O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 21 de março de 2017

Carta Aberta a Rui Vitória

. 13 comentários
Caro Rui Vitória,

Numa altura em que toda a gente tem a mania de escrever cartas abertas, senti necessidade de também eu escrever uma, neste caso dirigida a si. E porquê? Apesar de não me conhecer de lado nenhum, existem vários motivos para lhe dedicar esta missiva. Sou sócio do Benfica há mais de 25 anos, e são poucos os treinadores que passaram pelo Glorioso “a meu pedido”. Quero com isto dizer que já na altura em que o nosso ex-treinador estava para se ir embora, mas LFV o segurou, eu queria o Rui para orientar o futebol do nosso clube. Vai daí, sinto-me agora na obrigação tanto de defender a sua (e minha) posição, como de criticar o que de mal tem sido feito.

O ano passado já é história, como o Rui costuma dizer, e tenho para mim que o nosso sucesso deveu-se, quase inteiramente, a si. Não acho que o Rui seja o melhor treinador em Portugal, mas no ano passado soube disfarçar as suas fraquezas e aproveitar tudo o que de mau veio de fora para unir os nossos em seu redor. Para mim, o Tri foi ganho por si. Foi ganho pelos jogadores. Foi ganho pela “estrutura”. Foi ganho pelo colinho dos adeptos. Mas essencialmente, foi ganho pela sua inteligência na gestão e união do grupo. É até engraçado ver como o FCP tenta seguir os méritos do Rui, tentando provocar o Benfica diariamente pela imprensa para que caiamos no erro de os criticar abertamente e permitir ao seu treinador unir o grupo como o Rui fez no ano passado. Mais uma prova da sua inteligência Rui, é o facto de não ceder ao truquezinho barato do clube corrupto. Além disso, nós não somos verdes…

Já este ano, contra todas as adversidades, chegámos a janeiro com o tetra quase na mão, e mais uma vez a sua capacidade de transformar problemas em soluções foi bem evidente. As coisas corriam bem, apesar do futebol pouco atrativo, e logo após o apito final do segundo jogo em Guimarães, dei por mim a dizer à minha mulher algo que nunca tinha dito em tantos anos: “Nunca me senti tão seguro e confiante nos resultados do Benfica!”. O que eu fui dizer… a partir daí foi sempre a descer. Desde lugares cativos na equipa a erros táticos, onzes iniciais e substituições duvidosas, falta de garra e segurança… enfim… o que eu me arrependi de ter dito aquelas palavras. E eis que chegamos ao ponto de existir agora um chamado “jogo da época” frente ao FCP, quando tivemos tudo para não chegar a existir um jogo com essa característica e o qual poderíamos encarar com muito maior tranquilidade.

Volto a dizer Rui, para mim o Rui não é o melhor treinador em Portugal. Jorge Jesus é. Não pela personalidade, claramente, pois aí o Rui ganha 15 a zero, como diziam os Gato Fedorento. Mas tecnicamente e em termos de experiência, JJ está uns anos à sua frente. E tem um futebol bem mais atrativo que o seu. E aqui é que está o principal problema de tudo isto, e uma das duas principais razões que me levaram a escrever esta carta. O adepto benfiquista é por natureza extremamente exigente, e por isso mesmo não entende, nem tão pouco admite, que por vezes é preciso tempo. Essa coisa tão cara e preciosa que tantas vezes falta a um treinador de futebol. Para mim Rui, você precisa de tempo. Tempo para crescer. Tempo para aprender. Tempo para ganhar experiência. Tempo para evoluir e desenvolver as suas ideias. Para mim, os erros que cometeu desde janeiro vêm da sua inexperiência e das suas ideias ainda por amadurecer. E é por isso Rui que, se no ano passado a sua personalidade e boa gestão ganhou o campeonato, este ano poderá ser a sua inexperiência e má gestão a perder o tetra. Dou-lhe o crédito das vitórias, mas responsabilizo-o, como bem sabe que é normal no futebol, pelas derrotas.

Mas, e esta é a segunda razão para lhe escrever, da minha parte posso garantir que terá aquilo que acho que precisa: tempo. Tempo para aprender com os seus próprios erros. Tempo para aprender com os outros. Tempo para crescer como treinador. Tempo para aproveitar o Seixal. Tempo para levar o meu e o seu clube às vitórias que todos os benfiquistas desejam. Tudo isto porque identifico-me com a sua postura e personalidade. Não quero voltar a ter burgessos a debitar alarvidades para a imprensa. Não quero ninguém a alimentar ódios. Quero alguém positivo, inteligente, calmo e ambicioso. Quero um benfiquista a orientar o Benfica. Eu sempre vi no Rui esse perfil, e sei que tem a inteligência necessária para aprender e evoluir. Por estes motivos é que lhe concedo esse tempo que precisa. Tempo para o Rui e o Benfica crescerem juntos.

Muito dirão que o Benfica não é clube para um treinador crescer. Que é preciso alguém com provas dadas. Esses são os mesmos que exigem o aproveitar das “pérolas do Seixal”, mas assobiam-nos ao primeiro passe falhado. Não. Não é esse o caminho. O caminho é o atual. O caminho é crescer e de união. Eu acredito no seu trabalho.

Muitas outras coisas eu poderia elogiar, mas nesta carta preferi focar-me nas criticas para que possa perceber que existe muita margem para crescer, e mais importante que isso é que, independentemente do que vier a acontecer Rui, eu estou consigo neste percurso, que espero que seja longo e vitorioso.

Não lhe tomo mais tempo. Não se esqueça que no próximo jogo não vamos jogar contra um adversário qualquer. Vamos jogar contra quem nos odeia com todas as suas forças, e que vai comer a relva para levar os 3 pontos. É por isso essencial que todos os jogadores percebam o que está em jogo. É muito mais do que 3 pontos. É muito mais que um campeonato. É a quebra definitiva de um ciclo negro e corrupto que tenta desesperadamente não desaparecer. É agora Rui. Agora é o momento de marcar a nossa posição. Força! Carrega Benfica!

Um abraço deste seu fã.

Zhora
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Boas Zhora, concordo com grande parte da tua missiva. No que interessa reforçar, temos de estar todos juntos e focalizado em demonstrar que o Benfica é melhor, ultrapassamos décadas de corruptos, mostrem-se as imagens dos jogos dos anos 90 e 00 e vamo-nos unir em torno da capacidade de superação e raça para um futuro de desporto pela positiva eliminando de vez o oxigênio que alimenta este sistema do passado.

    Temos a capacidade de neste jogo retirar grande parte desse oxigênio e deixar na sombra quem de lá gosta de operar

    Temos a capacidade de, tal como no passado, superar momentos de forma, coletivos, táticas, apitadeiros, etc apenas temos de colocar a raça em campo. Este é um daqueles jogos em que ganha quem mais acreditar

    E com a equipa vão estar mais de 50 mil a acreditar

    ResponderEliminar
  2. 50 mil?

    lol

    Vão ser é 14 milhões - De Luanda a Londres... :)

    E Pluribus Unum

    ResponderEliminar
  3. Boas, caro Riccardo Zhora e restantes Benfiquistas.
    Face à pertinência deste teu post, aceita PF que eu cole-aqui o que comentei ao RedMoon.

    Eis as minhas convicções, ponderando o passado-recente, o momento actual e o futuro-próximo,
    por ordem de prioridade, A BEM DO N/ BENFICA:

    1º- Luis Filipe Vieira e Rui Costa deveriam assimilar, URGENTEMENTE, que cometeram 1 enorme
    e gravíssimo erro de gestão desportiva, ao NÃO REFORÇAR ADEQUADA E ATEMPADAMENTE AS LACUNAS
    EVIDENTES/PRIORITÁRIAS DO N/ PLANTEL (posições nº6 e nº8), nem sequer na janela de Janeiro!
    Em conformidade, deveriam DE IMEDIATO garantir para a próxima época os respectivos reforços.

    2º- Estrategicamente, creio ser o momento de o SLB assumir aos Media 1 blackout quase-total,
    SENDO APENAS PUBLICITADOS muito sucintos e restritos Comunicados Oficias do S.L.BENFICA,
    (APENAS E SÓ através do seu Director de Comunicação, e nos timings estritamente essenciais).

    3º- Rui Vitória tem de, definitivamente, tomar consciência dos seus vários e recorrentes lapsos,
    (alguns deles graves e obcecadamente lunáticos), QUE CONTRIBUÍRAM E MUITO PARA A ENORME E
    LAMENTÁVEL PERDA DE QUALIDADE E EFICÁCIA do Futebol do n/ SLB, desde Janº.2017 (Guimarães):

    a) ASSUMIR-SE OBJECTIVAMENTE COMO LÍDER DO PLANTEL E AGIR EM CONFORMIDADE COM AS SUAS IDEIAS
    (afastando/desfazendo CLARAMENTE as percepções públicas de "ser marionete de LFV"!)

    b) Definir opções COERENTES E ASSERTIVAS no onze inicial e nas substituições subsequentes,
    SEM SE SUBMETER AO "PESO DOS NOMES" DOS JOGADORES (exº: Luisão, Lindelof, Sálvio)

    c) Criar 1 modelo de jogo MUITO MAIS DINÂMICO/COMPETITIVO/OBJECTIVO para MARCAR MAIS GOLOS,
    PROIBINDO claramente à equipa AQUELAS TABELINHAS/RODRIGUINHOS ABSOLUTAMENTE ESTÉREIS,
    que ESBANJAM ESCANDALOSAMENTE CHANCES DE MAIS GOLOS, e pior, DESGASTAM ENERGIAS À EQUIPA!

    d) Planificar e demonstrar PENSAMENTO ESTRATÉGICO (preparar alternativas, PLANO B, C,...)

    e) OBRIGAR A EQUIPA A REMATAR À BALIZA ADVERSÁRIA MUITO MAIS E TAMBÉM COM MAIS CONVICÇÃO,
    sempre que no mínimo enquadramento com a baliza adversária (ao invés da habitual inércia)

    f) TRABALHAR AFINCADA E ASSERTIVAMENTE AS BOLAS PARADAS, de molde a que, DEFINITIVAMENTE,
    as "ofensivas" SEJAM CRIATIVAS, DIVERSIFICADAS E DE FACTO AGRESSIVAS (na busca do golo),
    e as "defensivas" deixem de ser as sistemáticas "aflições" e/ou "ai jesus"!!!
    (nas "ofensivas", PROIBIR PIZZI como marcador! Prioridade a Zivkovic, Cervi e Grimaldo).

    g) SER PROACTIVO E RÁPIDO A INTERVIR, e não COMO HABITUAL, apenas reactivo a erros próprios
    e/ou tomar decisões "a reboque" das incidências/ocorrências dos jogos...depois dos 65´!!!

    h) SER MAIS COMPETITIVO/POSITIVAMENTE AGRESSIVO na sua comunicação aos Jogadores nos jogos,
    transmitir MAIS GARRA, MAIS AMBIÇÃO, MAIS QUERER, MAIS ACREDITAR nos Jogadores e equipa!
    Demonstrar com inteligência e racionalidade, A ALMA GLORIOSA, A VONTADE DE MAIS E MELHOR!

    Se, globalmente, O ESSENCIAL do supracitado fosse concretizado, estou claramente convicto que...
    no dia 1.Abril a vitória seria nossa e em Maio... LÁ VOLTARÍAMOS TODOS ao Marquês!

    Abraço Benfiquista,
    RSG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro este tipo de contributos, mostra inteligência. Podemos concordar ou discordar mas estamos a conversar como pessoas com neurónios. Excelente.

      Eliminar
    2. inteligência de alguém que não percebe nada do jogo, este é o tipo de contributos que é bom para um livro e auto ajuda, não para uma equipa profissional de futebol.

      http://www.sabersobreosabertreinar.pt/index.php/2017/03/14/boa-e-ma-decisao/

      Eliminar
    3. Olhe Paulo, você deve ser um doutorado da farinha amparo, porque um verdadeiro doutorado olha com atenção todas as opiniões por mais estúpidas que sejam. Um dos princípios da comunicação assertiva é que não existem perguntas nem ideias estúpidas, existe sempre algo que se pode aproveitar. Existem opiniões alicerçadas no observável (inalcansáveis para quem está dentro do processo, se calhar você é um dos elementos da nossa equipa técnica), que são quando descritas com honestidade e paixão contributos muito mais sólidos do que meras generalidades, os quais podem permitir enquadramentos sólidos para uma melhor observação do real rumo a melhorias absolutamente necessárias. Por outro lado, parece é que a equipa técnica do Benfica precisa de crescer muito, porque a gestão da posse de bola é pífia, as bolas paradas uma merda e a capacidade técnico-táctica inserida na gestão emocional contra equipas mais "poderosas" é absolutamente horrível. Portanto uma equipa técnica bem paga e com condições de trabalho ao fim de 18 meses contínua com processos curtíssimos se olharmos para os processo de JJ.
      Toma e embrulha ó caramelo. Tudo o que escrevi é verdade.
      PS: Tenho enorme respeito pelo técnico e benfiquista Rui Vitória e desejo-lhe o penta e hexacampeonato. Mas um gajo numa profissão qualquer está sempre a aprender, eu na minha profissão com 25 anos de exercício estou sempre a aprender e a melhorar-me.

      Eliminar
    4. Moleculasdeamorpelavida "Por outro lado, parece é que a equipa técnica do Benfica precisa de crescer muito, porque a gestão da posse de bola é pífia, as bolas paradas uma merda e a capacidade técnico-táctica inserida na gestão emocional contra equipas mais "poderosas" é absolutamente horrível"

      Você acha que a equipa técnica de uma equipa que ainda este ano esteve entre as 16 melhores equipas da Europa (oitavos da champions), que é altamente profissionalizada, com um treinador que é formado numa das melhores faculdades da Europa em ciências do Desporto, campeão nacional, e de várias taças, bateu recordes de pontos e golos no campeonato português, olha para as bolas paradas e diz "sim senhora, estamos a marcar muito bem os livres, continuem, Pizzi, manda mais bolas para o segundo poste para a cabeça do Luisão"

      Todo e qualquer problema que você acha que a equipa tem estará perfeitamente observado, e se quer a minha opinião RV tem feito mais do que omeletes com os poucos ovos e azar nas lesões que tem tido. Veja o mestre dos processos, da táctica e do futebol espectáculo onde anda, qual dom quixote a culpar Jorge Sousa mesmo depois da UEFA dar razão aos árbitros para desculpar a baixa prestação que a equipa teve, e o que lhe acontecia cada vez que o Adrien não jogava, o mesmo que na luz quando Gaitan ficava de baixa.

      Eu como adepto também gostava que o SLB cilindrasse SCP e FCP cada vez que joga com eles.

      Eliminar
    5. Um acrescento, eu na minha profissão e tendo acumulado enorme experiência, já aprendi técnicas importantes para o meu exercício, com clientes. Estou sempre alerta, escutando tudo e todos, assim se pode atingir patamares de excelência.

      Eliminar
  4. Parabéns Riccardo Zhora, este texto está fabuloso! Subscrevo em grande parte - e eu nunca defendi a sua vinda, fiquei furioso com a sua contratação, ainda mais furioso fiquei quando vi como estávamos a jogar na primeira metade da época (com os resultados consequentes) e ainda hoje, embora esteja muito grato pelo que conseguiu no ano passado (concordo contigo, o mérito foi muito dele e pelas razões que apontas) e lhe reconheça muita evolução desde que chegou, continuo insatisfeito com ele, em termos estritamente técnicos!

    Sublinho o que dizes do clássico - muito mais que um jogo e muito mais que um campeonato estão em jogo!...espero que todos estejam bem conscientes disso na nossa equipa!

    ResponderEliminar
  5. Boas,

    Concordo quase na íntegra com o teor da carta e revejo-me na mensagem de união e confiança no nosso mister. O Rui Vitória já provou que tem capacidade para dirigir a equipa e já mostrou que o seu ego não é maior que a sua inteligência. Mas sim, pode e vai evoluir. Cada semana de Benfica deve corresponder a vários meses de experiência noutros clubes. Com a sua humildade, inteligência e vontade de vencer, saberá com certeza identificar e corrigir erros cometidos.

    Já tenho pensado...talvez fosse útil (para a próxima época) reforçar a equipa técnica com um elemento especialista numa determinada área de treino, que tivesse reflexo na criatividade ofensiva ou no aproveitamento das bolas paradas, por ex.

    Mas por agora, o que interessa é prepararmos muito bem o clássico. Até nós, adeptos e treinadores de bancada, devemos fazer o máximo para apoiarmos a nossa equipa em todos os lugares e principalmente no Estádio. Temos de garantir que tiramos partido do factor casa. Temos de fazer tudo para "Fazermos o que ainda não foi feito"!

    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é para ficar, contratar um técnico nessa área faz todo o sentido.

      Eliminar
  6. Vou ser curto e sucinto porque esse teu comentário até parece a papel quimico do que eu deixei aqui a uma semana ou duas no blog "A minha chama" (passe a publicidade), com a diferença que eu não concordo que o Benfica tenha treinadores em formação, pelo menos na equipa principal não se quaduna com o clube ainda mais quando já temos jogadores em formação e sabemos de antemão que os nossos adversários, que nos tratam como inimigos usam todos os meios legais e não legais para nos derrubarem, no BENFICA é necessária competência não se quaduna/enquadram erros de gestão de ordem técnica, para isso existe a equipa B e várias equipas do campeonato nacional, o Benfica foi por duas vezes Campeão Europeu e no terceiro ano foi vice Campeão qualquer dia a meio século é um clube do Mundo e para voltar a ganhar esse prestigio tem que voltar a ter poder económico e matéria prima humana para voltar a ganhar uma competição Europeia nem que seja uma liga Europa!

    Vamos supor que o Vitória é campeão novamente este ano e aparece um clube que o quer levar, ele é novo tem ambições e acima de tudo para mim era bem despachado pois tem muito para aprender, o treinador que viesse a seguir a Jesus seria para queimar pois o JJ colocou o Benfica a jogar num patamar mt alto, até ver R. Vitória safou-se por causa das próprias declarações do JJ e eu estou mt grato por isso.

    Não me interpretem mal JJ já tinha acabado o seu ciclo no Benfica a imagem estava bastante desgastada e os jogadores já não podiam com as suas manias e faltas de respeito, mas é o melhor treinador em Portugal a seguir a um grande senhor que está na 2ª Liga chamado Vítor Oliveira que a muito merecia uma oportunidade e acreditem, é um homem com H grande, com ambição e valores sem igual esse sim seria para mim o próximo treinador do SLB.

    Nota: Se o Benfica não for campeão este ano só se perde um momento importante para ficar na estória do clube, mas R. Vitória tem mt a perder pois a seguir a 2ª época desportiva no clube não se vê o seu cunho na equipa, ou se aquilo é o seu cunho para mim é mt fraco, JJ chegou a Luz e disse os jogadores do Benfica comigo vão jogar o dobro e jogaram, nunca em mais de 30 anos que não se via o Benfica tão consistente na defesa, meio campo e ataque era uma equipa que dava gosto ver jogar eu não sou hipocrita a que dar o merito a quem o mereceu, pena tenho eu é que JJ não tenha sabido ouvir a estrutura e ter tentado tornar-se pelo menos a imagem dos outros uma pessoa mais educada e respeitadora mas ele conhece o futebol melhor que qualquer um de nós e sabe bem a hipocrisia e selva que é principalmente a norte a quando da sua passagem por Felgueiras por exemplo.

    LOL curto quem eu quero enganar. ;)

    Ass: MAdskinn

    ResponderEliminar
  7. No Benfica nao ha tempo para incompetencia. Treinador fraco tecnica e tacticamente.

    Perde isto e salta fora!!!! Va mas e trabalhar e treinar para ganhar o proximo jogo!!!!


    Daniel

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking