O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Se eu acredito nisto? Na verdade não! Mas espero estar enganado!

. 26 comentários
Para que fique claro, e sem ironias, acho justíssimo que seja LFV o próximo Presidente do Benfica... Já lhe fiz várias criticas, umas mais justas que outras, mas como sempre nestas coisas, não há ninguém que faça tudo certo ou tudo errado... No fim, como sempre, os balanços baseiam-se no saldo entre o deve e o haver... LFV prometeu o mandato dos resultados desportivos e cumpriu... Não há de facto razão nenhuma para que não fosse ele o merecedor mais uma vez da confiança dos sócios.

Daquilo que entendi ontem da entrevista de LFV, e para mim o mais relevante, foi na verdade aquilo que me pareceu ser o manifesto eleitoral do próximo mandato...


Em linhas gerais o que percebi foi:

1. Nos próximos três anos, contratações só em casos muito pontuais.

2. O Seixal é a menina de ouro dos olhos do Presidente e vai ser ampliado.

3. Os reforços dos próximos anos estão identificados e virão quase todos do Seixal.

4. Rui Vitória é muito mais do que um treinador, é um elemento da estrutura, presumo eu que o que LFV quis dizer é que Rui Vitória está acima dos resultados (isto a mim preocupa)

5. Rui Vitória tem todos os jogadores identificados, desde os seniores aos juvenis.

6. Há vendas previstas para os próximos anos, mas já se sabe nesta altura quais os elementos das camadas jovens que substituirão quem em caso de venda.

7. O caminho é o da formação mas sem tolher a ambição, já que ainda assim, LFV não deixa de sonhar com uma Taça Europeia.

8. LFV pretende diminuir o passivo com a venda de jogadores, substituindo-os "barato" com jogadores made in Seixal, diminuindo assim também a carga salarial.


Ora bem, e também aqui sem ironias, eu compro isto, JÁ! Digam-me onde assino que eu não hesito. Nem que fosse só por isto, LFV teria de ser sempre o próximo Presidente do Benfica. Isto é muito mais do que um 3+1+50!

Se eu acredito nisto? Na verdade não, mas isso é completamente irrelevante nesta altura! Aqui critiquei muitas vezes o Benfica Made in Seixal MAS... Eu só quero estar enganado! Mais, eu exijo estar enganado... Eu quero vir aqui daqui a dois ou três anos admitir que errei, como já o fiz em outras ocasiões! Eu exijo que LFV me prove ser capaz de impor uma política destas sem colocar em causa a competitividade da equipa!

Caramba! Se Cristiano Ronaldo está numa cruzada para ser o melhor jogador da história, porque razão não há-de LFV sonhar poder fazer aquilo que mais nenhum Presidente fez desde a Lei Bosman: Ser capaz de competir ao mais alto nível com uma política virada em 90% para a prata da casa? 

LFV merece a oportunidade de ser ele a colher os frutos (e a receber os louros) da sua visão, visão essa que se iniciou há 12 anos atrás e só agora está em condições de corresponder ao que se idealizou e projetou! E se conseguir, será merecedor dos maiores elogios e merecerá todas as homenagens!

Eu quero ver esses jovens do Benfica atingir os 15-18 anos de clube como o Presidente anunciou... (Mas quero também para os bons jogadores, não apenas para os medianos);

Eu quero vender Renato hoje e ter outro Renato na equipa B prontinho a entrar. Eu quero ter Renatos para a troca;

Eu quero ver LFV provar que é possível conseguir com o melhor de uma grande Academia, competir com clubes que podem ir buscar o melhor que há em todas as academias que se espalham por esse mundo fora!

Eu até vou fingir acreditar (ou dar de barato, como quiserem) que o grande culpado das vendas do Bernardo, do Cancelo e do André foi o vilão Jorge Jesus;

Eu até vou ignorar que ouvi LFV dizer ontem que não podia “estragar” a vida a Renato Sanches e que por isso TINHA de o vender... Reparem, não foi o Benfica que quis vender, foi a vida do Renato que não podia ser "estragada"... aos 18 anos sim... e depois de sete meses apenas de Benfica A... Renato teve de sair já e fazer um último grande contrato antes do fim da carreira!

Eu vou fingir que as coisas não continuam a ser aquilo que sempre disse que iam ser: Bons jogadores vão sempre ter boas propostas, bons jogadores vão sempre sair ao fim de sete meses, entre nós ficarão os medianos que não têm propostas – as propostas justificam tudo!

Eu vou fingir que nunca disse que a um Benfica Made in Benfica não basta formar bons jogadores... Um GRANDE (como se quer e exige) Benfica Made in Benfica não existe se não houver capacidade (e vontade) de manter os bons jogadores entre nós um mínimo de três anos!

Eu vou fingir que este ano Gonçalo Guedes não tem já cinco ou seis jogadores à sua frente e vai jogar muito pouco... E ele precisa de jogar!

Eu vou fingir que a fartura que temos nas alas não vai permitir espaço a nenhum puto da formação por muito talento que tenha...

Eu venho aqui, em suma, repetir ideias que expresso há muito... Mas venho também dizer mais uma vez que espero que LFV seja capaz de cumprir o que promete, que o novo paradigma seja FINALMENTE uma realidade, e que realmente LFV prove ter sido capaz de “montar” a melhor Academia do Mundo, capaz de formar talentos de nível Benfica com a cadência que nenhum outro clube do mundo consegue...

E reparem, aqui não se trata de desejar o fracasso desta política só para provar que tenho razão... Eu não quero ter razão! Ninguém no seu perfeito juízo não deseja um Grande Benfica formado em 90% por prata da casa! O que eu duvido, como aqui sempre o exprimi, é da sua aplicação prática, baseado nas razões acima descritas e pelos atos presidencialistas que contrariam tudo o que anuncia...

Mas sendo este o manifesto eleitoral do próximo mandato, há que dar o benefício da dúvida, digam-me só onde assino!

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

26 comentários

  1. Mr Red Moon, estando fora da "militância" activa por opção de vida, não passo sem dar uma olhada ao que se escreve por quase toda a blogosfera Benfiquista, mais que não seja por vício.
    Aqui fica o meu aplauso pela opinião clarividente sobre o que é o S.L.B. do presente e o que se adivinha do futuro.

    ResponderEliminar
  2. Alice no País das Maravilhas8/9/16 22:31

    Daquilo que conhecemos de LFV, podemos dizer que a maior parte desses sound bytes valem eventualmente alguma coisa, entre zero e 100, façam uma escolha baseada nas anteriores afirmações de outros anos (demagogia para boi dormir).
    Valorizas o mandato desportivo, no entanto um dirigente desportivo nunca pode prometer campeonatos, está a ser mentiroso, porque não controla mas de "60/70%" dos factores que podem permitir a vitória, isso que valorizas, termos ganho muitos títulos foi uma promessa sem sustentação no real previsível.

    Essas coisas todas que ele referiu se fossem verdade estaríamos na presença de um dirigente com visão e estratégia integradas (tipico da excelência), algo que até agora nunca demonstrou, sempre tomou decisões ao sabor do mercado e das oportunidades de negócio.

    Em principio uma vez "mentiroso" (...). Ele revela um padrão, uma forma de estar! Eu acho perfeitamente natural que LFV vá ficando, o português mediano aprecia estas personalidades sui generis: José Sócrates, Pedro Passos Coelho, Cavaco Silva, Isaltino, Pinto da Costa, Jorge Jesus, Fátima, Valentim Loureiro, etc etc etc etc...
    Aceitemos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "o português mediano aprecia estas personalidades sui generis"

      Eu, não dizendo melhor, digo mais: muito português mediano, vulgo "muito bom benfiquista", aprecia a crítica feroz a estas personagens sui generis quando estão "do outro lado". Quando os josés Sócrates estão na nossa banda, são simpáticas criaturas excelentes na gestao e sempre a defender os interesses do clube. Nem que para isso utilizem o que tanto gostamos de criticar nos outros: a mentira, a trafulhice, o benefício próprio, etc.
      Mas interessa é ganhar não é? Afinal, somos todos tão parecidos os outros...

      Eliminar
  3. Anónimo8/9/16 22:35

    Depois de ontem as empresas de gelados em Portugal ficaram sem stock!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Depois de ontem as empresas de gelados em Portugal ficaram sem stock!!!"

      Parece que sim, foram todos vendidos ali para os lados do Alvalidl...

      Eliminar
  4. Anónimo8/9/16 22:43

    Mas alguém acredita nisso da politica na formação?? Foi uma boa entrevista mas é preciso saber filtrar.

    Esta época quando o Ruizinho mostrar a fraude que é, na próxima com um treinador novo (espero bem que não seja o "Mário Silva"), lá vai o Benfica estourar mais 40/50 milhões no mercado para não deixar os lagartos fugirem, sim pq eles com o investimento que estão a fazer mais ano menos ano ganham, a nível salarial já devem gastar o mesmo que nós.

    Li uma noticia que o Simeone pode estar de saída do Atlético Madrid em 2018, era bom que o Vieira ligasse ao amigo Mendes para meter o JJ lá.

    Favre, Toral, Vitor Pereira um destes para treinador do Sport Lisboa e Benfica para ontem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/9/16 23:36

      O teu mal é febre. O próximo treinador do Benfica já está apalavrado e reservado, é o Marco Silva, grande benfiquista.

      Eliminar
    2. Anónimo9/9/16 01:11

      Outro banana igual ao Rui Vitória, estes benfiquistas de tasco não percebem nada de bola.

      Eliminar
  5. Razão já a perdeste quando não conseguias viver sem o Jorge jesus. Esses posts ninguém esquece. Como se alguém, ainda para mais sportinguista e azeiteiro, pudesse ser maior que o maior de Portugal.

    ResponderEliminar
  6. Partindo do principio de que é isso mesmo que LFV quer fazer e que há qualidade suficiente em todas as posições - 2 condições já por si muito dificeis de acontecerem - o pior mesmo é conseguir segurar os jogadores - porque basta fazer meia duzia de jogos para aparecerem pais, empresarios, tutores etc a fazer-lhe a cabeça para sairem

    e depois ou aumentas o salario ou não tens outra hipotese senão deixa-los sair

    ResponderEliminar
  7. Anónimo8/9/16 22:54

    Ho alice dos gelados...vai para la tu ovelha se es capaz de fazer melhor?
    ha cada abebola meu Deus...benfiquistas destes (se o sao) dispensa-se bem da famila benfiquista...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo8/9/16 22:56

    Acredito que aquele murro na mesa no final seja o espelho da sua vontade no Benfica Made in Seixal.
    Não é difícil que aconteça, mas acho que para além das posições 8 e PL, existe ainda o GRANDE problema que é a formação de guarda-redes que não tem tido nenhum rosto nesta campanha. Depois há a crónica posição de lateral esquerdo, onde pensava que Rebocho poderia ser hipótese para a equipa A, mas depois de ver a sua prestação na B não fiquei convencido, assim como não estou com Yuri Ribeiro. Reinildo ainda é muito cedo para avaliar, pelo contrário na lateral direita depois de Cancelo, apareceu Semedo, e agora Benítez e Buta.
    Relativamente às vendas, se não saírem em Janeiro, em Agosto deverão ser vendidos pelo menos 4 a 5 jogadores para cumprir a promessa da redução de passivo: Salvio, Carrillo, Samaris, Jiménez. Atenção: Não é o que eu queria que acontecesse, porque por mim mantiam-se sempre os melhores, mas Salvio está no direito "Gaitán", ir experimentar ligas mais apetecíveis, Carrillo todos sabemos que ficará apenas 1 ano para obter nacionalidade portuguesa e facilitar negócios para não ocupar vaga de extra-comunitário, Samaris pelo preço que custou, pela perda de importância no 11, pelo salário também deverá sair e Jiménez pela entrevista de ontem já estará a ser alvo de cobiça e talvez de abordagens. Pelas palavras ontem,parece-me que Luisão parte para a última época da sua carreira enquanto jogador do Benfica e um dos centrais também deverá sair, falta saber se Lindelof consegue atrair uns 30 a 40M ou se Lisandro insatisfeito pode partir. Com isto não acredito que o Benfica fique mais fraco, há muitos jogadores capazes já na B de serem 2ªlinhas na A.
    Salvio, Carrillo são alvos do excesso na sua posição e pela qualidade da formação nesta zona do terreno (existem Diogo Gonçalves, João Carvalho que pode fazer um papel semelhante a Pizzi a fechar espaços interiores ou jogar em zonas centrais do terreno, Nuno Santos o "Robben do Seixal" e inclusive poderíamos estar a falar do crónico Bilal que tem cabeça de pedra porque talento o rapaz tem), Samaris tem 3 jogadores no seu encalce Pedro Rodrigues (que craque, para mim o melhor jogador da B), Gilson Costa e Guga (havendo ainda um júnior Gedson que promete assim como Florentino Luis), Jimenez até pelo excesso de opções imediatas na A (Jovic e Guedes) também existem 2 jogadores na B capazes de subir (Saponjic e Zé Gomes). Portanto podemos estar a falar de um 2017/2018 promissor e jovem. Acredito que esta identidade "à Benfica" consiga trazer de volta a glória europeia.Assim foi nos anos 60 e 70, o Ajax assim o fez também, aliás basta ver os bons resultados inciais na Champions League dos Juniores (mesmo sem grandes figuras em alguns anos por estarem já noutro patamar).
    Lolô

    ResponderEliminar
  9. E evidente que nenhuma equipa de topo vai ter um plantel formado por 90% de prata da casa,mas tambem nao foi isso que Vieira disse.Acredito nas palavras do Presidente em algo que me parece muito mais importante que e a reducao do passivo,se for como ele diz para o valor de 1 ano de facturacao para mim e 1 grande feito e temos 1 futuro mais tranquilo.E claro que 1 dos culpados da saida do Bernardo foi JJ,como o propio Bernardo ja disse em entrevista e de certeza que com outros foi igual.Este mandato que agora acaba foi o melhor de Vieira,agora vamos ver se ele cumpre as promessas que agora esta a fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/9/16 23:37

      Ele não fez promessas, limitou-se a exprimir desejos e a sua visão.

      Eliminar
    2. AntonioP9/9/16 00:10

      Se não me engano o LFV falou em reduzir, para 200M, o passivo exigível (dividas) e não todo o passivo. Ou seja reduzir as dívidas aos bancos de pouco mais de 200M para cerca de 100M.

      Foi isso a minha interpretação.

      Fui o único que ouviu o LFV referir que é facil a venda do Renato chegar aos 60M? ninguém refere isso.

      Eliminar
    3. AntonioP

      então ele disse isso ? se é facil concerteza explicou quais sao esses objectivos

      Eliminar
    4. AntonioP9/9/16 02:14

      jpinto
      Sim disse isso, que os 25M são fáceis, os outros 20M é que são dificeis.
      Sabes que os contratos são sigilosos? alguma vez viste um contrato tornado público, sem ser no Football Leaks.
      Pelo que se diz, o Benfica ganha 5M por cada 25 jogos que o Renato fizer no Bayern. Se durante 5 anos o Renato não jogar 50% dos jogos, então foi bem vendido, se fizer, pelo que rendeu, também é bem vendido.

      Eliminar
  10. Anónimo8/9/16 23:24

    http://www.online24.pt/as-30-melhores-frases-de-luis-filipe-vieira/

    ResponderEliminar
  11. Caro Redmoon,

    Levar à letra a entrevista resulta naquilo que fizeste e bem e que mais não é do que identificar algumas fragilidades da entrevista.
    É óbvio que o Benfica terá que continuar a comprar alguns jogadores e que nem todos os dias se formam Renatos Sanches, como também é óbvio que para se lutar pela champions teremos que pagar aos jogadores.
    Mas o que é importante nesta entrevista, e isso representa uma coerência em LFV, é que o Benfica tem neste momento um estratégia consistente e que esta estratégia começa a dar resultados.
    É bom relembrar algumas da apostas de LFV para perceber que o homem é determinado:
    - Criação da BTV ( só o Benfica fez frente à Sport TV)
    - Angariação de sócios ( sob o ponto de vista estratégico foi muito interessante)
    - Academia do Seixal (lembram-se dos tempos em que a academia do Benfica produzia jogadores como Ricardo Esteves, Bruno Aguiar ... )
    - Museu
    ...
    O que acontece é que o Benfica é neste momento um clube de facto organizado e que está fortemente empenhado em formar jogadores para a equipa principal e para vender.
    Aliás, neste momento o Benfica tem imensos miudos a rodar em Portugal e no estrangeiro com visível valor.
    A mim deixa-me satisfeito a forma como LFV mostrou ter uma política e uma estratégia para o clube.

    ResponderEliminar
  12. A despropósito, mas talvez não. Sporting com 32 M€ de lucros negativos.
    A estratégia e uma visão de mercado são necessárias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AntonioP9/9/16 02:16

      O Benfica Eagle não falava em pelo menos 20M? parece que ainda foi pior do que esperado.
      Vamos agora esperar pelo Porto e pelo Benfica...

      Eliminar
  13. 13 anos depois, haver gente que dá credibilidade a um indivíduo que diz que quer fazer um Benfica made in Benfica explica quase tudo sobre a maioria dos actuais adeptos...

    Não andarei muito longe se disser que 90% desta gente venderia a mãe por vieira. Pena, é o que sinto.

    ResponderEliminar
  14. o problema não é o que ele disse, e desta vez mais coisa menos coisa o que ele disse quase se concorda com tudo, é se ele cumpre o que ele disse.
    é que se formos ver tudo aquilo que ele disse e depois fez o seu contrario ainda estávamos para a semana aqui a ler isso.

    ResponderEliminar
  15. Amo Vieira9/9/16 12:07

    Estou tranquilo sei que Vieira, meu (nosso?) amo e senhor é grande, imenso!

    ResponderEliminar
  16. Infelizmente é sempre difícil analisar a entrevista de forma isenta. No meu entender foi uma excelente entrevista. Demonstrou ter ideias bem vincadas. Resposta pronta a qualquer questão. Acredito que quer mesmo apostar na formação. Por isso investiu em tecnologia de topo e em software feito à medida para potenciar os jogadores da formação. Há ainda muitos erros a serem cometidos. Mas já se acerta na larga maioria das vezes. Estou satisfeito com o trabalho desenvolvido mas longe de estar deslumbrado.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking