O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Vão caindo os mitos, um por um... Falta saber aproveitar!

. 34 comentários
Luis Filipe Vieira não tem sabido aproveitar a "queda dos mitos" que se foram construindo em torno do SportingCP e do FCPorto esta temporada.

Se olharmos com algum cuidado, o Sporting já soma mais contratações falhadas do que bem sucedidas e só conseguiu tirar Jesus ao SLBenfica aumentando 30% (e pode chegar aos 50%) o vencimento milionário que este auferia na Luz. Lá se vai o mito da paixão...

Pelo caminho, os benfiquistas também já vão assumindo que Jesus basicamente teve sucesso quando o SLBenfica gastou forte - e gastou mais - que os seus rivais no defeso. Lá se vai o mito do catedrático...

A chegada de Jesus ao Sporting, tal como era no SLBenfica, representou a abertura de um novo espaço em AlvaLIDL: Um entreposto de camionagem, onde parqueiam os camiões de jogadores que Jesus faz chegar ao clube para daí aproveitar 1/3 ou menos. Lá se vai o mito do "olho clínico"...

A Norte pelos vistos não se acredita em milagres e lá se teve que fazer Osvaldo dar uma volta por um clube uruguaio, precisamente num ano em que se contrata um... uruguaio ao SLBenfica. Estranho? Só para alguns. Lá se vai o mito que o Maxi não está "preso pelos tintins" ao Paco Casal que aproveita estas movimentações para enriquecer...

Por lá faz-se um "all in". Num ápice o Helton passou a "figura de estilo" para dar espaço a um jogador que, à semelhança de Jesus, vem rebentar com o quaisquer equilíbrios salariais que pudessem existir. Se no Real ele já não era estrela e Mourinho o considerava um problema... nem quero pensar no FCPorto. Lá se vai o mito que o Casillas não veio para cá obrigando tudo e todos a fazer-lhe as vontades para que ele possa manter-se na selecção...

Muitos consideram que o FCPorto descobriu uma mina de ouro tais são os vencimentos pagos a Casillas, Osvaldo, Imbula e outros que já lá estavam, ainda para mais quando o Jackson viu o dinheiro da transferência quase todo seguir para pagar a hipoteca ao BES. Mas não, o FCPorto, à semelhança do Sporting tem gente a meter dinheiro "por trás" (no Sporting são capitais angolanos e russos, no FCPorto são empresários ligados à Doyen que na impossibilidade de ficarem com os jogadores, financiam os clubes para tal). Lá se vai o mito que esses clubes têm capacidade financeira e, hipotecando o futuro imediato (e o distante) vai ser bonito de ver o estoiro depois...

... Mas Luis Filipe Vieira está a ser pouco esperto na gestão destes dossiers. Este não era o ano da contenção financeira. Se, como dizem os meus companheiros (e eu duvido e já expliquei porquê) o SLBenfica tem assim tanta saúde financeira, este era o ano de - dentro dessa saúde - fazer o "all in" para o TRI e para dar dimensão nacional ao Rui Vitória.

Os adversários iriam meter ainda mais dinheiro em cima da mesa do que já estão a meter, iriam hipotecar-se ainda mais do que já se hipotecaram e iriam rebentar ainda mais do que já rebentarão. Os benfiquistas iriam criar, no embalo do Bi-Campeonato, uma onda de entusiasmo e determinação que elevaria a equipa e com isso mais receitas (Bilheiteira, Merchandizing, Camisolas, etc)...

... Mas não! Vieira optou pelo caminho inverso. Eu já aqui dei a minha opinião sobre porque discordo do BenficaEagle acerca da solidez das contas e consequentemente da motivação de tudo isto.

Também no poder do futebol, Vieira poderia ter assistido à queda do mito do poder do futebol português. Mas não, primeiro foi a Santa Aliança para tirar a ameaça a Joaquim Oliveira da Liga (e repare-se como Pinto da Costa veio assumir que foi o Oliveira que sacou os patrocínios para a Liga, o que quer dizer que era ele a "bloqueá-los" com o anterior Presidente).

Vieira caiu no conto do vigário e deixou-se enfeitiçar pela promessa fácil de poder na Liga, de arauto do futebol nacional... pois foi. Lixou-se!

Aliás, tenho para mim que Luis Duque, tão "homem de mão" de Joaquim Oliveira como ele é, sabia bem que isto ia acontecer e penso até que foi uma peça fundamental no "teatrinho" para enganar Vieira. Tenho para mim que Duque sabia bem de tudo e estava alinhado com este "golpe". Duvido que um tipo daqueles se deixasse enganar assim e menos ainda por quem ele sempre teve ao lado.

Enfim... Como dá para ver há muito mito quebrado, mas infelizmente há muito pouco aproveitamento pelo SLBenfica. É pena...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

34 comentários

  1. Vocês inventam os mitos, trabalham para os colar ao Sporting e depois querem colher os lucros. Tá certo. Continua assim que vais por bom caminho.

    ResponderEliminar
  2. Eu bem digo que você tem dificuldade com NUMEROS e FACTOS e agora nem um gráfico sabe interpretar. Se há coisa que o gráfico do post de redmoon mostra é que o Benfica apenas numa época teve investimento relativamente superior ao Porto e ganhou! Em 3 época com investimentos semelhantes o Benfica ganhou 2 e perdeu uma mérito de JJ. E que perdeu quando o investimento do Porto foi bastante superior. Mesmo aqueles anos que JJ devia reembolsar o Benfica pelos títulos perdidos (shadows dixit) o porto teve maior investimento! É assim tão difícil de perceber que ganha quem gasta mais de forma significativamente diferente, mas em casos que não exista diferença significativa o treinador faz a diferença e essa foi feita por JJ ganhando 2 dos 3 campeonatos "equilibrados" em investimento.

    Não se pode considerar que tenha caído o mito da sua coerência porque essa nunca existiu... considera que os outros estão a fazer all ins e a arriscar tudo e critica esse facto "hipotecando o futuro imediato (e o distante) vai ser bonito de ver o estoiro depois"... e qual é a sugestão para o Benfica: fazer o que critica nos outros"Este não era o ano da contenção financeira. este era o ano de - dentro dessa saúde - fazer o "all in" para o TRI" ou seja o Benfica devia arriscar a saúde financeira (na qual você até nem acredita, o que ainda pior arriscar algo que na sua opinião nem existe) por um sucesso imediato. O clube com maior sucesso desportivo e financeiro recente devia arriscar tudo (um all-in, caso você não saiba e não deve saber porque utiliza a expressão tantas vezes, é por as fichas todas e ficar sem nada caso na seja vencedor) para ganhar um ano!
    Já nem falo na campanha que andaram a fazer durante anos a dizer que a aposta devia ser na formação e agora pede um all in... essa falta de coerência dá dou de barato porque não vem referida neste texto. Existe uma mudança de treinador que seria (para seu agrado e desagrado da maioria) para mudar o paradigma para uma maior aposta na formação... e agora pede reforços e agora já diz que afinal os jovens só se mostrarem qualidade, que era o paradigma anterior... então para quê mudar de treinador?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, está aqui tudo... Nem com gráficos :)))

      E repara que mesmo no ano em que o nosso plantel foi bastante mais valioso do que o do Porto, só o foi até Janeiro. Em Janeiro saiu o Matic e a coisa voltou a ficar equilibrada.

      Eliminar
    2. Bom comentário Nuno Martins. Está ai tudo.

      JJ ganhou com plantel melhor, igual ou pior (como foi o caso da última época). FACTOS, são FACTOS!
      A aposta na formação já se foi, e afinal agora já se defende o All-In, porque alguns já perceberam que o RV afinal está em risco de ser um "Paulo Fonseca" do Benfica. Como as coisas mudaram em apenas 1 mês. Nada que não tivesse avisado ;)

      Quanto às dúvidas sobre finanças, só tem dúvidas as pessoas que afirmam que não lêm os Relatórios e Contas.
      Se alguma pessoa não os ler, é normal que tenha dúvidas sobre o que se desconhece.

      Mas, quanto ao assunto de finanças, até já fiz "desenhos" para ajudar a perceber o assunto, com base nos tais Relatórios e Contas ;)

      SEXTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2015
      As Finanças dos 3 Grandes (2000 - 1ºSem.2015)
      POR: BENFICA EAGLE
      http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/03/as-financas-dos-3-grandes-2000-2015.html

      Eliminar
    3. Lol, isso é tudo muito bonito, mas, será que interessa ao "sistema" (aquele que LFV faz parte) um FCP cada vez mais arredado dos titulos?? Os numeros sao importantes e por isso é que o Benfica provavelmente está estagnado!!!

      Eliminar
  3. Juro que não percebo. Tu que és tão defensor da formação (sem brincar). Pedes há anos que seja investido mais na "prata da casa" para se gastar menos no mercado. E agora pedes um "all-in" ?? Os anos passados era ideia estúpida, agora que faz o que querias já passa a ser o contrario.

    ResponderEliminar
  4. Mais um post mais um arraial de porrada no Vieira, mas isto agora é de hora a hora? pagam-te para isto é?
    epá acorda, o Benfica não é, nem nunca foi e nem será igual a porto e sporting, o Benfica faz as coisas ao seu ritmo e como as tinha planeado, não anda a reboque dos outros como tu queres!
    para que é que temos de ir ao mercado agora buscar nomes sonantes se os nomes não ganham jogos?
    eu prefiro isto que estamos a fazer, no mercado sim, mas com calma e ponderados sem cair em logros ou jogos de empresários e dessa forma livramo-nos de 2 cancros
    Paco Casal e JJ
    e ainda acham que o viera anda a dormir?

    ResponderEliminar
  5. No fundo o que vocês queriam era um presidente azeiteiro a fazer conferências de imprensa a todas as horas e a enviar ainda mais comunicados. Gostaria até de saber se gostam mesmo de futebol e de desporto ou se gostam mesmo é de novelas e folclore?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que nós queríamos era um presidente que não fosse aldrabão e ganhasse qualquer coisa.

      Era suficiente...

      Eliminar
    2. Nos ultimos anos foram 6 em 8 e mais uma infinidades nas modalidades. O bdc é que não é aldrabão?

      Eliminar
    3. O Benfica acaba de ter a melhor época desportiva de sempre. Portanto, não ganhou qualquer coisa, ganhou quase tudo! Chiça!

      Eliminar
    4. "O que nós queríamos era um presidente que não fosse aldrabão e ganhasse qualquer coisa."

      O ano passado foi mau?

      Eliminar
    5. Para mim já ganhou muito e deu a ganhar muito.
      Mas se para ti não conta, direi simplesmente que para a maioria dos benfiquistas LFV ganhou o direito de cá estar mais uns tempos. Democracia é lixada com as minorias. ;)

      Eliminar
    6. Sim Jota Pê,

      Como por exemplo o campeonato de andebol, pois em futebol, basquetebol, hoquei, futsal, atletismo, voleibol o benfica ganhou.
      O que falta mesmo é o andebol!!

      Eliminar
    7. Pedro Rodrigues ainda não percebes-te que o Jota Pê é um dos muitos infiltrados que há por aqui? porque na realidade ele é do Sporting de Lisboa por isso o que ele disse faz todo o sentido...

      Eliminar
  6. E não estão a saber aproveitar?......

    O Silêncio é a alma do negócio.....

    E sobre poderes e domínio do Futebol nacional , é notório que dominamos actualmente o Futebol nacional , mas não o podemos matar.....
    O SCP e o FCP têm de continuar a existir e darem luta , senão não se consegue rentabilizar o mercado dos média....

    Eu tenho para mim que a direcção do Benfica está muito longe de andar a dormir no pedaço......

    Tem deixado os rivais mostrarem o jogo , e agora que se viu que o FCP já tem poucas cartas para jogar e que o SCP já se acabou a grana , agora é que é hora de agir e reforçar de acordo com os objectivos e aproveitando um momento em que os preços dos atletas não irão inflacionar por intervenção mesmo que fosse bluff dos rivais directos....

    A comunicação social tem endeusado e dado cobertura quase total aos Rivais em detrimento do Benfica , mas se calhar esse cenário foi gerido assim para se desviarem os focos do que estamos a fazer e assim colocando pressão sobre os Rivais....
    Principalmente o SCP que tem obrigação de ganhar a Supertaça pois tem aquele filho de Deus que fez durante 6 anos um qualquer milagre na Luz...
    Com o investimento feito nele , agora é exigido ao SCP que os Milagres passem a habitar no Lumiar.....
    Ainda por cima o treinador sempre se gabou de ser um Catedrático do Futebol , um produtor de talentos que transforma um jogador banal num fora de série.
    E durante os últimos anos sempre desfilou na Europa ao lado dos treinadores mais bem pagos do mundo e agora com o aumento salarial vai entrar no Top 10 dos mais bem pagos.
    A pressão está TODA do lado do SCP , seja na supertaça , seja no resto da época......
    Ao contrário do que JJ tentou desvalorizar apôs o Jogo frente á Roma.

    Vitória é um treinador pouco mais que Banal em que nada se pode exigir dele , mas JJ tem obrigatoriamente de Ganhar tudo...

    E esta pressão irá jogar a nosso favor e vai ser uma espada bem afiada em cima da cabeça do SCP e de JJ.....

    Se JJ falha , o SCP pode entrar numa queda em espiral de onde dificilmente tornará a sair.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Se JJ falha , o SCP pode entrar numa queda em espiral de onde dificilmente tornará a sair....."

      Exacto, é como a história do polvo estar moribundo, não é?

      Eliminar
    2. O Polvo já não é o que era......neste momento é uma sombra do que foi.....

      O SCP se o JJ falha é bem pior a sua história , salvo se JJ sair sem gloria e sem indemnizações....
      Mantenho que o indicie de Risco nesta passagem de JJ para o Lumiar é elevadíssima quer para o SCP que para o JJ....
      Risco associado á exigência que será imensa quer da parte dos adeptos quer da parte dos média.....
      Um falhanço na Supertaça e por exemplo uma Eliminação no acesso á Champions e eventualmente cria-se um cenário dantesco para aqueles lados......

      Eliminar
  7. Vamos la ver é se não são os outros a endividar-se e quem vai dar o estoiro financeiro somos nós. Alias, se ha coisa que não pode deixar ninguém descansado são as contas do Benfica...

    Quando Vieira sair vamos ver o que deixa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jota Pê mais uma vez, preocupa-te é com as contas do teu Sporting de Lisboa que qualquer dia passa a ser o Sporting de Angola... e olha que já faltou mais...

      Eliminar
  8. Lol. Gosto de o ver falar sobre o Porto mas parei na parte onde fala no alto salário do Imbula. O próprio jogador já disse que não veio para o clube por dinheiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veio para quê então? Fazer compras no Norteshopping?

      Há cada um...

      Eliminar
  9. aqui é a mesma palhaçada de sempre só se fala mal do Vieira ..

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Realmente, não há post em que não fales no Jorge Jesus...

    E de repente é tudo mau...

    Mas nem há dois meses dizias claramente que "Jorge Jesus era o melhor treinador que o Benfica podia pagar".

    Ora, se Jorge Jesus era o décimo mais bem pago e por isso só havia nove acima dele, nas tuas palavras, melhor que o Jesus só haviam 9.

    Coerência, onde está?!

    Ou se mudaste de opinião apenas porque já não é das nossas cores, entao desculpa la, mas isso é assumires que o que escreves é fruto das taras com que acordas, e temos de deixar de te levar a sério

    ResponderEliminar
  12. Entretanto chegou o MitroGOLOS.... Vamos falar de coisas boas um bocadinho.

    #rumoao35

    ResponderEliminar
  13. O JJ está a tornar se numa doença crónica.

    O Benfica não tem saúde financeira porque nos últimos dois anos fez de tudo para ser bi-campeão, e isso não trouxe lucros. O Porto não foi campeão mas fez uma ótima Champions no ano passado, ganhou dinheiro e prestigio e isso traduz se em vender e bem jogadores, coisa que o Benfica não está a conseguir fazer nem com Gaitan que é um tremendo jogador imagino como irá resolver o problema Ola John.
    Uma última nota, os ordenados do Porto primeiro não aumentaram muito em relação ao ano passado, sairam os jogadores que mais ganhavam e a folha salarial do plantel não é muito diferente da do Benfica. Quanto é que o Benfica já não paga a Luisão, Salvio e Gaitan para eles ainda estarem no clube com sucessivas renovações? e Jonas, Julio Cesar e mais uns quantos também não ganham nada mal com toda a certeza.

    ResponderEliminar
  14. "A chegada de Jesus ao Sporting, tal como era no SLBenfica, representou a abertura de um novo espaço em AlvaLIDL: Um entreposto de camionagem, onde parqueiam os camiões de jogadores que Jesus faz chegar ao clube para daí aproveitar 1/3 ou menos. Lá se vai o mito do "olho clínico"..."

    O Benfica já contratou mais jogadores este ano do que o Sporting. Isto é um facto. Como é um facto que o JJ já meteu mais jogadores da formacao do Sporting a jogar na pré-época (fora os que já lá estavam...) do que o Rui Vitória no Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eskilsson outro facto é que o Sporting de Lisboa sempre dependeu da formação enquanto que no S.L.Benfica a conversa já não é bem assim..
      Por isso é que o Sporting de Lisboa não é campeão nacional há 13 épocas e o S.L.Benfica é Bicampeão.. por isso espero bem que o Sporting De Lisboa continue a ter muitos jovens da formação no plantel principal..

      Eliminar
  15. "este era o ano de - dentro dessa saúde - fazer o "all in" para o TRI e para dar dimensão nacional ao Rui Vitória" - Mas então não é neste blog que se defende acerrimamente que o BENFICA tem jogadores top na formação e que apenas era necessário o treinador certo para neles apostar?
    Não é aqui que diziam nos últimos anos que se andavam a gastar milhões em pernetas como Matics, Enzos, Samaris, Taliscas, Jonas, Limas e que estes apenas estavam a roubar espaço aos nossos jovens para se afirmarem na equipa?
    E agora querem "investimento" na equipa?

    Se o nosso treinador ainda fosse o JJ já estou a imaginar 1 possível titulo para um post referente à compra do Mitroglou:

    "GASTAM-SE MILHÕES NUM GREGO QUE APENAS MARCOU 8 GOLOS EM 40 INTERNACIONALIZAÇÕES QUANDO TEMOS NO PLANTEL OS DIAMANTES NELSON OLIVEIRA E G. GUEDES QUE APENAS PRECISAM DE ALGUÉM QUE APOSTE NELES, POIS JJ NÃO GOSTA DOS NOSSOS JOVENS NEM DE PORTUGUESES" Seria mais ou menos assim, não, GB?

    ResponderEliminar
  16. Já tudo ou quase tudo foi dito sobre a tua esquizofrenia ou será que ambiguidade mórbida soa melhor...só que essa tua falta de memória é que é deveras assustadora!

    O Beiga que se cuide ;-)

    ResponderEliminar
  17. O JJ e um mito?hahahaha ingratos e o que voces sao.O Maxi se calhar tambem e um mito.

    ResponderEliminar
  18. Simplesmente incrível dizerem que o Jesus é um mito, Só quem não percebe nada de futebol é que pode dizer uma coisa dessas, o Jesus é o melhor treinador do campeonato PONTO.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking