O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 19 de dezembro de 2015

A exigência de ser presidente do Sport Lisboa e Benfica.

. 30 comentários

O que é “ser exigente” para Luis Filipe Vieira?

Bem, ser exigente não passará certamente pelo aspecto desportivo, que tem sido sucessivamente menosprezado pelo ex-sócio do FC Porto que ocupa a cadeira de presidente do SL Benfica.

Nem tampouco pelo dirigismo desportivo e pela criação de estruturas imparciais em Portugal que impeçam uma repetição do Apito Dourado.

Aliás, é de uma hipocrisia gigante Luis Filipe Vieira dizer que “Dentro do Benfica temos direito a divergir, mas os nossos adversários estão lá fora, mais activos do que nunca, o que nos obriga a estar mais unidos do que alguma vez estivemos na defesa do Benfica.

Curiosamente, é a nível interno que Vieira tem procurado abafar qualquer voz contrária à sua gestão. Uma contradição enorme face ao que discursa do púlpito.

De facto, até parece é que Luis Filipe Vieira faz um esforço muito grande para impedir o Benfica de sufocar os seus inimigos.

Assim foi com o “assassínio político” de Hermínio Loureiro e Ricardo Costa que após terem enfrentado o sistema de Joaquim Oliveira e Pinto da Costa foram forçados a sair, com o Benfica a ser infelizmente o principal apoiante de Fernando Gomes para a Liga de Clubes, que foi director financeiro do FC Porto do Apito Dourado e apanhado nas escutas a combinar o fornecimento de bilhetes para António Araújo e “as deusas”.

Assim foi também com o apoio da passagem deFernando Gomes juntamente com Tiago “Cachecol do Porto” Craveiro para a FPF. Com esse apoio vergonhoso, Luis Filipe Vieira quebrou uma regra instituída pelos presidentes históricos do Benfica, Sporting e Belenenses que tinham acordado nunca apoiar ou permitir ninguém ligado ao FC Porto ocupasse a cadeira do poder na FPF.

Eles sabiam bem todos os expedientes usados ao longo dos anos para beneficiar o FC Porto, como os 2 alargamentos que impediram o FC Porto de descer de divisão ou a forma como o FC Porto recebeu o estatuto de utilidade pública.

Nada disso impediu Luis Filipe Vieira de ainda tornar adar a mão a Pinto da Costa novamente aquando do golpe que afastou Mário Figueiredo e que lá colocou ofantoche Luis Duque.

O acordo com a NOS, como o futuro próximo vai demonstrar, foi mais um golpe de teatro, de propaganda fácil.

Prometer pagar um passivo de 430M (com o encargo de juros conhecido) com um acordo a 10 ANOS e progressivo é mais uma vez vender aos benfiquistas uma ilusão que não vai cumprir.

Primeiro, porque teremos eleições em 2016 e só após isso é que poderá ser tomada alguma decisão sobre o destino dos 36M(brutos) do primeiro ano de contrato.

Também, se Vieira se candidatar e for eleito, terá sempre que explicar aos benfiquistas se vai pedir à NOS a antecipação do valor total dos primeiros 3 anos de contrato para abater no passivo. Ou devia, se realmente respeitasse os sócios.

Em alternativa, informar se vai vender o crédito que o Benfica terá a receber da NOS por esses 3 anos de contrato a alguma instituição financeira para obter esse valor adiantado.

No entanto, nada disto permitirá a Vieira antecipar valores para além do seu mandato e se o fizer será muito grave.

Por isso, é preocupante que Luis Filipe Vieira insista na mentira de que vai pagar o passivo com o contrato da NOS. Não pagou o passivo com os muitos milhões das vendas dos últimos anos!

Luis Filipe Vieira construiu muito betão no Benfica, o que é a sua especialidade. Mas gastou demasiado com essas obras. Alguém consegue explicar, por exemplo, que o Museu tenha custado para cima de 12 milhões de euros, instalado num edifício que já estava construído?!

Luis Filipe Vieira gosta de reclamar para si méritos que não tem.

Mas nunca o vi reclamar para si a paternidade deste passivo monstruoso!

A paternidade das centenas de jogadores sem utilidade contratados durante a sua gestão!

A paternidade dos resultados desportivos medíocres de 15 anos de gestão para um clube como o Benfica.

A paternidade de ser o presidente que assistiu ao período mais vitorioso do FC Porto, com um penta e um tri campeonatos.

Mas isto é Luis Filipe Vieira. Alguém agarrado ao poder, preocupado apenas em manter as suas clientelas, desde Jorge Mendes às Doyens.

Alguém que nem tem a sinceridade de falar sem papel escrito, de ser franco para os sócios e adeptos.

Foge aos debates como o diabo da cruz.

Luis Filipe Vieira fala muito sobre a recuperação da grandeza do clube. O que fez Vieira por isso?

4 títulos de campeão em 15 anos?!

100.000 sócios perdidos nos últimos anos?

Que promessa é que Vieira cumpriu, das dezenas que tem feito ao longo dos anos?

Não vender abaixo das clausulas? Baixar as quotas? Os preços dos bilhetes?

Não vender mais jogadores?

Luis Filipe Vieira fala em recuperar o Benfica para os sócios. Será que quer dizer com isso que vai dar aos sócios o que deu às Casas? Que um sócio com apenas um ano de filiação vai poder ter 50 votos como têm os que gerem Casas do Benfica que só precisam de um ano de filiação?

Luis Filipe Vieira é um oportunista a quem saiu a sorte grande. E que só largará o poder obrigado, ou quando não tiver mais dinheiro para gastar ou ainda se tiver finalmente a enfrentá-lo em eleições um benfiquista de gema.

Até lá, continuará a vender ilusões, a endividar o clube, a usá-lo para fidelizar a sua clientela e a garantir que os verdadeiros inimigos do clube continuam bem vivos.

(A maioria dos que estiveram na quinta-feira no jantar na Catedral deviam borrar a cara de vergonha por colocarem os seus interesses pessoais à frente do interesse do clube.)

 

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

30 comentários

  1. Prof. Katambe19/12/15 17:06

    O sr. Presidente do Benfica tem, de facto, de demonstrar mais garra e defender o clube. O Prof. Katambe exige uma energia mais activa do líder do clube. Já tentei fazer um feitiço para que ele recupere o vigor de aqui há uns anos atrás. Precisamos do bom Vieira! Mas temo que ele esteja atrofiado por energias negativas cozinhadas lá para os lados de Fafe e Barcelos. É possível que o tenham bloqueado, mas nós os bruxos benfiquistas, vamos reagir com devoção e harmonia espirituais.
    Só assim, voltaremos a ter o nosso grande presidente.
    O Prof. Katambe lamenta ainda que outros dirigentes se tenham aburguesado, mesmo quando o clube foi terrivelmente atacado pelo presidente do Sporting.
    A associação de bruxos benfiquistas garante, no entanto e sem ser assalariada, que irá fazer de tudo para recolocar o Benfica na senda dos títulos.

    ResponderEliminar
  2. Shadows, não sei que idade tens nem quantos anos de sócio, mas caramba não se arranjam 20 ou 30 gajos mesmo sem nome e constrói-se uma lista do povo crl! Só para ir a eleições... com um projecto lúcido e estruturado, vejo que têm pessoas que percebem de finanças. Nem é preciso gastar dinheiro nenhum, faz-se a lista vai-se a eleições e fazem-se as entrevistas que as televisões e jornais quiserem fazer. USEM A NET e o FACE para fazerem publicidade às vossas ideias!
    Dos notáveis não acredito que ninguém queira ir a eleições contra "O Amigo LFV"... mas não há prá aí um Tadeu qualquer??... porra people! Isto não pode ficar-se só por páginas na net, é muito pouco!
    E o Rui Costa, não será altura de ser presidente? E o psiquiatra lá do norte... eh pá façam uma lista para concorrer á direcção, por favor crl!!!
    UMA LISTA DO POVO CRL, UM "PODEMOS" À BENFICA!!! VÁ LÁ!!!
    É TEMPO DE TIRAR ESTES RICALHAÇOS DO PODER, ANDAM A COMER-NOS BEM COMIDOS COM AS SUAS CENAS !!! FOGO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "E o Rui Costa, não será altura de ser presidente?"

      O Rui Costa? Esse está-se a borrifar para o Benfica. Desde que lhe pingue na conta ao fim do mês, está tudo bem. Rui Costa tornou-se tão mercenário como os outros. Tivesse ele dois dedos de testa e já tinha batido com a porta há muito tempo. Não pactuava com o nojo que se instalou dentro do clube...

      Rui Costa? Deixa-me rir...

      Eliminar
    2. Rui Costa ( era o meu ídolo...) é constantemente diminuído e desconsiderado nas reuniões, pelo LFV.
      Mas nem essas desconsiderações o fazem "desgarrar" do excelente ordenado que recebe...
      ------------
      Respondendo ao Moleculas, não há a mínima hipótese de uma lista vingar contra LFV. O homem só sai quando quiser.

      Eliminar
    3. " é constantemente diminuído e desconsiderado nas reuniões, pelo LFV "
      Isso significa que há bufos dentro da direcção que vem confidenciar com os amigos o que se passa lá dentro... tá mal, tá muito mal ! ! !

      Eliminar
    4. Rui Costa? Esse ganha os balúrdios que ganha para estar a fumar cigarros e a desfolhar jornais no seu gabinete e a comprar os Taarabt's desta vida. Ele quer lá saber do Benfica, quer é que o pilim lhe caia na conta ao fim do mês.

      A.Martins

      Eliminar
    5. Anónimo das 10.57
      Afinal as desconsiderações são verdade? Olha...muito me contas...
      Eu cheguei a essas conclusões, dados os poucos minutos que os jogadores "contratados" pelo Rui Cota, têm no onze principal.

      Mas cá para mim, essas considerações devem ser verdade e digo isto porquê? Porque LFV tem um exército de assalariados que vasculham todos os blogues e entram como anónimos ou niks de ocasião, para a contra-informação e para as louvaminhas a quem lhes paga.
      Este anónimo deve ser um deles...e um dos que estão nas tais reuniões...penso eu de que...

      Eliminar
    6. Águia Preocupada19/12/15 21:17

      Olha moleculas, é isso tudo! Só mesmo uma lista faria tremer aquela gentalha! Só o furor que a comunicação social faria (ou não!) e as entrevistas bem planeadas, bem argumentadas e sobretudo bem incisivas, fariam muito mais do que uns textos aqui e ali e mais uns quantos comentários! Muitos dos que defendem acérrimamente o deus salvador, teriam a oportunidade de ouvir outras posições o que até agora não tem sido possível pois o ditador não ouve nem debate com ninguém.
      Mas nós, benfiquistas, somos demasiado passivos e assim...

      Eliminar
    7. Moleculas isso que falas é claramente possivel, a questão é até que ponto consegues arranjar pessoas de bem que se queiram meter no mundo nojento, desonesto e corrupto que é o mundo desportivo e em particular o futebol.

      Achas que essas pessoas querem ter aqueles armarios a intimidarem pessoas nas assembleias gerais? a serem ameaçadas de tudo e mais alguma coisa?

      As assembleias no Benfica sempre foram quentes, mas democraticas e toda a gente podia falar desde que fosse socio do Benfica, independetemente do seu estatuto social, de há muitos anos para cá se por algum motivo te tornas incomodo, eles tentam que te juntes a eles, se a tua coluna vertebral não tiver a flexibilidade de um Varandas, de um Moniz, de um Guerra, etc, então aparecem os armarios assim com umas propostas irrecusaveis, e assim afastam as pessoas, porque essas pessoas, por exemplo como o Prof. Tadeu, não se fazem acompanhar de pessoas, vou ser simpatico, complicadas para não lhes chamar outro nome, hoje em dia estes presidentes dos clubes mais parecem capos da mafia ao melhor estilo do Francis Ford Cappola, acho que alguns da nossa praça devem deixar com cara de inveja o Michael Corleone.

      Falando de nós basta ver as tristes figuras protagonizadas pelo actual nosso presidente, nas assembleias gerais, desde estar constantemente ao telemovel, seja meio a dormir meio acordado, seja a mandar os socios para o trabalho, se ele considera que eles não prestam então como presidente da instituição não pode descer ao nivel deles, senão é igual a eles, mas em Portugal, tu podes roubar, fazer trampa a torto e a direito, desde que faças um "bom trabalho", está tudo bem, é tudo gente de boas comidas, Socrates, Felgueiras, Isatino, BPN, BES, Banif, e mais há, então no Benfica nunca o ditado Se não podes com eles, junta-te a eles, teve tanta vida.

      PAra as pessoas se menterem nisso, têm que ir preparadas para uma guerra, fisica e verbal, que vai afectar a sua vida privada, dos seus parentes mais proximos e profissional, e é isso será que alguem quer? será que vale a pena? se levarmos as coisas pelo prisma romantico de como quando começamos a gostar do Benfica e de ser Benfica valea pena, se olharmos para a realidade, meu caro Moleculas, não vale a pena e esse é o motivo porque tu vês gente da estirpe de Pinto da Costa, LFV e outros, manterem-se eternamente nos clubes, eles não estão lá por caridade, pergunta-lhes porque motivos estão lá e vê lá se obtens alguma resposta, se calhar vais ouvir o mesmo que quem se candidatou nas ultimas eleições ouviu, sobre haver ou não debates, nem questiono se eram melhores ou não, mas numa dita democracia, tanta hipocrisia, valendo ou não teria havido debates

      Eliminar
    8. Não existem impérios inexpugnáveis pelo menos eternamente, mas de facto é necessária uma vaga de fundo a sério para derrubar estas pessoas do Benfica. Caso contrário transformarmo-nos num daqueles regimes em que o líder só é substituído por outro do seu grupo, ou seja, na prática nunca muda o regime.

      Eliminar
    9. Zé, não estou nem nuca estive dentro desses meandros mas tenho a certeza que tudo o que escreves se adequa à realidade. O que eu proponho não é que as pessoas se vão chatear, é que façam uma lista "para perder", para suscitar o debate nem que seja na comunicação social com as tais entrevistas... o LFV como sabe que vai ganhar não acredito que vos fosse chatear... sei lá, digo eu... O Benfica precisa de uma lista "perdedora", sei que isto vos parece parvo... talvez não seja. :)
      Se tiverem uma personalidade conhecida do público para encabeçar o debate melhor ainda... será que o Júlio Machado Vaz não estaria interessado em provocar um debate, não é ganhar eleições, "deus nos livre e guarde de tal"... fica a ideia.

      Eliminar
  3. Pá, acho que todos os anos vamos ouvir LFV com os mesmo discursos a credebilidade que para ele nunca está ganha, a estruturaçao financeira que mesmo daqui a 50 nunca estará feita, os abutres e o tempo de Vale e Azevedo (o maior pesadelo do sistema amigo de LFV) , a aposta nos jovens que fica smpre bem dizer, e etc etc etc....mais do mesmo!
    Até lá e até ás eleiçoes acenou com um negocio de 400 milhoes da treta para enganar, aposto que a proxima cartada de LFV não é o reforço da equipa nem o facto de o Benfica jogar mal e porcamente mais parece um Guimaraes acho que vem aí um negocio do naming dizem mais um super negocio....

    ResponderEliminar
  4. Parei de ler nem tinha chegado a meio.

    Discurso ja gasto da campanha do Shadows, todas as semanas esgrime a mesma argumentaçao de tasca.

    O Presidente do S L Benfica foi a votos e ganhou, isso anos apos ter sido socio do clube da fruta, isso quer dizer q apesar de o ter sido, a maioria dos socios do Benfica acharam q nao era relevante.

    Dp de alguns dos episodios aqui descritos, o Presidente do S L Benfica foi novamente a votos, e voltou a ganhar com uma clara demonstraçao de apoio dos socios......e nao da micharia de % dos votos das casas do Benfica conforme gostas de argumentar sem fundamentar.

    Os socios, na sua enorme maioria, gostaram do desempenho global desta equipa de administradores.

    O resto é azia de quem tem saudades do tempo do Damasio, Brito e Vale e Azevedo.

    Ja qt ao treinador a tua campanha contra o anterior mostrou claramente q estavas certo....ou nao, agora ficaste com a do Presidente, veremos se nos sai um RV dos presidentes.

    Zé Moina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "isso anos apos ter sido socio do clube da fruta, isso quer dizer q apesar de o ter sido, a maioria dos socios do Benfica acharam q nao era relevante."

      Isso é que é preocupante. E demonstra muito do actual universo benfiquita...

      Eliminar
    2. Meteres o Jorge de Brito nessa "cumbersa" vê-se claramente que de Benfica percebes pouco.
      O Homem deu tudo o que tinha e o que não tinha ao Glorioso!!!

      Eliminar
    3. Comparar Jorge de Brito com Damasio, Vale e Azevedo, Vilarinho e LFV é comparar trampa com perfume, Jorge de Brito se mais não deu foi porque não podia, foi pista de tartan, a maioria que aqui fala nem se lembra disso, mas o Benfica tinha o Estadio da Luz e o Estadio 2 com pista de tartan, foi dinheiro dado ao clube, foi montes de dinheiro dado para aquisições de jogadores de topo, pobre Benfica a quem estás entregue

      Eliminar
    4. Shadows estás a esquecer-te do mais importante, é que no periodo do LFV, foi o periodo onde o Porto ganhou 1 Liga dos Campeões, 2 Taças UEFA/L. Europa e ainda 1 Taça Intercontinental, fazendo do Porto o clube com melhor palmarés a nivel nacional globalmente, ou seja as competições europeias e internacionais que eles têm a mais valem mais que os titulos nacionais e taças que temos a mais que eles, dizerem isto a alguem há 40 anos atrás era a mesma coisa que em 1920 dizerem que o homem ia à Lua.

      Quanto ao resto daquilo que é LFV enquanto presidente do Benfica, da vida dele pessoal nem quero saber, em 15 anos nunca houve nenhuma novidade desde que ele entrou no Benfica, foi sempre um demagogo e uma pessoa que nunca cumpriu praticamente nada do que dizia, palavra para ele é coisa vã, desde o inicio que nunca esperei nada de bom da parte dele e não era agora que esperava, dele apenas espero que desapareça do clube e nada mais, claro que que alguem serio e honesto, não nenhum maluco, duvido é que gente de bem se queira meter no lamaçal que é o mundo desportivo, corrupção é em grande a todos os niveis, ninguem fala e ninguem quer investigações porque são todos iguais e têm todos rabos de palha pendurados

      Eliminar
    5. O Viriato de Viseu tem razão. Já não é a primeira vez que vejo aqui ofenderem o bom de um Homem que deu muito ao Benfica. Eu só assisti àquela caricatura do Sr. Jorge de Brito que foi Presidente do Benfica, mas o verdadeiro Sr. Jorge de Brito não era aquilo. Informem-se tal como eu o fiz.

      Eliminar
    6. Acho q andamos aqui a brincar aos posts.... Brito deu craques ? o Futre q compramos a pressa a tivemos q despachar pq nao havia dinheiro pro salario ???

      Os tripas ganharam varias competiçoes como LFV mas em 87 ja tinham ganho e nao vejo criticas ao anterior presidente....na decada de noventa limparam quase tudo.......culpa do LFV tb.....

      Zé Moina

      Eliminar
    7. Oh Zé Moina, nos anos 80 eles foram a 2 finais e ganharam uma, a gente foi a 3 e não ganhou nenhuma, sabes quantos campeonatos ganhou o Benfica na decada de 80? 5 em 10, sabes quantas taças ganhou na mesma decada? 5 em 10, é parecido com o tempo do Vieira não é? realmente a maioria das pessoas que hoje deambulam pela net de historia náo sabem quase nada, pensam que as coisas começaram com a era da internet.

      Financiou o Futre na totalidade, financiou o Mozer, Valdo, Aldair Thern, Ricardo Gomes, deu uma pista de Tartan ao Benfica, emprestou varias vezes dinheiro ao clube sem juros, do Benfica não percebes nada, percebes é do Benfica do Vieira, tu e a maioria

      Eliminar
    8. Caro Zé.......se bem me lembro e nem vou reler, falei da presidencia do Brito.....se nao sabe o q isso significa procure um dicionário.

      Nao sabia q Mozer, Valdo, Aldair, Thern e Ricardo Gomes tinham chegado na presidencia do Jorge de Brito, as minhas desculpas pelo lapso.

      Escrevi acima "década de noventa" percebeu ou precisa de algum desenho ?

      Se nao me engano, e mais uma vez peço desculpa se for o caso, a década de noventa nao inclui os anos 80.......digo eu......

      Mesmo q nao tenha contrariado nada de q escrevi, tenho q concordar consigo, nao percebo nada do Benfica.......mas ha quem tenha graves lacunas de interpretaçao........

      Escrevi q nos anos noventa limparam quase tudo e contraria com as vitorias dos ano 80.......muito bom ! Os Gato Fedorente tem concorrente à altura !

      Zé Moina

      Eliminar
  5. alerta vermelho19/12/15 18:29

    Sr Presidente,pare de fazer disparates POR FAVOR! Como as coisas se invertem! O ano passado era bdc que ia ao balneário após acontecerem maus resultados. Cada vez que o fazia, instabilizava ainda mais a equipa! Este ano é LFV. Vai ao balneário para tentar dar a entender que a culpa é apenas dos jogadores, e não é nada do incompetente (e grande amigo) que ele contratou como técnico principal! Mas isto pode não dar apenas um efeito igual ao zmerding! O pior é se dá um efeito Chelsea! Os jogadores agora não ganham os jogos porque o incompetente não os sabe usar. Mas qualquer dia, nem se esforçam por os ganhar porque se vão revoltar de o Presidente os culpar constantemente, para proteger o incompetente que contratou! SENHOR PRESIDENTE PARE DE FAZER DISPARATES POR FAVOR!NÃO ACHA QUE JÁ CHEGA?!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem visto. Há alguma garotada no plantel, mas há também homens feitos com vários anos de futebol e que já tiveram vários treinadores, e sabem muito bem distinguir um treinador competente de um que não é.

      Eliminar
  6. O Vieira segundo o shadows é o filho do apocalipse dentro do proprio benfica, nao concordando com tudo o que é dito por ele a minha questão é: Quem são as alternativas a este presidente? Para mudar só para melhor, para alguem capaz, sério e comprometido com o futuro deste clube, porque senao deixa la estar o vieira. O homem foi eleito democraticamente pela maioria dos socios votantes. Até que apareça alguém com o perfil acima indicado,o veira vai estar "condenado" a continuar a frente do futuro do benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente "condenado".
      E quem se "condenou" foi ele próprio, aquando da geringonça da revisão dos estatutos. 25 anos de sócio eram necessários, quando ele sabia que os não tinha.
      Faz de nós, sócios, gato sapato!!!
      Bastam-lhe os votos das Casas e daqueles 20 casais com 50 votos cada um, que normalmente se sentam à sua frente nas A.G.

      Eliminar
  7. http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/2--liga/detalhe/benfica-b-fc-porto-b-em-direto.html

    Na era vieira, no futebol é só alegrias.

    ResponderEliminar
  8. Na mouche, Shadows. Isto é o que todo Benfiquista tem obrigação de saber para perceber o que se passa no seio do clube. Até quando os Benfiquistas vão permitir este saque ao Benfica? 15 anos de mentiras e 4 campeonatos (3 deles com o escorraçado JJ) não foram suficientes...

    A.Martins

    ResponderEliminar
  9. Shadows,

    A história é sempre a mesma.
    Já chega de maledicência!!

    ResponderEliminar
  10. Uma lista para concorrer às eleições e menos conversa., duvido é que sequer consigam as assinaturas necessárias...novo Record à vista para Luís Filipe Vieira, desta vez vai ser 97%

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebes o conceito de democracia? reconheces aos benfiquistas que queiram a mudança legitimidade para irem a eleições mesmo que percam por essa margem? Achas útil haver várias candidaturas ou lenine, hitler, salazar servem-te perfeitamente?

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking