O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Isso é tudo muito bonito mas... (versão NGB)

. 24 comentários
E pronto! Lá se instalou entre os benfiquistas que a aposta nos jovens significa estar preparado para não vencer tantas vezes e que os benfiquistas só vão achar piada à aposta na formação... enquanto há vitórias.

Aproveitando a "laracha" do novo programa dos Gato Fedorento, é caso para dizer Isso é tudo muito bonito mas... não é verdade para todas as estratégias e políticas desportivas?

Que raio de política desportiva tem o apoio dos sócios do SLBenfica quando... não há vitórias?! Que benfiquistas pensam "sim, eu apoio uma política que não nos faz ganhar!"?

Bem sei que pode ser mais confortável escrever tópicos líricos para "destapar devagarinho" que afinal é fácil reconhecer que o SLBenfica tem na sua formação jogadores com tanta ou mais qualidade que muitos jogadores que este ano e nos anos anteriores foram contratados pela política de investimento massivo.

Depois de uns quantos jogos, tornou-se fácil entender que o SLBenfica teve dois resultados negativos mas não foi por causa de um treinador sem competência ou pelo recurso a jogadores da formação... mas sim porque só começámos a treinar e a trabalhar efectivamente a mudança de paradigma quando voltámos de uma pré-temporada que valeu 3,5M€ mas não valeu trabalho.

Curiosamente, os tais miúdos que não valem títulos até têm sido dos jogadores mais em destaque e que mais contribuem para a subida de rendimento da equipa...

Não menos curioso é o facto de a tal equipa fraca, o tal plantel de miudos que não ganham títulos ganha ao Estoril 4-0 e o Super-FCPorto ganha ao mesmo Estoril 2-0...

... E talvez seja até espantoso que 4 jornadas volvidas, o SLBenfica tem 13 golos marcados e 3 sofridos... mais 5 golos marcados que SCP e mais 4 golos que FCP, sofrendo apenas mais um golo que FCP e menos um golo que o SCP. Nada mau para quem é tão fraco...

Mas sim, venham de lá esses comentários e tópicos cheios de romantismo a dizer que afinal até faz sentido apostar nos jovens e que estão todos preparados para ganhar menos. Em Maio falamos...

PS- Brevemente "acerto o passo" ao Shadows sobre o tema Nuno Gomes. Ele errou totalmente na sua análise no tópico A primeira cartada de Luis Filipe Vieira para as eleições 2016 – Nuno Gomes. :)
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. Lá em casa tudo bem15/9/15 03:13

    11 portugueses ou 11 chineses é-me indiferente.
    A única coisa que quero é ganhar. A proveniência de quem me «oferece» essas vitórias é absolutamente indiferente e irrelevante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os chineses até são mão de obra barata, mas se forem comprados estrangeiros, ganhe-se ou não, depois vens criticar porque o passivo é muito grande.

      Eliminar
  2. Quem come tudo o que herdou acaba na
    Miseria.....
    LFV como e intelegente esta a preparar o presente
    E o futuro.
    Eu sou do BENFICA admiro as pessoas que fazem
    Bons trabalhos a favor do BENFICA como a
    Equipa do LFV, para mim o BENFICA esta acima
    De tudo por isso nao posso criticar quem tirou o o BENFICA do abismo,ao contrario da Escomalha que critica porque queria um tacho e nao consegue.


    ResponderEliminar
  3. Analise profundamente errada, parcial e facciosa.

    Normalmente adquirimos jovens com potencial mas ja com experiencia de primeira liga, o mesmo sera dizer q a primeira aprendizagem em alta competiçao SENIOR tinha sido feita noutro lado. Minimizamos o risco desportivo. Qd assumimos nos essa funçao passamos o risco para o nosso lado e como oi admitido em posts anteriores, teremos de aguentar qd errarem, e bem sabemos q a paciencia do comum adepto Benfiquista é extremamente limitada nesse campo.

    Sera portanto errado dizer q o Benfica tem na sua formaçao jogadores com tanta ou mais qualidade q os q compra, tem sim jogadores com tanto ou mais potencial, a qualidade logo se vera. So repassar alguns nome do passado recente para ver q o potencial nunca chegou a qualidade. Baiao tinha potencial, Miguel Rosas tb, David Simao, Martins etc etc, têm qualidade, mas nao a requerida para um Benfica.

    Tb concordo q a politica tem sempre foi e sera de vitoria, nao mudou, so mudou o caminho. Caminho esse q mudara rapidamente se os resultados nao forem aproximados com os do passado recente.

    Continuam a bater no ceguinho com a digressao de pre epoca, caro GB nao foi pelos 3,5M q nao fizemos uma melhor formaçao, isso é apenas pretexto pelo conveniente Alzheimer no facto de ter havido mudança de treinador e o mesmo ter tido a necessidade (correcta) de querer ver todos os jogadores dos quadros e dar uma oportunidade de se mostrar a cada um deles. Obvio q qd se anda a experimentar jogadores os q deveriam estar a preparar a epoca nao tem a rotaçao adequada.

    Lamento mas por mais q insista na mentira q os jovens sao os responsaveis pelos ultimos bons resultados nao a vai tornar uma verdade. A menos q se esteja a referir ao jovem Gaitan, ao miudo Jonas, ao puto Mitroglo etc etc.....estes é q têm estado em destaque. Por mais q lhe custe admitir, nao invalida q um Talisca tem sido mais decisivo q um Guedes, neste momento faz mais falta um Jardel q um Semedo.

    Os miudos têm estado bem, mas nao ao nivel de alguns restantes q esses sim têm feito a diferença.

    Do tal plantel de miudos, tem jogado 1 regularmente, posso aceitar até dizer q sao 2..........os outros sao daqueles q se compravam e tinham tanta ou MENOS qualidade........

    Gostei no entanto de ver o seu post cheio de romantismo, espero tal como o caro GB q no fim da epoca estes miudo tenham crescido mais um pouco e q nos tenham permitido chegar a alguns dos nossos objectivos, mas deixe la a demagogia de os achar melhor q tudo e todos q so lhe fica mal e é mentira.

    Cumprimentos.

    Ramos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que está a fazer uma apreciação um pouco exagerada do que está escrito no post. Pelo menos pela minha interpretação.

      Eliminar
  4. Lá em casa tudo bem, também gosto de ganhar mas preferia que fosse com o maior numero de jogadores formados no clube. Utópicamente esses sentiam tanto o clube quanto eu e não utilizariam o clube só como montra para dar o salto.

    Eu acho que a aposta na formação não precisava de ser feita desta maneira em que nao ha opção, são forçados a crescer. a aposta na formação poderia ter sido feita há muito mais tempo, utilizando jogadores da formação para lugares de jogadores que foram contratados que claramente nao tinham qualidade para estar no plantel. O Bebe, benito, entre outros que foram passando pelo clube que inevitavelmente tapavam jovens no plantel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso se teve de correr com o JJ, ou achas que ele os punha a jogar. Só os punha a jogar se não tivesse outra opção.

      Eliminar
  5. "Depois de uns quantos jogos, tornou-se fácil entender que o SLBenfica teve dois resultados negativos mas não foi por causa de um treinador sem competência ou pelo recurso a jogadores da formação..."

    Só pode ser para rir como já nos habituaste, percebes ZEROO de futebol

    ResponderEliminar
  6. Sim, sim, isso é tudo muito bonito... ai e tal, porque é jovem..

    Mas a verdade é que em 10 jogos 10, o SLB só venceu 3 e esses 3 foram a jogar em casa com árbitros amigos, nomeados, escolhidos, indigitados pelo Capo-mor da CA.

    E, mesmo nesses 3 jogos 3 em 10 que venceram a jogar em casa com árbitros amigos, indefectíveis e assumidos adeptos do clube da casa, foi preciso cansar a azeitona e inclinar o campo para os golos aparecerem.. já os 6-0 num jogo-treino ao clube vizinho, todos vimos como foi. Um simples treino e conjunto em que até deu a ideia de que o prémio do jogo era a meias, a dividir por todos!!

    Daí que, essa análise e essa contabilidade a mim, nada diz. Domingo, sim. Domingo com um árbitro a sério, com um jogo a sério, aí eu quero ver. E, aí, sim, darei a mão à palmatória e farei o mea culpa se não tiver razão. Para já, os números, os factos não deixam mentir:

    10 jogos e apenas 3 vitórias. Todas em casa, todas com árbitros amigos, todas contra equipas de média-baixa qualidade. Sendo que repito, a última, contra os de Belém, num jogo-treino até dava a impressão que o prémio do jogo era a meias, a dividir por todos. E se calhar no fim até foram todos lanchar, cear.. pasteis de Belém, que fofinhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa dos árbitros amigos é de rir. Mas enfim, ouvir portistas a falar de arbitragens é para mim tão sério como prostitutas a falar de casamento. Já as equipas de média-baixa qualidade: concordo...mas o teu Porto também os jogos que ganhou foram contra essas mesmas equipas de baixa-média qualidade. E mais uma vez tens razão que em 10 jogos só ganhamos 3. Na verdade, estamos todos louco por não termos ganho jogos amigáveis, dada é a importância que é dada a esses jogos. Epah trata-te.

      Eliminar
    2. Repetiste a mesma porcaria duas vezes, tas-te a tentar convencer de algo, mas deixa-lá quando o Benfica levantar o caneco outra vez, podes repetir esta trampa a quantidade que quiseres q nem a ti te vais conseguir convencer.


      Só te digo isto, O Jesus ganhou com emprestimos obrigacionistas para comprar jogadores, o Rui Vitoria vai ganhar com emprestimos obrigacionistas para pagar os de Jesus.

      Seitudo.

      Eliminar
    3. Ó rapaz, vai lá compor o autocarro do Arouca, repor os dois jogadores desaparecidos da convocatória do Arouca, deixar a revlva como o treinador pediu (e não cortá-la, contrariando as suas instruções).

      30 anos dos mesmos métodos, da mesma forma de ganhar.

      Sobre árbitros amigos...
      Estás a falar do penalti sobre o Mitroglu em Aveiro?
      Estás a falar do golo anulado ao Jonas em Aveiro?
      Estás a falar do segundo golo do Moreirense?

      Volta para debaixo da pedra de onde saíste. Da tua laia não fazem falta. Põe-te...

      Eliminar
    4. Afinal com os putos só temos um golo a menos e mais golos marcados. Se ganharmos nas Antas, quero ver o que vais dizer.
      Olha o que se passou em Arouca. Foi com estas jogadas que ganharam alguns campeonatos.

      Eliminar
  7. Mas, pronto, fizeram 10 jogos, ganharam 3, a jogar em casa.. Segue-se o colosso Astana, e mais outra, nova goleada.. e são os maiores outra vez.

    Tá certo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanto dinheiro e a vossa máquina funcional mal!TRISTES!

      Eliminar
    2. O ano passado na CL calhámos num grupo forte e o teu porto calhou no grupo mais fraco com obrigação de ganhar todos os jogos e não o conseguiu, mesmo tendo lá equipas talvez mais fracas que o Astana. Com tanto dinheiro investido ficaram em 3º, e mesmo assim sentes-te com justificação suficiente para vires para aqui mandar bitaites.

      Eliminar
  8. Entre Maxi e o Semedo o benfica perdeu alguma coisas? Entre Guedes e Sulejmani o benfica perdeu alguma coisas? O Cervi veio da formação? E o Jimenez?

    Os milhoes gastos na academia, os milhares gastos todos os anos, são para que afinal? Esta historia q apostar na formação significa menor qualidade é ridicula, aposta na formação significa milhoes gastos em jogadores secundarios q vão ser passados a ser utilizados em jogadores q façam a diferença. .

    Já nem vou falar nos milhoes libertados com juros a banca, O benfica reduziu o passivo em 20 milhoes mas tambem substitui mais 60 de passivo bancario, em emprestimo obrigacionista com juros mais baixos.


    Este blog seria 10x melhor sem contributos destes:

    ""Qual a objecção quanto à escolha de Nuno Gomes?

    Não se lhe conhece posição ou visão sobre o futebol, a formação ou quaisquer outros temas que envolvam a gestão do desporto rei.""

    -- Claro, um antigo jogador de futebol, portugal e estrangeiro, q foi treinado por grandes treinadores, q está há anos dentro da organizaçao benfica, obviamente n tem qq credenciais para o lugar. Eu honestamente gostava de saber se o Nuno Gomes n é qualificado quem é?



    seitudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entre Semedo e Maxi perdeu-se "calo", experiencia de balneario, garra, frieza etc etc, ganhou-se tb, ganhou-se a possibilidade de ter um jogador para mais tempo.......isso se nao der nas vistas e algum clube chegar aqui e bater o dinheiro na mesa. E escusam de falar de Benfiquismo nessa altura pq pensar q o Semedo ficaria é pura ilusao. No imediato, na troca, perdemos, mas podemos ganhar no futuro, veremos........

      Entre Guedes e Sulejmani nao se perdeu nada de facto, o Sulejmani nao jogava e nao, e na mesma situaçao, com Salvio disponivel, o Guedes tb nao iria jogar.

      Os milhoes q se gastam na academia ja tao mais q pagos, podem e devem ser mais rentabilizados, concordo.

      Sobre o Nuno Gomes, é facto q nao tem qualquer experiencia de liderança, o jogar bola nao garante sucesso de gestao. Tantos bons jogadores nao passaram de treinadores medianos ou medíocres até. Mesma coisa com chefia de departamento, nao basta ter sido bom jogador, tem qualidades de chefia ? Tem capacidade de decisao ? etc etc La vamos nos para mais uma experiencia qd se poderia ter um elemento com creditos firmados..........os de fora vem nos buscar os nossos e nos continuamos com experiencias.........

      Ramos.

      Eliminar
    2. Entre maxi e semedo? Perdeu. qualidade defensiva e ofensiva... Basta ver onde nascem os lances de perigo para a nossa baliza (lado direito) e onde começam os lances de perigo para os outros (lado esquerdo). Maxi chegou ao porto e ao fim de 1 jogo é venerado! Quem lhe chamava caceteiro dá-o como exemplo!
      A estória de apostar na formação significar menor qualidade só não era ridícula se algum da formação ganhasse o lugar em luta directa com quem cá estava... Foi isso que aconteceu com semedo? Com Guedes?

      Concordo com o paragrafo sobre Nuno Gomes.

      Eliminar
  9. Tanto escreves e tão pouco do que te respondes lês... se lesses sabias que a tua opinião não reflecte a opinião dos "Benfiquistas". Temos dois ouvidos e uma boca para ouvir mais do que dizemos... aplica isso á tua escrita.
    Paragrafo a paragrafo.

    Não se instalou nada disso... simplesmente os benfiquistas continuam apoiar a politica anterior que trouxe bons resultados... investir em bons jogadores independentemente de onde são! E Os Benfiquistas sabem contabilizar o numero de títulos que quem apostou mais na formação em portugal tem! Gosto especialmente quando se dá o exemplo do Ajax... é um exemplo tão bom que é exemplo único! A única excepção regular que confirma a regra. Ganha quem investe e quem paga mais!

    É verdade para todas as estratégias... era esta a tua posição sobre a estratégia anterior? Que ganhou 3 em 6? Mesmo com o rival a ter plantel superior em 5 desses 6 épocas! Há estratégias que ganham 3 em 6 outras que não ganham há 14 anos... logo sendo verdade, existem probabilidades diferentes.

    Uma politica desportiva que possa não ganhar sempre mas esteja na luta por vitórias, tipo ganhar metade e quando perde ser por poucos pontos ou na final... ás vezes não se ganha mas o caminho está certo! Essa politica tem apoio, embora não ganhe sempre! Aquela que tu batias e batias e que achas que tens razão porque não ganhou sempre.

    Se têm qualidade que mostrem... é tão simples. Se leres, o sentimento geral é que não benefícios nem prejuízos para o pessoal da formação... só tem de ter tanta qualidade como os outros. Andas sempre com dicotomias para dividir tudo... não divisão entre há formação ou contratações... há divisão por qualidade!

    O Benfica teve e continua a ter jogos menos conseguidos (não é por um jogo em que metade dos jogadores treinou uma vez que vai mudar opinião) devido ao treinador. A pré época com todos os jogadores no mesmo sitio não rendeu trabalho... mas estes dias com o gaitan e outros nas selecções renderam... as combinações entre jonas e gaitan foram treinados por skype, entre jonas e mitroglu por fb... etc!

    Os jogadores da formação têm sido destaque pela negativa! Onde têm sido os buracos na defesa? Qual tem sido o corredor ofensivo menos preponderante? Gaitan e jonas são da formação? JC?

    Se tivesses um pingo de coerência no corpo nunca escrevias nada parecido com isto. Quem é que dizia que o plantel não servia? Que era preciso reforçar com "bombas"? Tu deves ter muito má memoria para dizeres e contradizeres tantas vezes! Quando alguém dizia que não que o plantel era bom lá vinham as acusações de defender a estrutura e ser contra rv. Quando eu e outros dizíamos que tínhamos um plantel ao nível do Porto e superior ao do sporting e que só perdíamos por falta de qualidade do treinador éramos acusados de quê? (Atenção que não quero ter razão... quero salientar que a opinião generalizada era essa).

    NÃO FAZ SENTIDO APOSTAR NOS JOVENS. NÃO ESTAMOS PREPARADOS PARA TROCAR GANHAR POR FORMAR! Faz sentido apostar na qualidade independentemente da origem!

    ResponderEliminar
  10. Acredito num futuro risonho, as vitórias até podem demorar a surgir, mas vejo mais garra nestes miudos do que em muitos gajos pagos a peso de ouro, mas este miudos não precisam só de nós a puxar por eles, sem porrada nas bancadas, precisam de jogadores experientes dentro do clube que deiam tudo pelo mesmo, Luisão, Gaitan, Julio César, Samaris, Jonas, Jardel, O mal amado Eliseu, são esses os pilares que levam esses miudos a brilhar, Gonçalo Guedes e Nélson, Nuno Santos e Talisca, Vitor e Teixeira, Lindelof e Ederson, e todos aqueles que na B já pedem por uma oportunidade, Rebocho, Carvalho, João Nunes, Sanchez, Davidovicz, e tantos outros mais novos que daqui a 2 a 3 anos serão também eles a suplicar por essa oportunidade.
    Com jj queimamos 6 anos, com compras que em cada 5 se aproveitava 1, preferia ter feito só esse 1, esse valor certo e os outros 4 serem miudos da formação, perdemos 6 anos, não quero perder mais anos quero que seja agora, que se comece agora e que se assuma o risco de não ganhar o campeonato.
    Costuma-se dizer que ás vezes para se avançar é preciso dar um passo atrás, não vejo isto como um passo atrás, mas sim um para o lado, para um novo começo e agora como devia de ter sido à 6 ou 5 anos atrás e assim não tinhamos desperdiçado, Cancelo, Bernardo,Cavaleiro, André Gomes, Rosa, Fonte, Oliveira e outros...

    ResponderEliminar
  11. "... E talvez seja até espantoso que 4 jornadas volvidas, o SLBenfica tem 13 golos marcados e 3 sofridos... mais 5 golos marcados que SCP e mais 4 golos que FCP, sofrendo apenas mais um golo que FCP e menos um golo que o SCP. Nada mau para quem é tão fraco..."

    Aproveitando o título do artigo, isso é tudo muito bonito, mas a verdade é que o Slb tem ZERO golos marcados e 2 sofridos (contando com supertaça) em jogos fora, o que equivaleu a 2 derrotas. Se contarmos que esses resultados correspondem a 100% dos jogos fora do Slb nesta época, (aliás, fora não. Ambos os jogos foram em campo neutro, um deles contra o poderosíssimo Arouca), encerro a minha argumentação.

    Estou sinceramente a torcer para que logo obtenham uma vitória gorda contra mais uma equipa fortíssima. Longe de mim querer minar a vossa confiança para o vosso baptismo em jogos fora nesta época. Ah! E de preferência, apostem nos miúdos para o Dragão. Eles merecem o vosso apoio :-)))

    BlueDragon

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Previsão, Porto 0 - Benfica 2.
      Penalty do Maxi e golo do Nelson Semedo a passe do Guedes.
      Que tal?

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking