O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Notas soltas do jogo de Alvalade

. 38 comentários
Rui Vitória esteve por cima
O Benfica fez um grande jogo em Alvalade? Longe disso. Tivesse o Benfica perdido essa partida, e mesmo tendo em conta que a nível de meio campo o Benfica até teve algum ascendente, por aqui haveriam muitos a questionar-se como é que uma equipa que quer ser campeã vai a Alvalade e não permite uma defesa a Rui Patrício.

Mas dito isto é justo reconhecer que tendo as defesas de ambas as equipas sido superiores aos ataques das mesmas, no meio, onde se esperava que o Sporting fosse mais forte e conseguisse desenvolver o jogo como mais gosta, o Benfica raramente lhes deu essa hipótese.

Muito raramente o Sporting fez três passes seguidos sem perder a bola, é certo que também raramente o Benfica o fez, mas fica a sensação de que taticamente Rui Vitória sabia como anular o Sporting, o que não deixa de ser uma grande notícia para todos.


Pizzi
Fez um grande jogo num jogo grande. Muitas vezes acusado de só faz grandes jogos em jogos pequenos, em Alvalade Pizzi desmontou essa teoria. Grande jogo a nível tático, físico e mental, com entrega, atitude, liderança, cabeça levantada, sempre a ler o jogo de cima e a “procurar” fazer a equipa jogar.

Se há dias em que é criticado com alguma justiça, também é justo reconhecer que há três anos atrás muito poucos adivinhariam que um dia Pizzi poderia ser o esteio do meio campo encarnado, que é aquilo que é hoje, goste-se ou não se goste do estilo.

A acontecer este ano o Tetra Campeonato, é justo reconhecer, há muito de Pizzi.


O Discurso
Rui Vitória tem melhorado imenso na área de comunicação, e hoje já se pode dizer que temos treinador para dar murros na mesa e para ter, a espaços largos, um discurso à Benfica.

Grande conferência de imprensa pós-jogo, a mostrar que longe vão os tempos em que o fio condutor dessas conferências era ditado pelos jornalistas.


Luís Filipe Vieira também, grande intervenção no pós jogo. Não vou aqui discutir tanto aquilo que foi dito (aqui há coisas com que concordo mais e outras menos), mas o tom, a serenidade e a personalidade com que falou. Foi de líder, e em tantos momentos no passado LFV não tinha capacidade para fazer transparecer (pelo menos aos olhos de quem não o conhece e apenas o ouve na TV) essa liderança.


Os Alas
Como disse acima, a nível de meio campo, o Benfica anulou quase sempre aquelas que eram as grandes armas do Sporting. Mas também é verdade que com a bola no pé, revelámos quase sempre grande falta de imaginação.

Individualmente não houve arte para criar superioridade no 1X1, a nível coletivo não houve arte para ultrapassar o meio campo do Sporting, e a solução passou quase sempre por chutões para Mitroglou ou para as costas dos laterais do Sporting, à espera de uma correria de um ala encarnado que conseguisse chegar à linha de fundo.

E aqui, deixo apenas algumas ideias para discussão, porque sinceramente não tenho ideia formada sobre este assunto, apenas algumas dúvidas:

O Benfica não tem UM ala em forma neste momento, aliás, arrisco-me a dizer, há muito tempo. Sabendo que é nas alas que, EM TEORIA, o Benfica tem a arte, questiono-me de facto se sou eu que acho que temos Robbens e Riberys e se calhar só temos Sabrys, ou se de facto temos Robbens e Riberys mas o jogo coletivo de Rui Vitória os faz parecer como Sabrys.

Continuo a achar que o Benfica tem arte na frente para fazer muito mais do ponto de vista ofensivo, para ser capaz de criar desequilíbrios coletivamente sem ter de ser sempre por fazer os alas correr a 100 à hora e tentar ultrapassar o opositor no 1X1.

Eu, que tantas vezes aplaudi a contratação de Rafa este ano, não percebo por exemplo este apagão. Ok, podem-me dizer, em contra ataque no Braga era mais fácil e no Benfica em ataque continuado há menos espaço. Mas nem em jogos Grandes no Benfica, em que temos a oportunidade de jogar em contra ataque e com espaço tem havido Rafa.

É difícil entender como é que no Braga, em jogos grandes, em que Rafa concentrava sozinho toda a atenção da defesa adversária e mesmo assim era capaz de ser um perigo constante, e agora no Benfica, onde em teoria tem até a vantagem das defesas adversárias não poderem dar-se ao luxo de se preocupar apenas com ele, Rafa estar tão pouco em jogo e com tantas decisões erradas. Problema de mentalidade? Talvez.

Mas quem diz Rafa, diz Cervi, diz Zivkovic, diz Sálvio, e não digo Carrilho porque para mim este está há muito tempo a mais. É que Rafa ainda o vejo ser substituído, chegar ao banco e atirar as caneleiras ao chão, sinal que está descontente com aquilo que produziu e que quer mais. Carrilho dá a sensação que não está nem aí, que ganhar ou perder, jogar muito ou pouco, passa-lhe completamente ao lado.

Riberys ou Sabrys?! Fica pois a dúvida no ar. Fica a dúvida se é Rui Vitória que não tem ovos para ganhar com um pouquinho mais de nota artística, ou se os tem e não conseguiu ainda "olear" as omoletes para criar um jogo coletivo mais letal do ponto de vista ofensivo que ponha os seus "artistas" mais em jogo. E fica a dúvida que tenho se este é um Benfica a jogar nos limites que a “matéria” disponível permite, ou se é um Benfica, que com outro treinador, alguém diria uma frase do género de que “Comigo esta equipa tem de jogar pelo menos o dobro.



Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

38 comentários

  1. Rafa é extrem/interior esquerdo NUNCA 2º avançado, tem de ter espaço para acelerar, jogar de costas para a abaliza no meio dos adversários torna-o não mais que banal.

    Carrillo teve a piada de ser roubado ao sporting.. e ficou-se por ai...

    claro que os mesmos que diziam antes que ele nm valia um chavo assim que o Benfica o contratou tornou-se um craque... eu nunca mudei a minha opinião... também achei uma certa piada roubar o unico jogador que lhes podia render uns trocos naquele defeso mas sempre achei que não vale um chavo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carrilho foi um roubo de 10 Milhões ...

      Eliminar
    2. Rafa é um dia grandes flops do futebol europeu este ano. Mas já o digo há 3 ou 4 meses

      Eliminar
    3. Oh Pedro, percebes tanto de futebol como eu de lagares de azeite!

      Eliminar
    4. Flop? nem de perto, apenas não serve para jogar no miolo... na ala com espaço para acelerar e é imparavél como já o demonstrou.

      Eliminar
    5. Volto a repetir: rafa é um jogador ridículo tendo em conta os milhões que pagamos por ele e dos 5 alas que temos é o pior. A jogar no miolo ainda pior: receção de bola medíocre, último passe catastrófico, finalização nao me façam falar... Muito boa essa do "imparavel como já mostrou"!! Onde?!? Por favor

      Eliminar
  2. Desculpa mas não é verdade. Quem não fez uma única defesa foi o Ederson. Lembro-me pelo menos de dois lances em que o Rui Patrício fez duas defesa, uma a remate do mitroglou e outra num livre marcado pelo grimaldo.
    Não vimos o mesmo jogo....

    Benfica by RP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele deve ter visto o resumo da sportingtv

      Eliminar
    2. Anomimo falta acrescentar mais uma defesa do Rui Patricio num desvio de cabeça de um defesa leonino que ia dando autogolo valeu S.Patricio e vao tres defesas mas continuo pensando que e muito pouco o Benfica tem obrigaçao de rematar mais seja la contra quem for.

      Eliminar
  3. Deves estar equivocado, quem não fez uma unica defesa foi o ederson, o patrício fez uma ao livre do grimaldo e outra ao remate do mitro. E poderia ter feito uma com o grimaldo isolado, outra com o rafa isolado e outra ao cabeceamento do lindelof, não foram os penalties grosseiros. Quanto ao resto, mais um bom treino de ler na diagonal...

    ResponderEliminar
  4. "por aqui haveriam muitos a questionar-se como é que uma equipa que quer ser campeã vai a Alvalade e não permite uma defesa a Rui Patrício."

    Isso de papar gelados com a testa e ir na conversa do JJ tem muito q se lhe diga.

    Acho q nao viu o mesmo jogo q eu !

    O livre do Grimaldo ao minuto 44 nem foi defendido pelo Patricio........

    E o remate do Mitro aos 60 min ???

    Em contrapartida o Ederson é q fez muitas defesas, esse sim !

    Tirando o golo de penalty, o SCP nao fez NENHUM remate enquadrado com os postes durante toda a partida.

    O Ederson fez ZERO defesas !

    Mario Antunes

    ResponderEliminar
  5. @Redmon,

    Continuas sem perceber o que querer perceber o que se passa com a (falta de) dinâmica de jogo do Benfica.

    O Rui Vitória teve entre lesões musculares (que até nem foram mais o que o normal) e lesões traumáticas, uma época inteira sem poder dispor da equipa toda. Estamos a falar de uma época inteira!!!!

    Pelo caminho lesoes de varios meses (Rafa, Fejsa, Grimaldo, Jardel, Jimenez e Jonas são apenas exemplos) e todos eles titulares ou muito regulares. Isto faz com que a equipa esteja sempre a mudar as dinâmicas de jogo e, pior que isso, esteja sempre a intergar jogadores com ritmos diferentes e intensidades muitos variadas.

    é isto que limita a nota artística, não é o plantel nem a qualidade dos jogadores.

    Cervi não tem capacidade física para fazer 5 ou 6 jogos seguidos numa liga como a nossa. Rafa só agora parece estar a começar a jogar no Benfica - isto não é o Braga onde as defesas jogam bem mais abertas - Carillo esteve um ano sem jogar, quanto não jogar com regularidade os seus defeitos (de sempre) nao podem evoluir, Salvio esteve uma época parado e por muito que queiramos e ele também nao vai voltar a ser o mesmo ainda que seja muito importante. Zivkovic está, como Cervi e Rafa, a adaptar-se repara que nos caso deste nunca na vida deve ter levado tanta porrada a jogar....

    ... queres que continue?

    Vá lá, faz um esforço e vê para lá do que diz o Freitas Lobo ou lês n'A Bola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que há atenuantes, daí dizer que tenho dúvidas em relação às conclusões a tirar :)

      Mas também é verdade que exibicionalmente o Benfica foi bem mais forte quando tinha lesões e pouco por onde escolher.

      Cervi por exemplo quando saiu da equipa estava em grande forma. Até se falava na seleção. Perdeu a forma foi quando saiu da equipa sem justificação aparente,e onde se calhar também aí perdeu parte da confiança.

      Eliminar
    2. Aproveito a "boleia" do BbyGB para colocar-te duas questão que presumo possam vir a ajudar-te a perceber o MISTÉRIO Rafa...
      1-consegues perceber o porquê do Juan Verón ter mostrado toda a sua enorme classe em Itália, e ter sido um flop em Inglaterra?

      2-consegues perceber o porquê do Juan Riquelme ter sido um jogador triste e apagado no Barça e no Villareal ter mostrado toda a sua extraordinária classe, diria mesmo o segundo melhor jogador da geração do Diogo Maradona ?

      Quando chegares lá, talvez venhas a perceber os fogachos do Rafa,do Cervi, do Carrillo...e poderia levar o resto da tarde a falar-te de inadaptados a certas realidades��

      Eliminar
    3. LOL Deixas o GB sempre fulo. No entanto, tens total razão na questão dos alas. Estamos em Abril, e nenhum deles explodiu. Falta claramente o toque do treinador.

      Eliminar
    4. Catedrático fique curioso. Porque não nos elucidas?

      Eliminar
  6. O Benfica de Rui Vitória têm vindo a melhorar nos jogos grandes, se na época passada ganhou apenas 1 (decisivo para ser campeão) este ano não perdeu nenhum. É verdade que no dragão o Benfica não jogou bem, mas na Luz fez um excelente jogo. Em Alvalade pode não ter sido um grande espetáculo, mas foi um jogo equilibrado com períodos de domínio do Benfica e outros do Sporting. O empate foi um resultado justo para o que se passou em campo. Rui Vitória esteve bem nas substituições, tirou Rafa para entrar Jimenez o que deu outra agressividade à equipa, tirou Mitroglou para entrar o Felipe Augusto o que deu outra segurança numa altura em que o empate era um bom resultado, saiu o Salvio para entrar Carrilho o que se pode considerar uma jogada psicológica tanto para o jogador como para a própria equipa do Sporting. Nas substituições nada apontar a Rui Vitória. Só não estive de acordo com o Rafa a jogar nas costas do Mitroglou, não dá, Rafa não rende a jogar naquela posição, é um jogador que não define bem o passe e, tem alguma dificuldade em ligar o meio campo ao ataque.

    Sobre os alas do Benfica. Salvio pode não estar no melhor momento de forma e por isso ser um dos primeiros a sair em quase todos os jogos, mas percebo a aposta de Rui Vitória nele. Salvio é um jogador imprevisível, é um jogador de qualidade, tem uma boa técnica e um bom passe, tem um bom entendimento com Nelson Semedo e, conhece bem o futebol português.

    Carrilho é o que é, já era assim no Sporting no Benfica não é diferente. Sem dúvida que é um bom jogador, pena é não ter uma boa "cabeça" não é fácil de lidar com ele.

    Sobre Rafa é o que se esperava dele. É um jogador rápido, com bola deve ser o jogador mais veloz do campeonato, mas falta lhe tudo o resto. Tem que melhorar no passe, tem de aprender a soltar mais cedo a bola e, como tem que melhorar na finalização. Rafa corre corre corre, chega na frente e... nada, para ser titular numa equipa como o Benfica é preciso muito mais. Talvez o melhor jogo que Rafa fez foi contra o Porto, aí sim, Rafa mostrou o porquê de ter sido contratado.

    O Benfica tem quantidade e qualidade nas alas, foram todos contratados este ano (menos o Salvio) nem todos são iguais uns levam mais tempo do que outros a adaptarem se a uma nova equipa a um novo treinador a um novo campeonato. A dupla de alas deve depender do adversário, nos jogos em casa Rafa deve ser o titular, nos jogos fora Cervi deveria ser o titular, já que não existe tanto espaço para a velocidade de Rafa e Cervi tem uma qualidade técnica superior.

    ResponderEliminar
  7. Relativamente aos alas, arisco-me a dizer que o Carcela no ano passado rendeu mais que a maioria dos "craques" que vieram por rios de euromendes. Mas também é fácil de ver que existe um Benfica ofensivo com e sem Jonas, com o pé em remendos dá para ver que oferece à equipa organização no ataque.

    ResponderEliminar
  8. "é isto que limita a nota artística, não é o plantel nem a qualidade dos jogadores."

    Claro que não é isto, é por falta de qualidade do treinador. Obviamente que com um porto e um sporting a jogar normalmente, este Benfica já estaria a anos luz do primeiro lugar. Aliás, a falta de qualidade deste treinador é tão gritante que, com um porto e sporting actualmente miseráveis, o Benfica anda a lutar taco a taco para ser campeão. Isto para mim é significativo do que se passa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava de saber o que é um scp a jogar normalmente. É quando dá cotoveladas na nuca, sem bola e não se passa nada? Ou é quando os adversários poupam entre 6 e 8 titulares? Ou é quando marca mais montes de golos em fora de jogo?

      Ou muito me engano ou este ano é o scp a jogar normalmente, mesmo tendo um dos treinadores mais caros do mundo. Em dezembro fora de todas as frentes. Isto é a norma desse clube.

      Um porto a jogar normalmente, toda a gente sabe como é, está no youtube.

      Mesmo assim esta época já beneficiou de um monte de jogos a jogar só contra 10. Sempre que jogam contra 11 vêem-se à rasca.

      Nem preciso falar dos roubos descarados ao Benfica para aproximar os corruptos da liderança. Basta ver a equipa que o scp apresentou contra eles ahahah palhinhas e matheus..

      É muito bem feito..ficam fora da champions que é um regalo.

      Eliminar
    2. Continuas o mesmo humúnculo do costume!

      Eliminar
    3. Os exigentes evaporaram-se, mas o jotapê é uma micose que não desaparece nem à lei da bala...

      Eliminar
    4. Catedrático das retretes entupidas, por certo, quiseste dizer homúnculo...

      Eliminar
    5. Ler este blog é capaz de ser das coisas mais divertidas a que se pode ter acesso no futebol em Portugal! À fina ironia de umas vezes (como esta do homúnculo), junta-se noutras uma talochada matarruana como a da micose. Mas o que é melhor, no fim, é que todos acrescentam qualquer coisa de verdade. Muito bom. Também vou dizer qualquer coisa: tendo mais a concordar com o Jotapê. O Benfica dá oportunidades ao Porto de passar e repassar e aproximar e ultrapassar e nada. Eles não querem. Vamos ver as coisas: o meu (nosso) Benfica joga pouco. Claro que os outros não são melhores, e cá no burgo ainda não jogam Real Madrid e Barcelona. Por isso siga com a vida. Mas é preciso ser mais ambicioso.

      Eliminar
    6. @anónimo 18:24

      Gosto sim...mas tem que ser rosadinho e sem pêlos !

      Eliminar
    7. Informação desnecessária...
      Espero que tenhas aprendido, ho-mún-cu-lo
      Assim, se escreve em bom português...

      Eliminar
    8. @Anonimo 21:53

      Pensei que tinhas percebido logo à primeira, mas já vi que és um bocado lerdo,e como não posso ser mais explicito vou repetir:

      Gosto muito sim...mas tem que ser rosadinho e sem pêlos !

      Eliminar
    9. P.S. por certo é usado em brasileirês, decerto ou sem dúvida, assim se escreve em bom português...bisbórria!

      Eliminar
  9. Meus caros, o grande mérito de Rui Vitória nestes dois anos tem sido o conseguir que o Benfica seja competitivo em todos os jogos. De ir a jogo, de nunca desistir e lutar com as armas que tem disponíveis naquele momento. Na Champions saímos mal dos jogos com o Nápoles e Dortmund, mas é a Champions e falta-nos qualidade e ritmo de jogo para conseguir jogar ao nível dos melhores 16 da Europa. Mas vamos a jogo, a Benfica, lutamos e fazemos o melhor que sabemos. A nível nacional, com o Anti-Benfica a crescer, como nunca se viu, contra uma campanha em que vale tudo, temos sido uma EQUIPA unida, desde o Presidente, treinador, jogadores, diretores, ADEPTOS, todos juntos. Temos que continuar, olhar para os nossos princípios enquanto BENFICA, e ter uma ambição de tudo ganhar. Depois do TETRA, irmos ao PENTA, e continuar a ganhar experiência europeia para tentarmos jogar com nível na Champions.
    Rumo ao TETRA...

    ResponderEliminar
  10. Gostei imenso de ver o Rafa no jogo com o Marítimo, onde na decisão que tem falhado mais esteve muito bem, e não te esqueças que tiveste o Rafa no lugar de Jonas, o problema de um jogador como o Rafa em portugal é que no momento em que tiver a confiança de Salvio sai na próxima janela de transferências. Também acho que a jogar mais ele vai crescer mais.
    Em relação ao Carrillo, esteve um ano sem jogar, começou devagar, mas tenho gostado muito do que tenho visto das últimas vezes que entrou, tem azar de estar no Benfica, se estivesse no SCP a partir do natal já poderia entrar para ganhar ritmo e preparar a próxima época.
    Não te esqueças que tens um plantel especialmente vasto de alas e num clube que vai à frente não tens muitas chances de ir dando ritmo a jogadores, especialmente porque todos os jogadores de outros clubes querem fazer o jogo da vida contra o SLB, basta ver a intensidade de jogo contra SCP e FCP e depois contra o SLB.
    Na minha opinião o Rafa e o Carrillo vão explodir nesta próxima época, Rafa já faz uma pré-época inteira, Ziv é craque não precisamos dizer mais, Cervi gosto muito e Salvio todos se queixam quando joga e ainda mais quando não joga.

    ResponderEliminar
  11. O Di Maria nos primeiros 2 anos não jogava quase nada, depois foi o que se viu.

    É esperar mais 1 ou 2 épocas e ver estes alas a rebentar.

    Só o Sálvio é que está lá há mais anos, o resto é tudo muito tenrrinho ainda, ah e o carrillo, mas esse pronto, este parado 1 ano e veio do zmerding, deslagartizar um jogador não é fácil.

    ResponderEliminar
  12. Há Riberys e Sabrys, mas os Sabrys estão sempre no onze e os Riberys no banco (ou na ala em que rendem metade)...

    Continua a haver evolução, pelo menos em termos de resultados, como se percebe facilmente comparando os resultados de clássicos e derbies do ano passado com os deste ano.

    Por outro lado, a qualidade do nosso futebol, sobretudo no ataque organizado, evoluíu muito pouco, if at all...os processos colectivos continuam a ser pobres, muito aquém do que se deveria ver num clube com a nossa grandeza. E este plantel é fabuloso, ao contrário do que tanto se diz por aí. Temos claramente jogadores para jogar muito melhor em ataque organizado.

    É também certo que nem o alegado Apito Dourado 2.0 nem a quantidade absurda de lesões anormalmente prolongadas ajudaram a que isso pudesse ter acontecido - muito pelo contrário.

    Finalmente, o realmente importante: nada disto é relevante agora. Nem me parece a altura certa para lançar este debate. Este tipo de balanços e reflexões críticas fazem-se depois das decisões finais, não em pleno apogeu de decisões finais. Agora o que interessa é só isto: ganhar as quatro finais que faltam, rumo ao tetra. Resultados, resultados, resultados.

    Carrega Benficaaaaaa/Feirenseeeeee!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este Sousa é claramente um Sabry...

      Eliminar
    2. O Sousa está lá para cima, eu sou o Primário. Veja lá isso.

      Eliminar
  13. Defendo o Pizzi há cem mil anos atrás. Tivesse num 4-3-3 seria fabuloso.

    ResponderEliminar
  14. O Rafa cabe num 4-3-3. Com Jonas na equipa o Rafa nunca vai ser o que foi no Braga. Num 4-4-2 esqueçam o Rafa.

    Indian Joe

    ResponderEliminar
  15. Continuando.....
    e começo assim porque me parece que nem precisamos das criticas dos adversários ,bastamo-nos a nós mesmo, "bota abaixo" porque não gosto do treinador , porque não gosto da careca do Luisão ,porque não gosto da continência do Pizi,porque não gosto da barbicha do Mitro . porque não gosto da altura do Cervi ,porque .....porra meus caros ,vocês são Benfiquistas ou são do contra? ,se quiserem tecer criticas esperem pelo fim da época e depois então façam-se debates sobre aquilo que achamos mal ou bem, mas quando faltam 4 (QUATRO) jogos para acabar o campeonato, que estamos em primeiro com 3 pontos de vantagem (2 se quiserem) em que perdemos pontos graças aos srs. do apito vir criticar o treinador ,haja paciência , se querem picar-se uns aos outros por causa de opiniões diferentes (algumas sem pés nem cabeça) possivelmente escritas por lagartixas, por mim ...,agora não envolvam coisas de que pelos vistos ,percebem tanto como eu.
    e a talho de foice ,eu considero o Rui Vitória um treinador muito competente (e nem diz que é o melhor e que o outro nem treinador é)
    Saudações Benfiquistas
    A.Reis

    ResponderEliminar
  16. nunca percebi a panca pelo rafa, alias é daqueles que foi feito pela imprensa, muito menos pelos valores que veio e isso faz dele uma desilusão.
    cervi e zivkovic e natural a variação de forma devido à idade e a uma realidade nova, embora se perceba pouco o deixar de apostar em cervi para apostar noutro que nada mostraram e continuam sem mostrar.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking