O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A questão Jonas.

. 65 comentários


Entre as várias discussões sobre como deve Rui Vitória armar a equipa com o plantel que tem, uma das principais passa pelo esquema táctico e pela questão de jogar ou não com Jonas.
Ainda no post anterior penso que alguém comentou isso mesmo.

O jogador brasileiro tem sido fundamental em alguns jogos mas fora deste esquema táctico rende muito pouco.

O que pergunto é:
Deve o treinador abdicar do brasileiro para adequar o esquema ao plantel e a uma maior eficiência em campo ou se será “um crime” fazer qualquer alteração que reduza o rendimento de Jonas ou o retire algumas vezes do 11 inicial?

A decisão não é fácil, seja qual for.
 

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

65 comentários

  1. Quem o substitui?
    Talisca?
    Pizzi?
    Carcela?
    Tara?
    Eu?
    Tu?
    O Nelo?
    A Idália?

    Se era assim, porquê a escandaleira quando se falou em seguir com o Lima? Porque não deixaram ir o homem à sua vida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não respondeste. Abdicar do Jonas em alguns jogos para poder jogar noutro esquema tático é que me refiro.

      Eliminar
  2. Jonas se vieres aqui: isto é só a opinião de alguns benfiquistas.... tu és muitíssimo importante, OBRIGADO por fazeres parte da nossa grande família benfiquista.

    Nota: porque não rodar o treinador nos jogos fora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. porque não rodar o treinador nos treinos e nos jogos?

      Eliminar
    2. Porque não treinar o jogo e rodar os treinos?

      Eliminar
    3. E fazer 'gestão de esforço' do treinador durante uns 3 anos?

      Eliminar
  3. Nunca deve abdicar do Jonas, do Gaitan, do Samaris, do Luisão, do Jardel e do Mitro seja em que jogo for. Não deve mudar o esquema táctico. Deve, isso sim, trabalhar o esquema de forma a extrair dos jogadores o melhor rendimento possível, que é o que não consegue fazer...

    ResponderEliminar
  4. Noutro esquema táctico deixava de fazer falta o 8, passava a faltar um 10 e jogava-se apenas com um avançado fixo.E deitar 6 anos de rotina fora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuauhtemoc21/9/15 23:35

      Rotinas!? Neste momento o entrosamento que havia estás-se a perder porque temos um treinador que pura e simplesmente não sabe preparar a equipa para jogar em 4.4.2.
      O nosso futebol tem sido bola em Gaitan e esperar que ele resolva, quando este está uns furos abaixo a equipa não consegue arranjar alternativas.
      Infelizmente esta é a verdade e a única maneira de podermos ter sucesso esta época é mudarmos para um esquema que o treinador domine e esse esquema é o 4.2.3.1.

      Eliminar
    2. Mas o Benfica não tem um 8 e Gaitan talvez pudesse ser um 10.

      Eliminar
    3. O treinador actual não tem jogadores para o 4-4-2 diferente do que era usado pelo anterior treinador. Deve ter sido transmitido ao Rui Vitória que o rolo compressor trazia mais gente ao estádio, e por isso anda a meter os pés pelas mãos. Mas em justiça, os dois últimos anos do anterior treinador já não comprimiam nada, quando muito evitavam derrotas com equipas pequenas e médias, sempre com futebol enfadonho e pobre.

      Eliminar
    4. Não tem jogadores... Tem Jonas e Mitroglou - dois dos melhores do campeonato. E ainda há Jimenez no banco!

      Eliminar
  5. Já debati essa questão várias vezes e penso que até já o fiz aqui. É uma bela questão.
    Eu penso que ele deveria alterar o sistema táctico para o 4-4-2 losango de forma a poder utilizar jonas na sua posição e ainda utilizar 1 dos 3 números 10 que temos no plantel (Talisca, Djuricic, Taarabat).
    Além disso eu apostaria num losango deficiente com 1 dos lados mais abertos. Pode jogar com pizzi ou samaris como interiores direitos e gaitan aberto ana esquerda ou então gaitan na esquerda mais para o centro e um extremo do lado direito.
    Este esquema tem a vantagem de favorecer os 3 números 10 acima referidos, o Semedo, o Pizzi e ainda manter o Jonas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então e se fosse o losango na mesma, mas com o Gaitán a 10, nas costas de Jonas e Mitroglou? Cristante e Samaris interiores, Fejsa ou André Almeida a 6?

      Tirar Jonas é que não! É de loucos...

      Eliminar
    2. Mas eu não falei em tirar o Jonas, ele jogava na frente (2 avançados), só que jogava também um Talisca, Djuricic ou Taarabat a 10.
      O Gaitan também poderia jogar a 10 claro, mas preferia vê-lo na esquerda, porque assim podes aproveitar um daqueles 3.

      Eliminar
    3. Eu sei que não falaste em tirar o Jonas, mas o post lança essa hipótese.

      Os teus três candidatos a 10 têm todos tanta técnica como pouca cabeça...

      Acho que Gaitán deve jogar mais perto dos avançados e não se desgastar tanto a defender como teria que fazer se jogasse a interior do losango. A 10 pode descair em qualquer dos flancos, em trocas posicionais com o Jonas.

      Eliminar
  6. " O jogador brasileiro tem sido fundamental em alguns jogos mas fora deste esquema táctico rende muito pouco."

    Achas que um jogador que marca 36 golos em 42 jogos é para descartar assim dum pé para a mão ?

    Achas que o Rui Vitória tem assim tantos jogadores com a qualidade técnica e o poder de concretização do Jonas que se possa dar ao luxo de dispensar um jogador que respira e pensa futebol por todos os poros ?

    A menos que estejas a pensar que o Nelson Oliveira e o Rui Fonte estarão de volta já em Janeiro ....:-)

    Já agora, o Jonas não foi só fundamental em ALGUNS jogos, o Pistolas, foi peça FUNDAMENTAL na conquista do BI,é um jogador com carater e um profissional de mão cheia !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. alerta vermelho22/9/15 22:56

      Caro catedratico,acrescento mais, além do melhor marcador da equipa a época passada e esta também, é também o melhor marcador da liga!

      Eliminar
  7. Tal como se falava á uns tempos... os jogadores de qualidade não encaixam em rv... messi e cr não serviam para rv!
    Bom bom era o amido balde! Esse é que encaixava na qualidade do rv!
    E ainda há duvidas de qual é o problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. O mau trabalhador põe a culpa no martelo e é mais do que certo.

      Eliminar
  8. Há muito tempo que digo que se optar por um 4-3-3, Djuricic pode ser o "10" dessa equipa. Com um meio campo mais reforçado, permite a libertação dos extremos e até dos laterais para cruzarem para a área, pois agora temos alguém que joga muito bem de cabeça. Djuricic é um jogador de classe a quem lhe falta apenas um pouco de intensidade! Porque não testar num jogo teoricamente mais fraco?
    Mas depois sobra algo muito difícil de resolver: Jonas! Jogador fantástico mas lá está, não rende tanto jogando sozinho...

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  9. foi na altura que ele nao tava em campo que sofremos o golo.....

    ResponderEliminar
  10. O PROBLEMA É A FALTA DE UM ORGANIZADOR DE JOGO PRECISAMOS DE UM 10 PURO BOM DE BOLA ,O RESTO ESTA BOM!!!!!!!

    ResponderEliminar
  11. Desde quando Jonas tem de jogar sozinho? O Barça, o Munich, por exemplo, jogam só cim um avançado e acham que o homem joga sozinho na frente? É preciso é introduzir as dinâmicas certas e com o tempo o Jonas adapta-se a jogar sozinho ou num 4x3x3 ou 4x2x3x1 o ponta de lança tem de ser um pinheiro ou um gajo que jogue bem de cabeça para os cruzamentos... O Barça joga só com um ponta e vêm o Barça a jogar pró cruzamento? Santa paciciência... Além do mais há o 4x4x2 Losango se quiser jogar com Jonas e outro na frente e ainda colocar um 10 que temos muitos e bons como Gaitan, Taarabt, Talisca ou Dkuricic... Samris a 6 mais posicional, Pizzi a interior direito, a abrir em posse a fechar em transição defensiva, Gaitan na esquerda, Talisca a 10 e na frente Jonas e Mitroglu... Neste 4x4x2 clássico é que não temos nenhum jogador com as caracteristicas necessárias para fazer a posição 8.

    ResponderEliminar
  12. Cuauhtemoc21/9/15 23:25

    Na maior parte dos jogos do nosso campeonato penso que não será necessário, agora nos jogos mais dificeis, porto, sporting e a maior parte dos jogos da Champions, onde precisamos de maior poder a meio campo penso que sim, mesmo que isso custe a muita gente.
    Na frente penso que quer Mitroglou quer Jimenez podem jogar sozinhos, nas alas Gaitan é indiscutível na esquerda, e na direita, sem Sálvio, Guedes tem cumprido mas não tem empolgado, eu apostaria em Carcela pois traria outra profundidade ofensiva, criando penso eu mais desequilíbrios.
    Na posição 10 Taarabt pela sua qualidade se estiver cá para jogar futebol, pelo que se ouve não está, ou Djuricic pela velocidade, capacidade de passe e criar desequilibrios seriam a minha aposta.
    No meio campo Samaris e Renato Sanches.
    Penso que o Davids do Seixal é neste momento o jogador que melhor preenche uma das maiores lacunas do nosso plantel que é a posição 8, e para mim já apresenta a maturidade e qualidade suficientes para ser aposta.
    De qualquer forma seja em que esquema for, em Janeiro precisamos de um 8 com igual capacidade ofensiva e defensiva e um defesa esquerdo, senão para o ano vamos ver a Champions pela TV, e mesmo assim espero que Janeiro não seja já tarde.

    ResponderEliminar
  13. Para todos é um grande dilema, mas será que o Jonas não entende que em certos jogos a equipa ficaria melhor?
    Será que os próprios Benfiquistas não ficariam mais felizes se num jogo ou outro (6 aí numa época) o Jonas ficasse no banco de inicio e o Benfica ganhasse o jogo?
    Eu acho que ninguém ia dizer que não.
    Por isso há que tê-los no sitio e meter o Jonas no banco quando é necessário. Mesmo sabendo que é o 2o melhor jogador do plantel.

    ResponderEliminar
  14. A grande questão é que um jogador como Jonas necessita de dois médios centro de qualidade e os nossos não o são!! Esta é que é a grande questão!! A zona considerada fulcral em qualquer grande equipa é a zona central do meio campo...e ai,,,,por favor!!!
    Um esquema apenas com dois médios centros, têm mesmo que ter muita qualidade!!!
    Para consumo interno vai dando...aroucas, tondelas, moreirenses, académicas etc etc
    Agora jogos com boas/grandes equipas, ver um talisca, um pizzi, um A. Almeida....

    ResponderEliminar
  15. Por muito que me custe, com Jonas ou sem ele NÃO SOMOS CANDIDATOS AO TITULO!

    ResponderEliminar
  16. essa teoria de existirem jogadores intocaveis é parva.
    curioso é que o ano passado fomos ganhar aos corruptos e jonas não saiu do banco.
    jonas jogar por jogar não faz sentido ou ele joga a segundo avançado onde ele é fantastico ou jogar mais recuado em que nem é dez nem segundo avançado não o beneficia em nada a ele nem á equipa tanto é que ele não tem um unico golo em quatro jogos contra os nossos rivais isso quer dizer muito.

    ResponderEliminar
  17. Opções, observações e opiniões:
    1º- Supertaça, táctica certa, jogadores errados, não metia o jonas sozinho na frente, nem o talisca, tínhamos ganho, nem o bronco do jj (atenção não gosto e já não gostava no passado, se quiserem ser realistas até eu com os jogadores que ele dispunha eu era o mestre da táctica, os meus amigos sportinguistas agora já me dão razão) jogou o ano passado no dragão com 2 avançados?, resultado ganhou, não jogou a "ponta dum chavo", mas ganhou, alegria para mim;
    2º - se o RV tiver que sentar o Jonas para ganhar, senta e mais nada primeiro está equipa, segundo alguns benfiquistas é o fim do mundo, isto quer dizer que se Jonas se lesionar(toc,toc,toc, isola) ou ficar castigado, não comparecemos aos jogos???, o RV tem que adaptar a táctica aos jogadores que tem no plantel de forma a tirar o máximo partido da equipa e onde é que está escrito que o Jonas tem de jogar os 90 minutos???;
    3º - Uma grande equipa como o BENFICA não pode ter só um sistema de jogo, tem alternar se for preciso dentro do mesmo jogo;
    4º - Porque não tentar o Gaitan a 8???, eu sei de uma razão, porque o lado esquerdo ia parecer uma avenida com o Eliseu de sinaleiro;
    5º - 10 mais puro que o Djuricic, atacar é com ele, agora defender ele nem sabe como se soletra quanto mais escrever e fazer;
    6º - Somos candidatos ao título, senão o fcp está na corrida sozinho;
    7º - Talisca tem potencial(cada remate é meio golo) o problema é que está moldado para o contra-ataque, tem de ser trabalhado;
    8º - O RV tem que unir o balneário, mas como tudo nele(até a falar) leva tempo, mas tenho esperança no RV;
    9º - Sr LFV, primeiro ACORDE, depois:
    - Obrigado pelo CERVI, mas obrigado mesmo;
    - Obrigado pelo Jimenez(2ª escolha a 1ª era o Mitrovic);
    - 10 milhões pelo Pizzi (se for menos não há problema imagino o que se poupa em ordenados), siga, traga o MIGUEL ROSA que jogará o dobro por muito menos e se quiser lhe pagar até joga o triplo;
    - Fesja siga, não porque seja mau, mas cheira-me que está preso por arames, antes que seja tarde, substituto, mas acho que não há necessidade: GUIDO PIZARRO;
    - Salvio isto é muito doloroso, siga, acho que nunca voltará a ser mesmo, espero estar enganado!!!;
    - Nelson Oliveira porque é que já não foi, Jonathan Rodriguez muito melhor;
    - Eliseu um lugar nas Arábias, ontem já era tarde;
    - É melhor começar a pensar em substituir o Luisão no final da época, o que implica o Jardel também!!!;
    - Pode me explicar como é que o Lisandro fica no banco??? isto faz-me lembrar como o Matic ficava no banco com o Bronco do jj;
    - ACORDE, isto é para já:
    *ZIVKOVIC - ou vem em Janeiro ou nunca mais calça no BENFICA;
    *GRIMALDO - ou em Janeiro ou nunca mais;
    * RAMIRO CARRERA Arsenal Sarandi - urgente, antes que outro clube lhe deite a mão ou nunca mais;
    - P.S: o Balanta pode vir substituir o Luisão, se bem que não seja o ideal, mas...

    - Finalmente, se algum "sem nome" me vier acusar de não ser BENFIQUISTA ou não perceber nada de futebol, digo-lhe desde já respeitosamente " se quer ir, ou se quer que o mande??? isto à 1ª porque à 2ª faço como o maikon fez mas não falho", esclareço que o Gaitan antes de vir para o BENFICA já eu o apelidava de Craque, como com o Falcão (não perdoo o LFV ), James Rodriguez, Ramires, Matic, etc., e apelido o Cervi de craque o Zivkovic, o Grimaldo e o Carrera, como apelido outros que a grande maioria não conhece nem viu jogar, mas que acho que não são acessíveis à bolsa do BENFICA. Para terminar já que vai buscar o Zivkovic, veja se traz o Sapunic para a B, obrigado desde já...

    ;
    -

    ResponderEliminar
  18. Não há equipa nenhuma que se possa dar ao luxo de descartar um jogador como o Jonas.
    Temos é de arranjar um esquema tático onde ele fique perfeitamente integrado e possa não só marcar como dar a marcar golos.
    Esse sistema é o 442. Esse sistema é bom contra 90% das equipas do nosso campeonato. Mas com equipas de igual valia e na Champions poderá não resultar.
    Daí não ser mal pensado criarmos um sestema alternativo de 433.
    Tomemos o exemplo do jogo contra o Porto - jogámos e bem com dois médios Samaris e André Almeida. O Porto jogou com 3 Imbula, Ruben e AAndré. Os nossos tiveram muito bem, aliás já não tirava o André Almeida daquela posição.
    No entanto, são 2 a fazer o trabalho de 3 e isso tem consequências. Na segunda parte o desgaste foi evidente. Quando entrou o Talisca e o Pizzi aí foi a nossa desgraça.
    Actualmente o nosso maior problema é a posição 8. Desde que saiu o Enzo aquele que me pareceu melhorzito na posição foi mesmo o André Almeida. Apostava nele nos próximos jogos e quando sentiddr que havia desgaste lançava o Renato Sanches.
    UReis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Não há equipa nenhuma que se possa dar ao luxo de descartar um jogador como o Jonas."

      Valência?

      O Jonas tem uma capacidade de finalização acima da média. Quando a equipa carbura e o consegue servir em condições, ele faz a diferença. Mas sempre que joga com equipas mais fortes, onde as bolas que lhe chegam são poucas, ou nenhumas, ele torna-se uma nulidade.

      Ao contrário do Jackson, ou mesmo do Aboubakar, que sobem, e conseguem roubar bolas ao meio-campo adversário, o Jonas não tem físico para isso. Por isso é que num jogo grande sempre se vê um Jackson, seja contra que equipa for, e nunca se vê um Jonas.

      O Jonas não é mais do que um Jardel, mais técnico mas menos físico. O Jardel rendia no FCP porque tinha o Drulovic, o Capucho ou o Zahovic a dar-lhe bolinhas. Assim como o JVP na lagartagem. Na selecção do Brasil, onde todos têm técnica fantástica, ele era um matreco que nunca fez nada. Tirem o Gaitán ao Jonas, e ainda vou-me rir de ver aqui no NGB, malta a crucificá-lo de tosco. LOL

      BlueDragon

      Eliminar
    2. Águia Preocupada22/9/15 17:39

      Realmente o Jackson está farto de roubar bolas a meio campo e marcar no Atlético de Madrid!...
      Ao Jonas falta-lhe o Gaitan e ao Jackson falta-lhe a "amarelinha" do Póvoas que é o xarope preferido por essas bandas... e que dava cá umas forças... É vê-los a jogar e a correr muito cá no burgo e vê-los a rastejar fora de portas...

      Eliminar
    3. É a primeira vez que concordo com o preocupado.

      Eliminar
  19. bom dia ..axo que os dois teem lugar ..agora cada jogo e um jogo resta ao treinador optar pela melhor estratejica para esse mesmo jogo.....agora nao adianta muito falar-se disso ..e porque??? ontem nos 2 programas desportivos deu para ver isso com calma mesmo parando as imagens..entao e assim...o andre andre a 3 metros da grande area so teve que acertar na baliza e porque??porque o j.c. cai para o lado direito NA MARCA DA GRANDE PENALIDADE (de preposito)e o jogador so teve que acertar (que era o mais dificel)na baliza...VEJAM BEM ..porque na sportv nada nepia....faz-me lembrar o golo do sporting ..so que este golo para mim e mais escandaloso..nao bate em ninguem ..temos que pedir ao RV para meter o suplente ..de certeza que vai acontecer o mesmo que o OBLAK..nao a equip que resista a sofrer golos assim qualquer guada-redes dos juvenis e superior ao menos faz o seu melhor ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arranja aí um bocado disso, a que eu fumo é da boa, mas a tua deve ser de estalo !!!

      Eliminar
  20. Achar que Jonas, o jogador mais inteligente do plantel, um problema, é saber muito pouco ou nada de futebol. Só isto.
    Para mim, o problema reside unicamente na incapacidade do Benfica jogar mais coeso e com mais comportamentos colectivos.

    ResponderEliminar
  21. Jonas é apenas o nosso melhor jogador, se tivermos em conta a regularidade com que faz a diferença (Gaitan é fora-de-série mas irregular). Deixá-lo de fora é um absurdo. Na minha humilde opinião, nos jogos em que é preciso abre-latas para rebentar com autocarros e se aluga um meio-campo, ele daria um excelente 8 atrás de dois avançados (Mitroglou e Jimenez).

    JandB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jonas a 8!?
      Quando saiu Lima o que não se falou por ser o único avançado que defendia, que o Jonas (grande jogador) não defendia e tal... Até se disse que Jiménez era o mais parecido com Lima precisamente a defender!!! E agora lança-se Jonas a 8!?!? E ainda se critica Pizzi por defender mal!!!
      Realmente não entendo nada disto...

      Saudações Benfiquistas

      Eliminar
  22. Já o disse antes da epoca começar, teria sido uma sorte termos vendido o Jonas. O Valencia vendeu-o, porque ele já não tinha capacidade fisica e caracteristicas para jogar no Valencia.

    O JJ o ano passado tinha 2 alas para jogar para os avançados, coisa que o Benfica não tem este ano.

    O que fez o ano passado o JJ no Porto? tirou Jonas, e o 442 do JJ estava bem oleado.

    Já pensaram porque razão o Benfica é um fiasco na liga dos campeões? comparem por exemplo com o Porto, e vejam em que sistema jogam as duas equipas, e ficaram a perceber melhor, nenhuma grande equipa no mundo actualmente e há varios anos joga com 2 pontas de lança, para se jogar com 2 pontas de lança é preciso 2 alas muito bons, tipo o Giggs e o Bekcs, mas onde existem jogadores desse calibre, Becks fazia cruzamentos do meio do campo

    O Benfica tem que esquecer o JJ e o seu sistema, pois o Benfica com ele comprava jogadores para aquele sistema com indicações do JJ, RV tem que formar a equipa em função dos jogadores que tem actualmente e esquecer o passado, passado não joga.

    RV quer queira quer não vai ter que mudar o sistema e se tiver que colocar o Jonas no banco, tem que o meter e ele tem que aceitar, Jonas não é nem pouco mais ou menos o Jardel, esse marcava golos a qualquer equipa e marcava tantos que obrigatoriamente tinha que se aproveita-lo, andam a fazer do Jonas aquilo que ele não é, bom jogador sim , mas não um grande jogador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé, o Benfica não jogou na Champions com o Jonas. A tua teoria acabou de cair por terra

      Eliminar
    2. Eu quando falei nos campeões não tem a ver com o Jonas, mas sim com o facto de jogarmos em 442 e em 5 vezes termos sido eliminados 4 vezes, elucidativo não? não caiu por terra nenhuma teoria, falei no sistema e não no Jonas,

      O que quis dizer é que o Porto que joga num sistema só com um avançado tev sempre mais sucesso que o Benfica, por alguma razão, o Real, Barcelona, o Bayern que foi campeão europeu, o Chelsea, o Arsenal, jpgam com quantos avançados?
      Mas Jonas só joga ou rende com outro avançado ao lado, e mesmo assim em jogos mais apertados rende muito menos, no Porto nem se viu, e sozinho não rende nada, pois não tem caracteristicas para jogar sozinho na frente, O valencia se o deixou sair a custo zero por alguma razão foi, algo que o Mitroglou já tem, não se discute quem é melhor ou não, portanto não mistures alhos com bugalhos

      Eliminar
  23. Não estamos bem, mas tenho fé!!


    Viva o Benfica
    http://aguiadeluz1982.blogspot.pt/2015/09/se-maxi-tivesse-camisola-do-benfica.html#comment-form

    ResponderEliminar
  24. Como Sportinguista, eu adorava que o Jonas nunca jogasse (tal como vocês deverão adorar que o Carrillo nunca jogue). Acho que isso diz tudo da qualidade do jogador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O amigo deve ir mais vezes ao futebol do q as vezes que joga na playstation pq só quem joga o FIFA no computador é q põe em causa a titularidade de jogadores como o Jonas

      Eliminar
    2. ATF,

      Olha que não é assim tão diferente o dilema que eu sofro no SCP. Só que comigo é o Montero, que para mim, é jogador que teria que ser sempre titular neste esquema de jogo que o JJ quer implementar, mas a maioria dos adeptos continua a preferir o Téo, só porque é titular da Colombia.

      Eliminar
  25. Aqui passam comentários de dragoes e leões (deixa-te escrever assim para não desagradar ao dono disto) mas o meu fome trio onde apenas escrevi mais ou menos isto: " pelo tipo de post que por aqui se escreve dá pra ver bem que se joga muito na playstation". Orã isto foi ofensivo? Se calhar foi porque paraquedistas se atreve em pôr em causa o MELHORMARCADOR DALIGA obviamente que só pode sentir- se muito ofensivo.

    ResponderEliminar
  26. É para isso que as pré-épocas existem, para experimentar novos esquemas tácticos e eventuais adaptações. Assimilar processos. Não para andar a passear pelas "Américas". Não se inventa com o campeonato a decorrer e já a 4 pontos. Mas estas questões têm que ser impostas à personagem que estava a dormir na tribuna do dragão.

    A.Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pré-época serviu para introduzir todos os processos que se tem visto na competição. Quem nãpo vê isso ou não sabe ver futebol, ou não viu a pré-época.

      Eliminar
  27. Questiona-se a titularidade de Jonas? O jogador que mais desequilibrios cria entre-linhas? No ano passado quando perdemos em St. Petesburgo com o Zenit, aquando da pergunta do jornalista sobre se a saída de Talisca para a entrada de Derley, não teria sido demasiado arriscado por colocar 2 avançados, retirando um médio. Jesus respondeu algo como "O Benfica jogou os 90 minutos com dois avançados".
    Jonas faz todos os lugares na frente, porque é o jogador mais inteligente que temos. Ele fixa, solta, oferece apoios, finaliza, assiste, cruza, etc.
    Não lhe peçam é que dispute bolas pelo ar, como no jogo da Supertaça. Foi um crime.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jonas disputa bolas pelo ar, não pode é ter sucesso quando tem 4 adversários à sua volta. E no dia em Jonas não estiver lá para o Mitro arranjar espaços, nem o Mitro vai conseguir!

      Eliminar
  28. no programa do dia seguinte..vejam com calma o golo que sofremos....a psiçao do j.c da a impressao de querer sofrer o golo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. .VAI PASTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAR

      Eliminar
  29. o problema do Benfica é o Vieira e o treinador Derrotas...inimaginável superar tantos registos negativos com mais de 60 anos, não jogarmos nada, zero,zero, e está tudo bem...onde estão as recepções á equipa depois de derrotas penosas como as que temos tido??é voltarmos ao tempo do quique, e koeman..destruiu-se tudo, e já ninguem se lembrava de estarmos fora da luta do título em SETEMBRO!!!!Para todos os benfiquistas está tudo bem, para o ano é que é...LFV ri-se e agora até se aproxima do Proença...e nós nada????

    Depois não se queixem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. xô vai-te embora dragarto.

      Bicampeao, Ultimos cinco anos 47 pontos na champions porto 40 sporting lol, 2 finais europeias, porto 0, sporting lol


      seitudo.

      Eliminar
  30. faz algum sentido o Barça abdicar do messi?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo a teoria do BlueDragon, una posts acima à qual optei por não responder passo a transcrever a brilhante teoria:
      "Ao contrário do Jackson, ou mesmo do Aboubakar, que sobem, e conseguem roubar bolas ao meio-campo adversário, o Jonas não tem físico para isso."

      Já que falo em teorias, não posso deixar passar em claro a teoria do Benfiquista de Gaia sobre o JC querer sofrer o golo.
      Por acaso não viste também o Aboubakar dar-se um cheque quando se cumprimentaram.
      Haja paciência para este tipo de teorias.
      Uma coisa eu sei o JC pode ter só um ano de Benfica, mas sente esta camisola como poucos. Para mim é já uma das grandes referências do clube.
      UReis

      Eliminar
  31. Acho que por alguns jogos que vi do Taarabt tanto no Milan como no QPR teria sido um jogador desiquelibrador para a defesa dos corruptos.
    Pena ainda não estar em forma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Taarabt e Carcela não vão calçar no Benfica de R.Vitória. Eles já vinham referenciados como maus profissionais e tempestivos. Taarabt nem para o QP Rangers serviu, só mesmo para o Benfica do ensonado lfv. É de ir às lágrimas ainda haverem users que acham que temos um grande plantel, como já li por essa blogosfera fora.

      A.Martins

      Eliminar
  32. Bem, com a forma como o Pizzi e o Talisca estão a jogar, qq coisa q seja jogar com mais um medio deixa e fazer sentido, logo a questão Jonas deixa mm de fazer sentido. E não Samaris tb n tem qualidade suficiente para um 8.


    seitudo.

    ResponderEliminar
  33. ja alguem viu uma imagem do nosso querido presidente todo contente apos a derrota do benfica no porto?
    qual e o presidente que apos uma derrota se ri todo contente?
    lfv ja nem disfarça

    ResponderEliminar
  34. Li os comentários todos porque pensei que ALGUÉM iria fazer este comentário, mas não.

    Nenhum jogador é insubstituível e nenhum jogador tem lugar cativo (excepção ao Ronaldo e ao Messi, tal a qualidade deles). Ninguém se lembra do problema que o JJ teve com o Cardozo? O Benfica jogou sempre com o Cardozo enquanto ele cá esteve. Era um pinheiro, precisava de 10 oportunidades para marcar 1 golo, mas nunca saía do 11. Porquê? Porque sempre foi sinónimo de golo. Todos sabíamos que não o íamos vender por muitos milhões tal como não venderemos o Jonas por uma fortuna.

    No dia em que o Cardozo se lesionou e saiu do 11, o JJ teve a inteligência de mudar o esquema táctico e a verdade é que a equipa começou a jogar melhor (!). Não só os golos continuaram a aparecer (toda a equipa marcava!), como a equipa ficou muito mais coesa. Passámos a jogar melhor, a aproveitar melhor as oportunidades e a sofrer menos golos.

    Há jogadores que enquanto cá estão, têm de jogar. O Jonas é um deles. No dia em que sair, provavelmente o Benfica ficará mais forte.

    ResponderEliminar
  35. A única questão Jonas é mesmo aquela frase do RV de ter trocado o Jonas pelo Talisca para melhorar a transição. Quem não percebe que o Jonas com uma perna partida vale um Talisca fresco...

    Neste momento, por tudo aquilo que traz ao jogo, discutir se devemos ou não tirar Jonas faz tanto sentido como o Barça discutir se o Messi deve ou não jogar. A única questão do Benfica é mesmo a questão do cérebro, mas esse já se percebeu para onde vai... Acho curioso que aquelas vozes que crucificaram um treinador por perder um jogo ao minuto 92 agora desculpem o que perde um ao minuto 86. O que sucedeu foi o mesmo: um clássico equilibrado decidido num lance mais fortuito que pensado. A única diferença é que este clássico de nivelou por baixo, com futebol fraquinho, fraquinho...

    ResponderEliminar
  36. Caros,

    Para mim, honestamente, Jonas pode fazer perfeitamente o lugar do Gonçalo Guedes (Salvio), desde que tenha um pivot do lado dele capaz de cobrir as combinações com Nélson Semedo. Note que não estou a falar num extremo convencional, mas sim num avançado recuado, descaído para a direita. O seu toque de bola é suficiente para as tabelas e os um-para-um, bem como a sua técnica de cruzamento criaria muitas ocasiões e claro, a sua finalização para os movimentos em que surge ao segundo poste (em lances da esquerda) ou à entrada da área nas combinações pela direita. Tem menos pulmão para defender, é certo, mas contaria com o pivot do seu lado, para tapar o flanco junto com Semedo. O que beneficiamos no ataque com um jogador destes, compensa.

    Continuaria a ser um segundo avançado, mas com funções alargadas.

    Isto iria pressupor, claro, uma mudança para 4-3-3, com dois pivots defensivos (Samaris + 1) e um médio de transporte à frente destes que, na minha opinião, deveria ser Gaitán. Há outras opções para a esquerda (Guedes, Victor Andrade, Carcela, Bilal), pelo que seria uma perda menor em relação ao benefício da mudança táctica, a meu ver.

    Cumprimentos,
    Isaías

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking