O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 15 de março de 2019

O caminho na Europa continua dentro de momentos...

. 44 comentários

Foto: Record
- Chelsea (Inglaterra)

- Valência (Espanha)

- Nápoles (Itália)

- Arsenal (Inglaterra)

- Eintracht Frankfurt (Alemanha)

- Slávia Praga (República Checa)

- Villarreal (Espanha)

São estes os possíveis adversários para os quartos de final da Liga Europa. Talvez o Slavia de Praga e o Villareal sejam os mais desejados mas de todos os únicos que não me apetecia enfrentar já era o Nápoles.

Seja como for, iremos onde for, espero já com a consciência de que numa fase destas de uma competição europeia não se faz gestão de jogadores. Joga-se para ganhar!

Foi o erro de Bruno Lage ontem. Não ter assumido logo de início do jogo o arrumar da eliminatória para depois então gerir o que fosse preciso gerir.

A primeira parte foi muito má, com o SL Benfica a nem sequer rematar quase vez nenhuma à baliza, tirando uma ou outra excepção.

O "poupar" obrigou que na segunda parte Bruno Lage queimasse logo 2 substituições ao início tirando Zivkovic que pareceu não saber qual seria o seu papel em campo e Yuri Ribeiro cuja exibição nem tem qualificação possível...

Já com Jonas e Grimaldo em campo, a coisa acelerou e as ocasiões começaram a surgir. O golo foi merecido e ninguém teria ficado surpreendido se o SL Benfica tem resolvido a eliminatória ainda no tempo regulamentar. Não aconteceu e lá fomos para um prolongamento em que rapidamente o jogo ficou sentenciado.

Ficou provado que nem o Zagreb era um papão. Bastante limitados até. O Codecity fez um jogo bem melhor que eles.

Mas o mais importante foi todos terem percebido que emocionalmente a vitória de ontem fez maravilhas pelo espírito da equipa.

O cansaço é relativo quando há motivação e foco. Foi por isso que o SL Benfica da segunda parte e do prolongamento mereceu passar.

Parece-me justo destacar 3 jogadores:

Gabriel: o grande maestro da equipa. Viu-se o que foi a equipa sem ele com o Codecity e com ele ontem.

Rafa: as suas arrancadas a 200km/hora, os desiquilíbrios que provoca ao sair com a bola no pé e correndo pelo meio campo adversário fora foram fundamentais. Levou pau até mais não mas aguentou. Grande jogo.

Jonas: quem acompanha o NGB conhece a minha opinião sobre Jonas. Uma vedeta no balneário, o jogador mais caro do plantel, e que é o campeão dos golos aos pequenos pois golos ao FCP, SCP e Champions...são coisa que não lhe assiste.

Mas ontem é mais que justo reconhecer o imenso sacrifício de Jonas pela equipa. Notou-se claramente que a partir dos cerca de 25 minutos em campo, Jonas estava com imensas dificuldades. Aguentou, correu, marcou(e tentou marcar mais vezes) e foi um exemplo na luta pelo resultado final.

Quando é assim só tenho que elogiar o seu comportamento, e que repetir

Pela negativa:
Yuri Ribeiro demonstrou que não dá mesmo, e Fejsa deu razão ao Redmoon. Não serve para esta equipa e esta forma de jogar. É um elemento a menos, na minha opinião. Perdeu imensas bolas, passaram-lhe outras tantas pela frente em que não demonstrou reacção e não tem qualquer capacidade de passe ou de se integrar no ataque da equipa como, por exemplo, Samaris. Uma pena mas acabou Fejsa.

O CAMINHO EUROPEU CONTINUA. É O MAIS IMPORTANTE.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

44 comentários

  1. Respostas
    1. Natércio15/3/19 11:55


      Villareal para humilhar a lagartada.

      Eliminar
  2. Viva,

    Bem estamos vivos e isso é o que mais importa, sem duvida que esta passagem é mais um balão de oxigénio para o resto da época e gostaria já agora de destacar a exibição de Ferro, o 2º elemento da formação a afirmar-se esta época e ambos os casos por Bruno Lage. Posso estar enganado mas Fejsa manterá a titularidade e não partilho nada a ideia que esteja acabado, melhor trinco a atuar em Portugal e mais um reforço de inverno para Bruno Lage.

    Abraço e a ver quem nos toca

    Targarien / Fiacha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O shadows no negativo esqueceu do Zivkovic.E anda esquecido do Marco Silva. Seriedade, procura-se.

      Eliminar
    2. Targarien, o Ferro esteve muito bem como também esteve Grimaldo mas pareceu-me ser justo destacar aqueles 3.

      Fejsa prende o jogo, não faz o passe para adiantar o jogo e esteve bastante mal em vários posicionamentos. Prefiro o que Samaris tem vindo a fazer.

      Alvaro: Zivkovic foi contratado pelo presidente. Marco Silva só não foi treinador do SLB porque RV assinou assim que foi abordado. Quer falar sobre os temas? Zivkovic é dos jogadores com mais classe do plantel. PRecisa de ritmo, de jogar e como não o tem feito ontem revelou extremas dificuldades. É assim a vida. Não procuro estar certo à força mas sim que o SLB ganhe sempre. Sei que isso incomoda mas é uma questão de tomar calmantes.

      Eliminar
    3. Por acaso era giro se o Zivk tivesse sido contratato pelo roupeiro..só naquela. Se o RV foi abordado primeiro é porque estava acima do marco silva nas preferências do presidente.

      Eliminar
  3. Do Pissi nada? Ai essa memória... :)

    O Rafa só corre. Boas decisões, está quieto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizer que Rafa só corre e boas decisões está quieto é não perceber nada disto e ter memória curta, basta recuar até ao jogo do Porto para lhe agradecer o golo da vitória que nos pode dar este campeonato. Também podes somar a este os outros 12 golos marcados só esta época. Já nem falo nas assistências nem de tudo o resto que jogou e fez jogar.

      Eliminar
    2. Jorgen, vê os jogos ao vivo se puderes. Rebenta com os mitos da imprensa. Rafa foi essencial. Pizzi para acertar uma falha 15 ou passa para o lado. Se gostas, estás no teu direito... :)

      Eliminar
  4. Temos 11 para ganhar isto - naturalmente também com a sorte que protege sempre quem ganha - mas não temos plantel para isto e, ao mesmo tempo, lutar internamente.

    Isto ontem ficou claro. Com segundas linhas não vamos lá e só se resolveu porque o adversário era fraco e bastou por 3 titulares lá dentro e em meia hora a coisa resolveu-se.

    Falta LE (alternativa a Grimaldo), MO (alternativa a Gabriel), Alas (alternativa a Rafa e Pizzi) e, acima de tudo, avançados. Não é malta que é rápida e que pode também jogar na frente. Falo em verdadeiros avançados e PL, do género daqueles 2 que mandamos embora em janeiro e sem comprar ninguém.

    Portanto, agora, se não nos sair um Chelsea ou um Arsenal, temos todas as condições de ir às meias finais e aí tudo pode acontecer.

    Entretanto, é carregar baterias para domingo e esmagar este Moreirense que ainda estou atravessado com a derrota na 1ª volta e recuperar o cartão do empate perdido em casa segunda feira passada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha lá se não é o moreira a esmagar-nos a nós. O moreira no seu batatal é muito forte!

      Eliminar
    2. Bom comentário João. Concordo.

      Eliminar
  5. Silvestre15/3/19 11:39

    Faltou referir pela positiva o Ferro...que mostra sobriedade e concentração.
    Pela negativa o RD que com a sua namorada semi famosa, demonstra tiques de vedeta...e anda sempre com cara de papão mas não mete medo a nimguém....Ferro já lhe é muito superior...
    O Ody continua a não me convencer...nas bolas aéreas é o panico generalizado...o homem ate assobia de nervos...GR sem categoria para ser titular no SLB.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ruben não é vedeta mas está de facto a passar por um mau bocado. Ferro esteve muito bem mas prefiro deixar elogios específicos para outra altura mais adiantada...

      Eliminar
  6. Águia Preocupada15/3/19 11:39

    Não sei qual a equipa mais "acessível". Uma coisa sei: Todos, sem excepção, desejam por certo o Benfica! Infelizmente, alguém nos trouxe até aqui. A nossa imagem na Europa, nunca esteve tão baixa como está neste momento! Alguém, um dia, terá que responder por esta situação...
    Mas mesmo assim arrisco que talvez o Slávia. Não que o considere menos difícil... Mas porque eu gostaria de voltar a Praga que é uma cidade fascinante!
    Quanto ao jogo de ontem, também sou de opinião que a estratégia deveria ter sido ao contrário. Entrar com tudo e depois de feito o resultado, gerir! Mas também podia acontecer o que aconteceu na segunda feira em que não se conseguiu gerir uma vantagem bem confortável de 2-0!
    É futebol, e há muitos factores a interferir no jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Praga cidade fascinante...
      O que queres tu sei eu.

      Eliminar
    2. Querias ir a Praga...mas em Frankfurt também há e de boa qualidade. :)))

      Estou convencido que Bruno Lage não repetirá 11 mais fracos na LE.

      Eliminar
    3. Praga cidade fascinante...
      Tens muitos homens altos e loiros, é isso que te fascina?

      Eliminar
  7. Shadows, apenas um reparo. Eu concordo plenamente que o Fejsa não tem lugar na equipa e que precisamos outro tipo de médio naquela posição. Mas parece-me injusto criticar um jogador que esteve 2 meses parado pela falta de reação, capacidade para integrar o ataque, etc. Tudo perfeitamente natural para quem precisa de "rotação", até estranhei ter aguentado bem os 120m.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dexter, criticar a exibição e não a pessoa. Ele é um travão na rapidez de jogo da equipa. Está completamente fora desta dinâmica e acho que não tem condições para melhorar.

      Eliminar
  8. O Ferro fez um jogão, meus amigos, um jogão e foi dos melhores do campo. Mas o Lage tem que aprender que não se brinca com o fogo que se pode queimar!

    ResponderEliminar
  9. Gostava de estar optimista mas nao estou. Acho que nao temos plantel para continuar em 2 competiçoes e a probabilidade de perdermos as 2, é grande. Veremos ja no domingo, com apenas 72h de recuperaçao depois de um jogo de 120m.

    ResponderEliminar
  10. Continuo a não entender essa tua animosidade, para ser simpático, contra o 'Pizzi' !...salva-se a coerência no ódiozinho de estimação...!!!

    Com os conhecimentos que, a cada jogo vais demonstrando, os deuses do Olimpo nos salvem, de alguma vez alcançares o lugar nos futebóis que ambicionas no - cada vez menos - 'nosso' S.L. e ... BENFICA !!!

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Artnis, a realidade tem mostrado que estava certo. Era imprescindível no miolo...quantas vezes foi repetido isso? Afinal não era como havia alguém, Gabriel, que era bem melhor.

      Pizzi pensa bem mas os pés não acompanham o que ele pensa por isso falha tantos passes ou bolas paradas. Aliás, se assistires a um jogo na Luz verificarás que estou muito longe de ser o único a pensar assim.
      Essa do lugar só se for para rir...o meu cativo é o melhor lugar que poderia ter no SL Benfica. O resto é conversa de gente com pouco para fazer...ou inveja.
      Abraço

      Eliminar
  11. Helder Silva15/3/19 12:20

    Acrescentar pela negativa o Ziv. Fez-me sentir saudades do Cervi. Muito mau

    ResponderEliminar
  12. Amorubroaomáximo15/3/19 12:37

    Yuri e Fejsa creio que o melhor para eles é abandonar o clube, provavelmente o mesmo que o Zivko e o Salvio, eventualmente. Quanto ao Jonas, o mesmo, a ver com inteligência no fim da época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te preocupes, eu já informei Mr. Lages.

      Eliminar
  13. "Uma pena mas acabou Fejsa".

    Depois de dois meses parado, faz um jogo razoável (longe de ser mau) durante 120 minutos. Não serve, acabou. A sério?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem dinâmica para este estilo de jogo de Bruno Lage. E está demasiadas vezes deslocado permitindo que algumas bolas passem. Ontem comprometeu várias vezes.

      Eliminar
  14. O pizzi fez um jogão, foi o melhor em campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Zé Diogo15/3/19 16:45

      Não estou nada de acordo!
      O Zivko... podia e devia ter sido o MVP deste jogo :)

      Eliminar
    2. Tyler, um jogaço. Por isso é que vai para o City. Alguma vez o Guardiola deixa escapar tal talento? Na segunda viu-se a falta que Gabriel não fez...

      Eliminar
  15. Permite-me discordar Shadows sobre a análise do jogo de ontem, sobre as referências citadas.

    Começámos muito mal o jogo, o Lage é ainda um aprendiz e a aposta no 11 e nas dinâmicas iniciais da equipa foram erradas para o que o jogo exigia para levarmos de vencida a eliminatória sobre a equipa croata.

    Jonas- também eu discordo da renovação, está em final de carreira, é visível o seu constrangimento físico, mas felizmente quando a bola cai onde ele está, a superior qualidade técnica e classe dão sempre o melhor rumo e direcção à bola. O golo dele galvanizou a equipa.

    Gabriel- Não o considero um médio de eleição, ainda para mais num investimento absurdo de 10M, que está muito longe de justificar. É um médio muito posicional, joga muito atrás e só sobe a auxiliar o ataque quando jogamos com a defesa muito subida na linha de meio-campo, a nível defensivo está sempre mal posicionado daí fazer cortes à queima ou é comido, depois usa sempre o pé esquerdo, que é muitas vezes o pé errado para fazer o corte, erra muitos passes curtos, um ou outro passe sai bem na variação do flanco, usa em demasia o físico e morre para o jogo na 2ªparte, é muito pesadão e lento. Não tem finta, excepto o recorrente "cabrito" que não lhe sai bem. dizem ainda que tem boa meia distância, mas até agora só lhe vi bombos disparatados às laterais na Luz. O Lage que se deixe de merdas e prepare a equipa para ter um 8 à dimensão do Benfica, Gedson. Ainda há quem o queira seleccionado, quando está longe de um Moutinho, André Gomes, sequer tem a qualidade técnica destes, nem é um box-to-box, quando ainda temos Renato e Gedson, a 6 nem por sombras tira o lugar a Rúben Neves, Danilo ou William.

    Rafa- Infelizmente é outro que não justifica o investimento absurdo, quando é apenas um bom jogador, longe de ser craque, sê-lo-ia tivesse golo, boa qualidade de remate, melhor definição no último passe e na condução da bola quando se aproxima da área contrária. A espaços, como fez ontem, consegue jogar em espaços curtos e desequilibrar entre linhas, mas também o adversário assim permitia pela pouca qualidade. A sua melhor característica é de facto a velocidade e a capacidade de esticar o jogo.

    Os mesmos que sobrevalorizam Gabriel, são os que fizeram de Samaris o que não é; fora de campo uma jóia de moço, culto e educado, uma mais valia, contratando em campo, onde é fraco e sem inteligência emocional, sou obviamente contra a renovação de um futebolista que não acrescenta valor e não nos transporta para outro patamar qualitativo.

    Pizzi- Ontem até ele corria e tentava ir a todas, esteve muito bem.Também não é um craque, apenas um bom jogador e como tal investimento sobrevalorizado.

    Ferro- O nosso melhor central, tem imensa qualidade e classe que o diferencia claramente do sobrevalorizado Rúben Dias, de quem também nunca gostei, sequer percebi o Hype que sempre o acompanhou quando não tem nenhuma característica que se destaque, excepto a impetuosidade, de resto é fraco no jogo cabeça, fraco com bola nos pés, fraco na leitura do jogo, fraco sentido posicional, daí entrar tanto à queima e ser demasiado faltoso, enfim na linha de Luisão, outro sobrevalorizado, mas como central era fraco e custou-nos bem mais desaires que conquistas, um marreta autêntico.

    Fejsa-Esteve também muito bem.


    Afonso S.

    ResponderEliminar
  16. Caro Shadows,

    Sobre os 1ºs 45 minutos de facto não foram famosos e Jota e Rafa viram a vida dificultada com a equipa croata muito recuada, em jogos fora pode resultar melhor.
    Nos destaques que fazes aos jogadores acrescentaria Ferro e Pizzi.
    Aliás sobre Pizzi quero referir que além de raramente jogar mal, é notável a quantidade de jogos que faz por época numa posição de desgaste considerável.
    Pizzi, André Almeida e também o Rúben Dias jogam sempre e raramente têm lesões, por isso são para mim elementos fundamentais na equipa do Benfica.
    Quanto ao Fejsa, Yuri e Zivkovic, não acho que estes jogadores não tenham lugar no plantel, acontece que os jogadores passam por fases diferentes e a confiança é fundamental para jogar bem.
    Fejsa continua a saber posicionar-se muito bem e a garantir estabilidade no meio, agora --- veio de lesão!
    Zivkovic já mostrou no Benfica que tem grande categoria, mas parece-me um jogador que precisa de se sentir titular para mostrar todo o potencial.
    Yuri - tem sido muito criticado, quanto mim injustamente, pois excepção feita o jogo da turquai não o vi comprometer. Agora o problema é que é muitas vezes comparado com Grimaldo que é só um dos principais municiadores do ataque do Benfica.
    Vamos ganhar ao Frankfurt

    ResponderEliminar
  17. a analise ao fejsa é injusta não só porque ele esteve parado dois meses como nem uma semana tem de treino.

    sim é uma verdade que ele não dá o mesmo que samaris, porque este é um 8, e fejsa é um 6 como por exemplo o samaris a 6 foi e será sempre mau.
    mas já vamos vendo coisas que fejsa não fazia como subir à área, coisa que fez antes de se lesionar, ou fazer passes longos como fez neste jogo e nunca o tínhamos visto fazer.

    fez um grande jogo, não não fez, nem com estas se esperaria que fizesse mas repara lá no que o espanhol do dinamo fez na croacia e o que não fez neste jogo e talvez percebas a importância do fejsa.

    ResponderEliminar
  18. Digam de vossa justiça, o que pensam de Jota? Não creio que algum dia venha a ser um grande jogador, se continuar a jogar da forma como joga. Fechado nele próprio,sem olhar no que se passa em volta. Se o Rafa é inconsequente como muitos afirmam, o Jota é muito mais. Um jogador que se agarra à bola, e se põe com fintas da treta, não saindo do mesmo lugar, não vence no futebol. Tem valor, mas tem de aprender a jogar em equipa. É a minha modéstia opinião.

    ResponderEliminar
  19. A informação é avançada na edição deste sábado do Expresso, que revela o conteúdo de escutas ao guardião brasileiro, naquela que, garante o semanário, se trata de uma chamada entre Cássio e Boaventura:

    - Cássio, estás sozinho? Precisava de te dar uma palavrinha, mas pessoalmente, porque os telemóveis nascem com ouvidos.

    - Se isto é de Lisboa, nem vale a pena conversar. Não quero saber.

    - Sim, por acaso uma parte é, a outra não.

    Esta terá sido a conversa entre Cássio e, alegadamente, César Boaventura. Depois, o guarda-redes terá contado a um amigo, via telemóvel, o que acontera. O Expresso acrescenta ainda que o agente de jogadores ter-se-á apresentado como "mandatado" por Luís Filipe Vieira, oferecendo a Cássio 250 mil euros para facilitar no jogo com o Benfica.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking