O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 19 de janeiro de 2020

Rafa como "novo Felix"?

. 48 comentários

Obviamente que falamos de posição em campo... antes que se ponham a fazer comparações.

Com o Pizzi na direita e o Cervi na esquerda, o Bruno Lage apostou no Chiquinho para jogar nas costas do Vinicius, mas parece que a opção é pelo Rafa - e muito bem na minha opinião - face à (ainda?) instabilidade do ex-Moreirense a titular - no derby por exemplo passou um pouco ao lado do jogo e com o Rio Ave já tinha acontecido o mesmo.

A confirmar-se, parece-me uma decisão excelente e com potencial para enormes resultados, até porque Chiquinho será uma alternativa potente. Seferovic, com isto, perde definitivamente o lugar e fica como alternativa ao Vinícius - se bem que eu preferia ver sair o suiço e que fossemos buscar outro avançado.

Esta situação deixa também Jota com pouco espaço, mas o jovem também pouco (ou nada) tem feito para merecer mais tempo em campo e ser considerado alternativa aos titulares habituais.

Uma frente de ataque apoiada por Weigl e Gabriel, com Pizzi, Cervi e Rafa (de alta rotação / velocidade de acção e decisão) e com o "tanque" Vinícius na frente, não me parece que nos deixe muito a temer de qualquer dos adversários que podemos apanhar até final da temporada.

VAMOOOOS!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

48 comentários

  1. A mim o que me deixa a temer é o ataque cerrado fora das quatro linhas, por parte do clube da fruta.
    Preparem-se. Muita tinta vai correr.
    Começou já hoje com o hacking do site da APAF. As redes sociais vão ser invadidas. A cartilha está a ser preparada para os paineis dos comentadores. E isto, creio, vai ser só o começo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, mas vai começar a desmoralizar.... sem glória em campo, o discurso fica cada vez mais cansado e patético, assim como o discurso dos comentadores afectos ao Sporting... por isso é lidar. Pode ser uma boa oportunidade para acabar de vez com esse tipo de programas na tv

      Eliminar
    2. Porquê?? No Benfica não é assim?? Curioso é a cena do juiz que ia analisar o recurso dos mails, isso é que é preocupante...

      Eliminar
    3. Preocupante porquê? Ele não pediu escusa? Foi o mais isento e imparcial possível? Queriam o quê? Que ele fizesse o mais óbvio que era facilmente condenar o hacker e depois ter as redes sociais em peso a enxovalhar o homem e a expôr a vida privada dele? A ter o Jota Traques a instigar o macaco e a selva dele para atacar o homem?
      Grande Juíz é o que ele é!!! Com os tomates bem no sítio!

      Eliminar
    4. Quando fazemos o nosso trabalho sem clubites não prestamos vassalagem a ninguém. Porque será que aceitou a visita ao Seixal?? Nós 50 anos de sócio?? Será que lhe pediram favores?? Tipo Rangel?? Para mim foi covarde..

      Eliminar
    5. Se para ti foi cobarde, então o teu ponto de vista daquilo que é sensato e isento está muito deturpado.

      Eliminar
    6. Ainda bem que pensa assim e porque não ao contrário?? Ou o meu caro a o dono absoluto da verdade??? O que para si a bom para mim pode ser mau a sua perspective vale tanto como a minha mesmo que discordemos...

      Eliminar
    7. O juíz fez o que tinha a fazer. Sabendo da sociedade em que vivemos, pejada de "anónimos" com pouco cultura ou educação, descartou à nascença qualquer hipótese de colocarem em causa uma condenação pelo facto dele próprio ser um benfiquista que se sente orgulhoso da sua existência como benfiquista. Não tem nada a ver com cobardia ou falta dela da parte dele mas sim com a gentalha que tenta inventar todo o tipo de teorias de conspiração para descredibilizar o que lhes convém.
      Vê lá como foste logo buscar os 50 anos de sócio dele, como questionaste logo acerca de eventuais pedidos de favores ou como te lembraste logo do nome Rangel.
      Cobardia? Dele? Cobardes somos nós, que escrevemos todo o tipo de coisas escondidos atrás destes nicks (ou como anónimos) na internet.

      Eliminar
    8. O Rúben Sosa por acaso é anónimo, quando fazes o teu trabalho se é que trabalhas, pensas nos clubites?? Estamos a falar de um Magistrado desembargador quase em final de carreira, com muito peso na bagagem na hora de analisar o caso tem que se apoiar nos factos e na lei ponto. Mal vai a justiça se assim não for, é como aquela do paineleiro lagarto que uma juíza não podia jogar o caso de violência doméstica por ser mulher e mãe. Não me admira nada o Angola leacks serve para acabar com a rainha africana, o football leaks prende se o mensageiro, é melhor mexer com o futebol é uma coisa chata...

      Eliminar
    9. E mais corre um processo em tribunal Vieira é arguido por pedir favores a um juiz com promessas de futuros cargos, Rangel, operação Lex, por isso não me admira nada..

      Eliminar
    10. Anónimo, o meu trabalho não é para aqui chamado porque não é o mesmo ou comparável com este caso.
      No meu comentário não falo dele "não conseguir decidir sem pensar em clubites". Acredito que ele consiga, os maluquinhos cá fora é que não o conseguem fazer, e qualquer que seja a decisão, nunca o conseguirão ver sem a clubite que sofrem.
      Se não queres (ou não consegues) perceber o que eu escrevi, é lá contigo. Eu compreendo perfeitamente a posição do juíz em afastar-se deste caso, com a quantidade de maluquinhos anónimos doentes que andam por aí à solta, por causa de uma coisa como o futebol.
      Por mim podes ficar a fantasiar com o juíz e supostos favores eventualmente prometidos na comemoração dos 50 anos de sócio e todas as teorias de conspiração mirabolantes que te consigas mais lembrar.
      Estou-me pouco borrifando.

      Eliminar
    11. Uma boa oportunidade para comentares mais acima ou mais abaixo. Em alternativa tens o Hugo Gil... Entendes anónimo??

      Eliminar
  2. Pizzi tem é que sair da equipa....o sr estatísticas nos jogos difíceis é sempre fraquissimo...Guimarães e alvalade foi um exemplo....se jogar weigl e gabriel é necessario um medio que transporte a bola...pizzi só serve para passar para trás e para o lado....já sei que depois contra os fracos empurra uma bola e é o maior....mas para a equipa crescer em qualidade o sr pizzi , 30 anos, já não dá!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui toda a gente tem fetiche pelo pizzi quando ele não vale meia bota do taraabt, nas esta análise ao excluir taraabt da equação já demonstra muito do que este fulano sabe sobre futebol.

      Eliminar
    2. realmente
      tirar o chiquinho que equelibra a equipa a meio campo e desiquilibra em ataque
      o Pizi era bom ao meio,a extremo e a 2 avançado e como canalizador
      com tantas aptidões e ainda nem um saco de tramoços oferecem por tanta qualidade,
      não sei que mel o chavale tem
      sim tenho red pass total e esse moço dá-me azia
      nemsei até que ponto não cria mau ambiente
      com aqueles bracinhos a dar e dar e aqueles pulinhos que dá,creio que falhou a profissão

      Eliminar
  3. Bom bom era comprar o Dani Olmo para essa posição e acabou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quem sabe se não estará a ser negociado.

      Eliminar
    2. Está, mas não é para o Benfica...

      Eliminar
  4. Rafa a jogar atrás do ponta-de-lança? Boa ideia, parece-me bem. Tal como concordo com uma eventual venda de Vinícius caso apareça um proposta irrecusável.

    Mas... que isto não sirva de desculpa para não irem buscar mais nenhum avançado. Já todos vimos este filme muitas vezes: mais à frente daqui a umas semanas, lá teremos um (ou mais) jogo(s) em que nem Seferović, nem Vinícius, nem Rafa estão a sequer 70/80%, ou dois deles não estão mesmo indisponíveis; nas cenas seguintes deste filme já bem batido, somos derrotados ou eliminados de alguma taça; e o final do filme é sempre mais uma declaração de Vieira aos benfiquistas, dizendo que na próxima época isto não votará a acontecer, nem na próxima, nem em nenhuma enquanto ele for presidente do Benfica.

    A sorte (e também mérito) que tivemos em 2017 e no ano passado, não vai acontecer sempre, não facilitem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vender Vinicius agora? Está tudo louco...Quando a utilização de rafa como 2o avançado é mais uma solução...em comparação com chiquinho, tem golo! Perde porventura nos duelos fisicos e nas ajudas ao meio campo! Vejo mais como uma solução apenas para uma parte do jogo. Força Benfica. Rumo ao 38.

      Eliminar
    2. Mas tem dúvidas se aparecer quem bata 40 milhões mais umas cláusulas impossíveis de chrgar aos 60 ou 70 milhões?? Vai, e vai de lacinho...

      Eliminar
  5. rafa ser adaptado a segundo avançado tem mais probabilidade de sucesso que o chiquinho porque este simplesmente finaliza horrivelmente.

    só que existem vários problemas desde logo para a posição de segundo avançado ficávamos com dois adaptados, quando no mínimo deveríamos ter um segundo avançado puro.

    depois porque ficamos com apenas dois avançados de raiz e basta ver o que aconteceu o ano passado com lesões e castigos tivemos mais de um jogo em que teve de ser o felix a jogar a ponta de lança se tal acontecer este ano que é que lá colocas o rafa, o chuiquinho, o pizzi.

    depois porque vais tirar rafa da sua melhor posição que é a de extremo deixamos de ter um fenomenal extremo para ter um segundo avançado em adaptação que dificilmente para já vai alcançar o mesmo desempenho.
    alem de que isso implica a passagem de cervi para titular, cervi tem estado bem mas como suplente como titular absoluto cervi é, sempre foi, algo limitado.
    e caso o cervi esteja indisponível quem é que joga o inarrável caio queres ver.

    quanto ao jota se o rafa for para segundo avançado ele até tem mais hipóteses de jogar, como o tem feito, na posição em que é, e sempre foi, melhor extremo é que jota a segundo avançado foi um delírio do lage.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. adoro "ler" estes pseudo-intelectuais da bola a usar jargão que nem entendem bem o que significa.... diga lá Sôr João Carlos, qual é a diferença entre um adaptado e um puro, e o que é que isso vale dentro de campo? hoje em dia os treinadores não olham tanto para a posição e olham mais para os pontos fortes de cada jogador e tentam usar esse talento onde é mais importante. as posições fixas "desapareceram" há 20 anos.

      Eliminar
    2. e depois existem alguns que nem ler sabem, coisas.

      vou explicar como o sr fosse muito ...
      a diferença entre um puro e um adaptado é precisamente o facto de o adaptado necessitar de algum tempo, que depende da qualidade do jogador e de outras coisas, para se adaptar, passe o pleonasmo, à nova posição podendo inclusive nunca se adaptar sequer.
      se quiser um esta pronto a render o outro não podendo demorar tempo a o rendimento desejado ou nunca ter.

      Eliminar
  6. Para essa posição é necessário comprar um avançado e a jogar em Portugal existe um grande jogador que iria acrescentar muito valor ao plantel do Benfica, permitindo ao Bruno Lage utilizar os 4-4-2 que quer que seja a equipa base do Benfica, com 2 avançados no corredor central.
    Dani Olmo, Luca Waldschmidt e Joaquim Correa desdo o inicio da época, eram as opções principais para o reforço da posição de 2º avançado, mas aparentemente o Benfica não conseguiu nem está ainda em condições de convencer os clubes a que pertencem a os transaccionar a preços comportáveis para a capacidade financeira do Benfica. Depois de termos visto o que o Medhi Taremi fez em 1/2 época no Rio Ave, aliado aos bons registos estatísticos que já trás nos clubes e na própria selecção do seu país, demonstram claramente que é o jogador em Portugal que mais falta faz ao plantel do Benfica.
    Uma dupla atacante Medhi Taremi e Carlos Vinicius seriam uma maquina de fazer golos, os 2 juntos, com as suas capacidades físicas, técnicas e facilidade de criarem/finalizarem oportunidades de golo, seriam um terror para as defesas adversárias. A dupla atacante entre Medhi Taremi e Seferovic também seriam um terror para a defesa adversária, com a junção de esforços destes 2 avançados muito dotados fisicamente, bastante agressivos sem bola, o que aliado a grande capacidade técnica do Taremi para receber/tabelar entre linha e o forte ataque a profundidade destes 2 avançados, seria muito pouco provável que não garantam 2 golos a cada 90 minutos.
    Será só por falta de visão ou pouca ambição desportiva é que a direcção do Benfica não contratará o Taremi. O Bruno Lage merece ter a disposição outro avançado além do Vinicius e o Seferovic, que está mais do que comprovado não reúnem condições para serem a dupla atacante titular, estes 2 jogadores esquerdinos, sentem-se ambos mais confortáveis a ser o homem mais avançado da equipa.
    Com os seguintes 20 jogadores o Benfica poderia lutar pelo campeonato e pela Liga Europa em simultâneo, mesmo com 2 deles lesionados/castigados estaria sempre em condições de apresentar 18 bons jogadores na ficha de cada jogo até ao final da época:
    Odysseis, (guarda-redes a contratar),
    Tomás Tavares, André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Jardel, Grimaldo,
    Samaris, Weigl, Florentino, Gabriel, Taraabt, Pizzi, Chiquinho, Cervi, Rafa,
    Medhi Taremi, Vinicius e Seferovic.

    O interesse desportivo do Benfica aconselha a contratar o Medhi Taremi e um back up para o Odysseas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Tarehmi parece-me um jogador interessante, o risco não será muito elevado pois o valor do passe não deve ser nada do outro mundo.

      Mas é um facto inegável que necessitamos urgentemente de mais um avançado, (há lesões, suspensões, quebras de forma, cansaço acumulado, etc).

      Alguém que não se importe de ser suplente (ou nem isso) em 70/80% dos jogos, e que só jogue talvez no total nuns 40/50% dos jogos, pode ser a solução, o Tarehmi é bem capaz de não se importar de ficar numa situação dessas, e já que temos feito muitas parcerias proveitosas com o Rio Ave podemos aproveitar isso, poderíamos até aproveitar para colocar lá o Jota por exemplo, a título de empréstimo, atenção.

      Eliminar
  7. benfiquista a serio20/1/20 04:57

    - é Adel + 10
    - Rafa no lugar do apagado pizzi
    - Seferovic no lugar do inexistente Chiquinho

    aqui fica o meu 11 para Paços:
    ody, almeida, ruben, jardel, grimaldo, rafa, gabriel, adel, cervi, seferovic e vinicius

    estes são os melhores para Paços.
    weigl, pizzi e chiquinho pra liga europa, rafa, gabriel e seferovic pro campeonato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Adel de cada vez que joga, faz um manguito ao presidente...

      Eliminar
    2. Depois ficam a faltar soluções no banco! Temos que arranjar outro avançado e o dm Rio Ave era uma boa solução, com a vantagem de já estar integrado no nosso país

      Eliminar
  8. Em face do pouco rendimento do Chiquinho parece-me a solução ideal! O Rafa com bola é rapido tecnicamente evoluido sabe jogar entre linhas e TEM GOLO(que é caractdristica essencial para a posição de segundo avançado! Veremos como se comporta sem bola porque para jogar ali tambem vai ser nescessario trabalho tactico e nos jogos contra equipas mais fortes tambem muito trabalho (luta)no meio campo onde terá de fazer de 3 medio no trabalho defensivo e de pressing ofensivo! O Rafa a segundo avançado parece-me uma solução optima especialmente tendo em conta o rendimento do Cervi na esquerda e tem tudo para dar certo e o proprio Rafa tem potencial (e golo) apesar do nivel já elevadissimo mostrado para continuar a crescer e evoluir e atingir patamares ainda superiores. Isto não significa que o Benfica não deva ir ao mercado contratar mais um ou dois reforços de qualidade sendo que um deles terá de ser obrigatoriamente para a baliza o Odysseias tem dado TODAS as garantias mas a epoca ė ainda longa e poderá haver castigos ou lesões (deus queira que não) e o Zlobin não tem estado a altura não tem inspirado confiança nenhuma nem tem mostrado nivel (neste momento) para ser keeper do Benfica! Carrega Benfica!

    Pelo Benfica

    Rumo ao 38

    Red 1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não se esqueçam de ir buscar outro guarda-redes, o Zlobin actualmente não dá garantias.

      E um central também é preciso, o Jardel está na "pré-reforma", o Morato ainda está muito verde, o Rúben tem a cabeça a prémio por parte dos dragartos, e quer Samaris, quer Weigl serão adaptações que talvez possam não dar certo sempre.

      Eliminar
  9. Eu acho o Rafa melhor que o Félix..
    Aliás os espanhóis desconfiam do produto do Sexalinho, o Ferrari gripou...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toma renie pá, que as farmácias teem à venda

      Eliminar
    2. Por???? Quem diz a verdade tem que tomar Rennie?? Ou só à verdades quando nos convém?? Não sou eu que o digoa a imprensa espanhola meu caro...

      Eliminar
    3. A uma marca de whisky?? Slb1904???

      Eliminar
    4. O Félix é malha e ponto final, mas o estilo de jogo do Atl. Madrid não é o melhor para ele explodir. E também, muito sinceramente, não creio que o actual Félix valha 120 milhões, mas repito, é malha.

      Eliminar
    5. Quando assinou seguramente pensou nessa hipótese.. A que ganhar dinheiro é bom, mas ganhar dinheiro é ser um dos melhores do mundo ainda melhor... Toda a gente sabe como joga a equipa do Simeone...

      Eliminar
    6. O Jorge Jesus no final da epoca vai treinar o ATL Madrid.....João Felix terá mais capacidade de evolução.

      Eliminar
    7. João Félix é bom jogador mas já pensa que é top!!
      O Domingos Duarte que é defesa tem tantos golos como ele na Liga Espanhola!!!!!

      Eliminar
    8. João Félix combina tão bem com o modelo de jogo de Simeone como um intelectual de esquerda combina bem com a Administração Trump...a única coisa que surpreende é ele não ter percebido isso no Verão passado! Ou percebeu mas a pressão familiar foi tal que ele cedeu...João Félix precisa de um Guardiola, um Sarri, um Paulo Fonseca, um Naggelsman. Treinadores que gostem de ter bola e gostem de ter criativos no ataque...ou seja, o exacto oposto de Simeone!

      Benfiquista Primário

      Eliminar
  10. Nem Rafa, nem Félix merecem a comparação, isto porque cada um deles tem o seu próprio talento, percurso e nome! Já ninguém se lembra, mas o Benfica ganhou a contratação do Rafa aos dois rivais internos, por números que na altura considerados impensáveis. Mas o Rafa valia o investimento e não fossem algumas lesões em momentos chave da época (como aconteceu esta época a meio da fase de grupos da champions), e o Rafa provavelmente já não estaria no campeonato português.

    ResponderEliminar
  11. Honestamente tenho serias duvidas que venha resultar e digo isto pelo seguinte:
    - Se por um lado a dinamica atacante da equipa não está tão"afinada" como a do ano passado, deve-se muito pela falta de um segundo avançado que consiga não só servir o ponta de lança como fazer a ligação do meio campo / ataque. Aí poderia entrar um jogador como o Rafa.
    - Por outro lado, muito dessa falta de soluções atacantes, deve-se muito à falta de extremos com verticalidade. Do lado direito temos o Pizzi, que faz quase sempre movimentos interiores e ataque à baliza adversária, não sendo um jogador rápido e de desiquilibrio no um para um.
    Já do lado esquerdo, temos quase o mesmo problema, mesmo com os bons jogos do Cervi, é unanime que o argentino não é um jogador de ir à linha e cruzar com qualidade e mesmo nos movimentos interiores tem algumas dificuldades . É um excelente jogador na pressão e no apoio ao lateral esquerdo, permitindo a subida deste. De frisar que Cervi, tem vindo a subir de rendimento e até tem mostrado maior capacidade goleadora.
    - Voltando ao Rafa, apesar de achar que em jogos em que o adversário tem valia similar ou superior ao Benfica, ele possa ocupar a posição de segundo avançado, aproveitando os contra ataques, com resultados praticos ( como aconteceu em Alvalade), tenho serias duvidas que em jogos com adversarios que passam o jogo a defender, a sua colocação nessa posição possa apresentar os resultados que necessitamos.
    Não me parece o jogador ideal para jogar encostado aos centrais e de costas para a baliza ( que é o que acontece na maioria dos jogos do Tugão).

    Continuo a achar que o Rafa poderá render mais a jogar no lado esquerdo do ataque , não só pelo sua rapidez, mas pelo sua capacidade de fazer diagonais e surgir em situações de finalização.

    Acho que o Benfica ainda necessita de um jogador para essa posição ( de segundo avançado) e, a adaptar um, arriscaria no Tarabt.

    Em Paços de Ferreira arriscaria o seguinte 11:

    1 - Odysseas
    2 - A. Almeida
    3 - R. Dias
    4 - Ferro
    5 - Grimaldo
    6 - Weigl
    7 - Gabriel
    8 - Pizzi
    9 - Rafa
    10 - Tarabt
    11 - Vinicius


    R3D VOLCANO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo.
      O Taarabt é um 10. Não é um 6 como tem estado a desempenhar.

      Eliminar
  12. Mostrou excelentes finalizações em Alvalade, mas tanto ele como Chiquinho não têm golo.

    ResponderEliminar
  13. Percebo o que dizes, mas acho que estás a ser injusto com Chiquinho. É daqueles jogadores que liga o jogo todo da equipa e a grande melhoria do nosso futebol pós-Leipzig tem muito a ver com a entrada de Chiquinho no onze, e o carácter híbrido da sua função - ora terceiro médio (a atacar) ora segundo avançado (a defender).

    Além disso, a posição de raiz de Rafa é a de Cervi, não a de Chiquinho. É a falso ala esquerdo que Rafa rende no seu máximo. E é infinitamente superior a Cervi, por isso está aí a minha opção para sair do onze...Chiquinho ainda não tem golo, mas Rafa também não tinha e olha agora...

    Posso aceitar a tua solução, porém, se for uma solução transitória face ao pico de forma do Cervi e ao momento mais discreto de Chiquinho. Mas por sistema, é Pizzi, Chiquinho e Rafa que quero ver combinar no espaço de criação. É simples: juntar os melhores, como fez Lage quando escolheu juntar Gabriel, Taarabt, Pizzi e Chiquinho neste onze actualmente titular, e que se está a sair tão melhor que o anterior, com dois pontas de lança e sem Chiquinho ou Taarabt...

    Benfiquista Primário

    ResponderEliminar
  14. GB,

    Lanço antes outra questão... O que era o Benfica antes do Chiquinho entrar? As pessoas (erradamente) avaliam um jogador pelos jogos e pelas assistências e não por aquilo que oferece. Se o Pizzi brilha e se (sobretudo) o Vinicius brilha também o devem muito ao Chiquinho.
    Não obstante eu achar que precisamos de um SA diferenciado (Rafa nas alas, gosto mais, embora reconheça que em alguns jogos a SA possa ser bom) eu acho que a ideia se tem defendido mais pela insuficiência daquilo que o Chiquinho dá à equipa. E acho isso muito injusto para ele.
    Não estou a dizer que o GB defende isso, mas é o que sinto da maior parte dos benfiquistas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Então mas o Vinicius afinal é um bom jogador e uma boa contratação? Não era apenas para compensar o Felix? Decida-se.

    ResponderEliminar
  16. O partido que puser Vieira na choça tem o meu voto.

    anti-antis

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking