O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Responsáveis, sim. Incompetentes? Não creio...

. 68 comentários

Não deixo de ler as palavras do Redmoon com alguma nostalgia. Ele que tanto aqui defendeu com unhas e dentes a Direcção que agora critica de incompetentes e só eu e ele é que sabemos os mails que trocámos em que lhe tentava explicar que a Direção não era tão "cristal clear" como ele escrevia. Vejo com simpatia que o tempo me deu razão... em excesso.

Podemos ter muitas diferença de opinião, mas sem qualquer interesse em partilhar o que foram essas trocas de opinião, parece-me neste aspecto estamos de acordo: com o tempo mudou a perspectiva, o que ao contrario de muita gente, eu considero um sinal de inteligência. 

Agora não só perdeu a admiração, como passou a considerá-los incompetentes. Mas tem desculpa e já lá vou rapidamente...

O grande problema dos benfiquistas é que consideramos sempre que é tudo branco ou preto. Rui Vitória ou é melhor que Jesus ou é uma merda; Vieira ou é brilhante ou incompetente, etc.

Pelo caminho vão nascendo mitos que Jesus era a estrutura... mas agora já se diz que a estrutura é incompetente. Pelo caminho vão nascendo mitos que o sucesso de Vieira foi Jesus, mas empresarial e desportivamente o SLBenfica está num país de cáca mas ao nível do que melhor se faz no Mundo.

O grande fator desta temporada é mesmo um elemento que o Redmoon e muita gente tem focado:

- Vieira não cumpriu com o que afirmou (não vou dizer, prometeu) quando disse que Rui Vitória iria ter o mesmo que Jesus tivera.

O SLBenfica, nesta temporada, fez o o menor investimento desde 2007 (Fernando Santos) e grande parte do investimento feito (17M€) foi feito num jogador que custou 9M€ (por 50% do passe).

Este é o grande problema desta temporada! Não posso deixar de concordar com o Redmoon neste aspecto, porém é importante reconhecer que apesar dos contra-tempos, o Rui Vitória tem feito omoletes sem ovos..

Além desse (muito) menor investimento, Rui Vitória teve ainda que lidar com a ausência de Salvio, e com a lesão do jogador que assumia grande destaque no plantel, Nelson Semedo. Pelo caminho Sílvio e Eliseu são claramente jogadores menos na equipa e de forma evidente expõem a equipa como se viu na Turquia e na Luz, ontem.

No meio, André Almeida e Samaris praticamente não têm alternativas. Fejsa está "por arames" e Pizzi se com Jesus e já restando apenas o campeonato como desafio (no ano passado), não era suficiente para o lugar de Enzo... agora mais se nota.

A questão que coloco é a mesma que coloco desde que levantei aqui neste mesmo blog a questão das finanças do SLBenfica:

- Porque motivo o SLBenfica não tem capacidade de investimento?

Dito isto, não posso concordar que o que se está a passar é incompetência, mas sim um "mistério" por explicar por parte da direcção. Por outro lado, também posso alinhar nessa tese macabra que querem fazer passar de que era Jesus que tinha o mérito de tudo e mais alguma coisa...

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

68 comentários

  1. "Porque motivo o SLBenfica não tem capacidade de investimento?"

    Isso é que é preocupante. Como é que com recordes de receita foi preciso este apertão de cinto brutal? E no momento em que a concorrência directa mais dinheiro gasta? É sinal do que sempre se tem dito: aquilo está muito mau e muito mal gerido.

    "Rui Vitória ou é melhor que Jesus ou é uma merda"

    Prefiro uma variante: Não é por Rui Vitória ser Fraco que Jesus é bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não. O Rui Vitória é fraco. Ponto. O Jorge Jesus é muito bom. Ponto. Não é o melhor do mundo mas é o melhor de Portugal. Ponto.

      Eliminar
    2. Para ser melhor de Portugal não precisa de muita coisa

      Eliminar
    3. nao considero o Rui Vitoria fraco, alias considero-o um excelente treinador, o que nao faz dele melhor que Jesus

      Eliminar
  2. Jesus não é Deus. Mas é bom. Muito bom e ontem foi prova disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se pararam para analisar um facto:
      O Jesus ganhou duas vezes ao Benfica, e possivelmente até pode ganhar mais, devido ao facto de conhecer grande parte do plantel do Benfica e por ver que RV aposta num esquema táctico parecido ao seu. Ele sabe como anular Gaitan, os dois jogos não fez nada, e Jonas. De resto a que clube ganhou ou jogou como contra o Benfica? Nenhum, até perdeu o acesso à Liga dos Campeões. Por isso não se deixem ir atrás do dizer que o Jesus é um grande treinador, que é mas não tão grande assim como o pintam, porque o RV não tem à disposição plantel como os que o Jesus teve.
      Agora que o RV tem que repensar a táctica tem. Para jogar com dois médios centro e dois ponta de lanças/avançados, Pizzi, Talisca e André não dão. Tem o Djuricic e o Cristante que são bem melhores e não jogam porquê? Vendo o caso do Ola Jonh, o Vieira quer vender o Talisca ou o Pizzi em janeiro. Espero que me engane.
      Ah, ainda há o Lindelof que pode fazer a ala direita, o João Teixeira, o Rebocho que é bem melhor que o Eliseu, e o Lisandro que tem pedalada para substituir o Luisão, que já se viu que já não tem pernas de forma a aguentar uma época a alto nivel.
      Acredito que é possivel ser campeão, mas tem de ser agora que o RV terá de mudar algumas, muitas, coisas na equipa.

      Obrigado e Saudações!

      Eliminar
    2. E terá coragem para o fazer? Não será que a dívida de gratidão para com o LFV não terá mais peso?

      Eliminar
  3. Se queres ser serio, diz a verdade toda, nao te fiques pela metade.

    Muitos anos houve em que para mim nao ganhavamos porque era natural, porque nao tinhamos condicoes para tal, porque outros eram melhores e por isso... Ganhavam.

    Defendi LFV nos mandatos da reestruturacao. Era o que lhe exigia, que criasse condicoes (como criou) para que pudessemos ganhar de forma sustentada num futuro proximo.

    A minha agulha virou quando nas palavras do proprio, LFV deu a reestruturacao como consumada e elegeu os seus novos mandatos como os mandatos dos resultados desportivos.

    O que nao fiz, como tu fizeste durante anos, foi desancar em Vieira por nao ganharmos, quando n verdade essas vitorias eram impossiveis do ponto de vista da sustentcao.

    Hoje sim, exijo desportivamente e a avalio peloa resultados desportivos e pela politica desportiva que vejo.

    A minhda mudança de criterios objetivos de avaliacao tem uma explicacao, que tu conheces, mas que quando te convem ajuda fingir que desconheces.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas ja agora, e para que os leitores dos tempos de hoje possam perceber melhor o que eram as divergencias entre nos em 2010 e essa tal minha defesa de Luis Filipe Vieira de que falas, é ler isto

      http://geracaobenfica.blogspot.ie/2010/10/primeiro-ponto-previo-este-post-e-o.html?m=1

      Era esta a defesa de LFV de que me acusar? Repor e verdade em dezenas de mentiras que eram ditas?

      Eliminar
    2. rosario negrao26/10/15 12:45

      Fazes tantas alusoes e nada dizes, atacas mas....criticas mas....
      Para ti a para quem aqui escreve esta quase a chegar a vossa hora!!!
      Para o ano vai haver novas eleições e ai podem aparecer como candidatos... apoiar outros candidatos ...atacar a atual direção...eleger outro BC ... esta tudo nas maos dos criticos, mostrem-me os vossos candidatos e promessas... pode ser que ganhem!!!!!

      Eliminar
  4. Eu nem sou um fã incondicional de JJ mas preferia ter perdido metade da equipa do ano passado do que ter perdido JJ ainda por cima para o SCP.
    Um atentado destes só semelhante à saída de JVP#8 para o Sporting, obra de Vale e Azevedo que para mim é semelhante ao LFV.

    ResponderEliminar
  5. Independentemente de tudo nunca o Benfica poderia ir para um projecto novo quando venceu um Bi-Campeonato, NUNCA!!!! O Tri estava ali ao virar da esquina se mantivéssemos o treinador, com todos os seus defeitos e virtudes, e agora o titulo está ao virar do quarteirão...

    ainda podemos ser campeões mas vejo demasiados erros nesta equipa do Benfica... Vai ver o terceiro golo do Sporting e vê o posicionamento do Samaris em relação ao André Almeida...

    O André Almeida subiu no terreno e Samaris ficou-se descaído na esquerda, não fechou na zona à frente dos centrais... Isto é recorrente neste Benfica. Já vamos em Outubro e eu continuo a ver que há muito que trabalhar neste Benfica. Dois jogos com o Sporting treinado pelo treinador que perde sempre os grandes jogos e levámos duas vezes na peida, numa levaram-nos a Supertaça e noutra fomos goleados na Luz...

    ResponderEliminar
  6. Continua a dizer...Se não perdermos mais pontos até ao fim da 1ª volta...e atempadamente comprarmos um 6/8 e um lateral esquerdo...Com o regresso do Salvio...podemos fazer o 35....

    O FCP tem o lopetegui...e o SCP vai perder muitos pontos...aquilo ontem foi só fogo de vista...na 2 volta vão estar todos rebentadinhos....Aqueles Teo e Brian Ruiz....não sao jogadores para aguentar uma época em alta rotação...e convenhamos que o meio campo do SCP tb não...o William é mt bom jogador...ocupa muita espaço...mas correr muito e "bem" não é com ele.....

    Ontem foi péssimo...mas isto ainda está longe de estar acabado...o JJ já borrou a pintura com plantéis muito superiores....Quando foi ao dragão vai se borrar todo....O FCP vai à Madeira na próxima jornada...Ainda falta muito campeonato...Se os jogadores se encherem de brio e fizerem o pleno até ao fim da 1ª volta somos campeões....Havendo dinheiro para um lateral esquerdo (Siqueira) e um 6/8 em condições (se tudo falhar pode ser o regresso do Pélé se faltarem os euros).... e acredito que em Maio festejamos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Se não perdermos mais pontos até ao fim da 1ª volta...e atempadamente comprarmos um 6/8 e um lateral esquerdo...Com o regresso do Salvio...podemos fazer o 35...."

      As fantasias de alguns são adoráveis hahahahahahahahahaha

      Eliminar
    2. Peço desculpa pelo comentário, mas porque é que para lateral-esquerdo só queremos Coentrões e Siqueiras? Não haverá alternativas válidas que custem menos? O problema é esse, só nos viramos para jogadores de um certo patamar e no fim não vem ninguém e continuamos com o Eliseu.

      Eliminar
    3. essas reticências todas é um ataque de asma?

      Pedro Carneiro

      Eliminar
  7. Concordo. Mas Benfica by GB, cuidado que o próximo mês de Novembro pode mudar o paradigma de muita coisa. Os resultados vão ditar o futuro desta equipa, escreve o que te digo.

    ResponderEliminar
  8. «é importante reconhecer que apesar dos contra-tempos, o Rui Vitória tem feito omoletes sem ovos..»

    Eu quero saber onde é compras aquilo que andas a fumar.
    5 derrotas em 12 jogos oficiais não são omoletes de categoria. São omoletes de meio da tabela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem comer essas omeletes vai apanhar uma caganeira. Garantido.

      Eliminar
    2. Pedro Ribeiro26/10/15 19:54

      Kkkk oh GB não sejas egoísta e diz aí quem é o dealer, que também deve fornecer ao Sombras kkkk

      Eliminar
    3. São resultados à Paços ou Guimarães.

      Eliminar
  9. Se concordo que deveria haver uma explicacao, nao concordo que nao haja capacidade de investimento. Quem nao tem capacidade de investimento nao estoira o dinheiro que tem em meio jogador.

    Mas volto a dizer que concordo que deveria haver uma explicacao, ou pelo menos um aderecar á pergunta. Porque tanto admito que o Benfica estivesse desde o inicio a contar perder este campeonato e seja uma derrota estratégica como admito que realmente estejam sem rumo. Porque nao ha pistas de lado nenhum

    A direccao tem crédito depois de um bicampeonato, perder este nao sera drama no grande esquema das coisas, e se o plano for deixar os outros dois cavar o buraco enquanto reforcamos a nossa posicao mais um bocadinho? E se a ideia for nao o dizer publicamente porque é estratégia?

    Nao sei, é apenas um "suponhamos". E se?

    Eu nao acredito que a direccao seja composta por idiotas e tao pouco considero DSO burro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Quem nao tem capacidade de investimento nao estoira o dinheiro que tem em meio jogador."

      Sendo incompetentes estoira.

      Eliminar
    2. DSO trata de finanças e não é burro, por isso o aperto de cinto. Sobre futebol não percebe nem liga muito. Por ele Gaitan é vendido em Janeiro.

      Eliminar
    3. Águia Preocupada26/10/15 13:07

      Só me faltava ler uma atoarda destas... O Benfica perder por estratégia? Isso só por crime, assassinato do clube e da sua história!
      Se um dia se pressentisse que um presidente tomava uma atitude dessas, ele sim deveria ser "assassinado"! Mas já não sei não! A este Rei Sol tudo tem sido permitido...

      Eliminar
    4. Nao vejo onde esta o problema de encarar uma época com menos investimento, com o mesmo plantel que ganhou o bicampeonato aceitando eventualmente nao o ganhar. Quem me garante que a escolha de nao investir mais nao é apenas uma escolha entre investir hoje ou amanha, sabendo que se investir hoje as minhas probabilidades de sucesso sao de 33% quando amanha podem ser de 50%.

      Qualquer gestor analisa isto e escolhe a opcao sem pestanejar. Eu e tu (acho) vivemos o Benfica dia a dia, quem lidera o Benfica tem a obrigacao de viver época a época porque os resultados nao serao julgados pelo dia 25 de Outubro de 2015 mas sim pelo periodo em que la estao. Neste caso 2001 - eventualmente 2015 ou 2018. Eu avalio o trabalho por muito mais do que numero de campeonatos ganhos, tu avaliarás como quiseres mas acho que já mostraste os teus "critérios"

      Se me perguntares se gosto de perder eu respondo-te "nao", se me perguntares que aceito actos de gestao que impliquem uma maior probabilidade de ganhar mais a longo prazo digo-te que "sim".

      Troco sem problemas nenhuns uma luta a 3 em 2015 por uma luta a 2 entre 2016 e 2020.

      Troco sem problemas o tricampeonato em 2015 por outros 6 ou 7 campeonatos nos proximos 10 anos.

      E para rematar nao te quero deixar sem resposta em relacao á "atoarda", nao é "atoarda" é, como disse, uma suposicao que é o que eu acho possivel num contexto em que há pouca informacao de dentro para fora (e muito bem porque eu sou sócio do clube, nao sou sócio da SAD)

      Tu tens direito á tua opiniao como eu tenho á minha, eu escolho ser positivo porque amo o clube e tenho de acreditar que as pessoas nao sao incompetentes, e já mostraram que nao sao, tu escolhes ser negativo e terás as tuas razoes.

      Se o limite da competencia foi atingido e se é tempo de um novo rumo isso se saberá em 2 ou 3 anos, nao hoje quando és bicampeao e ganhaste 90% das modalidades ha menos de 5 meses. Acima de tudo porque o principio de Peter é real mas carece de tempo para ser aplicado. E como a História do nosso clube é centenária o julgamento será feito por um período de tempo condizente

      Eliminar
    5. Águia preocupada,
      O golpe dos estatutos não foi um homicídio?
      Porra, que machadada monumental na democracia encarnada...

      Eliminar
    6. Apesar de não ir muito à bola com o LFV acho aceitável sacrificarmos uma ou mesmo duas épocas para renovarmos o plantel e toda a estrutura.

      Eliminar
    7. ... Resta é saber se é sacrifício estratégico ou mesmo azelhice ou falta de guito.

      Eliminar
  10. BENFIQUISTA DE GAIA26/10/15 12:12

    nao e so eliseu /silvio...e o guarda-redes.porra ..nao tenham medo..reparem na furia do luisao...para o frangueiro...imagino o que ia na cabeça dele...aquele primeiro golo e de bradar aos ceus ..se calhar e das mas companhias ..tipo artur..que esteve na turquia com ele...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vai-te catar com essas conversas pá, não tens a cabeça no lugar de certeza

      Eliminar
    2. A estupidez faz sempre mal, mas em situações difíceis mata. Cala-te um bocado.

      Eliminar
  11. Mistério ... não há mistério nenhum. Só não vê quem não quer ver. O $$ vai todo para os bolsos de abutres parasitas ...

    ResponderEliminar
  12. Epah eu não sou de comentar apenas leio os artigos (todos), mas o Silvio até jogou bem ontem oh GB. O último golo a equipa está descompassada e como eles estavam com a caga toda, a bola foi parar aos pés do extremo esquerdo deles... O Silvio na minha opinião foi dos que mais se destacaram...

    El Açor

    ResponderEliminar
  13. Um tipo que acha que o André Almeida pode ser titular do Benfica como médio está claramente perdido. A pouca qualidade do RV está condicionada por uma estrutura que, aparentemente, lhe impõe processos que ela não domina nem tem conhecimento suficiente para implementar - é só ver o que diz JJ sobre os diversos processos da equipa. Ou seja, o homem já não tem unhas para esta guitarra mas deram-lhe um baixo para ele tocar, com cordas em falta... Mas, o Cristante não conta porquê? E o Carcela? Se não há mais, porque não aposta no Teixeira ou no Renato? Qual é a pior coisa que pode acontecer? Perdemos jogos? Já temos 5 derrotas em 12 jogos, não creio que seja por ai...

    No fundo acredito na teoria de que a estrutura era o JJ e que sem ele estamos entregues a pessoas que percebem zero de futebol - com LFV à cabeça e maior responsável.

    ResponderEliminar
  14. EPluribusUnum26/10/15 12:19

    Meus caros,
    com apenas meia duzia de jogos, alguém duvida que JJ era a "estrutura"? vejam o caso dos rivais, desde que ele lá está tudo tem funcionado, á excepção do Carrillo, que flops contrataram? e os flops que já lá existiam, estão ou não estão a jogar á bola??
    Verdade seja dita que o JJ não apostava nos jovens da formação, mas apresentava resultados, super valorizava jogadores, que muito dinheiro renderam aos nosso cofres, mas era ele quem os motivava e sabia colocar nas melhores posições, daí eu dizer que ele era a estrutura, é óbvio que precisava sempre de apoio superior!
    O grande mal foi o JJ ja ser maior que o LFV, já ser ele a quem eram atribuidas ( para mim com total merecimento) todas as vitórias e não ao presidente como se passa no porto.
    Isto é como os carros, podes ter rodas...mas sem motor, só de empurrão é que lá vai

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada26/10/15 13:01

      Ora nem mais! O Rei Sol não suporta que alguém brilhe mais que ele! Ele seca tudo à sua volta! Até o José Eduardo Moniz que é um tipo que fala bem, é obrigado a estar calado... O mal, é que no Benfica tudo tem que girar à volta do Grande Líder. Quando alguém começa a ter algum protagonismo que ofusque e ameace o Rei, logo este o manda abater!
      Como todos os déspotas, o homem rodeia-se de lambe cus, engraxadores natos e de moluscos que vendem a alma para servir o "dono".
      Como se explicam os silêncios de Rui Costa, José Eduardo Moniz, Varandas Fernandes... Já Pragal Colaço, Pedro Guerra e outros que por lá polulam, podem ladrar à vontade pois a sua função é serem apenas e só cães de guarda!
      Vieira é tão vaidoso quanto o chefe da claque do outro lado da 2ª Circular... Apenas diferem no estilo!

      Eliminar
  15. Deixem-se de merdas isso é futebol, somente futebol, perde.se, empata-se e ganha-se sempre foi e sempre será assim

    ResponderEliminar
  16. Se quiserem ler algo interessante e que coloca o dedo na ferida ... em todas.

    http://domingosamaral.com/as-varias-desgracas-e-derrotas-do-152638

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz cronica a atacar a direção do Benfica ...e aproveita para dar publicidade ao livro que escreveu...inteligente!!!!
      Ja vejo que para o ano quando houver eleiçoes no Benfica para se votar, e dado que os candidatos vao ser as dezenas, os socios vão demorar um tempo sem fim para votar!!!
      rosario negrao

      Eliminar
    2. Texto super lúcido e equilibrado!

      Eliminar
  17. Não passou de um jogo! Hoje perdemos, amanhã ganhamos!
    NÃO FAÇAM DISTO MAIS DO QUE É NA REALIDADE!
    Queríamos ganhar? Com certeza que sim!!
    Mas o Futebol é mesmo assim. O SCP até aos 3-0 não jogou melhor , nem fez nada para estar a ganhar , muito menos com uma diferença de 3 golos!
    Alguém poderia prever o Júlio César iria estar tão mal neste jogo?Acho que não!
    O Futebol é isto mesmo! Temos ganho tantas vezes ao SCP nestes últimos anos que mais cedo ou mais tarde iríamos perder.
    Continuo a achar que temos uma equipa limitada, tal como a do ano passado, mas com qualidade suficiente para vencer este campeonato.
    Continuo a achar que o Rui Vitória foi uma escolha acertada e que o tempo me dará razão.

    Carrega Benfica !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje perdemos, e já 4ª tínhamos perdido. É só um jogo? Claro que sim.

      Júlio César mal? Mas em quê?

      Eliminar
    2. Já somos (pelo menos) dois, a equipa do ano passado já era limitada e fomos campeões graças ao JJ tal como há três anos atrás não o fomos por culpa dele com um plantel bem melhor. Agora, RV não é JJ com todos os defeitos que lhe conhecemos, ainda tem que crescer muito para se comparar ao JJ.

      Eliminar
  18. Bom ponto:
    O grande problema dos benfiquistas é que consideramos sempre que é tudo branco ou preto. Rui Vitória ou é melhor que Jesus ou é uma merda; Vieira ou é brilhante ou incompetente, etc.

    Penso que é isto. Os Benfiquistas como se sentem os maiores, como já conspirações por todos os cantos da casa. É como Toni diz, ou ama-se ou odeia-se.
    Rui Vitória não tem culpa nenhuma que se faça negócios manhosos como o do Jimenez( Para já nem 1 milhão vale), nem que não tenha um verdadeiro 8 na equipa.
    Não sou anti- Vieira nem nada do que pareça, mas há coisas que não se compreender num Presidente que vive para o clube.

    ResponderEliminar
  19. Perder em casa contra um rival direto pode não ser o fim do mundo. Cinco pontos não são irrecuperáveis.
    O preocupante é o que pode estar a chegar. Ontem o nosso treinador foi humilhado por JJ na conferência de imprensa após o jogo. É impossível dizer que a sua autoridade não foi abalada. Se dúvidas haviam no balneário, agora haverão certezas.
    O jogo com o Galatasaray não será pera doce. Segue-se o alvalixo para a taça. Os próximos jogos para a liga serão sobre brasas.
    Mesmo que as coisas corram bem, e se ganhe alguma confiança, já vimos que só 16 ou 17 jogadores contam. Dos restantes, uns ninguém sabe porque lá estão e outros ninguém sabe porque não t^em oportunidades.
    E em janeiro chegarão reforços ou apenas mais umas promessas?
    As receitas de bilheteira e as assinaturas da btv como ficam?
    O jogo com o galatasaray corre bem e passamos a fase de grupos ou então lá vai Gaitan e vao as jovens promessas jogar para outro lado.

    Rui Pinheiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, isso é verdade porque é que "temos" um plantel tão curto? É mais inteligente rebentar sempre com os mesmos e nem sequer incutir-lhes algum receio de poderem sair da equipa se não estiverem a cumprir?

      Eliminar
  20. Acho que já é hora do Vieira fazer as malas!

    ResponderEliminar
  21. Vieira tem culpa na escolha do treinador. A falta de investimento é algo já esperado. Espera-se que o novo treinador TREINE (não a dor), que potencie, que evolua o jogo. Nada disto aconteceu.
    RV não duvido que seja um grande benfiquista, mas não tem qualidade para o comando técnico. Precisamos alguém com ideias para o futebol atual, mais tático e em equipa, e menos individual e físico. Gaitán quando bem marcado, juntamente com uma posição mais fixa de Jonas deita por baixo todo o jogo do SLB e este treinador não sabe contrariar e potenciar as suas qualidades. Quer jogo na linha/corredor lateral, quer bolas em constante profundidade/cruzamento, mesmo que não lá esteja ninguém em condições favoráveis/superioridade. Quer começar com bola no chão, mas depois não potencia dinâmica para que se fuja eficazmente à pressão adversária, quer manter jogadores afastados uns dos outros, para potenciar o um vs um, linha defensiva descoordenada ou inexistente (uns põem em jogo, outros defendem a linha, outros vão atrás de adversários até ao WC) ... muito mais há a dizer.

    Não são apenas reforços (que também têm papel determinante, se forem bem integrados num conjunto, numa equipa e não individualidades).

    Para resolver? LFV menos ativo no futebol, delegando para quem percebe, da mesma forma que tenta ir buscar jogadores pelas suas qualidades, ir buscar treinador pelas suas qualidades e não por nome ou clubismo. Assim, a resposta: Paulo Sousa (não interessa o que aconteceu, desde que seja profissional) com uma fiorentina dominante, com fio de jogo, coletivo, potenciar criatividade dentro do coletivo; Vitor Pereira, futebol moderno, coletivo, no corredor central, domínio do jogo, o anti-JJ; Peseiro - grande mobilidade e criatividade atacante, mas pior nos momentos defensivos (não piores que com RV), Laudrup, Sarri (agora muito caro e com maiores ambições com certeza); o próprio Marco Silva; USO DE OLHEIROS tal como há para jogadores. Há treinadores que podem acrescentar qualidade à boa estrutura de apoio do Benfica (olheiros, campus, BenficaLab...).

    PS: vejam só uma das formas de jogar da fiorentina de Paulo Sousa - Apoios próximos ao portador da bola. Preferência pelo futebol curto e apoiado (ideias e incentivos dele!):
    http://4.bp.blogspot.com/-ZhdF2iezGn4/VhfQX1aIXsI/AAAAAAAABCQ/PMobLXgoCOo/s1600/rcYPmBN%2B-%2BImgur.gif

    Que não queiram dar o braço a torcer, que queiram retirar valor ao JJ tudo bem. Mas o que de bom o Benfica fazia tinha muito a haver com a qualidade de trabalho de JJ e é isso que não podemos perder, o treinador a mudar, tem de ser por alguém com ideias ajustadas ao futebol moderno e não para treina(DOR).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta tudo a delirar ou que???
      Vitor Pereira so foi campeao no Porto e sabemos como, ou naTurquia...
      Peseiro? Mas ele alguma vez ganhou ou mostrou ser grande treinador???
      Marco Silva?? daqui a dois anos (exig. lagartos)
      Estrangeiros? Bons??? Mas quem e que quer vir para Portugal com o ambiente de suspeição, de ma lingua, ou de adeptos que ao fim de 7 jogos já querem mandar embora o treinador??
      Talvez Mourunho...agora que tudo lhe corre mal ele ache que e altura de treinar o Glorioso.

      quanto ao jj nao esqueço o ajoelhar no dragão...isso para mi e que foi humilhação. Boa viagem
      rosario

      Eliminar
  22. Temo que RV comece a perder o balneario...
    Ederson para o Vianense não serviu...
    Carcela e Taarabt oportunidades nem ve-las, sendo que o primeiro depois de um jogo bem conseguido e um grande golo, encostou literalmente.
    Djuricic definitivamente não é opcção, pois de nem contra o Vianense faz uns minutos...
    Cristante definitivamente não é opcçãp, pois se nem contra o Vianense faz uns minutos...
    Lisandro saiu mal da equipa, enquanto Jardel esteve lesionado, cumpriu, retira-lo da equipa quando não compromete não parece ser das melhores opcções...
    Mitroglou tem uns quantos golos marcados mas incompreensivelmente tem começado no banco, Jimenez já deu para ver que não pode fazer de Lima...

    Juntemos a estes Talisca, e temos aqui 8 patinhos feios, isto num universo de 29 jogadores. Salvio lesionado, Paulo Lopes para fazer numero, Lindelof para treinar e jogar na B, Fejsa tem para mais uns tempos, e é quase meio plantel com que RV não conta...

    Não sei se parte dos jogadores acima citados não jogam por opcção ou por imposição, se for por opcção alguém deveria pedir satisfações, e se não servem que os vendam já em Janeiro, se for por imposição, então RV é treinador mole, pois deixa-se manipular (analisem as declarações da flash interview ).
    Ele que olhe para o exemplo de Paulo Fonseca que também dizia que em Maio tinha a convicção que seria campeão.
    No meio de tanto disparate de tanto egocentrismo, jj ontem disse uma verdade (14 jogos SLB vs scp - 1 vitoria para scp, 2 jogos entre SLB e scp esta época 2 derrotas para o SLB,. e no minimos teremos mais 2 jogos contra scp, um deles garantidamente com RV outro já não tenho tanta certeza...

    Não estou com isto a dizer que jj é melhor que RV,mas está a faltar ali um click...

    Eterno 29!

    ResponderEliminar
  23. O Mestre da táctica é tão bom que já levou na anilha do Vitor Pereira do Villas Boas e perdeu uma taça de portugal para o RUI VITÓRIA, ontem esteve abençoado pelo espirito santo, tudo deu certo para ele foram três vezes a baliza e marcaram 3 golos, mas não trocava por nada este mundo os nossos avançados por os deles, falhamos mas até entramos bem e se aquele penalty sobre o Luisão fosse assinalado a historia não seria outra?

    Furabardas

    ResponderEliminar
  24. Bom dia.
    Quando soube que o Jesus ía para o Sporting pensei, e comentei com amigos, que o Benfica deveria ir buscar o Marco Silva.
    Penso essa jogada teria tido 2 efeitos:
    - por um lado esvaziava um pouco a adrenalina dos lagartos, sob cujo efeito ainda estão (o Marco era muito considerado pelos adeptos do sporting e vê-lo ir para o Benfica não teria sido fácil de engolir).
    - por outro lado penso que aumentaria muito o ânimo dos benfiquistas. Ânimo que, desde essa data, tem estado pelas ruas da amargura.
    Não ponho em causa o valor do RV. Mas no futebol o factor psicológico é o factor que mais conta. Se não, como se compreende que um clube que acabou de ser bi-campeão tenha entrado em depressão e um clube que tem andado pelas ruas da amargura nos últimos 10 anos tenha entrado em estado de euforia?
    No fundo o jogo de ontem reflectiu os diferentes estados de espírito das duas equipas.
    Todos se devem lembrar de um episódio com algumas semelhanças em termos do efeito psicológico nos intervenientes. Em 1984 o Sporting foi "buscar" o Sousa e o Jaime Pacheco ao Porto. Nos dias seguintes os lagartos andavam eufóricos e os portistas deprimidos. O que fez o Porto? Foi buscar o Futre e inverteu esses sentimentos. Todos nos lembramos do resto da história...
    O Benfica precisa de um golpe de asa.
    E não vejo lá ninguém capaz disso...

    ResponderEliminar
  25. Post incompetente.
    O plantel bicampeão, sem saída de muitos titulares, completamente vulgarizado em quase todos os jogos, sem rumo ou coesão táctica, e o RV não tem responsabilidade?Poupa-nos.
    Só na questão do planeamento para a equipa tens razão.

    Tudo o resto é mais um post para ganhares notoriedade no blog.

    ResponderEliminar
  26. É notório que estrutura de Futebol no Benfica não passa de um mito....

    A direcção é o 8 e o 80 , excelente em certas areas onde penso que não há qualquer duvida, mas completamente amadora na gestão do Futebol.

    Este derby foi armadilhado há semanas , tudo foi preparado pelos Inácios para desestabilizar e provarem que não existe qualquer estrutura profissional no Futebol.
    Mais ainda , jogaram tudo neste jogo , os Inácios pouparam jogadores na Taça e inclusive na Liga Europa para estarem frescos no Derby....O que foi notório.
    Estava á vista e não vi a Estrutura preparar-se para isso nem o treinador esteve á altura , sabendo que vinha de Jogo europeu na Turquia com viagens pelo meio e algum cansaço e desmotivação pela derrota , podia ter visto o estado dos atletas de modo a gerir o 11 inicial para não haver surpresas.....
    Tal não sucedeu , e creio mesmo que se defendeu de criticas usando o 11 que usou na turquia e em Madrid á excepção do Nelson Semedo , o que ele acha o melhor 11.

    Perdemos e demos uma paupérrima imagem o que é Lamentável.

    Já se sabia que esta época seria complexa desde que mais uma vez se reforçaram adversários directos com o melhor que tínhamos ao serviço...
    Não percebo que merda de contractos se fazem onde não se salvaguardam os nossos interesses , principalmente de condicionar por um período temporal o ingresso dos profissionais em clubes rivais.
    O ex-Treinador até pode ser condenado a pagar aqueles 14 milhões de indemnização , mas será que não iremos perder mais com a brincadeira?

    A gestão da época foi tudo menos positiva , o treinador Rui não tinha a mínima experiência em clubes com a responsabilidade do Benfica , tal impacto só seria minimizado caso houvesse de facto um reforço do Plantel com o mínimo de qualidade exigível.

    O Actual Benfica é Gaitan e pouco mais , qualquer adversário que tape o Gaitan e o Jonas , meteu um colete de forças neste Benfica.....
    O que resta são jogadores que não vão fazer desequilíbrios , sendo que num ou noutro caso até são uma pedra no Sapato.....
    O caso mais gritante é por exemplo de André Almeida , a sua INCOMPETÊNCIA deu o golo do empate dos turcos e o primeiro golo dos Inácios.....
    Isto não se aceita em alta competição.......

    Pouco há a fazer entretanto , a não ser rezar para que poucos pontos se percam mais até janeiro e ai ir ao mercado com inteligência.....

    Esta época está irremediavelmente condicionada pela fraca prestação das pessoas com responsabilidade e tudo o que se consiga conquistar será um milagre...

    ResponderEliminar
  27. GB, de todas as pessoas aqui tu és quem tem menos moral para falar de hipocrisia. Até agora tava tudo bem e era rumo ao Tri, se alguém criticava lá vinha "mas Judas no ano passado isto e aquilo".

    Agora o Jesus limpou-nos uma taça e humilhou-nos em casa. Sim, o tal "labrego"... Enfim.

    Mas nos dois casos que falas sempre tive a mesma opinião, LFV é incompetente enquanto gestor desportivo e RV é um treinador medíocre. Juntando a isto um plantel fraco, não há milagres.

    ResponderEliminar
  28. Direcção incompentente? Check!

    LFV egocêntrico, rei do universo? Check!

    Plantel insuficiente? Check!

    Planeamento da temporada miserável? Check!

    Mas mesmo assim é impossível dissociar tudo o que está a acontecer de uma péssima escolha - diria trágica - para o lugar de treinador.

    Apontem tudo o que quiserem aos jogadores que por lá andam mas do meio campo para trás - daquele que todos dizem não saber defender - só mudou o lateral direito. E no entanto aquela que era uma equipa que sabia perfeitamente o que fazia defensivamente o ano passado, esta época é um acumular de trágicos momentos. A equipa defende mal porque no banco está um homem que não sabe fazer mais nem melhor. O resto é conversa. Saiu Maxi, Sálvio e Lima. Supostamente trocou um médio centro que não sabia defender (PIzzi) por um que sabe (Almeida) e querem convencer a malta que este ano não sabem defender porque os jogadores são fracos.. é o Lima e o Sálvio são os grandes responsáveis pela excelente forma de defender no passado. Até o Maxi, aquele que defendia mal - como era dito por muitos - era um mestre defensivo.

    Ah, e no ataque, o jogador que leva a bola nunca tem linhas de passe abertas porque falta o Sálvio e o Lima, esses omnipresentes, cuja ubiquidade é lendária.

    Não abram os olhos não..

    ResponderEliminar
  29. Ò GB,

    Uma direcção que contrata uma duzia de jogadores, gasta 17M, e apenas dois têm vindo a rodar na equipa principal?!??! Isto em qualquer empresa é gestão danosa! Um jogador que é comprado por 9M pelo Atletico e no ano seguinte, depois de ter feito 3 jogos, é comprado pelo benfica pelo dobro? Isto não devia de ser explicado? Enquanto benfiquistas achamos isto normal?
    E relativamente ao treinador, o Rui vitória não tem as mesmas condições de JJ? Saiu o Maxi entrou Nelson Semedo, saiu lima entraram Mitroglou e jimenez!
    Isto não são condições identicas? São a diferença entre o primeiro e o oitavo lugar da tabela?
    O Benfica foi campeão o ano passado com o meio campo de bosta que tem este ano, sem tirar nem por.

    Vai ser mais um ano muito complicado... E na taça vamos a alvalade... O Porco do Bronco do Carvalho nem ontem deve ter passado a noite no marques a fazer oinc oinc.

    ResponderEliminar
  30. "Porque motivo o SLBenfica não tem capacidade de investimento?"

    Desculpa lá, mas isto não pode ser verdade. A "Super-Estrutura" ainda há bem pouco tempo gabava-se da "excelente saúde financeira" e do "não temos necessidade de vender mais jogadores" e como sabemos que o Rei Sol é incapaz de mentir aos Benfiquistas (pausa para uma valente gargalhada), não concordo com essa afirmação.

    A.Martins

    ResponderEliminar
  31. Tu sempre defendeste como politica o que se passa na actualidade... Basta reler a felicidade do teu post a celebrar uma convocatória de mais um júnior! Andávamos em 1os e andavas sempre aqui a exigir que jogassem jovens e mais jovens, a insistir sempre que os suplentes e os dispensados é que eram bons!

    A direcção colocou o clube num patamar extremamente elevado. Mas em qualquer clube a direcção tem a função de dar condições a um treinador e esse treinador tem de aproveitar. JJ aproveitou, rv não sabe como aproveitar! Basta fazer a comparação com as modalidades e com a formação. As condições são dadas... depois ganha-se e perde-se... mas acabar o campeonato seguinte ao bi em outubro não é falta de condições é falta de treinador!

    Rv tem feito omeletes? Pior só se perdesse ainda mais jogos. Fazer omeletes é perder 5 em 11 ou 12? Não dar um chuto na bola?

    A questão financeira já foi diversas vezes explicada... foi por opção! Um erro enorme (especialmente pelo treinador)! Podia-se poupar um bocado nas contratações mas devia-se continuar a apostar no elemento que elevava o nível geral da organização! É um erro em que insistes todas as vezes... as vitorias não se são resultado de estrutura x treinador, mas estrutura e treinador (tem a haver com somar e não com dividir)... em que cada um acrescenta conhecimento! Na actualidade o treinador não acrescenta... retira valor á organização!

    ResponderEliminar
  32. Boa tarde,

    Ainda estou doído com o resultado de ontem. Mas por outro lado foi até bom para clarificar as coisas. Assim no meu entender vamos indo assim:

    1) O Jesus é um bronco enquanto pessoa. Mas como treinador e líder é de top.
    2) O benfica fez muito mal em mandá-lo embora. Já tinha cometido este erro com Mourinho, e voltou a repetir a façanha.
    3) Jesus perde jogos como qualquer outro, mas também os ganha como poucos. E com ele as equipas jogam e têm líder.
    4) Compreendo a estratégia da aposta na juventude. Duvido que tenha sido por causa disso que Jesus se foi. Ele foi embora porque o Benfica estava farto do tiques de vedetismo e a inveja grassava a olhos vistos.
    5)Aqui chegados há que manter a aposta nos jovens e saber contratar alguns mais adultos para os aconchegar. Nest ponto viu-se a tal estrutura é uma mito, não existe e percebem tanto de futebol como eu de um lagar de azeite.
    6)O RV não tem pedalada para o assunto. Muito bom moço, mas já se viu que não vai lá. Ele que se demita antes que tenha de ser corrido. E como não é ele o culpado que lhe paguem uma indemnização.
    7) Vão buscar um treinador estrangeiro, para que seja mais fácil esquecer o Jesus e todos os traumas assim criados. Tragam um que queira e saiba apostar nos jovens com mais três ou quatro contrataçõess cirúrgicas de grande qualidade.
    8) O LFV ou dá a volta ao assunto em pouco tempo ou na próximas eleições rua. E vai para a rua com os meus votos.

    cumprimentos
    Luiz Vicente

    ResponderEliminar
  33. Já vi muitos comentários meus serem censurados em blogues da lagartagem e dos corruptos, mas por aqui foi a primeira vez. Só quis exprimir a minha frustração chamando de incompetentes à estrutura, dirigentes, jogadores, treinadores, roupeiros, massagistas - mas por outras palavras, talvez palavrões.
    Isto tudo porque já estou a ver que o nosso futuro se encaminha ingloriamente para aqueles anos em que antes do Natal já nem o título podíamos cheirar. Fora da liga dos campeões. Adeptos desmotivados, com um forte abandono de sócios e subscritores da BTV. Aqueles anos em que qualquer equipa ia jogar à Luz olhos nos olhos, discutindo o resultado, e não com um temor reverencial de poder apanhar uma goleada. E então o que dizer dos jogos fora? Já nenhum adversário deve pensar que o empate é um bom resultado.
    Consigo compreender uma derrota com os de alvalixo mas num jogo disputado, não com aquela merda de jogo que ontem se viu. Preferia ter levado mais um ou dois mas na segunda parte ter partido para cima deles e mostrar a nossa fibra. Mas não, o que se viu, principalmente na segunda parte, não foi a nossa fibra mas antes que estavam todos com febre ou a pensar na febra.

    ResponderEliminar
  34. ... mais de 200 milhões depois adensa-se o mistério... CONCORDO! Como acho pura genialidade a contratação de um avançado de topo que marcou 2!!! golos nas mãos de Simeone um bronco como todos sabemos! 9 Milhões!! Sou só eu que acho isto BIZARRO?!

    ABRAÇOS!

    ResponderEliminar
  35. Pelo que ouvi de alguém que trabalha para esses lados o Benfica está muito mal financeiramente, agora se é verdade ou mentira não sei, mas sei que o Benfica desinvestiu.

    PM

    ResponderEliminar
  36. EM CASA ONDE NÃO A PÃO TUDO RALHA E NIMGUEM TEM RAZÃO !....
    E UM FATO ESTAVÃO MAL HABITUADOS MAS COM TEMPO E CALMA VAMOS VOLTAR A SER O GLORIOSO ,AGORA A DIVIDIR NEM SONHEM POIS VÃO DAR EM DEFUNTOS EM POUCO TEMPO VALE UMA APOSTA
    CARREGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA RUI VIT´RIAAAAA FORÇAAAAA BENFICAAAAA

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking