O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 26 de março de 2015

Nuno Gomes é a pessoa certa?

. 16 comentários

Luis Filipe Vieira depois de uma entrevista à CMTV

"Nuno Gomes está no topo da lista para assumir o cargo de responsável máximo pelo setor de formação do Benfica. O ex-jogador, de 38 anos, é atualmente diretor de relações internacionais do clube da Luz, mas o CM sabe que está bem posicionado para assumir um novo desafio. 
Segundo apurou o CM, a hipótese de mudança na estrutura da ‘cantera’ surgiu depois de o presidente, Luís Filipe Vieira, ter detetado falhas ao nível da prospeção. O líder dos encarnados tem dedicado muitas horas à Academia do Seixal e está agora muito mais identificado com o mundo do futebol jovem. 

Vieira, apurou também o CM, não gostou de saber, por exemplo, que o sub-17 Zidane, do Real Massamá, foi convocado para a seleção, após ter sido rejeitado pela prospeção dos encarnados. O episódio repetiu-se com o médio-centro Jardel, sub-18 do Barreirense, que também está na seleção. No passado recente, Gil Dias (sub-19 que trocou o Sp. Braga pelo Mónaco) e Pedro Delgado (ex-Portimonense, agora no Inter) também escaparam às ‘garras’ das águias. 

Razões suficientes para Vieira questionar a prospeção e lançar novas bases de trabalho." - CM.

O Correio da Manhã, jornal parceiro do Sport Lisboa e Benfica, publica hoje a notícia acima.

Pela quantidade de pormenores divulgados, duvido que seja apenas o CM a especular. 
Sendo verdade, será que Armando Jorge Carneiro, depois de 2 notícias do mesmo CM a colocar em causa a sua actuação, está em risco? Ou será alguém mais abaixo na estrutura o sacrificados?

É Nuno Gomes o nome certo ou será apenas uma operação de cosmética, aproveitando a popularidade do antigo jogador? 
Que qualidades tem Nuno Gomes para assumir um lugar de liderança na formação do Benfica?

Veremos. 
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Sublinho aqui o CM como parceiro do SLB, o que irá valer algumas pedradas ao autor, mas que n deixa de ser verdade...

    ResponderEliminar
  2. Isso é doentio, e que tal darem enfase ao que se passou no Pavilhão nº 2 do Luz em Volei

    ResponderEliminar
  3. Águia Preocupada26/3/15 10:28

    Acreditar no Correio da Manhã só poderá ser um acto de ingenuidade ou de estupidez. Pena que nunca ninguém pegue nas aldrabices e faça aquela gente responder por elas.
    Com ou sem CM a verdade é que tem havido muitos jogadores que não servem para o Benfica e depois vemo-los a brilhar noutras cores. É que com Vieira, é cada tiro... cada melro!
    É sabido que o Todo Poderoso adora rodear-se de gente de outros clubes. Aliás, o Benfica tem nos seus quadros ou colaboradores uma prole de adeptos que outros clubes que a nós, benfiquistas, só nos pode envergonhar. É lógico esperar que essa gente não faça tudo o que pode e deve para engrandecer o SLB. Só mesmo a sumidade Rei Sol, ppoderá acreditar numa coisa dessas...
    Confesso que às vezes penso que somos todos mansos... Tal as arbitrariedades, atrocidades e vandalismos que este personagem tem feito ao nosso clube!

    ResponderEliminar
  4. Ó Águia e outros como tu supostamente benfiquistas esclarece-me só uma coisa, para eu te continuar a ler:
    Qual a figura que tu gostavas que fosse presidente do Benfica.
    Qual o treinador que gostavas que substitui-se o JJ?
    Muito agradecido pela resposta antecipada
    RA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada26/3/15 13:34

      Para presidente do Benfica? Que tal alguém benfiquista, educado, diplomata e que cumprisse cabalmente os estatutos para tal?
      Vamos lá a uma pergunta difícil: O Benfica é um grande clube, ou um clubezeco insignificante de amadores?!
      É que na óptica dos RAs desta vida, o Benfica é um clube insignificante, com meia dúzia de sócios em que poucos, muito poucos têm condições para ser presidentes...
      Será que num universo de mais de 200.000 sócios, em que seguramente haverá 30.000 elegíveis, não se encontra ninguém melhor do que o analfabeto oportunista que tanto baba os RAs?
      Pois é! É preciso que tu e outros iguais tirem as palas e analisem desapaixonadamente relativamente a uma pessoa e mais apaixonadamente pelo Benfica o porquê de ninguém se candidatar!
      É um caso de estudo e se queremos SALVAR o Benfica urge que o façamos.
      Quanto ao JJ, nunca leste opinião minha contra o treinador. Sou contra é o homem burro e iletrado que é e a relutância que demonstra em se educar e cultivar.
      Para o substituir? É uma grande dificuldade... Olha até o Pedro Martins a quem nunca ganhou, faria o mesmo que ele e por um preço bem mais condizente com as condições do clube e do país!
      Tanta cegueira que até faz confusão...

      Eliminar
    2. Tu sim, és um iluminado, deve ser por causa da proximidade da Catedral...
      Aliás todos aqueles que viviam ou vivem nas proximidades quer da antiga quer da nova catedral ao que "consta" sentem-se envolvidos pela luz que de lá emana e que lhes dá uma clarividência que segundo constato só bafejou alguns felizardos ...
      Como és muito palavroso, e até avanças com números e tens tempo suficiente, podias desde já começar a elaborar uma lista VIP mas devidamente protegida dos olhares dos curiosos como por exemplo do Correio Merdoso, com nomes de potenciais candidatos à presidência do Sport Lisboa e Benfica !
      Como APARENTEMENTE andas por cá tal como eu há muito tempo, qual o perfil de clube te sentes mais próximo... do Benfical actual ou do clube que colocou a Europa aos seus pés nos gloriosos anos 90, mais concretamente a partir de 93/94...
      Não precisas de responder já... :-)

      Catedrático da Picheleira


      Eliminar
    3. Obrigado ó Águia pela resposta pronta,
      Vi logo que daí não viria nada a não ser insultos...
      Palas têm os burros!
      Obrigado pelo elogio, antes jumento que INGRATO
      Quem foi que te disse a ti que sou apoiante do LFV????
      Para diplomatas e educados já me bastou o Vale e Azevedo... mas para ti talvez não.
      Quanto ao treinador, não percebi nada do que escreveste, mas talvez por ser burro, tal com A ESMAGADORIA dos sócios do meu clube que se chama BENFICAAAA..
      Agora tu?
      Fiquei esclarecido obrigado
      RA

      Eliminar
  5. E que qualidade tens tu para estares sempre a discutir e a especular sobre tudo o que sai no CM sobre o Benfica? Se o CM tem ou não parceria com o Benfica pouco importa pois não significa que tenha acesso a informações que os outros orgãos de informação não tenham. Os orgãos oficiais do clube são o jornal, a revista e a BTV. Não entendo toda esta ficção no CM quando o que este procura é aumentar as tiragens.

    ResponderEliminar
  6. Poderá ser uma boa solução, pessoas que estão bem na vida (sem problemas de dinheiro) e que amem o clube serão sempre boas soluções.

    ResponderEliminar
  7. "Vieira, apurou também o CM, não gostou de saber, por exemplo, que o sub-17 Zidane, do Real Massamá, foi convocado para a seleção, após ter sido rejeitado pela prospeção dos encarnados. O episódio repetiu-se com o médio-centro Jardel, sub-18 do Barreirense, que também está na seleção. No passado recente, Gil Dias (sub-19 que trocou o Sp. Braga pelo Mónaco) e Pedro Delgado (ex-Portimonense, agora no Inter) também escaparam às ‘garras’ das águias."

    Será interessante ver o que vai acontecer quando André Gomes, João Cancelo e Bernardo Silva forem convocados para a selecção. Pela mesma ordem de ideias, vieira será homem para se demitir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada26/3/15 13:35

      André Gomes já está na selecção A! Bem dito...

      Eliminar
  8. É difícil dizer se o Nuno Gomes é ou não é a pessoa certa para assumir a formação do Benfica. Entendo que se queira dar outro tipo de responsabilidades a um ex-jogador que deu sempre tudo pelo clube. Agora a prospecção do Benfica não é má. Se olharmos para as camadas jovens e em especial para a equipa B, podemos ver que existe muita qualidade. Se o Vieira não gostou de ver alguns jogadores que o Benfica não quis ou deixou "escapar" serem convocados para a selecção, isso não sei se é verdade, mas credito que sim. Talvez o LFV gostava de dizer que o Benfica é o clube mais representado nas selecções jovens e, por isso ter ficado mais ou menos "zangado" por ver jogadores que podiam estar no Benfica serem convocados. Não sei quantos jogadores do Benfica estão convocados para as selecções. Não sei qual o clube com mais jogadores nas selecções. Mas sei que o Luís Filipe Vieira gosta de apresentar números. E sempre é melhor dizer que o Benfica tem muitos jogadores nas selecções, do que dizer que tem poucos. Um jogador que seja convocado para as selecções jovens não significa que seja um fora-de-série, pode ser um bom jogador, mas no futuro pode não render o que se espera dele.

    Se o problema do Benfica fosse formar jogadores para as selecções, então tinha todos os motivos para não estar satisfeito. O Benfica e o Vieira devem de estar preocupados em formar jogadores para a equipa principal o que não tem acontecido. É tudo muito bonito dizer que o Benfica tem uma boa formação, que tem uma boa prospecção ou que tem vários jogadores nas selecções. Enquanto não tiverem utilidade para a equipa principal, isso na prática vale zero. O Vieira queria ficar bem na fotografia, não ficou, cai quem está "mais à mão".

    ResponderEliminar
  9. Por falar em pessoas certas, vieira já descobriu o "bufo"? E mais: Jorge Gomes ainda trabalha no Benfica?

    ResponderEliminar
  10. Viva! Mesmo sendo verdade esta questão de deixar "fugir" jogadores jovens, é algo que não me parece tão preocupante. É tão difícil conseguir prever o sucesso de um jogador jovem no futuro. Vejam só este vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=-0UzjjdJmos) e pensem onde andaram estes jogadores, campeões do mundo de júniores, em que de todos aproveitaram-se muito poucos para um nível tão alto como é o da equipa principal do Benfica, entenda-se (não está aqui em questão o esforço de todos estes homens).
    O ponto a que quero chegar é que existem inúmeras variáveis (e.g. lesões, motivação/ambição do atleta, adequação da personalidade ao grupo de trabalho, vivência familiar, valores pessoais, etc.) que vão mais além do talento em si para jogar futebol (e.g. capacidade técnica, conhecimento tático, tomada de decisão, visão de jogo, etc.) que vão influenciar toda a trajetória do jogador e que, na minha opinião, fazem com que as camadas jovens de um clube como o Benfica, tenham um objetivo mais pedagógico, de fomento da cultura do clube e, digamos, "político". As camadas jovens devem abarcar questões como salvaguardar o futuro dos jovens, estimulando o seu sucesso escolar e expô-los à aquisição de competências das mais diversas áreas do conhecimento humano que lhes permitam tornarem-se em cidadãos ativos, independentemente de seguirem uma carreira no futebol ou não.
    Neste aspeto, a ser verdade a integração de Nuno Gomes neste papel, não me parece de todo descabida (embora eu desconheça a competência técnica de quem assume estas funções de momento, que até pode ser bastante competente). Mais do que um olheiro infalível, é importante que o responsável pelas camadas jovens tenha em conta aquilo que referi em cima. A experiência de muitos anos de futebol do Nuno Gomes, interagindo com tanta gente e conhecendo tantas histórias de jogadores (aqui fica só mais um exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=Vl2R_Eckbno e https://www.youtube.com/watch?v=eHpe381eGMs), seria uma mais-valia muito grande para os jovens futebolistas do Benfica, com a vantagem destes reconhecerem em Nuno Gomes um ídolo de valor inquestionável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada26/3/15 13:50

      Aqui estão efectivamente pontos cruciais que definem quem tem ou não condições para vencer.
      E estes pontos ou nascem connosco ou não nascem. Mas mesmo sendo inatos, também se cultivam, também se incentivam, também se moldam.
      Há muito que defendo que o Benfica precisa e deveria ter, um psicólogo motivacional que acompanhasse os miúdos e lhes mostrasse que o futuro não cai do céu, antes precisa de ser construído, com trabalho, com sacrifício, com ambição e preserverança.
      Não será Nuno Gomes a pessoa certa para este cargo. Quanto ao cargo aqui falado de responsável da formação, também tenho algumas dúvidas. Sei que ele está a estudar algo relacionado com gestão, se não me engano. Sei também que o tema dos estudos têm o fim de lhe dar um lugar específico.
      Mas entre um benfiquista ou um não benfiquista, sempre será melhor um dos nossos!

      Eliminar
  11. No site do SLB está o desmentido.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking