O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 16 de maio de 2017

O presidente do Tetra, o obreiro do 36 e a ambição.

. 87 comentários


É justo dizê-lo. Luis Filipe Vieira é o presidente do Tetra. 

Merece portanto que lhe seja reconhecido esse mérito ímpar e como dizia ontem Rui Gomes da Silva no “Dia Seguinte” Luis Filipe Vieira ficará na história do SL Benfica de forma destacada.

Eu acrescento que a estabilidade financeira dada pelo SL Benfica aos atletas e equipa técnica ajudou a que o foco pudesse estar no principal: jogar à bola e ganhar jogos. E esse mérito tem que ser de quem gere: Domingos Soares de Oliveira e Luis Filipe Vieira.

No entanto considero que o grande obreiro deste título 36 é Rui Vitória

Foi ele que uniu os jogadores em torno de um objectivo, e que conseguiu lidar com os diferentes desafios que surgiram durante a época:

- Lesões

- Mercado de Inverno

- Ataques de FC Porto e Sporting no último terço de campeonato.

O mais difícil foi recentrar a mente dos jogadores nos objectivos do clube após Janeiro.

Luis Filipe Vieira cometeu o erro enorme de achar em Dezembro que o título estava “no papo”. E por isso ficou convencido que não importava quem vendesse o SL Benfica encontraria sempre soluções para essas saídas.

O “roadshow” que denunciamos nessa altura foi uma realidade. 

O que diriam hoje os benfiquistas, ou será que teríamos festejado o Tetra, se:

- Raúl Jimenez tem aceite ir para a China em Janeiro?

- Mitroglou tem aceite ser vendido em Janeiro?

- Jonas tem aceite ir para a China em Janeiro?

- Lindelof tem ido para o United em Janeiro?

- Samaris tem ido para Espanha em Janeiro?

- Ederson tem ido para o City em Janeiro?

Há um deslumbramento de parte da estrutura do SL Benfica que influencia Luis Filipe Vieira e o leva a tomar decisões menos positivas em alturas que é de ser ainda mais ambiciosos.

Já na temporada anterior, a primeira de Rui Vitória, aquela digressão desastrosa pelas Américas foi preparada e decidida por quem não percebe “um cu” de futebol e acha que só as camisolas entrarem em campo já chegará para vencer.

É vital não repetir erros do passado.

O SL Benfica está numa fase importante de consolidação de uma onda ímpar de vitórias. Não é altura para revoluções mas sim de dar o passo seguinte: o crescimento na Europa.

Daí que espero, como aliás ficou demonstrado ontem numa sondagem do “Dia Seguinte”, Luis Filipe Vieira saiba ler a ambição que todos temos. Consolidar o domínio a nível nacional numa nova temporada em que FCP e SCP estarão pressionadíssimos, e ao mesmo tempo apostar no reforço da equipa com menos jogadores mas mais experientes e de qualidade.

Ficou provado na primeira temporada de Rui Vitória que ambicionar ir longe na Champions não é sonho impossível mas sim bem real. 

Não podemos andar a anunciar vendas milionárias, receitas extraordinárias e depois não irmos mais além no crescimento da equipa e do clube. E ir mais além é ser alguém na Champions e não um outsider.

Lembrem-se que são os jogadores acima da média que atraem público, patrocínios e originam receitas e interesse. Vendem camisolas, vendem a imagem do clube. 

Por isso, espero ver na nova temporada uma ambição à altura da nossa história. 

O Pentacampeonato e a Europa têm que ser objectivos assumidos com reforço da equipa.

(Sobre o que se passou fora de campo, falarei noutro post.)
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

87 comentários

  1. Isso de crescer para a Europa (ganhar a Champions) e treta. Para tal acontecer, o Benfica teria que mais que duplicar as receitas para poder dar cobertura ao investimento que seria necessário para tal objectivo. Para ja nao dizer que mesmo com tal investimento, a aposta poderia nunca ser ganha (quanto investem, por epoca, equipas como o Bayern, o City ou o Barca, clubes que nem as meias foram?).

    A alternativa seria aumentar o endividamento para se ter uma equipa ainda mais competitiva a custa de retornar aos capitais negativos, claramente em contra ciclo e a hipotecar o futuro. E, mais uma vez, sem grantias de ganhar.

    Clubes com o nivel de receitas do Benfica, so podem aspirar a fazer um brilharete em condicoes excepcionais de vez em quando. A menos que queiram num determinado ano fazer um all-in e hipotecar o futuro.

    Cumprimentos,

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não disse ganhar. Disse crescer, passar a ser um habitual concorrente.

      Não disse hipotecar financeiramente, mas sim ser mais rigoroso nas contratações. E se gastamos 30 milhões de euros de comissões em apenas um ano...temos capacidade financeira, meu caro.

      Eliminar
    2. 30 milhões de comissões mais 20 de juros da dívida, somam 50 milhões anuais!
      É muita massa!!!

      Eliminar
    3. Glorioso!17/5/17 17:16

      Nãgo gastámos 30Milhões em comissões.
      O BenficaEagle já explicou muito bem em que consistiam os 30 Milhões.

      Já agora podiamos não ter vendido Renato e Gaitan. E teriamos logo "poupado" 6 milhões em comissões. Depois não teriamos era tido lucro e não teriamos descido passivo financeiro. Mas who cares...o que interessa é não pagar comissões. hahaha sim porque já agora além de saber distinguir o que é comissão ou não é necessário distinguir entre comissões de compra e de venda.

      Eliminar
  2. 100% até chegar aos ses... Como é lógico não iam sair todos os avançados. Saiu o Guedes. Se tivesse saído o jimenez não tinha saído o Guedes. É tão lógico!

    O grande trabalho do lfv resume se naquela frase do "2a o dinheiro está na conta"... Somos os mais fortes financeiramente em Portugal logo temos sempre mais possibilidades de comprar melhor (flops há sempre) em quantidade de qualidade... E foi isso que fez diferença este ano. Qualidade em quantidade superior. Mas essa capacidade financeira está condenada a nunca chegar para a liga dos campeões. Nenhum jogador que possa ganhar 5M vai ficar a ganhar 2M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas se pagares 2M a 3 que não servem é o mesmo que pagares 5M a um titularíssimo de qualidade.

      Eu se os coloquei todos ao mesmo tempo...não foi por acaso.

      Eliminar
    2. Já não é a primeira vez que te vejo a escrever algo do género. não deixa de ser verdade o que dizes, mas há tetos salariais que a meu ver não devem ser ultrapassados. como é o (péssimo) exemplo do Porto, em que o Maxi e o Casillas um absurdo acima da maioria.
      Isso é válido, sim, na compra de jogadores, ao invés de se comprarem 2 ou 3 jogadores por valores baixos, comprar alguém de qualidade inquestionável. como witsel quando veio.

      Eliminar
    3. Essa jogada do Porto foi marketing mas à custa dos outros pois o Casillas era quase todo pago pelo Real.

      A formação é mesmo para isto: comprar jogadores de qualidade e integrar formação para aprenderem com eles.

      Eliminar
    4. O Porto paga 5M/ ano ao Casillas, o RM paga o resto para os 12M.

      Eliminar
    5. A questão é que mesmo que pagues 5M não tens garantido que por algum motivo não seja um flop (um taarabt mais caro ainda). E se tivesses 11 jogadores a ganhar 5M não te garantia sequer um 11 top5 europeu (nem que os gajos quisessem vir para Portugal). Terias de passar um longo período a investir (tal como foi feito a partir de 2008 a nível nacional) para permitir ter um plantel que entrasse no top8 europeu... Em Portugal foi o que aconteceu... investimos, investimos, investimos até que ninguém conseguisse acompanhar... na europa não temos possibilidade porque somos de Portugal. A única vantagem que temos é que cada vez o fosso entre nós e os rivais vai aumentar e poderemos ter a possibilidade em algum ano futuro de "gerir" algum campeonato.

      Colocaste não por acaso.. mas essa é uma opção que nunca se colocaria! Até poderiam estar todos no mercado para ser vendido apenas 1. Aliás... todo o plantel está sempre no mercado.

      Eliminar
  3. Alguns dados curiosos:

    - Se ganharmos ao Boavista, fazemos 42 pontos em cada uma das voltas do campeonato.
    - O ano passado, com a péssima pré-época, fizemos 40 pontos na primeira volta, 48 na segunda.


    Eu não estou a dizer que acho que a pré-época da época do recorde de pontos (por ser a 3 pontos e mais jogos, a melhor época continua a ser onde apenas empatamos duas vezes) foi positiva mas não foi tão má quanto é pintada... se compararmos com o sporting (que lutou pelo título até ao fim), nós começamos piores mas não tivemos quebras antes do fim, numa época em que se mudou de treinador e havia muito barulho à volta da equipa. Acho que é importante ter em atenção aos tempos necessários para por uma equipa a carburar e que as exibições melhoraram quando deixámos os lagartos a falar sozinhos e nos focámos no nosso trabalho. Mas concordo contigo que, pelo sim, pelo não, mais vale não repetir a experiencia para já.

    Quanto ao que aconteceu em janeiro, não acho positivo (embora acredite que um domínio a nível económico seja, a longo prazo, o caminho para um domínio interno à Bayern) mas não se pode separar com o que aconteceu fora.

    Sim, se saissem todos esses jogadores não teriamos sido campeões... mas a saída do Guedes acabou por ter quase zero de influência.


    Por fim, também concordo contigo que tem de haver ambição. Mas também não nos podemos esquecer que o progresso se faz dentro das possibilidades do clube e com pequenos passos de cada vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo. Não quero que se sacrifique a estabilidade mas com os gastos que o SLB faz em termos de vencimentos da estrutura e comissionamento tem que conseguir também aplicar a mesma formula nos jogadores que são quem puxa os adeptos.

      Eliminar
    2. A saída de Gonçalo Guedes “acabou por ter quase zero de influência”?

      Deve ter andado muito, muito distraído. Logo em Janeiro, após a venda de Gonçalo Guedes, o Benfica tratou logo de perder a Taça da Liga. E logo para o Moreirense, treinado por uma das figuras mais reles do futebol nacional, formado nos anos de chumbo do bas fond do Apito Dourado. Um daqueles com quem o Benfica não podia nunca perder pelo que representa.

      A saída de Gonçalo Guedes “acabou por ter quase zero de influência”?

      Foi também esse o período em que perdeu consecutivamente uma série de pontos que levou a que o resto da época fosse cumprida com a corda a estrafegar a garganta, de sufoco em sufoco, sempre à beira do tropeção, numa ansiedade desnecessária.

      A saída de Gonçalo Guedes “acabou por ter quase zero de influência”?

      É que se houve alguém que conseguiu aguentar o barco com os aventureirismos do presidente Luís Filipe Vieira esse alguém foi Rui Vitória, que agora muitos se esquecem de elogiar, no meio das laudas a Vieira e à estrutura. Foram Vitória e o empenho dos seus jogadores que conseguiram remar contra a ferida aberta pela direcção com a saída do agitador de águas Gonçalo Guedes.

      A saída de Gonçalo Guedes “acabou por ter quase zero de influência”?

      Infelizmente, os adeptos são resultadistas e a vitória no campeonato apaga capacidades de análise e faz esquecer as asneiras. A saída de Guedes ia matando um título que era essencial vencer, essa é que é a verdade. E não me venham com questões de caixa e tesouraria. Como se o jogador não tivesse feito enorme falta, como se alguém acreditasse que Jonas viria a 100 por cento, com uma disponibilidade física que como se viu não teve (criatividade e influência é outra coisa), como se o regresso do brasileiro tivesse impedido que Guedes jogasse a extremo, continuando a valorizar-se até ao fim da época. Como se não valesse tanto ou mais em Maio, quanto valeria em Janeiro.

      Eliminar
    3. Glorioso!17/5/17 17:34

      Anónimo,

      se não tivessemos vencido o Tetra e a possível dobradinha o Guedes teria sido o heroi perdido em combatente que nos fez perder o Tetra.

      não sabia da tamanha importância que o Guedes fazia na nossa equipa. O Melhor é irmos já buscá-lo novamente ao PSG, se quisermos vencer o Penta obviamente.

      Já agora com Jonas Guedes Jimenez e Mitroglou quem ficaria no banco?

      Muito provavelmente o Guedes. Mas sim concordo contigo. Foi uma lastima não ver o Guedes a conduzir a vespa com o Eliseu.

      O problema não foi vender o Guedes. Já vendemos o Enzo em Janeiro e fomos campeões, já vendemos o Matic em Janeiro e fomos campeões. O Problema é vender um jogador sem necessidade. Podiamos esperar pelo final da época. Isso sim seria a melhor solução, sem dúvida nenhuma.
      Mas o Benfica tem planeado bem as épocas e sabe que quando saiu um jogador há sempre alguém mais que preparado para ocupar a sua vaga.

      Eliminar
  4. Ui que Shadows já não consegue evitar umas loas ao nosso líder Vieira... É de facto o grande artífice deste tetra, mas como todos, pode ainda elevar o seu nome ao patamar de imortais do nosso clube. Neste momento, as únicas situações que espero que reveja é o contrato NOS e o investimento num ou outro jogador de qualidade inegável para que este Benfica possa dar o próximo passo. Se as vendas realmente corresponderem/correspondem aos valores publicados, é mais que possível abater passivo, e munir o plantel de um ou outro jogador de tarimba internacional. Ganhar tanto em Portugal, para não fazer nada lá fora, dá sempre aquela sensação agridoce.

    É altura de mostrar lá fora o que é o Benfica. Passagem aos 16 avos tem que ser obrigatória, sendo os quartos-final da Champions como objectivo do ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que saber reconhecer méritos que LFV tem.

      O contrato da NOS infelizmente nada se poderá fazer até ao final dos 3 anos. Espero.

      Eliminar
    2. Só te falta vergares ao melhor jogador da Liga 2016 2017. Um tal de Pizzi :)

      Abraço

      Eliminar
    3. Ganhar em casa para não fazer nada lá fora é aquilo que estão condenadas todas as equipas de todos os campeonatos excepto o Real, Barcelona, Bayern e Juventus.

      Eliminar
  5. E claro, 50 milhões por Mitro ou Jimenez seriam as vendas do século. Não nos enganemos. E só um sairia também. Disso não tenho dúvidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te enganes. Mas já passou. Espero que tenham percebido o erro.

      Eliminar
  6. Entre o que se diz, o que se fala, o que se comenta nos mentideros e a realidade vai uma distância tanto maior quanto maior forem os rumores. Falas nesses «ses» todos, mas a verdade é que apenas saiu um jogador. É caso para se dizer que o roadshow pariu um rato. Ao fim do quarto título consecutivo era de esperar que se admitisse que LFV sabe o que anda a fazer. Claro que vai cometer erros, isso é inevitável. Eu acredito no Penta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xô Tôr, já sabes que não mandamos coisas para o ar só que sim. Os jogadores recusaram sair e portanto foi isso que salvou a temporada. Mas já passou e o mais importante é perceber que nada está ganho até estar mesmo.

      Eliminar
    2. Viu-se que sabia com a saída do Guedes, que hipotecou a Taça da Liga e uma série de pontos que de imediato foram perdidos pela equipa, esmagando quase catastroficamente a distância que separavam o Benfica do Porto.

      Felizmente, contra as aventuras da direcção, houve as capacidades do sempre criticado Vitória e o empenho dos jogadores.

      Eliminar
    3. Então perdemos a taça de liga por ter saído o Guedes?
      A equipa do Benfica que, entre outros, ganhou ao Guimarães na Luz, não tinha capacidade para ganhar ao Moreirense?
      Quando se quer dizer mal inventam-se as teorias mais absurdas e rebuscadas.

      Eliminar
    4. Ter não tinha, tanto que perdeu. Teria de vir a ter. Nessa altura era já uma equipa a necessitar de reconstruir soluções. A começar de novo. A saída de Guedes ajudou e muito à perda com o Moreirense e às perdas seguintes de vários pontos? OU de repente ficaram todos burros?

      Quando não se sabe ver futebol, tiram-se as conclusões mais absurdas e rebuscadas. Acreditas em milagres e que as equipas são máquinas que não precisam de rotinar processos e tácticas.

      Como é ululantemente óbvio, a equipa estava não só rotinada com a solução Guedes, como Guedes garantia um dinamismo que seria necessário reencontrar caso saísse. E a equipa, tirando em dois ou três jogos nunca mais foi capaz de dar o que Gonçalo Guedes sempre deu.

      Eliminar
    5. Pronto , o Guedes agora é o novo D. Sebastião. Mesmo que a equipa se tenha ressentido momentaneamente da sua saída há que ver «the big picture». Mal estaria o Benfica se a saída de um jogador comprometesse fosse o que fosse. E se ele se tivesse lesionado? Perdíamos o campeonato por causa da lesão de um jogador. Não jogámos praticamente 2/3 da época sem Jonas? Esse muito mais influente do que o Gonçalo. Tens a certeza absoluta que foi por ele ter sido vendido que perdemos a Taça da Liga? Quando se quer dizer mal inventam-se a teorias mais rebuscadas. E vê lá se arranjas um nick, que isto de andar a falar com anónimos é pior do que vender jogadores em Janeiro...

      Eliminar
    6. Mal seria e mal foi. Perdeu-se a taça da liga e cinco ou seis pontos. No meio da onda de lesões ficaram sem um jogador capaz de agitar as águas e de levar dois ou três jogadores do adversário atrás. E sim, a falta de Jonas bem se fez sentir. Valeu-nos São Vitória para meter a coisa nos eixos.

      Eliminar
  7. Antes da re-conquista da Europa há que cimentar a posição interna ainda mais. Foram muitos anos a perder e permitir aproximações dracónicas. Daqui a uns anos, sim, vamos à Europa, então. Parabéns pelo reconhecimento humilde sobre o papel de LFV. Tem que se bater a pala a quem merece. Contudo, ainda há muito por melhorar. Os ataques aleivosos a que estamos, infelizmente, habituados vão ser ainda mais cerrados para o ano que vem. O ano do Penta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o ano os ataques dos outros lados serão piores e com ainda maior colaboração das estruturas da FPF. Falaremos nisso depois do fim da temporada.

      O reconhecimento é justo e portanto tinha mesmo que ser feito. Tanto LFV como DSO.

      Com o panorama que se adivinha em termos de vendas de FCP e SCP, reforçar com vista à Europa é cimentar o domínio nacional não achas? Abraço

      Eliminar
    2. Há que reforçar a nível nacional. Nem que isso atrase uma ou duas épocas a recuperação do passivo. Só o reforço a nível nacional trará maior asseio ao futebol nacional e aos métodos dourados do clube pintista.

      Eliminar
  8. Espero que acabem de vez com as vendas em Janeiro.
    A venda do Guedes ia deitando quase tudo a perder.
    Foi no rescaldo da sua venda que o Benfica perdeu os 5 pontos que reduziu a 1 ponto o avanço que tinha.

    E espero também que acabem com as vendas de juniores.
    São prejudiciais ao Benfica e sobretudo aos jogadores.
    Guedes e Renato faziam um jeitão ao Benfica se permanecessem.
    E neste momento estão os 2 numa pausa das suas carreiras.
    A fazer número nos treinos em plantéis de luxo.

    De resto subscrevo a visão do autor em relação ao futuro do Benfica.
    Saudações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi por vendermos o Guedes que perdemos 6 pontos, foi por causa dos árbitros. Mas és mesmo benquista? Perdemos 2 pontos com o Boavista (3 golos ilegais), perdemos com o Marítimo com um golo ilegal e um penalty por marcar (Vasco Santos), perdemos com o Setúbal com um penalty escandaloso (Carrillo) com o Setubal (1 ponto), empatámos com os lagartos com 3 penaltis por marcar (2 pontos).

      Eliminar
    2. Anónimo 17:49 - De facto o GG fez falta e durante algum tempo não houve quem cumprisse a sua missão desgastante. Mas foi um negócio que era irrecusável. Eu sou crítico de muitos negócios no SLB mas este não.

      Eliminar
    3. "Mas és mesmo benquista?"

      E tu? És mesmo autista? Francamente anormal, este discurso...

      Eliminar
    4. Eu cá sou benfiquista, quais árbitros qual carapuça. Essa conversa é dos dragartos.

      Jogassem à bola e marcassem golos em vez de deixar os adversários chegarem à baliza.

      Irrecusável a oferta? Ainda valeria mais agora. Jonas esteve longe da disponibilidade física total e Gonçalo Guedes faria com vantagens o lugar de extremo que andou tantas vezes entregue a extremos à beira da falência e sem soluções e dinamismo concretizador.

      Eliminar
    5. E tu quem és? Treinador e diplomado em futebol?
      Sem os erros dos árbitros ninguém falaria do Guedes que não nos fez falta alguma.
      Sem o flagelo das lesões e aos erros dos árbitros, logo a seguir à visita dos grunhos aos árbitros - já se esqueceram? - o Benfica já tinha a liga ganha há muito tempo.
      O Guedes foi bem vendido e nas altura certa. Tudo tem um timing. Saber vender a tempo é uma arte.

      Os lagartos não venderam o Adrien e o William o ano passado, quando era o timing certo, este ano vão se ver à rasca para conseguirem um pacote de amendoins por eles. É de rir.

      Eliminar
    6. Treinador e diplomado em futebol é Vitória, que teve de reencontrar e resolver com os que sobraram as soluções e rotinas que encontrara e que lhe destruíram.

      Por outros lado Já tu és diplomado em seguir o paleio dos miguéis guedes e de outros obcecados com arbitragens. Não tens autoridade moral para os criticares, se usas os mesmos argumentos. A verdade é que com o Gonçalo Guedes ninguém falaria erros dos árbitros.

      Pouco me interessa que o Boavista tenha marcado três golos irregulares. O Porto queixa-se de vinte penaltis por assinalar. O Sporting queixa-se de falta por marcar antes do golo do Benfica. Queixinhas.

      Se o Boavista marcou os golos irregulares foi por os jogadores do Benfica terem deixado os jogadores do Boavista chegar à baliza. Se não tivessem tido três oportunidades de golo ainda que irregulares, não teriam de certeza marcado.

      As lesões são outro erro grave da estrutura. Deviam ser seriamente investigadas e divulgadas. Ou incompetência dos treinos ou incompetência do departamento clínico. Não se admite, não há acaso ou azar que justifique a catástrofe estatística. E se percebessem um bocadinho de fadiga de corpos, não viriam com a desculpa das lesões traumáticas. Quanto menos fragilizado fisicamente estiver um corpo, melhor reage às falências.

      O Sporting vai receber menos por Adrien e William por ter sido corrido de resultados. Com Guedes o Benfica ia a vários pontos de distância do segundo classificado e tê-los-ia mantido e até alargado. Neste momento, Guedes viria valorizado por um tetra e uma taça da liga, e não desvalorizado por uma temporada em terceiro lugar.

      O mesmo aliás que agora se repetiu com Guedes foi feito com Renato Sanches. O médio teria sido mais bem vendido se tivesse sido vendido após o euro. Tudo tem um timing e saber vender a tempo é uma arte. E ambos os casos provam que teria sido melhor esperar. As cadelas apressadas parem os cachorrinhos carecas.

      O Benfica é tetra, apesar dos erros da estrutura. E ainda assim, com tanto dinheiro, não há passivo que regrida. Se é para o ir empurrando, do que não discordo, vale mais a pena, manter a equipa competitiva, de modo a manter os palcos europeus à vista e como montras de jogadores. Espero, agora, que não equacionem vender toda a linha central da equipa, como vai sendo anunciado, com medo que depois voem as oportunidades de negócio.

      Eliminar
  9. Sabes o segredo que ainda ninguem falou??? O FCPORTO DEIXOU DE ROUBAR E ALICIAR JOGADORES DO BENFICA, Luis felipe deu estabilidade ao clube, os sócios fizeram o resto. Rui vitória n é o melhor do mundo, mas serve para o Benfica, tal como o Benfica n é o melhor do mundo, mas é nosso clube, amor, ....
    A mensagem do que é o Benfica nas palavras de sheu, rui costa, luisão e afins está todos os dias viva!!! O que júlio césar, gaitan, bernardo, renato, oblack, guedes, david luís, simão, di maria, aimar, dizem do Benfica:
    entre os melhores clubes do mundo em termos de tratamento e auxilio ao jogador, isto é o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora muito bem visto, se até nós os críticos de LFV temos que dar a mão à palmatória, também temos que reconhecer que somos Tetra graças ao enfraquecimento do Porto e claro, da irregularidade do Sporting que tem sido uma constante há décadas.

      Se conseguirmos evitar a tentação, (talvez seja mais necessidade), de fazermos vendas em Janeiro, poderemos mesmo atingir o Penta, desde que obviamente entremos fortes logo no início do Campeonato e façamos uma boa primeira volta.

      Mas atenção, os ataques de que fomos alvo nestas duas últimas épocas parecerão golpes de treino de artes marciais com o que aí vem, vão fazer tudo por tudo para não sermos Penta.

      Eliminar
    2. A maior razão para o enfraquecimento do Porto e Sporting é o crescimento sustentado do Benfica. Quiseram acompanhar-nos mas phoderam-se!!

      Eliminar
  10. Grande postagem! Assino por baixo em todas as premissas, se "fosse possível" (porque temos que lidar com a vontade do jogador que é A pedra de Toque de todas as decisões),... se fosse possível eu "só" venderia:
    Lindelof, Semedo, Carrillo e (eventualmente) Samaris e ... o Augusto (acho um erro de casting, é um jogador simplesmente "normal"), talvez se conseguisse fazer uns 100 milhões com estes atletas (?).
    Contrataria um guarda-redes, aprecio o André Moreira (do pouco que conheço dele), depois o Bruno Fernandes e um médio box to box com experiência internacional com 26 ou 27 anos, mais o Pedro Rodrigues e estaríamos bem equilibrados no meio campo.

    Mas isto seria se ... o mercado o permitisse e as propostas "loucas" não chegassem por atletas como Ederson ou Grimaldo ou os avançados.

    Se mandasse mandava uma circular interna aos jogadores e empresários como uma dead line para a realização de negócios - primeiro dia da pré-época, ou se faziam negócios até aí, ou só em Janeiro de 2018, isto se eu mandasse, ainda bem que não mando :D

    Para o ano e os jogos subterrãneos, basta termos a consciência e dizê-lo repetidas vezes: O SCP e o FCP estão coligados numa intenção clara de abate do rival... en tão vamos falar a partir deste pressuposto inequívoco, teremos mentiras e mais mentiras - A CARTILHA, depois deste preãmbulo é dizer as coisas como são e continuar a ganhar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Samaris é um excelente elemento. Para mim é alguém a reter durante anos.

      Sou completamente contra qualquer negócio com o A.MAdrid.

      A cartilha deles é que vai ser fartar de rir...!

      Eliminar
    2. Sinto isso do Samaris, mas não sei se ele quer continuar a ser segunda escolha.
      Compreendo e acompanho-te nisso do Atlético, se o Ederson sair, quais são as alternativas com qualidade e acessíveis, conheço mal guarda-redes de qualidade, havia o Wewerton da Olimpica do Brasil, mas não sei como está. A posição de guarda-redes é muito importante tivemos nos últimos anos: Artur (excelente quando engatava), Oblak, Júlio e Ederson, tudo atletas realmente muito bons...
      A cartilha com o video árbitro vai ser super interessante. :D

      Eliminar
  11. ..caro SHADOWS,permite-me uma pequena carta aberta(dirigida a ti):meu caro,este texto mostra um SHADOWS que muitos(eu principalmente)desconhecia...depois de muitos textos de grandes conflitos e constantes "ataques" a Filipe Vieira,que me "obrigaram"a pensar que jamais serias Bemfiquista,chegando mesmo a ter palavras ofensivas para com a Tua Pessoa,(mesmo respeitando a opinião de cada um)perante o que hoje aqui escreves no texto acima citado,só tenho de reconhecer(e pedir-te desculpa)a NOBREZA DA TUA PERSONALIDADE...nas ultimas jornardas quando o BENFICA,vinha sendo cobardemente atacado,pelos dragartos,já foi surpresa quando aqui de espada numa mão e BANDEIRA na outra,todos lemos a tua DEFESA DO NOSSO GLORIOSO desmontando e atacando ferozmente a ESCUMALHA NOJENTA...termino sem não deixar de escrever,este TETRA,é de todos os BENFIQUISTAS,que sempre estiveram de alma e coraçao desde o 1º ao último momento...mas também É MUITO TEU....abraço (Afonso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Afonso mas não fiz nada demais. Não duvides que quando está em causa o próprio SLB serei sempre dos primeiros a avançar. E era o que estava em causa.
      Para azar desses meninos, o NGB vai continuar a expor os seus podres e denunciar quaisquer ataques ao SLB.

      Abraço

      Eliminar
  12. Totalmente de acordo com o Afonso.
    Concordo totalmente com o que o Shadows escreveu. É necessário que o Benfica dê o passo seguinte, afirmar-se na Europa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AO fazer isso não está também a reforçar a sua posição nacional? Acho que sim. Não digo que seja possível ganhar uma Champions de um dia para o outro, mas bolas! Temos condições para batalhar!

      Eliminar
  13. Antes de tudo, relembrar que é um tetra que não é hexa por muito muito pouco.

    Quantos as vendas e as romarias, ainda há dias saiu um estudo que mostrava que o Benfica era de longe o clube mais estável em Portugal e dos mais estáveis na Europa ou seja onde os jogadores permaneciam mais tempo, logo mais um mito que caiu por terra.

    As vendas milionarias foram a alavanca do Benfica, por isso espero que continuem a existir, o Porto quando deixou de fazer vendas milionarias morreu. Temos tambem o exemplo da Juventus, que faz vendas milionarias e cada vez que as faz fica mais forte.


    Tenho que dizer que estou desejoso pela proxima epoca... acho que vai ser um monumental passeio.

    O Sporting vai ter uma época de pesadelo, a começar pelo cortes nos custos que vao ter que fazer a passar pelo Azevedo a contratar jogadores que ele quer e o Jesus a treinar contrariado jogadores que não queria a acabar com os Williams e Adriens a fazerm frete por mais um ano não os terem deixado sair!

    O Porto vamos ver como vai gerir os facto de estar a arriscar ser riscado das competições europeias por incumprimento da regras do Fairplay e mesmo assim fazer um plantel competitivo! Mas de quem dá 22 milhoes pelo Oliver não é de esperar muito.

    Depois no Benfica, há uma paletes de miudos que vao continuar a evouluir, é isto que os sapos burros como o Manuel Jose não percebem, quando falam nos flops do Benfica e nos milhoes que estão no banco, não percebem que são jogadores jovens de futuro que vão ficar muitos anos no Benfica e dar muito ao Benfica, ao contrario dos flops deles que são jogadores feitos, velhos que são despachados passados 6 meses. Há um equipa tecnica tambem nova, que vai continuar a evoluir e que trabalha como se tivesse num clube pequeno, sem sobrancerias, depois com as vendas que se adivinham vai haver dinheiro para tornar o plantel ainda mais rico e equilibrado com a ajuda do excelente departamento de scouting do Benfica e para continuar a investir no Seixal.

    Depois vai haver o video arbitro, que os fanáticos alucinados acham que vai prejudicar o Benfica :):)


    "Preocupa-me mais o Porto a 4 pontos do que o Benfica a 1"

    :):):):)



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu depois escreverei mais sobre isso, mas acho que JJ(se continuar no Sporting) não chegará ao final de próxima temporada. E levará o BdC com ele...quase de certeza.

      O FCP é uma incógnita pois há algumas forças em acção para financiar o FCP para a próxima temporada e dar jogadores para aguentar o barco.

      Eliminar
    2. Se há forças para financiar o FCP terá de entrar muito dinheiro. A fundo perdido não acredito.

      Eliminar
    3. O foculporto, que agora está transformado em DRAGARTO, após o casório com o dragarto çeportém, tem que arranjar 100 milhões de euros até finais de Junho.

      Onde é que os vai arranjar, já que a percentagem dos passes dos jogadores não são, na totalidade, pertença dos dragartos do norte?
      O que eu me vou rir...

      Eliminar
    4. Ainda não acabou esta e já estão a começar mal a proxima. O Jorge já andou a arranjar desculpas que vai perder muitos jogadores para as seleções para o ano. O Azevedo fechou o facebook, mas não antes sem se desculpar a ele mesmo e culpar as derrotas nos adeptos! :):):)

      Numa altura que o Porto começou a dar tiros no pés, o Azevedo foi a melhor coisa que podia ter acontecido ao Benfica.

      Eliminar
    5. não se iludam o que a historia nos tem mostrado é que os corruptos conseguem sempre arranjar sempre dinheiro mesmo quando parece que será impossível.

      voçes leem uns post duns gajos que acham que só eles é que sabem e depois voçes vão na cantiga, como se diz na minha terra existem varias maneira de esfolar um coelho.

      e infelizmente os corruptos sabem varias maneiras.

      Eliminar
  14. O primeiro presidente ilegitimo do roadshow benfica é provavelmente SÓ o melhor presidente da história do SLB, desde rendimento desportivo, casas do benfica, tv's infra estruturas, etc.

    Depois temos as freita lobices que como os três grandes já não tem um dominio avassalador sobre todos os adversários que o campeonato está mais fraco, muito pelo contrário, quanto mais equilibradas estiverem as equipas mais forte será o futebol português, não podemos estar uma semana a dizer que Rio Ave e Guimarães estão a praticar um futebol maravilhoso ao nível do barça e depois vir para a rádio dizer que o campeonato é fraco.

    O SCP teve um pequeno fogacho de luz e voltou á mediocridade que o presidente é, como benfiquista espero que brevemente tenham alguém com o perfil de Couceiro na presidência para bem do futebol português, o Porto fez um campeonato de empates, ou como se dizia, a melhor equipa a praticar futebol em portugal, o facto de terem lutado até agora é um mistério (ou não).

    Último ponto, o caminho que o SLB tem feito é deveras positivo, e deve ser apoiado mesmo nos momentos que concerteza virão de não só vitórias, porque é nesses momentos que nos temos que distanciar dos outros.

    Em relação ao Rui Chouriço, Não Treinador, Rui Derrotas, presidente roadshow, e Shadows que aproveitava qualquer resultado com menos de 2 golos de vantagem para vir bater, hahahahahaha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo, andas distraído. Ou finges que andas. O teu último parágrafo é mentiroso. Nunca tratei RV por esses nomes miseráveis. E terás oportunidade de defender o fraco futebol que praticamos, só que isso não é o que está a ser analisado neste post. Pena é que venhas com uma converseta fraca em vez de fazeres como os outros e dares o teu ponto de vista sobre o que se fala no post.

      Eliminar
    2. Paulo a equipa que melhor jogou foi o Benfica... vai lá a Janeiro reler os comentários onde se dizia que o 2º melhor 11 do campeonato era a equipa de suplentes do Benfica! Sem jonas, grimaldo meia época... os outros jogam 1 jogo sem o brahimi ou sem um emprestado ao moreirense e já choram que estão desfalcados!

      Depois.. é muito giro... se o Benfica ganha 1-0 (e foi a equipa com menos vitórias tangenciais) é porque joga pouco e tem sorte... se ganha por 5 a poder ser por 10 é o adversário que facilitou.

      Eliminar
    3. não disse que Rui Chouriço, Não Treinador, presidente roadshow e shadows eram a mesma e única pessoa. São vários os que durante o ano aproveitaram todo e qualquer menos bom resultado para vir bater.

      Eliminar
    4. rui vitória deixou de ser chouriço? É um treinador fraco, técnica e tacticamente medíocre. Bom psicólogo e soube aproveitar o trabalho desenvolvido por JJ durante os seis anos prévios à sua chegada. Aliás, é ver a realidade: quando vitória chegou e quis implementar o seu cunho na equipa, foi o que se viu...

      Eliminar
    5. JotaPê, mereces uma estátua ao lado do Eusébio

      Eliminar
    6. A estátua teria que ter uma camisola a dizer «I <3 Jesus».

      Eliminar
  15. Dou mérito ao Presidente e à Direcção, independentemente de muitas situações, com as quais não me identifico, mas isso não me impede de dizer que os resultados falam por si. Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "independentemente de muitas situações, com as quais não me identifico"

      Portanto, está tudo bem, não é? É como o apito dourado: os labregos não se identificam com isso mas acham que o peidolas é um grande presidente. Qual é a diferença?

      Eliminar
    2. Tanto não está tudo bem que me "desassociei" por desacordo total com a politica económica da Direção após as penultimas eleições, no seguimento do brilhante episódio em que S. Exa. Vieira mandou os contestatários (estava incluído) para o CRL.
      Agora que o Benfica é Tetra é, e ele é o presidente, quanto a isto batatas.
      As comissões são parvas, os factorings uma trampa, as compras e vendas uma doidice, os juros estúpidos, o passivo sem "razão de ser", mas que somos tetra somos.
      Queria outro presidente, um Humberto Coelho, eventualmente, mas os Benfiquistas têm apoiado inequivocamente LFV e eu só tenho que me resignar. Só voltarei a ser socio quando estiver na Direcção alguém que represente os meus valores e convicções.

      Eliminar
    3. Mas és sócio do Benfica ou do LFV? Deixaste de ser sócio do Clube! E desculpa lá, mas o Humberto Coelho presidente????

      Eliminar
  16. Há coisas que não me caiem bem!
    Ao que se consta, um Benfiquista andou a pintar as paredes da casa do gerente da caixa com frases do tipo "vai-te embora ó mal-cheiroso" e outras que tal.
    Decerto mão de João Gabriel que gosta de mandar bocas ao clube da quelha de Contumil!
    Daqui envio a minha solidariedade para com o visado, com desejos de muitos e muitos anos à frente da agremiação!
    E o meu repúdio a quem tenta atingir um Senhor, um Gentleman, um Padrinho!
    (Se emporcalhei, peço desculpa!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo tal petição. Fiquei tão chocado que quase sufoquei.

      Eliminar
    2. Com lixívia sai tudo... :)

      Eliminar
  17. Uma palavrinha rápida dirigida ao Shadows:"Parabéns meu caro, no último terço do campeonato foste o grande reforço do Benfica na conquista do TETRA!!!!

    ResponderEliminar
  18. Águia Preocupada16/5/17 21:30

    Como eu gostaria de estar em total acordo como Shadows. Mas não! A minha opinião não muda só porque ganhámos o tetra. Depois de tantos milhões gastos era mais que obrigação mostrar "obra" feita! Foi Vieira o obreiro? Como queiram... Mas com tantos milhões gastos, direi mesmo deitados ao lixo, este tetra peca por tardio. E só uma gestão deficiente, para não ir mais longe, que criou o monstro que é o passivo actual, nos impediu de o conseguir!
    Depois não esqueço o golpe nos estatutos nem os epítetos de papagaios, oportunistas e outros termos de elevação extrema, com que são brindados os que não dizem ámen a tudo.
    Quanto ao resto, estou totalmente de acordo com o Shadows.
    E perante o panorama actual, é legitimo sonhar com o penta! Temos que pressionar pois caso contrário a tentação será a desmantelização da equipa. Temos que pressionar o nosso clube, para que ele exerça pressão sobre os outros. Sem entrar em histerias ou em compras desnecessárias e prejudiciais, como tem sido feito no reinado de Vieira1
    Comprar com critério é obrigatório!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "é legitimo sonhar com o penta!"

      É legítimo sim senhor, se vieira não voltar a delapidar o Benfica...

      Eliminar
  19. Luigi SLB16/5/17 22:09

    O Benfica se quiser vencer na Europa têm que ter 2. 3 jogadores de classe mundial, se não esqueçam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que é uma coisa que não vai acontecer, pelo menos com vieira ao leme, porque, pura e simplesmente, o homem vende qualquer coisa que mexa, quanto antes. Berardo Silva, ring a bell?

      Eliminar
    2. Sabias que o Benfica é a equipa dos 3 grandes com jogadores com mais anos de Clube? E o LFV não vendeu o Berardo Silva porque esse gajo nunca foi jogador do SLB!

      Eliminar
  20. Desmantelizaçao é palavra que não existe,a palavra adequada é DESMANTELAMENTO ponto !

    A língua portuguesa não merece ser destratada desta forma !

    ResponderEliminar
  21. É altura de fechar o Entreposto, reforçar esta equipa, e atacar o Penta/37 apostando também na Europa. O Benfica bem gerido é uma máquina de fazer dinheiro podendo competir , a todos os NÍVEIS, com as DOZE melhores equipas da EUROPA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não diria melhor.

      Eliminar
    2. Vejo isso! Exactamente da mesma forma.
      United, City, Chelsea, Liverpool, Bayern, Dortmund, PSG, Real, Barcelona, Atlético, Juventus, Benfica!
      Esta é a minha lista.

      Eliminar
    3. Essa premissa só seria verdadeira se se transplantasse o estádio da luz para Inglaterra, Espanha ou Alemanha, até lá são ilusões de adeptos, a não ser que Portugal comece a crescer 15% ao ano, mas acho que nem o Costa.

      Eliminar
  22. Comecei a ler e pensei que teria de dar a mão à palmatória. Afinal, dizes que é o obreiro mas dp enumeras erros e dzs que quase nos fazia perder tudo. O mm de sempre.

    Já agora o Benfica ganha pq tem estabilidade no plantel. Coisa que acusas sp o Vieira de n dar.. que vende mto e mal. 5 jogadores tetra. Mais uns quantos tri. 2 ou 3 bi. Mais de 10 jogadores c pelo menos 2 anos no Benfica e experiência de titulo.

    ResponderEliminar
  23. "Luis Filipe Vieira ficará na história do SL Benfica de forma destacada."

    Certo. Não me orgulho minimamente do modus operandi, mas ficará. Tal como Jorge Jesus, dentro do seu tempo.

    "jogar à bola e ganhar jogos"

    Discordo em parte. Especialmente no tempo do psicólogo rui vitória a quem, repito, não reconheço estaleca para reste Ferrari, conta-se pelos dedos de uma mão os jogos em que o Benfica jogou à bola. Aliás, se há coisa que rui vitória também tem mérito é transformar o bom futebol de uma boa equipa em mau futebol.

    "O “roadshow” que denunciamos nessa altura foi uma realidade."

    É verdade, shadows, foste um crítico dessa situação. Mas, como vez, a maioria parece ter gostado dado que no fim o Benfica ganhou. Portanto, Somos tal e qual aqueles que tanto criticámos. Ainda gostava de ver um apito dourado no Benfica só para confirmar o carácter dos adeptos... Ui, tantos a assobiar para o lado...

    "Já na temporada anterior, a primeira de Rui Vitória, aquela digressão desastrosa pelas Américas foi preparada e decidida por quem não percebe “um cu” de futebol e acha que só as camisolas entrarem em campo já chegará para vencer."

    Certo. E como no fim o Benfica ganhou, a maioria ficou calada que nem ratinhos. Carácter, pois então.

    "Não é altura para revoluções mas sim de dar o passo seguinte: o crescimento na Europa."

    (pausa para gargalhada). Shadows, estás muito enganado, meu rapaz. Se há coisa que não vai ser dada é o passo seguinte. O Benfica está a ser gerido como uma plataforma de jogadores, basta olhar para a realidade. Comprar para vender, formar para vender e distribuição de comissões aos 30M por época aos do costume. Não há NENHUM indicador de que o Benfica esteja a ser gerido para ter sucesso na Europa.

    "Ficou provado na primeira temporada de Rui Vitória que ambicionar ir longe na Champions não é sonho impossível mas sim bem real. "

    Concordo em parte. O Benfica, com um treinador em condições e com uma direcção que não olhe com obsessão para as vendas e para as comissões, poderia muito bem ambicionar outros níveis. Aliás, a própria grandeza do Benfica está em causa quando está numa camisa de forças chamada jorge mendes: os contornos da venda de Renato Sanches é um bom exemplo disso. Haver adeptos que acham que o Renato foi vendido por 80M é bem reflexo de que ninguém faz a mínima ideia do que se passa.

    "Não podemos andar a anunciar vendas milionárias, receitas extraordinárias e depois não irmos mais além no crescimento da equipa e do clube."

    Não podemos? Porquê? Os adeptos adoram isso. Desde que lhes metas receitas (da treta, boa parte delas) à frente e vitórias e eles vendem a mãe...

    ResponderEliminar
  24. creio que assiste alguma razão ao escriba shadows.
    está na altura de começar a olhar mais para a champions. mas isso só deve ser assumido internamente, no grupo restrito de trabalho que é composto entre equipa técnica, direção e jogadores. nada impede o grupo de assumir que vão dar o litro na Champions, mas para isso é necessário o seguinte:
    - estratégia de comunicação muito inteligente e focada, ou seja, nada de comentários por parte de dirigentes e comentadeiros, quer em espaços de opinião quer na CS, sobre o assumir de um interesse em vingar na Champions nem coisa do género. Isso só aumentaria a pressão sobre a equipa e inclusivamente poderia levar a uma paródia pelo facto de se traçar objetivos aparentemente desmedidos.
    - amadurecimento de alguma peças do plantel. os semedos, lindelofs e edersons desta vida não podem sair ao mais velho estilo "renato sanches". se os gajos são bons para ir para o bayern, para o city ou para o barça, é porque são gajos com qualidade e portanto fazem falta para voos mais altos. não é não vender, é vender ligeiramente mais tarde.
    - manutenção da equipa técnica. trocar de treinador ao mínimo escorreganço não vale a pena (ver como vieira fez bem em manter JJ depois do episodio cardozo e da época terrivel que se seguiu.

    ResponderEliminar
  25. Bem escrito. Mérito onde o há e demérito onde o houve também. Um abraço!

    ResponderEliminar
  26. Glorioso!17/5/17 17:12

    Pois, Pois.

    O Problema é o mesmo que o Bela Guttman tinha há umas décadas atrás.

    Nós não temos cú para 3 cadeiras.

    Querem a Liga dos Campeões, o Penta, e reduzir o Passivo.
    Eu diria que é uma tarefa hercúlea. E eu prefiro jogar em duas frentes, ou seja manter a hegemonia nacional vencendo o Penta (e assim aumentando a seca dos nossos rivais) e reduzir o Passivo.

    A redução do Passivo para ser feita a um ritmo mais rapido tem que ser feita à custa de mais-valias. E se vendermos os nossos melhores (porque os piores esses ou ninguém quer ou não valem muito) então na Europa teremos mais dificuldades em vencer contra os grandes tubarões.

    A Europa para mim ainda não é crucial, porque ainda não atingimos o patamar desportivo (falta o Penta e um hipotético Hexa - sim é possível - e financeiro no nosso País que eu desejo para o SL Benfica. Para mim o objectivo da Liga dos Campões é ir o mais longe possível e fico já contente com os quartos. Não me interpretem mal, quero sempre ganhar, contudo tenho as minhas dúvidas se conseguiremos atingir uma final vendendo jogadores e se aguentaremos a sobrecarga de jogos. Sem esquecer que para a próxima época há taça das confederações e Mundial !!!


    Não peçam o impossível. Um passo de cada vez. Vamos continuar a fazer história época a época!

    Além do mais 17/18 trará muitas surpresas a nível financeiro nos 3 grandes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reduzir o passivo nunca pode ser um objectivo primário. Poupar 100M em investimentos, pagando esse montante aos bancos, poupa apenas 6M de juros. O que é isso numa empresa que fatura 250M/ano?
      E se aprendessem a fazer contas? A matemática da 4ª classe é assim tão difícil?

      Eliminar
  27. Muito bem, Shadows!

    Já era altura de perceberes que o Benfica não é a preto e branco, não há só avençados e talibans...

    Quanto a mim, devemos primeiro consolidar a hegemonia nacional fazendo o que nunca foi feito - o hexa de 2019...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking