O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

O problema está no treinador?

. 59 comentários

É o que muitos vão escrevendo ou partilhando. O problema está em Rui Vitória.
Parece que a memória é muito selectiva para alguns lados.

Querem falar de arranques de temporada? Falemos, por exemplo, da temporada 2013/2014 em que vencemos todas as competições nacionais. Ao fim de 3 jornadas, o Benfica já tinha desperdiçado 5 pontos. 
Nessa altura, as tais ideias miraculosas do treinador não chegavam. Foi só quando teve que ceder e colocar Rodrigo e Oblak a jogar, entre outros ajustes, que a coisa melhorou. Isto já com meses de trabalho.

Falam em fio de jogo. As saudades do fio de jogo da temporada passada. O mesmo fio de jogo que permitiu vencer o título de campeão com o custo que se viu. Têm dificuldades em lembrar o futebol miserável praticado até Janeiro de 2015? 

O problema é lembrar que se o basco tem sido competente a coisa não tinha terminado assim. Ou esquecem que no jogo do título na Luz o Benfica remata uma vez durante 45 minutos?

E que se o Benfica não tem ficado fora das competições europeias e da Taça de Portugal logo em Dezembro, a manta tinha chegado para lutar pelo campeonato?

De que serve o fio de jogo ou as ideias miraculosas do Midas se neste arranque de temporada venceu com um penalty irregular e com quase 7 minutos de desconto? Se logo a seguir empata em casa? Então o fio de jogo? As ideias miraculosas?

O que critico neste momento em Rui Vitória é o discurso do tri e a postura perante Vieira. 

Rui Vitória vem habituado a estar em sintonia com o presidente do clube, mesmo na escolha de jogadores para jogar. É assim nos pequenos clubes pois a sobrevivência pede que se promovam jogadores.

Só nessa perspectiva é que entendo que o Ola John esteja a jogar. Para tentar safar mais um negócio ruinoso de Vieira para os cofres do Benfica. É que o Benfica vai ter que pagar mais pelo holandês, se não o vender.

Mas Rui Vitória tem que se lembrar de que o treinador é o primeiro a saltar. Por isso, ou quer ter sucesso e coloca a jogar os que acha melhores ou se desde já cede a Vieira, pode ir fazendo as malas. 

Também o discurso de Vitória precisa de uma pequena correcção. Diga que quer ser campeão homem! Cale-se com o tri! Quem tem que querer o tri é o presidente da "estrutura". Ele sim pode falar em tri. O nosso amigo Rui Vitória fale em ser campeão!

Quando falam no treinador, esquecem que só nas últimas 3 semanas é que Rui Vitória trabalha a sério com o plantel. Ou será que convém esquecer que o plantel andou uma semana e tal a trabalhar num fuso horário oposto ao nosso? E os dias seguintes para voltar a corrigir os horários de treinos, descanso, refeições?

Onde estão as mesmas condições dadas ao treinador anterior? Os jogadores de qualidade contratados estão onde? 

Quem tomas as decisões não é Vieira? Então como é que o culpado pode ser Rui Vitória? E como é que adeptos que deram 3 anos de derrotas sucessivas ao treinador anterior vêm exigir tudo de uma vez a alguém que chegou agora? 

Acham que há um problema? Então peçam contas a Vieira.
 
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

59 comentários

  1. ... ideias miraculosas do Midas ...

    Sempre a bater na mesma tecla, é que já chateia, não és capaz de falar do Benfica sem meter o midas no discurso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estão sempre a invocar o Midas para tudo?

      Eliminar
    2. Falando em arranques de temporada do midas, ouvi dizer que ele por acaso ja nos lixou uma taça e está á nossa frente do campeonato.

      Das duas uma, ou a "estrutura" da lagartagem é superior á nossa ou realmente o nosso treinador é muito mais fraco...

      Eliminar
  2. Sou Luiz Sousa - Portista.

    Lembram-se ha 2 epocas do 1º jogo da época na Luz conta o Gil Vicente (?) em que aos 90´m perdiam por 0-1 e em 4m dão a volta com 2 golos de sorte??
    Em 4m avida do JJ e do slb mudou...e foi o que se sabe...!!
    O Rui Vitoria não teve essa sorte e por isso tanta celeuma...

    Totalmente de acordo com o Inchadito verde incendiário com a mania que tem o rei na barriga e faz o que quer... não ha acção disciplinar contra atitudes destas??

    Cump

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou sousa luiz, mais conhecido por anónimo, adepto dos dragartos,

      Que tal chamar o juiz herculano, esse mesmo do dolo sem intenção, se faça algo contra o inchadito verde, esse mesmo o culpado das vitorias da fruta e do café com leite..

      Inchem corruptos nojentos ..

      Eliminar
    2. ò anonimo... eu dou nome e identifico-me como adepto... Luiz Sousa - Portista

      Caso não tenha entendido... deve-se fazer algo CONTRA o Inchadito verde... um tipo que anda a mais no futebol e muito mal vai fazer ao sporting, tal como o Vale e Azevedo fez ao benfica e que tanto tempo enganou os adeptos...

      Eliminar
    3. Eu também dou nome, sou anónimo, muito prazer!
      Falas em tipos que andam a mais no futebol, devias começar por falar nos chulos do teu clube, que só sobrevivem graças à corrupção e aos adeptos nojentos que os vão elegendo, apenas porque o que interessa é ganhar.
      Atenção que chulos, é o nome correcto, pois é assim que se chama a quem ganha distribuindo fruta e chocolate.

      Como disse antes. inchem adeptos corruptos nojentos, se és um dos pouquíssimos adeptos do porto que acha que o lugar do bufas é fazer companhia ao vale azevedo, então o insulto não é para ti.

      Eliminar
  3. Shadows

    Já que o GB não é capaz de responder mas tu pelos vistos insistes que o problema não é o RV, diz ai em que aspecto do jogo o RV é melhor que o Jesus? analisa ai os 2 treinadores e diz-nos porque achas que RV é melhor que o Jesus em processo defensivo e ofensivo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento não te parece que a resposta é óbvia? Um treinador sexagenário e com 6 anos de Benfica não será naturalmente melhor?
      E qual é o drama de aceitar isso?

      O que acho é que RV tem que ter tempo para fazer passar a sua ideia. Assim como JJ teve 3 anos para falhar como tudo.

      Eliminar
    2. Errado!!!O JJ foi campeao no primeiro ano .Não teve 3 para errar .
      Acho que por aqui devem é ter saudades do Quique Flores !!!!!
      O Midas ganhou a supetaca ao gajo porreiro e ganhou ao Tondela com um penalti (que existe) e assinalado aos 94 minutos .

      Eliminar
  4. Como os factos não te permitem julgar JJ da forma como queres pelo que fez no BENFICA, que é o que te devia preocupar, está mais que visto que a estratégia agora vai ser avaliá-lo pelo que faz em Alvalade, pelo que já percebemos que os jogos dos verdes vão ter sempre em ti um observador atento.

    Resumir o titulo do ano passado aos falhanços do basco, ó Shadows!

    O Benfica nao ganhou nenhum campeonarto à Trapattoni! O Benfica fez o seu trabalho!

    O Benfica conquistou 85 pontos num campeonato de 34 jornadas! O Benfica do ano passado foi pontualmente ao nível dos melhores campeoes da historia, pegues na coisa por onde pegues.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Redmoon, não dá para reescreveres a história. A incompetência do Vasco aliada aos menos jogos nas pernas devido às eliminações permitiram ao Midas da treta outra gestão.

      E como já devias saber, eu acho que o Midas deu muito menos do que devia ao Glorioso. Foi pago como os melhores do mundo e os seus resultados não foram os melhores do mundo. Longe disso.

      Mas e tu? Estás a defender o Midas e a sua performance no Sporting? Looool

      Eliminar
  5. Shadows, quando se fala em "fio de jogo" não se está a exigir futebol espectáculo, mas sim coesão, organização e dinâmica na transição entre as linhas. Alertei para as limitações de R.Vitória, com conhecimento de causa, e fui insultado. O Benfica, neste momento, é uma equipa partida, que vive à custa de iniciativas individuais e do charuto para a frente a ver se toca em alguém na área. Este é o futebol de R.Vitória e o do nosso Benfica actual. Habituem-se!

    A.Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se realmente daqui a 2 ou 3 meses não se vir organização aí podes falar. O anterior era muito organizadinho mas jogos com grau de dificuldade elevado perdeste quase todos. Em especial na Europa.

      Querem pedir responsabilidades? Peçam ao Vieira!

      Eliminar
    2. Posso falar agora, porque fui um dos que acompanhei atentamente os jogos do Vitória. É isto, não tem mais nada para dar. Já teve mais que tempo para se notar algum trabalho, mas não se vê nada.

      Daqui a 2 ou 3 meses? Quando já estivermos a 9 pontos dos rivais? Valia mais Vieira assumir o erro e repará-lo o mais rápido possível. Mas isso, ambos sabemos que não vai acontecer.

      A.Martins

      Eliminar
    3. jogos de grau de dificuldade elevado perdeste quase todos?
      1 em 6 anos com sporting.
      1 nos últimos 2 anos com o porto (já eramos campeões).
      fomos a duas finais e uma meia final europeias logo ganhamos 2 meias finais (numa dessas eliminamos o vice campeao europeu do ano seguinte) e 3 quartos de final... 5 finais da taça da liga com 100% de vitórias. 2 finais da taça de portugal com 50% vitorias (a derrota fomos roubados á má cara).
      Isto é quase todos?

      Eliminar
    4. @2 com os corruptos nos ultimos dois anos, e porque só nos ultimos dois anos mas o homem não esteve lá seis anos, ja sei é que os numeros dos quatros anos anteriores não dão para a tua tese.
      ter memoria selectiva dá muito jeito.

      Eliminar
  6. PS: Relativamente a Vieira, tu já o viste alguma vez a ser responsabilizado por alguma coisa? Sai sempre impune. Nem que se lance mais uma cortina de fumo na comunicação social para disfarçar a incompetência.

    A.Martins

    ResponderEliminar
  7. Exacto sombras.... porque é de mestre tirar um LE e colocar no seu lugar um extremo direito é de mestre! Aliás...a ligação entre sectores é tão evidente que até dá dó!

    Enfim....

    Gostar do Benfica é uma coisa! Ser cego é outra!

    O gajo percebe 0 daquilo!!!! 0!!!

    Vás tu pela direcção que fores!

    BA

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que o problema deste blog é mesmo o facto de não perceberem grande coisa de futebol. O vosso amor pelo Benfica é tanto que perdem o norte.

    Ola John foi ontem o maior equilibrador do Benfica. Sem ele em campo, o que tivemos foi centros de qualquer lado do campo. Segundo as estatísticas fizemos 53 cruzamentos! 53!!! O Ola John, pausava o jogo, contemporizava e lançava. É assim que se fazem as combinações com o lateral. Não com bombeamentos para área que resultam em.... 1-0 para o Arouca!

    O que se critica no Rui Vitória, não é perder, como o labrego também perdia por teimosia. É não haver fio de jogo, não haver jogadas estudadas.

    É meter um avançado de área, quando não se entra na área. É colocar jogadores pela fezada e não pelo que o jogo está a pedir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basicamente é muito isto!

      Eliminar
    2. Esqueci-me de falar em Ola John. O maior mérito de RV é mesmo ter posto OJ no lado direito e dizer-lhe «Estás a ver ali o Nélson? Como ele é verdinho, tu tens de ser o cérebro desta ala.» Poderia estar ali uma boa parceria se houvesse outro estilo de jogo. É esperar que não se deslumbre... Alguém já percebeu porque é que ele saiu se o VA foi jogar para o centro do terreno?

      Eliminar
  9. Lá vai a conversa ter sempre ao Jesus. Sempre.
    Enfim, há que viver no presente e avaliar o que se passa. Além do mais prespectivar o futuro.
    Se quem queria o Jesus fora do Benfica continua a recupera-lo sempre diz muito sobre a sua capacidade de avaliação

    ResponderEliminar
  10. eu ja disse e repito eu fui um dos que criou o movimento para o Marco Silva vir para o benfica , e porque? Simples , porque o JJ enquanto treinador do Benfica viu se aflito para ganhar ao Marco Silva , depois porque o Marco Silva com um Anormal de um presidente e com toda a pressao que tinha internamente e externamente no SCP , ele teve sempre os jogadores do lado dele.. fez grandes jogos com o plantel q tinha e nao foi mais longe na champions porque o Mauricio e o Sarr queimaram-no no ultimo minuto de jogo do Maribor , e ainda foi roubado na Alemanha , e na Liga Europa , ia derrotando uma das melhores equipas do Campeonato Alemao daquela epoca , o Wolfsburg , ja para nao falar que ganhou a taça de Portugal com 10 a perder 2-0 e ainda como nao chegue so nao lutou ate ao final do campeonato porque o Jardel no ultimo minuto em Alvalade sem saber ler nem escrever , atirou a equipa do scp para a depressao , como isto nao chegue o Marco Silva é um treinador com um discurso Fluente e que diz as coisas como sao sem rodeios , mostra personalidade e ia estar 200% motivado para lixar o Gordo. Ja o Rui Vitoria eu disse e reafirmo que como é possivel jogadores que jogam ha 6 anos parece que sofreram uma lobotomia e já nao sabem nada , tivemos cantos e livres , no tempo de JJ as bolas paradas eram fundamentais .. agora vejam o aproveitamento das mesmas , mais a nossa linha a meter o adversario em fora de jogo era das melhores do mundo , agora é uma desorganizaçao completa , depois as equipas nos cantos contra , voltou a tremideira o que vale é que temos um excelente G.R , mas como n chegue ainda demonstra fraca pressao e os lances do Estoril e do Arouca de perigo ja valeram pela epoca toda do ano passado do Benfica. Os Apoios nao existem ao portador de bola e cada um joga por si , e dá dó ver o Jonas a querer tabelar e nao ter ng para tabelar ou o gaitan. Já no scp ve se o trabalho e as rotinas de jj mesmo que ainda nao esteja tudo a funcionar a 100 % mas há dinamica, como eu disse o Sporting os jogadores parece que jogam juntos ha 6 anos e no Benfica parece um conjunto de jogadores que começaram a jogar agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onten estive em Aveiro e de facto meteu dó ver o Jonas a esbracejar o jogo todo por alguem k o acompanhasse nas movimentações

      Eliminar
  11. Vai ser giro em dezembro... O rv ainda só tem 4 meses de trabalho.

    ResponderEliminar
  12. Bater no Vieira é sempre a bater, um dia ele sai de lá, aparece para ai um bruno de carvalho qualquer e andará ao ritmo dos adeptos a despedir treinadores só porque sim,
    ontem não ganhámos, porra, não ganhámos, nem marcámos um golo, mas podiamos ter marcado vários, nem vou falar do golo tirado ao Jonas que isso já é normal, agora resumir isso tudo a Vieira como se fosse ele o culpado de tudo e depois não se elogiar o Vieira quando se ganha é de uma mesquinhice atrós de quem é mais rasteiro que uma serpente e que tudo o que quer é envenenar os Benfiquistas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema não é o não ter ganho o jogo. O problema é que o SLB não mostra fio de jogo.

      Eliminar
  13. Shadows, é evidente que o LFV é o responsável pelo duplo erro histórico: não renovar com o Maseratti (péssima decisão) e trazer um Fiat Uno para o substituir (decisão talvez ainda pior).

    O que não é justo, na minha opinião, é julgar o Maseratti pelos resultados na produtora de humor do Lumiar.

    Porque o que se está a passar por lá é um duelo de titãs: por um lado, um dos melhores treinadores da Europa; por outro, um buraco negro que suga todo o talento que por lá passa...

    Está equilibrado. Como é próprio dos duelos de titãs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dos melhores da Europa?!!!
      Mas que raios fez ele nas competições europeias que justifique esse titulo?!!!
      Ahhh... compreendo. Tinha o Milan, o Real Madrid, o Manchester, etc, etc... e preferiu o colosso sporting, hehehe... o melhor da Europa, e arredores.
      Este pessoal anda deslumbrado.

      Eliminar
    2. Colocou o Benfica no 5º lugar do Ranking da UEFA. E tinha o Milan, o Inter, a Roma e o Napoles interessados mas preferiu ficar cá por questões familiares.
      Zé Pedro

      Eliminar
    3. Pelo que o futebol dele, no Benfica especialmente, mostrou, nos cinco momentos do jogo: organização defensiva, organização ofensiva, transição defensiva, transição ofensiva e bolas paradas.

      E pelo que acrescentou ao futebol nalguns desses momentos - sobretudo bolas paradas e organização defensiva.

      É por estes factores que se deve avaliar um treinador, não tanto pelos resultados - porque os resultados dependem demasiado de outros factores que não dependem da competência do treinador: orçamento do clube, qualidade do plantel, lesionados e excluídos, distribuição de fruta e galões etc

      Mas mesmo em termos de resultados, JJ foi, objectivamente, o melhor treinador das últimas décadas: foi a uns quartos da Champions ( tantas vezes, em seis anos, como nos quinze anos anteriores do clube...), a uns quartos da Liga Europa, a umas meias finais da Liga Europa e a duas finais da LE consecutivas...

      Foi por esses resultados europeus, factuais, que o Benfica ultrapassou claramente o Fruta Corrupção Pancadaria no ranking de clubes da UEFA, pela primeira vez em pelo menos duas décadas, e chegou ao quinto lugar! Se calhar a UEFA conta com as Taças da Liga para o ranking...e de certeza que é por causa das Taças da Liga que a UEFA convida o JJ para o Fórum de Elite dos Treinadores...

      Eliminar
  14. Só é enganado quem quer. Na pre época não ganhamos um jogo e marcamos um golo. Na supertaça foi o que se viu. No campeonato até ao minuto 75 não jogamos nada e depois marcamos 4 golos totalmente enganador resultado e exibição. Ontem a perder desde o minuto 2 num estadio repleto de Benfiquistas com um relvado em bom estado, não jogamos nada e desta vez não veio o golo salvador. Mesmo com Jesus quando perdíamos pontos tínhamos massacrado e era realmente azar. Ontem nem massacramos, nem jogamos foi tudo avulso. em suma até agora marcamos 5 golos e 4 deles no mesmo jogo. Espero estar enganado, mas este treinador não chega ao Natal, porque ao melhor estilo de Vieira, quando perceber que já não dá para segurar mais, tira uma coelho da cartola escolhendo um desempregado mediático e nunca assumindo que errou ao escolher este bom rapaz para um clube de meio da tabela. O próprio discurso do treinado é mau. Só banalidades, enfim uma tristeza. Pior que errar é persistir no erro

    ResponderEliminar
  15. Por culpa nossa este ano vai ser um passeio para os de lá de cima.

    ResponderEliminar
  16. Respondendo à pergunta feita no post ...

    O problema não começa no Rui Vitória mas a verdade é que também passa por este ...

    A verdade é que denoto um problema que espero não se venha a tornar estrutural que passa por um certo descontrolo nas decisões do técnico que a mim é me complicado entender e compreender ...

    A verdade é que custa-me dizer estas palavras porque nunca fui fã de Jesus e fui sempre um benfiquista que admirava o trabalho do Rui tanto em Paços como em Guimarães ...

    Porém neste salto para clube grande ele está a cometer todos os erros que não prognosticava para ele ...

    O futebol e nisso tenho de concordar com o bronco do JJ não é uma ciência exacta e vive também muito de paixões e momentos ... E é claramente nisto ... Na percepção do momento que RV está a claudicar ...

    Depois de 74 minutos sofríveis perante o Estoril e perante as mudanças bem conseguidas e que injectaram moral e confiança numa equipa que precisava disso como de pão para a boca era de bom tom manter o onze que acabou esse jogo ... Pelo momento, pela afirmação ... Mas não ... Vitória começa o jogo com o Arouca mantendo praticamente o mesmo onze que tinha feito o jogo sofrível com o Estoril ... O mesmo Ola John, O mesmo Pizzi, O mesmo Eliseu ... E o Benfica entrou outra vez temerário e desconfiado das suas próprias capacidades ...

    O descontrolo nota-se também na entrada no onze inicial e no jogo de peças que ainda não tem o entrosamento necessário para jogar no Benfica ... Carcela Gonzalez e Raul Jimenez são casos flagrantes e mesmo Mitroglou nota-se que ainda é um corpo estranho nesta equipa ... Não seria melhor procurar colocar esses reforços em jogos em que estamos vencedores para não os colocar a pressão toda em cima e possivelmente queimá-los perante a nossa massa adepta?

    Outra coisa que a mim como Benfiquista me perturba imenso ... O Benfica parece que perdeu intensidade de jogo ... E custa-me ter de dizer que com o chiclas pastilhas a equipa jogava e mostrava mais atitude que com Vitória ...

    Essa talvez é a parte que atribuo menos culpas ao novo técnico mas se calhar perante o problema de rumo que estamos a ter um choque de balneário não era mal pensado ... Nem que para isso seja preciso tirar algumas vacas sagradas do nosso onze ... Dar um murro na mesa para mostrar que deve jogar quem está melhor e não quem tem mais estatuto no plantel ...

    Depois temos de facto o problema de direcção que manifestou-se claramente cega perante o desastre que se avizinhava ... Uma digressão deste género deve-se fazer em épocas em que claramente as coisas estão estáveis ( se JJ tivesse permanecido ) ... Agora com novo treinador que ainda tem que implementar as suas ideias foi lança-lo completamente às feras e penso que poderá ter ajudado a este descontrolo inicial ...

    Outra coisa é o manifesto azar e falta de eficácia que temos tido ... O outro azeiteiro teve também a sorte do seu lado e RV está com pé frio ... Os tais momentos que por mais táctica e livros que possam existir são fundamentais ... Aquele último toque de atitude que não tenho visto e que por vezes é a diferença entre ter a estrelinha ou não ter ...

    E dinâmica ... Mas para isso é preciso tempo e paciência ...

    Continuo a confiar no novo técnico mas espero que faça uma profunda reflexão e que perceba o que está mal ... E perceba o que está bem ... Mantendo o que está bem ...

    ResponderEliminar
  17. A culpa não é exclusiva de RV. Com pessoas minimamente atentas e esclarecidas nunca teria sido contratado. Não tem neste momento andamento para um grande. Uma nulidade. Podem dar-lhe o tempo que quiserem. Dali nada de substantivo sairá. Andaremos a perder tempo precioso. Porém aviso já que Marco Silva, Peseiro e Bento estão no mesmo saco de nomes incovenientes para o SLB. Com algumas diferenças todos eles devem estar longe, muito muito longe do SLB. VERDADEIROS CANCROS.

    ResponderEliminar
  18. Numa coisa concordo com as vozes mais divergentes deste blog: Vieira passa sempre entre os pingos da chuva. Não foi ser um visionário que fez com que Vieira renovasse com JJ no ano dos 92, foi teimosia. A mesma teimosia que fez com que não se empenhasse na renovação de JJ o ano passado, a teimosia de achar que é um déspota esclarecido que tudo sabe e tudo pode.

    Se quisermos desculpar RV também só se pode fazer por aí, porque a culpa não é dele é de quem o foi buscar para treinar o Glorioso. Porque para quem vê futebol, o que o Benfica está e começa a jogar é o futebol que o Bitória tem demonstrado nos últimos anos. Alguém se esqueceu do jogo em que fomos lá o ano passado? Só não estavam a perder por 3 ou 4 ao intervalo porque não calhou Lima, Jonas e Sálvio acertarem com a baliza e ainda houve um golo mal anulado (ou uma situação clara mal anulada, uma coisa dessas).

    JJ não se tornou um arruaceiro com a ida para os viscondes, JJ sempre foi um arruaceiro. Simplesmente até ao final do campeonato passado era o nosso arruaceiro e desculpava-se o que às vezes era indesculpável (a forma como tratava cavalheiros como Shéu) ou o surreal (aquela do «só me engano no nome do -pausa para pensar- Lopetegui quando quero... pois!) porque a equipa mal ou bem carburava, defensivamente era sólida e, especialmente o ano passado, quando não dava para ganhar dava para não perder.

    A conversa das condições iguais não cobre tudo. Não cobre tudo porque, se é verdade que JJ não inventava qualidade onde ela não existe (lembro-me de Carlitos com Mourinho parecer um extremo espectacular, para fazer um contraponto) a verdade é que com RV até ao momento a qualidade parece não estar onde estava. Veja-se o caso de Luisão que parece ter desaprendido como se defende. Se há culpas a dar pelo golo de ontem, não podemos desculpar o Capitão. Será mesmo que o facto de Jonas estar mais ineficaz é dissociável do facto de o Benfica jogar agora de uma forma menos apoiada, mais recuada e mais baseada na bola longa? E as bolas paradas? Costumávamos gozar e dizer que o Benfica ser beneficiado era perdoarem penáltis e darem-nos cantos. E na defesa, muitas vezes um canto contra nós era o princípio de um golo. Neste momento é ao contrário, nem os nossos cantos fazem cócegas, como parece que nos borramos todos quando temos de defender um. Ontem foi paradigmático disso mesmo, valeu na defesa um Imperador que sabe mais de onde estar na baliza de olhos fechados do que 90% dos guarda-redes do campeonato de olhos aberto. Ou seja, antes de se falar da qualidade dos ovos, há que falar da arte de quem os vai bater.

    Nenhuma equipa endinheirada consegue ganhar campeonatos a equipas organizadas. Ou se o fazem, fazem-no esporadicamente. Foi assim com o Inter de Milão que comprou o Fenómeno, foi assim o Chelsea de Abramovic pré-Mourinho, foi assim que o City demorou a ganhar o que quer que fosse, foi assim que o Real o ano passado ficou a ver navios. Claro que ter ovos de qualidade ajuda, Wenger e o Arsenal que o digam.

    Portanto por partes: RV terá de mudar o seu próprio chip de equipa pequena. O Benfica infelizmente não está a demonstrar o fruto de 3 semanas de trabalho, está nesta tendência de linhas baixas e desligadas, com bola longa na frente e futebol muito lento no meio campo desde o primeiro jogo frente ao PSG. O que preocupa, ou devia preocupar, os benfiquistas não é tanto o tipo que se senta naquela cadeira, é isso sim o que a equipa não está a fazer. Sofremos para ganhar ao Estoril (não sofremos para golear, sofremos para ganhar!) e ontem sofremos a jogar com o Arouca. Se alguém tem seguido a concorrência perceberá que a continuar assim não vai ser só contra Porto e Sporting que vamos ter dificuldades, mesmo que amanhã apareçam aí Messi e Ronaldo.

    ResponderEliminar
  19. Sim, é o Vieira que obriga a equipa a jogar em chuto para a frente.
    O Rui Vitória ñ serve para treinar o Benfica, mesmo c\ carências de plantel, ñ se vê o mínimo de fio de jogo ou ligações entre sectores e transições só mesmo em chutão.
    Se ñ é o J César éramos goleados ontem.
    Só resta rezar para q a época passe depressa.

    ResponderEliminar
  20. Shadows... o pessoal tem memória curta. Não se lembra das autênticas verginhas que passamos, no nosso próprio estádio, com o Midas, o mestre, o mais que tudo... fdx!

    ResponderEliminar
  21. Bom aqui ninguem fala da falta de acerto do Luisão desde que começou a pre-temporada, é certo e ninguem pode tirar o merito do nosso capitão nos títulos alcançados até agora e na entrega em campo, mas ultimamente o Luisão está muito fraco, o golo foi culpa dele quase exclusivamente, tinha de estar mais em cima do avançado para não permitir o passe , ao não fazê-lo, não soó permitiu o passe para as costas comp pôs o avançado que recebeu a bola em jogo, se bem que o Rui Vitória não põe a equipa a fazer pressão alta , logo os centrais estão-se a encontrar muitas vezes no 1 contra 1 com os avançados contrários , o que o Benfica tem de fazer já é organizar a forma como defende e urgentemente , o ataque da equipa por muito que digam eu não considero que esteja mal , o Rui Vitória gosta de atacar pelas alas , o que provoca que se abram espaços depois ao meio para remates de meia distancia, sinceramente eu gosto de este tipo de filosofia atacante , não fosse o Bracali um excelente guarda redes ontem tinhamos ganho,um jogo não são jogos e um dia não são dias, o Arouca tem uma boa equipa e um bom treinador, caso se tenham esquecido o Lito Vidigal levou o Belenenses á pre classificação para a Europa League, não me admira que este ano faça o mesmo com o Arouca. Para mim só faltava mesmo chegar um DE como deve ser, o Eliseu tá gordo e pesado para este estilo de jogo, o ano passado cumpriu mas porque o Jardel estava sempre a cobrir-lhe as costas ,este a noa equipa está mais estática, o que não é bom nem mau, precisa é de ter jogadores com outras caracteristicas e o Eliseu não cumpre com os requisitos, de resto é só uma questão de treinar e estar atento ás marcações , LUISÃO ABRE A PESTANA !!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, tens de voltar para a escola. O futebol é um jogo colectivo. Tu vês o jogo como um eterno duelo individual: o defesa marca o avançado, o lateral fica com o extremo e por aí adiante. Esquece isso. Mas esquece mesmo. O Benfica defende (superiormente mal) à zona. Numa defesa à zona, a referência é a posição da bola (em primeiro lugar), o teu colega, a tua baliza e só depois o adversário. O problema do Luisão é que ele esteve inserido numa equipa hiper-competente em todos os momentos defensivos e um relógio de luxo a defender à zona. Parecia perfeito. E agora, como o processo colectivo é muito fraco, parece que todos são muito piores jogadores. E que erram muito mais. Não. Errado. O problema são os estímulos e o treino que eles não fazem durante a semana. O R. Vitória não sabe levar para o treino (operacionalização das ideias) as poucas ideias que tem.

      Eliminar
    2. Meu caro se há erro no golo, e há, é do moço que após um jogo já era melhor que 8 anos do maxi!
      Teve imenso tempo para alinhar com o luisão, e não alinhou por isso o jogador do arouca teve espaço para se desmarcar sem estar fdj... se o luisão não estivesse ali o jogador que fez o passe estaria isolado. o mocinho que corre muito e chuta muitas bolas para o ar é que estava completamente fora de posição desde o inicio da jogada e quando a bola entra no avançado que faz o passe devia estar por dentro do avançado que se desmarca e faz o golo (mesmo estando mal posicionado durante a jogada toda dava para disfarçar apenas estando por dentro do atacante sem bola).
      Todos falam mal do eliseu quando este é batido bem menos vezes do que o novo idolo da formação... já para não falar que a bola quando vai a direita já não sai de lá.

      Eliminar
  22. Não querendo aqui passar por advogado do diabo, acho que devemos pensar em várias coisas antes de apontar o dedo a quem tiver que ser...
    Vou apontar, no meu ponto de vista, quais os problemas que Rui Vitória se debate.

    1º Defesa - Tanto o lateral esquerdo como o direito são competentes, são excelentes no ataque, mas algo displicentes a defender, se o Nelson é possivel de melhorar e até ficar perfeito, já Eliseu mais que isto é impossivel.....para defender bem ele deixa de atacar e foi o que se passou ontem, Eliseu recebeu ordens para não atacar e o Flanco esquerdo morreu à nascença.
    Todavia existe um problema bem pior para resolver na defesa, Luisão está sem ritmo, nota-se claramente que os lances que perde é por clara falta de ritmo, e apenas Lisandro é curto para conseguir arcar com a defesa todo, logo a defesa tem de ser reforçada quer na esquerda quer no meio, com jogadores que sejam fiáveis.....Eliseu na esquerda desenrasca, Silvio não devia ter ficado e neste momento Almeida devia ser o LE titular pela capacidade que ofereço até no fechar ao centro sendo assim mais um a ajudar numa zona do campo onde o Benfica se encontra mais frágil.

    2º o meio campo, com Fejsa ou Samaris a equipa funciona diferente, com Fejsa a equipa passa a ter praticamente um 3º central, o que é positivo para equipas estilo Arouca que vive do contra ataque, como tal o grande erro de ontem foi Vitória ter apostado em Samaris, Samaris é bom a jogar como 6 em jogos que tem de ser o Benfica a assumir desde o 1º minuto o jogo, ou seja os jogos em casa, o Benfica na Luz contra o Estoril a entrar com Samaris e Talisca garantia bola no pé e acima de tudo qualidade de passe, porque as equipas que vão à luz procuram essencialmente reservar o impeto para os finais da 1ª parte e inicios da segunda, ontem contra o Arouca uma equipa que tem uma transição muito rápida com jogadores que elevado indice técnico e que suam as estopinhas contra o ^Benfica, Vitória deveria ter entrado com Fejsa a fazer de 6 e Samaris como 8, assim haveria sempre um homem solto para para o contra ataque adversário como tb se tinha um poço de força para ganhar as 2ªs bolas no meio campo, depois com Ola Jonh (ontem volto a ser um dos homens mais em foco) e Gaitan existe a garantia de futebol apoiado e fluidez no ataque, o problema depois é a capacidade fisica de Jonas nos jogos fora (em que as equipas tornam-se mais fechadas) que torna-se demasiado "curto" para jogar apenas para alimentar o Mitroglou, a meu ver nos jogos fora Gimenez pode ser o homem chave para fazer de Jonas, tb ele é bom tecnicamente e tem muita visão de jogo, jogando por exemplo com Carcela sobre a sobre a direita (que a exemplo de Gaitan gosta dos movimentos diagonais) completava-se a equipa permitindo maior diversidade de jogo, em casa ai o Benfica poderia sim jogar com o Jonas, porque em casa o Benfica precisa de chamar a si o jogo precisa de rapidez e fluidez como tal Jonas e Mitroglou na frente com Ola Jonh e Gaitan nas alas com um meio campo preenchido com Fejsa e Samaris /Talisca.

    ResponderEliminar
  23. Meu caro, tu não percebes nada de futebol. Zero. E podes não publicar os meus comentários as vezes que quiseres (quiserem, porque não és só tu). Eu sou chato e vou escrever sempre. O trabalho vai ser todo teu.

    Qual é a parte que não percebes? O que uma série de gente anda aqui a tentar explicar-te, com factos e não com meras suposições ou mesmo supositórios, é que o problema nem são os resultados. É que fizemos vários jogos fracos com o JJ mas as ideias (fonix, será que consegues mesmo entender bem o que são ideias?) estavam sempre lá. E podiam até nem ser as minhas mas que eram de qualidade e a equipa jogava sempre como uma orquestra isso tu podes espernear à vontade - mas foi a realidade. A realidade que todos vimos. Que todos vivemos.

    Não percebes a diferença entre os 6-0 ao Estoril, na última época, e os 4-0 à mesma equipa, na semana passada? Diz-me lá com sinceridade: não consegues? Não consegues ver a diferença entre o que o Pizzi fez nesse jogo e o que fez a semana passada.

    Não consegues percebes a diferença do Sporting do Jesus para o Sporting do Marco Silva, que é um bom treinador (bem melhor do que o R. Vitória: exactamente por causa das ideias)?

    Epá se não consegues então não podes falar sobre futebol. Porque és cego.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Edson embora concorde e muito com o que diz neste momento tb não consigo concordar com o facto de que esta seja o "Benfica " de Vitória.....acho que nem o Vitória de Guimarães metia os buracos que este Benfica mete.....sinto que existe ali ainda demasiados hábitos antigos que não encaixam nas ideias deste treinador , e apesar de concordar que Rui Vitória tem de ser ele a detectar e a tentar eliminar esses vicios ou até quem sabe adaptá-los à sua ideia de jogo, tb vejo que neste momento o homem tb não está com muita sorte.....ontem se o Benfica marca por exeplo aquela chance por NElson Semedo aos 18 minutos a equipa poderia ter crescido e se ter transformado, tal como tb me parece que Vitória ainda não conseguia acertar no 11...

      Em resumo......Olho para o Vitória e parece que vejo um gajo que apanhou um comboio em movimento e em cada paragem que para lembra-se de algo que esqueceu na paragem anterior.....a meu ver dou até Outubro para resolver as suas coisas e assumir-se como bom treinador que acredito que é.....o porque de até Outubro....porque no passado recente as equipas de JJ só começavam a funcionar como equipa a partir de Outubro e depois a partir de Janeiro vinha a qualidade artistica....coisa que já nem peço a Vitória....só peço que ele volte a por a equipa a jogar como uma equipa.....se ele fizer isso.....ok......terá nova oportunidade, é que não me importo de perder um campeonato para poder ganhar 2 ou 3 seguidos, mas claro tem que haver no minimo noções de que a equipa está a crescer, porque isto de treinar o Benfica e ganhar sem no minimo funcionar como equipa.....faz mais confusão do que perder um jogo.....é que ganhar sem funcionar como equipa....ganhas 2 ou 3 jogos e com sorte ganhas um 4º jogo, mas se houver um funcionamento de equipa 1 derrota acontece por vezes de vez enquando...porque todos juntos ganham e perdem como tal haverá sempre a vontade, garra e espirito de sacrificio....coisa que esta época.....ainda não vi......

      Eliminar
    2. Pelé, em cheio! É isso tudo! Ia comentar da mesma forma mas assim, assino por baixo.

      Pedro, o que quer que seja que ele fez no Guimarães não serve para o Benfica. Porque o Guimarães não jogava como uma equipa grande (i.e. lembra-te do Estoril do Marco Silva). Não interessa comparar.

      Eliminar
    3. Caro Pedro, o Vitória de Guimarães jogava e sempre jogou um péssimo futebol. Bico para frente, sem qualquer ideia a atacar ou a defender. Teve um fogacho de 3 meses o ano passado até o Hernâni ir para os corruptos, depois disso vai ver a 2ª volta deles e percebes o que estou a dizer. O Rui Vitória não é treinador para o Vitória quanto mais para o Benfica. Ganhou uma taça de Portugal ao Benfica??? o Pedro Emanuel ganhou uma ao Sportng, será que pode ser treinador do Sportuing?
      Cumprimentos,
      Filipe Costa

      Eliminar
  24. 3º no ataque enquanto a equipa está com muita falta de confiança, é normal, nao esquecer que à 2 épocas atrás não fosse o Cardozo ter entrado na equipa (após o castigo) e ter marcado alguns 9 ou 10 golos em 12 jogos o Benfica nunca teria sido campeão porque Lima em 14 Jornadas marcou 4 golos e Rodrigo em 13 jornadas marcou 3, ou seja até com JJ o Benfica tinha dificuldades em concretizar golos no incio da temporada, a grande vantagem era que a equipa continuava a cimentar processos que já vinham de anos transactos, esta época não tudo começou de novo e como é normal a equipa demorará até achar o equilibrio.



    P.s.: não nos podemos esquecer que Vitória tem a equipa em construção e mesmo a forma como ele escala o 11 é a prova em como ele ainda não consegue perceber bem com quem pode contar......isto só se vai indereitar lá para Outubro, possivelmente já teremos o campeonato perdido, eu sei......será algo duro, para nós pois o Tri está já ali, mas a mim neste momento prefiro ver a equipa começar a ganhar estofo, porque os campões não são apenas quem ganha sempre, mas quem ganha muitas vezes e acima de tudo se consegue reinventar após épocas menos famosas....o Benfica esteve no fundo 20 anos, um gajo da amadora com ar de cantor pimba levantou o Benfica, agora temos uma pessoa com pinta de cantor lirico....vamos a ver no que isto dá, mas primeiro temos de pensar.....quem durante muito tempo só ouvia pimba ao principio ...ouvir um pouco de opera irá parecer estranho...aqui refiro-me aos jogadores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, não há comparação entre o pior Benfica de JJ com o actual Benfica de RV... espero que melhor bastante, mas neste momento não há um mínimo sinal de melhoria... nada!! Em 2 meses jogamos muito pior... a equipa regrediu em tudo, defesa, ataque, processos!
      Ass: Luís

      Eliminar
  25. Shadows, por favor pará de falar do JJ (Tens um ódio de estimação por ele, e és incapaz de lhe reconhecer méritos)!! Quer queiras quer não... e o JJ, podia ser arrogante, mal educado, não apostar nos jovens, etc., mas mete o RV num bolso! O JJ é um bom treinador para Portugal, por isso nunca compreendi, o desespero de tu e mais alguns o quererem trocar por qualquer um!!! Quem te ouvir falar até parece que o Vieira sempre trabalhou bem nas pre-epocas, nunca deixou contratações e vendas para a ultimo dia de mercado (ou depois)... Ainda passou pouco tempo, mas já dá para ver que o RV é fraco, não serve para o Benfica, o pior e o que entristece mais não é perder... mas sim não jogar nada, e praticar um futebol vergonhoso, sem uma ideia, fio de jogo, pontapé para frente...A equipa não melhorou nada (pior: regrediu bastante)! percebes?
    Ass: Luís

    ResponderEliminar
  26. Shadows o RV não é unico culpado, mas tem grande parte de responsabilidade neste mini descalabro.

    Podes não gostar de JJ, eu tambem não apreciava a sua fanfarronice, falta de humildade, gabarolice, ter um ego maior que ele, julgar-se o maior, é bom mas está muito longe de ser um dos melhores, é treinador para consumo interno, a nivel europeu não é nada de especial bem pelo contrario, podem falar em 2 finais europeias, o hector Cuper levou o Valencia 2 anos seguidos à final dos campeões e dai?, mas como te dizia Shadows, o JJ percebe mais de bola a dormir que o RV acordado, é muito mais treinador.

    Fosse RV um treinador com estofo e o Benfica estaria melhor apedsar de todas as asneiras dessa super estrutura, que de super náo tem nadinha, cometem todos os anos os mesmos erros primarios, quem faz isso não pode ser apelidada de estrutura, organização, ou o que lhe queiram chamar, portanto o problema não foi quem saiu, mas quem entrou, mas o maior problema é quem está no poder há 14 anos, não são os 14 anos, mas sim os erros sistematicamente cometidos

    ResponderEliminar
  27. Então és ou não fã do RV ?
    Os anos passados quando te pedíamos calma com o JJ, mandavas nos para a m*%&a, porque não és fã de pessoas mas sim do Benfica.
    MAS, este ano defendes RV a força toda, quando até agora trouxe ZERO ao Benfica.

    Então vira casacas, falas(escreves) muito, mas responder à uma pergunta directa, ta quieto.

    Estou me lixando para o sujeito do artigo, sem ler posso dizer do que trata. O monstro LFV !!!

    Este blog esta a ter demasiada visibilidade para as parvoíces que cá se escrevem, é tempo de vos ajudar a desinchar esses melões.

    7 anos de tentativas de putsch já chega.

    ResponderEliminar
  28. Comparações e comparações, é tempo de esquecer JJ é passado, ganhamos perdemos e encerrou um ciclo....

    O que me preocupa neste momento é um modelo de jogo que não existe, é a tentativa falhada de continuar com os pensamentos e ideologias do passado isso é que me preocupa....

    Não vejo RV com estofo para o Benfica, falta-lhe muita coisa, tem de mostrar mais e até ao momento considero o apenas um bom rapaz, nada mais que isso...

    Ele term de impor o seu estilo as suas ideias.... não podemos ganhar só com jogadores da formação, somos o Benfica não somos qualquer clube....

    Ontem em Aveiro, foi péssimo a mexer no Onze, Talisca devia ter jogado estava difícil entrar na área, nada melhor que ter uma boa meia distância, mas ao invés disso decidiu retirar Eliseu outro com pontapé fácil ( mal amado), e que poderia resolver a ineficácia, na altura....

    Avançados ao monte equipe sem ideias, bolas paradas inofensivas.....

    Os ultimos 15 minutos da 1 parte, jogamos razoavelmente, coincidência ou não, foi quando Luizão conversou com o treinador..... estranho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh pá, o Benfica não entrou na área adversária porque nem tentou! O que mais houve foi pontapés de fora da área sem efeito nenhum. Pizzi esteve espectacular nesse capítulo e Vitor Andrade não queria outra coisa! Sugiro rever o jogo e contar daqueles 19034832482384938943 remates quantos foram de longe...

      Eliminar
  29. Este post é excelente, e os comentários, desculpem lá, com uma ou outra excepção de fogacho, não lhe chegam aos calcanhares. Em particular o de certos "especialistas", doutores em futebol e em step-aways.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking