O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O milagre financeiro chamou-se... Jorge Jesus

. 48 comentários
1. Estamos a discutir os problemas do BES e o fecho da torneira no financiamento?!

Mas espera lá, estamos a discutir isso como? Foi o Presidente que o disse? Que o assumiu? Que o disse claramente nos olhos dos Benfiquistas? Ou o que o Presidente disse no ano passado quando estes problemas viraram assunto, foi que no Benfica não havia problema nenhum com o BES, e os Benfiquistas que não se preocupassem, e que confiassem, que o Benfica estava bem e recomendava-se?

É preciso saber se o problema BES existe de facto no Benfica ou se apenas na blogosfera. A fazer fé nas palavras do Presidente, o problema BES não existe.


2. O Benfica deve adaptar o seu orçamento aos seus resultados operacionais?

Este é um tópico que dá pano para mangas, começando logo pela simples constatação, que correndo a Europa do futebol, não há equipa de topo (ou perto do topo) que gaste apenas a riqueza que gera. Aliás, bem pelo contrário, os grandes clubes europeus são clubes extremamente endividados e não fecham portas por causa disso.

É possível ao Benfica adaptar os seus custos apenas às receitas que gera? Claro que sim, possível é, mas há também que assumir que enveredar por esse caminho é abdicar também do seu estatuto de clube de topo, de clube que por exemplo nos últimos anos entra na fase de grupos da Champions League como cabeça de série, e que como clube de topo pode ambicionar conquistar uma série de receitas a que um clube que não é de topo não consegue chegar.


3. Está o Benfica preparado para seguir esse caminho?

Não, não está! E não está pela simples razão de que a Direção do Benfica NUNCA assumiu as dificuldades que de momento vive, dificuldades que são visíveis mas que não se refletem nos relatórios de contas, mas dificuldades essas que qualquer adepto que esteja atento ao que tem acontecido no Benfica desde a venda de Matic percebe.

Os Benfiquistas estariam preparados para mudar o chip exatamente da mesma forma que os sportinguistas mudaram o chip há dois anos atrás, com uma Direção a falar A VERDADE aos seus sócios e a prepará-los para a nova realidade.

A Direção do Benfica assumiu as dificuldades financeiras e a necessidade de mudança do chip?! Que eu tivesse ouvido não! O que ouvi sim, e não vai sequer para duas semanas, foi o Presidente a assumir mais uma vez o sonho de ser campeão europeu.

O que ouvi sim, em Agosto de 2013 foi o próprio LFV a dizer que 2013/2014 era o último ano em que o Benfica tinha de vender jogadores. Ora se o Presidente diz...


4. O melhor plantel do Benfica dos últimos 30 anos durou 6 meses!

Durou entre Julho e Dezembro, e não passou de um chavão propagandista e sem consequência prática! Em Janeiro vendeu-se logo Matic e Rodrigo e André Gomes, e desde esse dia até hoje o desbaratamento do plantel principal (E EQUIPA B), tornaram este Benfica provavelmente no pior Benfica dos últimos sete anos (para não ir mais longe).


5. O milagre financeiro dos últimos seis anos chama-se... Jorge Jesus.

...Por muito que essa verdade doa a muita gente, essa é a realidade. O Benfica dos últimos seis anos foi um Benfica que conseguiu mais de 200 milhões de lucro bruto com a sua politica de transferências, e esse era o financiamento que o Benfica tinha dentro de portas, e que lhe permitia viver acima das limitações dos seus resultados operacionais e competir todos os anos pela vitória em todas as provas, apostando em cada final de época em milhões oriundos de receitas extraordinárias!

Como alguém escrevia aqui há dias neste blogue, Jorge Jesus pode “só” ter ganho três títulos em seis possíveis. Mas a Direção do Benfica com Jorge Jesus, ganhou seis em seis, com encaixes financeiros monstruosos em todos os finais de época. Nos tempos que correm, esses são títulos que quase valem mais do que as taças!


6. Um Benfica pior desportivamente é um Benfica cujas receitas diminuem drasticamente.

Obviamente. Menos vitórias  significam menos gente nos estádios, menos receitas de quotização, menos receitas de Benfica TV, jogadores muitíssimo menos valorizados e receitas operacionais a diminuir. Deixar de ganhar não pode pois ser a solução, e as vitórias custam muitos euros.

Como aqui já escrevi milhentas vezes, acima de todas as outras, a função do Presidente do Benfica é arranjar receitas que suportem a ambição do clube.

Quem mais gasta ganha quase sempre. Há estudos sobre isso, por muito que alguns queiram branquear essa realidade.


7. Qual é a solução?

A solução para mim foi sempre aquela que o Benfica já tinha. Fazer tudo para manter o treinador que mantinha a roda a girar através da valorização de ativos que conseguia realizar todos os finais de época. Esse era (ou foi nestes seis anos inquestionavelmente) o segredo da competitividade do clube. Se houve muito dinheiro a ser investido foi porque houve ainda mais dinheiro a ser gerado. Sem vendas não há compras, e esse é o grande risco que ameaça a inversão do ciclo do sucesso recente.


8. O fim dos fundos

É um problema facílimo de contornar e o Porto já vai à frente. Basta a um fundo colocar um jogador num clube sendo o clube o dono de 100% do passe, mas contornar este problema com o aumentar da comissão da venda, dando o clube ao fundo (ou ao empresário) 50% ou 75% do valor da venda em vez dos tradicionais 5% ou 10%.


9. Fair Play Financeiro

Sem pés para andar. Em tribunal a justiça Belga já suspendeu o fair-play financeiro da UEFA. A UEFA recorreu mas este é um suposto novo caminho que ameaça ruir antes ainda de ter começado. Quem conseguir formas de continuar a gastar mais continuará a ganhar mais. Tão simples como isso.


10. E a competência da Direção onde fica no meio disto tudo?

Pois, esse é o grande problema, no meio de todos os outros. Sem competência na área do futebol, ou melhor, sem fazer do futebol a área em que se tem mais competência acima de todas as outras competências em outras área, tudo se torna mais difícil.

Num ano chave dá-se tostões a Rui Vitória.

Num ano chave passa-se o defeso pelas Américas e pelo México a treinar com temperaturas de 40 graus para ganhar 750000 euros.

Num ano chave dá-se ao treinador o pior plantel dos últimos 7 anos.

Num ano chave não se muda quase nada, e mesmo que o Benfica ganhe, Jorge Jesus há-de continuar a dizer que foi o SEU Benfica que ganhou. E se o Benfica perder pois, Rui Vitória perde com um plantel que com Jesus foi capaz de ganhar. Quem sairá sempre mal na fotografia qualquer que seja o resultado? Pois.

Num ano chave, de aposta na formação e de contenção, já se contrataram 10 (!!) jogadores, a grande maioria, já se viu, com pouco ou nada para acrescentar.

Num ano chave continua-se  sem falar a verdade aos sócios, colocando a pressão no seu novo treinador num ponto máximo, em vez de ajustar as expectativas da massa associativa a uma nova realidade que não é assumida mas que toda a gente percebe.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

48 comentários

  1. Redmoon

    Simplesmente na mouche, não diria melhor, subscrevo a 200% palavra por palavra do teu comentário, nada mais há a acrescentar

    Só lamento a maioria dos Benfiquistas não conseguir perceber todos os pontos mencionados por ti

    ResponderEliminar
  2. " Num ano chave dá-se ao treinador o pior plantel dos últimos 7 anos.

    Num ano chave não se muda quase nada (......) Rui Vitória perde com um plantel que com Jesus foi capaz de ganhar."

    Deduzo q o pior plantel dos ultimos 7 anos é um plantel q nao mudou quase nada e com o qual o JJ foi capaz de ganhar...........

    Estranho.......

    Qt ao resto, posso concordar com a maioria do aqui escrito.

    Eu nao acho q haja uma reduçao de espectativas, ha é a habitual ansia e a habitual falta de paciencia para deixar trabalhar quem sabe, todos os anos é o mesmo filme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um plantel com menos 3 pedras, pedras fundamentais, mas tambem um plantel com demasiada continuidade que permite ainda a JJ dizer coisas como disse ainda ontem: O Benfica está à frente e é favorito porque tem um plantel que joga de olhos fechados.

      Eliminar
    2. Nao vejo essas 3 pedras fundamentais.

      Falta Maxi é facto.

      Salvio nao esta disponivel tal como nao estava disponivel no inicio da epoca passada, mesma situaçao actual.

      Lima tb ja se foi, mas pelo q li aqui pelo blog (contrario a minha opiniao pessoal) esse ja estava a mais ha 2 epocas, logo nao pode fazer falta, so estorvava.

      Resumindo, temos Maxi em falta, temos um Samaris melhor 1 o do inicio da epoca passada, temos o Fejsa disponivel q tb nao tinhamos no arranque da epoca passada, temos Jonas e Julio Cesar coisa q tb nao tinhamos........

      Sinceramente acho q falta rotinas tacticas e EVENTUALMENTE um retoque MINIMO no plantel, sem urgencia e sem demagogias, precisamos isso sim de deixar trabalhar o RV e daqui a uns tempos EXIGIR resultados, mas fazer isso com meia duzia de jogos da tanga em q se muda a equipa toda ao intervalo pra ver todos..........

      Iria dizer q era lamentavel, mas nada de estranho, é assim todas as epocas. Ha 2 anos era o erro de renovar com o JJ, o ano passado foi de vender o plantel quase todo.........tudo normal por ca pelo blog e pela blogosfera geral.

      Querem q um treinador novo com ideias proprias de jogo, q nao conhece a vastidao dos emprestados do plantel e quer ir pela propria opiniao e dar oportunidade a todos........mas nao dao tempo do mesmo trabalhar, é sempre a cascar.

      É sim um plantel com continuidade, ou iamos despachar tudo e comprar 25 jogadores novos pra nao haver mao do JJ na historia ? O q ele disse mesmo q nao se goste, é verdade, foi ele q montou este plantel, agora q saiu ninguem quer ligaçoes ao homem, mas quer queiram quer nao, vai ficar na historia do clube pelo seu valor.

      Eliminar
    3. Zé Mo(i)na, realmente o plantel não mudou quase nada. O Lima que mesmo quando não marcava golos, desgastava a defesa contrária e fazia uma dupla temível ao lado de Jonas, pelos vistos agora não é importante. O Maxi a quem se rotulava como um jogador à Benfica, um lutador, um pulmão. agora já é velho, un sarrafeiro e lento. Parece que anda a passear de muletas no campo. Então o jj, esse é que não vale mesmo nada. O homem era um fantoche, porque quem dava indicações, treinava, organizava era na realidade a super estrutura. Dito isto, realmente a equipa é a mesma. Cumprimentos

      Eliminar
    4. Caro Romel,

      Aconselho as novas oportunidades, mas nao faça como o Relvas, estude.

      Esta a criticar o q escrevi qd eu tenho exactamente a mesma opiniao q o caro..........

      Constatei q o Maxi era uma baixa.......

      Lima escevi q nao concordava com a opiniao generalizada por aqui, q para mim era sem duvida um dos melhores jogadores do Benfica.

      JJ para mim foi dos melhores treinadores q passaram pelo Benfica.

      Nao vejo pq critica o q escrevi..........

      A questao é q nao esperam q o trabalho do RV se desenvolva, querem resultados melhores q os do JJ qd ainda se esta numa faze de adaptaçao, visionamento, oportunidade etc etc, deixem o homem trabalhar.

      Agora vêm praqui imputar todas as culpas pras nao aquisiçoes qd o plantel é o mesmo q o do ano passado, alias na minha opiniao é melhor, mas todos os males sao de nao se comprar ninguem, nao interessa pra q ou pra onde, tem é q se gastar com força pq os outros estao a gastar e nos sendo os maiores temos q comprar so pq sim.

      Eliminar
  3. Concordo na maioria dos pontos chave.

    Caso não venham 4 a 5 jogadores de qualidade indiscutível para ajudar RV, o SLB nunca será campeão. Mas afinal não foi isto que ficou acordado com o Porto? Este época o Porto teria de ser campeão. Para já, as aquisições dão razão a essa teoria.

    O SLB necessita, não saindo Nico:

    1- DD; 2- DCentral; 3- DE; 4- Um avançado; 5- Outro jogador...para outra posição.

    Afinal o SLB está melhor ou não financeiramente do que o Porto????

    ResponderEliminar
  4. faz lá o exercício de quanto custaram os jogadores que Jesus "vendeu"...

    Dois exercícios:

    - quanto custaram os jogadores que foram vendidos por milhões?

    - quanto se gastou na totalidade?

    Onde quero chegar:
    1. Nenhum jogador barato valeu imenso dinheiro. So valeram muito dinheiro os que custaram algum dinheiro
    2. O saldo geral é equilibrado, ou seja, Jesus praticamente gastou tanto quanto rendeu.

    Moral da história: Antes de Jesus, como aparentemente depois de Jesus, não foi nem é possível render tanto, porque não se investe tanto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda a razao em relaçao ao facto de os que sairam por muito dinheiro custaram dinheiro. Exceçoes: COentrao e David Luiz.

      Quanto ao saldo ser equilibrado com JJ nao é verdade: Em 5 anos, contando com todos os jogadores (mesmo os que ja ca estavam), o lucro foi acima de 200 milhoes BRUTOS.

      SE contasses só com aqueles que Jesus contratou, aí sim, foi equilibrado. SÓ QUE NAO PODES FAZER ASSIM AS CONTAS. PORQUE NAS CONTAS DAS COMPRAS METESTE TODOS OS COMPRADOS, E NAS VENDAS METES SÓ OS QUE FORAM VENDIDOS.

      ENTÂO E OS QUE FORAM COMPRADOS E AINDA CÁ ESTAO, NAO PODEM SER VENDIDOS AMANHÃ?! ESSES NAO ENTRAM NAS CONTAS?!

      Eliminar
    2. Começando pelo inicio, a minha UNICA conclusão está demonstrada: Só potencias o que tem qualidade e isso custa dinheiro, não ha milagres. Logo cai por terra o que disseste.

      Quanto ao resto: exclui DiMaria, Coentrao e David Luiz (porque já ca estavam), exclui Samaris e Jonas porque chegaram no ano passado... fazes as contas e chegas à mesma conclusão sempre:

      - SEM DINHEIRO NÃO HÁ MILAGRES

      Jesus não fez magia!

      Eliminar
    3. Tens razao GB, quem fez magia foram os antecessores........esses sim !

      Ridiculo rebaixar o treinador so pq saiu pro rival (tb nao gostei) e nao se reconhecer o trabalho q fez.

      O Red ja tinha referido q esses 3 ja ca tavam.........estavam sim, emprestados e na lista de dispensas.

      Se excluis Samaris e Jonas, nao te esqueças de Julio Cesar, Jonathan, Cristante, Talisca, Eliseu, Derlei, Candeias...........listei mas nao percebo o tirar este e aquele, o JJ chegou ao Benfica e contou com o q ca estava, valorizou alguns e qd saiu deixou outros valorizados q podem de futuro ser vendidos, nao percebo isso de tira este e aquele.

      Qd chegou existia um investimento no plantel, qd saiu deixou outro. PONTO. O q interessa é o q se vendeu e comprou DURANTE, sem tirar este ou aquele, qualquer q seja a teoria ou azia associa, NUNCA NENHUM treinador valorizou tanto, antigamente compravamos 1 ou 2 pseudo vedetas q dp saiam pela porta pequena, Roger, Valdir, Canigia etc etc etc

      Sim o JJ teve mais meios, os meios q ele proprio ajudou a criar pois nada mais se fez q reinvestir o q se lucrava na venda dos jogadores q ele ajudou a vender.

      O q tem qualidade normalmente custa dinheiro, mas o segredo esta em encontrar essa qualidade em jogadores menos custosos, o David Luiz sera sempre um excelente exemplo.

      Eliminar
  5. Há muito que tenho esta definição: Jogadores (especialmente Sul Americanos) que custa menos de 5/6M€... simplesmente nunca valerão a pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há excepções mesmo nows Sul Americanos:
      - David Luiz
      - Maxi Pereira ( não deixa de ser jogador interessante por ter ido para os corruptos)
      - Lima
      - Talisca

      Eliminar
  6. Caro Redmoon,

    Como sempre o teu post revela duas coisas coerência com o discurso de sempre e clareza nas ideias.
    É sempre um gosto ler o que escreves.
    Quanto ao meu comentário dividuo em duas partes:
    - o que concordo:
    . JJ foi de facto importantissimo nos últimos anos do Benfica devolvendo âmbição, orgulho e êxitos
    . JJ provou-se era um treinador competente que valorizou imensos jogadores e transformou o Benfica num dos clubes que mais vende no mundo
    . Tem havido alguma incoerência no discurso de LFV ( parece-me porém que não deve sequer dizer claramente que por questões de endividamento / queda do BES o Benfica terá que desinvestir durante algum tempo
    . Esta é de facto uma época tão importante que deveria merecer um esforço do Benfica no sentido de sermos campeões. Seria não um murro mas vários golpes de punhal afiado no ventre dos corruptos
    - o que discordo:
    . as dívidas tem sempre que se pagar e quando a situação é tão grave que se perdoam dívidas então é porque o pagamento será com lingua de palmo
    . o Benfica durantes alguns dos anos do reinado de JJ teve resultados liquidos negativos, mesmo vendendo bem
    . há vários clubes alemães, belgas, holandeses e até italiqanos que não têm dívidas
    . o Bayern é um exemplo de clube gerido com principios de boa gestão - tem excedentes
    . a Fiorentina, o Parma, o G. Rangers foram alguns dos clubes que faliram. Dortmund só não faliu porque o Bayern lhes emprestou dinheiro
    . os funds são na minha perspectiva uma das piores pragas do futebol, como se prova o facto de na américa latina onde são muito activos a generalidade dos clubes estar nas ruas da amargura
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo com tudo o que disseste aqui, principalmente na parte da banca. As dívidas contraem-se na perspectiva de serem pagas e não para serem faladas como mais um número (dizer que um clube tem 400 milhoes de dívida bancária parece o mesmo que dizer que tem 700, mas não é). Até é bom lembrar que o grande Parme, que há 15 anos era um grande europeu, hoje em dia anda pelas ruas da amargura, por isso tem de existir responsabilidade, ao contrário do que o autor do post afirma, dizendo que o fair play financeiro não serve para nada

      Eliminar
  7. Ponto 8 -
    Em tudo o que seja "contornar", por norma, o porto vai sempre à frente :)

    ResponderEliminar
  8. Ui, tantos discursos a mudar.

    Ainda hei-de ver muito adepto pedir o regresso do vale e Azevedo...

    ResponderEliminar
  9. Grande texto... acho que já disse mas devia escrever mais para colocar um bocado de realidade no blog.
    Ponto a ponto.
    1. Concordo com a analise e a conclusão! Não só fazendo fé nas palavras mas nos rc. Quem põe tudo em causa tem sempre razão!
    2. Evidente. E o Benfica só chegou ao nível de recitas que chegou porque não se limitou a utilizar recursos próprios... os críticos da divida reclamam mas sem a divida para investir nunca se tinha chagado aqui.
    3.Não está nem necessitaria se continuasse a ter sucesso desportivo a alavancar vendas.
    4. Com um mau cozinheiro qualquer ingrediente é mau. Onde andavam di maria, david luiz, luisão etc com quique? Estive a rever o jogo, num link no blog coluna d'aguias gloriosas (para quem quiser ver) mas só consegui até meio da 1ª parte quando há um livre a meio do nosso meio campo e o luisão vai bater... olha...olha...olha... e deixa para o jc chutar para a frente a ver no que dá.
    5. ÓBVIO! Só os iluminados não vêm (conseguem ao mesmo tempo não atribuir mérito ao treinador e não atribuir mérito á estrutura,,, ganhou-se porque...?), com ele estava o pt 3 resolvido e metade do 4 (porque ninguém acerta sempre em contratações).
    6. Consequência do 5 e relacionado com 3 e 4! E essa conclusão de que ganha quem gasta mais em salários já devia ser senso comum de tão provada (já sei que vão aparecer exemplos em contrário, mas por cada excepção o restante é a regra). Por isso há que investir dentro do limite, nos vencimentos, não em contratações de 20M).
    7.Já referido.
    8 e 9. A única esperança é seguir o caminho dos outros e ser melhor porque somos maiores e não precisamos de tantas receitas extraordinárias como eles.
    10 Se ganhar é rv e a estrutura que ganham, se perder são ambos que perdem. Ganhar e perder juntos! Mas rv perde por incompetência e ganha por competência, a estrutura ganha e perde por interposta pessoa! As contratações parece me que estão á espera da opinião do trinador... para evitar essa mesma situação de em 10 servirem 2 ou 3 para o plantel e nenhum para o 11.

    ResponderEliminar
  10. Interessa-me lá bem se foi JJ que vendeu A e comprou B. O que eu sei é que com Jesus no SLB acabou-se o paleio do "jogar à Benfica" e passou a usar-se "ganhar à Benfica" e o resto meus caros... eram 'peaners'

    ResponderEliminar
  11. "1. Estamos a discutir os problemas do BES e o fecho da torneira no financiamento?!"

    Bla , bla , BES , bla bla.......
    80 a 90% dos negócios em Portugal tinham ligações ao BES em qualquer área.....

    "2. O Benfica deve adaptar o seu orçamento aos seus resultados operacionais?"

    Sim Varoufakis....

    "3. Está o Benfica preparado para seguir esse caminho?"

    Penso que com o colapso do BES , e o Rápido ajuste que teve de ser feito á força , o Bi-Campeonato e a total liderança a nível de títulos nas modalidades respondem a essa pergunta....

    "4. O melhor plantel do Benfica dos últimos 30 anos durou 6 meses!"

    Sim.....E posso-te garantir que dos planteis que venceram as 2 Taças dos Campeões europeus nos anos 60 , já nenhum joga e muitos já partiram....

    "...o desbaratamento do plantel principal (E EQUIPA B), tornaram este Benfica provavelmente no pior Benfica dos últimos sete anos (para não ir mais longe)....."

    Benfica Bi-Campeão 31 anos depois.......

    "5. O milagre financeiro dos últimos seis anos chama-se... Jorge Jesus."

    Mais precisamente a conta bancária de JJ.......

    "6. Um Benfica pior desportivamente é um Benfica cujas receitas diminuem drasticamente...."

    Claro Varoufakis , foi por isso que a EMIRATES fez o contracto milionário de patrocínio , ou foi por isso que fomos convidados para a international champions cup ganhar mais uns milhões....
    Tudo isto com um plantel desbaratado e......Ops....... bi-campeão.....

    "7. Qual é a solução?"

    Ser campeão novamente......#rumoao35 #tricampeão

    "8. O fim dos fundos"

    Metade do plantel do FCP foi "ao fundo" apôs o fim do campeonato.......ou será que desbaratar é o termo mais correcto?.....

    "9. Fair Play Financeiro"

    Sim Varoufakis , é como na economia , há os que se ajustam , e há os gregos......até um dia....

    "10. E a competência da Direcção onde fica no meio disto tudo?"
    "...Num ano chave...."

    Porque raio este é um ano chave?
    estaremos há assim tantos anos sem ganhar nada?
    Estaremos em desespero para ser campeões?

    Eu não vi qualquer mudança de filosofia desde que rapidamente tivemos de acertar agulhas devido ao Colapso do BES....
    Ai tivemos de agir quase em desespero e muito rapidamente.....
    Podíamos ter sido gravemente penalizados , mas não , conseguiu-se mesmo nos últimos dias de mercado fechar plantel com 2 reforços preponderantes , e a equipe sem deslumbrar como no ano anterior com tanta vedeta , mas foi unida e com alguma sorte á mistura ( incompetência do lopatego ) mas acabamos por ser felizes....

    Mudou mais algo?
    JJ queria 6 milhões para renovar , boa viagem.....
    Maxi queria o Mundo e a Lua com 32 anos , boa viagem , pelo que vi do Jovem Semedo , tou tranquilo quanto ao futuro....

    O Caixa Futebol Campus já rendeu quase 100 Milhões em jovens talentos produzidos e vendidos para a Europa , mais uma fornada está na calha e pelo que vejo nos juniores , iniciados e por ai que foram campeões , há ali muitos milhões a fermentar....

    Na equipe principal tivemos apenas e só 2 ( DUAS ) baixas , Maxi e Lima , Salvio volta depois do Natal.
    Maxi é perfeitamente substituível , Lima será a Baixa que mais se notará e o Salvio pelo que já vi do Carcela pode recuperar descansado....

    Mas pronto , vejo que para alguns , o copo está meio vazio.......
    Aceito , mas para mim o copo está meio cheio.....

    E no domingo terei a garrafa de champagne no frio.....

    Saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um plantel insuficiente para a longa época que nos espera.

      Eliminar
    2. Certo , mas o mercado só fecha daqui a 30 dias......
      Há que ter calma porque os grandes negócios só aparecem mais no fim.....
      Tenho a ceteza que a direcção está atenta a algumas dispensas de luxo , Coentrão e Markovic por exemplo são os mais falados , mas pode haver algumas surpresas.....
      Até lá temos de ter paciência porque as prioridades são o Campeonato , depois uma boa prestação europeia indo o maisl longe que se consiga , depois a taça de Portugal , depois a taça da liga e eu ultimo lugar a Supertaça.

      Eliminar
  12. primeiro tens de ter materia prima, segundo ter um treinador que a saiba potenciar.
    até aqui tinhas as duas coisas.
    agora não tens a primeira logo é abusivo achar que este treinador não consegue fazer o mesmo, só consegues provar se lhe derem as mesmas condições e como dizes não deram.
    é que ao contrario do que dizes primeiro investiu-se e só depois se gerou dinheiro e não o contrario como dizes.
    lá porque o outro potenciava bons jogadores em muito bons não quer dizer que seja o unico a faze-lo no mundo e decididamente não era.

    ResponderEliminar
  13. O Porto deve dar o estoiro ja' amanha. lol

    Foi com esta mentalidade que nao se contrataram jardel, james, danilo, falcao e tantos outros... eram muito caros.

    Jesus fez um milagre o ano passado ao ganhar 3 em 4. Com ele havia esquema e trabalho visivel; com Vitoria ha porreirismo e bom discurso.

    Ha malta que se cansa de ganhar. Coisas sombrias,,,

    ResponderEliminar
  14. Não costumo comentar, mas em resposta ao artigo 2 há clubes que são obrigados, pela sua federação a cumprir com isso, são eles os clubes da Bundesliga. Tirando os alemães, tens toda a razão.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Estás certo em algumas coisas, mas também usas declarações feitas em certos contextos. Quando usamos declarações do passado, e no decorrer do tempo acontecem situações que mudam o contexto quase totalmente, não lhe podemos dar o mesmo enfoque. Obviamente há que haver coerência, mas a evolução leva a que tenhamos de nos adaptar e arranjar soluções para novos problemas e desafios.

    Mas dessas vendas fantásticas, quem descobriu os jogadores? Não foi o Jesus. O Jesus trabalhou-os, e, sinceramente, com a qualidade que cada um deles tem, outro conseguiria levá-los para patamares, pelo menos próximos.

    Volto a dizer que todos os indicadores apontam para que o Benfica tenha encerrado o exercicio de 2014/2015 numa situação estável, o que era fundamental. Começou agora um novo exercicio e teremos investimento. Claro que não teremos investimentos ao nivel de porto e sporting. Por alguns comentários que aqui leio e pela tua frase "Quem conseguir formas de continuar a gastar mais continuará a ganhar mais" talvez queiram enveredar pelo caminho dos nosso rivais, mas eu não quero a SAD nas mãos de terceiros. Não vale tudo para ganhar.

    E quando dizes que este é o pior plantel dos últimos anos, ou consegues ver o futuro, ou hoje é 1 de Setembro e tive um lapso qualquer, e perdi um mês da minha vida sem saber como.

    Anda tudo muito excitado, não percebo bem porquê, talvez seja falta de calo. Mas acredito que muitos que aqui comentam tenham passado pelas "gloriosas" épocas de 95 a 2009 e tenham sentido verdadeiramente o que é ter planteis miseráveis.

    Não gostam do homem? Quando ele alterou os estatutos, naquele que foi dos momentos mais vergonhosos da história do clube, para se perpetuar no poder, estavam lá? Ou estavam a festejar o titulo? Pois.....temos pena....também não gosto, mas tenho de levar com o Vieira. Caga na Eusébio Cup, mas vai ao casamento do Mendes, mas para ir à África do Sul já está bom. O homem faz isto porque sente-se acima de qualquer um, qual ditador.

    Não vamos é misturar as coisas, há o vieira e há o Benfica, treinado pelo Rui Vitória. E o Benfica treinado pelo Rui Vitória ainda não começou a época oficial. Por isso, controlem lá a excitação.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo4/8/15 10:10

    Mais uma vez pergunto, onde anda o Benfica Eagle?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve estar no aeroporto ainda à espera do Mitrovic e do Zivkovic. Alguém que lhe mande uma sms a dizer que pelo menos um já assinou por outro clube. Eu não tenho o número dele.

      Eliminar
  18. 750.000 ??? Acho q foram 3,5M. Pelo menos é o que diz a imprensa.

    ResponderEliminar
  19. Pensar que qualquer treinador pega num jogador e o valoriza da forma que JJ o fez é surreal... Di Maria e David Luiz estavam da equipa do Quique... Aprenderam a jogar de 1 ano para o outro? Não se iludam, os jogadores são valorizados através de vitórias e boas exibições. Se não jogarmos um caracol não existirá valorização. E para já este é o cenário mais previsível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quique era só, para mim, o pior treinador, a par de Mancini, que passou por grandes clubes europeus. Com ele, dificilmente um jogador iria evoluir. E se vamos traçar cenários em função de pré-épocas....está tudo dito.

      Eliminar
  20. Parece-me que tu e os outros bloggers amam o clube!, Red tu e os outros bloggers são pessoas inteligentes!!!... provavelmente têm "responsabilidades como sócios do clube" devido à visibilidade do blog, vocês "fazem opinião"... cuidado com a defesa que têm feito da Direcção, lembro-me de uma figura cara da população portuguesa chamado António Sala que era um defensor acérrimo de Vale e Azevedo... abraços...

    ResponderEliminar
  21. No contexto actual, naquilo que suspeito! Como se faz?... tecto salarial de 1,5 milhões limpos... deve dar 2,5 brutos, máximo de 6 atletas... mais 10 com custos brutos de um milhão cada e restantes 10 com custos de 400 mil cada, atletas da formação do clube ou de mercados periféricos, quer jovens, quer com experiência (atletas ou rápidos ou fortes fisicamente, tacticamente rigorosos ou com personalidades "fortes")... custos anuais com a equipa a rondar os 30 milhões de euros... e disponibilidade acrescida de prémios na ordem dos 10 milhões que podem ser geridos ou em dinheiro ou bens (casas, carros, etc ou que for fiscalmente mais favorável) ... e depois mais 10 milhões para a formação e equipa B... 50 milhões! Redução do quadro de pessoal administradores e tal...e redução dos custos da realização dos jogos, eventualmente ter uma equipa pequena... a manutenção das infraestruturas ter uma equipa que faça a manutenção de todas as infraestruturas do clube...sei lá... tem que haver cabeça...se o SCP consegue gastar 40/50 milhões ano o Benfica também consegue! Algumas ideias... Não faz sentido o Benfica não ser capaz de ter uma equipa competitiva, é BIZARRO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xiii... tão simples e o Real Madrid e o Barcelona não te vêm buscar! Custos anuais de 30M... e ias ganhar ao porto com gastos de 80M como?

      Eliminar
    2. Caro Nuno vou responder por respeito ao comentário... não vou voltar a opinar sobre a Direcção, saí de sócio após as últimas eleições, provavelmente algumas ideias que tenho são exageradas, mas são fruto de muita desconfiança que se instalou no meu espírito após a AG em que foi rejeitado o R&C e não aconteceu nada, após Roberto, e na presença dos camiões de jogadores, ... é isto... forte abraço...chega... andei na cena de sair de sócio, saia não saia... gosto de pensar o Benfica...mas ando aqui às turras com várias pessoas chega... vou pensar se voto na coligação PSD/CDS ou no PS e vou apoiar a Troika... grande abraço... mas virei cá ver os posts...

      Eliminar
    3. Para quem for bem intencionado andar ás turras as vezes faz parte. O problema está quando todos concordam ou discordam com tudo. Já é a 2ª ou 3ª vez que comento as suas ideias... são as suas.. têm o seu valor... e deve ser avaliado pelas suas ideias. É isso que você não faz do lfv... só ataques pessoais.Você vai votar em quem mais insultar o adversário ou em quem apresentar melhores ideias? Vai votar em quem apresentar ideias perfeitas e em que tudo vai funcionar tudo bem ou em quem tenha ideias que se adaptam a realidade?

      Eliminar
  22. Redmoon: "É possível ao Benfica adaptar os seus custos apenas às receitas que gera? Claro que sim, possível é, mas há também que assumir que enveredar por esse caminho é abdicar também do seu estatuto de clube de topo"

    Agora percebo como é q o Socrates venceu 2 eleições em PT...

    ResponderEliminar
  23. A questão que eu te coloco a ti e a todos os apoiantes da Direcção é como é possível que ao fim de 14 anos no clube sem oposição, a Direcção do Benfica não tenha uma situação financeira , estruturado a SAD num envolvimento que permita manter os principais atletas e contratar todos os anos mais um ou 2 para valorizar a equipa? ESSA É A QUESTÃO! isto porque o Benfica gera fluxos financeiros enormes... com uma gestão criteriosa teria sido possível fazer crescer não numa lógica de endividamento... se tu ganhas 2 000 euros por mês e queres comprar um carro de 20 mil euros, procuras baixar os custos mensais... , não jantas fora, andas a pé se necessário, comes comida mais barata não compras roupa nesse ano, para que possas comprar o carro a pronto no espaço de tempo mais curto possível para que possas viver o teu sonho o mais rápido possível de forma sustentada... evitas assim os juros e não estás nas mãos de ninguém! só precisas de paciência e inteligência... PLIM!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você não percebe que as receitas só chegaram ao ponto que chegaram devido ao investimento que foi feito (com base em endividamento).
      Você pode poupar todos os anos 10M e daqui a 20 anos construir um centro de estagio ou pedir emprestado 200M e aumentar desde já as receitas e pagar na mesma os 10M por ano mas em juros.
      Quando estaria construído o estádio, que contribui claramente para o sucesso financeiro, se fosse com base em excedentes anuais? NUNCA! Até porque na época em que foi construído o estádio havia imensos excedentes (ou não!).
      Há alguma empresa que viva só dos seus recursos próprios? Vá ver o passivo da Apple, Coca-cola etc...

      Eliminar
  24. …e continua-se a falar de Jorge Jesus… defendi-o aqui durante meses e gostaria mesmo que tivesse continuado. Mas ele foi-se embora porque quis! Ninguém o escorraçou. Ele apenas se estava a desviar bastante do rumo traçado pela direção e não quis fazer qualquer esforço para se adaptar. Esteve no seu direito de mudar, mas da maneira como o fez traiu a confiança que milhares e milhares de benfiquistas nele depositaram. Por isso o chama agora de JJudas. Tudo o que ele fez, agora já não interessa, é passado. Temos que cuidar do presente e pensar o futuro.

    Até ver melhor, Rui Vitória está a manter as coisas boas que ficaram e a dar-lhe o seu cunho pessoal. Com o anterior treinador, a equipa só começava a carburar em dezembro - daí as prestações na Champions - e agora pretendem que com um novo treinador as coisas estejam já afinadas?

    Depois tem sido engraçado ter andado aqui mais de um ano a defender e apoiar JJ, não tendo nunca visto alguns comentadores que apareceram agora há um/dois meses a chorar a sua partida e a criticar LFV por «tê-lo deixado sair». Enquanto andarmos nisto não estamos a apoiar o BENFICA. JJ há meses que preparava a sua fuga porque o queriam obrigar a certos condicionalismos económicos (manter ou baixar o salário), financeiros (nada de trutas) e desportivos (aposta efetiva na formação) para os quais ele não estava virado. O projeto Benfica deixou de ter interesse para ele, porque na prática lhe reduziria os poderes. Mas nós, benfiquistas, temos que perceber que era a hora de fazer esta mudança, que não foi efetuada mais cedo precisamente porque LFV sempre lhe deu a sua confiança. E a maioria dos benfiquistas também!

    Portanto, eu quero que o Jorge Jesus se f@#$ e já agora o Maxi também; se conseguirmos o tri…nta e cinco, ótimo. Se não o conseguirmos, estamos, pelo menos, a seguir um bom rumo de adaptação às novas realidades. Controle das contas e redução de algum passivo com igual redução dos custos da dívida, para que nos possamos manter competitivos. Já todos vimos que os nossos rivais de repente ficaram ricos. Parabéns para eles.
    Pela nossa parte, continuaremos a ser bicampeões até maio de 2016 e ainda temos muitas provas para ganhar. E iremos continuar a nossa hegemonia quase total nas modalidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queres falar de quê?! Trocámos um dos melhores treinadores do mundo por um chouriço. É isto que o presidente tem que explicar, e é isto que te devia preocupar. E deixa-te de tretas se és benfiquista, o vieira desejava que o Jesus se fosse embora, e o Jesus como não é estúpido fez-lhe a vontade. Depois de tudo o que ele fez pelo Benfica só tinha que se sentir desejado. E quem não compreende isto, não compreende nada. Se há aqui um Judas é o Vieira que pôs os seus interesses acima dos interesses do Benfica. Quer ser o novo pinto da costa, não é por acaso que eles eram amigos.

      Eliminar
    2. Quero falar, obviamente do Benfica e JJ já não é treinador do Benfica, portanto... Se tiveres alguém em tua casa que rejeite as regras da mesma, use e abuse da sua posição e quando tu lhe disseres que a partir de determinado momento as coisas têm que seguir outro rumo e essa pessoa amuar, estás à espera de quê? «Depois de tudo o que ele fez pelo Benfica» incluindo não acatar as diretivas do Clube? Admito que se questione essas diretivas, agora que o treinador tem que estar em sintonia com a direção, parece que não há discussão. O contrário já seria bizarro. E foi isso que o SLB estava a começar a fazer e havia que por um ponto final na situação. Jorge Jesus foi fazer isso para o sporting: a direção do scp está a fazer-lhe as vontades todas. Veremos até onde irá a brincadeira. Eu escrevi aqui várias vezes para aqueles que se queriam ver livres de JJ que ainda iriam chorar muito por ele. O que eu não imaginava e não queria acreditar é que ele ao fim de seis anos não tenha compreendido a grandeza do Benfica e que como treinador só tinha que servir o Clube. E não servir-se dele! Repito: O JJ foi-se embora porque rejeitou a mudança de paradigma! Portanto, basta de falar nele.

      Eliminar
    3. A brincadeira do Jesus no Benfica deu 3 campeonatos(mais um bem espoliado) em 6 campeonatos. Num clube que tinha perdido, e de que maneira, a hegemonia no futebol. Com orçamentos similares aos porcos. Parece uma boa brincadeira.
      O novo paradigma é aposta em 5 jogadores da formação por época. Se é isto, é perfeitamente ridículo, num clube que tinha atingido a performance que o Benfica atingiu. Se Jesus estava contra, estava bem. Eu também estou, e tu se és verdadeiramente benfiquista também devias estar. E isto é que é falar do Benfica.

      Eliminar
    4. Se tu é que decides o que é ser verdadeiramente benfiquista, então estamos conversados. Espero é que não sejas daqueles que está sempre a reclamar que temos um passivo enorme...

      Claro que o novo paradigma passa por, pelo menos, tentar aproveitar as fornadas do Seixal. Jesus nunca o fez porque não via qualidade nos putos. Mas essa qualidade começou a aparecer muito recentemente e irá intensificar-se. Mas o novo paradigma não se esgota aí. É preciso reduzir o passivo e os custos da dívida para poder continuar a ser competitivo. O JJ foi brincar para um clube que não tem dinheiro para a brincadeira e que está a usar dinheiro de terceiros. No porto passa-se o mesmo. Achas que ser benfiquista é aceitar o um endividamento idêntico no nosso Clube, comprometendo o futuro? Eu também teria gostado que JJ tivesse ficado e ele podia tê-lo feito, aceitando brincar gastando menos mas não quis! Como sócio e com quotas em dia, assinante da BTV, aceito de bom grado um novo paradigma que controle os gastos e permita a sobrevivência do Clube. Posso?

      Eliminar
    5. Ser verdadeiramente benfiquista é por o interesse do Benfica acima de interesses pessoais. É óbvio, não sou eu que decido. Há gente muita estúpida que se diz grande benfiquista, para tristeza deles e nossa, não o pode ser, pois é necessário um mínimo de inteligência e sobretudo conhecimento para o poder ser. Um verdadeiro benfiquista tem que estar muito bem informado, para poder tomar as melhores decisões em prol do Benfica. E mesmo assim às vezes é complicado.
      Acreditas mais na estrutura que no Jesus para dizer quem tem qualidade. A estrutura nem para escolher um treinador dá mostras de competência, quanto mais para escolher jogadores. O Taarabt com o Jesus já estava com as malas à porta.
      Quanto ao passivo era seguir o caminho dos últimos dois anos. Ter lucro, e assim se reduzia o passivo, mas paulatinamente. Não é como fez o governo português que destruiu o país, ao cortar todo o investimento. A Espanha cortou mais lentamente a despesa não empobreceu tanto o país e o seu crescimento é bem melhor. O nosso é irrisório e foi contra a vontade do governo.
      Quanto ao sporting, estás errado, o sporting fez o melhor investimento, que é o investimento no treinador, que tu já devias ter aprendido, pois estes seis anos foram bem elucidativos. E o vieira ainda muito mais. O melhor investimento não é andar a comprar campeonatos para a BTV.
      O teu argumento do gastar menos não faz sentido. A última época gastámos menos. Já disse, nos últimos dois anos tivemos lucro. Este era o caminho a seguir. A razão para o vieira dispensar o Jesus foi outra e tu sabes e eu também. O vieira já podia, e devia, ter vendido o Gaitan. Como vez a questão urgente não é o dinheiro.
      O Jesus não queria descer o nível. Tu como benfiquista devias querer o mesmo.

      Eliminar
    6. "A estrutura nem para escolher um treinador dá mostras de competência", dizes. Então mas não foi a estrutura que contratou JJ? Não foi a estrutura que o segurou quando tudo perdemos em 2013? Ou a estrutura só foi competente nestas duas situações e em tudo o resto é incompetente? O Benfica, felizmente, não é só futebol. Que dizer daquilo que temos vindo a conquistar nas modalidades? Foi o Jesus? Ou foi o Benfica que, enquanto clube, soube ir buscar e colocar no sítio certo as pessoas certas? E se Rui Vitória conseguir vingar e nos trouxer o Tri? Continuamos a dizer que a estrutura é incompetente e passamos a dizer que se não fosse o RV estávamos no abismo?

      O caminho tem sido longo e JJ foi com certeza uma peça muito importante. No futebol, a mais importante. Mas se considerarmos tudo o que tem sido feito e alcançado globalmente no universo Benfica, especialmente nos últimos anos, só um cego dirá que foi tudo obra do Jesus. E volto a repetir: ele já não é nosso treinador! Vamos apoiar e aguardar pelo desenrolar da época. No final cá estaremos para tirar conclusões. Nesta altura de nada vale andarmos a reclamar. Se LFV se enganou, castiguemo-lo nas próximas eleições.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking