O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 26 de março de 2020

Jorge Jesus, "a gaja boa" e o futuro do futebol

. 41 comentários

O ex-treinador do Sporting, que no futebol europeu só no SL Benfica conseguiu fazer alguma coisa, continua a ter um tempo de antena notável para um inútil que desperdiçou plantéis excelentes no SL Benfica, perdeu 3 campeonatos para treinadores rookies no FCP, para Rui Vitória em início de carreira, e que nem clubes de segunda linha na Europa querem. 

Todos sabem que Jorge Jesus quer voltar ao SL Benfica e que Vieira quer Jorge Jesus de volta.

Só que ninguém sabe quando voltaremos a ter futebol, pelo menos de porta aberta ao público. Não me surpreendia que este ano não voltassemos a ter futebol com público.

E com o campeonato por resolver, Vieira não tem forma de correr com Bruno Lage para lá meter novamente Jorge Jesus.

Aliás, o prolongamento desta situação de confinamento dos cidadãos vai-se refletir em várias indústrias, nas quais o futebol está incluído.

Partindo do princípio que uma vacina ou tratamento será encontrada no espaço de ano, ano e meio, esta paragem do mundo vai marcar uma mudança de paradigma no futebol e nos valores exorbitantes pagos em comissões, transferências e vencimentos. 

No caso do SL Benfica, é agora que se verá se o mago das finanças DSO faz realmente milagres na gestão. Sim porque no caso de grande líder, todos sabemos que o rasto que deixa são falências, reestruturações ou buracos para outros resolverem.

O futuro do futebol é negro, mas mais importante que o desporto são as vidas de todos nós.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

41 comentários

  1. Shadows

    Sobre o JJ não estou de acordo contigo o homem foi último verdadeiro treinador que o Benfica teve.

    Ele não falo mal do clube bem pelo contrário.

    Se tu és profissional de futebol queres o melhor para ti foi o que ele fez na altura foi para os sapos e no primeiro ano todos nós sabemos se aquela bola tem entrado do Bryan Ruiz hoje tinhas outra conversa.

    É depois vamos lá ver uma coisa quando o homem perde para o porto qual era os planteis na altura que eles tinham? Nem se pode comparar com esta altura estão a milhões de luz daqueles planteis.

    Vamos ser verdadeiros e honestos com nós mesmos depois do homem sair do Benfica tiveste um ano vamos chamar bom do Rui Vitória depois disso tu melhor que ninguém sabes.

    Eu para ser sincero e como sócio que sou a muitos anos gostava de ver o Homem a treinar o meu Benfica mas com outra direção com vontade de ganhar e não é preciso gastar os milhões que toda gente pensa. Basta ter olho para o negócio que interesa ao clube e não amigos e tínhamos um grande equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquem descansados,Vieira pode ser muita coisa, mas estúpido, não é de certeza! Vieira sabe melhor que ninguém que levar Jorge Jesus para o SLB, era a sua sentença de morte como presidente, pelo menos antes de eleições.E depois de eleições, duvido muito.
      JJ no Slb antes das eleições, era o rebuçado que Vieira jamais dá a Rui Gomes da Silva. Não sejamos idiotas em considerar estúpido Vieira, porque de todo essa é a maior dificuldade para a oposição chegar ao poder dada a capacidade de sobrevivência de Vieira. JJ no SLB ?! Esperem sentados. Nem no fcp jj senta o cu, porque não há dinheiro para o vil personagem.

      Eliminar
    2. Essa dos "ses" tem piada e, pelos vistos, só serve para os outros. SE o rod stuart fosse o treinador que a CS diz e tenta impingir não tinha perdido o campeonato para os corruptos com golo marcado por um jogador de merda, que nem os andrades querem. O ser humano, por uma questão de auto-defesa, esquece ou atenua os maus momentos porque passa, por isso é normal que nos não lembremos de como acabavamos os campeonatos, as duas finais perdidas, a miserável condição física que os jogadores apresentavam com 2/3 do campeonato, as carradas de laterais, a dispensa de jogadores de classe mundial porque eram jovens, B.Silva é paradigmático. Saudades do pastilhas? Eu quero é o sapo longe, ou também já esquecemos o desaforo com que fomos tratados, por um merdas oxigenado, em conluio com um "agarrado" que, por acaso, era presidente de um clube?

      Eliminar
    3. Mas olha fiquei perceber a mesma coisa??? Ele bom treinador sim o não?? As equipas jogam o não jogam a bola com ele? É é isso que é importante.

      O LFV tem que entender que o tempo dele acabou vinte anos já chega o Benfica e um clube de futebol é não uma empresa de obras. 20 anos são maus que suficientes está na hora de sair com proprio pé e para quem não é Benfiquista já teve la muito tempo já chega..

      Eliminar
    4. Essa do Bernardo eu até gostava de ouvir o JJ o que tem tem dizer sobre este assunto um dia vamos saber???

      Porque não dizes o mesmo do Lage que meteu o Zivko e Cervi a fazer de defesa esquerdos toda a pré época?? É não foi preciso chegar a duas finais nem em final de campeonato para a equipa ficar toda fodida em Janeiro já estavas fora de tudo como explicas isso??? O será que não consegues??

      Eliminar
  2. Sabemos que o regresso de Jesus iria servir as pretensões de Vieira em ano de eleições, acredita este.
    O Panda já mostrou recentemente não estar à altura de pilotar o Ferrari.
    A interrogação que faço é saber quem seria então o treinador que fosse capaz, simultaneamente, de pôr Vieira no seu lugar e a equipa a jogar futebol decente e ambicioso.
    Francamente, não sei.
    Os portugueses que estão no estrangeiro estão bem, duvido de que quisessem aceitar o desafio.
    E nem todos serão assim tão bons!
    Um problema de difícil solução.

    ResponderEliminar
  3. "Sim porque no caso de grande líder, todos sabemos que o rasto que deixa são falências, reestruturações ou buracos para outros resolverem." Gostava que me dissessem quem foram essas empresas que faliram ou ficaram com buracos.
    Não me venham falar no Alverca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te falo do Alverca.
      Ouviste falar na Promovalor?
      É fácil de encontrar,
      não precisas que te falem,
      basta que leias.
      Tás a ver a coisa?
      Cumprimentos,
      Kadafi dos Pneus.

      Eliminar
    2. Como e facil de encontrar, pode-se ler no poligrafo do sapo...

      ""A dívida está na lista, a que a 'Sábado' teve acesso, de cerca de 60 grandes calotes de empresas que o Novo Banco está a vender a fundos abutre internacionais, numa operação que globalmente gerará 100 milhões em perdas adicionais para o banco. Há uma razão para Luís Filipe Vieira não a ter incluído no acordo - a dívida não foi criada por negócios seus. Foi parar à sua esfera por causa de um acordo de cavalheiros com Ricardo Salgado - o buraco era originalmente do Grupo Espírito Santo", acrescenta-se no mesmo artigo."

      Basta que leias.
      Tas a ver a coisa?

      Eliminar
    3. A resposta está na notícia.
      "A dívida não foi criada por negócios seus".
      Então se não foi ele que a criou, porque razão dizem que é dele?
      E continua, "o buraco era do Grupo Espírito Santo". Voilá!!!
      Bastou ler.
      Tou a ver a coisa, tou!!!

      Eliminar
    4. O Orelhas fez dúvidas em todo lado com o gordo guerra conhece os meandros da política toda são feitos um para outro são dois mentirosos sem escrúpulos gente que anda neste a subir a pala de informações secretas e jogo de bastidores os juízes sabem bem quem são este dois caramelos mas enfim estamos cá na tuga o de o rico o que se acha rico 4 bancos 4 dívidas e só mesmo neste país mas enfim.

      A um ditado que diz basta seguir o di heiro aqui é basta seguir o Gaioso ele é chave de tudo

      Eliminar
  4. Início de post pra lá de ridiculo, todo o contorcionismo que fazes pra dizeres mal do homem...foi um filho da puta qd saiu? Sim agora a tua argumebtaçao pra tentares denegrir os meritos dele e que são muitos aliás se voltas te a ter benfica foi.muito graças a ele se não vês oi consegues perceber isso desclo lá mas és limitado em termos de futebol...vou mais longe não percebes merda nenhuma de futebol, aliás basta ir atrás e ver te louvar um mitroglou e dizer que o jonas era fraquito... hoje foste um mitroglou neste post, marcas uns golos que até aprecio, mas jogas pouquinho futebol muito pouco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é o rod stuart é o maior sapo que alguma vez pôs os pés no Benfica, mas como daquele lado, ao contrário do nosso, só vem merda o jj não podia destoar. É por podermos perder a memória que nos começam a mijar e cagar em cima, já esquecemos o andrade artur jorge, à revelia da vontade de Jorge de Brito, com o resultado que deu. Por isso abram as pernas a toda a merda sem carácter, que nos odeia e quer usar-nos para se promover e sugar, por isso o pastilhas cá por mim pode ir barda merda e para os braços do peidoso ou de um qualquer bruninho.

      Eliminar
  5. Não há OPA, regressa o Jorge Jesus à agenda...

    ResponderEliminar
  6. Águia Preocupada26/3/20 23:24

    Percebi a do Jorge Jesus e do futuro do futebol. Já no que se refere à gaja boa não entendi.
    De resto, as outras duas questões que colocas são pertinentes.
    Lendo os comentários, vejo por aqui muita falta de memória.
    Não sou contra nem a favor do regresso do JJ. Estou numa situação com muitas dúvidas...
    É verdade que o Benfica jogou bom futebol. Mas também não é menos verdade que teve nessa altura os melhores plantéis dos últimos 20 ou 30 anos. E mesmo assim, conseguiu perder três campeonatos seguidos e levar 5-0 no ladrão.
    Não fez mal ao clube? Denegrir a imagem do treinador do Benfica não é fazer-lhe mal? E por muito que não seja culpado, paga por todo o mal que os dois estarolas - brunalgas e minium - fizeram ao clube. Bemdos dois ordinários... Mas a verdade é que ele fez parte da pandilha.
    Está a fazer um bom trabalho no Brasil!? Pudera! Com uma equipa daquelas... Vou citar uma frase de um jornalista ressabiado após a segunda saída de Ericksson do Benfica:

    "Ele nem é assim tão bom treinador... Dêem -lhe o Beira Mar e verão se é campeão!"

    O Mourinho foi o que foi com grandes equipas e pouca concorrência...

    Quanto ao futuro do futebol, não se adivinha promissor. O futuro, tal como em todas as áreas da vida, antevê-se muito sombrio e incerto. Se esta crise tiver como consequência um abrandar da loucura dos milhões que se estava a verificar e ajudar a serenar os ânimos de forma a trazer um pouco de paz, então, neste caso, abençoada crise!
    Mas esta pandemia vai alterar muito as nossas vidas. As nossas posturas, as nossas prioridades, os nossos valores vão ter que ter novos rumos em especial o da Humanidade e da Solidariedade!





    ResponderEliminar
  7. Eh pá, por favor este tipo de argumentação é simplesmente...

    ResponderEliminar
  8. É ridiculo atacar a qualidade de JJ. É um grande treinador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também, tenho é azar porque não ter jornaleiros amigos.

      Eliminar
  9. Steve soares27/3/20 00:14

    Ola amigos...
    Estou no Canada e vou acompanhando as noticias de Portugal ao maximo, os obitos hoje sao 60 e esperava que se ficasse por aqui :(
    Quanto ao futebol...jj NEVER !!.
    O gajo cuspiu na sopa e na mao que o deu muito de comer !!
    Vejo que hoje ja ninguem se interessa com um dos melhores treinadores portugueses a meu ver...
    Mas sou apenas um adepto no outro lado do mundo
    Saudades de ter um 10 no nosso onze titular
    Saudades de ter a extremos puros em vez de bonecos tipo Pizzi...
    Saudades ...
    Stay safe everyone !!

    ResponderEliminar
  10. De futebol nem me apetece falar porque todos estamos vendo o que se esta passando no mundo com este corona virus,mas claro que passando esta tormenta nada vai voltar a ser como antes muito vai mudar começando nos ordenados dos jogadores e tudo o que escreveu o Shadows,o mundo da bola enlouqueceu pagam-se somas exorbitantes por passes de jogadores empresarios ganham balburdios so o Mendes que ganhou com a comissao do J.Felix eu o Shadows e todos os que comentam aqui no Gb todos juntos nao ganhamos isso numa vida inteira e nos adeptos vimos para aqui insultar uns aos outros por causa da bola que parvoice a nossa, quem enriqueceu ate aqui safou-se a partir de agora vai-se jogar um pouco com amor a camisola como antigamente,a crise e universal nao me apetecia falar de bola e falei pronto ta falado,que venha o JJ ou outro qualquer para mim da igual.
    DLJ.

    ResponderEliminar
  11. para o mestre da porcalhota não dou mais para esse peditório que fique por onde esta que esta muito bem.

    sobre o futebol e principalmente os valores envolvidos em transferências e comissões, e até mesmos salários, pode ser afectado durante uma época ou duas dependendo do tempo da paragem mas depois vai voltar ao mesmo.
    alias basta ver o que aconteceu na ultima crise o futebol foi dos sectores que menos sofreu com ela e foi o que, nos aspectos que referes, mais depressa saiu dela e aumentou os valores de uma maneira que não se viu em mais nenhum sector.
    alias penso que no mercado de verão o que vai ser mais afectado serão as quantidades e não os valores das transferências.

    ResponderEliminar
  12. benfiquista a serio27/3/20 04:40

    sou a favor da vinda de J.JESUS para o S.L.BENFICA mas com uma condição:
    - salario bruto de 2 milhões de euros
    - premio bruto de 2,5 milhoes de euros por cada conquista do campeonato português
    - premio bruto de o,5 milhoes de euros por cada conquista da taça de portugal
    - premio bruto de 10 milhoes de euros pela conquista da champions
    - premio bruto de 2 milhoes de euros pela conquista da liga europa

    ResponderEliminar
  13. Não sei porque bater num tema tão requentado quando o Vieira disse taxativamente no ano passado em Fevereiro que ele não volta ao SLB.
    O que JJ disse?
    Luis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seguem a cartilha dos pasquins. Não têm mais nada para criticar mas vão requentando os assuntos conforme o interesse diário.

      Eliminar
  14. COM AS VIDAS ADIADAS E PRECÁRIOS DE CONDIÇÃO!

    Esta crise pandémica apanhou toda a gente desprevenida e ninguém esperaria levar com este rombo pela frente que vai arrasar com a economia do país e com a vida dos portugueses.
    Ainda que a nossa paixão pelo Benfica se mantenha intacta e inalterável, o certo é que esta pandemia mundial vai fazer mossa e afectar, de sobremaneira, o nosso clube, desde logo nas receitas de bilheteira, de publicidade e de transmissão televisiva e na queda inevitável em bolsa. No mercado das transferências antevê-se uma desvalorização acentuada dos passes dos jogadores nos próximos meses, afectando as suas vendas e compras, onde se insere esta precipitada e desnecessária contratação de Pedrinho, por 20 milhões de euros, criticada aqui por mim desde o início, e que perante estas novas vicissitudes de mercado não valerá mais que um quarto daquilo que vão pagar por ele.
    O futebol, que sempre se julgou uma ilha à parte de tudo o resto, desta vez não escapará à fúria deste tsunami que invadiu as nossas vidas e as nossas formas de pensar, e a indústria do futebol vai ter que ser repensada de alto a baixo, e nada voltará a ser como era antes. Os maiores clubes do mundo e da Europa, onde o Benfica se inclui, serão fatalmente os mais prejudicados por esta crise, onde as folhas salariais dos jogadores têm de se conjugar e adaptar a uma nova realidade de redução drástica dos encargos de tesouraria.
    Muitos portugueses vão perder os seus empregos e ficar com as suas vidas devastadas e desgraçadas. As suas prioridades vão ter que ser outras e serão obrigados a fazer cortes inevitáveis e imprescindíveis para que os seus alterados e emagrecidos orçamentos familiares, lhes permita dar uma vida o mais digna possível a si e a todos os seus.
    Tendo o Benfica uma forte implantação popular entre os portugueses, é mais que certo que isso se irá repercutir na perda abrupta de sócios pagantes, e não me admiraria nada que essa diluição pudesse atingir números assustadores na ordem dos 30 a 40 mil, ou até mais!
    Sem a vacina para ser testada, que demorará mais de um ano a ser criada, este vírus ameaça andar por aí muito tempo, o suficiente para ter cancelado esta época futebolística e comprometer muito a realização da próxima, após o que ocorrerá um período de recobro para se prevenirem novas réplicas deste vírus, e a ser assim, quando se iniciarem as diversas ligas europeias, não vão ser permitidas, por questões de precaução, mais que 1/3 das lotações dos estádios.
    Perante estes cenários, especulativos sim, mas também possíveis e reais, há que implementar políticas de gestão com milimétrico rigor e parcimónia, dispensando dos encargos pesados do clube todas aquelas borboletas parasitas que andam à volta do presidente a chularem o clube, como um tal CEO lagarto que nos queria mudar o símbolo, vejam lá a ironia do destino, por causa de quem na China olhasse para o Benfica, ou de um director de comunicação, também lagarto, ou de um director da academia do Seixal, igualmente lagarto, irra(!), todos despedidos por justa causa e por inaptidão às cores e à mística do Benfica, e à resolução imediata da parceria estratégica com um certo empresário que agora anda para aí disfarçado de bom benemérito a distribuir alvíssaras de ajudas aos hospitais, só para ficar bem na fotografia, algo embaciada e turva, quando pelas costas foge ao pagamento de impostos em contas offshores. Altruísmo é quem faz o bem de forma recatada e anónima e dispensa o folclore publicitário das capas dos jornais.
    A propósito de jornais, os desportivos avençados, também vão levar por tabela, e ainda que continuem a negar e a esconder as dificuldades, as suas publicações diárias vão-se tornar insustentáveis a curto prazo, e ainda bem, pois para o esterco que publicam e escrevem neles, bem podiam, pela parte que me toca, passar de novo a semanais ou pura e simplesmente fecharem as respectivas redacções, que não faziam cá falta nenhuma. Tal como este vírus!
    Amo-te, Benfica!

    José Reis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Jose Reis,pois se voltarem a ser semanais vao com sorte,mas foi naqela ltura que me deliciava a ler a bola o meu jornal preferido,e tambem comprava os outros dois, mas desde que comecou a perseguicao de mal dizer ao Benfica parei de os comprar e ja vao uns anos televisao nada nao tenho estomago para ver essas figuras odientas isso nao e falar de desporto nao e nada e lixo toxico so contamina.
      A crise acentua-se isso vai levar uma volta de 160 graus nada vai ser como dantes tudo vai mudar nas nossas vidas.

      Eliminar
    2. José Reis: excelente post. Só uma ressalva: há uma parte que demonstra uma imensa ignorância do assunto, que é esta: «Sem a vacina para ser testada, que demorará mais de um ano a ser criada, este vírus ameaça andar por aí muito tempo, (...) após o que ocorrerá um período de recobro para se prevenirem novas réplicas deste vírus».

      Eliminar
    3. Como técnico de saúde, trabalho num laboratório, não vejo onde e nem detecto qualquer ignorância no que diz o José Reis: ainda não havendo vacina, quando ela for criada tem de ser testada, como é óbvio, e depois de aplicada terá de haver o tal período de verificação de resultados, que ele chamou de recobro, porque nem todos os organismos irão reagir da mesma maneira, e mesmo em pessoas já vacinadas poderão ocorrer recaídas e o vírus manifestar-se de novo por circunstâncias anormais que têm de ser estudadas e analisadas. Este é um vírus novo, completamente desconhecido para os infecciologistas e quem pensa no pós-coronavírus, assim como se fosse um estalar de dedos e já está, estará a pensar erradamente e rápido de mais, porque isto vai ser uma maratona longa, com algumas paragens pelo meio, para se chegar à meta da cura total.

      Eliminar
  15. Fora do tópico:

    Vieira em entrevista afirmou que Vinicius não pertence a Mendes!

    Record: Hoje: Vieira e Mendes em conversa para aumentar Vinicius!

    Quid juris.

    Não há vergonha?

    Sócio do SLB rumo ao 38

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vinicius quando veio para o Benfica não pertencia ao Mendes. Se depois ficou do Mendes o que tem o Benfica a ver com isso? Isto é manipulação de notícias, parte de um facto corrente mas assume-o como existente no passado. Que os factos negam.

      Eliminar
    2. Roda gira para o lado que melhor jeito lhes dá, não era mas é, e se não for só joga, quando for....

      Eliminar
  16. Shadows o vieira sabe perfeitamente que ao meter jorge jesus outra vez no Benfica que os socios do Benfica jamais lhe vao perdoar! E ainda por cima em altura de eleicoes por la o jesus é mais que meio caminho andado para perder as eleicoes!

    ResponderEliminar
  17. Vamos entregar já o título a quem merece neste caso o primeiro classificado, e começar a pré época para atacar o próximo campeonato. Como é coisa está feia o Lage pode ir para as Arábias com um euro simbolico de indemnização....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé do Telhado27/3/20 15:39

      " vamos entregar já o título a quem merece neste caso o primeiro classificado"

      E o rabinho lavado com água das malvas...também queres?

      Eliminar
  18. DSO É OS MILAGRES

    nas finanças não há milagres

    Só há competência ou incompetência

    A situação atual do Benfica, financeira, patrimonial e desportiva é excelente

    O que permite ultrapassar toda e qualquer dificuldade com os ajustes necessários

    Já quanto aos outros clubes (diria 99% das duas ligas profissionais) NÃO

    O Benfica foi competente nos últimos 15 anos e vai sair por cima disto

    Os outros irão finalmente revelar o esgoto falido em que se encontram pois não há milagres

    Cada um tem o que merece

    É a história da formiga e da cigarra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada27/3/20 15:43

      Admira-me imenso a certeza que paira nestas cabecinhas quanto à situação financeira do Benfica!
      Fiem-se nisso e depois digam que foram enganados!...
      Só um exemplo: O Estádio era para estar pago em 2012... E ainda não está. O que achas que isto quer dizer? Não será que a situação financeira é excelente... Quanto à desportiva é uma lástima e a patrimonial... Vamos lá ver o que é que está ou fica pago ou não...

      Eliminar
  19. Oiçam o que vos digo, JJ no Porto será o reerguer do estado miserável daquele clube, ainda mais com arbitragem do seu lado. Prefiro o retorno de Judas a nosso clube que o reerguer dos corruptos!

    ResponderEliminar
  20. Com maior ou menos número de infectados, enquanto não sair uma vacina não vai haver fim do vírus e a única arma até lá é isolamento para conter a sua propagação a uma escala que seja insustentável pelo sistema de saúde. O Verão pode abrandar a propagação do vírus mas ninguém pode dizer que quando chegar o Inverno não haja novo surto. Como é que estas indústrias como a do desporto se vão adaptar isso vai ser interessante de ver.

    ResponderEliminar
  21. Ninguém que percebe de futebol pode concordar, mas a dúvida é o teu post é sobre o Benfica ou sobre ajudar alguém? È que ninguém que seja do Sport Lisboa e Benfica pode ser contra o treinador que te levou a 2 finais europeias que todos sabemos como as perdeu sendo sempre melhor que os adversários. Falas sempre dos planteis dele mas tens de falar também dos planteis adversários que nada têm de parecido com os atuais, não fazes analises isentas e por isso perdes toda a credibilidade. VOLTA JESUS, que saudades de jogar FUTEBOL à BENFICA!

    ResponderEliminar
  22. Tomara ao Benfica que o Jorge Jesus volte a treinar a equipa principal. Quem não perceber isto ou é burro, amnésico ou mal intencionado. Não tínhamos um treinador deste nível desde o Erikson. Publiquem (se quiserem).

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking