A maioria, infelizmente por várias razões, são jornalistas amordaçados ou amansados.
Todos lemos os vários relatos de censura a reportagens na RTP ou a obrigação de apoio mascarado a um líder partidário em campanha para primárias como na SIC.
Os programas de investigação são adiados, boicotados ou cancelados.
Só assim se explica que mediante o veto de um reles (azeiteiro) assessor de comunicação a uma pergunta legítima, não tenham todos levantado o rabo da cadeira e abandonado a conferência de imprensa.
O mesmo sucedeu ontem. E pelo visto, não houve um único jornalista com "balls" para se levantar e abandonar a conferência de imprensa.
Fala-se muito em liberdade, em transparência, em verdade disto e daquilo... mas parece haver áreas em que essa liberdade ou necessidade de transparência ainda não chegou.
Ontem no Parlamento português ficamos a saber que há palavras proibidas de serem pronunciadas por alguns deputados, sendo no entanto permitidas a outros. Ficamos a saber que alguém que ocupa um lugar elevado na nação (e que deveria ser imparcial) dizer que "estou-me cagando para o segredo de justiça" não o impede de querer limitar a liberdade de expressão dos outros.
Depois queixem-se que os populismos (seja o que isso for) crescem. Qual a diferença entre o populismo de inaugurar uma obra que afinal não arranca, do populismo de convocar os jornalistas para lhe tirarem fotos a abraçar um sem-abrigo, ou de defender aquilo em que não se acredita?
Onde está o Sindicato dos Jornalistas? É este o jornalismo "de referência"? Não há um decano do jornalismo desportivo, pelo menos, que se insurja contra estes vetos?
Lamentável.
O sindicato dos jornalistas assim como a associação de jornalistas do desporto são dirigidos por adeptos do porto e sporting.
ResponderEliminarAHAHAHAAHAH AHAHAHAHAAH AHAHAHAHAH AHAHAHAHAH Espera espera... AHAHAHAAH AHAHAAHAH AHAHAHAHA
EliminarEpá, obrigado! Já não apanhava um humorista tão bom há uns tempos!
Não te rias muito. Sabes porquê? Quem dirige a classe dos jornalistas? Um sócio do Porto? Quem dirige a ERC? Um sócio do Porto.
EliminarQueres mais piadas?
Manuel Queirós atrasado, diz-te alguma coisa.
EliminarEstavam à espera de quê, deste unknown Andrade corrupto?
Eliminareste "unknown Andrade" faz-se acompanhar da maior das Santinhas que existe na Terra. Não é a Santa Maria, é a Santa Ignorância. Tadito, tenham pena dele
EliminarÉ um facto o que diz o Azevedo. E as restantes estruturas do futebol também. Recordar é viver.
EliminarOs incompatíveis da incompatibiIidade ou os especialistas da especialidade.
- Os apintadores são quase todos do SCP e do FCP.
- O nomeador dos apintadores, o sr Fontelas é do FCP.
- O vice-presidente do Conselho de Arbitragem é do FCP.
- O presidente da APAF é do SCP.
- O presidente da FPF é do FCP (onde já foi diretor).
- O secretário-geral da FPF é do FCP.
- O presidente do Conselho de Justiça é do FCP.
- O presidente da Liga é lagarto.
- A vice-presidente da Liga é do FCP.
- O Secretário de Estado do Desporto é do SCP.
- A equipa técnica da Seleção Nacional é dragarta.
- Os treinadores das Seleções jovens são dragartos.
Sub-21 - Rui Jorge (ex-Porto e Sporting);
Sub-20 - José Oliveira (ex-Porto);
Sub-17 - Rui Bento (ex-Benfica e Sporting);
Sub-16 - Emílio Peixe (ex-Sporting e Porto);
Sub-15 - Filipe Ramos (ex-Sporting).
- O líder da ADOP é dragarto.
- Os jornalistas do Canal 11 da FPF são dragartos.
- Os pivôs dos programas desportivos de todas as televisões, são todos dragartos.
- Os jornais desportivos e os outros são todos maioritariamente dragartos.
- A SPORT TV é dragarta.
- E até o famoso “ladrão” dos emails é do fcp.
- E ainda não esquecer que a ex-deputada Gomes é dragarta.
E os Fruteiros:
Fernando Gomes, Comité de Competições de Clubes da UEFA de vice-presidente da UEFA
José Narciso da Cunha Rodrigues, Presidente Comitê de Controle Financeiro dos Clubes (CFC).
Tiago “Cachecol” Craveiro: DG da FPF, foi chefe de campanha do eleito presidente da FIFA,
Paiva Brandão no Comité de Competição de clubes da UEFA e membro da European Clubs Association
Juiz António Mortágua, ex-presidente do Conselho de Disciplina da FPF, no Comité de Apelo da UEFA, no Comité de Recursos, que safou o Porto de ficar impedido de ir à Champions no AD;
Guilherme Aguiar: Comissão de Futebol Profissional da UEFA, Delegado da UEFA aos jogos e Observador dos árbitros nas competições europeias.
Duvidas?
E onde anda os 6 milhões de benfiquistas???
EliminarAnónimo das 22:15 ".. E onde anda os 6 milhões de benfiquistas???..."
EliminarA festejar no Marquês títulos de campeão coisa que não deves fazer á muito dragarto
O anónimo das 17h45 rsqueceu-se de mencionar um adepto do fcp num alto cargo, o presidente do Benfica!!!! Pelo menos é o que sugerem as evidencias vindas a publico
EliminarBem lembrado, Nico!
EliminarPelo menos tem feito os possíveis para não os deixar cair...
Vários dedos em várias feridas... isto é bem mais do que o futebol.
ResponderEliminarAté acrescento a tendência cada vez mais assumida do jornalismo de causas, de escolhas editoriais, a soldo, vinculado a interesses de grupos. Jornalismo acutilante isento independente objetivo infelizmente é só o papel de embrulho para a fraude generalizada que temos.
Ainda acrescento a corrupção da justiça que também cada vez mais assumidamente politiza a sua actuação. A justiça vai sendo instrumentalizada para políticas sociais, para populismos, para o show mediático, para servir de exemplo, para comunicar, mais do que para realizar a justiça no caso. Claro também embrulhada nos pressupostos da independência, da imparcialidade...
Depois na política, depois de décadas a acentuar os desiquilíbrios do nosso sistema crônico cocho da perna direita, não conseguem parar de extremar a perna esquerda e com isso vão empurrando isto para um equilíbrio muito mais à direita, que lhes vai entrar pela porta dentro como uma enxurrada. Com tiros no pé como os de ontem do Sr. FR até parece que estão a fazer de propósito...
O problema é a gentalha que fluresce neste caldo, gentalha que até parece gente de bem de sucesso e que até serve para inspirar os que estão a vir para seguirem o mesmo infame trilho.
Também no Benfica não estamos a salvo disto tudo e cada vez maior terá que ser o esforço para nós alinharmos pelo pêndulo da nossa história. Essa é que tem que ser a exigência!
Lp
na mouche
ResponderEliminarQue cheiro a celulose!!!
ResponderEliminarA forma como um povo se comporta no desporto é a amostra mais fiel da sua mentalidade. A questão não se esgota nos jornalistas, mas estende-se à mentalidade de todo um povo. Será que conseguiremos um dia mudar?
ResponderEliminarO polvo azul manda em tudo neste jardim à beira mar plantado......
ResponderEliminarRui Cerqueira, o tal assessor de comunicação, que narrava imparcialmente jogos de futebol no Estádio das Antas na antena 1 e depois na rtp durante os anos 90. Era serviço publico.
ResponderEliminarNuno Saraiva, o tal assessor de comunicação, que escrevia imparcialmente crónicas de futebol no Estádio do Dragão no jornal Record durante os anos 2000. Era serviço-quase público.
EliminarTemos muitos jornalistas. Mas, estão todos "condicionados".
ResponderEliminarA liberdade de expressão é uma quimera. A liberdade é uma utopia. A Assembleia da República é designada por casa da democracia. Mas, onde nem todos têm a liberdade de proferir a palavra "vergonha". O nosso Portugal é cada vez mais, menos nosso e muito mais para inglês ver...
Liberdade? Democracia? Deixem-me chorar...
Claro que estão condicionados. Estão condicionados porque não são aclubistas. À primeira oportunidade despem o fato de jornalista e colocam o fato de narrador (Valdemar Duarte) ou assessor de comunicação (Nuno Saraiva) no seu clube do coração o que nos leva a pensar se aquilo que dizem e aquilo que fazem só terá surgido após a mudança de vida.
EliminarColoca lá aí esse Miguel Braga que é tão fanático quanto o pai!
EliminarUma opinião que as mentes mais esclarecidas concordam a 100% os interesses privados tomaram de assalto a imparcialidade e independência do jornalismo salvo raras exceções como a Sandra Felgueiras.
ResponderEliminarCaro Shadows,
ResponderEliminarExcelente post!
sublinho cada palavra a traço duplo.
Curioso essa liberdade de expressão, quando um sócio numa AG é insultado e agredido apenas porque usou esse direito fundamental da constituição portuguesa.
ResponderEliminarMas o problema está sempre na casa dos outros.
Deves ter chegado a este blogue hoje. Ou então estás apenas a ser parvo.
EliminarSísifo, ele apenas está a ser verdadeiro, um andrade corrupto azul, (mal) disfarçado.
EliminarDeves estar equivocado! Andam por aqui tantos "Unknown" que alguns devem ser falsos... Se vens aqui ao blog, diz lá quantos benfiquistas aprovaram essa atitude? Não é porque te apetece aldrabar, que a verdade passa a ser mentira! Isso é lá para o teu clube criminoso, onde todos apoiam e defendem os criminosos!
EliminarOutro com perfil falso, veio logo defender a amiga.
EliminarMas os jornalistas foram impedidos de perguntar algo? Ou impedidos de estar na conferência de imprensa?
ResponderEliminarQue eu saiba apenas foi dito que só iria haver respostas a perguntas que estivessem relacionadas com o jogo em questão. Os jornalistas estavam livres de fazer as perguntas assim como o treinador estava livre de não responder às perguntas.
Porque razão mesmo iriam abandonar a sala?
Não meu caro! A conferência começou e só depois da primeira pergunta a que o ceição parecia ir responder é que o tal Cerqueira avisou que só haveria perguntas sobre o jogo!
EliminarÉ muito diferente de, antes de se iniciar a conferência, ser feito o aviso!
Não venhas para aqui vender banha da cobra, porque felizmente nós ouvimos e sabemos interpretar!
Jornalistas??
ResponderEliminarO que temos sao assalariados de lobbies. Gente vulneravel,com pouca ou nenhuma liberdade ou independencia.
Vendedores das noticias que os patroes lhes pedem ou exigem.
Num pais (acento agudo no i) em que a democracia e pouco mais que apenas formal, e onde o servilismo aos lobbies e partidos se transformou numa mais valia.
Cada dia que passa mais aumenta o nojo que sinto por essa gente que se intitula de jornalista. E não só do desporto... Em todas as áreas eles tentam, e nalgumas situações até conseguem, manipular o pensamento e as opiniões.
ResponderEliminarNão passam de uns vendidos, de uns cobardes, de uns paus mandados!
Apenas ouvi um que se diz jornalista - José Manuel Freitas - a insurgir-se contra esse tal Cerqueira mas apenas porque ele acusou a CMtv de encher chouriços! Nem sequer se ofendeu com o facto do seu colega e segundo ele amigo, impedir o trauliteiro do ceição responder! Esse clube nojento tem criado um mundo subterrâneo muito à custa dessa classe nojenta de parasitas que são os jornalistas que se calam a tudo o que vem desse "país"!
Ainda na terça feira, o rei dos patetas e parasitas não teve vergonha nem pejo de cair no ridículo com uma lista dos 5 principais que mandam no futebol português... Esta lista de um louco tem que ser estudada à luz de uma insanidade total! Tão estúpida e inconcebível que só vinda de um esquisofrénico e indigente!
O que se passou no Parlamento é outra situação que devia implicar um estudo profundo e quiçá a irradiação do seu presidente! A atitude do pedófilo, demonstra um desespero e um medo do futuro que já não consegue dominar!
Os governos europeus tem andado a brincar aos migrantes, aos subsídios, à comiseração pelos coitadinhos e descuraram as necessidades dos compatriotas... Agora, que alguém vem dar voz ao povo anónimo que não pensa nem aceita as verdades desses politiqueiros do politicamente correcto, dos lobis e dos interesses obscuros, tremem só de pensar nas próximas eleições! Esse Ferro, se tivesse vergonha, sim VERGONHA, demitia-se... Que raio de coerência e equidistância quando 4 QUATRO minutos após, a deputada do BE inicia a sua intervenção com a palavra VERGONHA e o trombudo não toma a atitude que tomou antes? MEDO! DESESPERO! Porque o povo é paciente mas não é parvo!
"A atitude do pedófilo, demonstra um desespero e um medo do futuro que já não consegue dominar!"
EliminarPor afirmações deste teor, já vi muito boa gente sentar a peidola no mocho!
Mija fora do penico e depois queixa-te que o açúcar tem formigas... :D
O André Ventura é criação de uma facção ainda mais radical do passismo. Candidato do PSD.
EliminarNão é de ontem à noite, caído do céu.
Não gosto do André Ventura e jamais votaria nele quer para o Parlamento/Governo quer para qualquer cargo no Benfica! Mas considero que em muitas coisas tem razão de sobra... Se é populismo ou populista... Bom, todos os políticos o são!
EliminarZé do Telhado13 dezembro, 2019 15:29
Eliminar"A atitude do pedófilo, demonstra um desespero e um medo do futuro que já não consegue dominar!"
Por afirmações deste teor, já vi muito boa gente sentar a peidola no mocho!
ESTOU CHEIO DE MEDO DO PEDÓFILO QUE NEM VOU DORMIR, O MESMO PEDÓFILO QUE DISSE QUE SE ESTAVA A CAGAR PARA O SEGREDO DE JUSTIÇA!!!!!!!!!!!
Sobre este assunto "vergonhoso" quero desde já tomar a minha posição e por escrito para que não aleguem desconhecimento:
EliminarEu apoio André Ventura...repito, O MEU ÚLTIMO VOTO e os futuros, são para o ANDRÉ VENTURA!!!
O único deputado que vale o dinheiro que ganha. Os outros são verbos de encher e estão lá para bater palmas ao patrão.
É uma vergonha o que nos anda acontecer desde o 25 de Abril que, não fora o 25 de Novembro, era ainda pior!!!
Zé do Telhado...olha que o assunto Casa Pia, ao ferro valeu-lhe a prescrição...e o facto da Van Dunen que exercia funções nesses temas, ter metido o assunto na gaveta... e ter despachado "o pessoal menor na justiça" que estavam com isso em mãos! Hoje é Ministra, o que significa que Roma paga mesmo a traidores!!!
E mais, não alinho com a linha editorial do André Ventura no que diz respeito ao Benfica e ao seu/nosso futuro, mas...uma coisa é uma coisa...e outra coisa é outra coisa!!!
É uma vergonha a classe jornalística em Portugal.
ResponderEliminarMas curiosa essa crítica à liberdade de expressão, quando por aqui, muitos comentários não são publicados, por razões meramente ideologisticas ou de opinião antagónica ao blog.
Ao menos, haja a coragem de publicar este comentário, no sentido de mostrar que aqui não se critica apenas, segue-se os ideais que se defendem quando nos servem.
Seu mentiroso... o Shadows e o Viriato não defendem ideologias nem tem o missal debaixo do travesseiro!
EliminarO pior é quando começam a misturar a merda com as ervilheiras de cheiro e estragam tudo!
P.S. RMMD poupa-me o trabalho de ler pela enésima vez que ninguém me obriga a ler as croniquetas do Shadows; só leio porque sou obrigado, para depois entregar os relatório ao fim do mês e receber os 100 paus rsrsrsrsrsrs!
No problem Zé do Telhado, o Shadows é grandinho para te responder....
EliminarLamentável mais um zig-zag de assuntos misturando o futebol e a política (foram poucas as vezes mas já cá aconteceram, sempre pela voz da mesma pessoa).
ResponderEliminarJá uma vez aqui disse: partilho da tua (Shadows) visão a maioria das vezes, mas deixa lá o sr. ventura (mencionado implicitamente) e companhia fora do blog.
O Ventura só é bem vindo porque há aqui meia duzias de merdosos que defendem uma direita bafienta como cada a vez menos assentos na AR.
EliminarO Sá Carneiro, o Amaro da Costa e o Morais Leitão devem andar aos saltos ao verem os paspalhos que andam de candeias às avessos para conseguirem uma teta nos seus partidos...e os indigentes dos apoiantes com as respectivas matronas aos beijos e abraços!
Grrrrr que nojo!
Direita bafienta... Não sei a tua idade... Mas seja como for, sabes o que escreveste? Por acaso és do tempo dessa direita, que obrigava os portugueses a dividir uma sardinha por três pessoas? Pois! Não me parece o perfil de direita do visado chegue a tanto! Vocês falam de fartura e de barriga cheia!
EliminarNão é por acaso sou mesmo, e sei perfeitamente aquilo que escrevi !
EliminarEssa treta da divisão das sardinhas é um chavão muito batido, simplista e algo redutor de olhar para tempos de um país triste, saudosista e acomodado de certa maneira á sua "sina", que tardou a despertar e a abrir os olhos para perceber que tinha que lutar para ter lugar por direito próprio numa sociedade melhor e mais justa.
O André Ventura à boleia de Movimento Zero não passa de um cidadão com sede de protagonismo, que nem a presença habitual numa estação privada de TV consegue apaziguar, nada mais do que isso !
"Essa treta da divisão das sardinhas é um chavão muito batido, simplista e algo redutor"
EliminarPode ser isso tudo. Mas a verdade é que esse país existiu mesmo... Não é ficção é realidade! E não há como branquear ou alterar a história! Pode ter-se vergonha dela, pode-se não gostar de falar desse passado triste, mas quer queiramos ou não, quer gostemos ou não, faz parte da nossa história! E falar dela tem que ser um acto educativo e pedagógico, pois há por aí muita gente que acha que na vida é tudo fácil porque tudo lhes caiu no prato sem trabalho sem luta! E não, falar dela não é saudosismo! É realismo e alerta para um futuro muito incerto e que pode muito bem espreitar a cada esquina! Na vida, nunca está tudo conquistado!
Minudências; não perdes por esperar...vais ver o que a Direita vai fazer à esquerda bafienta. Aliás, só em Portugal é que ainda há esquerdas, por isso estamos e continuamos na merd@.
EliminarMesmo naqueles países que vieram do paraíso soviético, diz-me lá um, onde a esquerda esteja no poder?
E pronto. Dou por findo este peditório político. Este Blogue é de desporto e só de desporto se deve falar, especialmente na Defesa do nosso Glorioso.
Como diz e bem um grande Benfiquista com tomates
ResponderEliminar“UMA VERGONHA”
é o que é esta classe de gente amestrada a quem lhe atribuem erradamente o título de jornalista
Uns mansos sonsos e lacaios de gente merdosa
O Benfica, o maior clube português, não tem peso nenhum na comunicação social, muito por culpa de Vieira.
ResponderEliminaranti-antis
" não tem peso nenhum na comunicação social "
EliminarE quando teve algum "peso" ( Allô João Gabriel ) alguns iluminados fora e dentro do Glorioso fizeram-lhe a folha!- ou seja começaram a pressioná-lo nas redes sociais e não só,e ás tantas o homem cansou-se e mandou-os levar onde levam as galinhas pretas" ...
O que é sabido é que enquanto ele esteve no Depto de Comunicação do Glorioso, a C.S. sobretudo a norte do Mondego bateu a bola muito rente ao chão, e acredito que se tivesse continuado, os recados dos Rui Cerqueiras, Francisco Traques e doutros calhordas que campeiam pelos programas desportivos das TVs teriam muitissimo menos impacto !
Red, aqui me penitencio. Nunca gostei do seu estilo trauliteiro e por isso o critiquei muitas vezes. Adivinhasse eu a existência dos traques, minions e carvalhos e jamais o teria criticado! Aqui fica o "mea culpa"!
EliminarSó faltava mesmo culpar o Cieira por o Benfica não ter peso na merda da comunicação social
Eliminaresta coisa de culpar o Vieira por tudo já passou do ridículo.
Grande parte dessa gente ou teve o apoio ou continua a gozar das boas graças do Vieira.
EliminarEle próprio gosta de se rodear de gente dragarta!
Granda Shadows! Tou contigo. Dá cabo deles!
ResponderEliminara maioria no caso sabe, e os antigos ainda mais porque esses levaram mesmo no lombo, que se andarem a levantar muitas ondas ou a fazer perguntas inconvenientes depois tem a guarda pretoriana à porta para lhe tratar da saúde.
ResponderEliminaristo aqueles que são isentos, ou pretendiam ser, porque depois existem aqueles que estão comprados e esses nem tem interesse em que esse assuntos estejam na hora do dia que depois até parece mal nem falar do assunto, nem que seja para defender o indefensável.
isto para não falar que muitos dos jornalista o que quer é passar para a assessoria de imprensa, onde se ganha muito mais do que nos media, e como tal não lhes interessa criar problemas com ninguém até porque assim é menos um sitio para onde eles poderiam ir e basta ver os vários exemplos que existem em todos os clubes todos minados de antigos jornalistas.
alem de que aos jornalistas interessa uma certa promiscuidade com quem eles fazem a cobertura, seja na politica ou no futebol, porque desse modo estão mais perto de receber sempre umas informações privilegiadas e de fazerem sempre vista, mesmo que a maioria das vezes sirvam de lacaios.
e deste modo também não existe interesse em arranjar problemas já que depois a fonte seca, até porque são sempre os mesmo jornalistas que acompanham os mesmos clubes.
Ser contra o Vieira e a favor do Ventura não é contraditório?
ResponderEliminar