O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Um plantel curto demais.

. 68 comentários

O fecho do mercado deixou evidente a inabilidade da “estrutura” em dotar o plantel de soluções para enfrentar uma época longa e exigente.

Acho curioso, agora que o mercado fechou, ler alguns comentários a dizerem que o plantel é igual ou mais forte que o do ano passado. E que o do ano passado foi bicampeão portanto a coisa este ano tem que ser também assim…porque sim! Conversa igual à de Luis Filipe Vieira na entrevista ao jornal Record. Coincidências!

Curioso é esquecerem que a equipa perdeu 3 titulares. Lima, Maxi e Salvio.

Também, e repetirei isto as vezes que forem precisas, que o plantel curto chegou para o bicampeonato porque não tivemos em 2015 jogos das competições europeias e da Taça de Portugal. Isto juntando ao facto de que o basco é um treinador estúpido.

Eliseu não é um bom defesa esquerdo, pelo menos para o Benfica. Pizzi não é o criador de jogo que tanto precisamos. Luisão com quase 35 anos não é o mesmo que ter um defesa central experiente com 27/28 anos.
O facto de nem sequer termos opções de qualidade para a equipa titular demonstra o quão insuficiente é este plantel. Falar, por exemplo, em Sílvio(lesionado crónico) como opção é ridículo.

Eu sei onde a “entourage” quer chegar. O importante é passar a mensagem de que o plantel chega para que, se as coisas correrem mal, ser Rui Vitória a pagar as favas.

Mas não. Luis Filipe Vieira é o verdadeiro responsável pelas decisões e pela inabilidade em contratar.

Durante anos pedimos no NGB que os gastos fossem mais equilibrados e contidos, mas em jogadores de maior qualidade, suprindo as restantes necessidades com jogadores da casa.

Luis Filipe Vieira faz o contrário. Ignora as necessidades do plantel, contrata jogadores inúteis e não pára de contratar para a verdadeira prioridade do clube: a equipa B.

Daí que, para um clube que anda a vender tudo o que mexe desde o início da temporada de 2014/2015, as contratações que têm sido realizadas nos últimos anos pelo presidente dificilmente são compreensíveis numa perspectiva de boa gestão financeira dos recursos.

Ora vejamos:
César, Gianni Rodriguez, Marçal, Fariña, Mukhtar, Ould- Chikh, Juan San Martín, Djaló,  Jonathan Rodriguez, Benito, Lystsov, Candeias, Alvarez, Dawidowicz, Luisinho, Funes Mori, Oliver Sarkic, Friensenbichler, Huang Wei, Rojas, Carole, Ascues, Witi ou Correa Cañiza.

Juntando Derley, Bebé, Cortez, Emerson ou Michel, chegamos a uma aritmética curiosa: se cada um tivesse custado cerca de 1M de euros, tínhamos só aqui 29M de euros. Como a grande maioria custou mais que um milhão e se juntarmos aos valores de aquisição os vencimentos e comissões, este valor facilmente dobrará.

Isto sem falar nos negócios ruinosos com o Atlético Madrid, que nos vende tudo inflacionado(Raúl Jimenez – 9M por 50%) mas que depois faz manguitos sucessivos como foi no caso Siqueira.   

O treinador do Benfica tem um desafio enorme pela frente.
O primeiro é assumir as suas escolhas e estratégia. Sem medos.
Depois, terá de lutar contra a imagem de mole com que o pretendem conotar. Não precisa de ser  um azeiteiro como o anterior (nem queremos!!), mas tem que ter mais cautela com algumas situações, em especial na interacção durante os jogos com o seu adjunto.
Ser mais firme no discurso e não cair nos lugares comuns do “queremos o tri” e outras conversas vazias.

Defendi a contratação de Marco Silva desde 2013 e pela sua prestação no Sporting sei que poderia ter feito bem melhor no Benfica.

Mas a partir que Rui Vitória foi o escolhido por Luis Filipe Vieira desejo-lhe o melhor.

Felizmente na Luz o público não tem quase nenhum chorão na bancada e apesar dos jogos difíceis tem sido inexcedível no apoio.

Saiu-te a fava, Rui Vitória. Que obrigues alguém a engolir a dita.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

68 comentários

  1. Uma época que prova não haver euros para nada. Bem dizia o Vento Lusitano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa, só agora vi a tua questão. BES explicará a falta de euros? Não sei, mas acho estranho como para o FCP nada falta. Também é verdade que está época foi uma lástima em vendas.

      Eliminar
  2. Anónimo1/9/15 19:28


    BC: Sim, estive na fundação de 2 canais de televisão da cidade do Porto. Fui Administrador-Delegado e Director Geral da NTV/RTP-N (hoje RTP Informação). Mais tarde fundei o Porto Canal, do qual tinha uma participação minoritária. O Porto Canal, ao contrário do que podem imaginar, é algo de que me orgulho muito. Todas as grandes cidades do mundo têm um canal de televisão e eu achava que o Porto deveria ter também uma. O Porto Canal era um canal dedicado exclusivamente a uma região sem qualquer ligação ao desporto e a nenhum clube em particular. Fui Director do Porto Canal desde a sua fundação em 2006. Em 2009, deixei de exercer quaisquer funções no Porto Canal e vim viver para Lisboa onde assumi outras funções igualmente ligadas à televisão. Mantive a minha posição accionista (minoritária) no Porto Canal. Há 1 ano, o FC Porto quis comprar o Porto Canal porque queria uma televisão de clube, mas diferente do que é a Benfica TV. Nesse âmbito, o Porto Canal foi vendido ao FC Porto. É uma história simples e transparente. Eu sou Benfiquista desde sempre e nunca festejei qualquer título do FC Porto. Nunca fui sócio do FC Porto. Nunca fui Presidente de um clube pequeno que servia para levar jogadores do Benfica para o FC Porto. Quem fez tudo isso foi o actual Presidente do Benfica.

    CdA: O Bruno disse que o Porto Canal era um grito de revolta contra o centralismo nacional. É a favor da regionalização? Porquê?

    BC: Sou a favor da regionalização porque acredito que é o modelo de desenvolvimento que melhor serve o país. Todos os países desenvolvidos do mundo são regionalizados e isso deve querer dizer alguma coisa. A regionalização não é contra ninguém, nem pretende criar divisões artificiais entre portugueses. A regionalização visa apenas criar centros de decisão mais próximos dos cidadãos. Visa permitir que quem decide conhece os problemas dos eleitores. Apesar de Portugal ser uma país relativamente pequeno tem grandes diferenças de desenvolvimento e esse problema poderia ser substancialmente minorado pela regionalização. Recordo apenas que a regionalização está prevista na Constituição.

    CdA: Durante o tempo em que dirigiu o Porto Canal, teve alguma proposta directa do FC Porto?

    BC: Não percebo bem a pergunta. Mas se se refere a uma proposta de aquisição do Canal, a resposta é não. De resto, o Porto Canal mantinha uma relação normal com o FC Porto, como mantinha com todos os clubes da região (Boavista, Leixões, etc.), com as instituições culturais e recreativas, com Serralves, com a Casa da Música, com a Câmara Municipal do Porto, com a Câmara de Gaia e com a Câmara Municipal de Matosinhos onde o Canal está localizado.

    CdA: Como é a sua relação com Pinto da Costa? E com os restantes directores do FC Porto?

    BC: Conheço Pinto da Costa e vários dirigentes do FC Porto com qual mantenho relações de normal cordialidade. Nada mais do que isso.
    Nunca fui amigo pessoal de Pinto da Costa, não fui com ele a Viena ver o Porto ser campeão europeu, nunca festejei com Pinto da Costa qualquer vitória do FC Porto sobre o Benfica bebendo champanhe, nunca desci ao balneário do FC Porto após um jogo com o Benfica na companhia de Pinto da Costa, enfim, nunca fiz nada disso. Nem todos nos podemos gabar do mesmo. Perguntem ao actual Presidente do Benfica se ele não fez tudo isso.

    ResponderEliminar
  3. Adoro o Benfica1/9/15 19:39

    Bom Tarde.

    A melhor contratação para o Benfica e melhor notícia dos últimos anos para o nosso Glorioso seria a entrada de um novo PRESIDENTE.Esta sem dúvida seria a melhor contratação que o Benfica poderia realizar.

    Esse novo PRESIDENTE teria de fazer uma limpeza geral nos submissos e amestrados de LFV.

    Isso e uma auditoria às contas do Benfica nos últimos anos.

    Outra medida seria a contratação de um diretor desportivo.Monchi seria uma grande escolha para o nosso clube.A nossa política desportiva é inexistente e desastrosa prejudicando o Benfica em milhões de Euros , títulos e prestigio.

    A seguir a isso: Um novo treinador.

    Reforços:

    Um lateral direito , Um defesa Central , Um lateral Esquerdo , Um Box to Box , Um médio organizador de jogo , 2 Extremos

    Isto se não quisermos ser novamente os bobos da Liga dos Campeões como na temporada anterior.

    Eu comprava ainda um Trinco.

    Mas isto infelizmente é impossível de se realizar.

    Vamos ter de sofrer a bom sofrer , voltar a ser humilhados na Liga dos Campeões como na temporada anterior e ver derrotas e mais derrotas.

    Quem apoia LFV e as suas tremendas incompetências não pode ser Benfiquista.Não pode mesmo.Porque quem ama o Benfica não apoia quem tanto mal faz ao Glorioso.

    É a minha opinião.

    Ou os Benfiquistas se mexem o quanto antes ou ainda nos transforma-mos no novo Alverca.


    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xô lagarto. Para com o copy paste.

      Eliminar
    2. As tuas teclas CTRL-C e CTRL-V já devem estar num lindo estado...

      Eliminar
    3. Tem dó. Saíram 2 titulares, e um deles foi devidamente substituído. No FCP saíram pelo menos 5 (Danilo, Alex Sandro, Jackson, Oliver, Casemiro). O SCP foi o que perdeu menos (saiu o Cedric) mas também era o pior plantel de longe.

      Sim, o plantel não é maravilhoso. E já o ano passado não o era. Quem ganhou o campeonato foi aquele que não param de achincalhar aqui. Se não formos campeões, prova-se que Vitória é pior que Jesus, o que não é propriamente uma surpresa. A culpa é de Vieira, claro que é. Foi ele que o contratou e deixou sair JJ. É para isso que Vieira lá está, para tomar decisões e ser responsabilizado por elas.

      O resto são dramas que vocês inventam. Agora acabaram as bombas, fechou-se o plantel até Janeiro e finalmente podemos apreciar a bola a rolar. Espero ser campeão, como sempre espero.Se não formos campeões mas equilibrarmos as contas, estamos a preparar títulos futuros.E quando houver eleições escolhemos o melhor projecto. Sem peixeiradas de preferência. à Benfica.

      Eliminar
    4. Anónimo1/9/15 23:18

      Do Sporting saiu o Cedric, efetivamente, mas também saiu o Nani, que era provavelmente o melhor jogador que tinham no ano passado.
      No Porto a saída de Quaresma (titular em grande parte dos jogos da época passada) também me parece relevante.
      Ricardo Silva

      Eliminar
  4. Anónimo1/9/15 19:40

    Saiu a fava a Rui Vitória? Treinar o Benfica é um enorme privilégio. Possivelmente saiu a fava ao JJ por não ter tido oportunidade de continuar a treinar o Benfica. Ao Rui Vitória não saiu a fava certamente. Já dizia D. Luísa de gusmão: "melhor ser Rainha por um dia, do que duquesa toda a vida".

    ResponderEliminar
  5. Adoro o Benfica1/9/15 19:42

    Boa Tarde.

    Caro Shadows confirma que a transferência global de Pizzi ascende a mais de 14 milhões de Euros?

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais ou menos ou igual à transferência do novo PRESIDENTE?

      Eliminar
    2. Confirmo que várias pessoas ligadas ao clube o afirmam, assim como vários orgãos de CS o disseram. O Benfica nada desmentiu.

      Eliminar
    3. Adoro o Benfica2/9/15 01:28

      Boa noite.

      Muito grato pela informação.

      Nunca desista de defender o Benfica.

      Saudações Benfiquistas

      Eliminar
  6. Anónimo1/9/15 19:47

    "ler alguns comentários a dizerem que o plantel é igual ou mais forte que o do ano passado." Só cai nesta quem quer. É o desespero total dos avençados de lfv a descartarem-se das culpas. Alguém duvida que a intenção é apontar os focos para RV, caso a coisa corra mal, de modo a que o "rei sol" passe pelas brasas, intocável, outra vez. É mas é o rei da incompetência.

    "o plantel curto chegou para o bicampeonato porque não tivemos em 2015 jogos das competições europeias e da Taça de Portugal. " Isto, os avençados de lfv, pretendem camuflar. Já o ano passado o plantel era fraco.

    "Daí que, para um clube que anda a vender tudo o que mexe desde o início da temporada de 2014/2015, as contratações que têm sido realizadas nos últimos anos pelo presidente dificilmente são compreensíveis numa perspectiva de boa gestão financeira dos recursos." Quando uns meses antes, de peito inchado, garantiam a pés juntos que não tinham necessidade de vender mais ninguém.

    Subscrevo na íntegra a publicação, Shadows. Incompetência à vista de toda a gente. O pior cego é aquele que não quer ver... ou então, é pago para isso.

    A.Martins





    ResponderEliminar
  7. Eu ate concordo contigo no essencial... Mas o ano passado o JJ só tinha isto mais Maxi e Lima...

    O salvio tb esteve muito tempo aleijado, tal como este ano...

    Mas em conpensacao nao teve Mitroglou, nao teve jimenez e nao teve Fesja...

    O que eu nao percebo é esse desfasamento na exigencia: ao JJ so o bi campeonato era pouco; ao rui vitoria se nao for campeao a culpa é do vieira pq n tinha materia prima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha opinião não foge muito da do Shadows, e por acréscimo com a tua.
      Se não formos campeões este ano, a culpa será do Vieira ou há algumas dúvidas ?
      Se o formos, "chapeau" aos dois!.
      Relativamente ao ano passado, JJ só tinha isto mais o Maxi e Lima, será que a maioria dos que cá ficaram são os mesmos?
      Por enquanto ainda não vi isso em campo.

      Eliminar
    2. Anónimo1/9/15 21:24

      Salvio esteve muito tempo lesionado na época 13/14. No ano pasea do fez 38 jogos, 28 na liga.

      Wey

      Eliminar
    3. Redmoon o raciocinio é facil, quem por tanto tempo criticou o anterior treinador tem q defender o actual e desmerecer tudo q foi feito antes pra enaltecer rapidamente o q se vê ainda, e por via das duvidas, é preciso antecipar o fracasso e desviar as atençoes para outros q nao o treinador pra demonstrar q se tinha razao.

      Eliminar
    4. Redmoon, teve também meia temporada de Enzo Perez, em 2015 não teve jogos das competições europeias nem da Taça de Portugal.
      Lembra-te de quando JJ olhava para o banco e não substituía, dizendo depois que era por não ter melhor no banco.

      Todos os jogadores têm mais um ano, e RV não está há 6 anos no Benfica. Acabou de chegar. JJ já tinha o seu espaço, conseguido ao fim de uma temporada no Benfica, por exigência mediante a ameaça de ir para o FCP.

      RV não tem nada disso.

      Eliminar
  8. Continuo a argumentar que até prova em contrário é o melhor plantel dos 3 grandes , sem a mínima duvida.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xander, convido-te a analisares jogador a jogador, se tiveres tempo e paciência. E manda para o mail do blogue que publicaremos como post.

      Eliminar
  9. Anónimo1/9/15 20:09

    No seu texto passa a ideia que a conquista do campeonato passado foi apenas demerito dos adversários...o que não me parece correto! Segundo...uma pergunta...onde leu que o Benfica pagou 9M por 50% do passe? É que por esses valores o negocio teria de ser comunicado a cmvm, certo? Que me recorde não vi nenhum comunicado..

    De resto concordo que existe muito negocio pouco transparente e muitas coisas que não parecem feitas em prol do Benfica..

    PM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro PM, vários orgãos de CS afirmaram o mesmo. E fontes no Benfica também o fizeram. O que é certo é que o Benfica não desmentiu.

      Eliminar
  10. Nem o plantel me parece curto, nem me parece com falta de boas soluções.

    RV tem que saber potenciar os recursos humanos à sua disposição e potenciar as dinâmicas que estes atletas podem oferecer.

    Para ser TRI-CAMPEÃO basta :

    1. Sistema tático - 3*5*2

    2. Julio (baliza), Lizandro, Luisão, Jardel (defesa), Feja, Samaris, Djuricic (meio em triângulo), Gaitan (meio esquerda), N.Semedo (meio direita), Jonas e Jimenez ( frente de ataque).

    Para ir longe nas competições europeias basta:

    1. Sistema - 4*2*3*1, apenas para jogar fora.

    2. Julio (baliza), A.Almeida, Luisão, Jardel, Eliseu (defesa), Samaris, Feja (duplo pivôt), Gaitan, Jonas, Pizzi(direita)(meio campo), Jimenez ( frente de ataque ).


    Grande equipa e grande plantel...........abre os olhos RV.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opções interessantes.

      Eliminar
    2. Anónimo2/9/15 18:13

      Muito Interessante hummm !!! mas será q rv vai ter imaginação e talento para fazer uma coisa dessas !?! (duvido MUITO) é uma tactica bastante arrojada esse 3-5-2 mas parece q esta feito á medida do nosso plantel , principalmente a jogar em casa , e concordo com o xander qnd diz q temos o melhor 11 do campeonato , mas provavelmente o pior treinador !!!

      Luis Cebola

      Eliminar
    3. João Vilela3/9/15 03:18

      Epah 3-5-2 é jogar à mexicano (com o devido respeito). Que sentido faz jogar com 3 centrais num campeonato onde 90% das equipas jogam de autocarro estacionado atrás? Contra os Tondelas desta vida (outra vez com o devido respeito) precisamos é de gente que ataque... incessantemente!

      Eliminar
  11. Um pequeno exercício:
    Júlio César, Artur, Ederson
    Maxi (2,5 milhões para renovar?), Semedo, Luisão, Jardel, Lisandro, Lindelof, Raphael Guerreiro (8 milhões?), André Almeida
    Salvio, Markovic (2 milhões prémio de assinatura?), Enzo (2,5 milhões prémio para se manter?), Fejsa, Cristante, Samaris, Pizzi, Talisca, Gaitan, Guedes, Nuno Santos, Vitor Andrade,
    Lima, Jonas, Jonathan

    Custos deste plantel: 15 milhões "prémios de assinatura" menos 25 milhões da não venda de Enzo! 40 milhões, o Benfica vendeu 3 jogadores da formação por 45 milhões... lucro de 5 milhões nesta operação!


    pensemos nisto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim sim.......e esses q recebiam prémio de assinatura nem queriam ir pra campeonatos mais competitivos onde podem se mostrar muito mais.........tudo Benfiquista desde pequenino q queriam acabar ca a carreira..........ridiculo !

      O Enzo até ficou ca até Janeiro alegre e a render q se farta...........

      O unico q era capaz de ficar era o Maxi, e de todos q falaste era o q menos faria falta..........o certo é q se qualquer clube de meio da tabela pra cima de Inglaterra ou Espanha quiserem um jogador do Benfica, é quase impossivel ele nao querer largar logo tudo e ir.

      Eliminar
  12. Só lamento é que este blog persista em censurar sistematicamente todo aquele comentario que denuncia o grande objectivo dos bloggers que aqui escrevem: Promover Bruno Carvalho à presidencia do Sport Lisboa e Benfica para depois darem de mao beijada a hegemonia aos andrades. Publica e rebate se tiveres coragem, Shadows, e ja agora pede ao teu amigo RED que tenha a coragem de publicar o meu comentario no post nortecoreano que ele escreveu sobre Bruno Carvalho logo ali em baixo. Falta-vos assim tanto os argumentos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ATF, todos os comentários que forem iguais a esse e este serão eliminados. Garantidamente.
      São mentirosos e não te admito que venhas fazer essa propaganda para aqui.

      Quer Bruno Carvalho quer qualquer outro que se candidate terá neste blogue todo o espaço para debater o futuro do Benfica. Por muito que custe a alguns hipócritas como tu.
      Sim, porque vens com esse argumento ridículo sobre o candidato em apreço quando tens um presidente que foi sócio desse clube 24 anos e afirmou em tribunal que era homem de confiança de Pinto da Costa.

      Assim como fizemos nas últimas eleições em que Vieira e Rangel tiveram neste blogue eco das suas propostas, assim o faremos no futuro.

      Se queres vir cá comentar, não venhas fazer esse tipo de comentários mentirosos, dignos de outros lados ordinários que frequentas.

      Tomaras tu ter a independência que o Redmoon ou qualquer outro Blogger do NGB tem.

      Eliminar
    2. Ficava desapontado se algum escriba deste majestoso Blog, se revesse num pinóquio que trabalha para o Porto Canal.
      É bom o aparecer de candidatos, mas alguns cheiram demasiado mal, no seu conteúdo, para realmente serem alternativas válidas.

      Eliminar
    3. Primeiros, não sei onde é que foste buscar essa tua ideia de que eu frequento "outros lados ordinários". Deve ser coisa dos teus assessores, os que mudam de nick como quem muda de camisa e andam por aqui e por todo o lado a atacar todo aquele que comenta numa linha editorial diferente da vossa.

      Segundos, basta fazer uma pequena pesquisa de como foi tratado este BC quando ele se insurgiu, sim a palavra correta não é candidatou mas sim insurgiu, tentou tomar de assalto a presidencia do clube, com uma medida de secretaria para eliminar o atual presidente das eleições, e comparar o tratamento que deram ao Rangel, obviamente também numa perspectiva nada abonatória para LFV mas nunca com a agressividade, acutilancia e MILITANCIA que fora dadao ao tal Bruno Carvalho (o tal que acusa Vieira de despachar JJ mas que nessa altura queria manda-lo embora para colocar la o Artur Jorge, digo...o Carlos Azenha.

      Terceiros, por mais que andes praqui a dizer que LFV foi socio deste e daquele, foi amigo doutro e daqueloutro, nunca poderás fazer esquecer que foi ele quem trouxe o Benfica para a zona em que está atualmente: Primeira Linha Nacional e Europeia, coisa que jamais esse tipo que mal escarrapacha um esterco no FB vcs vêm logo praqui com mil destaques. Porque é o que vcs querem: um presidente de sargeta que, a exemplo do outro, se servirá do FB para disfarçar as suas manhosas intenções.

      Quartos, procura ter um pinfgo de decência antes de me chamares qualquer tipo de nome, como foi o caso agora de me chamares hipocrita porque eu, ao contrario de ti, assino com o eu nome, tenho um perfil real no google, escrevo no twitter com o meu nome e, portanto, sou credor de respeito, coisa a que tu certamente não estás habituado...

      Eliminar
  13. Jogadores de excelência neste plantel:
    Júlio 36 anos, Luisão 35 anos, Salvio lesionado... na plenitude fisica Gaitan e Jonas!!! - 2 -!!! - 2 -
    Jogadores medianos: André Almeida (não é especialista nas alas), Silvio, Eliseu.
    Jogador sem experiência de primeira divisão: Nelson Semedo
    Centrais parece-me o mais consistente: Luisão, Jardel, Lisandro e Lindelof.
    Médios com experiência internacional mas medianos: Pizzi, Samaris, Fejsa
    Jogadores sem experiência: Cristante
    Incógnitas: Carcela, Taarabt, Talisca
    Miúdos: Guedes, Nuno Santos, Teixeira, Bilal, Vitor
    Avançados: Mitroglou (fraco tecnicamente e falta intensidade). Jimenez (incógnita)

    Isto é um plantel forte?!

    ResponderEliminar
  14. Se a fava puder ser engolida 'ao cruzamento' então não tenho dúvidas que a digestão será feita....

    ResponderEliminar
  15. Eu n conheço os porquês nem tenho de os conhecer o k eu sei è k n contratàmos ninguem de jeito.

    ResponderEliminar
  16. Shadows não me leve a mal a minha observação, mas já foi ver o que escreveu sobre o Máxi e o Lima quando eles eram jogadores do Benfica. Estarei enganado ou por várias vezes defendeu que nem um nem outro eram jogadores para o Benfica. Impressão minha ou li que o Shadows até defendeu hà duas épocas atrás que o Lima deveria ser dispensado e o Rodrigo emprestado para dar lugar ao Nelson Oliveira? Não foi o Shadows que também sempre defendeu que o André Almeida era muito melhor que o Máxi para lateral direito? Se estiver equivocado peço desde já as minhas desculpas, mas se não tiver então desculpe lá, mas há aí uma qualquer incoerência da sua parte quando fala na perda destes dois jogadores. Para mais quando as alternativas que sempre defendeu um continua no Benfica e o outro acabou mais uma vez por ser emprestado e desta vez com Rui Vitória ao leme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Observador, observe com mais atenção antes de produzir comentários.
      Critiquei os valores do negócio da aquisição do Lima, assim como depois reconheci o valor do jogador também em post.
      Quanto ao Maxi, critiquei quando jogou mal, e teve uma época em que andou com a cabeça noutro lado, e continuo a achar que o André Almeida é uma boa opção para a direita. Mas a escolha de RV recaiu sobre o puto Semedo e está a provar ser uma boa opção.
      Observaste mal.

      Eliminar
    2. Takuara, outro tretas profissional.

      Está escrito, meu caro. Marco Silva sempre foi a minha escolha. E estrangeiros falei no Frank de Boer e no regresso do Koeman agora que tem o irmão como adjunto.

      Podes é falar na pessoa que falava com Rui Vitória há meses, já preparando o caminho para a vinda de RV para o Benfica.

      Podes falar na pessoa que já tinha assinado um compromisso com RV e ainda assim resolveu dar a sua palavra de honra em público de que ainda não tinha treinador.

      És um entendido em tretas, Takuara. Só aprendes o que não presta.

      Eliminar
  17. António Lopes1/9/15 22:13

    a) Regra geral, não concordo com os escritos do autor da postadela.
    b) Fui contra a contratação de Vitória e, até ao momento, nada vi que me fizesse mudar de opinião sobre a sua (não) competência para treinar o Benfica.
    c) Concordo, porém, na generalidade, com o conteúdo deste 'post'.
    d) O ano passado, o mioleira de porco foi campeão sem saber muito bem como. Praticámos um futebol sofrível em 'n' jogos fora de casa. Ao contrário de outros anos, em que a sorte lhe foi madrasta, o da Porcalhota teve em 2014-2015 a estrelinha por si (e ainda bem!).
    e) O ano passado, não tínhamos o melhor plantel de Portugal, nem parecido com isso.
    f) Por consequência da alínea e), independentemente das competências de Vitória, é óbvio que muito menos plantel de valia tem ao seu dispor esta época.
    g) Vitória é culpado por ter aceitado o convite de Vieira. Nada mais.
    h) Rui Vitória até pode ser o destinatário da fava, mas grande parte de nós não é parvo e percebe muito bem o que está a acontecer.
    i) Vieira é um sujeito que contorna frequentemente a verdade.
    j) Fez um trabalho extraordinário nos últimos 4 ou 5 anos em termos de resultados, seja no futebol, seja nas modalidades. Também tem obra física para mostrar. A forma como tudo isso foi financiado é outra questão.
    k) Falta muitíssima transparência nos negócios de que fez, nomeadamente em termos de transferências. Com o Atlético de Madrid, então, é um festim.
    l) Gostaria de ver à frente do Benfica alguém honesto, transparente, leal e com uma postura acima do lamaçal que é o futebol e o desporto em geral em Portugal. Não é preciso ser-se apintado ou abroncalhado para se ganhar.
    m) Continuo a pensar que Vitória é um incompetente para liderar o futebol do Benfica. Espero que ele me engano (oh, como espero!), mas não lhe posso exigir grande coisa esta época. mediante o plantel de que dispõe. Espero, porém, ver trabalho, organização, futebol trabalhado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela franqueza do ponto A.

      A questão da competência ou não do RV vai-se ver nas próximas semanas. Mas a realidade é só uma: pisa campo minado desde o primeiro dia.

      Eliminar
  18. Normalmente concordo contigo em tudo. Sempre concordei na antipatia ao JJ. Concordei, porque não teve respeito pelo clube e porque tomou sempre decisões duvidosas (no futebol) em momentos chave para o clube (como por exemplo utilizar o André Gomes no ultimo jogo do campeonato, quando dias depois ia ter a final da UEFA e teria de usa-lo, pois o Enzo estava castigado), ou as contratações e insistências que ninguém entende em jogadores que de nada valiam ou que nos prejudicaram durante anos.

    Concordo contigo também com as críticas a LFV. Todas. Não é só com RV que fez porcaria. Bem te recordarás que na época em que estivemos para ganhar tudo o nosso defesa esquerdo foi a adaptação Melgarejo.

    Onde discordo de ti, é achares que a equipa não chega. Não chega para o quê? Para o nosso campeonato? Para o nosso campeonato e passar a fase de grupos? É que se me vais dizer que tinhas de ganhar tudo este ano, champions inclusive, claro que não chega, mas para ganhar ao Arouca chega.
    Lembra-te do golo do Nélson Semedo ao Estoril, aquilo é uma jogada colectiva que culmina no 1 para 1 frente ao GR. Foi a unica movimentação desse tipo nesse jogo e a única desde então. O problema não é os jogadores mas as movimentações que estão a fazer em campo. Neste momento, o jogo é lateralizado e procura o centro, não há jogadas de entendimento entre os 4 homens da frente. Neste jogo ouvi várias vezes o RV gritar ao Nélson para ir à linha e cruzar. Isto é ideia de clube pequeno e com isto não vamos a lado nenhum.
    Mas lá está, aqui dirão que lhe estão a impor um estilo, que ele não sabe jogar neste modelo, etc, etc. Não é uma questão de modelo. Podes ter um 4-3-3 com duplo pivot defensivo com Jonas a 10, podes ter um 4-4-2 losango como na primeira epoca do JJ com o Pizzi a fazer de Ramirez, tens milhares de hipoteses para colocares os jogadores em campo e fazeres grandes equipas. E como já foi referido aqui, e já havia sido noutros posts, o unico ponto mesmo fraco é o do Eliseu, mas é um Eliseu que serve para 90% do campeonato, Taça e Champions
    Quanto a treinadores, pode ser que Marco Silva cresça, depois do ano passado no Sporting. Muito do que era o Sporting, tambem era lateralizar o jogo e cruzar para a área, os 4 defesas jogavam com muito espaço entre si (recorda-te do jogo com o Porto), portanto não seria nunca a minha primeira escolha. É fácil hoje dizer Paulo Sousa, porque está a ganhar... Era um jogador com uma visão acima da média, dará um treinador brutal.
    Por ultimo, o discurso e a imagem do Rui Vitória. É certo que ele não se auto-propos e em ultima análise a culpa é sempre de LFV, mas porra! Gravata pelo umbigo, todo suado constantemente? E o discurso, barato do “temos imensa vontade”; não podemos prometer titulos, só trabalho? Eu que fosse com aquela merda de discurso para o meu patrão.... Ele não tem imagem de mole. Ele É mole! Não é LFV que lhe diz para ter vontade. Também lhe desejo o melhor, mas a verdade é que ainda não vi nada, absolutamente nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O plantel não chega para uma participação decente nas champions, para uma época longa de campeonato e para lutar pela TP e pela TL.

      O ADN fundamental do Benfica: entrar para ganhar em tudo. A Champions é muito complicada mas quem lá vai para não perder nem da fase de grupo passa. Acho que a esse nível falta-nos qualidade nas posições que mencionei. E ao mais alto nível todos os pormenores contam.

      Quanto ao campeonato nacional, acho que o FCP e o SCP reforçaram-se com qualidade. Se os treinador vão conseguir colocar esses jogadores a trabalhar como uma equipa, a coisa já poderá ser diferente.

      O RV não é mole. Tive o cuidado de falar em particular com alguns ex-colegas e ex-jogadores. Não é mole. Mas uma coisa é estar num clube de segunda linha, outra é estar num Benfica em que tudo é escrutinado. É isso que lhe falta atingir.

      Eliminar
    2. Eu acho que chega perfeitamente. Já achava que chegava o do ano passado, quanto ao ADN é demagogia. Eu também não vim ao mundo para ter uma qualidade de vida financeira pior que a dos meus pais, aliás em todas as gerações houve sempre uma qualidade acima das anteriores, excepto a nossa. Não quer dizer que eu não almeje estar melhor que eles, mas as condicionantes não o tornam possível.

      O Sporting reforçou-se com qualidade? Pois, no treinador. O resto não é melhor que os que estão cá. João Mário Versus Pizzi, sim, e o defesa esquerdo também... mas isso é no mesmo modelo táctico e só o Rui Vitória é que continua a insistir nisso.

      Eliminar
    3. Quanto ao RV, resumindo... é mole.... Para o Benfica.

      Eliminar
    4. Pra champions temos 2 reforços de peso directos pro 11 titular em relaçao a epoca passada ; Fejsa e Jonas.

      Eliminar
  19. Sem contar com jj e MS gostaria de perguntar aos iluminados que por aqui andam quem seria o treinador ideal para o glorioso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que não vás ler parvoíces tipo Klopp.

      Eliminar
    2. Shadows embora o klopp e outros desse género sejam realmente uma parvoíce... Reclamar que o markovic e outros desse género podiam vir por empréstimo é parvoíce igual.

      Eliminar
    3. Anónimo2/9/15 09:51

      O único capaz e talvez acessível era o Vítor Pereira,joga em posse e o único que podia em Portugal pôr o Jesus em sentido.
      Foi um duro golpe não ir à Champions com o Fenerbahce, com sorte ia-se buscar em Janeiro, mas não lhe peçam já o campeonato, isso é impossível para todos depois da borrada de início de época com o RV

      Eliminar
    4. Também quero que a opção Rui Vitória dê certo. Não o acho um mole, acho que se justifica demais.
      No que toca a pôr o Benfica a jogar, toda a gente se esquece que os inícios de época foram sempre intermitentes e o ano passado sem Talisca e há dois anos sem Cardozo, sim Cardozo, (curiosamente dois jogadores que praticamente desapareceram no resto das respectivas épocas) tínhamos perdido ainda mais pontos já que a equipa parecia em baixo de forma, sem ideias e tínhamos lá Enzos, Matics, Markovics etc...

      Dito isto se eu fosse Presidente do Benfica e só pudesse escolher portugueses esta seria a minha lista:

      -Lito Vidigal (já demonstrou que sabe pôr uma equipa a jogar quer no Belenenses quer agora no Arouca, quer em equipas anteriores). Já demonstrou que não se rebaixa perante interesses e má gestão, tem perfil de treinador para equipa grande se calhar nunca chegou a um Braga porque tem personalidade a mais.

      -Leonardo Jardim. Quando ele for para o FCP é que lhe vão dar valor.

      -Marco Silva porque parece não ser burro nenhum e parece um gajo com personalidade, vamos ver o que ele faz com o Olimpiakos.

      -Paulo Sousa. A evolução dele será rápida e parece estar a ser segura, equipas com meio campo muito bem organizado mas com pouco futebol espectáculo.

      Mas se eu fosse Presidente do Benfica já teria ido buscar Pablo Aimar para delinear uma estratégia de futuro com ele.
      Fazê-lo passar por várias etapas (Formação, começando nos primeiros escalões, depois dava-lhe a nossa equipa B ou punha-o numa Oliveirense ou algo semelhante, mandava-o para um grande da Argentina e por fim voltava para Portugal para se assumir como Treinador do Benfica.
      Se calhar este plano envolve estrutura a "mais" mas de certeza que seria algo possível.

      Dito isto o meu treinador de momento é o Rui Vitória só espero que deixemos de dar 45m de avanço e que tenhamos bons resultados )que é o que interessa) nos próximos três jogos que verão os mais decisivos. Caguem no fio de jogo, digam-me que vamos jogar à Trappatoni e que no fim vamos ser campeões que eu assino já em baixo e reparem que já vi mais fio de jogo de Rui Vitória do que algo que tenha visto de Trap.

      -Belenenses a jogar bem e com garra.

      -Astana para a champions (estreia de Rui Vitória)

      -FCPorto. Oportunidade de dar uma estocada quase letal no adversário em caso de vitória nossa ou de levar um tiro na nuca em caso de derrota.

      Eliminar
    5. Acho engraçado vários comentadores avançarem, com a ideia de Paulo Sousa para treinador.
      Para mim é mais inacreditável que benfiquistas tenham esquecido a traição e a falta de carácter que esse cavalheiro enquanto jogador cometeu para com o SLB, que o RV ganhar daqui para a frente todos os jogos disputados por 10 a 0.

      Eliminar
  20. 99 por cento de acordo, tanto na questão do Marco Silva, como na falta da palavra do Vieira quanto À garantia de mesmas condições para o treinador.
    Até sair, Rui Vitória merece o nosso apoio. Não tem nem um terço da culpa do que se está a passar(Imagem e qualidade de jogo).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o que a "entourage" que se senta no departamento de marketing do SLB, na Luz, anda a espalhar pela net é que o problema está em RV.

      Eliminar
  21. Lima e Maxi foram amplamente criticados ao longo de toda a epoca passada aqui pelos postadores mas agora sao craques insubstituiveis.

    Silvio nao merece estar no Benfica pq esta sempre lesionado, mas o Salvio esse sim merece e faz falta mesmo estando constantemente lesionado.

    Fejsa esteve quase toda a epoca passada encostado, este ano esta disponivel, é reforço titular de qualidade.

    Luisao passou milagrosamente dos 27/28 anos para os 35........o ano passado era uma gazela de 34 anos, este ano com 35 esta velho e acabado pro futebol.

    Este ano nao temos o Samaris em adaptaçao, rende ! Jonas nao chegou apos inscriçoes, ja ca esta !

    Raul e Mitro sao reforços de qualidade, daqueles q custam mais de 5M q tanto pediram, mas pelos vistos agora esses sao muito caros, mesmo nao sendo ainda confirmados os valores de contrataçao, sao caros pq alguem disse q sim, os mesmos q disseram q iam chegar dezenas de bombas, continuo a espera..........

    Pizzi nao serve pra distribuidor de jogo, mas antes dele era o Enzo q jogava e quem distribuia o jogo era o Gaitan.......pera ai, o Gaitan ainda anda por ai..........a manobra atacante do Benfica sempre começou com Gaitan q distribuia e entrava pela esquerda nas costas do Lima, nao vejo pq nao continua ser o Gaitan a distribuir sabendo q sempre foi numero 10 e so foi adptado a esquerda no Benfica.

    Entraram muitos jogadores novos, maior parte pouco conhecidos tal como eram outros q entraram desconhecidos e sairam craques, é dar tempo pra serem trabalhados e mostrarem o seu valor, potencial existe.

    Ha mais soluçoes este ano, pelo menos existe alguma duvida de poderem ser mais valia, os q sairam pela porta pequena ja se sabia q pouco acrescentavam.

    Nada prestava antes da chegada do RV e so ganhavamos por magia, nao houve qualquer mérito de ninguem, agora sim com RV temos um treinador com provas dadas na alta roda e q se falhar a culpa é de quem lhe deixou um plantel bi campeao com 2 saidas, 1 titular lesionado, 1 titular recuperado de lesao e bastantes reforços q eventualmente podem ser mais valia, sendo q alguns se inserem no jogador tipo q custa mais de 5M com experiencia em clubes de primeira divisao de paises europeus.

    Trocamos um Lima ex Braga por um Raul ex Atletico, um Derlei ex Maritimo por um Mitroglu ex Olympiacos (campeao grego e melhor marcador grego).........se nao reconhecem valor, têm pelo menos potencial.

    Sim compramos caro ao Atletico, tb lhes vendemos caro, o ultimo penso q Oblak, o redes mais caro até entao em espanha, nao se trata de favores, é um relacionamento comercial.

    Nao interessa passar a ideia q o plantel chega pois efectivamente o ano passado chegou. É certo q se fez triste figura na champions, mas se repetir este ano e ganhar de novo o campeonato e a taça da liga, ninguem lhe vai pedir mais.

    Tu é q ja te estas a adiantar a desculpar o treinador e baixar o valor do plantel. So com má fé se pode dizer q este plantel é pior q o do ano passado, concordo q possa ser curto tal como era o ano passado.........so q da tanto jeito pra criticar o presidente e dizer q nao deu as msms condiçoes q deu ao treinador campeao do ano passado...........

    LFV nao deve ser o unico culpado de nao ter havido mais reforços, se bem me lembro ele proprio disse q no regresso a Lisboa ia analisar esse assunto com o treinador e posterioremente disse q os reforços seriam internos, analise conjunta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Moina não faças isso que não das hipótese de resposta.
      Acrescenta só que o ola john que tanto incomodava já saiu e que agora vai poder jogar aquele que devia ser 1a alternativa ao salvio... O Guedes.

      Eliminar
    2. Nuno Martins,

      Ola John ja foi é tarde.......tosco.......bons pés mas burro todos os dias.

      Guedes é um caso a parte, nao retirando qualquer valor ao jogador, dizem aqui os entendidos q é aquele em q se deveria apostar com força mantendo Salvio, maaaaaassss nao vendendo Cavaleiro nem Bernardo...........so se fosse para apostar com força pra bancada.........

      Andrade tem sido a aposta do RV apesar do Guedes ter feito alguns minutos a epoca passada, .......estranho........RV nao deve perceber nada disso.

      Sou a favor de apostas na prata da casa, mas nao entro em demagogias e entendo q quem la esta a trabalhar com eles diariamente e tem uma formaçao futebolistica bem acima da minha, tem melhores condiçoes para avaliar q eu, mas ha quem ache q percebe mais q JJ e RV juntos.

      Eliminar
    3. O ZéMoina não dá hipóteses e eu assino por baixo tudo o que escreveu. É tudo verdade.
      Fejsa é reforço, não existia o ano passado. Temos muito melhor ataque que o ano passado. Meio campo está igual assim como a defesa e o guarda redes.

      Eliminar
  22. pelo contrario o palntel até é longo segundo o que o treinador queria até longo de mais agora falta é qualidade até comparado com o ano passado, de longe o pior dos seis do outro, mas a campanha do OMO ja esta ai em grande.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo2/9/15 06:20

    Saiu-lhe a fava e vai sair durante toda a carreira porque é mau treinador, JJ era campeão apesar do plantel mau.
    Isto não desculpa obviamente LFV,a culpa de ter despachado um bom treinador e pôr lá um mau é dele.
    PS: Acho curioso a referência dos 35 anos de Luisão lol,mm com JJ a velocidade dele era nula ja há muitos anos,mas a forma de jogar camuflava-o bem, RV é que não percebe nada disso,com um rendia com o outro parece um nabo com as debilidades a nu.

    ResponderEliminar
  24. Bom dia.
    O plantel não é o melhor de sempre... Não. Mas da para lutar pelo título? Da. Já que mantém a base e está reforçado relativamente ao do ano passado que foi campeão. E não venham com estórias que ser campeão com 85 pts não é por demérito dos adversários.
    O que vemos é que está ano vamos terminar com menos de 70. O plantel é assim tão fraco que não chega para ganhar a 14 das 18 equipas? E relativamente a braga porto e sporting... Braga não conta para o título, porto esta inferior ao ano passado e Sporting (evoluiu mas pelo treinador) perdeu nani e contratou jogadores que se fossem contratados pelo Benfica os críticos estavam aqui a dizer o que dizem do Mitroglou, do carcela ou do jimenez...

    ResponderEliminar
  25. Pena o Ola John ter saído. Onde ele rende mais sem duvida que é na esquerda (muitos se esquecem dos excelentes jogos que fez na esquerda quando o Gaitan esteve lesionado) o que permitiria libertar o Gaitan da linha e ser o "vagabundo" a assumir o jogo do Benfica à frente do Fejsa e Samaris. Com o Gaitan mais perto de Jonas a qualidade do nosso futebol iria aumentar com certeza.

    E já agora que falam tanto no tal "8"... penso que seria interessante dar oportunidade a Cristante que tem excelente qualidade de passe.

    ResponderEliminar
  26. Santo Tirso2/9/15 10:57

    Sobre o tema digo: os Benfiquistas devem saber que no momento temos os jogadores possíveis considerando o tecto salarial de 1 milhão de euros que na prática são 2 com impostos. Não sei qual é o orçamento do Clube para esta época, mas certamente é muito inferior á maioria das equipas com as quais vamos competir na liga dos campeões.
    Sobre o plantel ele está a perder qualidade e com o decorrer dos anos os jogadores mais antigos têm mais dificuldades em manter um rendimento constante e com isso a Equipa não é capaz de alcançar resultados como a maioria dos Benfiquistas queriam.

    ResponderEliminar
  27. Anónimo2/9/15 11:26

    Já no ano passado tinha muitas lacunas(Nr8 e lateral esquerdo), que o lfv, fez o favor de não preencher!! Estranho é que para o autor do post, no ano passado o JJ não fez mais que obrigação de ganhar o campeonato (mesmo com plantel mais fraco que fcp) e que devia fazer melhor figura na champions, e neste ano, a culpa é quase toda do vieira por não reforçar o plantel!
    O plantel em termos de qualidade é equivalente ao do ano passado!! Saiu Lima mas entraram 2 pontas lanças superiores e saiu o porco maxi, mas Silvio (em forma), A.Almeida e Semedo são alternativas com valor! Em relação ao Salvio, não há no plantel quem o possa substituir com metade da qualidade... contudo, mesmo estando ligeiramente mais fracos, este plantel tem capacidade para jogar muito mais... e isso é culpa de Rui Vitória!
    Ass: Luís

    ResponderEliminar
  28. Anónimo2/9/15 11:29

    Shadows, o Marco Silva até podia ser o teu preferido.... mas eu lembro-me bem que Rui Vitória era um dos nomes que tu apontavas como sendo uma boa alternativa para substituir o Jorge Jesus! Aliás para ti, "quase" todos os treinadores eram bons, desde que o Jorge Jesus saísse!
    Ass: Luís

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errado. Nunca defendi o nome do RV, mas coloquei sempre o seu nome como opção nas sondagens do blogue. Sabes porquê? Porque era Vieira quem falava dele para suceder "um dia" a Jorge Jesus.

      Podes dar as voltas que quiseres, mas quem escolheu RV foi LFV.

      Eliminar
    2. Anónimo2/9/15 12:14

      Não é errado, não! Fizeste pelo menos um/dois posts, em que apontaste o nome de Rui Vitória e de outros "bons" treinadores como boas opções para substituir o Jorge Jesus! Era a tua opinião... se já mudaste, não sei! É claro que a responsabilidade da escolha do Rui Vitória é toda do Vieira, muito mal era se um presidente fizesse as suas escolhas pelo que os adeptos escrevem nos blogs!
      Ass: Luís

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking