O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 20 de abril de 2015

A estátua... Ou a saída pela porta pequena

. 26 comentários
Quando aqui escrevo, como já escrevi varias vezes, que podemos andar aqui o ano inteiro, em Portugal ou na China, a falar de penalties e expulsões mal assinaladas, de derrotas justas ou injustas num jogo específico, mas que no final da maratona dos campeonatos, a equipa que mais gasta ganha quase sempre, há muita gente que não gosta, que pega naquele exemplozito que suporta o “quase”, tipo o Atlético de Madrid ter sido campeão espanhol o ano passado, como se de repente, aceitar essa realidade retire ao jogo a magia que nele ainda vêm.

Mas de facto é assim, e se no ano passado pudemos assistir à exceção à regra chamada Atlético de Madrid, a única nos grandes campeonatos europeus, também este ano parece que Chelsea, Bayern, Juventus, Barcelona ou Real Madrid, Salzburgo, PSG (Lyon tem os mesmos pontos), PSV, Zenit, Olimpiacos e Basileia se preparam para ser campeões nos seus países.

E sim, podemos falar na derrapagem do Manchester City que talvez tenha gasto este ano mais do que o Chelsea, mas também é verdade que esse é um nível de investimento de tal forma elevado, que mais milhão menos milhão entre City e Chelsea, não é isso a fazer grande diferença, tal como não fará entre Barcelona e Real Madrid.

As exceções na Europa poderão ser pois este ano, o Brugges na Bélgica (Anderlecht vai a três pontos), e o... Benfica em Portugal.

E também sei que a minha forma de sentir o Benfica não é a mesma de outros Benfiquistas, tal como a minha forma de ver o futebol será obviamente diferente também, mas aquilo que para mim foi claro desde o início desta época, é que se havia um grande candidato ao título este ano, esse clube teria de ser o FCPorto.

Por tudo,

Pela política de reforços do FCPorto e do dinheiro investido nesse reforços, alguns deles de grandíssima qualidade;

Pela política de vendas, o Benfica perdeu 5 pedras absolutamente essenciais do 11, enquanto o Porto apenas perdeu Mangala e Fernando (excelentemente substituído por Casimiro).

Claro que uma liga é uma prova longa, e ao Benfica, dos 102 pontos por conquistar em cada liga, apenas 6 são contra o FCP, e é por isso que ao Benfica restava apenas focar-se no seu trabalho, nos seus jogos, tentar ao máximo não perder pontos em jogos contra adversários claramente mais fracos, e tentar aproveitar qualquer escorregadela do seu adversário direto.

E aproveitou as escorregadelas, com a cereja no topo do bolo de ter sido capaz de ir vencer ao Dragão (o jogo que faz a diferença este campeonato), num jogo em que em futebol jogado não terá sido porventura superior, mas um jogo em que mostrou empenho, concentração, mentalidade de campeão, eficácia e aproveitamento dos erros do adversário, como acontece em tanto jogo de futebol.

E estamos na frente, com todo o mérito do excelente treinador que o Benfica tem e dos jogadores que desde o início acreditaram ser possível manter a bitola elevada e contrariar a lógica dos números,  chegando ao bi-campeonato.

Alguns Benfiquistas, aqueles que não se revêm na minha forma de ver o jogo, porque parece que o que digo é diminuir o Benfica e elevar o nosso adversário direto, são os mesmos (alguns, não todos evidentemente) que tremeram com alguns pontos perdidos recentemente porque, de repente, afinal o jogo com o FCP já passava a contar.

São aqueles benfiquistas do ah e tal e somos os maiores em Portugal e na Terra, mas discutir campeonatos com o FCP é que não, porque o imperativo era que esse jogo já não contasse para não corrermos o risco de tudo se esfumar e a Luz voltar a ser salão de festas.

Pois eu acho que é bom que esse jogo ainda conte, que tenhamos a hipótese de fazer na Luz um grande jogo (como tenho a certeza que vamos fazer), e arrumarmos o campeonato na nossa casa, olhos nos olhos frente ao nosso rival e sem deixar dúvidas para ninguém, de quem soube de facto ser o mais forte numa época de 34 jogos, mesmo que no papel o mais forte fosse outro.

A verdade é que continuo a achar que o FCP tem um grupo de jogadores mais forte, continuo a achar na minha realidade se calhar demasiado crua, que do plantel do Benfica, apenas Gaitan e Luisão tinham entrada de caras no 11 do Porto (Sálvio talvez e Jonas apenas se o FCP jogasse com dois avançados)...

...Mas num jogo de 90 minutos porém, o Benfica tem tudo para ser mais forte, pelo grande treinador que tem, por alguns grandes jogadores que também tem, pelo coletivo que soube criar e pela capacidade que tem de fazer do todo bem mais do que a soma das partes, e porque joga em casa com a força dos seus adeptos.

Da minha parte, acredito convictamente que esta será uma semana feliz para as nossas cores e que o Benfica não desperdiçará a oportunidade de ouro que tem de QUASE fechar as contas do campeonato com uma vitória em sua casa e deixar o seu adversário a fazer contas à vida com a segunda época consecutiva sem levantar nenhum prato, facto histórico nos últimos 30 anos!

Vamos pois esperar por Domingo à noite para se fazerem balanços e se elegerem heróis ou vilões, porque de facto, a magia do futebol é perceber a quase irracionalidade da coisa, do facto do balanço do trabalho ao longo dos quase 50 jogos da época se resumirem a... 90 minutos de futebol frente a um grande adversário...

Vamos lá Jorge Jesus preparar bem a lição e fazer Domingo a melhor exibição da época...


Tu sabes como o futebol pode ser injusto, e sabes, tal como eu sei, que os olhos de milhões estão sobre ti, e que esse é o jogo que te dará um dia uma estátua junto à do Eusébio... Ou uma saída pela porta pequena.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

26 comentários

  1. Silvestre20/4/15 15:14

    Nunca o JJ vai ter uma estátua no SLB...Aliás mais nimguém a terá.....Nem que ganhasse a champions com a equipa B.
    Em relação ao jogo de Domingo...Vamos ganhar 2-1.

    Força Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso em relação à estátua ao JJ também discordo, apesar de o considerar um grande treinador, mas era justo o Benfica já ter algumas estátuas junto do Eusébio. Acho que o Coluna, Chalana ou Humberto Coelho seriam dignos desse reconhecimento. Um pouco à imagem do que existe no Manchester United.
      A diferença é que o Eusébio foi um jogador absolutamente incomparável, e qualquer outra estátua ao lado da Dele, peca por defeito!

      Eliminar
    2. Acho que a do Coluna não pecaria por defeito...

      Eliminar
  2. Não sei, nem faço a mínima ideia de quanto investiu o SLB. Mas, posso garantir que o FCP não gastou até à data mais que 35 milhões.

    É que os números avançados (e empolados) pelos jornais e pela contra informação de Lisboa não correspondem à verdade. E, por ex.,
    como já aqui hoje foi dito, até em relação ao caso do Jonas, sabemos bem que é uma falácia dizer que ele veio a custo zero, pois sabemos
    bem que para assinar, ele recebeu luvas, prémios de assinatura, sem esquecer as comissões sempre envolvidas.. idem aspas para Júlio
    César.

    Mas, pronto, já sabemos que o que interessa é falar dos outros, antes que os outros falem de nós...

    Tiago Vidiera


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não gastou mais porque a metade é emprestada. Mais um corrupto a fazer o que quer com a verdade. Siga.

      Eliminar
    2. Pode ter gasto só 35M, uma vez que não detém a totalidade dos passes. Mas a folha salarial deve estar lá bem em cima...

      Já agora que falas em contra-informação de Lisboa; Serão os mesmos jornais, rádios e televisões que esconderam a morte de Mesquita Alves em pleno estádio do dragão com um tiro na cabeça?

      E depois o Benfica é que controla a C.Social....

      Eliminar
    3. A uns dias do jogo decisivo para o campeonato, vens tu aqui em santa alma, fazer festinhas aos corruptos.

      Why ? Qual o sentido ?

      Informação: 0
      Necessidade imediata: 0
      Abertura debate: 0
      ...

      Resumindo e concluindo: Para chatear

      Eliminar
    4. Para o sr António Viegas..

      Até lhe fica mal a si, trazer para um blogue sobre futebol o suicido, o pôr termo à vida de uma pessoa, seja ela de que clube for.
      Desconheço os motivos, se foram passionais, financeiros, ou até de doença.. mas o que se passou foi que um funcionário de uma
      empresa se suicidou no local de trabalho. Sim, nas instalações do Estádio do Dragão existem muitos valências.. querer confundir
      isso, e querer atirar lama sobre um clube só porque tal fatalidade aconteceu, não abona muito a seu favor ser António Viegas...
      por essa ordem de ideias poderia AQUI falar de outros que esses, apareceram mesmo mortos, assassinados. Assim que, seja
      sério e fale de futebol...

      Pois eu aqui falo e escrevo de futebol e escrevo para pessoas inteligentes. Um pouco mais de seriedade e honestidade
      por favor.


      Tiago Videira

      Eliminar
    5. Boas Tiago, e já encontraram a arma com que o infeliz se suicidou???

      Eliminar
    6. Investiu exactamente e apenas 43 Milhões. Lê os R&C! Apesar dos 4 emprestados 100% e dos quase emprestados 20% e 30%.

      Eliminar
  3. BENFIQUISTA DE GAIA20/4/15 16:20

    O FUTEBOL E JUSTO OU INJUSTO???...eis a questao...o que se falou mais no sabado no jogo contra o BELENENSES.foi em toda a comunicaçao social ..debates ..paineleiros..particamente todos com a opiniao da exibiçao fabolosa do julio cesar..a mim so me da vontade de rir porque nada me espanta esta campanha ja de a muitos anos que nao temos um guarda redes ( tirando 6 meses do OBLAK que mesmo assim foi rotulado de frangueiro no jogo contra o gil vicente)...DOS ADVERSARIOS NAO ME ADMIRA AGORA DOS BENFIQUISTAS???? axam que ele fez uma grande exibiçao??? a verdade e uma nao sofrer golos ja e considerado uma grande exibiçao...PENSEM BEM......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom mesmo é o Andrien Lopes o Ismailov, o Liedson coxo, o Ghilas, Liças, Josues entre outros comprados pelo Fruta Corrupção do Porto, Lol.

      Filho da Fruta de Gais ( terra e contribuintes explorados para ceder o C de estágio da cidade á agremiação criminosa do FCP)

      Eliminar
    2. E os melhores que ele em Portugal são...

      Eliminar
  4. Almeida Vizela20/4/15 16:38

    Excelente Texto. Revejo-me em tudo o que escreves ...

    Fica a pergunta ... Em épocas anteriores já tivemos planteis nitidamente mais fortes, mas no geral dos confrontos com o nosso rival eles levam a melhor. O que faz a diferença ?

    Penso que é nisto que temos de nos basear para arrancar a Vitoria ... Questão de Mentalidade ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claramente, mas acho que a questão da mentalidade está a ser esbatida. Mesmo no minuto 92 houve uma "confaianá" na equipa como há muitos anos não havia. Faltou ali o Roderick ter aviado o Kelvin tipo Bruto Alves para sermos campeões, mas tirando isso não senti a equipa a jogar a medo. Nem no jogo que empatámos em casa o ano passado, nem num outro no Dragão que empatámos a 2 com um golo do Sálvio, nem as reservas o ano passado para a taça da liga. A mentalidade parece estar a mudar, esperemos é que não seja a muito superior valia individual do Porto a imperdir-nos de ganhar, nem que seja por meio a zero!

      Eliminar
  5. Pep Guardiola: «Jackson infiltrou-se e fez um esforço sobrehumano para jogar»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha.. mais um que confunde uma infiltração com doping. Santa paciência. Não é por acaso que o mal deste País é a ignorância!!!

      Haja pachorra

      Eliminar
    2. Infiltração não é doping (mas pode ser, depende do produto infiltrado) mas é uma forma de camuflar uma lesão! Cortisona é muitas vezes utilizada!

      Eliminar
  6. Quem poderá esclarecer bem essa do outro que levou um tiro na cabeça no dragão?

    ResponderEliminar
  7. Concordo com quase tudo e continuo a dizer que o porto é o favorito a ser campeão, mesmo que tenha mas jogos para fazer. Da mesma forma que na época passada éramos nós os favoritos.
    Não concordo que o Luisão jogasse no porto, nem pouco mais ou menos. Os únicos que teriam hipóteses seria o Gaitan, o Samaris e o Julio Cesar. Mas mesmo os suplentes do porto são muito superiores aos nossos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. «... do plantel do Benfica, apenas Gaitan e Luisão tinham entrada de caras no 11 do Porto...»

    «... o Benfica tem tudo para ser mais forte, pelo grande treinador que tem, por alguns grandes jogadores que também tem,..»

    Ahahahahahah...és uma risota, pá!!!

    ResponderEliminar
  9. Eu quero ganhar no Domingo (porque carga de água não é Sábado?). Acredito numa vitória 1-0, golo do Luisão, como costuma ser em jogos decisivos.

    Preferia não ter perdido miseravelmente com Paços de Ferreira e Rio Ave, e ter 9 pontos de vantagem.
    Não por causa de receio, mas para ser já campeão se ganhássemos. Gostava de ver o Quaresma e o Lotopegui com a mesma fronha e azia do Reinaldo Ventura e do Tó Neves, no último Sábado.

    ResponderEliminar
  10. Ó Tiago, se não fosses burro eras uma azémola.(não sei se sabes o que é) Quem te disse que os contratados aos outros clubes não recebem luvas e outras comichões? O custo zero nestes casos referem-se ao não pagamento de qualquer euro aos clubes de onde vêm.Percebes ou queres que te faça um filho... perdão, um filme?

    Zé Dinis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, nem faço a mínima ideia de quanto investiu o SLB. Mas, posso garantir que o FCP não gastou até à data mais que 35 milhões.
      É que os números avançados (e empolados) pelos Jornais e pela Contra Informação de Lisboa não correspondem à verdade.

      E, por ex., como aqui hoje já foi dito, até em relação ao caso do Jonas, sabemos bem que é uma falácia dizer que ele veio a custo zero,
      pois sabemos bem que para assinar, ele recebeu luvas, prémios de assinatura, sem esquecer as comissões sempre envolvidas.. e idem
      aspas para o Júlio César.

      Mas, pronto, também já sabemos que o que interessa é falar dos outros, antes que os outros falem de nós...

      Tiago Videira

      NOTA: quando escrevo, escrevo para pessoas inteligentes, pessoas e não putos do 7º ano... pessoas que saibam ler e interpretar/compreender
      um texto. Agora sei bem que com a Democracia, qualquer indigente tem acesso a um computador e acha que pode disparatar e insultar... mas,
      só insulta quem não tem argumentos.




      Eliminar
  11. Então o gajo matou-se e escondeu a arma?

    ResponderEliminar
  12. Belissimo texto, meu caro. Podemos discutir um ou outro aspecto lateral, mas o essencial está aqui.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking