O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Ser benfiquista.

. 71 comentários

Durante muitos anos houve uma diferença clara entre os adeptos de Benfica e Sporting e os adeptos do FC Porto.

Enquanto benfiquistas e sportinguistas mantinham a sua rivalidade bem acesa mas num registo mais elevado, os portistas tinham a postura habitual de azeiteiros malcriados, fazendo da gritaria e da falta de educação o seu modo de debater o futebol, até porque importava disfarçar a corrupção que o Apito Dourado revelou ao mundo(que andava distraído).

Claro que entre os vários grupos de adeptos sempre se encontraram alguns básicos merecedores das alcunhas de “lampiões” e de “lagartos”, e sabe-se que os sportinguistas sempre tiveram um sentimento “especial” pelo Benfica e pelos benfiquistas. Eu chamo-lhe rivalidade mas certamente outros preferirão usar o termo ódio. Quer de um lado quer de outro. Esses não fazem falta ao desporto.

Mas a década de 2000 trouxe outros tempos e outros modos aos adeptos do futebol português. Para pior.

Temos assistido a uma radicalização dos grupos de adeptos de Benfica e Sporting, à luz do que já eram os adeptos do FC Porto.

É comum encontrar agora entre benfiquistas e sportinguistas adeptos que preferem esmiuçar tudo o que há de mal no adversário mas fechar os olhos à sua própria casa, como se faz no FCP.

Preferem andar de dedo apontado ao rival mas são acometidos de uma grande amnésia quando se trata de verificarem o mesmo no seu próprio clube, como se faz no FCP.

Adeptos que de repente preferem imitar os azeiteiros portistas no que têm de pior: comportamento, métodos e linguagem.

A procura constante de um inimigo externo para mascarar as debilidades internas. A criação de cortinas de fumo para encobrir falhas graves de gestão.

E nisso, com muita pena minha, parte dos benfiquistas deixaram de poder dizer que são diferentes dos outros.São uma cópia do portismo mais repugnante, mas com a camisola do Benfica.

Gritaria, insultos, mentiras e linguagem degradante sem qualquer elevação ou respeito passaram a ser a expressão de uma espécie de benfiquismo digno de caixote do lixo.

Se os sportinguistas acham que esse é o caminho para a recuperação do Sporting como clube vencedor, é para o lado que durmo melhor. Será a vossa ruína.

Já os benfiquistas acharem que é assim que contribuímos para um futebol português mais forte e melhor é que já não posso concordar.

Eu cresci a ver uma massa associativa benfiquista exigente consigo própria e com o clube, desde jogadores até dirigentes. Eu vivi o tempo do “tribunal do terceiro anel”, que não acertava sempre, mas que era provido de um benfiquismo à prova de bala. Quem não tivesse fibra para aguentar a pressão é porque não era jogador para o Benfica.

Hoje vivemos um tempo em que se apela à “união”. União não em torno de um objectivo concreto mas “união” para evitar contestação.

Vivemos um tempo em que o clube é derrotado mas muitos acham normal bater palminhas e gritar “eu amo o Benfica” porque isso é que faz de nós benfiquistas! Isto porque jogadores e treinadores são muito sensíveis, tipo bebés, e se não forem acarinhados mesmo nas derrotas podem ficar tristes.

Há que ter respeito pelos profissionais, sem dúvida, mas o respeito maior tem que ser pelos milhares que pagam bilhetes caríssimos, que pagam Redpass, que fazem centenas de kms para ver um jogo de futebol. Quem respeita ou bate palmas a esses milhares de euros gastos a cada jogo do Benfica pelos adeptos?

Ser benfiquista não é imitar azeiteiros.

Não é bater palminhas só porque “temos de apoiar”. Apoiar é também demonstrar desagrado quando tal é necessário. É ser equilibrados mas sempre exigentes!

Não é imitar os Serrões ou os Dias Ferreira. Mas também não é ter um sentimento de superioridade face a ninguém quando no nosso clube os mesmos problemas são parte do dia a dia.

Por exemplo, leio muitos ficarem contentes com a decisão do caso Doyen, mas já se perguntaram quanto é que esses senhores subtraíram ao Benfica com contratos idênticos? Quantas dezenas de jogadores já passaram pelo Seixal só à custa de favores à Doyen ou à Meriton?

É assim tão bom cuspir para o ar e levar com a cuspidela na testa?

É preciso mais benfiquismo entre os benfiquistas e menos “culambismo” e “azeiteirismo”. Só assim o clube será mais forte e melhor.

Não serão certamente portistas encapotados ou benfiquistas de ocasião que virão definir ou explicar o que é ser benfiquista. Ainda esses andavam pelas Antas a festejar golos do FCP ou pelos corredores da SIC ou de outros orgãos de comunicação social já muitos de nós apanhavamos molhas enormes só para ver e apoiar o nosso clube.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

71 comentários

  1. Shadows, prepara-te para a polícia do benfiquinha. Manuel

    ResponderEliminar
  2. Shadows, deixaste-me arrepiado.
    Muitos parabéns pelo excelente texto.
    Por vezes exageras nas críticas ao LFV por tudo e por nada e perdes credibilidade, agora este texto é diferente, e, na minha humilde opinião, este é o caminho!

    Miguel F.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Miguel.
      No que diz respeito a Vieira a minha opinião é conhecida. Não tenho paciência para gente fingida e os que o rodeiam são assim. Por vezes paga ele por eles.

      Eliminar
  3. 18-08-2015.. Bruno de Carvalho : "Mr. Burns, se é guerra que quer é guerra que terá".. Carrega Benfiquistas, vamos acabar com os lagartos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo! Falar mal deles e festejar as suas derrotas. Em campo, temos sido humilhados e levado banho de bola, mas isso não interessa. Nem as exibições miseráveis, nem a política de contratações, não é? R.Costa e Djuricic andam ao soco, mas não interessa aos Benfiquistas saber o que se passou. Não temos direito. Temos é que continuar a ser tratados como clientes e mais nada. Sim senhor...

      A.Martins

      Eliminar
    2. Fala em benfiquistas, não em tretas.

      Eliminar
    3. https://media.giphy.com/media/d2Z8Q4wVgLhTxaV2/giphy.gif

      Eliminar
  4. Muito bem, Shadows, assino por baixo.
    Mas e conseguir que a pide bafienta vieirista compreenda isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem defende o LFV (ou pelo menos não o ataca) é tão "pide bafienta vieirista" como tu e os outros como tu são lacaios do Bruno de Carvalho.
      Aprende a aceitar a democracia e queres derrubar o LFV, fá-lo daqui a 6 meses, nas urnas.

      Eliminar
    2. Todos têm que perceber isso senão nada nos vai diferenciar.

      Eliminar
    3. Fala-se em pide bafienta et voilà!

      Eliminar
  5. Cláudia Oliveira22/12/15 16:57

    Sobre ser benfiquista e posturas, cada um fala por si e generalizações são sempre uma bela caca.

    Quanto à Doyen, o que está em causa, neste caso, são questões como o incumprimento de contratos por um azeiteiro demagogo, populista e extremamente perigoso. Ninguém pode fazer a lei quando e como lhe convém. Para o mal ou para o bem, o sebento tinha à sua frente contratos legais assinados por quem tinha poder para isso. Se queria a sua contestação, ia para tribunal e aí dirimia a coisa. Claro que, como aldrabão que é, preferiu roubar e esperar que a vítima fosse reclamar o que lhe pertence.

    A propalada luta contra os fundos e a favor da transparência não é o que o noitadas fez. Aliás, se lhe fosse favorável, ele alinhava com fundos e fundas.

    Não confundamos as coisas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viste os contratos assinados pelo Benfica com a Doyen? Duvido. Sugaram milhões do Benfica. Não fales de rei na barriga.

      Eliminar
    2. E leres o que a Cláudia escreveu, não? Ela diz alguma coisa acerca dos contratos do Benfica com a Doyen? Pelo contrário, até fica implícito que é contra assim como tu e eu.

      Apesar de concordar com muito do que dizes, fazendo-o da forma que fazes e argumentando com os comentadores da maneira que fazes, acabas por fazer realçar o ressabiamento mais do que a mensagem.

      E não sejas anjinho. "Never bring a knife to a gunfight" ;-)

      Eliminar
    3. Cláudia Oliveira22/12/15 17:54

      Eu não falo de rei na barriga se tu não falares de cor.

      Mas explico outra vez:

      1) uma coisa é a luta contra a opacidade, as negociatas e a favor da transparência;

      2) outra é o que o sujeito fez.

      Pensei que tinha sido clara. «My bad».

      Eliminar
    4. A defesa que alguns benfiquistas fazem da doyen é algo que me ultrapassa.
      O Sporting considerou que o contrato com a doyen para a compra do Rojo continha clausulas abusivas e provavelmente ilegais. E como é que se sabe se as clausulas são ilegais se não for em tribunal?
      O Benfica tem contratos semelhantes, o de Ola Johm por exemplo que obriga a pagamentos á doyen se nao vender o jogador ao fim de um tempo por determinado preço... A Doyen nunca perde dinheiro, e está salvaguardada por estes contratos abusivos!
      Se é ilegal? o TAS diz que não ..
      Mas pelos vistos a história ainda não acabou !

      Eliminar
    5. "A defesa que alguns benfiquistas fazem da doyen é algo que me ultrapassa."

      O pessoal aqui parece estar com dificuldades de compreensão. Dar esta resposta num tópico onde tanto eu como a Cláudia deixamos claro que somos contra esse tipo de negócios, é no mínimo surreal.

      Assim como é surreal achar que é com comportamentos como os de BdC que se luta pela transparência e credibilidade do futebol, vide acontecimentos recentes no campo da apicultura. Se acha que os contratos são contestáveis, então que o faça em sede própria. Se, pura e simplesmente, os "rasga" sujeita-se a si próprio a ser contestado.

      Mas o mais surreal é a "candura" com que os sportinguistas vêem o seu presidente. O grande herói que se ergue contra a Doyes e depois anda de braço dado com sobrinhos e mosquitos. Se calhar a diferença é que os outros dão contrapartidas.

      Eliminar
    6. Cláudia,

      Evidentemente que tens razão. É a enorme costela lagarta do Sombras que não lhe permite ver que se a postura anti-fundos fosse honesta, o contrato com a Doyen teria sido denunciado depois da posse e não quando o tipo recebeu 20 milhões do Manchester. Essa seria a diferença entre uma postura genuína e um aproveitamento de chico esperto (que de esperto não tem assim tanto). O imbecil que dirige o Sporting tem os mesmos valores que o criminoso que a certa altura dirigiu o Benfica. O último está na Carregueira e ficará lá mais uns anitos. Veremos o que acontece com o primeiro.

      Eliminar
  6. fomos gozados,atacados e insultados durante meses..SOMOS BENFICA, vamos a luta.. "Doyen a quem doer"

    ResponderEliminar
  7. Shadows,isso é que é romantismo, lol

    Cai na real...

    Cá se fazem cá se pagam...
    olho por olho, dente por dente...


    Estamos a falar de futebol não de opera...

    Não sabes nem nunca saberás o que é levar com o gozo, a troça, dos adeptos do porto, não tens mesmo noção. Isso aconteceu durante muitos e muitos anos... só nestes últimos anos a coisa se inverteu, graças a Deus...

    Não me peças para ser romântico com estes do norte e esse lagartos.

    NUNCA!

    Quero que eles se lixem sempre e à grande!

    Ass.: Benfiquista de Gaia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa!

      Haverá mundo mais perigoso que o da ópera?

      Zangas, facadas pelas costas, traições, picardías....

      Umas vezes reais, outras ficcionadas, a Ópera (do Malandro ou outras) é um mundo à parte.

      Don Giovanni

      Eliminar
  8. Mais uma vez, acertaste em cheio, Shadows. O Benfica actual é mesmo “união” para evitar contestação. Interessa falar dos outros para esconder a própria incompetência. Há que perdurar o tacho.

    A.Martins

    ResponderEliminar
  9. Shadows, as tua palavras são "engraçadas" e concordo com elas a 90%. Mas o que se vê são benfiquistas como tu a colocar benfiquistas contra benfiquistas. Qualquer um que não concorde é logo apelidado de "pide bafienta vieirista", quando estas pessoas que diariamente atacam o LFV não têm o sentido democrático que sempre houve no Benfica (mesmo no tempo da PIDE), esperam pelas próximas eleições e aceitam os resultados.
    É dificil aceitar que um Benfiquista como tu o pintaste esteja diariamente a atacar uma direção eleita com 90% dos votos.
    Já agora acrescento que falas em Serões e afins, mas vejo-te usar muita da verborreia dele contra os mesmos alvos, o SLB

    ResponderEliminar
  10. A generalização já é, em si, algo que não faz sentido. Então no futebol português, onde não faltam exemplos em todos os clubes daquilo que dizes ser "os azeiteiros do Porto", muito menos.
    Em todos os clubes, sem excepção, há azeiteiros, fanáticos, arruaceiros, mas também pessoas educadas, sensatas e que sabem discutir futebol. E sempre foi assim.
    Ou agora queres ver que todos os adeptos do Porto, e só estes, é que são do piorio? Isso realmente dava direito a um estudo numa qualquer cadeira de sociologia.
    O engraçado disto é que se perguntares a um qualquer desses azeiteiros do Porto, ele diz-te convicto que os benfiquistas e sportinguistas é que são assim e que ser portista é, mais coisa menos coisa, aquilo que tu defines o que é ser benfiquista: ir ver a equipa nem que seja à chuva e lutar para ganhar contra tudo e contra todos. E se perguntares a um Sportinguista, a mesma coisa.
    Agora escrever isto num blogue e, nos bons minutos que certamente demorou entre escrever e publicar o artigo, nuca se aperceber disto, é que não consigo conceber.

    ResponderEliminar
  11. Bom texto Shadows, vejo esta felicidade com os acontecimentos dos outros e estranho sempre a falta de exigencia para com os nossos, a vontade de querer sempre mais no nosso terceiro anel. O que nos aconteceu para estarmos tao mansos e cheios de desculpas para as nossas falhas? Nos somos Benfica e temos de lutar para ganhar apesar tudo

    ResponderEliminar
  12. Tanto disparate...
    É óbvio que a relação entre lampiões e lagartos sempre foi diferente - afinal, convivem na mesma cidade, são colegas, conhecidos, vizinhos, amigos, até familiares! Muitos de vós às tantas nem conhecia pessoalmente qualquer adepto portista (os que moram na capital certamente não tinham vida fácil, provavelmente preferiam nem se identificar para não serem alvos de bullying), e o que pensam que conhecem é um estereótipo foleiro criado pela vossa "querida e simpática" comunicação social. Na vossa cabecinha, imaginam uma criatura assustadora que come criancinhas vermelhas, provavelmente era o que vos contavam em bebés.

    Pessoalmente, sendo do Minho posso dizer que conheço poucos sportinguistas - são uma minoria por cá, comparativamente aos outros, talvez 1 em 20. Por isso a minha ideia sobre eles é quase neutra, e não são as atitudes recentes dos dirigentes que vão mudar a minha opinião. Benfiquistas, conheço alguns. A ideia que tenho (e acreditem que muita gente concorda comigo), é que a prepotência costuma ser proporcional ao benfiquismo, e vice-versa.

    Resumindo, este post só vem reforçar um conceito generalizado que todos (resto da população) temos dos benfiquistas - têm a mania que são bons, melhores que o resto. E como raramente o são, chega a roçar o patético. Daí que seja tão apetecível gozar convosco, são alvos tão... fáceis. Ainda diziam que queríamos que o SLB desaparecesse? Jamais.
    Sem vocês isto perdia muita da piada :) Continuem.

    Sei que provavelmente isto não será publicado, mas se o autor do post o ler, já fico satisfeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. têm a mania que são bons, melhores que o resto.. lol e o porto e sporting são?.. voces tem inveja, Nós somos o maior Clube desportivo de Portugal! live with it.. Benfica 6M, Sporting 2M e porto 1,5M .. senta+ lol ganda patrocinio tripeiro..

      Eliminar
    2. "os que moram na capital certamente não tinham vida fácil, provavelmente preferiam nem se identificar para não serem alvos de bullying"

      Vai comer palha e deixa de zurrar. Sabes lá o que dizes!

      ROC

      Eliminar
    3. Mas quais bullying? Isto em Lisboa não é tipo Nápoles como é mais a Norte. Cresci em Lisboa e sempre conhecidos portistas, a começar pelo meu pai. E desde que me lembro como adepto que existe um ódio entre Benfica e Sporting, pelo menos no que se refere às claques. Mas até nisso somos mesmo superiores a vocês, temos um rival que embora para nós seja inferior é um rival a sério. Quem é que é o grande rival do Porto assim tão próximo como o Sporting está do Benfica?

      Eliminar
    4. Qual bullying? Lendo aqui alguns posts, fica bastante claro o ódio visceral subjacente de alguns de vós aos portistas, sendo que o post do amigo Shadows é perfeitamente elucidativo. Alguns tentam disfarçar, outros nem isso, e outros há ainda que se comportam de forma mais civilizada - e com quem até já troquei algumas palavras aqui e ali, com nível. Repito, conheço vários adeptos de todos os clubes, e não os classifico por isso. Compreendo e aceito que do nosso lado também há radicais e acéfalos, não é surpresa e estranho era se não houvesse, mas olhem... ando por aí em vários blogs de várias cores, e adivinhem em qual (quais) encontro mais "radicalizações" de posições? Maior animosidade, constante e cíclica, para com os rivais? Pode ser presunção da minha parte, mas sendo este provavelmente o blog mais representativo do benfiquismo (o mais frequentado), é reflexo do mesmo, gostem ou não. Portanto recomendo alguma atenção aos bloggers pois, mesmo que não tenham noção, estão a "falar pelos benfiquistas" para o exterior. E nem tudo é bonito de ler, alguns textos roçam o ridículo, envergonhando a própria instituição (isso escrito por mim, adepto adversário, que respeita o vosso clube pelo que é e pelo que foi, independentemente dos seus dirigentes e adeptos).

      Caro Marco, lamento mas esse argumento não tem pés nem cabeça. Que nos interessa se temos um rival ao mesmo nível & mais próximo do que vocês, isso é relevante? O nosso objetivo não é colecionar rivais, é competir e, dentro do possível, tentar ser melhor e vencer os adversários. Simples. Os rivais são produto da inveja, inevitável quando se começa a ganhar. Ou acha que é por acaso que o FCP era considerado por vós um "adversário simpático" nos tempos em que não ganhava (quase) nada.

      Quanto aos outros que responderam, cada palavra que escrevem só reforça o meu texto original. Só por isso, obrigado.

      Cumps e um Bom Natal.

      Eliminar
  13. os posts do Shadows mostram a diferenca entre o Benfiquismo e o lampionismo...

    como adepto do SCP, nao tenho problema nenhum em ter discussoes com um rival Benfiquista, com os lampioes, (assalariados e pagos pelo LF), nem vale a pena pensar em comecar uma conversa...
    pena que os Benfiquistas se tenham vindo a "calar" e deixem os lampioes governarem o vosso clube

    saudacoes desportivas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha-me este. Pretenções claras de entrar na casa dos outros e dividir-nos. É preciso ter lata...

      Eliminar
    2. fala ai dos lagartos? bruno carvalho ect

      Eliminar
  14. Excelente texto! Parabéns. Da minha parte, faria apenas uma pequena distinção: há união em torno da equipa e do treinador, o que eu defendo, e há união em torno de quem nós sabemos...

    ResponderEliminar
  15. BENFIQUISTA DE GAIA22/12/15 18:18

    REPAREM so...rui gomes da silva no programa de onten disse isto :::::gostava que o porto ganha-se ao sporting....isto vem ao encontro do SHADOWS que aqui bem explicitou...aonde chegou o BENFICA...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que ver o contexto em que foi dita essa frase.
      Isso eu chamo DESONESTIDADE INTELECTUAL

      Eliminar
    2. Benfiquista que se preze discute o clube entre Benfiquistas.
      Nunca na vida direi mal do meu clube(mesmo que tudo esteja mal) na presença de ANDRADES E LAGARTOS.

      Eliminar
    3. Caro BENFIQUISTA DE GAIA, tu serias o ultimo a falar.....
      SEMPRE PELO BENFICA

      Eliminar
    4. Este tonto de Gaia, para além de tonto também é mentiroso! Por acaso estava a ver o programa é o RGS disse que queria um empate. O Rogério Alves disse "lá está o meu amigo com problemas de dizer que quer uma vitória do Sporting" e o RGS voltou a dizer que não era nada disso é que preferia um empate. O programa está no YouTube por isso é ir lá ver!

      Agora vejam bem a corja que anda pelos nossos blogs! A discussão era em tudo contrária ao que este artista de Gaia aqui escreve! A dúvida (como é óbvio para qualquer benfiquista) seria vitória lagarta ou empate!!! E porquê? Porque qualquer benfiquista quer ser campeão nacional e portanto é isso que conta!!!!

      E foi isto que o RGS defendeu!

      Eliminar
    5. O Rui Gomes da Silva disse que antes do resultado do scp contra o união, até queria que o porto ganhasse em alvalade, mas que agora o que quer é o empate, e o homem disse isto com o seu habitual tom de gozo, não façam disto o que não o é!

      Eliminar
    6. BENFIQUISTA DE GAIA23/12/15 10:27

      sr.rui dias..1..va aprender a escrever...nao se escreve benfiquista..escreve-se assim :::BENFIQUISTA....quanto ao seu vocabolario ..esta tudo dito...o Sr..EplurisbusUnum..fez o favor de lhe responder....

      Eliminar
    7. Fez favor, oh benfiquista de Gaia (com letra pequenina para si, pq é isso que mentirosos merecem)?
      Só expôs a sua tanga: RGS quer o empate. Tirar uma frase isolada do debate, sem contexto, como você o fez, é desonestidade intelectual.

      Grande benfiquista que me saiu.

      Eliminar
    8. Amostra de benfiquista de Gaia já sei que não vais contrapor nada do que escrev com algum tipo de facto pois não tens capacidade para o fazer! Nem sequer foste capaz de perceber que o EpluribusUnum te estava a responder a ti e não a mim por isso acho que só por ai já dá para perceber a limitação...

      Aquilo que tu queres sei eu e todos os que te lêm aqui há alguns anos! Portanto força ai...mas já sabes que quando vieres para aqui com mentiras e distorçoes daquilo que é dito acerca do Glorioso levarás que contar!

      És mentiroso e como tal nada mais há a fazer a não ser dar nomes aos ....seres.

      Obrigado por me esplicares como se escreve "Benfiquista"! Já que sabes escrevê-lo, podias tambem aprender a sê-lo! É que isto de ser lagarto e andar por aqui fingido não dá com nada...

      Eliminar
    9. BENFIQUISTA DE GAIA23/12/15 17:49

      O sr.rui...ja estou a perder tempo demais consigo..mas tenho a obrigaçao e dever para alterar os seu cerebro...entao e assim::o sr. gomes da silva disse que preferia a vitoria do porto contra o sporting...ponto ..se foi a brincar tudo bem mas disse....mais ao analizar o golo do uniao da madeira que esta em fora do jogo nitido. que so um cego e que nao ve ele conseguiu MENTIR aos olhos dos BENFIQUISTAS..so fico triste e que estou a reparar e a dar razao a um BLOGUER que apelida de BENFIQUISTAS MODERNOS..que so le faltam a carroça para serem burros

      Eliminar
  16. Com Vieira ou sem Vieira serei sempre Benfica até morrer.
    Já outros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Serás, se entretanto não perderes o ordenado. O teu clube é quem te paga, e ainda não percebeste que é isso que mete nojo ao resto dos Benfiquistas? O Benfica é superior a avençados e consequente propaganda.

      A.Martins

      Eliminar
  17. Em Portugal vive-se (aparentemente) o "Síndrome do Pensamento Único" e os bons contra os maus, uma certa infantilização das relações humanas.
    Dentro do clube é urgente trazer para o palco das conversas o "confronto" de ideias antagónicas ou simplesmente diferentes. Ao nível da gestão presidencial as decisões têm sido pouco calculadas - o endividamento, o betão (isso era depois de vencermos bastante, é que vinha o betão), os activos, os negócios de jogadores. O Benfica é Um Clube de Futebol e o seu principal objectivo é ter equipas de futebol de onze competitivas e que apresentem um bom espectáculo - temos dinheiro para isso! Eu e mais uns abutres temos enumerado diversos tipos de decisão que não servem os interesses do objectivo primordial. É lógico que eu, pelo menos, não tenho nada contra LFV, mas tenho quase tudo contra o seu modelo de gestão e desenvolvimento. Uma incapacidade gritante de ter pensamento estratégico estruturado, por isso hoje diz uma coisa e amanhã FAZ EXACTAMENTE O CONTRÁRIO - e faz isso recorrentemente ao longo dos anos!!, daquilo que observo considero uma pessoa incapaz para o Lugar de Presidente do Benfica e da Sad e já apontei aqui ao longo dos últimos meses tudo o que tinha para apontar e apresentei a forma como acho que poderia ser feito... todos temos que perceber que numa "empresa" onde entra tanto dinheiro impossível seria que não fizesse duas ou três coisas de valor (era incompetência a mais - porra é quase impossível)

    Quanto à equipa e ao treinador, ... pessoal ... não se trata dos jogadores serem umas florzinhas!, mas em competição quando as coisas estão a correr mal se vier alguém gritar connosco ficamos mais nervosos e fazemos ainda mais merda, perde-se o raciocínio como "não disse" o Professor Rui Carlos (boa pessoa por sinal, sabe expressar-de de forma conveniente e estruturada). Assobiar, mandar para sítios mais ou menos escuros e mal cheirosos, eh pá na boa... no fim do jogo por favor!!,... ficarem ali a fazer um fuzué durante um bom par de minutos, isso é fixe! Durante o jogo... é pouco (desculpem) inteligente - não me levem a mal por favor. Cânticos contra o presidente, o treinador os jogadores, tudo certo... mas, vá lá, depois do jogo!

    Quanto aos adversários... precisamos de adversários fortes senão não dá pica... imaginemos que ainda vamos ser campeões, eh pá era brutal depois da merda de campeonato que fizemos nesta primeira volta, ficávamos numa de... porra somos mesmo bons (os jogadores, o treinador e o presidente, bem visto :) ) conseguimos superar o FCP e o SCP quando já pensávamos ser impossível... se for ultrapassar o Gil Vicente ou o Atlético , bem, não é a mesma coisa, é simplesmente natural, não existe aí nada de extraordinário!
    Eu pessoalmente estou-me a cagar para a divida do SCP e do FCP, seus dirigentes e sobre o seu modelo de gestão e os problemas judiciais!!, é um problema dos seus sócios e adeptos... agora do Benfica, eh pá tá-me no sangue desde os meus 7 anitos :)

    Abraços e boas festas para quem valoriza estes dias... para todos os adeptos de futebol...

    ResponderEliminar
  18. Caro Shadows já vi que tu és um Benfiquista de primeira(elite) e eu sou de segunda(ralé)por ter ódio a tripeiros e lagartos que por tudo e por nada ofendem o nosso GLORIOSO.
    Comigo levarão sempre chumbo e do grosso.

    ResponderEliminar
  19. "...que fazem centenas de kms para ver um jogo de futebol." è o que tu não tens, Shadows, não tens respeito por adeptos como eu que que fazem centenas de kms para ver um jogo de futebol e aquem tu chamas de Guerra Seboso só pq discordam de ti. Olha ais para o espelho e faz uma intrispecção antes de vires para aqui armar numa de moralista barato...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é adeptos, o termo correcto... é mais, clientes! É assim que a "super-estrutura" nos trata. Pede ao teu patrão para enviar cumprimentos ao seu amigalhaço Joaquim Oliveira.

      A.Martins

      Eliminar
    2. Estás enganado, amigo. Ele não é meu patrão mas até podia ser pq sei que ele paga a tempo e horas a todos os funcinários dele. Mas aqui não se trata de avaliar relações laborais mas simrelação clube adepto. E como adeptos nós merecemos respeito e, obviamente devemos respeitar quem dirige o nosso clube. Se ganham com isso? É obvio que sim, isso é dos livros. Ganham notoriedade, prestigio e alguns ate são remunerados, como é o caso do R Costa. Que mal ha nisso? nenhum, anão ser a inveja que nos torpe o raciocínio, porque aqui, o que mais vejo é gente com a mente turbada e fortemente condicionada por interesses obviamnete menos sérios. Alguma vez o nosso presidente deixou de pagar aos parceiros? Alguma vez o nosso presidente anunciou uma modalidade e em 3 dias caiu no ridiculo? Algma vez o nosso presidente foi, enquanto presidente, conotado com actos ilicitos de gestão, foi conotado com perseguição a jogadores, foi conotado com ataque desmesurados a tudo o que mexa? Não, amigo, não foi mas olha que o que faz isso consegue ter mais unanomismos do que o nosso que é sério. Tambem é fáceil perceber isso: É que o nosso clube é tão grande que ate nele cabem adeptos desmiolados, cheios de inveja e aooutros até que estão ao serviço de interesses obscuros instlados nestes meios, nos blogs, jornais, etc. Eu, como benfiquista desde sempre, apoio e critico o que tenho de criticar, como adepto: critico os maus jogos, as más opções, que as ha, mas não ando aqui com teorias da conspiração, com a paranoia de que temos dirigentes ao serviço do mal e que querem destruir o clube. E tenho pena de haver gente que dá ouvidos ao que vós andais aqui constantemente a propagar. gente que, de facto, nunca se colocou no lugar que realmente ocupa no universo benfiquista, e que grande lugar é esse!, o lugar de adepto incondicional que vibra com as vitórias e sofre com as derrotas mas apoia sempre. Boas festas.

      Eliminar
    3. ATF,

      É óbvio que tens toda a razão. Aliás, escrevi-o num comentário que acabou de ser publicado, um pouco mais pra baixo. Alguém que ataca de forma descabelada outros Benfiquistas porque têm o descaramento de pensar diferente, alguém que se acha mais Benfiquista que outros, não faz mais do que mostrar uma enorme hipocrisia, quando tem a desfaçatez de publicar um comentário onde apela a "valores Benfiquistas".

      Há muita gente cujo horizonte não passa para além do próprio umbigo.

      Eliminar
    4. Rui, este ATF é mais conhecido que os milhentos "heterónimos" do Manuel aka Guerra. Topaste a ironia ligeira?

      A.Martins

      Eliminar
    5. André Martins, com as devidas desculpas ao auditório, sou obrigado a chamar-te burro. Não pq me desagrade as baboseiras que escreves aqui constantemente mais sim pq de facto é mesmo burro. senão, em vez de andares constantemente a comer dessa palha, bem que podias ir ver o meu perfil na google, onde perceberias claramente que eu tenhomidentidade, não sou pseudonimo coisa nenhuma e obviamente assino o que escrevo. E faço um esforço enorme para evitar o vernáculo que, como deves saber, é uma ferramenta quase natural dos nortenhos, como é o meu caso, Boas festas e pouca azia pq ja é demasiada a que destilais por estes dias.

      Eliminar
  20. Ha esses Benfiquistas todos sim, e dp tb ha aqueles q so criticam e pela sua cegueira nao conseguem vislumbrar nada de bom q se faça.......mesmo estando sentado no estadios da luz com o seu redpass.......

    Quem se rejubila com o desfecho do caso Doyen na lagartagem pode ter esses espirito de q falas mas tb podem ser os mesmos criticos q criticaram o "rasgar de contrato" do Vale e Azevedo, pq simplesmente é uma grave falha de postura de uma instituiçao q deveria ser um exemplo, mas obviamente nao poderias deixar de mandar mais uma acha.......

    Existe adeptos q realmente so vêm o mal dos outros, mas tb ha quem so veja o mal interno......nao é Shadows ?

    Zé Moina

    ResponderEliminar
  21. Parabéns Shadows, muito bom. SL

    ResponderEliminar
  22. Adoro o Benfica22/12/15 20:05

    Boa noite.

    Dá que pensar.


    O que os Benfiquistas diriam e gozariam se Sporting ou Porto tivessem um Presidente que festejava golos contra o próprio clube como LFV fez.Ao lado de Pinto da Costa no antigo Estádio das Antas LFV festejou e celebrou golos do Porto contra o Benfica.Mas como foi LFV a fazer isso os Benfiquistas "modernos" batem palminhas a isso e acham isso atitude de grande Benfiquista e um exemplo que deve ser seguido por todos os Benfiquistas.

    O que diriam os Benfiquistas se Pinto da Costa ou Bruno de Carvalho invadisse em direto um estúdio de Televisão onde decorria um programa como LFV fez.Mas a LFV tudo é permitido e aplaudido.

    O que diriam os Benfiquistas se Pinto da Costa ou Bruno de Carvalho vendesse um jogador duas vezes numa trapalhada descomenal como foi o "caso" do Roberto que ficou mais conhecido pelos " milhões da treta".

    O que diriam os Benfiquistas se Bruno de Carvalho ou Pinto da Costa mudassem os estatutos do clube como LFV fez para se perpetuar no poder.

    O que diriam e gozariam os Benfiquistas,( no caso do Sporting gozam) se Sporting e Porto trocassem a conquista do campeonato nacional , Taça de Portugal e boas prestações na Liga dos Campeões por Rankings da Uefa , ser o clube que vende mais jogadores ,ou que faz grandes negócios com a Nos como atualmente fazem os Benfiquistas " modernos".Que preferem esses títulos a ganhar o campeonato, Taça de Portugal e passar no minimo a fase de grupos da Liga dos Campeões.

    Os anos que andaram os Benfiquistas " modernos " a gozar do Sporting não ganhar nada com a treta de apostar só na prata da casa , nos miudos de Alcochete e agora LFV faz o mesmo e os Benfiquistas "modernos" ajoelham-se a aplaudir LFV.Dizendo que não faz mal não ganharmos nada se daqui a uns anos pudermos talvez ganhar mais que os outros.

    O que diriam os Benfiquistas se Porto ou Sporting colocassem uma clausula ou um acordo ou lá o que seja a um jogador que já não é deles que não o permitisse jogar contra eles como LFV fez com o Rosa.

    O que diriam e gozariam os Benfiquistas com os Sportinguistas e Portistas( e gozamos muito) se eles tivessem um Presidente que lhes mente como LFV faz.Mas como é LFV os Benfiquistas "modernos " batem palminhas e chamam nomes aos Benfiquistas que criticam isso.

    O que diriam e gozariam os Benfiquistas se Porto ou Sporting tivesse um Presidente que foi anos sócio do Benfica e do Porto se fosse Presidente do Sporting ou sócio do Benfica e Sporting caso fosse Presidente do Porto.

    O que diriam os Benfiquistas se o o Presidente do Sporting fizesse campanha para que uma pessoa envolvida no Apito dourado ganhasse as eleições para a Liga de clubes e FPF para manter sob sua alçada a Arbitragem como fez LFV numa ajuda clara para o "Sistema Corrupto do futebol português " reforçasse os seus poderes.

    Dá que pensar.Não acham?

    Saudações Benfiquistas de um Benfiquista que ama o clube e não pessoas que passam por lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, o que diriam? Diriam o que dizem aqui e em muitos outros sitios, sobre o nosso presidente!
      No Benfica há pluralidade e decência. Estamos longe do universo portista e do vale tudo. Estamos atentos, somos críticos, queremos mais e melhor.

      LFV levanta um problema apenas: falta de rivais à altura. Eu não tenho receio de dizer q já votei LFV, assim como votei Vilarinho, votei Luís Tadeu. Votei, em cada momento, naquele que melhor defendia o meu clube - para o qual pago quotas e compro cativo/redpass, desde que ganhei o meu primeiro ordenado, há mais de 20 anos.
      LFV fez e tem feito coisas muito boas pelo clube. E outras más. Tem gerido e tomado decisões, é normal que assim seja!!

      Venha uma boa alternativa a LFV serei o primeiro a apoiá-la.
      Mas até hoje... Nada.

      Eliminar
  23. Tozé Pereira22/12/15 20:11

    Ai sombras o desespero que vai nessa cabeça. Mas enfim, tens razão para o teres não é preciso ser um mestre Bambo para adivinhar o que vem aí: próxima jornada com colagem aos lugares da frente, regressos de Salvio, Nelson Semedo e luisão, chegadas de Cervi, Grimaldo e provavelmente Zivkovi e mais um 8 de qualidade superior...

    Tricampeonato a caminho, sombras de trombas e tachos a voar. Ai que dá mesmo pena, tenho mesmo dó. Força sombras e como queres que sejamos mais civilizados, um abraço para os superdragões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, vamos mesmo colar-nos aos lugares cimeiros, fruto do futebol espectacular que o professor de educação física anda a apresentar. É só preciso um pouco mais de paciência com o Rui "Vitória", 6 meses depois, ainda não teve tempo. O treino não é o mais importante. Os Bayerns desta vida que comecem a tremer com a espectacularidade do futebol do nosso Benfica. É com cada um...

      A.Martins

      Eliminar
    2. És um pobre diabo que não aceita nem respeita a opinião alheia !
      És um triste...

      Eliminar
    3. Pelo menos não sou avençado. É ver-te em cada comentário a tentar disfarçar a incompetência do braço direito do papa da máfia do norte. Ganhas, consoante as várias barbaridades que escreves? Que desespero!

      E somos nós, sócios, que andamos a pagar os vossos ordenados. Já reparaste?

      A.Martins

      Eliminar
    4. PS: E sim... estou triste. São 15 anos a assaltar o meu clube.

      A.Martins

      Eliminar
    5. Assaltaram o teu clube? Quem? O Godinho, o Bettencourt ou o Badochas? Distrai-te e depois não te queixes!

      Eliminar
  24. Shadows esse extremar de posições é muito por parte do pessoal que foi membro das claques de um lado e doutro nos primórdios. Pessoal que hoje em dia anda pelos 30 e muitos, 40s, e alguns até já nos 50s.

    ResponderEliminar
  25. Este post é rídiculo. As pessoas são no desporto aquilo que são na vida e há muitos Benfiquistas em cujos valores e comportamento não me reconheço, havendo adeptos de outros clubes com os quais me identificaria mais rapidamente.

    Não temos, como Benfiquistas, o exclusivo dos comportamentos correctos, nem os outros têm o exclusivo dos comportamentos incorrectos. Aquilo que se pode exigir é que quem comanda o clube o faça de forma a respeitar um conjunto de valores que habitualmente, quem é Benfiquista, identifica no Benfica - mas que nem sequer são reconhecidamente universais.

    Não é preciso ir muito longe para perceber isto. Basta pensar naquilo que o Benfica foi ao longo da sua história enquanto clube dos sócios, que democraticamente decidiam o destino do clube, e confrontá-lo com a qualificação que o autor e outros como ele que se qualificam como críticos de Vieira, fazem a quem se atreve a sugerir que Vieira não é tão mau assim.

    Num universo de milhões de adeptos, não podiam deixar de existir múltiplas visões sobre o que devia ser o Benfica. O que importa verdadeiramente é que quem dirige o clube perceba quais forem sempre os seus valores, e os defenda. Infelizmente, isso nem sempre acontece, basta ver o comportamento vergonhoso em relação aos estatutos, para perceber isso.

    No resto, haverá sempre insatisfação quando a equipa não ganha e as vitórias acabam, genericamente, com qualquer oposição significativa. Isso é igual no Benfica e no resto. Não significa que genericamente a atitude não tenha de ser diferente em relação a outros (a postura do ódio cultivada pela liderança de Pinto da Costa em relação ao Benfica seria inaceitável se se verificasse, como institucional, no Benfica), mas importa não esquecer que já tivemos um Vale e Azevedo.

    É evidente, também, que é perfeitamente humano detestar, desejar a derrota de quem é liderado por quem não tem sequer valores básicos de urbanidade e fair play. Neste caso, falando da lagartagem, é evidente que quem se comporta como o imbecil que os dirige e ataca o Benfica da forma que ele o faz, desencadeia sentimentos de natureza contrária nos adeptos do clube atacado. Por isso, independentemente da exigência que devemos ter com quem dirige o Benfica, não vejo mal algum em ficar satisfeito por ver que nem sempre o crime compensa. Fiquei, evidentemente, satisfeito por a lagartagem ter perdido em Braga, na Madeira e ainda mais com a Doyen.
    Olha-se para o que a direcção lagarta está a fazer e percebe-se que estão anos atrás da organização do Benfica. Não bastava o treinador, que até tem a humildade de perceber que aprendeu muito no Benfica, mas também queriam levar elementos relevantes da estrutura do futebol do Benfica (BenficaLab, etc), mas também estão a fazê-lo nas modalidades, contratando ex-jogadores nossos e até ex-dirigentes. Eu vejo isso como um enorme elogio ao que o Benfica tem feito. A cópia não é mais do que uma forma de elogio ao que se quer copiar!

    Em conclusão, ficar satisfeito com o mal de quem nos quer espezinhar, quem nos acusa de corrupção, quem quer que sejamos despromovidos, não parece nada de anti-Benfiquista. O resto é demagogia e, vindo de quem se comporta como se comporta em relação a quem pensa diferente, um enorme exercício de hipocrisia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo todo o texto excepto a parte dos estatutos já que foram mudados em AG, o sítio certo segundo os estatutos para o fazer. O cumprimento dos estatutos é vergonhoso?

      Eliminar
    2. Assino por baixo o comentário do (infelizmente) anónimo das 12:33.

      Eliminar
    3. O cumprimento dos estatutos...

      Ahahahahahahahah

      Obrigado, anónimo avençado... por teres alegrado o meu Natal. Já nem medem as barbaridades que escrevem. Inacreditável! Nem na Coreia do Norte se assiste a tamanha lavagem cerebral.

      A.Martins

      Eliminar
  26. concordo com tudo, excepto com essa posição acerca da Doyen... não lembra a ninguém...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking