A visão sobre a arbitragem pelo ex-árbitro Reborn:
Tratando-se da última jornada do campeonato, optei, até pela pouca importância em termos objetivos do jogo para a tabela classificativa, apenas um breve apanhado da actuação de Nuno Almeida. Não existe necessidade de moer os nossos leitores com uma análise de um jogo que foi no fundo um jogo de festa, mais do que qualquer outro aspecto.
Ainda assim, e porque também a semana passada por motivos de disponibilidade, não consegui a análise do jogo Guimarães - Benfica, gostava de tecer alguns comentários ao sucedido.
Durante a época muitos se foram queixando do dito colinho ao Benfica. Este discurso, diga-se, até por muitos portistas e sportinguistas foi sendo desmistificado, sobretudo já depois do titulo conquistado pelo Benfica.
Infelizmente a demência clubística de muitos não lhes permite congratular quando os outros, mesmo não sendo taxativamente melhores, são mais regulares.
Do adepto comum é expectável, dos que aqui vem à caixa de comentários tecer sempre a mesma ladaínha, é até normal: fazem-no porque isso os faz felizes, e para isso estamos cá nós: para contribuir para a sua felicidade dando-lhes importância às ignóbeis opiniões em termos de arbitragem que vão tecendo.
Já me custa a entender mais quando as queixas provem de outros niveis, em niveis mais elevados e vindos de colegas de profissão que são incapazes de reconhecer a sua incompetência e a competência dos outros. Custa-me a entender, mas são técnicas que vamos vendo desde tempos idos e que não surpreendem.
Sucintamente falando, esta foi uma época onde apesar da pouca diferença pontual, a arbitragem acaba por não ter influência nas posições cimeiras. Todos foram prejudicados e todos foram beneficiados.
Muitos dizem que o titulo foi oferecido por Tiago Caeiro do Belenenses, eu diria, que se o golo mal invalidado a Maxi Pereira tivesse subido ao marcador em Guimarães aos 14 minutos, o Benfica teria sido campeão sem ajudas no Restelo. Pormenores que acabam por passar porque a festa acabou por acontecer.
Artur Soares Dias fez um trabalho muito fraco. Perdoou cartões atrás de cartões a vimaranenses, e poupou a expulsão a Otávio em pelo menos uma ocasião. É verdade que também acabou por cometer alguns erros a favor do Benfica.
Mas no somatório, se hoje ainda se decidisse alguma coisa, talvez o lance de Maxi tivesse tido a sua importância. E se o Porto tivesse ganho? Rico colinho diria eu....
Esta conversa do colinho que tanto enjoa como o campeonato do Capela, e como o campeonato que se lembrarão de inventar se houver tri, são histórias da carochinha. Pessoalmente durmo bem com elas porque me consigo isentar da clubite.
Apesar de benfiquista, sinto que o Benfica foi um campeão sem ajudas, como senti em muitos anos que o Porto também o foi. Não em todos, mas em muitos anos. Foram melhores, venceram porque eram os melhores, talvez tivessem tido mais erros a favor. Quando se ataca mais, a tendência é essa...por isso...ponho de parte as simpatias clubisticas, e digo sem pejo que venceu uma equipa sem grandes auxilios arbitrais. Que, refira-se, na minha opinião, acabam por ser humanos, e não premeditados...ou pelo menos penso assim, para não ter problemas de consciência da actividade que desempenhei.
Hoje Nuno Almeida quis entrar na festa...e tanto entrou que deixou os jogadores do Maritimo com 2 cartões por mostrar. O mal nem esteve muito nele...teve alguns erros, é certo...talvez quisesse que todos se divertissem, mas falhou aqui e acola para os dois lados...contudo sem influência.
Já o seu assistente Luís Ramos, foi um terror. Sinto-me sempre triste quando tenho de mencionar que um dia corre mal a um companheiro ou ex-companheiro...mas hoje não foi o seu dia. Falhou, falhou sempre contra o Benfica, e falhou com pouca margem de justificação no lance do golo de Jonas.
Mesmo em movimento rápido, e em imagem corrida, se verifica que Jonas está atrás da linha da bola...sendo que pouco depois corta novo lance quando Lima estava totalmente em jogo uns bons 2 metros...lances grosseiros...muito grosseiros!
Mas, para que não me atirem já a benfiquice acima, confesso que acho que o golo anulado a Marega (o segundo anulado), poderia ter subido ao marcador. É certo que nas imagens parece ligeiramente adiantado..mas é dos tais lances que sou apologista que o árbitro assistente deveria ter deixado seguir.
Mau jogo dos assistentes. Muito mau. Com a agravante de ter lesado a verdade do melhor marcador do campeonato. Será que Jackson teve colinho? Ou será que aqui os erros já foram normais?
Imagine-se que Jackson não tinha marcado 2 golos ilegais em Penafiel? Imagine-se que Jonas tinha marcado 3 golos limpos (como marcou) e não lhe tivessem anulado erradamente 1? Pois é...seria bonito que a Liga da Verdade do Rui Santos também falasse sobre estas coisas.
Para mim, são erros..acontecem...mas se o campeonato do Benfica é colinho, então Jackson a melhor marcador é colinho. Mas disto ninguem quer saber, ou pelo menos não é importante! Não o será certamente para Jonas, muito menos para todos os ferverosos do Benfica. Mas cairá muito depressa no esquecimento dos adversários, ao contrário dos campeonatos capelas e dos colinhos.
No final costumam ganhar os mais regulares..nem sempre os melhores. O Porto tinha um plantel globalmente superior ao Benfica, e precisa de um escudo protector para justificar um falhanço rotundo. Os tolinhos caem na cantiga...os tolinhos portistas, como se fossem os sportinguistas ou os benfiquistas...os verdadeiros adeptos...e à muitos, até vendo nas redes sociais, pedem justificações a quem as devem pedir: jogadores e treinadores....
Ganhou uma equipa sem ajudas. Foi um campeonato limpo. Como foram muitos ganhos por outras equipas. As equipas devem começar a preocupar-se mais em tentar ser mais competentes, e perder menos tempo com arbitragens. Essas devem ser deixadas para as caixas de comentários dos blogs onde se destilam muitas vezes barbaridades que me fazem crer que existem pessoas pagas para as dizer, porque duvido que a estupidez seja tanta.
Essa foi uma grande vitória do Benfica dos últimos anos. Tentar ser melhor, e perceber que mesmo com erros de arbitragem se pode vencer. O Porto venceu muitos anos porque foi melhor. O apito dourado não se esquece...mas talvez mesmo sem ele, o Porto tivesse vencido 90% dos campeonatos que venceu. Esta é a dura realidade. Se és competente, disciplinado, estruturado, arriscaste a vencer mais vezes que os outros.
O Benfica está melhor.
Para terminar direi, e por coerência: o Benfica teve colinho? Não..não teve! Jackson venceu com colinho a bola de prata? Não..não venceu! Ambos beneficiaram de erros humanos a favor e contra...é assim a vida...o Porto teve 2 hipóteses de ganhar ao Benfica e não venceu nenhuma...Jonas teve oportunidade de marcar mais golos e atirou ao lado em muitos jogos. Jonas esteve fora no ínicio do campeonato...Jackson parado 1 mês por lesão...não quero nem vou restringir a vitória do colombiano a decisões de arbitros assistentes, chama-se desporto...e no futebol, enquanto o paradigma não se alterar, o árbitro vai decidir muita coisa...não tirem é o mérito de quem vence! Hoje em dia, os competentes vencem mesmo quando o erro humano arbitral acontece. Venceu o Benfica e venceram Jackson. Os parabéns aos dois!
Sexta-feira darei uma análise cuidada da final da taça da liga, e porque a final da taça é também um evento rei do nosso futebol, será também feita a análise ao Sporting-Braga.
Para a próxima época continuarão se assim for do interesse de todos as análises ao jogos do Benfica, porque este é um espaço do Benfica. Outras análises serão feitas consoante a importância do jogos.
Até às finais do próximo fim de semana!!!
Sou Sportinguista mas tiro-lhe o chapéu caro SHADOWS...gosto muito do que escreve e da maneira como escreve!
ResponderEliminarSe todos os benfiquistas fossem como você...Concordo inteiramente consigo! Foram a equipa mais regular e como tal foram justos campeões!
A benfiquistas como você...RESPECT!!
Shadows..estás-me a dever um sportinguista amigalhaço!
Eliminar:)
Só falta um amigo portista...
EliminarTODA A ESTRUTURA DO CLUBE DA FRUTA
ResponderEliminarPARA JUSTIFICAR
OS INSUCESSOS DESTA ÉPOCA
TEM USADO E ABUSADO
DAS TRETAS DO MANTO PROTETOR
E DO COLINHO
DEIXANDO DE LADO
A MAIS FÁCIL ARGUMENTAÇÃO PARA COMBATER
TÃO LEVIANAS AFIRMAÇÕES,
QUE SERIA TÃO SIMPLESMENTE
RELEMBRAR OS 30 ANOS DE CHOCOLATINHOS
FRUTA E DEUSAS PARA DORMIR
BASTAR-NOS-ÃO APENAS DOIS ARGUMENTOS MUITO SIMPLES:
-PRIMEIRO ARGUMENTO
NA TAÇA DE PORTUGAL, NA TAÇA DA LIGA, NA LIGA DOS CAMPEÕES E NO CAMPEONATO
DA OUTRA ÉPOCA E DESTA ÉPOCA
(8 PROVAS !!!!!!!!!!)
(8 PROVAS !!!!!!!!!!!!)
(8 PROVAS !!!!!!!!!!!!!!)
(8 PROVAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!)
PROVAS ONDE O CLUBE DA FRUTA
NADA CHEIROU
TODOS OS CLUBES TIVERAM
COLINHO E MANTO PROTETOR
EHEHEHEHEHEHEHE
MAS ALGUEM ACREDITA NISTO?????????
EHEHEHEHEHEHEHEHEH
TODA A GENTE COM O PASSO TROCADO
E ELES COM O PASSO CERTO
EHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEH
E SEGUNDO ARGUMENTO:
BASTARIAM CONTABILIZAR AS ÚLTIMAS TRÊS JORNADAS
DESTE ÚLTIMO CAMPEONATO
-DOIS PENALTIS PERDOADOS EM SETÚBAL AO CLUBE DA FRUTA
E DERROTA, 3 PONTOS PRÓ MANETA
-""ASSALTO"" AO BENFICA EM GUIMARÃES
PROTAGONIZADO PELO MIDAS DIAS DO PENAFIELGATE
GOLO INVALIDADO E DOIS PENALTIS ROUBADOS
MENOS 2 PONTOS
5 PONTOS A SOMAR AOS 3 PONTOS DE DIFERENÇA
E TERIAMOS NO FINAL DO CAMPEONATO 8 PONTOS DE DIFERENÇA
8 PONTOS
8 PONTOS
8 PONTOS
POR ISO CAROS BENFIQUISTAS
VAMOS ""CAGAR"" PARA AS DESCULPAS
DESTES PAIS DA FRUTA
QUE APENAS TÊM ACOLHIMENTO
NOS RUI SANTOS DESTA VIDA
E NAS SUAS LIGAS DAS DESVERDADES
PS1- QUEM GANHOU UM CAMPEONATO
EM PAÇOS DE FERREIRA COM JOGADORES
E TREINADOR COMPRADOS PARA A ÉPOCA SEGUINTE
COM UM PENALTI MARCADO POR UM CERTO MIDAS
QUE TRANSFORMOU UM AUTO TROPEÇÃO
FORA DA ÁREA EM PENALTI DENTRO DA ÁREA
E EXPULSOU UM JOGADOR DO PAÇOS
SÓ PORQUE ASSISTIA À PALHAÇADA A 3 METROS
NÃO TEM AUTORIDADE MORAL
PARA FALAR EM COLINHOS E MANTOS PROTETORES
PS2-JONAS FOI MORALMENTE E LEGALMENTE O REI DOS MARCADORES
J. MARTINEZ FOI ADMINISTRATIVAMENTE O MELHOR MARCADOR
ESTA VIGARICE SÓ FOI POSSÍVEL PORQUE DOIS AUTO-GOLOS
NO BESSA E EM SETUBAL(OU BELEM?) FORAM CONTABILIZADOS EM FAVOR DO COLOMBIANO
E PORQUE JONAS VIU UM GOLO ANULADO POR UM FORA DE JOGO
QUE FICARÁ PARA A HISTÓRIA COMO O MAIS ESCABOSO ROUBO
PROTAGONIZADO POR UM MIDAS FISCAL DE LINHA QUE CONSEGUIU
ASSINALAR UM FORA DE JOGO A UM JOGADOR QUE PARTIU ATRÁS 15 METROS
15 METROS
15 METROS
15 METROS
EHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEEHEHEHEHEHEH
COLINHO??????????????????????????????????
MANTO PROTETOR?????????????????????????
EHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEEHEH
PS3- QUEREMOS VER O QUE DIRÁ SOBRE ESTE CASO
O INDIGNADO RUI SANTOS DO FORA DE JOGO DO BENFICA-RIO AVE
SERÁ QUE VAI MOSTRAR UMA TABELA DA VERDADE DO REI DOS MARCADORES????
EHEHEHEHEGH
A ESTE INDIGNADO E AOS ARAUTOS DO COLINHO
VÃO LEVAR ONDE LEVAM AS GALINHAS
QUE PARECE.... QUE ATÉ GOSTAM
NOTA FINAL- ALGUEM LEVA ESTA GENTE A SÉRIO ????????????????
O COLINHO APENAS TEM SERVIDO PARA ATIRAREM POEIRA
PARA OS OLHOS DOS ADEPTOS DELES PARA ASSIM
SE SALVAREM DE SEREM CORRIDOS DOS LUGARES
COM PÁS E PICARETAS
3 SECOS NO HOQUEI
ResponderEliminarMAS VÁ LÁ, GANHARAM NA PANCADARIA
A MAIOR POTÊNCIA DESPORTIVA
TODOS OS DIAS GANHA QUALQUER COISA
EHEHHEHEHEHEH
O caro reborn da o seu ar de imparcial mas não consegue simplesmente, é verdade que o benfica mesmo tendo ficado sem os seus melhores jogadores ainda assim era uma equipa completa e com Salvio, Gaitan e Luisão ainda se mantinha favorito na competição, mas desconsiderar e desvalorizar certos acontecimentos na 1º metade da epoca com este discurso de politicamente correcto é que não, e a verdade é que la fora o benfica alem de ter sido a equipa mais indisciplinada foi aquela que se mostrou menos capaz.. mesmo que queiram vir agora com a conversa do apanharam um grupo forte, Monaco e Zenit não sao superiores a Benfica em lado nenhum, tendo sido completamente o contraste na liga portuguesa, a equipa mais protegida, se é verdade que muitas vezes o benfica marcou e lhes foi negado o golo injustamente, tambem é verdade que muitos dos seus jogadores mereciam amarelos e vermelhos muito mais cedo e isso nao aconteceu, condicionando assim o jogo, ou alguns lances que em que prejudicam o benfica são sempre muito dificeis de ajuizar e portanto desculpa-se sempre tudo, na verdade neste momento os benfiquistas e o benfica neste momento nao sao mais do que os portistas antigamente, sabiam que eram protegidos, toda a gente lhes apontava o dedo mas eles faziam que nao sabiam nada, e o benfica e os benfiquistas agora são exactamente iguais com a sua sede de vitoria, é triste mas é verdade, porque cosneguiram fazer uma recuperação do clube que tinha mergulhado na merda nos fins dos anos 90 e inicios 2000 notável. mas pronto como agora tudo ja passou faz-se a conversinha dos balances que no fim todos sao beneficiados e prejudicados e tá bom.
ResponderEliminarPS: o enzo esse grande jogador em portugal está nomeado para o 11 flop do ano na liga espanhola, em que o seu melhor cartão de visita la foi.. os cartões amarelos, é so mais um exemplo :)
Brunalgas.... és tu?
EliminarDá o seu ar de imparcial??? Bem...ao menos dou o meu ar...já faço talvez mais que muito...obrigado pelo elogio!
EliminarCaro Shadows: sobre o nível das Equipas de Arbitragem durante o campeonato considero que ele esteve longe do pretendido, mas os seus erros não deveriam ser atenuantes para os insucessos de várias Equipas como ás vezes se dizem na imprensa escrita e falada. No caso do Benfica os julgamentos dessas decisões, estiveram a um nível que me pareceu ajustado considerando o benefício e o prejuízo dos lances que poderiam influenciar o resultado final.
ResponderEliminarJulgo que sempre vai haver polémica com o trabalho dos Homens do apito, mas os julgamentos das decisões deveria ser feito de uma forma menos apaixonada e não de paixão pelo seu Clube.
Um abraço
O Benfica já teria sido campeão uma jornada antes não fosse o colo do Porto em Setubal. Mas disso eles não falam, não é?
ResponderEliminarzé pedro
Uma coisa já sabemos! Há pelo menos um ex-árbitro que nunca foi corrompido pelo clube da fruta!!
ResponderEliminarZé silva
É que no tempo em que ele exerceu, o lfv ainda não tinha tanto 'tentáculo' espalhado...
EliminarDesta tive de me rir...não duvide meu caro! LOL!
EliminarNo "tempo" em que exerci, pensei pela minha cabeça...por isso é que não estou em painéis de comentadeiros, nem a aconselhar plantéis profissionais...desvantagens de não ter a abordagem "político-proencista" da arbitragem...maus vícios estes de árbitros trabalharem com base naquilo que os olhos enxergam....
EliminarParabens pela sua análise. Excelente texto.
ResponderEliminarQueria mencionar apenas 4 pontos que entendo ser fulcrais para o que se passou durante a época:
- Benfica perde em Paços de Ferreira e o Porto perde com o Maritimo
- Benfica perde com Rio Ave e o Porto empata com Nacional
- Benfica empata em Guimarães e o Porto empata com Belenenses
- Por último e talvez o mais importante de todos, os jogos Porto - Benfica e Benfica - Porto (Porto perde em casa e empata na Luz)
Resumindo:
Nos momentos chave da época (leia-se quando o Benfica não ganha, e à exceção da penúltima jornada, o Porto jogou depois do Benfica) o Porto não foi competente nem foi capaz de vencer os seus jogos! Esta é a verdade, por muito que a queiram esconder!
Façam lá a contabilidade (esqueçam os erros da arbitragem que deve ter ficado ela por ela) e verão que a diferença esteve nestes jogos, sobretudo nos jogos entre Benfica e Porto.
Relembro ainda que o Porto (à exceção de Setúbal) só ganhou a norte do país. Não ganhou nas ilhas nem ganhou a sul do Mondego.
Não foi capaz de marcar um único golo ao Benfica nos 2 jogos.
Nos confrontos entre os chamados "3 grandes" reparem no seguinte:
Benfica - 6 pontos
Porto - 5 pontos
Sporting - 3 pontos
A diferença não é grande mas existe um pormenor que faz a diferença (e na minha opinião resume o percurso de JJ no Benfica):
O Benfica NÃO PERDE NENHUM JOGO destes!
Até o Sporting só perdeu no Dragão!
Saudações Benfiquistas
Rumo ao 35, Campeões!
Yankee