O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 6 de janeiro de 2019

Bem-vindo Bruno! O teu lugar...

. 52 comentários

Eu poderia só ter tempo para o blog quando algo está mal, como uns e outros. Mas não, de Maio de 2008 até hoje foram muitos glórias aqui celebradas e porque Benfica não é futebol... muitas glórias de muita coisa.

Ao contrário de uns e outros, prefiro falar antes do que depois. Prefiro acreditar em jovens enquanto estão na formação - errar nuns e acertar noutros - do que vir dizer depois de correr bem que afinal este é dos bons. O blog, como a massa adepta benfiquista, está cheia de vencedores do Euromilhões à 3a feira.

Isto para dizer que numa breve pesquisa pelo NGB, "reclamei" a qualidade de Bruno Lage para treinador dos juniores em 2010 e em 2015 pedia que fosse ele o eleito para levar o Benfica B. Basta pesquisar aqui no blog. Ainda antes disso, num projecto de 6 ou 7 ideias que apresentei, reclamei que tivessemos também um projeto de formação de treinadores que pudessem constituir a linha de sucessão do treinador principal e em 2016 dava Bruno Lage como exemplo disso mesmo.

Ao contrário de quem hoje só viu João Félix - o tal que não tinha cabedal para ser jogador de uma equipa com ambições - eu vi uma equipa com dinâmicas de jogo mais agressivas e acima de tudo um posicionamento muito mais de ataque (ainda que apoiado) do que tinha Rui Vitória. Vi um treinador com preocupações que escapavam a Rui Vitória - nomeadamente algo que era também a preocupação de Jesus face aos adeptos do Benfica quando cá esteve e... até quando não esteve: Unir os adeptos à equipa.

Mas não é propriamente o jogo que me fez aqui vir escrever sobre o Bruno Lage: foi mesmo a conferência de imprensa onde, literalmente, deu uma lição de futebol aos jornalistas que - a data altura - já nem percebiam bem o que lhe poderiam perguntar, tal foi a simplicidade de linguagem e a objetividade da explicação dada na resposta a cada pergunta. MAGISTRAL!

Bruno Lage na conferência de imprensa demonstrou conhecer o SLBenfica, conhecer os jornalistas, conhecer como e o que deve ser a comunicação sem ser rude ou grosseiro e ainda assim silenciar totalmente quem tentava lançar-lhe cascas de banana.

Teve, também, a humildade de perceber e assumir que não é preciso muito tempo e muitos treinos, ou sequer mudar a equipa para mudar como se joga... mas isso infelizmente não se vê na tv, não se lê na internet nem nos blogs... é preciso ter a preocupação de conhecer mais... e talvez gostar mais do que ter views nos tópicos.

Não sei se Bruno Lage será ou não o futuro treinador do SLBenfica, mas sei - conhecendo o seu trabalho - que é claramente a melhor escolha possível face a todas as que tenho lido como sendo possíveis escolhas: Jesus, Vitor Pereira, Luis Castro, Rui Faria... todos esses e mesmo muitos dos estrangeiros livres porque em tempos já foram também eles dispensados por maus resultados.

Ou Luis Filipe Vieira teria a oportunidade de apostar num treinador de créditos irrepreensíveis como Leonardo Jardim ou José Mourinho, Ronald Koeman... ou então o melhor mesmo é apostar em Bruno Lage através da limpeza da estrutura (já aqui dei a minha opinião do que deveria ser feito) e do apoio total ao treinador, como seguramente moverão mundos para dar a Jesus feito Dom Sebastião....

Benvindo Bruno... Um orgulho ver-te organizar a equipa hoje. O teu Pai deve estar muito orgulhoso e eu sei o quanto ele se orgulha do fantástico trabalho que tens feito. Um enorme abraço ao Sr. Fernando - essa tua humildade e saber estar tem berço.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

52 comentários

  1. Desejo as maiores felicidades ao Bruno Lage.
    Quanto ao Felix, infelizmente parece haver ordem para o lesionar. Ele é cada entrada...

    ResponderEliminar
  2. Gostei da abordagem e da conferência. Finalmente jogo entre linhas, gente na área e jogo pelo meio também. Jardel, Almeida e Pizzi estão a mais. Almeida deixou fugir o Galeno 5 vezes. Félix no seu espaço é grande jogador.

    ResponderEliminar
  3. Jorge Leitão6/1/19 21:33

    Quem é o Benvindo? Bem-vindo! Corrige lá isso.

    Estamos de acordo: face aos nomes que se despejam por aqui (lembrem-se que, há pouco tempo, havia quem defendesse a contratação de José Peseiro), deixem ficar o homem, para mostrar se é feito daquilo que os campeões são.

    ResponderEliminar
  4. Só para que conste, o Bruno não é benfiquista. Vale o que vale. Mas como há muito benfiquista que acha essa condição um item fundamental, fica a nota.
    Benfiquista ou não, o facto é que é cá da casa e oxalá se dê bem, mas ainda e cedo para ele, parece-me...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/1/19 22:58

      O Bruno é benfiquista como todos os que trabalham no Benfica. E ele ao todo já trabalhou mais de 10 anos.
      É a mesma conversa sobre DSO quando ele já desmentiu toda a gente! A maioria que os acusam de não serem benfiquistas nem sócios são.

      Eliminar
    2. DSO já disse publicamente que era do Sporting. Agora se ainda é nao sei. Vou ver a sua postura de benfiquista quando um dia sair do Benfica.

      Eliminar
  5. Anónimo6/1/19 21:36

    Penso o mesmo. 10-0 ao RV que tinha conferências de lugares comuns. Numa expressão: cara lavada.

    Pp

    ResponderEliminar
  6. Anónimo6/1/19 21:40

    Tudo muito bem coiso e tal mas créditos irrepreensíveis e colocas Koeman na listo? Oh god...
    Já agora, para mim, durante muito tempo, foste apenas mais um papagaio da estrutura até dares o grito do epiranga.
    Quanto ao Lage tens razão e tiro-te o chapéu

    André Jesus

    ResponderEliminar
  7. És talvez o escriba que mais muda de opinião consoante os ventos, mas sim, em relação a essa dos treinadores, penso que foi uma ideia muito interessante que com o tempo, deu-te razão. Que venham mais dessas.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo6/1/19 21:49

    Pronto... Agora temos a típica narrativa lamechas do "lado humano de Bruno Lage" e que "está a viver um sonho" para justificar uma eventual permanência até ao final da época, algo que será catastrófico.

    Tive a oportunidade de ver a conferência de imprensa e o homem só falou em "feelings"...! Portanto, temos um presidente que vê "luzes" e um treinador que tem "feelings". Enfim... é o que temos.

    Por fim, o Benfica precisa de um treinador já, precisa de um técnico a sério e com visão de futuro, em vez que depositarmos o que resta da época num treinador que nunca treinou uma equipa de primeira liga.

    O que noto é que a imprensa e algumas franjas de adeptos do Benfica subitamente estão a promover a permanência de Lage até ao fim da época. Neste caso, é óbvio que o objectivo é colocar o mestre das chiclas no Benfica na próxima época. NÃO DISFARÇAM NADA...!!

    Já agora, o argumento que "neste momento não há treinadores" ou que "serão muito caros" é uma falácia. O Benfica como clube grande que é tem que abrir os cordões à bolsa (porque pode) e contratar um treinador a sério para um projecto credível não só para este ano mas também para a próxima época.

    Há treinadores no mercado e precisamos de profissional competente o mais rápido possível!

    Somos o clube de Eusébio e temos que ter categoria, apoiar um amador como o Lage neste momento é ridículo.

    Temos uma reputação a defender! Até os lagartos dispensaram o Tiago Fernandes porque sempre souberam que era INTERINO. Parece que no Benfica já se esqueceram disso.

    Ps: Ninguém quer saber do lado humano do Lage... é irrelevante! Não somos a Santa Casa da Misericórdia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/1/19 22:27

      Quero lá saber se ele tem experiência na primeira liga ou não.. eu quero é um treinador que perceba de futebol e perceba o que é o Benfica e disso ele percebe e muito..
      Bruno lage os benfiquistas estão contigo

      Eliminar
    2. Nuno Figo6/1/19 22:47

      Amador?!
      Lado humano?
      Defender Lage como veículo para JJ?!

      Você é mesmo benfiquista?!?

      Conhece o Lage? O trabalho dele como PROFISSIONAL?!
      Não conhece.

      Falta-lhe a experiência de treinar grandes, sem dúvida.
      Fora isso, tem tudo! Ideias fortes, benfiquismo inegável, cunho pessoal.

      Precisa do nosso apoio. Não vai ter muito tempo para preparar a equipa e mudá-la à sua imagem.

      Por mim o treinador é Lage, porque é um excelente profissional, porque merece a aposta, e porque merece o nosso apoio - porque é o treinador do Benfica!!

      Eliminar
    3. Anónimo6/1/19 23:28

      Oh inteligente, o homem só foi honesto coisa que percebo que não estejas muito acostumado. Querias que dissesse que já tinha um conhecimento muito profundo dos jogadores e que tudo o que tinha feito era fruto de muito trabalho e análise!!??

      Isto há cada um!!!

      António

      Eliminar
    4. Anónimo6/1/19 23:48

      Já está! Como dizem os americanos vocês já estão todos "triggered". Não se pode dizer nada e começam a ferver em pouca água.

      Conclusão... Não interessa ter gente competente! Mais vale apostar na paixão e amor de pessoa chamado Lage. Pelos vistos não é preciso treinador... este dá.

      Muito mal está o Benfica quando os adeptos, ao primeiro jogo do gajo, acabam por determinar que ele tem todas as competências para ser o treinador até ao fim... nem sequer concedem já a ideia que precisamos de contratar um treinador JÁ.


      Fiquem lá com os vossos "feelings" e "luzes" enquanto o clube cai na desgraça.

      Pelos vistos basta fazer um jogo, dizer que está feliz e é suficiente.

      Pobre Benfica... estás condenado com adeptos destes! Isto está pior do que o Sporting... ao menos eles sabem a definição de treinador interino...!

      Esta gente perdeu a noção da realidade!

      Eliminar
    5. Nuno Figo7/1/19 11:47

      Nem alienado, nem arauto da desgraça.

      E mais que tudo, criticar é fácil. Decidir e avançar é que é difícil.

      Se Klopp estivesse disponível, Lage seria 2a opção.
      Não está. E como ficou claro aqui neste mesmo blog, não há consenso sobre nenhum nome. Nem muitos dos nomes desejados (por alguns) estão disponíveis.

      Dentro da realidade e do contexto, considero Lage uma boa escolha! Com riscos, decerto. Mas também com muitas vantagens face a outros!

      Já, como você, dizer que “não interessa ter gente competente”, é: a) passar um atestado de incompetência a Lage e b) ter identificada uma alternativa contrária “competente”.

      O a) considero injusto. Quanto ao B), fico a aguardar esse nome.

      Eliminar
  9. Anónimo6/1/19 21:53

    Bruno Lage é treinador que o Benfica precisa para este seu projeto

    ResponderEliminar
  10. Anónimo6/1/19 21:53

    Muito boa noite,tendo estado no estádio,como sempre,apreciei a serenidade do Bruno Lage,embora pense,que existe muito a melhorar,também sou da opinião,que se devia apostar neste treinador.

    Cumprimentos
    João Carlos

    ResponderEliminar
  11. Onde está o sombras para dizer mal?

    ResponderEliminar
  12. Escelente post. Assino por baixo.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo6/1/19 22:06

    Apoiado!

    Lage fem tudo para mexer com esta equipa, ainda em estado letárgico, derivado do anterior treinador ser um acérrimo defensor do “SEM COLHOES”!!!!!

    Até ao fim, Lage! E farás bem!!!!!

    MaTic

    ResponderEliminar
  14. SÓ FALTA O VIEIRA LALALALALA! SÓ FALTA O VIEIRA! BENFICA! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/1/19 22:59

      Eu quero é ver-te dizer isso numa AG. Depois não te queixes!!

      Eliminar
    2. Anónimo7/1/19 09:59

      Pq aprovaram o comentário deste anónimo? Para mim está a ameaçar o user EnclosureHD.
      Já chegámos a isto? Aprovar comments com ameaças?

      André Jesus

      Eliminar
    3. André, é para veres o tipo de escumalha que por aí anda.

      Eliminar
  15. Bem-vindo, com hífen, como saudação; e Benvindo, sem hífen, nome próprio.

    ResponderEliminar
  16. Bom, só pela conferência de imprensa valeu a pena a troca de treinador.

    Em 2 dias, mudou tática, mudou posicionamento defensivo na pressão alta, mudou forma de construção de jogo (finalmente construção pelo meio), e colocou o Félix no lugar devido.
    Conhece os cantos à casa, conhece os jogadores, e conhece as dinâmicas.
    A grande questão é se tem coragem, e legitimidade reconhecida pelo plantel, quando, e se, decidir sentar no banco alguns dos habituais titulares.
    Por mim, ficava até final da época.

    Ps: onde é que andam os habituais haters do Seferovic?!? Volto a dizer: é o melhor avançado do Benfica e devia ser sempre titular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Seferovic tem movimentos de avançado de top, velocidade, raça e técnica e remate fácil. Ao ganhar auto-confiança vai começar a facturar imenso.

      Eliminar
    2. "Ps: onde é que andam os habituais haters do Seferovic?!?"

      Andam aqui. Continua a ser um jogador fraco, sem categoria para o Benfica. Não é por ter marcado dois golos a um fraco rio ave que passou a ser bom jogador.

      Eliminar
    3. Anónimo7/1/19 09:13

      Que fraco é Seferovic, só marca a equipas fracas como Rio Ave, FC Contumil, etc

      Jáfomos

      Eliminar
  17. Sou extremamente intuitivo, ESTE HOMEM É A SOLUÇÃO por uma década, pelo menos, dá para ver à primeira. Basta que a Direcção o ESCUTE COM A MÁXIMA ATENÇÃO e faça o que ele pedir, se LFV quer ficar que o deixe ficar, lhe renove o contrato no fim desta época e faça as movimentações do plantel de acordo com as ideias dele - Treinador.
    Observa-se Simplicidade, Inteligência e Conhecimento, O NECESSÁRIO E SUFICIENTE para se vencer muitas vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Mas com LFV nao e possivel. Competencia e demasiado complicado para LFV. I

      Eliminar
  18. Alerta Vermelho6/1/19 22:21

    Penso que o post, peca logo pelo título, pois jurar a pés juntos, que se encontrou o técnico certo, assitindo apenas a um jogo, é um disparate tão grande, comparável apenas aos muitos que a direcção do BENFICA, tem feito de há uma épocas para cá.
    Não pretendendo de forma alguma tirar o mérito da vitória de hoje, penso que só conheceremos o técnico, após mais 3, ou 4 jogos, caso ele os venha a realizar.
    Calma pessoal, não temos espaço para mais erros, nem sequer para experiências, pois a não qualificação para a CHAMPIONS, (pelo menos), não deixará de ser um rotundo desastre!

    ResponderEliminar
  19. Pensei o mesmo, os jornaleiros no tom habitual de querer ver sangue, saber da vida da vizinha e diabo a sete e as respostas simples e certeiras ao que interessava, até ficaram panisgas dos ouvidos!!! afinal, não é habito um treinador de futebol em Portugal falar de... futebol. Pelo meio teve tempo para uma palavra de apreço ao antecessor e tudo isto sem ser rude ou ter necessidade de dizer que era boa pessoa e bom chefe de familia. Muito bem.
    Em relação ao jogo... estava muito céptico sobre o que poderia fazer Bruno Lage, sem tempo, com tanto condicionalismo, até em termos de apoio comprovado nas suas próprias palavras "falei um minuto com o presidente... e um minuto com o RC... que raio, só isto!!?? mas enfim, notei diferenças para melhor, duvido muito que RV tivesse saído deste jogo com uma vitória.
    Sobre o futuro, até estou com medo, é esperar pelo melhor, pode ser que realmente se faça luz...

    ResponderEliminar
  20. Espero que tenha tomates para manter a dupla atacante no próximo jogo.

    ResponderEliminar
  21. E os No James a cantarem que só falta o Vieira ir embora??? Quem diria...tá a ficar mau para os lados de Vieira e seus chulos!!

    ResponderEliminar
  22. "https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/no-name-boys-pedem-saida-de-vieira?ref=HP_DestaquesPrincipais"

    A onda começa a agigantar-se... Mais vale tarde, já o defendo há muitos anos, desde que o "presidente" se começou a revelar...

    ResponderEliminar
  23. E aí está: vieira já soltou os cães a RGS. É priceless ver Octávio Machado a atacar RGS e a defender o rei sol. O dinheiro do Benfica dá para tudo!

    ResponderEliminar
  24. https://www.abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/767084

    #RUAVIEIRA

    ResponderEliminar
  25. Caro Benfica By GB,

    Mais uma vez escreves um post positivo, no qual preferes dizer o que consideras positivo em vez de fazeres as figurinhas patéticas de alguns escribas deste blogue que apenas são sempre do contra.
    Como já referi regra geral sou contra chicotadas psicológicas, pois raramente acrescentam algo, e nessa perspectiva a defendi a continuidade de Rui Vitória a quando da ameaça de despedimento, mas o facto é que visivelemnte os jogadores não estavam com ele quando fizeram aquela exibição pauperrima no Algarve.
    Depois desse jogo em que se aplicou a lei de Murphy, mas o Benfica fez dos piores jogos dos últimos 8 anos, considerei que Rui Vitória não tinha mais condições para treinar o Benfica e defendi a hipótese Bruno Lage, sendo porém esta uma aposta de risco, em segundo lugar Leonardo Jardim e em terceiro Laurent Blanc.
    Sublinho por isso a tua ideia de manter Bruno Lage, não porque é um gajo simpático, mas por que acredito que pode trazer irreverência ao jogo do Benfica.
    Pela conferência também percebi que o homem sabe de futebol.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo6/1/19 23:15

    Dá vontade de rir sobre tudo isto que até parece que Deus desceu à luz.

    Este jogo com outra equipa mais madura e a ganhar por 2-0 alguma vez perdia o jogo?

    Deixemos de fantasias de Lages, e outras tretas do costume porque isto é tudo muito fogo de vista à mistura onde quando se dá uma esmola o pobre fica desconfiado e a olhar para a mão.

    Rui Vitória quando ganhava tudo era o melhor do mundo etc., etc. depois fizeram-lhe a cama e agora é o que se vê, está aí o Lage que porque ganhou um jogo já é o deus da pátria e tudo o mais.

    Quando não se toca a sério com o dedo na ferida a cura nunca mais aparece e a ferida está no Vieira que goza do bom e do melhor da forma que lhe apetece e a seu belo prazer porque tem tudo na mão e quanto a isso nada lhe é imputado e levado ao risco para haver limpeza a sério no Benfica.

    Depois de todo este vendaval o Benfica precisa é de um treinador competente que saiba bem todos os meados do futebol adulto porque treinar putos já era.

    Gomes da Silva na CMTV pôs tudo a limpo e, para quem o ouviu e soube interpretar bem todas as sua palavras, pode ver que ali quase tudo foi dito no estado actual em que está o Benfica.

    Será que a família Benfiquista anda toda a dormir?

    A xaranga vai continuar com os mesmos músicos?

    A ver vamos e, como diz o velho ditado, cá estaremos para ver.

    Pinho Dias



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno Figo7/1/19 11:49

      “Depois de todo este vendaval o Benfica precisa é de um treinador competente que saiba bem todos os meados do futebol adulto porque treinar putos já era.”

      Quem?

      Eliminar
  27. "...a massa adepta benfiquista, está cheia de vencedores do Euromilhões à 3a feira."

    Olhe que não, sôtor ...olhe que não. Infelizmente...!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de uma vitória nossa tudo se perdoa, desde o Benvindo até ao Euromilhões à terça. É o inebriamento natural e literal pela conquista.

      Eliminar
  28. Em Setembro de 2000 no jogo de estreia no Bessa, o qual perdemos por 0-1, um certo fulano teve uma atitude fora do habitual durante a conferência de imprensa. Nesse momento a maior parte dos adeptos, descrentes de tudo e de todos, disseram que estavam na presença de outro que não valia sequer 2 tostões. Poucas semanas depois mudaram o bico ao prego. E quando abandonou o leme pouco tempo depois, foi o caralho...
    Lembrei-me disto após a conferência de imprensa no final do jogo de hoje.
    Se daqui a umas semanas a coisa der para o torto, insultem-me! Se não, vão-se foder!
    Nota de rodapé: eu já tinha posto os patins ao Seferovic aqui há uns meses, e agora ele faz cenas destas. Às vezes temos a mania que manjamos largo de futebol...

    ResponderEliminar
  29. Não vale a pena embandeirar em arco, não sei se fica muito tempo ou pouco tempo, mas se for para ficar, dêem tempo ao homem, não façam é já dele um Guardiola, que é a tendência.

    Vale o que vale olhem o caso Solari no Real Madrid

    ResponderEliminar
  30. No fundo ele "só" fez o que sempre foi reclamado.

    Troxe de volta o 4-4-2, o sistema que melhor funciona nos jogos em casa nos últimos anos, e escalou os jogadores para as posições em que mais rendem.

    Não inventou, arriscou q.b., e saiu-se bem. Para continuar!

    ResponderEliminar
  31. Anónimo7/1/19 00:17

    Bem Vindo B Lage tambem gostei da conferencia Concordo no que toca ao futuro treinador ou traz um Grande Treinador ou fcamos com o B Lage pelo menos ate ao final de epoca agora se e para vir treinadores tipo L Castros etc um clone uma versao 2.0 mas inferior em tudo ao anterior treinador RV e ainda por cima andrade ENTAO QUE FIQUE B LAGE PELO MENOS ATE FINAL DE EPOCA!
    Por falar em feelings chamem me louco MAS ACREDITO NA RECONQUISTA COM O B Lage e so um feeling

    Carrega Benfica

    Red 1

    ResponderEliminar
  32. Pelo que disse na conferência de imprensa parece-me que virá outro treinador...

    ResponderEliminar
  33. De acordo com grande parte do que escreves. Penso que ganhariamos todos em ter Bruno Lage, pelo menos até final de epoca. Bruno lage , das hipoteses ventiladas é o unico que garante a continuidade da aposta na formação... Continuo no entanto a considerar a possibilidade do regresso de JJ a melhor opção, desde que esta corresponda a uma vontade do mesmo de fazer parte do projecto do Benfica e que nunca mais se verifique uma situação como a do Bernardo Silva, que de todas foi a que mais doeu..
    Tem a palavra a direcção do meu clube, o glorioso SLB..

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking