O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 9 de março de 2015

Virtudes e defeitos de uma época decisiva

. 33 comentários
Por diversas vezes este ano já aqui fui crítico da qualidade do plantel do Benfica, SOBRETUDO, se comparado com anos recentes.

Vendeu-se tudo (ou quase) o que de bom havia para vender nos últimos dois anos, e o que ficou foi aquilo que como também já aqui referi, é um plantel apenas mediano, e que a nível interno, contra Aroucas e afins vai dando para competir, mas que a nível europeu mostrou estar a anos Luz de poder dar cartas em competições onde os verdadeiros campeões dizem presente.

E mesmo a nível interno que é para não termos de ir tão longe, o Benfica tem este ano uma vitória no Dragão (jogo que ganhou com todo o mérito e foi de uma eficácia extrema, mas jogo também em que com um pouquinho mais de azar também podia ter perdido), e tirando esse jogo do Dragão, contabilizamos duas derrotas com o Braga (Taça e Campeonato), e dois empates com o Sporting. 

Fica pois um saldo algo negativo, mas também exibições fracas na sua globalidade contra o que de melhorzinho existe em Portugal, e que para mim confirmam aquilo que venho dizendo desde Julho: de que este Benfica é qualitativamente mediano, tendo em conta a sua ambição e a grandeza dos objetivos a que se propõe.

Dito isto, há algo que para mim não muda e nunca mudará: os que cá estão serão sempre os melhores do mundo e aqueles para quem da minha boca nunca sairá um assobio. Se são os que cá estão é porque alguém os trouxe. E se são os que cá estão, é deles que depende a nossa sorte e são eles que apoiarei sempre.

O que não me impede no entanto de fazer as minhas análises (como cada um de vós fará as suas), as mesmas análises que tenho a certeza também são feitas a nível interno no Benfica, porque independentemente da fé que colocamos sempre nos jogadores que nos representam, a grandeza e a ambição do clube obriga-nos a olhar sempre para a frente, a identificar os erros e a procurar meios de melhorar.

Como aqui já escrevi, as saídas em catadupa no plantel são a causa principal e óbvia de alguma falta de qualidade a que se assiste atualmente. Mas os quase 80 (!!) milhões de euros gastos em dois anos de contratações em jogadores como Lizando, Mitrovic, Cortes, Markovic, Djuricic, Fejsa, Fariña, Pizzi, Funes Mori, Benito, César, Talisca, Cristante, Samaris, Bebé, Derlei, Eliseu e Jonathan, não são uma causa menor, até porque foram estes erros de casting (até ver) que impediu que essa renovação fosse feita.

Desses quase 80 milhões (caramba, que é muito milhão!!), o que há para mostrar a um nível ALTO é Markovic que já cá não está!

E essa é a realidade, por muito que muita gente me venha dizer que o que temos de fazer á apoiar, e que não podemos destabilizar e o blá, blá, blá habitual. Eu nunca deixei de apoiar (mesmo outros Benficas bem mais pobres que este), e quanto à conversa do “destabilizar” peço o favor de não insultarem a minha inteligência, porque nem eu acredito que os jogadores venham a este blogue ler opiniões de meia dúzia de amadores que apenas escrevem por carolice, nem eu lhes admitiria sequer que as suas performances e o seu profissionalismo se deixasse afetar por menoridades destas.

Agora, há coisas que para mim custam a engolir, e umas custam mais do que outras. Que alguns jogadores não tenham AINDA correspondido ao que se espera deles, é algo que acontece em todos os clubes, e em todo o lado há contratações menos conseguidas, se bem que na Luz, estes dois últimos anos de colheita tenham sido ATÉ VER desastrosos.

Mas há duas situações que me custam mais a engolir:

Uma delas chama-se Siqueira, e entristece-me que a história não sirva para perceber o que virá a seguir. Porque a história mostra que por cada Coentrão ou Léo que sai, outros 5 defesas esquerdos têm de chegar até que se volte a acertar num.

E sabendo isto, quando se tem um Siqueira na mão, e se deixa sair por causa de 7 milhões de euros, quando tantos milhões se gastam em barretes que nem à primeira equipa chegam e quando era óbvio que seriam sempre 7 milhões com fortes probabilidades de renderem 12 ou 13 um ano depois, acho que do ponto de vista de gestão desportiva são decisões questionáveis até porque antecipadamente se sabe que têm 90% de chance de virem a dar mau resultado. Como deu.

E a segunda chama-se Pizzi. Até pode vir a ser no futuro o jogador que neste momento ainda não é mas, caramba, por 12 milhões de euros (!!) contrata-se um jogador que era extremo de raíz, que não foi titular o ano passado numa equipa que jogava para não descer em Espanha, que aos 25 anos tem duas aparições numa seleção nacional a viver anos difíceis, e que se anda a formar com a época em andamento para poder vir a ser o médio centro que o Benfica manifestamente não tem?! Por 12 milhões de euros não havia soluções no mercado mais viáveis e aptas a render no imediato?!

A verdade é que eu vejo 80 milhões de euros gastos em dois anos de contratações, e tira-se Sálvio e Gaitan a este plantel (que não entram nos 80 milhões), e o que fica é de uma mediania confrangedora tendo em conta a ambição do clube.

Luisão e Jonas estão no fim da linha, Maxi para lá caminha, o que de melhor há na equipa B também parece estar disponível para venda, Gonçalo Guedes tarda em renovar contrato, o dinheiro não abunda, e mais do que o presente, preocupa-me bem mais o futuro que aí vem.

Ao fim de vários meses de lesões, e quando o Benfica se apresenta em Arouca finalmente na máxima força, a máxima força que havia no banco encarnado para alterar o paradigma de um jogo eram Artur, Lizandro. Sílvio, Rùben, Ola John, Talisca e Derley! Que saudades que eu tenho de um… Kardec ou um Bruno César (para não pedir muito)!

Tem o Benfica capacidade este ano de conquistar o Bi-Campeonato? Evidentemente que sim. Numa Liga tão fraca do ponto de vista global, mal do Benfica que não a tivesse, quando a obrigação de ganhar está presente em 90% dos nossos jogos tal é o desnível qualitativo entre o Benfica e os outros!

Mas já no próximo fim-de-semana urge ser bem mais fortes do que temos sido este ano contra as três equipas mais fortes da Liga portuguesa. Uma vitória em 5 jogos é pouco, e contra o Braga na próxima semana é imperativo inverter essa tendência…

Mais do que o jogo contra o Porto em final de Abril, o jogo contra o Braga é para mim o decisivo, não só pelos três pontos em disputa, mas também pela força que o Benfica precisa de mostrar já hoje para encarar o resto do campeonato, com uma vitória convincente e indiscutível.

O futuro do Benfica será preocupação para depois, embora aqui para os meus botões me vá convencendo cada vez mais que também Jorge Jesus estará no fim da linha (por decisão dele), e que o próximo ano, sem vacas gordas e com o términos dos fundos, representará uma espécie de sportinguização do Benfica, com redução radical de custos e um clube cada vez mais focado nas competições internas.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

33 comentários

  1. Anónimo9/3/15 11:24

    Estava a ler o post e estava a pensar que era escrito por um portista. Mas depois li melhor e verifiquei que não. É que os argumentos são quase iguais. Mentiras e meias verdades é mato!
    Com que então ainda desconhece os casos Siqueira e Pizzi? E mente! É preciso ser desavergonhado!

    ResponderEliminar
  2. "Estava a ler o post e estava a pensar que era escrito por um portista. "
    O TEMPO QUE PERDES A ESCREVER VAI MAS É APOIAR A EQUIPA!!
    TENS MEMÓRIA CURTA: COM TANTAS SAÍDAS, LESÕES E ROUBOS TAMBÉM DEVES ACHAR QUE ESTAMOS A TER COLINHO!!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo9/3/15 12:04

    Como dizes Redmoon, Pizzi em Espanha jogava num clube para não descer, e esse clube em Portugal jogaria também para não descer?!? Talvez jogasse para ser campeão!!
    Porque falas de Pizzi e não de Talisca? Quanto tempo demorou Enzo a adaptar-se à nova posição e novas exigências tácticas?
    Já pensaste que Pizzi poderá estar no mesmo caminho, e que só agora tem jogado com mais regularidade?

    Eterno 29!

    ResponderEliminar
  4. Graças ao Senhor mantém-se a clareza de espírito dos escribas do blog. Alguém que continue sempre a olhar para o clube com espírito crítico que se exige.

    Frase do texto que eu considero "chave": "Luisão e Jonas estão no fim da linha, Maxi para lá caminha, o que de melhor há na equipa B também parece estar disponível para venda, Gonçalo Guedes tarda em renovar contrato, o dinheiro não abunda, e mais do que o presente, preocupa-me bem mais o futuro que aí vem."

    Quero ver, ouvir e rir-me muito com os próximos vales e azevedos que aí vêm para desculpar mais 10 anos de insucessos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luisão e Jonas e Maxi ainda devem fazer mais uma epoca no Benfica. Ainda estao bem fisicamente.
      Quanto ao Pizzi, nao tenho duvidas que vai estar na selecção do Europeu.

      Eliminar
    2. Anónimo9/3/15 14:37

      Jonas e Maxi fazem 2 ou 3 épocas! Luisão mais uma na melhor das hipóteses duas!
      Um jogador aos 32-33 anos está nas máximas capacidades.

      Eliminar
    3. oh JotaPê em vez de vires para aqui mandar bitaites, preocupa-te mas é com a tua equipa de milhões que se este ano não ganha.. ai é que vão ser elas...

      Eliminar
  5. Anónimo9/3/15 12:22

    De realçar a viragem quase completa de discurso em relação a poucos meses atrás. Não sei com que motivações, mas é um facto.

    Aponta aí uma série de contratações supostamente falhadas, sem saber minimamente se dali não vão sair mais jogadores que lhe dêem uma bofetada de luva branca, como muitos têm dado nos últimos anos, não esquecer que grande parte dos jogadores que foram vendidos a peso de ouro, foram apelidados de flops quando chegaram, e muitos estiveram até emprestados antes de render.

    A perda de competitividade a nível europeu é um reflexo da capacidade financeira existente neste país. É neste momento impossível competir a nível europeu de igual para igual com clubes de enorme poderio financeiro, a não ser que se continue a empurrar para a frente como fez o fcporto esta época, que em contra-ciclo completo, decidiu apostar forte, quando o que se percebe é que a tendência para todos tem de ser a inversa. Mas isso cada um sabe de si.

    Dessa lista de jogadores que diz que fazem 80 milhões, tem alguma garantia que se os fosse vender a todos futuramente, não os fazia novamente, ou até mais? Jonathan é um flop? Já tem dados que comprovem isso? Samaris, Talisca, Pizzi ou mesmo Djuricic não tem condições para jogar no Benfica a alto nível?

    Conversa de que apoia sempre e tal, mas isto não é mais do que descascar os jogadores que compõem o plantel, dizendo que não têm qualidade para representar o clube.

    É possível ser fortíssimo na Europa quando se tem de vender todos os anos para equilibrar as contas, ou quando só em receitas televisivas, um clube do fundo da tabela em Inglaterra ganha mais do que o Benfica? Querem milagres? Em que mundo vivem?

    Com ou sem fundos, o Benfica só poderá continuar a ser competitivo se tiver formas de descobrir talentos e conseguir potencia-los depois. E mesmo para isso é preciso dinheiro, porque os grandes jogadores que tivemos nos últimos anos, mesmo jovens, já foram caros. Mas mais vale dar 7 ou 8 milhões por um que não engana, do que andar a gastar aos 2 ou 3 em jogadores duvidosos, ou estar à espera que os meninos da formação resolvam os nossos problemas no imediato, pois isso é irreal, não chega.

    A equipa "não presta", mas a nível nacional, que é onde realisticamente se deve focar, está destacada no campeonato, na final da taça da liga, e foi eliminada da taça num jogo de grande infelicidade, que qualquer pessoa minimamente séria percebe, que esteve longe de ser um mau jogo da nossa parte, simplesmente o g.redes do braga parou tudo, com mais ou menos sorte, e sofremos golos completamente contra a corrente do jogo. Na Europa, alguém realisticamente pensava que depois de duas finais europeias, iríamos repetir esse feito? Que reflexos isso iria ter na competição interna, quando o plantel não tem tantas opções como os anteriores? Provavelmente já teríamos perdido mais pontos no campeonato nesta altura.

    JorgeGN

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge,

      Na verdade, gostava que me fosse referido onde está a mudança do discurso.

      Desde Julho que refiro as limitacoes do plantel.

      Desde Janeiro critico as vendas em catadupa no plantel, especialmente em Janeiro como o fiz este ano e o passado, embora compreenda essas vendas e a necessidade de dinheiro! Mas todas de uma vez?!

      Desde o Verao critico a treta do benfica made in Benfica, como as vendas da equipa B comprovam

      Desde Outubro que refiro que a quase nao aposta das fichas principais na Liga dos campeoes sao o reconhecimento que este ano, mais do que nunca, se tudo quisessemos, tudo perderiamos e o assumir claro das nossas limitacoes, colocar as fichas nas batalhas certas.

      Desde ha dois anos critico a aldrabice do negocio Roberto e consequentemente o de Pizzi

      Nao me viste chamar de flops aos jogadores, apenas o reconhecimento obvio e que so um cego nao ve, que este é o plantel mais fraco dos ultimos 6 anos apesar do dinheiro gasto no seu reforco.

      Naturalmente tambem, e a dois meses do final da epoca, ha outro espaco de analise e a constatacao que alguns jogadores nao evoluiram com o desenrolar da epoca como eu admitia e desejava

      O reconhecimento tambem que quando se gasta 80 milhoes em dois anos de reforcos, a exigencia tem de ser naturalmente maior do que quando nos reforcamos no mercado dos saldos

      O reconhecimento obvio de que este benfica esta alguns furos abaixo de outros benficas, como a liga dos campeoes provou, tal como os nossos 5 jogos este ano contra porto, braga e sporting comprovam tambem.

      A "equipa que nao presta" sao palavras tuas que tentas colocar na minha boca e que nao les no meu texto em lado nenhum

      O argumento de que de um benfiquista so podem sair palavras bonitas em relacao ao seu clube, é o mesmo que se aplica a muitos pais, para quem os filhos so fazem coisas boas, e ai Jesus que alguma coisa de errado lhes possa ser apontada.

      O argumento de alguns outros leitores, de que: "um portista nao escreveria melhor" é nao querer discutir aquilo de os textos falam, a fuga para a frente, ou presumir apenas e erradamente que os portistas dizem sempre mentiras e os benfiquistas dizem sempre a verdade

      Muitos dos que criticam o direito à critica porque temos todos de apoiar, serao os primeiros a pedir sangue e a disparar em todas as direccoes se o Benfica nao vencer o Braga.

      É esta a mudanca de discurso que notas?! É que se é, deves estar enganado, umas vezes com mais veemencia, outras com menos, mas nada do que este texto retrata foi escrito hoje pela primeira vez

      Eliminar
    2. "Desde há dois anos que denuncio a aldrabice do negócio do Roberto e do Pizzi"
      Importaste de explicar qual foi a aldrabice dos negócios?
      É que isto de mandar patacoadas para o ar,e não as provar é tramado.
      Esclarece lá o assunto,e não precisas de te escudar no silêncio.
      CORAGEM!!!!!....EXPLICA LÁ.

      Eliminar
    3. 2.1. Roberto contratado por 8.5 milhões

      2.2. Roberto não convence e tem uma época terrível
      2.3. A direção do Benfica é criticada por este negócio
      2.4. No final de época, numa entrevista televisiva, LFV anuncia orgulhoso a SURPREENDENTE venda do flop Roberto por 8.6 milhões de euros, um lucro de 100000 euros!
      2.5. Os adeptos aplaudem de pé o brilhante (diria até milagreiro) negociador LFV.
      2.6. No dia seguinte Pinto da Costa, sócio da Maya no negócio do bruxedo, adivinho quiçá, cataloga os milhões de Roberto como “milhões da treta.”
      2.7. Os Benfiquistas não ligam. Este Pinto da Costa é um invejoso do ca%&lho!
      2.8. A vida prossegue tranquila até ao dia em que Roberto dá uma entrevista em que diz que sempre fez parte dos quadros do Benfica. A malta estranha! Ó Roberto, tens a certeza?!
      2.9. Esta á a altura em que LFV sente necessidade de dizer qualquer coisa sobre o assunto: Ah e tal, e os gajos não pagaram, e como não pagaram a malta trocou os 8.6 milhões do Roberto por meio Pizzi.



      Interpreta tu os factos da maneira que quiseres. Eu interpreto à minha

      Eliminar
    4. Anónimo9/3/15 19:22

      O que tem PC a ver com este negócio, preferes acreditar nele?
      Um comprador não paga a mercadoria e depois quem é vigarista é o vendedor?
      O Pizzi vai valer mais do que o Benfica pagou por ele. Pensas ser muito esperto mas não passas de desonesto!

      Eliminar
  6. Anónimo9/3/15 13:01

    Redmoon não que seja apologista que só se deve criticar quando tudo corre mal ou só quando corre mal, mas dois dos teus posts mais recentes tiveram o timing totalmente errados para além que esses temas já foram aqui debatidos tanto no começo do campeonato e assim como no 1º terço do mesmo, portanto até parece como alguns já fizeram menção e deixaram de aqui fazer comentários, que este espaço cada vez mais se esta a tornar um meio para causar cissões e disturbios tanto no plantel profissional e sua direcção. (Quer dizer o GB orgulhosamente diz que são uns dos 10 a 20 Blogs mais lidos pelas estatisticas e não acahs que isso não chega ou é vísivel junto da direcção,atletas e detractores, pareces os gajos de alvalade sempre a berrar que nem uns meninos os dessimulados e ingénuos que eles querem parecer que são).

    Eu sinceramente não estou mt preocupado com a renovação do plantel pois já a mesma se encontra em curso e vou dar exemplos tens Lisandro apenas considerado 5 melhor defesa em Espanha a época passada, tens mais para zona central Victor Lindelöf que já demonstrou ke é uma excelente alternativa, João Nunes mt promissor, para além do já bem rodado Jardel que eu não gosto mas vai dando internamente, o César a fazer o mesmo percurso ke o Luisão, depois para a direita tens Nelson Semedo a despontar na B e o Bruno Gaspar a dar conta do recado em Guimarães, para esquerda tens um problema que já é crónico de facto mas veremos se o Benito aprende a defender.
    Do meio campo para frente nem sequer vou falar são tantas e boas as opções que tens na B alguns mt novos sim, outros nem por isso Nelson Oliveira(este para mim não pega) Derley, G. Guedes dizes agora não valem um vintém mas daqui a dois anos já pedes por favor para não o virem buscar.

    Talvez devesses fazer um post mais preocupado que um jogador do Porto já foi dado como certo noutro clube e sendo o Porto uma entidade cotada em bolsa o regulador ainda não tenha vindo a terreno pedir explicações, sim porque aquando do Benfica por mt menos era ameaças de multa do regulador e so on(todos gostam de vir comer a conta do Benfica).

    Nem colocas-te até a data nenhum post a mencionar a tal bancada móvel sem condições algumas que podia ter causado mais uma tragédia no futebol PT.

    Importante é vires colocar em causa o projecto do Benfica na fase mais importante o último terço do campeonato e tendo o Benfica nesta fase os jogos com os adversários que como é sabido de todos são os chamados e bobis e tarecos que mordem a voz do dono mesmo que a sua vida dependa disso mas contra o mesmo dono são mais dóceis que um politico a procura de tacho.

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
  7. Anónimo9/3/15 13:09

    Caro Redmon,

    O teu post apresenta algumas preocupações que eu também tenho e outras que penso não existirem razões para as ter.
    Mas vamos ao que me preocupa:
    - as contratações dos últimos dois anos não foram de facto muito felizes, ainda assim há que realçar que alguns destes jogadores poderão ainda dar muito ao Benfica
    . Entre os que têm muito potencial incluo: Lizandro, César, Talisca, Pizzi, Cristante, Samaris, Jonathan e ... Feija (caso recupere)
    . Entre as incógnitas coloco Djuricic, Funes Mori, Benito, Derlei, Mukthar
    . As grandes decepções são Bebe, Fariña, Sulejmani ( acho que tem valor, mas não mostra ..)
    . Quanto a Eliseu, Jonas, Júlio César vieram dar mai consistência
    Pedro R.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/3/15 14:39

      O Redmoon é bipolar ou então deve ter recebido "instruções" ("espírito santo orelha") para algo que me ultrapassa neste momento.

      Eliminar
  8. Jotapê gostava que explicasses aqui quantos titulos
    gainhou vale e azevedo para estares sempre a defendelo.
    Esta direccao nao tem gainho muitos titulos isso é
    verdade, mas criou estructuras para comecar a
    gainhàr.
    O vale tudo destruiu tudo vendeu tudo o que podia
    até os terrenos do estadio vendeu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BENFIQUISTA DE GAIA9/3/15 16:07

      o jorge ..deves ser novato...foi nessa altura que o DR.v.de.AZE.vendeu o nuno go..quem vende mes ao fiorentina lembras-te ..foram 20 milhoes...que eu saiba nao tocou nesse dinheiro..capithi???o que ele ia destruindo e verdade era a sportv...e por isso que ele esta na situaçao que esta ..por defender o club.de coraçao..ao contrario deste...a divida que ele deixou foram 80M.e agora

      Eliminar
    2. Continuo a perguntàr qual titulos é que gainhou?
      Que eu saiba nenhum.
      E se o Vilarinho nao pega-se no clube hoje o Benfica nao existia.
      Quando ele era presidente do Benfica o Benfica
      nao tinha credito lembra-te a vergonha que era
      todos dias na avertura do telejornal.
      podia estar aqui 2 dias a escrever que nao conseguia dizer do mal que fez ao Benfica.

      Eliminar
  9. Anónimo9/3/15 13:58

    Ho REDMON...fazias um bom servico ao SLB e a todos os que frequentam este blog se deixasses de escrever tantas asneiras...mas afinal que benfiquista es tu pah,sera que te tiraram algum tacho que usufruias no SLB para tanta crueldade nos teus comentarios...por favor pah deixa de escrever rancores a alguem que te pos de lado...e escreve algo a unir os benfiquistas nesta hora em que o SLB precisa de todos...para a conquista do 34...
    AM

    ResponderEliminar
  10. BENFIQUISTA DE GAIA9/3/15 14:00

    ALERTA ALERTA...vem ai um jogo que o BENFICA ter muitas dificuldades como este ano ..e como nao a duas sem tres..venho alertar para o que costuma acontecer ...praticamente em todos os jogos com o braga os nossos redes costumam dar frangos porque?????fica ao criterio de cada um...eu tenho o meu...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo9/3/15 16:11

    Caro Redmoon, dizes que com um bocado de sorte podiamos ter perdido com os azuis no campo deles, mas essa argumentação também pode ser válida para descrever a nossa trajetória na europa e dizer que com um bocado de sorte podiamos ter ganho ao Monaco fora e empatado com o Zenit na luz.

    Será que o Siqueira queria ficar no Benfica? Será que o Benfica conseguia oferecer um salário ao Siqueira igual ao do Atletico?

    Em relação ao Pizzi, concordo ctg... gostava de acreditar que está ali alguem que garanta uma venda por valores semelhantes ao Witsel ou ao Enzo. Mas nós não nos podemos de dar ao luxo de contratar jogadores por uma quantia tão elevada para ver no que vão dar. Por 12 milhões tem que ser já uma certeza e ter qualidade para entrar no 11.

    Quanto às contratações, sempre disse que tinhamos que esperar para ver... se no ano passado não conhecia o Markovic, o Djuricic, o Siqueira, e eles acabaram por se revelar agradaveis surpresas, este ano também esperei para ver o que mostravam os reforços... até agora não renderam o que tinham rendido os do ano passado por esta altura... na minha opinião apenas o Julio Cesar e o Jonas entravam no 11 titular do ano passado... Mas no ano passado a qualidade do 11 era sem duvida muito superior. Tirando o Siqueira nenhum outro reforço foi titular de caras, pois vieram para alternativas aos titulares, já este ano, para fazer face as saidas as contratações entraram directamente no 11. São pelo menos 5 novos titulares que foram contratados que tiveram que aprender novas rotinas.
    VR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Siqueira disse que do benfica não recebeu nenhuma proposta. LFV disse que apresentou. Não sei quem mente mas as duas versões contradizem-se.

      Quanto à sorte no Dragão, apliquei mal a palavra.

      No entanto, noto que há aqui muita gente com dificuldade em aceitar como real, a teoria de que este plantel este ano é fraco em relação a outros anos. Repito: FRACO EM RELAÇÂO A OUTROS ANOS, foi isso que escrevi, e nunca falei em plantel de merda.

      Mas será isto uma invenção minha? Não é isso que os resultados da LC demonstram?

      E não é isso que demonstra uma vitória em cinco jogos contra Porto, Sporting e Braga?

      Quanto aos reforços, admito que possam melhorar. No entanto há uma grande diferença entre este ano e outros: É que no passado, alguns reforços demoraram mais a entrar porque havia uma base titular.

      Este ano não, os reforços chegaram com uma equipa titular quase toda vendida e com muitos lugares em aberto. Chegaram para jogar. E não jogam!

      E nem assim os reforços se impuseram. Ando há meses a ouvir falar do Lizandro, e do defesa central de classe mundial que se prepara ali, e quem joga é o Jardel?!

      Nada tenho contra o jardel, bem pelo contrário. Mas um jogador que não tira lugar ao jardel pode ser de classe mundial?!

      Eliminar
    2. Anónimo9/3/15 21:01

      Ok, é verdade que as duas versões se contradizem, mas o Benfica não consegue acompanhar os salários praticados por muitos dos clubes europeus...

      Quanto à sorte, não considero que a expressão tenha sido mal aplicada, ela está sempre presente, embora no jogo no Dragão eles não tenham tido muitas mais oportunidades que nós... tiveram 3 ou 4 sendo que duas delas já nos ultimos momentos e quando estavam a bombear bolas para a nossa área... Nós também tivemos 3 mas concretizamos duas. Eficácia e sorte desta vez estiveram do nosso lado... foi algo que nos faltou em outros jogos, incluindo o jogo na luz com o scp e em braga, além de dois jogos na Champions. Quando falamos de sorte, devemos aplicar a expressão a todos os momentos, qd nos favorece e quando nos prejudica...

      Quanto ao Lisandro (ou ao César), nem sequer posso dizer se é superior ou inferior ao Jardel, e muito menos de classe mundial, porque não o conhecia na Argentina, não o vi a jogar em Espanha, e no Benfica devo-o ter visto jogar uma mão cheia de vezes. Parece-me acima de tudo que é forte nas bolas paradas, joga simples e não tem medo de chutar para a bancada quando é necessário. Mas também não digo, que não possa ser um grande central. O David Luiz, Matic ou o Di Maria não agarraram logo o lugar, mas acabaram por ter mais sucesso internacional que os seus antecessores. O mesmo se passa com o Pizzi... Não é em meia duzia de jogos que se pode dizer que é tão bom como o Enzo ou o Witsel... Que faça um época em bom nivel e ai sim podem-se fazer comparações, caso contrário nenhum de nós pode fazer uma avaliação sem que exista uma margem de erro consideravel.

      Quanto ao resto, completamente de acordo. O plantel é mais fraco; os reforços chegaram para jogar, e não jogam, ou não dão a garantia que davam os jogadores do ano passado; não existe uma base como tinhamos no ano passado e nos anteriores. Se tivesse que dizer no principio da época se este plantel era mais forte ou mais fraco relativamente a outros era algo a que não podia responder de boa fé, porque como disse, tirando jogadores de classe mundial como o Aimar ou um Saviola, ou um Carlos Martins ou Bebé que conhecia da liga portuguesa, não conhecia os reforços nem das épocas anteriores nem desta... Disse que qt à qualidade dos reforços tinha que esperar, para ver, mas que a grande dificuldade era termos perdido praticamente uma equipa base... Estamos em março, e agora sim, concordo ctg, temos um plantel mais fraco... No entanto não tenho uma visão pessimista, em relação à forma como pode correr o resto da época. Não existe a nota artistica de outros anos, mas tirando a pré-epoca e o jogo na alemanha o Benfica não foi dominado em mais nenhum. Fomos ao dragão e a alvalade jogar à defesa, mas eles não fizeram nada para contrariar isso. Poucas oportunidades tiveram. Se gostei de ver o Benfica jogar assim? Não... Mas tive mais receio do futebol praticado pelo setubal nos primeiros 15 minutos do jogo da taça da liga, do que o que fizeram em 5 jogos o fpc, scp e braga.

      Um abraço VR

      Eliminar
    3. Desculpa meu caro, mas os resultados da Champions não provam nada, a não ser que o Benfica ficou num dos grupos mais equilibrados desta época na Champions, onde qualquer um podia ter sido primeiro, e qualquer um podia ter sido ultimo... a comprova-lo estão os resultados da primeira mão dos oitavos de finais, onde o Mônaco foi ganhar a casa do Arsenal e o Leverkusen ganhou ao vice campeão europeu... quanto ao Zénit, é talvez o principal candidato a vencer a liga Europa...
      Quanto ao plantel estar mais fraco que em outras épocas, eu concordo contigo, com um senão... é mais fraco mas mesmo assim é o melhor plantel do nosso país, e não me venhas com a treta que o plantel do Porto é melhor, pois se fores fazer a comparação de um a um, não encontras lá nenhum jogador que entrasse de caras na nossa equipa... nem mesmo o Jackson, pois teria de repartir o lugar com o Lima e com o Jonas... feliz ou infelizmente, estávamos mal habituados pois o ano passado tivemos um plantel, que se continuasse esta época estaríamos a jogar de igual para igual com qualquer equipa da Europa, fosse ela o Barcelona ou o Bayer... por isso ganhamos, contra tudo e contra todos as competições nacionais e só não ganhamos na Europa, porque o alemão não deixou...
      Agora a equipa atual, na próxima época vai ser ainda mais forte, e com alguns retoques voltará em força na Europa e lutará até ao fim pelo campeonato nacional.... sê paciente e verás

      Carlos

      Eliminar
  12. Resumindo: pensas que temos uma equipa de mer** MAS (???), temos obrigação de ganhar o campeonato com ela. (What the ... ?)
    Campeonato português é fraco ? Sim claramente, MAS nada impede as outras equipas de também jogarem bem, tendo eles também equipas de mer** como a nossa.

    Concluindo: NÃO TENHO A MÍNIMA IDEIA DE QUAL E O TEU PONTO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E sabes porque não tens a mínima ideia? Porque alteras as coisas que lês de modo a passares uma tese de que eu disse coisas que não disse:

      1. Nunca falei em equipas de merda. Falei em equipa longe da qualidade das equipas dos últimos 6 anos. A equipa de merda são palavras tuas.

      2. Nunca disse que tinhamos a obrigação de ganhar o campeonato. Isso também são palavras tuas.

      O que escrevi foi:
      Tem o Benfica capacidade este ano de conquistar o Bi-Campeonato? Evidentemente que sim. Numa Liga tão fraca do ponto de vista global, mal do Benfica que não a tivesse, quando a obrigação de ganhar está presente em 90% dos nossos jogos tal é o desnível qualitativo entre o Benfica e os outros!

      Como vês, torna-se dificil discutir, quando se deturpa as coisas que se lê.

      Eliminar
    2. "Resumindo" era a palavra chave. E como 90% (see what i did ;) ) dos leitores aqui, não percebemos o teu ponto. Ou estas a falar mal do Benfica ou estas a falhar por COMPLETO o teu ponto. A maioria nem sempre se engana. Exemplo: a grande maioria é benfiquista? CQFD

      Eliminar
  13. P.S.: O problema Siqueira não era o preço, era o salário. Sera que as pessoas são incapazes de fazer a diferença ? O Witsel foi para a Rússia porque gosta das paisagens, porque o campeonato é bem mais interessante e competitivo e sobretudo o miúdo gosta do frio. Espera ai...... será que o salário tem qualquer coisa....não, não acredito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui, concordo com o teu argumento do salário, e concordaria bem mais se não tivesse ouvido o Siqueira dizer que nunca uma proposta lhe foi apresentada por parte do Benfica, ao contrário do que LFV afirmou.

      Quem diz verdade? Não sei. Mas as duas versões contradizem-se.

      Eliminar
    2. Anónimo9/3/15 19:17

      Tu és mentiroso, Redmoon. Não ou sabes o que se passou ou não queres saber! Desonestidade!
      O salário que o AM ofereceu era impossível de igualar. Nem valia a pena oferecer o que quer que fosse. 4M/ano!

      Eliminar
    3. Nem tanto amigo. O Siqueira quando fez essa entrevista já trabalhava para o Atletico. O "miudo" veio emprestado. E quando o período das transferências acabou, ficava mais bonito para os sócios dizer que não sabe de nada que dizer que ficou a espera até a ultima. O mesmo pode ser possível para o LFV admito, mas tenho tendência em acreditar no LFV. Neste caso.

      Eliminar
  14. Enfim, o Benfica para fazer uma época boa para certas pessoas tem que ganhar a Champions e o campeonato sem derrotas no mínimo.

    Vamos a factos: o SLB desde que o JJ está no Benfica a única época que tinha mais pontos á 25º jornada foi em 2012/2013, mesmo em épocas em que tínhamos planteis de sonho como em 2010 ou no ano passado tínhamos menos pontos. Somos o melhor ataque e estamos só com mais um golo sofrido diferença de golos superior.

    De todas as 6 Ligas mais importantes da Europa (Portugal, Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França) o Benfica é de todas essas 116 equipas o SLB é a equipa que menos pontos perdeu e que mais pontos tem por jogo.

    Perante isto o SLB é uma equipa mediana? O Porto é que é uma excelente equipa? Vocês vêm os jogos deles? É que eu vejo e eles não jogam mais futebol que nós. Têm mais posse mas na maioria das vezes é uma posse de bola inócua sem sair do meio campo deles.

    Querem comparar o grupo que eles tiveram na Champions com o nosso? O grupo deles tinha uma equipa ao nível da segunda liga em Portugal (BATE), uma equipa que apesar de ter qualidade não ganhava a ninguém nessa altura (Bilbao), que mesmo agora tanto ganha ao Real (como ganha a Real Sociedad ou o Málaga ganha um jogo e empata outro contra o Barça) como perde com o Torino. Os Ucranianos são uma boa equipa mas mesmo esses jogaram todos os jogos fora.

    Do nosso grupo o Mónaco está quase apurado contra o Arsenal (top 4 em Inglaterra) ganhando 3-1 num jogo em que tinham gajos titulares de fora e o Bayer está na frente da eliminatória contra o Vice Campeão da Europa. Que o Zenit tem um plantel top acho que todos sabemos. Até porque têm 3 ou 4 dos melhores jogadores que passaram por Portugal e gajos no banco como Kerzakov e Arshavin.

    Tínhamos um grupo extremamente difícil, com uma equipa em reconstrução aconteceu o natural e perdemos. O que não se admite foi não passarmos nos últimos 2 anos. Este ano foi normal. As outras equipas têm orçamentos maiores que nós, normal é terem melhor plantel.

    Depois dizes que ganhamos ao Porto porque fomos eficazes/tivemos sorte (o que é óbvio para qualquer pessoa imparcial). Mas como é que perdemos 2x contra o Braga? Como é que empatamos contra o SCP em casa fazendo um excelente jogo? Como é que perdemos em Paços com 3 bolas nos ferros? Se falas de Sorte/Eficácia a nosso favor tens que falar contra nós.

    Depois dizes coisas surreais. Jonas com 30 anos está no fim da linha? Luisão nestas duas últimas 2 épocas está a jogar como nunca jogou cá? Porque tem 34 anos não pode durar mais 2 ou 3. Conheces jogadores como Maldini, Totti ou Costacurta? O Luisão nunca foi rápido, mas taticamente é dos melhores centrais que andam para aí.

    E outra coisa, o Jonas é bem mais jogador que o Rodrigo. Para mim até podia ter 50 anos. Joga mais, tem mais classe e marca mais golos (6º na Europa com melhor média de minutos/golo) esse acabado...

    Esses jogadores foram todos más contratações? Epá mas vês os jogos? O Cristante não tem potencial enorme? O Talisca idem? O César idem? O Fejsa não é um bom trinco quando está bem fisicamente, não foi fundamental na equipa do ano passado? O Jonathan fez um ou dois jogos na B com 3 golos e já é Flop? Eu do que vi gostei.

    Depois o Pizzi... esteve mal ontem já é flop... Os grandes jogos que tinha feito em que era dos melhores em campo já não contam? Ele com a boa nos pés mete o Enzo num bolso. Passa melhor, decide melhor, marca melhor bolas paradas e tem um remate melhor. Só não tem é a capacidade defensiva do Enzo, mas este tb n a tinha quando começou a jogar.

    Depois ele não custou 12M, custou 6 e Roberto. Para mim o Roberto vale 0 logo o Pizzi custou 6. Se achas que o Roberto vale 6M é contigo.

    Sim realmente o Kardec e o Bruno César eram craques. O Ola John é fraquíssimo. O Ola é irregular mas já tirou jogos mt bons este ano. Ainda ontem fez o melhor passe do jogo. O Kardec era fraco simples. Se ainda falasses do Nolito...

    Há e o Djuricic e titular numa equipa que luta pela Champions num dos melhores campeonatos do mundo.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking