as novelas da saída, era mais que certo que isto iria dar raia! Oxalá me engane!
    Mas do que JJ teve na primeira passagem pelo Benfica, já não há mais!

    1 - Uma grande equipa, talvez das melhores dos últimos 20 anos antes dele!

    2 - Uma direcção que tinha alguma estabilidade. Não estava atulhada em processos judiciais, não era contestada como é hoje, nem estava mergulhada em questões duvidosas e vergonhosas.
    Não gosto desta direcção, nunca gostei, mas havia alguma paz (podre, mas havia) e hoje é esta sensação de desespero e do salve-se quem puder.

    Ora, nestas condições, é muito difícil trabalhar-se. É o: "Em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão"!

    Ou existe alguma dúvida que ele, JJ, se tivesse um presidente de jeito que transmitisse paz e estabilidade, não teria sido campeão no Sporting?!

    O Benfica neste momento é uma manta de retalhos em que a única preocupação é safar o Rei Sol das encrencas em que se meteu e meteu o Benfica!

    ResponderEliminar
  8. Discordo do que o Shadows escreve porque JJ não precisa de defrontar equipas médias ou pequenas com bons treinadores, ou com treinadores considerados bons taticamente, porque QUALQUER TREINADOR QUE TENHA SIDO JOGADOR DELE SABE QUE ELE É UM MEDROSO! Tem a mania que é inteligente porque acha que ganhar muito dinheiro dá inteligência. Esquece-se que só tem ganho muito dinheiro porque o SLB tem como presidente um lagartão ranhoso, que, SEGUNDO AS MÁS LÍNGUAS, o foi buscar ao Braga depois dele ter "levado uma banhada de um banco onde perdeu imenso dinheiro", dando-lhe o que nunca foi pago a qualquer outro treinador em Portugal. Além disso, para tornar a vergonha ainda maior, foram comprados 150 jogadores, sendo que, SÓ DEFESAS ESQUERDOS FORAM 15. Tudo isto para ganhar 3 campeonatos em 6 anos! Os MAIORES "cegos" não são aqueles que me merecem o maior respeito devido à deficiência, MAS SIM AQUELES QUE NÃO QUEREM VER, tal como acontece com os 62% que CONTINUAM A APOSTAR NA CAMBADA QUE CONTROLA O CLUBE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada24/11/20 00:24

      "Tem a mania que é inteligente porque acha que ganhar muito dinheiro dá inteligência. Esquece-se que só tem ganho muito dinheiro porque o SLB tem como presidente um lagartão ranhoso"

      E uma comunicação social amiga e tendenciosa.
      Há por aí tantos bons treinadores de quem ninguém fala...

      Eliminar
    2. A banhada que ele levou de um banco (BPN e BPP) o Orelhas ficou com muito!!! Fora o da Caixa Geral de Depósitos e o do Novo Banco!!!
      O JJ recebeu do Benfica via Orelhas...o Kadafi ainda tem muito pra dar pelo que roubou aos bancos...

      Eliminar
  9. Jj é treinador fraco, contra equipas grandes é sempre comido, e ainda por cima, principalmente contra o Porto, borra-se todo,inventa,..Não é o meu tipo de treinador favorito,que tem de ser extremamente ambicioso, com pressing constante,seja contra quem for.

    ResponderEliminar
  10. É exatamente isso que tenho dito por aqui, esta teimosia tática de Jesus é difícil de entender,este sistema até faz parecer o nosso plantel muito desequilibrado, claro que temos problemas, mas não tanto como se tem dito. Um treinador olha para os jogadores que tem e a partir daí escolhe o sistema tático, jesus veio com a ideia de implementar este sitema, mas devia ter percebido que ao não se ter contratado jogadores para isso, tinha que passar a outro plano, mas não, a teimosia e soberba falam mais alto. Penso que jesus falha também na estratégia de jogo, na minha opinião primeiro vem a estratégia de jogo e depois a tática, porque a estratégia de jogo foca todas as componentes do jogo, por exemplo: se uma equipa vem de uma série de jogos e apresenta algum cansaço, no jogo seguinte tem de se ter uma estratégia de minimizar o cansaço, e em função disso escolhe se o sistema tático mais adequado, aliás creio que foi também isso que faltou no "célebre" jogo com o boavista. Enfim, pode ser que com o tempo( e o mercado de janeiro) a equipa se adapte melhor a este sistema de jesus. Já que parece que ele não vai mudar.

    ResponderEliminar
  11. Lendo o post fui ficando com a ideia que é para descer de divisão, mas afinal ainda podemos ser campeões...já agora o Guardiola ou o Klop e o sistema dele numa equipa pequena ou média de um campeonato grande brilharia? e o Guardiola ou o Klop no sistema dele com centrais lentos, pivot defensivo sem grande resistência para aguentar tudo nas transições defensivas e um 8 sem rapidez e capacidade de execução que faça desequilibrar a outra equipa nas transições ofensivas não daria um resultado banal? Já agora qual o treinador que nessas condições não daria um resultado banal? Qual esse treinador fantástico que com este plantel do Benfica daria um resultado brutal ao fim de dois meses onde até se teve de mudar 75% da defesa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. carvalhal braga.........segundo voces inteligentes jogador bom nao precisa de adaptação...

      Eliminar
  12. «Preocupa-me esta situação. Vejam o meu caso, tive oito dias de descanso e arranquei logo a pré-temporada. Feitas as contas, vou estar dois anos sem férias. Mentalmente é duro, e também temos de dar tempo ao corpo para recuperar. Mas ninguém ouve os jogadores. Acham que ganho bem e tenho de aguentar».
    (Kevin De Bruyne)

    Fora da esfera técnico tática, estas declarações do De Bruyne, deveriam ser lidas por todos nós adeptos, mas sobretudo pela UEFA/FIFA que tutela o futebol. Numa temporada atipica, de enorme densidade competitiva (os mesmos jogos, mas com menos 30/40 dias de uma temporada normal), com uma pré-temporada acelerada, creio que algumas equipas irão pagar a factura, e então quem praticamente nem teve férias...

    Vejamos os regressos dos 3 Grandes:
    Benfica 10 de agosto, apenas uma semana de férias.
    Sporting 14 de agosto, duas semanas e meia de férias, porque não disputaram a Final da T. Portugal.
    FC Porto 24 de agosto, três semanas de férias.

    Há também um outro padrão, as equipas que começam mais cedo, para preparar play offs, também aceleram a preparação, e habitualmente essas equipas "tombam" nos meses de inverno.

    Neste contexto atual, o Sporting fora da Liga Europa, trabalha sempre com semanas limpas, sem ressacas europeias. Depois, também me parece que este Sporting do Amorim, não é uma equipa de "engate", tem processos consolidados, está sólida e consistente, e não é uma equipa jovem como nos vendem: Adam, Neto, Coates, Feddal, 4 trintões no eixo, se juntarmos os experientes Palhinha e João Mário (ambos do eixo), percebemos que o Sporting não é bem uma equipa de meninos. Em janeiro e fevereiro, o Sporting vai aumentar a carga competitiva, com Taça da Liga, e Taça de Portugal, também vão jogar a meio da semana, se chegarem a março vivos, contem com o Sporting como um forte candidato.

    O Braga, está no mesmo barco de FC Porto e Benfica, está também carregado de competição, supostamente irá passar à fase a eliminar da Liga Europa, e se tem um plantel de qualidade, não o é em quantidade. Não acredito que o Braga entre na corrida pelo título, mas teria opinião distinta, se estivessem fora da Europa, como aconteceu em 2009/10, foram eliminados numa pré-eliminatória, e disputaram esse campeonato até ao fim com o Benfica!

    Janela_Opaca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentário lúcido.

      Eu acrescentaria mais dois dados que poderão estar a "beneficiar" o Sporting e o Braga em graus diferentes.

      O primeiro, a falta de público, que prejudica muito o Benfica sobretudo em jogos fora, e claro prejudica também o Porto sobretudo em jogos em casa. No caso do Braga o factor público apenas se reflecte mais em jogos em casa, mas não há comparação. No caso do Sporting, como aquilo é um "saco de gatos", nos jogos em casa, a falta de público tem sido favorável.

      O outro dado é a pressão e a exigência, não duvidemos que a pressão num Benfica ou Porto não é igual à de um clube que em quase 100 anos não tem um único campeonato, ou a de um clube que em 40 anos foi três vezes campeão e já não é há quase 20 anos.

      Eliminar
    2. Um post inteligente, a falar de futebol e sem erros ortográficos?!
      Estás no blog errado, volta lá para o lateral esquerdo ou para o visao de mercado.

      Eliminar
  13. se nao fosses anormal o que é que gostavas de ser?

    ResponderEliminar
  14. Não se escrevem meia dúzia de linhas acerca do centralão francês que veio para o Benfica fazer tratamentos médicos e que ainda veio receber 2 milhões limpinhos para jogar na PlayStation?
    Foi por merdas como estas que o Tiago Pinto vai para Itália ou o "maestro" vai ser o futuro presidente?
    Que comédia, só dá para rir...

    ResponderEliminar
  15. Águia Preocupada24/11/20 00:27

    O Toni é que não teve medo de dizer a GRANDE VERDADE:

    "JJ esperava mais do Gonçalo Ramos? Os benfiquistas também esperavam mais do Jorge Jesus!"

    Obrigado Mister! É bom que alguém tenha coragem para meter certos vaidosos na linha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde estão essas declarações do Toni?
      Obrigado grande Toni!

      MaTic

      Eliminar
    2. Águia Preocupada24/11/20 13:39

      Ontem no programa futebol total no canal 11.

      Eliminar
  16. o jejum sempre foi isto, sempre será, só não viu quem não quis.
    mas as viúvas pediram agora só temos de aguentar.
    mas pelos vistos já falta pouco para acontecer o mesmo às vivas do jejum o que aconteceu aos votantes do vale, não se encontrar um sequer.

    e isto ainda esta pior porque ele mais uma vez decidiu inventar e não colocar os jogadores nos seus lugares porque se gabriel, ou weigl, estivessem a jogar a 8 com florentino e samaris a 6 as coisas estariam mais disfarçadas.
    já nem digo mudar o seu sistema de jogo ou a maneira de jogar, porque isso poucos treinadores o fazem, muito menos treinadores medianos como este.

    mas o que vale é jogarmos o triplo porque senão nem sei como seria e termos o mais melhor treinador do mundo.
    o que o lage não tinha feito com um central experiente, nem digo dois, com um segundo avançado, nem digo dois. e já nem falo de treinadores de qualidade e pelo que pagamos ao jejum o que não era difícil era arranjar um.

    ResponderEliminar
  17. BENFIQUISTA A SERIO24/11/20 03:57

    oh Jorge, tu como mestre da tactica, ainda não viste que o pizzi, o weigl, o grimaldo e o rafa emperram o jogo do BENFICA. nao ganham um duelo, não tem intensidade nem agressividade, decidem sempre mal e não sabem defender.

    estes é que são os culpados das péssimas exibições do BENFICA. vendam-os ou ofereçam-os que é um favor que fazem ao BENFICA.

    e tu, JORGE, estás a desiludir-me. sempre pensei que irias revolucionar o BENFICA e o que vejo é mais do mesmo, equipa sem intensidade, sem agressividade, sem capacidade fisica para ganhar duelos e a continuação das apostas no 11 das pseudo-vedetas como o pizzi, o rafa, o grimaldo e o weigl.

    JORGE, fica aqui o meu 11 base para reflectires:

    helton leite, joao ferreira, jardel/ferro, vertoghen, cervi, luca, samaris, gabriel, cebolinha, seferovic e darwin

    ResponderEliminar
  18. Entendes tão pouco de futebol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa tar não te preocupes o Ceição, o Carvalhal e o Amorim entendem pelo Shadows.

      Eliminar
  19. O Sacavenense nunca devia ter ido ontem de vermelho ao Jamor!

    ResponderEliminar
  20. Sinceramente, o problema do Jorge Jesus são os jogos , todos sem excepção!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. EU ACHO QUE O GRANDE PROBLEMA DO JJ ESTE ANO É NÃO TER CÁ A ADVOGADA PARA LHE FAZER UNS CAFUNÉS...

      Eliminar
  21. Não quero parecer arrogante, mas eu tenho memória.
    Tenho memória bem detalhada das conquistas e sobretudo dos falhanços de JJ. Lembro-me também muito bem dos recursos que lhe foram dados. Quando chegou, na sua primeira passagem, prometeu que a equipa iria jogar o dobro e cumpriu na primeira metade da época, mas não podemos esquecer que o treinador anterior não teve Javi Garcia, Ramires, Saviola, entre muitos outros. E não me esqueço que foi campeão na última jornada, com a equipa toda borrada para ganhar por 2-1, na Luz, a um Rio Ave desde cedo reduzido a 10... e o opositor no campeonato foi o Braga de Domingos (!). Depois disso tenho muito mais derrotas gravadas do que vitórias de encher o peito, porque o Benfica de JJ nunca foi particularmente forte com as equipas de média e maior dimensão. Em 6 anos foram exceções uma eliminatória europeia com a Juventus e outra com o Tottenham (jogo de Londres) e uma ou outra Taça da Liga. Nunca fui fan de Rui Vitória e deixei rapidamente de ser fan de Bruno Lage, mas com eles vi o Benfica jogar igualmente bem ou ainda melhor e com muito menos recursos. Pode muito bem colocar-se a questão sobre o que poderiam fazer estes treinadores se lhes tivessem dado os mesmos recursos que foram dados a JJ. E objetivamente Rui Vitória teve uma performance muito superior a JJ.
    Porém - lá está - vivemos num mundo de consumo rápido e memória curta. O resultado está á vista.

    ResponderEliminar
  22. Importa lembrar que o treinador que o Shadows defendia era o Koeman, que está a fazer uma época magnífica em Barcelona...

    SG

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking