O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Uma mentira contada muitas vezes...

. 53 comentários


Tudo dito pelo José Marinho... 
Criou-se um mito em torno da potencialização de jogadores que tem sido repetido muitas vezes para ver se é possível transformá-lo numa verdade para tentar fazer de um treinador algo que ele não é...

... depois aqueles que transformam verdadeiros desconhecidos em jogadores que mostram serviço em palcos de extrema relevância, passa-se ao lado.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

53 comentários

  1. Quando li o título pensei que ainda estavas a falar das histórias dos SMS...

    ResponderEliminar
  2. Montero no Benfica era jogador para marcar 20 golos numa época.
    É um Jonas em termos fisicos e tecnicos, mas peca muito no setor psicológico...

    ResponderEliminar
  3. As minhas desculpas pelo off topic, mas o Glorioso não é só futebol e é por uma boa causa.

    Caros Benfiquistas, no próximo dia 17 de Outubro a Federação Portuguesa de Natação vai homenagear quem mais se distinguiu na época 2014/2015. Na lista dos nomeados estão dois nomes da equipa feminina de polo aquático do nosso clube.

    - Melhor Atleta de Polo Aquático Feminino: INÊS NUNES
    - Melhor Treinador de Polo Aquático: ANTÓNIO MACHADO

    A votação está a decorrer online e o vosso voto é essencial para que, desta vez, os prémios venham para ao sul e sejam atribuídos a uma atleta e a um treinador do Sport Lisboa e Benfica. Por alguma razão somos o mais eclético e maior clube do país, vamos fazer com que estes prémios sejam atribuídos a estes grandes benfiquistas.

    Votem aqui: http://www.fpnatacao.pt/noticias/1442918269-votacao-para-cerimonia-de-premios-ja-arrancou (no final do texto tem o link para a página da votação)

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está feito. Mas não há mais nenhum nosso naquela lista infindável?

      Eliminar
    2. completo desvirtuismo der uma votação. alguem consciente que gostasse mesmo da modalidade nunca viria fazer apelo destes na net. esta votação deveria ser apenas para quem acompanha e nao por ser do clube a b ou c. é a verdade des(provida)portiva a moda encarnada!!!

      Eliminar
    3. E à moda corrupta como é que é essa verdade?

      Eliminar
  4. David Luiz, javi garcia, matic, witsel, di maria, fabio Coentrão. Querem mais?
    Enzo perez, gaitan. Claro que para potencializar tem de haver potencial. Jesus (ou a estrutura) foi buscar muito jogador do qual não conseguiu fazer nada. Mas não venham dizer que o homem não sabe fazer jogadores (e homens). Ele está no sporting há 2 meses e meio!!! Caaalmaaaaa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. David Luiz Dia Maria Coentrão fortam contratados bastante antes do Jesus.

      O q sabemos com 100% certeza é q por exemplo, Ola John, Eliseu, Cortez e bebe foram pedidos expressos de Jesus e são todos flops, potencializaçao ZERO, alias no caso do Bebe, q foi treinado só pelo Sir Alex Ferguson o Jasus teve a lata de dizer q ia-lhe ensinar os momentos do jogo que ele ainda n os sabia.


      seitudo.

      Eliminar
    2. basta dizer que ele pediu o djalo...

      Eliminar
    3. O Eliseu quando veio já era um jogador feito e formado e não é tão mau como o pintam.
      Há uma coisa que nenhum treinador consegue potencializar, a cabeça do jogador.
      Mas nisso ninguém pensa quando escrevem.

      Eliminar
    4. Eliseu é jogador de selecção e não são raros os jogos em que o rapaz é dos melhores da equipa. Não é nem de perto nem de longe tão mau como fazem querer.

      Mas quem garante que o Bebé e o Djaló foram pedidos do JJ? O único dessa lista que realmente sabemos que foi pedido por ele, foi o Ola John.

      Eliminar
    5. Aliás... Segundo rgs... O jj só contratou no seu 1o ano... Depois foi sempre a estrutura (que é o que deve acontecer em sintonia com o treinador).
      Em que ficamos? Ou agora rgs já não serve para referência?

      Eliminar
    6. Clássico, as boas contratações foram feitas pela estrutura os maus foram pedidos de JJ...

      Eliminar
    7. O RGS tem razão e o que diz é verdade.

      Eliminar
  5. Este topico veio mm a jeito, pq já ouvi algumas vezes q pela primeira vez em 58 anos o benfica tinha perdido 3 jogos fora de casa. Infelizmente antes tinhamos q levar com as mentiras e falsidades do dragartos, agora temos q gramar com os azevistas e os Jesuitas.

    Obviamente n acreditei, e fui ao zerozero, dirigi-me as temporadas negras do benfica escolhi 96\97, e bum, logo à primeira, n foram 3 foram 4 jogos fora de casa. 10.05.97 maritimo perdemos 2-0, 24.05.97 porto, 3-1, 10.06.97, boavista 3-2, 15.06.97, belenenses 1-0.

    Pimba logo a primeira. de seguida escolhi a temporada 97/98 e bum, 31.08.97 setubal 1-0, 16.09.97 bastia 1-0, 20.09.97, rio ave 3-1.

    2 em 2, imagino as quantidas de vezes q aconteceu em 58 anos, mas pronto. Não será nenhum escandalo se o benfica perder com o Atletico e serão 4 jogos e a importancia será zero para toda a gente menos para os cretinos q estão a ficar sem boias de salvação.


    seitudo.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nem é preciso ir tão longe basta ir a 2010/11.

      Eliminar
    2. Portanto, devemos celebrar o facto do Benfica estar tão mal como no final dos anos 90, o pior período da nossa história?

      SabesMasÉNada...

      Eliminar
    3. Afinal não estamos assim tão mal... Afinal o rv não é assim tão fraco.
      Os cretinos devem ser aqueles anteriormente chamados de adeptos do benfiquinha que ia a finais e ganhava 3 em 6... Esses é que estão a ficar sem boia não é o Benfica que está a perder.
      E é isto que temos dos ex exigentes... Agora ficam satisfeitos com igualar records negativos quando há 5 meses de batiam records positivos.

      Eliminar
    4. E em que lugar ficou o Benfica nesses anos???
      Pois...

      VMPD

      Eliminar
    5. Temos de fazer um desenho: o que está em causa não é se bom ou mau (óbvio que é mau) mas o que a propaganda tenta passar é que há muitas dezenas de anos que não tinhamos uma entrada tão má o que é uma grande mentira. Percebam agora?

      Eliminar
    6. O Seitudo na época 96/97 está errado, porque os jogos a que se refere são no fim da época. Mas na época de 97/98 tem razão.
      Contudo, e como o João Carlos refere com JJ temos o mesmo peculio.
      ST Porto 2 Benfica 0
      LP Nacional 2 Benfica 0
      LP Vitória 2 Benfica 1
      E para sermos justos o 4o jogo fora de casa do Vitória é para a CL e não para o campeonato como foi o 4o jogo fora de Jesus. Porque se fizermos a comparação justa o Jesus nesse ano no 1o jogo fora de casa na CL levou TRÊS do schalke.
      Isto é branquear números só para diminuir o RV em detrimento do JJ. Essa é a essência que o Seitudo tenta desmascarar.

      O Irredutível

      Eliminar
  6. o JJ pode até nem ser um treinador top mas querer compara lo com o professor de educação física é uma brincadeira de miudos...

    ResponderEliminar
  7. Quando não há nada de bom para dizer tem de ser recorrer a isto.
    E pf... Nelson Semedo é um buraco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até pode ser, mas conta as vezes que Brahimi passou por ele!!!

      Eterno 29!

      Eliminar
    2. Essa do Nelson Semedo, é só um desabafo?

      Eliminar
    3. E as vezes que estava fora de posição? Não é só ser ultrapassado no 1x1...
      Onde andava ele no golo? A bola é conduzida a partir do corredor esquerdo do porto e onde está a lateral direito do Benfica? Nem aparece na imagem... Depois claro que é fácil culpar o Luisão ou o eliseu... São os únicos que estão bem são os únicos que aparecem na imagem.

      Eliminar
    4. E porque é que o Pizzi não entra nesta estória?.... Até parece que a jogada do golo não começou numa cagada do Pizzi....

      Eliminar
    5. O Nelson Semedo foi dos melhores, não é preciso ser especialista da bola para saber. O Brahimi, o mais melhor bom dos gajos não fez farinha apesar de estar a jogar melhor do que o ano passado quando foi bem anulado pelo Maxi.

      Eliminar
    6. O brahimi este ano está melhor que no ano passado?
      Não fez farinha o braihimi fizeram outros no corredor direito... ou o nelsom é so para marcar o braihimi? Tipo o Andrade a marcar o Jardel?
      Catedrático não me recordo da perda de bola... sei que o nelson nunca está bem colocado e que todos os outros têm de andar feitos bombeirosa apagar aquele fogo... mas como o nelson pega na bola corre 50 m com ele mete se no meio de 4 adversários e perde (sem pontuação de proposito porque é tudo atabalhoado como o nelson) batem-lhe palmas e os outros que recuperem.

      Eliminar
    7. Claro que o Nelson da formação do Benfica tem de marcar os jogadores todos todinhos dos adversários. É isso que se aprende no Seixal, estar em todo o lado ao mesmo tempo. Por isso jogou mal diz o Outro Martins.

      Eliminar
    8. Não. Não tem de andar a marcar ninguém. Tem de jogar de acordo com a posição de lateral direito... Posicionar se de acordo com isso... Não estar sempre fora de posição e desalinhado dos colegas.
      Se estivesse colocado alinhado com os restantes colegas da defesa e não a marcar o brahimi o golo não tinha acontecido... Agora andou a marcar o brahimi o campo todo e dou desposicionado como é o normal nele... Depois os outros têm de fazer a parte deles e a do Nelson.

      Eliminar
  8. O problema não que não é uma mentira... é apenas algo tirado da proporção certa.

    Alex Fergusson que foi talvez o que treinador que melhor trabalho fez nesses aspecto não acertou sempre e nem sempre tomou as decisões certas. Não vamos ignorar o que o anterior treinador fez no nosso clube com alguns jogadores (Matic, Enzo, Fábio Coentrão entre outros) e falhou com outros (Emerson - que a central poderia ter sido util -, Ola John, Airton - que até fez um bom fim de época quando chegou, entre outros).

    Agora nós já sabemos que no Benfica as coisas para contar é preciso muito. Não podemos esquecer que Rui Vitória foi escolhido com o propósito de apostar na formação e que, por isso, acho que este é um dado normal... e se o primeiro é algo que não fico contente, já o segundo... ainda bem que está a ser útil e está a crescer. Ele e o Gonçalo Guedes que também não esteve nada mal!

    ResponderEliminar
  9. Criou-se um mito em torno da potencialização de jogadores? Não é mito, é uma realidade. David Luiz, javi garcia, matic, witsel, di maria, fabio Coentrão, Enzo, gaitan...

    "depois aqueles que transformam verdadeiros desconhecidos em jogadores que mostram serviço em palcos de extrema relevância" Quem são "aqueles" e quem são os desconhecidos?

    Eu sei que a dor de corno por JJ se ter pirado é grande mas não vale a pena tentar apagar o mérito que o homem teve. Foi só um dos treinadores mais vitoriosos da casa.

    Haja decoro, por favor...

    ResponderEliminar
  10. Podiam era dizer que no outro lado da circular potencia-se o gelson martins e o esgaio por exemplo.. mas isso ja n convem dizer :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pôr dois pernetas a jogar porque se contrata um péssimo lateral direito e porque se descarta a estrela da equipa ñ é potenciar, é necessidade. O Esgaio é uma brincadeira, o gelson passeia a bola pelo campo a grande velocidade sem se perceber porquê e para onde!

      O Irredutível

      Eliminar
    2. Pôr um perneta a jogar porque se perde o lateral direito e porque não se compra outro, ñ é potenciar, é necessidade. O Semedo passeia a bola pelo campo a grande velocidade sem se perceber porquê e para onde!

      Eliminar
  11. Desculpem, mas o sr. José Marinho, por mais respeito que tenho para com a pessoa, é um dos cronistas oficiais do regime. Já vi e li por inúmeras vezes o senhor a dizer maravilhas de JJ, atacando frontalmente quem não defendia o técnico, enquanto esteve no Benfica, para agora dizer e escrever o contrário. Desculpem, mas das palavras deste senhor não bebo, nem aqueles que n gostam de gelados pela testa o deviam fazer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como o P.Guerra aka Fernando Santos. Quando JJ estava no Benfica era excepcional. O melhor treinador do mundo. Agora que não está e foi para o rival, escorraçado por lfv, já é um criminoso da pior espécie. Esta gente não tem valores, merecem que lhes cuspam em cima.

      A.Martins

      Eliminar
  12. Enfim, Benfica By GB e Shadows na sua cruzada no sentido de demonstrar que temos um excelente treinador. Com muita pena minha, já que estou com uma azia descomunal, o nosso treinador é fraco. Já estamos a 4 pontos de lagartixas e tripeiros. Isto é que são factos!

    ResponderEliminar
  13. José Marinho???? Necessitamos de condescender com os patetas como os Josés Marinhos e os Freitas Lobos desta vida.
    Eles, como a gde maioria de nós, onde me incluo, não percebem nada do que é o futebol moderno. Daí acharem q o Benfica jogou alguma coisa de jeito no dragão.
    JJ é, com todos os seus muitos defeitos, mais treinador num dedo do pé q RV algum dia será. Esta época dps de ficarmos em terceiro lugar alguns irão perceber isso. Outros estão cegos e cegos continuarão.
    Eu até percebo, embora não concorde, que se mande embora o JJ o que não percebo é que se contrate o RV!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente! Eu, iludido, ainda sonhei com Ancelotti qd JJ bazou. Esse pegaria em qualquer equipa e rebentava na boa com porto e sporting todos kitados.

      Eliminar
  14. Voltamos aos tempos em que temos de recorrer a estes fait divers para esconder que estamos pior. Não me conformo com este pensamento mesquinho, prefiro uma equipa que jogue mal e seja vencedora do que estas atitudes que fazem lembrar os adeptos do outro clube de Lisboa, durante anos e anos não ganhavam nada, mas ficavam contentes por jogarem com 11 miúdos portugueses, blá,blá,blá.

    Já ultrapassei a saída do JJ, mas não me venham com estas teorias tolas que só servem para esconder que voltámos aos tempos do conformismo e títulos ZERO! Discurso de pequenino não é para um clube como o SL Benfica, vejam se entendem isso.

    ResponderEliminar
  15. Mas quando é que isto acaba? Estou-me a cagar para o Jesus e para o Sporting. Só me interessa Benfica e Rui Vitória.
    Força Rui! Mas se fizeres merda, adeus. Foi assim com todos, e é assim que tem que ser. Olhar para o outro lado da 2ª circular é tão, tão...qual é a palavra? Lagarto.

    ResponderEliminar
  16. Estas vitórias morais dos relações públicas já começam a meter nojo. Pelo menos calem-se e deixem os benfiquistas sofrer em paz.

    ResponderEliminar
  17. Outro mito que se criou foi o de que existem, na língua portuguesa, verbos como 'potencializar' e 'focalizar'...em vez de potenciar e focar, respectivamente.

    De resto, respondo ao post quando o André André e o Nelson Semedo atingirem o nível de topo europeu que atingiram Di Maria (já estava connosco há dois anos e nem titular indiscutível era), Fábio Coentrão (era extremo de equipas do meio da tabela da nossa Liga), Matic (era 8/10 suplente), Enzo Perez (era extremo direito relativamente anónimo), etc...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não digas isso... Quem está imensamente potenciado é o Nelson... Top mundial. Comparar todos aqueles que foram lançados para o top mundial nos últimos anos com Nelson Semedo... No coment.

      Eliminar
    2. Quando a maledicência e a casmurrice se sobrepõe à realidade dos factos não há nada a fazer. O Nelson Semedo tem potencial fisico e técnico para ser a medio prazo um dos melhores defesas-direito da Europa; resta saber se terá capacidade mental para aguentar a pressão e conviver com o êxito.

      Eliminar
    3. O potencializador da picheleira, teve à sua disposição 22 defesas esquerdos e apenas potenciou (?) o Coentrão.
      Mas no nosso Glorioso a potencialização de extremos para defesas, não é, nem de perto nem de longe, da lavra do Jesus.
      O Maxi só com ele é que passou a defesa-direito. E se recuarmos alguns anos, teria sido o da picheleira a potencializar o Cavém para defesa-direito... para defesa-esquerdo, ou até para médio, posições em que esse saudoso e Glorioso Cavém jogou de forma arrasadora?
      O Mestre da Táctica potenciou quem tinha ADN para potenciar. Matic, Di Maria, Enzo e outros, já tinham o substrato que bastasse para serem potenciados.
      Quando o Jesus potenciar um burro fazendo dele um cavalo de Alter, então sim vamos falar de potenciómetros...

      Eliminar
  18. E eu que pensava que JJ ja nao era do Benfica afinal tu é que queres guardar a memoria do homem bem viva. Porque ?? ... so mesmo tu sabes.

    ResponderEliminar
  19. Não há nada mais conformista do que despedir um treinador à 1ª jornada após um empate.

    ResponderEliminar
  20. Neste link estáu ma análise ao ultimo classico (boa análise,por sinal),agora no primeiro ponto substituam o nome André André, por exemplo, a apenas e só por exemplo, pelo nome Miguel Rosa!!
    Acham que encaixa?
    http://www.maisfutebol.iol.pt/opiniao/rubrica/nem-de-proposito-o-que-o-primeiro-classico-nos-mostrou

    Basta esta frase para resumir: "...mostrou como é importante juntar à qualidade valores como a determinação, a vontade e o amor à camisola."- Pizzi e Talisca será que têm isto?

    Eterno 29!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueceram-se de mencionar o RedBull. Inexplicável!

      Eliminar
  21. O engraçado, é que parece que só treinadores do benfica ´r que potenciam... antes era jesus, agr ja nao é jesus é rui vitoria!! xD a seguir fosse o ze das couves o treinador tb potenciava... nem que seja as couves!!! xD
    fantastico melga!!!
    xD

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking