O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Outra mentira...só pode.

. 59 comentários

Estes tipos do jornal "O Jogo" estão sempre a inventar. Seria a piada (de mau gosto) do ano o Luisão renovar.

São muitas as razões para isso não acontecer:

- Luisão, ao contrário do que dizem, não é um referencial de estabilidade. Basta lembrar o sucedido na temporada 2016/2017.

- Luisão, como infelizmente o jogo com o Tondela deixou evidente, não tem qualquer condição de poder fazer parte plantel quanto mais jogar

- Luisão é o jogador mais caro do plantel, custando mais de 3,5M/ano. Mesmo que aceitasse renovar por metade, continuaria a ser um dos mais bem pagos...e para nada. 

- Até o próprio Rui Vitória já não contava com ele, como se viu. E mesmo assim não teve coragem para apostar num jovem aquando do jogo com o Tondela.

Por tudo isto, e não só, Luisão não pode ficar no plantel. 
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

59 comentários

  1. shadows tu que sabes bem informado, qual a necessidade de ter equipa b e sub-23 ao mesmo tempo?? será para mais uns "prodígios" colombianos poderem ser comprados por 2 ou 3M para irem parar ao bolso.....de lfv e companhia??

    Guilherme M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De qualquer das formas eu confio nesta direcção e tenho a certeza que no meio dessas contratações vão surgir craques que nos vão garantir muitos títulos.

      Guilherme M.

      Eliminar
    2. Caro Guilherme Anónimo,

      Não me leves a mal, mas em dois posts seguidos, revelas um comportamento algo esquizofrénico.

      Conheces Santiago Barrero, ou falas de cor e embarcas nas comunicações dos Marques&Saraivas da vida?

      Eliminar
  2. Shadows tavas á espera de qué? Eu ja tinha dito aqui que o luisao ja tinha renovado! o mais bonito disto tudo, é que se portugal for longe no mundial provavelmente nao teremos ruben dias nas primeiras eliminatórias da champions, por isso é melhor estarmos preparados para o luisao ser titular!
    Ou seja é ja meio caminho andado para nos virmos á rasca para passar a eliminatoria!

    Ps: hradecky assinou pelo leverkursen! Fiquei mesmo desiludido! Pensava que vinha pra o Benfica! Podiamos ir buscar o tim Horn ao colonia que desceu de divisao e tem clausula de 6M! Isto se o Benfica tiver intencoes de contratar mais alguem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim!!!!
      O Timo Horn,vai mesmo deixar o Colónia a correr para vir para o Benfica!!
      Estás mal informado sobre o Timo.

      Eliminar
    2. Porque é que nao haveria de deixar? É melhor jogar na segunda liga alema do que jogar a champions!

      Eliminar
    3. Esquece o Tim, fala-se no Moreira, um atleta na flor da idade, ainda na plenitude de todos os seus recursos técnicos, quase titular no Estoril.

      Eliminar
  3. Cá está de volta o good old Shadows.
    Fónix, prefiro ler-te a "falar mal" do Benfica do que a comentares outros clubes :)

    Deixa lá estar o Luisão que ele vai a) renovar com baixa de salário e b) ter a sua 1ª época de migração plantel»estrutura.

    Além disso, pensa assim:
    já percebemos que vamos ter de levar com o RV, por isso, mais vale ter lá o gajo (Luisão) pois deve ser ele quem ainda consegue que os jogadores não passem da cabeça com as decisões (são mais "não decisões") do mediano treinador.

    Aliás, eu, no lugar do Rafa ou do Zivkovic, devia estar motivadíssimo até meio desta época, com o Pizzi e o Sálvio naquele pico de forma. Fdx, lembrar que estes 2 gajos (Rafa e Zivkovic) nem ao banco iam...

    ResponderEliminar
  4. Caio Júlio César em latim Caius ou Gaius Iulius Caesar foi o maio ditador Romano da história, foi o maior General de Roma, transformou a republica romana num imperio foi assassinado pelos próprios senadores romanos. A história deste ditador faz me lembrar a história do Grande Deus Sol, Bruno Azevedo de Carvalho, conquistou o recorde de titulos nas modalidades, construio o pavilhão João Rocha, a rotunda do leão, mas cometeu o erro de atacar os próprios soldados (Jogadores) com a sua guarda pretoriana( claques) agora o senador Bruttus ( Jaime Marta Soares) que fora amigo do ditador, esta a conspirar contra o ditador, com os restantes senadores que outrora o apoiaram, para na proxima reunião no senado o apunhalarem. E assim cai um General Rei Sol, o mais novo General da Historia do Imperio Leonino, apunhalado pelos próprios leões nada previa isso. E o mais amado diatador de sempre do Reino do Leão. O titulo César foi usado após a morte do ditador Romano. Após a morte dele passaram haver imperadores. No minimo devem de dar o titulo de Azevedo ao primeiro Imperador Leonino. De um lado temos o ditador Bruno que deve de ser nomeado imperador do povo, do outro temos o Senador Bruttus ( Jaime Marta Soares) e todos os restantes Senadores Croquetes, as elites. Quem e que o povo escolhe? Ele so quer um portugal sem Benfiquistas( judeus), ou a não existencia de Portugal. Ou tudo ou nada. Seja como for se ele e acusado de alguma coisa e de defender Portugal do estado lampionico (judeus). Ele Bruno no papel e Moçambicano, mas o sangue que lhe corre nas veias e português e como o Hitler era austriaco mas o sangue que lhe corria nas veias era alemão, façam como ele pediu mudem a cor da bandeira para verde e vão ver que o pais muda. Heil Bruno, Áve Bruno. Volta Salazar estás perdoado.

    ResponderEliminar
  5. Não faz sentido Luisão renovar.

    Dai até esses ponto inicial e final fazerem sentido… vai muito. Não faz sentido devido ao ponto 2 e 3... desportivamente já não acrescenta. O resto são filmes teus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz se for para ir entrando na estrutura, jogar não sei se volta. O Luisão a formar defesas já deve ter rendido mais ao Benfica que alguns treinadores potenciadores. Aqui à atrasado houve um jornal que fez as contas, Semedo, Lindelof, David Luiz...

      Eliminar
    2. Não vejo problema no renovar dele. Mas não tem pernas para ser titular. E queiramos ou não, não é só o posicionamento ou a leitura de jogo que contam. O lugar do Luisão é a ajudar a equipa e provavelmente, se formos campeões na próxima época, retirar-se pela porta grande. Queiramos ou não, com birras ou não (e temos que deixar de ser picuínhas, se eu estiver a acabar o contrato e souber de outra empresa que oferece mais ou quiser melhorar de vida, também fazia birra com o meu patrão para ganhar mais), é o gajo que há mais anos está no plantel e a antiguidade é um posto.

      Eliminar
  6. Acho que a provável renovação de contrato por parte do Luisão nunca poderá ser encarado como um problema. Realmente, a sua exibição contra o Tondela foi abaixo do normal, mas ele fez bons jogos esta época. O que se nota pelas movimentações do mercado é que o Benfica pretende ter 4 bons centrais mais o Luisão. Portanto, ele deverá ser uma espécie de Paulo Lopes. É o grande capitão, uma referência no clube, com um papel muito importante para os novos jogadores. O salário dele poderá ser alto, mas sinceramente, prefiro que o clube pague bem ao nosso Luisão em vez de ficar a gastar dinheiro na contratação de jogadores que à partida já se sabe que nunca jogarão no Benfica.

    ResponderEliminar
  7. E o Moreira está de regresso ao Benfica.

    Não vejo onde está o problema, a experiência de balneário conta bastante e obviamente que o salário do Luisão será revisto.

    Cumprimentos
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em absoluto. Referências precisam-se em ano de transição.

      Eliminar
    2. Claro que concordo, o João Vieira Pinto e o Nuno Gomes acho que ainda seriam também uma mais valia, olha e o Mozer.

      Eliminar
    3. Então e o Calado, e o Calado ?

      Eliminar
    4. O Benfica não tem acertado com defesas direitos. O Pietra ainda é vivo?

      Eliminar
    5. Tem reumático mas ainda faz uma perninha.

      Eliminar
  8. Fernando Lopes23/5/18 16:30

    Tenho de concordar com quem aqui expressou preocupacao com os primeiros sinais de preparacao da proxima epoca. Parece estar a repetir-se o que temos visto em epocas anteriores. Esta do Joao Amaral e um pessimo sintoma. Se isto continuar e nao vierem jogadores de verdadeira qualidade para entrarem de caras onde a equipa esta necessitada, entao podemos antecipar mais desilusao.
    Cometer os mesmos erros e esperar resultados diferentes. Nao acontece....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os sub-23 são uma mina .

      Eliminar
    2. aproveita para pagar ao setubal e emprestar a outro clube que de jeito

      Eliminar

  9. Shadows, foi o Luisão que ensinou o Ruben Dias a dar porrada.

    ResponderEliminar
  10. Concordo, no geral, com a argumentação que escreves, Shadows, mas, a ser verdade, penso que será o último ano e um de transição. O SLB está a perder algumas referências e, repito, A SER verdade a noticia percebo a sua origem, provavelmente vamos assistir a uma revolução no plantel e jogadores como Luisão serão importantes para integrar tanta gente nova. Penso que será esta a lógica. Veremos e, vejamos como este se encontra na pré-epoca (de salientar que era titualar indiscutivel no inicio do ano passado).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Transição???
      De quê?
      De termos oferecido o campeonato aos contumilenses do apito dourado?
      De nos termos auto-flagelado por termos ganho um tetra e ser "proibido" ganhar o penta contra 2 adversários de merda?
      Ainda gostava que me explicassem que merda vem a ser esta da tal "transição"

      Eliminar
  11. Para já estou satisfeito com estes reforços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também, enquanto o Campeonato e a Champions não começarem... Depois, sofrer.

      Eliminar
  12. Gestão Amiguista, que é que importa o Benfica?23/5/18 17:36

    O presidente gere com inteligência ou gerindo amigos e conhecidos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando mudas o discurso? O teu disco já tem a agulha muito gasta!
      Pensas que alguém te liga?

      Eliminar
    2. Gestão Amiguista, Que É Que Importa O Benfica?23/5/18 23:38

      É o chip, entranhou-se no hardware e agora o software está num loop marado. Graças a Deus temos Vieira, ele sabe-a bem. Um estadista, alguém que apesar de amigo do seu amigo não deixa que lhe comam as papas na tola.

      Eliminar
  13. Luisão deve saber muito, por isso é melhor trata-lo com muita cautela e paninhos quentes.
    Por muito que me ataquem, sempre disse que Luisão foi, é e será uma maçã pôdre enquanto continuar no Benfica.
    Poucos se lembrarão, mas eu recordo-me bem das fitas que ele fez anos a fio, seguidos, para melhorar o contrato.

    O ano passado o Benfica geriu desastradamente o dossier Luisão.
    Quiseram-no empandeirar para Inglaterra, salvo erro para o Wolverhampton, mas fizeram as coisas tão mal, tão tão, tão mal, que o brasileiro soube pelos jornais que se queriam ver livres dele, tendo sido abortada a operação.

    Agora, vão ter que levar com ele até que ele se decida colocar um ponto final na carreira.
    E como o Vieira o tem em grande consideração, quase como um ídolo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé Diogo23/5/18 22:27

      Anos a fio, seguidos ?

      Compreendi-te !

      Aparece aqui cada marreta...Deus me livre.

      Eliminar
  14. Espero que não seja verdade ...

    ResponderEliminar
  15. Só posso interpretar essa notícia anedótica do seguinte modo :

    - Rui Vitória perdeu há muito o balneário, através de uma série de trapalhadas resultantes da sua falta de personalidade e ambiguidade;
    - Luisão será uma espécie de muleta de RV, uma voz de comando que porá ordem na casa;

    Se RV aceitar essa situação, então a minha - escassa - consideração por RV, descerá ao grau zero.
    Se lá quiserem pôr um velho com prestígio e carisma para arrumar o balneário, o que não faltam são jogadores made in Benfica que farão o serviço, por uma décima parte daquilo que cobra o brasileiro.

    ResponderEliminar
  16. Eu não sou a favor da continuidade do Luisão como jogador nas aceito se a decisão for essa com muita naturalidade. Aliás só concordo em parte com um dos quatro argumentos que usas. o primeiro então é um disparate completo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 3 milhões dá para pagar a 2 ou 3 jogadores de qualidade vindos de campeonatos menos visíveis. O Conti e Lema juntos não auferem essa quantia certmente.

      Eliminar
    2. Quem disse que renovaria pelo mesmo valor? Eu não me baseio em especulações!

      Eliminar
  17. O Luisão já disse que só deixará de jogar à bola aos 66 anos de idade (idade legal da reforma) e que até lá, tem muito a dar ao Benfica.
    Diz que se sente um jovem de 18, em termos de velocidade e resistência.
    Para a época de 2018/19 irá aparecer de franja, em resultado de um implante capilar que vai fazer para a semana.

    De franja, ninguém lhe dará mais que 16 ou 17 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gestão Amiguista, Que É Que Importa O Benfica?23/5/18 23:43

      O Luisão é um cristão de coração e alma, sempre a pensar no Benfica. Caramba que máquina. Eu acho que o homem merece descansar mais cedo, tenhamos a humanidade de lhe darmos a reforma aos 57 como era antigamente. Temos que dar um toquezinho ao tio Vieira, ele às vezes com esta paixão assolapada pelo Benfica perde a sua natural humanidade e vai exigindo mais e mais dos atletas.

      Eliminar
  18. Amigo Shadows, para seres coerente, tens então que tirar a imagem do Luisão da foto que encima o Blog. :-) :-) :-)

    ResponderEliminar
  19. E uma grande contratacao de um jogador do setubal, João Amaral (who?).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cenas pelo que diz o presidente do setubal essa transferencia ainda vai fazer correr muita tinta! Mais uma negociata á Vieira!

      Eliminar
  20. Ó Shadows, tu quando não gostas, não gostas mesmo, é que nem disfarças!

    ResponderEliminar
  21. Não vem a propósito, mas acabo de ler uma notícia que me deixa perplexo.
    De acordo com o veiculado por um jornal desportivo, Fernando Correia, decano do jornalismo desportivo, acaba de ser contratado para integrar a estrutura da comunicação do Sporting, passando a reportar ao Saraiva.

    O que é que leva um homem já de uma certa idade, com prestígio e passado irrepreensível a aceitar integrar um bando (é mesmo este o termo) desnorteado composto por tipos que fizeram mais mal ao Sporting nos últimos 2 meses do que alguém ao longo de toda a história do Sporting ?

    Há coisas na verdade que me deixam estupefacto.
    A menos que o homem esteja aflito de dinheiro e aceite expor-se desta maneira.

    Não só me deixa perplexo o facto de aceitar integrar uma estrutura composta por pessoas da pior índole, como ainda por cima aceitar reportar ao Saraiva, um indivíduo que se define por tudo aquilo que tem protagonizado e que em nada o abona.

    Na verdade, este mundo da bola rege-se por princípios difíceis de entender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alerta Vermelho23/5/18 19:44

      Lamento dizê-lo, mas de algum tempo para cá, reparei que o Sr. Fernando Correia, já está taralhoco. Não digo isto por dizer, se forem ao youtube, e estiverem atentos, percebem.

      Eliminar
    2. Sim o jose marinho da btv tem outro prestigio......

      Eliminar
    3. É para ajudar o Sporting .. Ahahah.

      Eliminar
    4. O dinheirinho sabe sempre bem ao fim do mês.

      Eliminar
    5. Zé Diogo23/5/18 22:33

      " um homem já de certa idade "
      Porra, se o Fernando Correia com quase OITENTA E TRES ANOS, pode assessorar o Brunalgas, porque raio é que o Girafa tem que parar de jogar à bola?

      Eliminar
    6. Zé Diogo: o Brunalgas ser assessorado??!!!! A S S E S S O R A D O ?!!!!!!

      Eliminar
  22. Bem, o que e demais tambem enjoa. Não sejas um pedro guerra ao contrario...o Luisão é uma pessoa válida e um atleta valido. Os socios, na sua maioria, gostam dele, pessoalmente acho que será ainda util. Agora, não há, ja não há amor à camisola. Nem o autor do texto parece ter, enfim. Este tipo de textos faz-me perder o respeito pelo blog, enfim....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, colocar em causa a UTILIDADE DE LUISÃO, por exemplo ao Tondela é falta de noção. Existe pessoal com memória curta, que não sabe ser agradecido. Os valores benfiquistas decaem a olhos vistos.

      Eliminar
  23. Shadows!A incendiares a tua própria casa?Calma!
    Já tens o Conti que é um excelente central e o Lema vem a caminho!Deixa lá o Luisão em paz!

    ResponderEliminar
  24. Zé Águia23/5/18 21:11

    O " Senhor chantagem " mais conhecido no mundo do futebol por Luisão e que todos os anos no termino das temporadas fazia chantagem aos dirigentes do Benfica - ou aumentam o ordenado ou dou de fuga para outro clube - é o tipo de homem $$$$$$ que LFV gosta e Luisão é um menino querido do Presimente Vieira.Luisão se quiser joga até aos 50 anos no Benfica de Vieira nem que seja de cadeira de rodas ou daqueles carros" papa reformas".

    Isto tudo com o ordenado mais alto do clube ou o segundo mais alto

    Em contrapartida não se pode aumentar o ordenado a um Ederson , ou a um Renato Sanches ( A urgência de LFV em vender um míudo que não estava preparado para sair e ter sucesso deve ter acabado com uma carreira super promissora ) , mas para manter um " eterno chantagista " do ou aumentam o ordenado ou saio que não é uma mais valia para a equipa dentro do campo existe dinheiro.

    Pelas info-inside que tenho o Luisão renovou por mais uma temporada Shadows.

    Para quando a saída do incompetente LFV e seus bobis que envergonham o Benfica e os Benfiquistas e a chegada de um Presidente competente e com pessoas competentes a seu lado????


    A incompetência de LFV é gigantesca , gigantesca ao ponto de ter como adversários um clube numa Guerra interna onde ninguém se entende ( Sporting ) e um clube intervencionado pela a Uefa ( Porto ) e o SLB com esta realidade toda a seu favor estar na última jornada a ter de rezar a todos os santinhos para conseguir utrapassar o Sporting e ficar em segundo lugar para não ficar imediatamente fora da possibilidade dos milhões da Champions.

    Para não falar da vergonhosa campanha na Liga dos Campeões que é o pior momento desportivo de sempre da nossa centenária história.

    Já nem falo do nome sagrado do Benfica andar na merd....a pelos 5 cantos do mundo.

    Até quando os Benfiquistas vão apoiar esta mediocridade????

    ResponderEliminar
  25. Rosa Rodrigues23/5/18 22:12

    Benfica b e sub-23? Isto é que vai ser uma chuva de transferências e de comissões no bolso dos artistas do costume... Carrega Bieira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alerta Vermelho23/5/18 23:38

      Só falta a direcção assumir que para os seus elementos, é mais importante a formação do que a equipa principal! Nunca o farão, mas que é, lá isso é!

      Eliminar
  26. Shadows agora até o setubal vai descarregar em nós? O presidente do setubal disse que nao assinou nada para ele se transferir para p Benfica( tambem nao sei o que ele vinha fazer pro Benfica) e que em assembleia vai explicar o porque de ele nao ter jogado contra o Benfica e da anterior direçao supostamente o ter negociado com o Benfica!
    Enfim mais do mesmo! E o Vieira mais a sua escumalha chupista no seu melhor!

    ResponderEliminar
  27. O Luisão já chantageou o Benfica. E todos se apressaram a ignorar isso, a suplicar para que ficasse.. a partir daí, o jogador conquistou o seu espaço e autoridade enquanto intocável. Por muitas alegrias que tenha dado, por muitos bons exemplos que tenha tido, não tem - e não é de agora - condiçôes para continuar. Não há créditos ilimitados. Nem mesmo pelo golo que deu o campeonato contra os do lumiar..

    ResponderEliminar
  28. Sinceramente, esgotei a minha paciência com a atual gestão de Vieira e a prioridade deste em colocar as amizades e outros interesses em detrimento da competência, senão vejamos:
    Numa época em que fomos vergonhosamente atacados pelos nossos rivais, a ordem do silêncio pairou em toda a estrutura, deixando a nu fragilidades ao nivel da comunicação na defesa do clube. Apostou-se em Luis Bernardo em detrimento de João Gabriel, o único que nunca deixava passar um ataque ao Benfica em claro e que nos defendia sempre com a sua classe sobejamente conhecida.
    A nível da equipa técnica, foi um erro crasso a saída de Hugo Oliveira da nossa estrutura. Benfiquista e competentíssimo, teve muito mérito na evolução de dois dos melhores guarda redes da atualidade, Oblak e Ederson.
    Relativamente a Rui Vitória, está encontrado mais um motivo de braço de ferro de Vieira com a maioria dos Benfiquistas...depois da prestação vergonhosa da última época em que fomos humilhados na pre epoca, Champions, saímos cedo das taças e acabamos o campeonato fazendo um jogo por semana, mesmo assim, com a equipa dizimada, quer em termos fisicos e de lesões, Rui Vitória vai continuar. Não por mérito seu, mas porque é o único treinador que aceita toda a situação atual do clube, a debandada de jogadores fulcrais ano após ano, a aposta obsessíva nos jovens da formação, os discursos miseráveis na abordagem aos jogos...tudo isto faz de Rui Vitória o treinador ideal para acompanhar os devaneios de Vieira!!!
    A preparação do plantel, até agora e salvo uma ou outra exceção, está a ficar muito aquem do que seria de esperar. O plantel precisa urgentemente de ser reforçado em qualidade, com jogadores que façam realmente a diferença, nesse sentido, apenas as contratações de Nico Castillo e German Conti me dão algum otimismo.
    Vlachodimos e Ebuehi, podem até ter qualidade, mas é de uma irresponsabilidade enorme apostar em duas icógnitas nas duas posições que mais problemas deram na última época.
    João Amaral é outra das contratações que não percebo sinceramente...ainda por cima com 26 anos!!!
    Quanto a Luisão, ainda menos percebo, um jogador com 38 anos, que já nada acrescenta, como comprova o seu último jogo frente ao Tondela, irá supostamente renovar o seu contrato por mais 1 época, auferindo um salario que dava perfeitamente para pagar a um jogador que viesse fazer realmente a diferença, como Facundo Ferreyra!
    Como disse anteriormente, o Benfica tem que apostar na qualidade em detrimento da quantidade e nesse sentido, salvo saídas, apostaria em mais um guarda redes, um lateral direito e um avançado.
    Para a baliza e após perdermos Hradecky para o Leverkusen, apostaria em Skorupsky da Roma, ainda jovem e tapado no plantel, trata-se de um enorme guarda redes da excelente escola polaca.
    Também da Roma e para lateral direito tentava Bruno Peres, uma autêntica locomotiva na ala direita, pode igualmente fazer o lado esquerdo da defesa com grande competência. Com o supisto interrsse da Roma em Talisca, não seria de excluir a tentativa de inclusão no negócio destes dois grandes jogadores.
    Por último, apostaria sem dúvida em Facundo Ferreyra, ponta de lança muito diferente das opções que temos atualmente, ao estilo de Mitroglou que tanta falta nos fez na última época, seria jogador para superar, sem duvida, a marca de golos do Grego!
    Penso que com estas 3 contratações, salvo outras saídas de jogadores importantes, elevaríamos bastante o nível da qualidade do nosso plantel.

    Cumprimentos,
    JB

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking