O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 17 de dezembro de 2016

Com três centrais e um lateral adaptado nem sempre vai chegar

. 74 comentários
Um jogo igual a tantos outros, com deficiências óbvias no controlo do jogo a meio campo (principalmente na primeira parte).

É fácil colocar em causa o trabalho do Guedes, do Rafa, do Pizzi, do Jimenez ou do Cervi na primeira parte do jogo de hoje? Correto!

Mas volto à minha tese que aqui explanei na última semana, e digam-me, aqueles que hoje estiveram atentos ao jogo, quantas vezes o Fejsa foi mais do que um terceiro central, quantas vezes ultrapassou um adversário com bola dominada, quantas vezes fez um passe para a frente a desmarcar um companheiro, quantas vezes fez um passe no último terço do campo! Não tem de o fazer porque defende bem? Mentira! Trincos de equipa grande têm de saber atacar também!

A verdade é que há alturas em que Pizzi e Fesja parecem jogar sem qualquer sintonia! É cada um por si... Fejsa a preocupar-se apenas em recuperar a bola e quando a recupera passa ao Pizzi, que avança sozinho para o meio campo adversário, quase sempre contra pelo menos dois ou três adversários, com o Fesja a ficar atrás como um terceiro central alheando-se quase do jogo.

E depois, claro, esse défice que Fejsa traz à equipa em termos ofensivos no miolo do campo, tem de ser compensado com os alas a fugirem para o meio, com Guedes a recuar muito no terreno, e com Jimenez a procurar espaço nas alas quando devia lá estar à frente e a dar ao Benfica profundidade e presença na área adversária.

Quero com isto dizer que Fejsa está a mais neste Benfica? De maneira nenhuma! A sua utilidade (e qualidade) no processo defensivo é inegável! Estou a dizer apenas que há alturas em que o Benfica precisa de um médio defensivo que também saiba levar a bola para a frente (para que o Pizzi possa subir e muitos dos nós do meio campo se desatem), e não tem (no ano passado ainda havia Renato Sanches para jogar no lugar do sérvio nos momentos em que a fórmula Fejsa não funcionava).  

Vale-nos o coração, a alma, a vontade e a qualidade individual na frente que pode sempre resolver um jogo a qualquer momento, mas há momentos em que apenas isso pode não chegar...

E claro, há a fórmula Jonas e Grimaldo pode também vir resolver uma série de deficiências que se percebem nesta altura.


P.S. Luisão, total respeito pela carreira brilhante que teve (e continua a ter) no Benfica mas, neste momento, é muitíssimo discutível que seja ele a melhor opção que o Benfica tem disponível para aquele lugar. E isto vindo de mim, que neste blogue sempre o defendi, mesmo neste início de época quando tantos defenderam a sua saída do clube.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

74 comentários

  1. 100% de acordo RedMoon, também tinha outras coisas a dizer mas não vale a pena.

    Julgo que já é tempo de Vieira e Rui Costa irem ao balneário e falarem com a equipe técnica e o plantel; já sei estamos em 1°, nos oitavos da Champs, e ainda nas taças internas, mas que ninguém duvide que parte do sucesso da época passada passou pela(s) ida(s) dos dirigentes máximos no(s) momento(s) mais crítico(s), e este é-o em termos exibicionais.

    ResponderEliminar
  2. Epa deixa de te meter com o Fejsa. Ainda não percebeste que ele não é de todo o problema?
    É engraçado que és a mesma pessoa que "ah e tal, contra o Sporting, foi bom e não sei quê", quando Vitória para o bem e para o mal, é isto que nos oferece semanalmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo com o jorgen80 "Vitória para o bem e para o mal, é isto que nos oferece semanalmente.". Deixem o Fejsa, fosse esse o nosso grande problema!
      Por acaso não era o Redmoon que o ano passado, no inicio da época, aqui dizia que o grande problema do Benfica era o Jonas?? Se não era ele, e não afirmo que fosse, era alguém que também aqui posta. E que grande problema que o Jonas foi para nós!! lool

      Eliminar
    2. Eh pá respeito a tua opinião sobre o Fesja, e vais ter sempre o currículum do sérvio para justificar a sua qualidade (que eu também reconheço), mas há alturas em que o Benfica precisa mais do que um King ou um Paredão no meio.

      Um dos problemas deste Benfica (e que qualquer pessoa pode ver se estiver atenta ao jogo pode perceber) é que há alturas em que o meio campo do Benfica é apenas Pizzi, já de si, um jogador que não me parece que seja de top (embora também aqui reconheça a sua qualidade e utilidade).

      Traz-me as estatísticas do jogo de hoje e diz-que o que fez Fejsa no jogo de hoje por exemplo em termos ofensivos, quantos passes para a frente, quantas subidas no terreno com bola dominada...

      Olha para o William Carvalho e compara a sua evolução com a do Fejsa neste aspeto...

      Fez uma ou outra recuperação? Fez, mas também era o que faltava se não fizesse, já que a sua função parece resumir-se apenas a isso.

      O Fejsa, da forma que EU o vejo é,

      Muitíssimo útil se o Benfica consegue empurrar o adversário para a frente sem ele, ou se está a ganhar e ele apenas tem de matar a saída do jogo adversário;

      Um jogador a menos, em jogos em que o Benfica tem dificuldade em controlar o jogo a meio campo, e ele é muitas vezes a causa do problema


      Quanto ao Rui Vitória, um dia escreverei um texto sobre ele...

      Cumprimentos e obrigado pelo contributo que vais dando a este blogue

      Eliminar
    3. E o William Carvalho, quantos existe na Europa? É campeão Europeu, finalista e melhor jogador do campeonato Europa sub-21. É um talento que mais ano,m menos ano estará num grande da Europa. Raríssimo: contam-se pelos dedos de uma mão, talentos semelhantes.

      MAS não deixa de ser um trinco de topo. Como Casemiro no Real ou Fernando no City. Sem ele, nos grandes jogos, o Benfica provavelmente levava meia dúzia. É só comparares a diferença entre ter Fejsa e ter Samaris. E a questão Pizzi não deixa de sr ela também uma falsa questão. Como te disse num post anterior, o problema do Benfica é estrutural. Não consegues controlar um jogo, se não tens jogadores capazes de gerir o ritmo de jogo: Rafa, Guedes, Jimenez, Salvio, Carrillo, são tudo jogadores que só se nota a presença dos mesmos, quando arrancam. Não têm arte para arrefecer jogo e jogarem parados. Como Jonas, por exemplo. Por isso é que é jogador de classe mundial..

      Eliminar
    4. O factor não termos lateral esquerdo e o Nelsinho estar num mau momento de forma ajuda MUITO à nossa pouca produção. O Fejsa não é o problema e neste Benfica é fulcral, simplesmente. Posicionalmente é incrível, fecha os espaços e faz as coberturas correctas e, quando é possível também faz passes para a frente, mas não os vai arriscar se o risco foi demasiado grande.

      Quando voltar o Grimaldo e o Nelsinho voltar à forma normal verás que tudo melhora. Porque se os extremos vêm para o meio os laterais vão por fora, se não acontece o contrário. O Almeidinhos não consegue fazer de Grimaldo (ou mesmo Eliseu) e o Nelsinho não está a produzir o normal.

      Eliminar
    5. O Nelson está num mau momento de forma????????
      ...
      Desisto...

      Eliminar
    6. Discordo jorgen
      William Carvalho não tem futebol suficiente para "grandes da Europa"
      Tanto que, com todo esse CV que disseste que possui, nunca nenhum grande o levou!
      É jogador para um Valência, inter ou totenham!
      Duvido que algum dia chegue aos barcas e reais e manchesters...
      Veremos...

      Eliminar
    7. Anónimo,

      Essa do Jonas é melhor confirmares primeiro antes de vires para aqui lançar asneiras

      Eliminar
    8. Jorgen80,

      Correto quanto à análise que fazes de jogadores como Fernando ou Casemiro, daí eu não ter deixado de reconhecer a qualidade do Fejsa.

      Mas no Benfica o problema acentua-se quando no meio são apenas 2, e um deles ataca ZERO! Convenhamos, só um cego não vê que este facto deixa muitas vezes o Pizzi em dificuldades acrescidas, e que esta é UMA das GRANDES causas pelas quais o Benfica não consegue segurar o jogo no meio.

      Eliminar
    9. RedMoon King ou Paredão? mas tu viste esses jogadores jogarem no Benfica? compara-los com o Fejsa não lembra a ninguem, mas mesmo assim olha que o Paredão ainda jogou no Chelsea e jogou, não foi para o banco, se ganharam algo ou não não sei, mas jogou lá e muitas vezes e foi titular

      Eliminar
    10. RedMoon, com os centrais no momento atual em que se encontram, sem um escudo como o Fejsa, as coisas podiam piorar muito.
      O ideal seria obviamente ter um Matic, Enzo ou Witsel ao lado do Pizzi, em jogos destes género, mas lembra-te que não há dinheiro para ter os melhores do mundo em cada posição. Se Fejsa fosse completo, já não estaria de certeza no Benfica.

      Considero Pizzi dos melhores jogadores do Benfica, mas não está na posição mais cómoda, nem no papel que melhor serve as suas qualidades. Um 4-4-2 pede, pelo menos, que um médio seja forte em qualquer capítulo, seja no de transição, defesa ou posse. Pizzi é bom no último, mas fica a desejar nos outros dois. Não é capaz de te transformar um momento defensivo, num contra-ataque letal, com transporte de bola, por exemplo. Por isso, provavelmente já notaste que há momentos, em que congestiona demasiado o jogo da equipa. Mas isso tem a ver com génese do jogador vs ideias do treinador. É como pedir a Xavi que faça coberturas e inicie rápidos contra-ataques...
      Não é por acaso que os jogadores que realmente brilharam naquela posição, duraram pouco no Benfica. Quando realmente são bons, são foras-de-série e por isso é que estes box-to-boxes de grande nível estão todos em grandes ligas ou/e grandes clubes- Fora o Adrien, que acredito que para o ano possa dar o salto.

      Eliminar
    11. «que um King ou um Paredão no meio»... RedMoon, desculpa, mas essa cena com o Fejsa já começa a ser paranóica. Antes era o Eliseu, agora o Fejsa. Falas do cócó carvalho como se fosse a 8ª maravilha do mundo, mas a verdade é que no europeu safou-se porque o F. Santos jogou à catanaccio. Vê lá bem, juntamente com o jorgen80, os jogos dele pela selecção com esta a jogar o jogo pelo jogo e vês que é lento a ocupar espaços e parece uma barata tonta no relvado sem saber se defende ou ataca. Nos jogos da liga dos campeões mostrou bem a sua mediocridade como jogador. É mais um Beto. Isso de ter sido o melhor jogador do euro sub-21 foi uma tentativa falhada de o venderem.

      Obrigado e Saudações!

      Eliminar
    12. RedMoon

      Quantas vezes viste ontem o Fejsa recuperar a bola e ao pretender lançar o ataque, ninguém mas ninguém mesmo, nem nas laterais, lhe abrir uma linha de passe ?! Ele, os centrais e até os laterais, devem ter muitas saudades de um miúdo de 18 anos que estava sempre de braço levantado e com facilidade se soltava à desfilada para a frente...eu estou, apesar do puto, nem sempre tomar a melhor decisão, e só vejo jogar !!!

      Saudações Benfiquistas e um Glorioso Abraço

      Eliminar
  3. Foi um jogo horrível!
    Contra uma equipa mais forte teríamos perdido, provavelmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha por isso é que perdeste contra o braga, o porto ou o sporting...

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    3. O esgoto está em 3º e pode ficar em 4º, desde que haja isenção. Engraçado que os 3 lances perigosos do estoril são TODOS em fora de jogo. As linhas do fora de jogo para o estoril nunca apareceram. Quero ver se o atrasado mental do gay santos vai adizer que a sporcos tv esconde imagens, como escondeu no jogo dos atrasadinhos contra o boavista. Os sapos comem sopa com o garfo, tal como fazia o stromp lol Que cabeçudos miseráveis.

      Eliminar
  4. boa noite.
    partilho a tua opinião e acrescento que em relação ao luisão , neste momento é uma prima-dona.
    falha na abordagem aos lances, falta-lhe aceleração , é tudo feito com muito esforço.
    e por causa disso fejsa têm que recuar par ajudar os centrais.
    na esquerda André Almeida é muito limitado quer a defender quer atacar.
    depois do golo o estoril começou atacar e viu-se as fragilidades do benfica a defender.
    na frente , rafa pé esquerdo é muito fraco, ok joga bem em velocidade, mas o benfica não joga em transição rápidas contra os clubes pequenos , como tal continua a não demonstrar os 20 milhões € .
    cervi saiu injustamente.
    Guedes bom jogo.
    Pizzi assim assim nem bom nem mau.
    jimenes esforçou-se na procura da bola.
    mitroglou nada acrescentar ao jogo.
    jonas muito bom para quem esteve 115 dias afastado.
    cumprimentos a todos .

    ResponderEliminar
  5. Desisti de ler quando criticaste um dos melhores 6 da Europa. Bom Natal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Volto a ler se me prometeres que percebes que o Luisao não pode jogar nesta equipa e que estamos a desperdiçar uma das melhores duplas em Jardel e Lindelof

      Eliminar
    2. Claro que sim, mas tu bem sabes que se há alguém que neste blogue sempre defendeu o Jardel fui eu :))

      Mas ele tem estado aleijado, não tem?

      O Lizandro, não me convence até ao momento...



      Quanto ao Fejsa, é um grande trinco (nunca me viste escrever o contrário)... Mas se não está "coxo" fisicamente (e parece não estar), tem de participar mais no jogo ofensivo... Tem de evoluir, como evoluiu o William no Sporting e o Danilo no Porto.

      O Fejsa pode ser excelente em certos jogos e em certos momentos do jogo, mas nem sempre é a solução (quantas vezes o ano passado o Vitória não tirou o Fejsa e colocou o Renato naquele lugar para fazer o Benfica subir no terreno?)

      Eliminar
    3. Cambada de antis!! O benfica joga com o que tem, cada jogador dá tudo em campo, se nao jogam melhor com um todo, a culpa esta no treinador e nao nos jogadores! Nao sejam ingratos!

      Eu tambem digo, epah hoje o lindelof fez um jogo do caraças, mas tambem ja o vi fazer muita merda!

      Eh o jardel e o lisandro sao muito mais rapidos que o luisao, pois mas o luisao e melhor nas bolas aéreas.

      Eh o fejsa nao sabe atacar, pois mas o samaris nao acerta um passe.

      Eh o pizzi devia jogar nas alas, e depois onde metemos os nossos 100000.... extremos.

      Ah muita coisa que dizemos, mas nao ah nada que possamos fazer. Somos apenas treinadores de bancada.

      Agradecia era que houvesse mais entrosamento entre os jogadores.E isso é trabalho do treinador.

      Eliminar
    4. Comparar william com Fejsa... É como comparar um corta-unhas com um jubileu!

      Fejsa é o único médio defensivo de raiz
      Faz o que tem a fazer muito bem, e estar a pedir para ele fazer o que fazia matic, não faz sentido, porque Matic só há 1...

      Se Cervi, Pizzi, Guedes, jimenez e Salvio ou Rafa , mais mitro e Jonas, não chegam para marcar golos, estamos muito mal se precisamos que o único médio defensivo tenha de ir lá à frente também, destapando toda a defensiva...
      Tens Nelson que ataca muito também
      E tens grimaldo, quando vier, que é só o melhor defesa/ala esquerdo deste campeonato !

      Em suma! Fejsa não tem nada de evoluir no futebol atacante! É um pêndulo e recomenda-se como está!

      Eliminar
    5. Sergey,

      Eu não sou treinador e limito-me a dar bitaites...

      Mas aquilo que vejo é muitas vezes o Fejsa a alhear-se do processo ofensivo (marcado pelo avançado adversário), para o meio campo do Benfica passar a ser apenas o Pizzi e os extremos (de costas para o jogo e com os laterais em cima), contra o meio campo adversário (os laterais marcam os extremos e fica o Pizzi contra dois ou três no meio).

      Se em teoria o nosso meio campo já é dois contra dois ou contra três (se o Fejsa estiver lá), quando não está, quando não sobe e quando não contribui para arrastar marcações, não é preciso ser génio para perceber que em MUITOS momentos jogo, isto causa imensos problemas à equipa (e ao Pizzi).

      Eliminar
    6. Dizer que o Fejsa tem que evoluir até faz doer a alma.

      Eliminar
  6. Nunca conseguimos controlar um jogo, só sabemos correr, principalmente quando estamos a ganhar.
    É em relação ao luisão, para não é nada discutível. É o nosso 4o melhor central. O J. César também é o nosso 2o melhor GR e não joga por decreto.
    Mas mesmo com tantas fragilidades estamos a 4puntos do 2o. Rumo ao 36

    ResponderEliminar
  7. Em todo o post só é dito uma coisa acertada: Luísao está horrivel e a mais na equipa. De resto, isso do coração é só conversa da treta de quem parou no tempo a ver futebol nos anos 90. O Benfica jogou mal hoje é um facto, mas os 3 lances de perigo do estoril são todos precedidos de fora de jogo. Todoa sem excepção. Qt ao processo ofensivo : cervi e rafa mto mal hoje pq não souberam definir com a mínima qualidade . Mitroglu parece ter voltado ao tempo em que foi dispensado de Inglaterra e pizzi não foi capaz de ligar o jogo da equipa. Acontece. Agora sem luisao e com um arbitro auxiliar sem cataratas o Estoril tinha sido zero.

    ResponderEliminar
  8. Não gosto de criticar jogadores, desde que dêem tudo em campo. Mas, francamente, Luisão chega a ser patético. Sempre a cair, com o Marítimo sofremos o primeiro golo devido a mais uma queda do jogador. E hoje, simplesmente tivemos mais sorte. Não pode ser. Com Jardel e Lisandro no banco. Não pode ser.
    E que dizer do Samaris? Junto à bandeira de canto passa a bola para trás para o meio do campo direitinha para os jogadores do Estoril. Nos últimos segundos do jogo.
    Enfim, má exibição do Benfica. Com alguns jogadores em estranha baixa de forma. Alguma coisa na equipa tem de ser reformulada.
    Salvaram-se os 3 pontos.

    ResponderEliminar
  9. Concordo 100% com o facto de o Jardel ter de entrar na equipa. O Luisão anda muito escorregadio, já comprometeu e hoje foi quase outra vez. Espero que o Rui Vitória tenha a coragem. Quanto à análise ao Fejsa discordo. Achei que, neste jogo, faltou mais dinâmica ofensiva e criação de linhas de passe e progressão com os jogadores em alguns momentos demasiado parados, e muitos mas muitos passes errados.

    ResponderEliminar
  10. Jorge Leitão17/12/16 22:52

    Embirrar com o Fejsa quando há lá um gajo que perde mais de 20 vezes a bola no jogo e passa em claro é de mestre.

    Ai que saudades em que o Javi Garcia era o primeiro construtor de jogo: pegava na bola e conduzia-a meio campo adversário fora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No tempo do Javi, tinhas Aimar ao lado, tinhas Ramirez no apoio, e Saviola que sabia segurar a bola na frente para a equipa subir. Neste Benfica a bola não se segura na frente, o Jimenez anda nas alas porque os extremos fogem para o meio, o jogo está sempre no meio campo, e nesse meio campo estamos sempre em inferioridade numérica porque o Fesja fica lá atrás.

      Talvez o problema se resolva com Jonas (assim espero), porque este pelo menos sabe segurar a bola e recuar para pegar no jogo.

      Eliminar
    2. Estás a falar do Pizzi? Quantas vezes já aqui escrevi que ele não é top?! Mas convenhamos, ele ao menos arrisca fazer passes para a frente... E tem de arriscar muito mais do que necessário, porque o meio campo é em muitas alturas apenas ele...

      Eliminar
    3. Ah e no tempo do Javi também tinhas o David Luiz que arrancava por ali fora e o Javi ficavá na compensação

      Eliminar
    4. mas hoje o lindelof também faz o mesmo que o david luiz, não tantas vezes mas faz.

      Eliminar
  11. Os problemas na 2ª parte não tiveram nada a ver com a defesa, teve mais a ver com o meio campo que perdeu gás na 2ª parte e com o condicionamento do Pizzi que também fez um mau jogo (muitas bolas perdidas e passes mal feitos).
    Faltou frescura física e mental!

    ResponderEliminar
  12. Actualmente é muito claro que a dupla de centrais poderá sair do seguinte lote de jogadores:
    Jardel, Lisandro e Lindelof e Kalaica ou Ruben Dias.
    Luisão é para ir "abandonando o Benfica", ir para o Brasil em Janeiro seria fabuloso para ele, parece-me, ele e os dirigentes que pensem nisso! O Júlio César também poderia acompanhar o colega e adquirir um ou 2 guarda-redes em Janeiro. Se é para gastar dinheiro.

    A equipa joga enormidades, tem um futebol fabuloso. Penso que no lugar 8 estamos extraordinariamente bem servidos, acho tanto isso que em vez do rapazito que jogou no Valência B, se é para deitar dinheiro para o lixo tragam um puto assim para a posição 8.

    Enorme abraço a todos ... um bom natal para todos nós!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falar do kalaica e do ruben dias nesta altura é ridículo, quando a melhor dupla de centrais está disponível (jardel e lindelof). Têm é de jogar! Veja-se o caso do porto, não jogam nada, mas as rotinas dos centrais (marcano e filipe) estão lá.
      Araújo

      Eliminar
    2. Ridículo? Estás a falar da forma como a equipa joga? Lembras-te de Quique Flores ou Camacho? Olha estou a vê-los de novo em forma de vitórias! A equipa joga uma... e com jogadores tão bons, porra.

      Eliminar
  13. Daqui a pouco o Ederson tb tem de fazer golos...

    ResponderEliminar
  14. RedMoon já te respondi há uns dias... o Matic já c+a não mora, nem o Enzo, nem o Renato. Queres que jogue quem, o Samaris? Sinceramente acho que nenhuma das opções do plantel vale a perda de consistência defensiva com a saída do Fejsa.

    Querias o Kroos ou o Ratikic não era? Também eu :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daí eu ter escrito e frisado que o Rui Vitória não tem grandes soluções.

      Mas o problema existe e tem de ser identificado (dentro da minha perspectiva obviamente discutivel)

      Eliminar
    2. Saudações,

      Neste propósito do meio campo centro ninguém fala do horta?
      Ninguém acha que essa opção faz falta e pode responder a várias das questões suscitadas?
      Abraço,
      Lopo

      Eliminar
    3. O problema não é de nomes é de modelo de jogo, de foma de jogar entre sectores, não é o 4.4.2 ou 1.5.4 o Rui Vitória é fantástico a motivar e não vai em cantigas da comunicação social, aposta nos mais novos, mas depois, é este jogo de trampa. Começo a ficar farto.

      Eliminar
    4. Eu acho que o problema está mais que identificado amigo... Os jogadores que temos neste momento não são tão bons como os que tivemos até há pouco tempo. Andámos mal habituados :) já quando o Matic saiu toda a gente disse que lá se ia o meio-campo e a minha resposta era "esperem até sair o Enzo, depois vão ver".
      Enzo Perez foi um dos melhores jogadores que já passaram pelo Benfica e a quem nunca se deu o devido valor. Raça e talento em doses industriais e que atacava e defendia igualmente bem. O sucesso do 4-4-2 do Benfica passou muito por ele, enquanto cá esteve.

      Agora andamos a tentar arranjar substitutos lugar por lugar e admiramo-nos que a equipa não jogue tão bem. Pudera! Quando o Messi se reformar achas que o Barcelona vai ser o mesmo?
      A alternativa é mudar a táctica, mas enquanto estivermos a ganhar não me parece que isso vá acontecer. Talvez na Europa.

      Eliminar
  15. Perante este post,posso deduzir que percebe muito pouco de futebol ou mau intensionado,ou deve estar a arranjar protagonismo. Uma boa noite benfiquista

    ResponderEliminar
  16. Sinceramente não consigo perceber como é que se pode criticar o melhor 6 (de muito longe) do campeonato e um dos melhores (claramente) da Europa. O Fejsa, basicamente, segura todo o meio campo do Benfica sozinho, na maior parte dos jogos lutando contra meios campos adversários com mais jogadores; o Benfica, se continua a jogar (e a ganhar) com apenas dois médios (fosse com o RS, fosse com o Horta, seja agora com o Pizzi) é porque tem um jogador como o Fejsa que consegue fazer todo o trabalho de recuperação de bolas e ainda consegue ir dobrar os laterais e centrais do Benfica.
    Para mim é um crime criticar um dos únicos 3 titulares indiscutiveis do Benfica, estando em boas condições físicas (Fejsa, Ederson e Jonas), e compará-lo a cepos como o King ou Paredão devia envergonhar qualquer benfiquista; de igual forma, compará-lo a William Carvalho (que é tão bom, tão bom, que ninguém lhe pega) é inenarrável...
    O Fejsa, não fosse a sua periclitante condição física, seria titular em qualquer Real Madrid ou Barcelona deste planeta e é triste quando o mesmo é mais reconhecido por um portista como o Vitor Pereira (que disse que ele é top 3 mundial na posição dele) do que por um benfiquista com opinião no espaço público.
    Dizer-se que o problema do Benfica se chama Fejsa é um crime, mas, nós benfiquistas somos assim... Já com o Cardozo era a mesma coisa...
    Ricardo Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Leitão17/12/16 23:42

      Ricardo,

      é o Fejsa para o Moon

      e o Pistolas para o Shad...

      Eliminar
    2. Totalmente de acordo com Ricardo Silva!!!

      Eliminar
    3. Sem querer entrar em defesas de jogadores em particular, quando se diz que o William é tão bom mas ninguém lhe pega, gostava então de perceber porque é que da mesma forma o Fejsa é tão bom mas também ninguém lhe pega?

      São dois grandes médios defensivos do nosso campeonato e que têm características distintas. Ponto.

      Domingues Lopes

      Eliminar
    4. "O Fejsa, não fosse a sua periclitante condição física, seria titular em qualquer Real Madrid ou Barcelona deste planeta" - está aqui a resposta à pergunta feita... E falamos de um jogador já com 28 anos (e não 24 como o WC) e que não foi campeão europeu.
      Ricardo Silva

      Eliminar
  17. Pizzi.. Pizzi.. Pizzi.. Um gajo que só estraga jogadas, toma más decisões, provoca situações perigosas para a equipa, como, por exemplo, mais um livre perigoso a terminar o jogo. Lá marcou uns cantos de jeito no fim.. Heeeeh... Não entendo como um jogador destes - que se calhar nem no Braga tem lugar - tem tão boa imprensa e é tão protegido.. Mais vale o Jonas ali! Ou o Cervi! (mas porque é que saiu?!..) ou o Zivkovic! Chiça! Até o André Horta, quando entrou contra o Porto, foi logo outra música! E qual é o problema com o Lisandro!? Só leio más apreciações dele, mas, quando entra, é decisivo, marca golos, já safou o Benfica muitas vezes (nas Antas, por exemplo..) e no ano passado segurou muito bem a defesa e o seu lugar. Fez uma dupla excelente com o Lindelöf. O Samaris e o Luisão (com o devido respeito) estão a precisar de mudar de clube. E talvez o treinador também.. A continuar assim o tetra é uma miragem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns pelo autentico tratado de nada perceber de futebol. Conseguiste até menorizar a ignorância do autor do post sobre o mesmo assunto.

      Eliminar
    2. Miguel santos18/12/16 09:49

      Realmente a continuar assim com 4 pontos de vantagem não temos hipótese nenhuma de ser campeões....

      Eliminar
    3. Dr Brüegel, essa falta do Pizzi...nem existiu!
      Para quem vê os jogos como nós, o Luisão está a mais, o Pizzi isto o Fejsa aquilo o Raul aqueloutro, enfim, todos temos a nossa opinião, mas o facto é que quem trabalha com eles todos os dias é a equipa técnica, eles lá saberão quais as melhores opções a tomar e os resultados têm estado á vista, com exibições mais fracas, com outras melhores, mas a coisa vai rolando.
      Eu tambem acho que o Luisão está a mais, mas tb vejo que ele se esforça, joga em antecipação, sobe á área adversária nas bolas paradas e com algum sucesso as ganha, mas.....a idade não perdoa, aquelas escorregadelas dele ultimamente são sinal disso, o cerebro dele manda as pernas correrem, mas estas já não respondem atempadamente ao que lhes foi pedido por ele o que resulta nos seus desiquilibrios.

      Eliminar
    4. As consultas de psiquiatria também estão encerradas ao domingo. Amanha pode tentar, mas vá cedo porque preve-se um longa fila de espera com tendência para aumentar...

      Eliminar
    5. Então a falta do Pizzi nem sequer existiu.. Pronto, perante verdades absolutas e ofertas de apoio clínico mental, só me resta respirar fundo e esperar mas é que isto melhore porque é a única coisa que interessa. Não quero convencer ninguém. Quero é que o Benfica nos convença a todos.

      Eliminar
  18. O William Carvalho e o Danilo jofam ^`a bola que se fartam, parecem dois pinheiros e segurança defensiva zero.

    Só para teres uma ideia, da actual selecção campeã europeia, não sai nem um jogador para lado nenhum após a conquista do euro, já tinha saido o Renato, mas anda a aquecer o banco em Munique, isso demonstra bem a qualidade da equipa, felizmente ganhamos, já era tempo, mas em comparação com outras selecções de Portugal, é uma selecção fraca, e apenas tem um jogador de classe pura, o CR7, os outros não passam todos de bons jogadores ou não tão bons jogadores

    O Fejsa é só o melhor jogador em Portugal a jogar naquela posição mas de longe, e são raras excepções poucos jogadores que jogam naquela posição e sabem sair a jogar, ou seja a transportar jogo, lembro-me do Sheu, Matic, este era de outra posição o Redondo, mas sair a jogar naquela posição é arriscadissimo, ali é para jogar como joga o Fejsa simples e mais nada, pode-se lembrar outra dupla, Gattuso e Pirlo, só que este metia a bola onde queria. Olha para o exemplo do Real Madrid, quando jogava com Modric e Kroos, tirando aquela taça dos campeões que ganharam em Lisboa, quase sem saberem como não ganhavam nada.Nos tempos do Posto de Mou, havia um jogador que jogava a trinco quando o Mou queria atacar e então tirava o Costinha, mais outro que devia saber sair a jogar e colocava lá o Maniche e a diferença era enorme

    Foi para lá o Zidane que ainda nada fez como treinador e olha logo a primeira medida que tomou, Casemiro a trinco, vais dizer que o Casemiro sabe sair a jogar, naquela posição joga-se simples e coloca-se a bola em quem a saiba transportar para a frente, senão abres um buracono meio campo e estás sujeito ao contra ataque, olha como marcamos os golos ao Sporting, nisso o RV foi esperto pois tirando o Adrien esse sim é bom jogador, o William Carvalho só tem duas velocidades devagar e parado

    O problema e já o disse na semana anterior, é que não se vê trabalho do treinador na forma como a equipa joga, este é o futebol de Rui Vitoria

    Recordo-te que o Feija passou a jogar nesta posição depois do Matic sair, antes da saida do Matic este era indiscutivel, e muita falta fez no final dessa epoca, talvez com ele lá fosse possivel ter ganho a Liga Europa, e esse é um problema que não o é, porque simplesmente tem a ver com o sistema de jogo de cada treinador, nisso JJ é muito melhor que o RV, este até pode ganhar mais, mas isso não faz dele melhor treinador, porque há epoca o Benfica tinha melhores jogadores. Feija é o jogador que dá equilibrio à equipa.

    Muitas vezes até escreves e tens umas opiniões que até fazem sentido independentemente de se gostar ou não, mas em relação ao Fejsa é um autentico disparate, não faz sentido nenhum. A sorte do Benfica o ano passado foram as lesões, estas deram a a oportunidade a outros jogadores que sem elas provavelmente não tinham a aparecido, pois Renato, Ederson e Lindelof, foram e são melhores do que os jogadores que substituiram

    Desculpa que te diga e com todo o respeito, mas a tua opinião sobre o Fejsa é um absurdo e não faz sentido, pelo teu prisma tinhamos que ter um central com o Beckenbauer, Krol, Humberto, Mozer, pois assim começas a sair a jogar logo na nossa area, tomaramos nós que o Fejsa não se lesione

    ResponderEliminar
  19. Começa a ser triste ver o Luisão a cair a cada lance. Alguém lhe deveria dizer que já não tem capacidade para estas andanças, já que o Rui vitoria não tem a lucidez de o fazer sair .
    O pizi não sabe defender e se apertado também não consegue atacar tornando- perigoso para a própria equipe. Nas disputas de bola revela a firmeza de uma bailarina e acaba por perder todos os lances.
    O Rui vitoria apenas faz uma boa gestão de recursos humanos colocando em campo os jogadores em melhor forma independentemente da sua posição. Só assim se percebe porque jogou sem ponta de lança. Com 3 extremos em campo quantas vezes o jimenez foi a linha centrar para o meio da. área onde não estava ninguém?

    ResponderEliminar
  20. o pizzi é que se farta de perder bolas algumas parvas, por ser lento, as outras virado para a nossa baliza mas o culpado do meio campo não produzir é do fejsa, brilhante simplesmente brilhante.

    o problema não esta no fesja nunca esteve, alguem tem de recuperar a bola e parar contra ataques, quantas bolas recupera o pizzi? nenhuma e o problema é o fejsa.

    nos últimos 15 o pizzi só marcava com os olhos e o fejsa não conseguia ir a todo o lado mas a culpa é do fejsa.

    o problema não é na posição seis o problema esta na posição oito só temos um jogador andre horta e mesmo ele ainda não tem estofo para titular absoluto.

    jimenez na vai para as alas porque os extremos vão para o meio, alias é uma estratégia do treinador basta ver o que salvio fazia e agora faz com ele, ele vai para lá porque são as características dele.

    já agora o facto de rafa não saber rematar também deve ser culpa do fejsa.

    ResponderEliminar
  21. Após ler todos os comentários, eis algumas conclusões:
    Fejsa é apenas um dos MELHORES DO MUNDO na posição dele!
    Ele faz o que já fazia o ano passado e os anteriores. Se o Renato (enorme jogador) se destacou tanto, deve-o em parte ao sentido posicional de Fejsa que agora é tão criticado, a Pizzi na direita (que conseguia ser o 3º médio a defender e o 4º avançado a atacar).
    A diferença está no que produz o resto da equipa.
    Se Fejsa recua para 3º central, os laterais têm de subir, e juntando os alas com os avançados, tem de ser suficiente para atacar (já o era o ano passado). Todas as equipas jogam com 11 jogadores (ok, algumas jogam com mais... lol) e a qualidade dos jogadores do Benfica tem de sobressair.

    Fazendo uma comparação com o que li e salvaguardando as devidas diferenças de valor entre os jogadores que vou referir, chego a esta conclusão:
    Javi fazia o que faz Fejsa (para mim Fejsa é melhor no aspecto posicional que o faz ganhar mais bolas sem recorrer ao físico, que origina muitas faltas)
    Aimar é apenas o único jogador por quem vale a pena pagar o bilhete, disse Maradona. Não há comparação possível com Renato, apesar da capacidade física e a garra do miúdo nos ter valido muitos pontos.
    Ramires fazia o que Pizzi fez o ano passado. Para mim Pizzi perde por jogar no meio. Talvez quando Horta voltar e com Sálvio lesionado, se Pizzi jogar na direita, possamos voltar a ver o que vimos o ano passado.
    Ainda assim, lutamos taco-a-taco o campeonato de 2011 com o... Braga!
    E ainda falta Jonas, que dispensa apresentações, e o Mitroglou que este ano sente "saudades" do Jonas e não está a jogar puto.
    Jimenez tem de perceber que não pode ser ele a ir a todas as bolas nas alas, mas a equipa também tem de perceber isso. A garra que ele tem faz com que muitas vezes não perceba onde tem de estar.
    Juntando isto tudo, ainda temos os jogadores que estão lesionados e sem ritmo, que são muitos!
    Apesar das dificuldades, estamos melhor que o ano passado. Façamos com que a equipa sinta que não estão sozinhos e apoiemos, pois juntos vamos conseguir chegar ao Marquês em Maio

    Saudações Benfiquistas
    Rui Pinheiro

    ResponderEliminar
  22. alerta vermelho18/12/16 01:38

    A época é longa, e no seu decurso vai ser necessário fazer muitas adaptações. Tudo dependerá de quem esteja disponível. O problema, é que iniciámos a época com lacunas no plantel,Não sendo uma exibição de mão cheia, também por mérito do adversário, ainda assim, gostei da entrega da equipa, e da atitude combativa de muitos jogadores. Mais importante que tudo ganhámos, pois para se ser campeão, é necessário ganhar alguns jogos em que não se enche o campo. Todas as equipas passam por isso, todas as equipas têm piques e certas intermitências. Não quero dizer com isto que não espere melhor.

    ResponderEliminar
  23. O Fedja é um dos melhores trincos do Mundo

    ResponderEliminar
  24. Ganda redmoon alguem lucido que ve o futebol com olhos de ver....benfica sem jonas no ataque, nao se criam jogadas arriscan-se....ai gaitan volta please...que falta de categoria nos jogadores deste benfica....e quanto ao fejsa foi na mouche, contra equipas que entregam a posse de bola ele e nada mais que zerooooo...so prejudica a equipa,em jogos divididos e um mostro em campo....e quanto a mitroglou que tao bem amado e por muitos, enfim nada a dizer, ou melhor vou pedir ao pai natal pra o levar pra longe do benfica....

    Oscar

    ResponderEliminar
  25. O Benfica tem neste momento 1 problema ENORME, a dupla de centrais...

    Em relação ao Luisão conseguir manter-se em pé é essencial, nem digo mais nada.

    Lindelof, desde a pre-epoca que ando a dizer que não está a jogar nada, estamos a em Dezembro e continua igual. Não ganha uma, nem pelo ar nem pelo chão, quando ganha é sempre em sofrimento. O Estoril ia marcando ao minuto 90, pq MAIS UMA VEZ perdeu uma bola dividida e depois em sofrimento lá foi cortar para canto. O reporter achou curioso o Lindelof bater palmas ao fesja por ter feito um corte... O Lindelof sabe o que anda ali a fazer, ele tava todo borrado, o que ele quer é que a bola nem chegue perto dele, dai ter batido palmas. Não compreendo continuarem a insistir no Lindeloff, isto nem é bom para ele!

    Meter uma bola na area do Benfica só não é golo, se o Ederson defender ou se os outros falharem, pq pelo Luisão e pelo Lindelof, entravam todas!

    O Rui Vitoria que abra os olhos, o Jardel está pronto e o Lisandro tirando o jogo do Napoles onde faltou-lhe pedigree europeu, esteve sempre a um nivel altissimo. Luisão, Lindeloff é um filme de terror. Benfica joga com 3 centrais? O Benfica devia jogar era com 4, pq os dois que lá andam enfim.


    Ficaram 4 penaltis por marcar, 3 bolas na mão antes do penalti e um jogador do estoril encavalitou-se no Jimenez, igualzinho a um penalti que o andrades queixaram-se contra o Chaves. Temos que fazer o mm que os dragartos, pegar na lupa e passar o jogo a pente fino à CSI.

    ResponderEliminar
  26. Há jogadores que são bons demais para sair do onze... Se tiver que escolher dois e só dois no Benfica são Jonas e Fejsa.. Posto isto assim como se adaptou a equipa para jogar com Jonas que se adapte a equipa para jogar também com Fejsa. que se passe para um 4x3x3 ou 4x2x3x1.. Fejsa é fulcral. temos jogadores de sobra pra isso.

    ResponderEliminar
  27. Nao se contratou um medio centro de qualidade , patetico , a equipa com tantoa avançados tem um estilo de jogo pragmatico , insuficiente , ver o Luisao jogar da pena , estamos em Dezembro e a equipa joga tao mal mas tao mal que so mesmo neste campeonato para estar na frente , alguem tem de dar um murro na mesa e tirar luisao , pizzi , o mitroglu nem se mexe , parece um calhau , esta gente recebe principescamente para isto? deixou de haver exigencia ? em janeiro nao ha dinheiro para um medio centro ? jonas em 15 minutos fez mais do que grego e mexicano , nao ha pachorra para ver tanto , tao mau futebol e um treinador que enfim , roça o fraquissimo .

    ResponderEliminar
  28. Redmoon, parece que alguns dos nossos consócios não leram o post todo.
    Concordo plenamente contigo. Fejsa é um grande jogador, posiciona-se muito bem, corta várias jogadas de ataque dos adversários mas depois um trinco de uma equipa grande também tem que saber atacar. Ou pelo menos saber colocar a bola bem jogável na frente e não só entregá-la ao Pizzi ou para trás. É aqui que ele pode evoluir.
    Comparando com os trincos adversários, tanto o sanitário WC como o homem Do nilo conseguem fazer a transição atacante muito melhor.
    É sem dúvida um aspecto que o Fejsa tem que melhorar.

    ResponderEliminar
  29. Não entendo porque é que o unico autor que escreve sobre futebol neste blog não percebe nada do assunto...

    ResponderEliminar
  30. O problema têm raízes na estrutura do futebol e preparação da época pela equipa técnica.
    A partir do momento que não há um suplente para Fejsa com as mesmas características, é claro que a equipa terá de ser modificada sempre que este não esteja disponível. Isto só para falar no Fejsa, porque podia passar o dia todo a falar de outras posições mal compensadas.
    Acresce a isto que apesar das muitas soluções que ajudam a variar dependendo do jogo e adversário, as alternativas a Fejsa são insuficientes quando o modelo de jogo não permite dominar em Campo.
    Samaris é um médio Centro mais box to box e não um trinco; Almeida é a melhor alternativa na equipa principal para sair a jogar; Danilo é ainda uma incógnita!

    Num meio a três,vou continuar a dizer, o Benfica beneficia em muito no controlo do jogo. Primeiro por que o trinco é exclusivamente defensivo e precisa de mais soluções na primeira fase de construção. Segundo porque o médio Centro titular não tem o estofo físico para dominar o jogo.

    Uma outra opção será o Pedro Rodrigues da B. Lembra Busquets no estilo de jogo e parecenças físicas salvo devidas distâncias.

    ResponderEliminar
  31. Se houver vontade de resolver o problema no eixo da defesa, em que é nítido o 'desentendimento' entre Luisão e um irreconhecível( será da mudança - ou já de cabeça, fora de - lugar) de Lindlof, de imediato o excelente futebol ofensivo do Fejsa, se irá soltar !... Esta defesa sem o apoio próximo de Fejsa estaria a sofrer golos em todos os jogos.
    Neste momento, cada livre lateral ou cada canto contra nós, é uma verdadeira aflição e a oportunidade de uma qualquer equipa de 'tropeços' poder facturar !... Mesmo sem as 'ajudas' e fechar de olhos que se verificaram na Madeira.

    ResponderEliminar
  32. benfiquista de gaia19/12/16 10:15

    E de muito mau gosto misturar o FEJA com o pizi...o FEJA e grande jogador.../nao tem imprensa) o pizi e jogador para uma 2 divisao /mas tem MUITO boa imprensa....PS..so quando o pizi deixar de ser titular e que o SLB fica mais forte....NOTA quando saiu o (imperador) julio cesar o SLB subiu muito ...quando sair o pizi vai acontecer a mesma coisa...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking