O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Gedson, Dantas e Vinicius, fez sentido? Desportivamente, duvido

. 32 comentários
A realidade é o que é e não há como lhe fugir... Dos 23 jogadores que integraram a convocatória da Seleção Nacional para o jogo da última quarta feira contra a Espanha, apenas três jogam em Portugal.

É hora de aceitarmos que não adianta andarmos sempre com conversinhas da treta de cada vez que vislumbramos um qualquer talento nas camadas jovens dos nossos clubes, sonhos de futuro cor-de-rosa e de conquistas gloriosas aos ombros destes meninos em quem o Benfica corre nas veias, quando a realidade é que na cabeça de TODOS estes jovens, o sonho é conquistar a Europa do futebol o mais cedo possível.

Podemos falar que sair de Portugal é quase sempre uma questão de dinheiro, mas é hora de assumirmos também que é ao mesmo tempo uma questão de estatuto... Sair é o prémio e o percurso natural para aqueles em quem a Europa confia, permanecer é o castigo daqueles que ficaram a meio do caminho.

Dos 3 que jogam em Portugal, o único titular contra a Espanha foi Pepe com uma grande carreira construída lá fora, e os dois não utilizados foram Sequeira do Braga e Rafa do Benfica que chega aos 27 anos ainda com estatuto de miúdo que ninguém sabe muito bem ainda aquilo que pode dar.

Portugal tem hoje uma seleção de topo mundial que premeia o excelente trabalho que os clubes em Portugal têm feito ao nível da formação. Mas também tem de se dizer que esse trabalho que tem proporcionado aos clubes uma excelente forma de financiamento e de equilíbrio das suas contas, tem tido (e continuará a ter não duvidem) um impacto reduzidíssimo na performance desportiva dos clubes onde foram formados...

Um miúdo talentoso que aos 18 ou 19 anos não é já primeira escolha do Benfica já acha que está a ficar para trás no seu planeamento de carreira, numa altura em que já pode dar dinheiro a ganhar a muita gente...

E se um treinador ou um Presidente for sugerir a um Dantas ou a um Bernardo irem rodar num Estoril ou num Famalicão para ganharem jogos nas pernas, aquilo que vão ouvir como resposta é: "Então nesse caso deixa-me ir já para o Mónaco ou para o Bayern? É que lá também não me garantem que vá jogar mas pelo sim pelo não garanto a minha independência financeira desde já." E vão!

E é pois assim que se emprestavende um Bernardo ao Mónaco, que se emprestavende um Dantas ao Bayern, ou que depois um Jota da vida já aceita ser emprestado a um clubezeco como o Valladolid porque entretanto os colossos como o Arsenal que nem há dois anos atrás lhe faziam a cabeça andar à roda já o esqueceram depois de terem assistido aos dois anos perdidos que passou na Luz, quando ter andado por um Paços de Ferreira a jogar e a crescer lhe teria feito muito melhor.

Por isso, já não adianta um gajo vir aqui criticar certas decisões dos clubes a nível desportivo, porque a grande maioria destas decisões dos dias de hoje já têm muito pouco de desportivo. Tem muito mais de decisões financeiras e de quem ganha o quê, onde acabam por ter muito mais peso as vontades de jogadores e empresários, do que a vontade dos clubes com quem têm contrato.

Confesso pois que não entendo este empréstimo de Dantas ao Bayern com cláusula de compra de 8 milhões com o Benfica a reter 25% ou 30% do passe... Alguns já dizem que ah e tal, nem no Benfica B era titular... Mas então se não era, se o puto não tem potencial nenhum, o Bayern ia interessar-se?!?!

Ou seja, o puto sai para o Bayern e mesmo que não jogue (como é provável que aconteça) já ganhou a estabilidade financeira. O Bayern também não tem nada a perder... Se o puto mostrar capacidades fica pela bagatela de 8 milhões e no mesmo dia que assinar pelo Bayern já fica a valer 40! Se o puto for flop o Benfica recebe-o de volta para no ano seguinte o juntar ao Jota no Valladolid num empréstimo mais modesto!

E o Benfica ganha o quê? Bom, a meu ver não ganha nada... Se o puto for realmente bom fica na Alemanha por 8 milhões e esqueçam lá os 30% da futura venda porque craques do Bayern ficam lá a vida toda. Se for mau volta à Luz depois de um ano perdido em que terá jogado muito pouco ou nada, quando nestas idades o mais importante é jogar.

Podia juntar ao Dantas a decisão de emprestar Gedson (um em quem eu acreditava) ao Tottenham por ano e meio, Gedson em Inglaterra com estatuto de ator secundário que este ano nem para a Liga Europa foi inscrito. A sério que se vive na Luz a ilusão de que jogadores que no Benfica não são capazes de se afirmar no nosso “riquíssimo” plantel serão capazes depois de se afirmar em outro que competitivamente está num patamar bem mais acima?!

E no próximo ano faremos o quê, quando o Gedson tiver regressado depois de um ano e meio perdido em Inglaterra, quando melhor estaria se estivesse estado um ano e meio emprestado a um Wolves ou outro clube mais modesto e pudesse de facto ter acumulado os jogos nas pernas que lhe faltavam na Luz? Vamos depois emprestá-lo também ao Valladolid para recuperar o tempo perdido?

E o mesmo com Vinicius, o tal por quem segundo Vieira o Benfica já recusou ofertas de 60 milhões! Então e um “craque” de 60 milhões é emprestado ao Tottenham para ser suplente do Harry Kane? Se o objetivo era valorizar Vinicius não era importante que o fizesse num clube onde chegasse com estatuto de ator principal, mesmo que num clube mais pequeno?! Ou será que um jogador de 25 anos que chegando ao Tottenham jogue pouco como é provável que aconteça alguma vez voltará a valer os tais 90 milhões que Vieira acha que vale?!

E é isto meus amigos... Talvez o engano seja continuarmos a querer analisar tudo aos olhos do que faz ou não sentido para os clubes desportivamente, numa era em que interesses bem mais altos se levantam!

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. Claro que faz, aqui SOS sérios, o sr. Vieira está muito bem rodeado, quer no desportivo quer no financeiro, ele sabe o que faz algum dia algum presidente da Europa vendia o Dias por 68 milhões?? Vinicius tantas vezes criticado por custar 17 milhões foi por 45 milhões neste mercado atípico. Vou votar no sr. Vieira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És burro por duas razões:
      1º porque tratas o escroque por Sr.
      2º porque o vinicius não foi vendido. Foi emprestado.

      Eliminar
    2. Anónimo es mesmo toto nem cartilheiro serves

      Eliminar
    3. Trato por sr. Vieira porque sou educado e não como Benfiquista devemos muito ao sr. Vieira o melhor presidente da história do Benfica, foi emprestado com uma cláusula obrigatória de 45 milhões como se joga de 3 em 3 dias Vinicius é a única alternativa a Kanne, passe bem e não se esqueça de votar no sr. Vieira.

      Eliminar
    4. Bastava ver a forma anti democrática e a intolerância e a forma insultuosa dos chamados anti-Vieira para eu nunca deixar de votar no Vieira. Quando se vê tanta a gente a criticar alguém com tanta obra, enquanto eles passam o tempo a criticá-lo deixa de ter valor a vacuidade dos seus argumentos que são sempre os mesmos.

      Eliminar
    5. Que obra do "sr vieira", dar 2 campeonatos em 3 a um clube falido?? Acham que é o melhor presidente da história do Benfica?? Desculpem não conhecem a história do Benfica fundado em 1904.........

      Eliminar
    6. Continuas a ser burro onde está cláusula obrigatória de 45 milhões???

      Tu pensas que sabes mas não sabes nada mas enfim continua assim.

      Obra feita? É depois? O que ganha com isso? A nível europeu é maior vergonha nas sobre isso nem um più..

      Eliminar
    7. Da Fonseca não te respondo porque tu não és o verdadeiro Da Fonseca, escreves muito certinho, já o verdadeiro em três palavras duas têm erros.

      Eliminar
  2. é ouvir o discurso do Dias na despedida aos colegas.
    só falava em sair. sair no momento certo.
    aquele não era certamente, mas está visto que nas cabeças destes miúdos não passa outra coisa que não seja essa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles amam tanto mas tanto o clube e o Vieira que nem se importam de ir para quarto ou quinto central dos City's desta vida, essa é que é essa. O que tem de melhor a é namorada.

      Eliminar
  3. Para os jogadores e para o Benfica essas transferências não fizeram sentido.
    Mas tenho quase a certeza que há gente que deve ter lucrado com elas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rafa do Benfica que chega aos 27 anos ainda com estatuto de miúdo que ninguém sabe muito bem ainda aquilo que pode dar.ahahahahah o mendes come-vos a carne toda. paguem mais quotas acefalos

      Eliminar
  4. Sem tirar nem pôr!
    Esta teia de interesses ajuda a todos menos ao Benfica.
    E com ou sem ajuda de super empresários se os nossos jogadores forem realmente bons e bem escolhidos (scouting) na hora de contratar também serão vendidos a bom dinheiro.

    Agora se querem mais do mesmo escolham a opção que faz mais sentido... Aquela que deu vida a um FCPorto de rastos e a que continua com estes negócios ridículos.

    ResponderEliminar
  5. A questão do Tiago Dantas, que o miúdo é um talento mas não dá porque é baixo, mede 1.70, não tem cabedal, etc, mas depois os burros dos Alemães do Bayern Munique interessam-se pelo miúdo, e como somos os xicos espertos, aí vai um empréstimo e se gostarem dão-nos 8 milhões, mas estes gajos estão a vender melões? Que altura tinham o INIESTA, XAVI, Bernardo Silva, Maradona ??? A máquina da propaganda da TRUPE TRICOLOR já não cola, são muitos anos a virar frangos, agora só cai quem quer, não é preciso uma grande intuição para dali se vulgarizar a mentira, a manipulação é recorrente e a tendência é para piorar, pois acham-se impunes, depois de tantas trapaças e se manterem onde estão, acham que são intocáveis, por isso cabe aos sócios no dia 30 Outubro darem a resposta. Quanto ao Vinicius, é mais um caso estranho, empresta-se por 3 milhões sem claúsula de compra obrigatória, para ser suplente, óbviamente que é para desvalorizar, assim como o que já lá está no mesmo Clube o Gedson, com uma claúsula de 60 milhões, que nem convocado foi para as competições Europeias do Clube, algo de muito estranho se passa com estas negociatas!!!

    ResponderEliminar
  6. É evidente que o Benfica não caminha independente. Caminha em função de interesses, ligações, jogos de poder. Consequência, perder campeonatos e taças para os lá de cima.

    Chega!

    ResponderEliminar
  7. Penso que Gedson daria jeito no atual plantel. Parece que nao existe uma estrategia desportiva no Benfica nos ultimos 25/30 anos. Espero por melhores tempos ou nao vale a pena pagar as quotas. O dinheiro gasto no Benfica e por amor mas quando e esbanjado sem rigor da para pensar.

    ResponderEliminar
  8. quem sobe à equipa A terá qualidade é evidente e deverá estar 3 anos. se provar essa qualidade 2 opções, 1 continuar a outra se aparecer transferências vantajosas para o benfica, financeiramente e para poder um substituo à altura - entrada directa para a equipa A - OK.
    tira-se rendimento desportivo e financeiro! claro quando os miudos sobem à equipa A talvez, digo eu que TALVEZ, fosse bom ganharem mais que o bicadas guerra, .........não?

    ResponderEliminar
  9. Eis um texto que mostra a realidade materialista em que se vive onde, é claro, os jogadores e respetivas famílias se incluem.
    "Por isso, já não adianta um gajo vir aqui criticar certas decisões dos clubes a nível desportivo, porque a grande maioria destas decisões dos dias de hoje já têm muito pouco de desportivo."
    O problema deste espaço é a enorme quantidade de criticas feitas sem conhecimento de causa ou seja diz-se mal e não interessa nada o facto de ninguém saber o que se passa nas diversas negociações.
    Diz-se mal porque sim, porque convém, porque publicam, porque há uma agenda, porque há idiotas úteis!

    Ed 404

    ResponderEliminar
  10. O Vinicius foi emprestado para não lhe teres de pagar o salário! Demasiado caro para ser suplente no Benfica (já estás a pagar o Ferreyra). O Mónaco foi quem apareceu e ainda pagava 3M de empréstimo. O custo de oportunidade de não emprestar era cerca de 7M€. Não estou a dizer que concorde...até porque vai desvalorizar bastante e para o ano ninguém dá mais de 15M por ele

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então por que não o venderam por 60M?
      Com esse dinheiro resolviam 3 ou 4 pontos fracos no plantel.

      Eliminar
    2. 60 M de quê?reais? só vieirsta ou atrasado mental acredita nos 60. de que lado estás?

      Eliminar
  11. Manchester City sobre Ruben Dias: contratámos quem queríamos pelo PREÇO QUE QUERÍAMOS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo preço que queríamos = Pelo preço que estávamos dispostos a pagar.

      Eliminar
    2. Logo o Mendes não foi preciso para nada!
      Acho que nem deve ter havido pagamento da comissão...

      Eliminar
    3. pelo preço do mendes. já agora nao leio um único acefalo falar do diego sousa e quem ganhou com isso. fora o resto. mas sao demagogias como diz o outro.

      Eliminar
  12. Não servem para Coloso Benfica que perde contra uma equipa chamada Paok e vão para os outros colossos e aí vão brilhar lol isto só pode se brincadeira mas enfim nada de novo bota BIEIRA

    ResponderEliminar
  13. Concordo com tudo o que escreves, mas a estrutura do Benfica não tem inteligência para gerir estes ativos, não fosse o Mendes e...

    ResponderEliminar
  14. Vamos por partes... Tiago Dantas nunca será jogador de futebol de topo a nível sénior. Digo isto, porque é evidente que não tem condições físicas para vir a sê-lo - e nem sequer vou aqui avaliar as condições emocionais. Os poucos jogadores de baixa estatura que chegaram ao topo eram (ou são) robustos fisicamente e/ou extremamente rápidos (Maradona ou, na atualidade, Messi e Hazard, por exemplo).
    Quanto a Vinicius, é só reflexo da gestão à vista, a nível desportivo, da actual Direção do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão não é tanto a planta física do jogador, ou até os seus desempenhos em aspectos mais físicos, pois se houver um trabalho sério e específico não só podem ganhar corpo, como também evoluir em velocidade, resistência, impulsão, e até podem evoluir no aspecto psicológico.

      O problema é que no Benfica existe um BenficaLab que pelos vistos é pouco mais que um verbo de encher. Claro que ajuda muito termos um presidente matarroano e que só pensa em negociatas, em vez de pensar em vencer em toda a linha.

      Volto a dizer aqui que tenho quase a certeza de que Vieira vai ser reeleito, mas ou acontecem grandes mudanças na política desportiva, ou então não chega ao fim do mandato. Os mesmos que o elegerem serão os mesmos a cobrar-lhe em primeiro lugar, Vieira tem que perceber que esta será muito provavelmente a sua última oportunidade. Caso contrário, não haverá dúvidas nenhumas de que o tempo dele chegou ao fim, e convenhamos, 17 ou 19 anos com mais um, dois ou três em cima, é tempo mais que suficiente para colocar o Benfica na liderança do futebol em Portugal de uma vez por todas.

      Eliminar
    2. Concordo com tudo. Faço apenas uma ressalva ou comentário adicional - nunca vi nenhum dos pigmeus que por lá andam melhorarem a condição física.
      Já quanto a essa idea de que os sócios não vão tolerar mais falhanços, não acredito um pouco que seja nisso. Se o nível de exigência fosse minimamente elevado, Vieira não teria qualquer hipótese de reeleição. Para além disso, mesmo fazendo muitas asneiras, o Benfica está condenado a ganhar a nível interno, porque o Porto também atravessa muitas dificuldades e como se viu no fim de semana passado, às vezes nem os árbitros os salvam.

      Eliminar
  15. Mas qual a dúvida? Se o Bayern quer e o Paços quer, tu vais para o Paços só para jogar mais? Nem há comparação. Qualidade dos colegas, condições, salários... nem é uma questão.

    ResponderEliminar
  16. o problema não é tanto a era é mais quem esta à frente do clube que só vê cifrões o único objectivo que tem é vender o resto são uma competições incomodas que se tem de disputar para se poder vender.

    mas quando tens um treinador que prefere o seferovic ao vinicius o presidente, que até nem precisa de desculpas para vender, aproveita para ver se despacha o jogador para onde pode.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking