O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Bora lá mister, a fórmula é fácil!

. 42 comentários
Mister, é hora de simplificar o processo e, se calhar, comprar uma ou outra guerra interna para a segunda metade do campeonato:


- Ederson é um caso intocável, porém o Julio Cesar deverá ser o titular na Taça de Portugal.

- Os centrais são indiscutiveis... não são é os que o mister tem usado. Vamos lá voltar a por o Lindelof na direita e o Jardel ao centro. O Luisão é importantíssimo... no banco, no plantel, no grupo! Mas em campo, não querendo dizer que tem estado mal, precisamos de mais!

- Nas alas a formula também é simples: Grimaldo e Semedo são indiscutíveis, porém na ausência do espanhol por lesão, o segredo é manter o plano atual: André Almeida e Semedo.

- Ao centro do meio camp defensivo temos um problema complicado: Fejsa é um "monstro", porém sem substituto. Pare lá de meter o Samaris a 6... quando for preciso, lança-se o Eliseu na esquerda e o André Almeida a 6, pode ser mister?

- Na transição temos várias opções e agora chegou outra que a única coisa que me ocorre é que seja uma "compensação" (Filipe Augusto) do negócio do Guedes. Temos o Pizzi e o André Horta, sendo que até Rafa pode fazer a posição de 8, mas também Samaris. É por esta ordem mister, não há que inventar.

- Nas alas há mais uma "guerrinha" para comprar: O Carrillo tem que escolher se ganha intensidade ou ganha espaço na bancada lá ao pé de nós a gritar pelo Benfica. Como está hoje, nem no banco tem lugar e as alas estão bem entregues a Zivkovic e Cervi ou Rafa. Mister, veja lá com calma, não colocar o Rafa na frente... não tem jeito para a decisão final.

- À frente não há que enganar: Dupla maravilha de Jonas e Mitroglou, sendo que quando as equipas começam a ficar quebradas, o Jimenez é fundamental.

Não, não me esqueci do Salvio. Mister já não temos jogador, infelizmente, para mais de 50min. As lesões rebentaram com o homem, o que não quer dizer (até porque tem idade para isso) que não venha a regressar "ao passado". Porém, por agora - e utilizando o exemplo do Jimenez - é para lançar quando as defesas já começam a estar moidas. O mexicano e o argentino são duas grandes opções de banco.

Sim... eu sei que sentar Salvio e Luisão... e meter Carrillo na bancada mais do que no banco são três decisões complicadas de gerir, mas para mim também é complicado ver que poderiamos já estar a escolher o tipo de faixas que queriamos e estamos com o FCPorto a depender de si próprios para serem campeões... quem disse que a vida é fácil?

Bora lá mister, o temos o melhor treinador, o melhor plantel e o melhor 11 da Liga. É só não ceder!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

42 comentários

  1. Anónimo1/2/17 00:25

    Parei de ler quando disseste que o Andre Almeida é para manter enquanto não chegar Grimaldo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Marçal é nosso, o Eliseu já foi um excelente jogador, o Yuri falta-lhe intensidade, o André Almeida a lateral esquerdo "só defende praticamente", é "grave".

      Eliminar
  2. Anónimo1/2/17 00:30

    E Mister, se os da primeira equipa não "quiserem" jogar, temos bons jogadores na equipa B, que estão doidos para mostrar o seu valor!!!!

    ResponderEliminar
  3. Jorge Leitão1/2/17 00:48

    Se a afirmação «temos o melhor treinador» estivesse no início do texto, tinha(s)-me poupado a ler uma patacoada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/2/17 09:52

      E se o teu pai tivesse batido uma naquele dia, tinha-nos poupado a ter que te aturar

      Eliminar
  4. Eliseu tem que ser titular na ausência do Grimaldo. O Augusto terceira opção para o meio campo. Tínhamos que ir buscar um 8 capaz de ser titular e temos dois que não fazem um (horta e Augusto). Em relação ao salvio discordo. Por exemplo acho que o salvio daria muito mais ao jogo de segunda do que o Rafa (0!!) e para quem custou 16 milhões fica muito a desejar

    ResponderEliminar
  5. Anónimo1/2/17 01:59

    Até que enfim! Assim sim!

    ResponderEliminar
  6. Fernando coimbra1/2/17 03:30

    "Bora lá mister, o temos o melhor treinador, o melhor plantel e o melhor 11 da Liga. É só não ceder!"

    Na minha visão, ainda meia turva, seria Bora lá mister, você não é grande espingarda, uns furos acima do NES ainda assim, mas temos o melhor plantel e o melhor 11 da liga.

    Suspeito que se NES fosse um treinador aceitável, o Porto seria campeão este ano. Como não é, acho que o sporting os vai voltar a limpar no sábado, e voltaremos a ter 4 de vantagem.

    ResponderEliminar
  7. Não deixou de ser um post bem disposto, algo que nos tem faltado ultimamente.

    ResponderEliminar
  8. Para tanta asneira já temos o professor de ginástica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/2/17 11:56

      O professor de ginástica e o José Ramalhete. Faltou-te acrescentar este pormenor, mas não há problemas, acabei de fazer a adenda.

      Eliminar
    2. Pelo menos é básico não repetir receitas que deram dores de barriga, como faz o professor.

      Eliminar
  9. Anónimo1/2/17 05:14

    Caro Benfica by GB, o Nelson Semedo é um buracão de todo o tamanho na defesa, nunca está bem posicionado!! Por outro lado, o Mitroglu não joga absolutamente nada e ainda por cima com o Jonas em má forma o grego não dá uma para a caixa!! NÃO SE MEXE!!
    O Carrilho não tem qualidade para jogar no Benfica, já teve oportunidades a mais!!

    A chave é alterar o sistema tático, esta equipa joga com um 4x2x4, ou seja, tudo para a frente e a defesa que se cuide!!!
    TEM QUE JOGAR COM 5 HOMENS NO MEIO CAMPO E APENAS 1 AVANÇADO - COMO FAZEM AS GRANDES EQUIPAS DA EUROPA!!!
    O sistema tático atual é muito previsível e altamente desequilibrado!!

    Por fim, o Lindelof tem que ir para o banco, a chave passa por colocar frequentemente Lisandro e Jardel, aliás já deviam estar a jogar há mais tempo mas o professor/amigo Vitória arrasou com a confiança e por consequência a forma física deles!!!

    Cumprimentos e Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/2/17 19:10

      Estás a dizer que o Rui devia abdicar da tática do Jesus? E jogar com a dele (com que jogava no Vitória)?

      Já agora tirar o Luisão que aposto que tem sido o verdadeiro treinador da defesa, enquanto ainda se lembra de como se faz.

      Eliminar
  10. Realmente...parei no André Almeida.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo1/2/17 08:21

    A movida dos três grandes no Inverno

    Breve resumo do mercado de inverno:

    1994-95
    Paulo Pereira

    1995-96
    Mauro Airez

    1996-97
    Akwá, Amaral, Glenn Helder, Hadrioui, Ronaldo, Tiago e Valdir

    1997-98
    Amaral, Deane, Kandaurov, Luís Carlos e Poborky

    1998-99
    Cadete, Charles, Harkness e Saunders

    1999-2000
    João Tomás, Machairidis, Sabry e Uribe

    2000-01
    André, Ednilson, Ricardo Esteves, Roger e Rui Baião

    2001-02
    Armando, Fernando Aguiar, Tiago e Jankauskas

    2002-03
    Bossio, Geovanni e Vasco Firmino

    2003-04
    Fyssas e Thornton

    2004-05
    André Luiz, Delibasic e Nuno Assis

    2005-06
    Robert, Manduca, Marcel, Marco Ferreira e Moretto

    2006-07
    David Luiz e Derlei

    2007-08
    Makukula, Sepsi

    2009-10
    Kardec, Airton e Éder Luís

    2010-11
    Carole e José Luis Fernández

    2014-15
    Jonathan Rodríguez

    2015-16
    Grimaldo e Jovic

    ResponderEliminar
  12. Anónimo1/2/17 08:39

    Parece fácil, mas para alguém sem carisma é difícil.Rui Vitória lembra cada vez mais o Quique Flores em vários aspectos: simpatia, correcção, um 442 básico em que os únicos automatismos que funcionam são ainda herdados do tempo de JJ. Este mês de Janeiro lembra tanto o mês de Janeiro de Quique em que fomos perder à Vida das Aves por 1-0, numa exibição semelhante à de Setúbal, onde os jogadores entraram sem alma, cansados e descrentes cada vez mais nas opções do líder. Tenho muito receio que esta época tenha o cenário da do Quique, com a agravante de termos um plantel mais forte e o Porto ser mais fraco. O histórico de RV com os grandes revela as dificuldades que vamos ter por exemplo no benfica-porto na luz, apesar de achar que por este caminho o porto chega à luz e é ele que não precisa de ganhar o jogo. Recuamos sete anos.

    Rik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. So rir, quem vier agora de marte como tu ainda pensa q este ano perdemos vs fcp e vs scp. toto.

      Eliminar
  13. "Melhor treinador". Deve ser piada

    ResponderEliminar
  14. Anónimo1/2/17 08:42

    E as n lesões? Quem explica? E os tempos de recuperação a dobrar? Alguém explica?
    André Almeida a defesa esquerdo? NUNCA! Apesar de alto e forte não ganha um lance de cabeça. Exemplos? Boavista, Chelsea, etc etc etc etc, é preciso mais etc's?
    O Rafa €16M? Andámos a brincar?
    Ceder o Danilo/João Carvalho (!!!!) e comprar o F.Augusto??? Tá tudo doido???
    PS: devia ser "proibido" o SLB usar equipamentos todos pretos!!!!! São feios, horríveis e sem goato nenhum!!! Aliás, os nossos "trajes", esta época, são banais e sem classe nenhuma. A Adidas trata-nos muito mal...comparado com outras equipas equipadas com a mesma marca e sem a dimensão europeia e importância futebolística do SLB!!!

    ResponderEliminar
  15. Não acho nada disparatado o que o GB defende para a equipa melhorar as suas prestações. Só não concordo com o Luisão de fora (para já) uma vez que Lindelof e Jardel não têm estado bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/2/17 19:11

      Haverá algum motivo clínico para o desaparecimento do Jardel? Será este desaparecimento precaução para ele não desvalorizar aidna mais?

      Eliminar
  16. Errar todos arbitros erram e vão continuar a errar

    Mas há erros e erros

    No caso do Benfica tem havido erros
    que mais parecem encomendas encomendadas

    Por exemplo:
    Benfica x Boavista
    Com três golos ilegais cheirou a encomenda

    só nas últimas 4 jornadas
    os beneficios dados ao fcp
    e prejuizos sofridos pelo slb

    já teriam arrumado este campeonato

    TENHO A IMPRESSÃO QUE VAI SER MUITO DIFICIL
    O BENFICA SER CAMPEÃO

    OS ASTROS ESTÃO A ALINHAR-SE NESSA DIREÇÃO

    DESDE QUE HOUVE AQUELA REUNIÃO SECRETA
    ENTRE O PAPA DA FRUTA
    E O FONTELAS QUE AS COISAS COMPLICARAM-SE
    PARA O SLB E ABRIRAM-SE RADIOSAMENTE PARA O FCP

    O QUE SE PASSOU NESSA REUNIÃO???
    FONTELAS TEM QUE EXPLICAR

    AMEAÇARAM-NO????
    PROMETERAM-LHE ALGUMA COISA????
    APONTARAM-LHE ALGUM TELHADO DE VIDRO???
    DISSERAM-LHE QUE CAMPEÕES OU FALÊNCIA???

    NINGUEM SABE
    MAS TODOS SABEM QUE UM CLUBE FOI FUZILADO
    E OUTRO LEVADO NO ANDOR DA FRUTA E CHOCOLATINHOS
    EM DIREÇÃO ÀQUELA CASA ILUMINADA
    DO CHEFE DA CAIXA DOS ENVELOPES VAZIOS

    ResponderEliminar
  17. à última da hora no fecho do mercado
    o scp tentou junto do moreirense
    trocar de treinadores
    e ainda cedia dois jogadores

    mas o moreirense exigiu um milhão

    ResponderEliminar
  18. Companheiro!
    Pizzi precisa de descansar umas 2 ou 3 semanas, Fejsa (vai descansando), Samaris é um atleta empenhado - PORTANTO o nosso 6 está espremido (F) os 8 (um precisa de descanso, o outro seria titularíssimo no Braga ou no Valência ou no Hamburgo, vá lá), Horta um puto. Filipe Augusto não conheço. Podia ser o Guardiola mano, ou o Mourinho ou o Kloop. Estamos a falar do miolo do MEIO CAMPO DO BENFICA!
    FACTURAMOS 200 MILHÕES DE EUROS POR ANO
    Neste momento por infelicidade não temos lateral esquerdo, não percebo porque não resgataram o Marçal.
    Abraço.

    FACTURAMOS 200!!! MILHÕES DE EUROS, E O CABRÃO DO PASSIVO NÃO BAIXA E não se consegue na janela de mercado mais, que facturar 46 (??????????) milhões de euros e nada de lateral esquerdo, 6 e 8, mas kacena meus!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo1/2/17 11:05

    Na minha opinião o Benfica não tem de mudar de sistema de jogo. Tem é de ter mais de um sistema de jogo. O sistema actual que basicamente é o do tempo de jesus ( e nisso o vitória foi inteligente) é bom para 90% dos jogos da nossa liga. Tem é de ser executado com rapidez e com jogadores que o interpretem bem quer no aspecto ofensivo quer no defensivo. Os defesas em particular têm de ser rápidos e estar atentos ao adversário e os extremos tem de ajudar nos aspectos defensivos.
    Para os jogos mais complicados com adversários com mais capacidade e posse de bola temos de ter um sistema alternativo com mais meio campo e avançados rápidos, mais capacidade de pressão alta. Isto ocorre em 6 ou 7 jogos por época ca dentro e em jogos da liga de campeões na maioria dos jogos fora.
    Seja qual for o sistema não podemos é cometer tantos erros defensivos como temos feito ( evitar fazer faltas no nosso ultimo terço do terreno por exemplo e não arriscar em passes da risco fora do ultimo terço do adversário). Temos também de aproveitar as bolas paradas de forma muito mais eficiente e evitar perder jogadas de ataque sem termos atirado á baliza. Marcamos poucos golos de remate de fora de área, parece que é preciso sempre entrar com a bola na baliza em tabelas .
    Por fim: há pouca agressividade (no bom sentido) no nosso jogo: os nossos avançados devem ser um pouco mais raçudos nas disputas de bola

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/2/17 19:12

      Mas o Benfica tem outro sistema de jogo: é tirar um defesa e pôr um extremo! Fica tipo 3-2-5!

      Eliminar
  20. Anónimo1/2/17 11:10

    Sim, o Benfica está a jogar mal. Mas o problema é físico, não é falta de habilidade ou de empenho dos jogadores. O problema físico passa. O pessoal que agora está a bater nos jogadores e na equipa técnica quero-os ver aqui quando o Benfica eliminar o Dortmund. Para ganhar o campeonato só é preciso ter um ponto de vantagem como no ano passado. E ainda vamos limpar a Taça de Portugal como bónus. Parece que há pessoal que em Maio vai zangado para o Marquês porque só ganhamos o campeonato na última jornada. Paciência, Não se pode agradar a todos.

    Sérgio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chiu! Não digas isso! Daqui a nada tens o neves a chamar-te bobi...

      Eliminar
  21. Na minha opinião o Eliseu, apesar de ser o patinho feio, cumpre a lateral esquerdo melhor que o André Almeida. Este bem no jogo da taça da liga, grande centro para o golo do Sálvio. Concordo que Sálvio só para a segunda parte, não aguenta o jogo todo mas ainda tem muito futebol nos pés. É uma pena ver o que o nosso departamento médico fez aos jogadores, devemos ser o único (!!) clube na europa que joga com 2 jogadores com telas nos braços.

    Já agora lanço um apelo: ide ao estádio apoiar a equipa e o Benfica. Mesmo não gostando deste ou daquele jogador, veste a nossa camisola! Já bastam os adversários para deitar abaixo. No ano passado fui ver o jogo da taça da liga com o Nacional, houve um caremelo atrás de mim que passou os 45 min que o Eliseu jogou do nosso lado a chamar-lhe nomes. Não há paciência para tanta estupidez!

    Podemos mandar os líderes dos NN e dos Diagos Vermelhos ao centro de estágios dos árbitros? Eles já mereciam um apertãozinho...

    Saudações Gloriosas
    Paulo P

    ResponderEliminar
  22. O Carrilho presisa de jogar para a equipa e n pra câmera de tv, o cr7 no Manchester era a mesma coisa e vejam no q se tornou, apoiem o SLB e não ajudem a fraturar mais, isso é o q tem de compreender. Nas vitórias e nas derrotas,Benfica sempre

    ResponderEliminar
  23. Anónimo1/2/17 13:00

    Querem ver que se está a preparar um pelotão de fuzilamento para Domingo?! Fdse querem ver que estamos a 10 pontos?Fora de todas as competições e não fomos campeões o ano passado,.
    Querem ver que estou num blog do sporting o do porto, querem ver que temos de dar mais um treinador campeão para ir buscar outro e ficar a ver o porto ou sporting campeão e apostar em portugueses, vejo aqui muitos NES, peitinho feito e tal mas futebol que é bom , zero!

    P.s Benfica amor se limites

    ResponderEliminar
  24. Almeida na esquerda não funciona! desde sempre foi a posição mais fraca dele. Neste caso Eliseu a titular!!! Nunca percebi a opção de deixar um jogador da posição especifica no banco e optar por um adaptado.. Para além disso não compreendo porque o Marçal não volta... Melhor defesa esquerdo o ano passado na Turquia e este ano sempre um dos melhores na sua posição em França, será que não merecia uma oportunidade???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a sua análise: o segundo lateral-esquerdo preterido por um adaptado não faz sentido. Também acho que o Marçal merecia uma oportunidade no plantel.

      Paulo P

      Eliminar
  25. Anónimo1/2/17 13:39

    Até dá pena ler este post. Tanto disparate junto!

    ResponderEliminar
  26. Anónimo1/2/17 14:21

    O Vitória ñ é treinador para o Benfica.

    ResponderEliminar
  27. Eu não sou nenhum entendido em futebol, mas porra.............compara o Augusto com Horta ou com Samaris....WTF
    Samaris é um oito posicional, que tem na sua qualidade de passe longo e na capacidade de remate as suas armas dai ter sido adaptado a 6, Horta é um "Old School" Nº10 tem muita rotação e é um gajo hiperativo, só que para ser um 8 preciso de aprender a defender, já o Filipe Augusto é um nº8 de Raiz que tem as suas maiores armas na capacidade de acelerar ou pausar o jogo a capacidade de progressão com bola e a capacidade de passe acima da média, não é um Sanches mas tb ninguem o é, Augusto é mesmo muito parecido com o Enzo não tem é tanta agressividade.

    Bom o que leio do estado atual do Benfica, é que Pizzi está completamente nas lonas e Semedo acompanha-o, Jonas está ainda em pré época como tal só devia jogar aos 20 ou 30 minutos e ainda vejo que ter Cervi e Zivkovic ao mesmo tempo em campo é a mesma coisa que dizer que ou joga um ou outro...
    Almeida começa a complicar porque começa a faltar folego a Cervi o que é aceitável visto que na época passada por esta altura estava a acabar a pré época logo o corpo do jogador ainda não está adaptado a este tipo de desgaste fisico, Luisão tem de parar pelo menos 2 ou 3 jogos começa a faltar pernas e discernimento.

    A meu ver para o próximo jogo, jogava Almeida na Direita e Hermes na esquerda no meio Jardel e Lindelof, Fejsa como médio defensivo e metia na 1ª parte o Horta e na 2ª o Augusto, jogava ainda com Rafa na esquerda e Zivkovic na direita com Jonas no meio na 2ª parte tirava o Jonas e metia o Cervi mas este trocaria de lugar com o Rafa passando o Rafa a jogar nas costas de Mitroglou que seria o avançado centro, na direita a meio da 2ª parte tirava o Zivkovic e entraria o Carrillo...

    Para mim Vitória só tem tido 2 problemas que ele já detetou mas que nada pode fazer, 1º Pizzi está esgotado mas Horta tem estado lesionado, Jonas não tem estado no seu melhor, mas Jimenez tem estado lesionado e o Sálvio tem estado a acusar algum desgaste tb como tal não tem dado para rodar os jogadores na frente de ataque...sim já não estou a contar com o Guedes.... LoL

    ResponderEliminar
  28. Anónimo1/2/17 16:31

    Concordo com o que alguem disse por aqui... O Vitória parece o Quique Flores. E assim nao vamos la

    ResponderEliminar
  29. Anónimo1/2/17 16:34

    Nota-se que o autor deste post entende bastante de futebol...

    Magalhães

    ResponderEliminar
  30. Finalmente um post sem azeite! Não tens más ideias, mas estás a descurar muito com base em pressupostos errados.

    Este ano jogavas diferente do ano passado por 3 motivos. 1- Renato Sanchez, sendo mais intenso do que é Pizzi. 2 - Pizzi jogava na Ala, com mais apoios interiores quer à frente quer atrás. 3 - Guedes jogou em pressão de primeira linha, coisa que Jonas e Mitroglou nunca farão.

    Ora sendo assim, tens de mudar de modelo de jogo novamente. Não podes jogar com alas que sobretudo, não preenchem também espaço central. Não é trocando o Samaris (e valha-me Deus, sim, troquem a criatura) que passas a ter o problema do espaço e do apoio aos centrais e laterais resolvido. É sobretudo porque já não vais recuperar bolas na frente.

    ResponderEliminar
  31. Para suportar a táctica actual necessitavamos de um meio campo forte fisicamente, isto para conseguir segurar o jogo enquanto a defesa ou o ataque se organizam, e assim conseguirmos criar um jogo táctico em vez de individual. Nós também estavamos a levar um banho de bola o ano passado até entrar o Renato. E esta primeira mão funcionou porque o Guedes é que fazia a ligação do meio campo e o ataque (ex: golo contra o SCP). Fedjsa é perfeito mas o Pizzi não tem corpo nem mentalidade para tal. Sempre que tenta correr com a bola perde-a,então limita-se a fazer chuveirinhos para a frente a solicitar os avançados, uma vez ou outra lá consegue um passe a rasgar mas com a lentidão atual dos nossos avançados é complicado. Rafa não é nem nunca vai se um Guedes, também não tem corpo para tal!. Talvez o Jimenez se trabalhasse para isso ou então o zivkovic também se trabalhasse para isso. Depois é não complicar. Lindelof tem definitivamente regressar ao lado direito onde rende mais e Jardel ou L.Lopez ao esquerdo. Eliseu tem de jogar na ausência de Grimaldo. Não é brilhante mas é mais seguro que A.Almeida. Sabendo N.Semedo e o melhor Ala que temos, na minha opinião ou está a ficar desgastado ou então está com alguma arrogância. A.Almeida de vez em quando devia entrar para aquela posição. Os extremos é escolher os que tiverem em melhor forma todos têm muita qualidade. E Salvio até estoirar mexe com a equipa. Avançados por e simplesmente não sei sinto que Mitro e Jonas estão em baixo de forma. e Jimenez está lesionado. Luisão tem qualidade de Capitão mas actualmente só está a ser queimado.

    ResponderEliminar
  32. Pizzi, Horta e muitos menos Rafa serão os "8" ideais para este sistema de jogo... Tantos anos que jogamos em 4x4x2 e ainda não conseguiram perceber que caracteristicas terá de ter o "8" para este sistema... Os que mais se aproximam são o Samaris e agora o Filipe Augusto...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking